Conectar

Ver Versão Completa : Compro ou não um Vitara???

JeanShrek
11/03/2007, 10:03
Olá Pessoal!

Meu nome é Jean e quero entrar no mundo 4x4.
Minha vontade é fazer expedições (ex: Jalapão, Pantanal, Serra da Mesa, Chapada Diamantina...) e trilhas leves/médias. (nessa ordem de prioridade)

Só que meu orçamento é curto (+/- R$20.000,00).
Alguns colegas do Jeep Clube de Brasília indicaram fortemente o Vitarinha como uma boa opção de custo x beneficio para quem quer um 4x4 misto (urbano/trilha).

Assim, gostaria do parecer de proprietários e tirar algumas dúvidas:

1) O carro é bom mesmo? Vale a pena?
2) Como é o custo, frequência e dificuldade peças para manutenção?
3) 8v ou 16v?
4) Em boas condições, o carro aguenta fazer expedições como as que eu dei como exemplo?
5) Alguem sabe de algum carro em boas condições a venda?
6) Seguro x Sistema de Rastreamento e bloqueio, o que fazer?
7) Alguma outra dica ou conselho?

Bem, são muitas dúvidas.

Valeu pela atenção.
Jean :mrgreen: (Brasília - DF)

tecnica
11/03/2007, 11:23
Jean,

Segue um pouco da minha experiencia com o Vitara. Tenho um 93/94 desde fev/2005

1) Sim, o carro é bom e vale a pena. Para trilhas médias e pesadas, vai precisar de preparação. No meu caso, para preservar a integridade da criança, coloquei parachoques de aço, travessa da tcase reforçada e calços de suspensão. Estou providenciando ainda o protetor/peito de carter, e guincho.

2) O custo eu acho adequado para um carro usado importado. A manutenção é normal para um veiculo utilitário. As peças são fáceis de encontrar, e várias têm equivalencia de nacionais.

3) No seu caso, que é mais expedição e trilhas leves, vai de 16v. O 8v é mais adequado para trilhas mais fechadas, inclusive ele é mais reduzido que o 16v. E o tanque é maior, autonomia faz diferença.

4) Sossegado.

6) No meu caso, tenho seguro, ficou em R$ 1,2 mil.

No mais é uma boa compra. Fora a manutenção normal, no meu Vitara precisei refazer a cremalheira do volante (acho que o dono anterior descuidou da partida e estragou uns dentes), e os botões do vidro eletrico, que eu coloquei do Corsa/Kaddet.

Boa sorte

alessm01.joi
11/03/2007, 11:47
Bom dia.
Sou apaixonado pelo suzuki samurai e tenho duvidas em adquirir um.
Primeiro gostaria de saber se eu usar ele sem fazer trilha , só pra uso urbano ele me dará muitos problemas?
Caso tenha problemas consigo peças?
Seguro acho que só pra terceiros por causa do preço.
O motor 1.3 faz qto com litro?
Muito grato se alguem puder me esclarecer(que tenha um samurai).
O motor del dura bastante?
Encontro filtro de óleo e que oleo uso para condiçoes urbanas
Resumindo posso comprar um suzuki samurai para ter como unico carro?Até chego a sonhar com este bichinho.Meu medo é o encontrar peças caso compre um que tenha que trocar alguma.Me de uma luz,pois nao vai demorar 2 anos pra eu comprar um .E pretendo ficar com ele ate o fim da vida.:grin:
Gostaria se possivel que me desse algumas indicaços como modelo,seguro,lugar para encontrar peças etc...
Grato
Alessandro - Joinville- Santa Catarina

Jean,

Segue um pouco da minha experiencia com o Vitara. Tenho um 93/94 desde fev/2005

1) Sim, o carro é bom e vale a pena. Para trilhas médias e pesadas, vai precisar de preparação. No meu caso, para preservar a integridade da criança, coloquei parachoques de aço, travessa da tcase reforçada e calços de suspensão. Estou providenciando ainda o protetor/peito de carter, e guincho.

2) O custo eu acho adequado para um carro usado importado. A manutenção é normal para um veiculo utilitário. As peças são fáceis de encontrar, e várias têm equivalencia de nacionais.

3) No seu caso, que é mais expedição e trilhas leves, vai de 16v. O 8v é mais adequado para trilhas mais fechadas, inclusive ele é mais reduzido que o 16v. E o tanque é maior, autonomia faz diferença.

4) Sossegado.

6) No meu caso, tenho seguro, ficou em R$ 1,2 mil.

No mais é uma boa compra. Fora a manutenção normal, no meu Vitara precisei refazer a cremalheira do volante (acho que o dono anterior descuidou da partida e estragou uns dentes), e os botões do vidro eletrico, que eu coloquei do Corsa/Kaddet.

Boa sorte

JeanShrek
11/03/2007, 11:58
Obrigado Amigo.

Adaptação de peças:
Peças equivalentes mantêm a confiabilidade do veículo?

8v ou 16v:
a manutenção do 16v é mais cara?
qual é mais aceito/procurado pelo pessoal?
Existe Vitara 16v 3p?

Consumo:
Qual o consumo do veículo?

Seguro:
Conseguiu fazer seguro em qual empresa?

Valeu pela atenção e dicas.

davilsantos
11/03/2007, 12:24
jean
temos um 3p 8v
pelo que eu sei não existe 3p 16v.
o consumo do nosso eh uns 7.8 em estrada e uns 6.9 em cidade.

Márcio Magalhães
11/03/2007, 15:41
Olá,

1) É bom mesmo e vale a pena. Sem dúvida é um dos 4x4 mais confiáveis quanto a durabilidade das peças.

2) Em um 4x4 é um carro de baixa manutenção. Boa parte das peças encontramos no mercado comum. O que há de diferente, dá pra achar em lojas especializadas por um preço aceitável na maior parte dos casos.

3) Eu iria de 8v. O V6 é um exelente motor (pelos relatos) como qualquer Suzuki, o problema é que como tem menos rodando por aí, há uma maior dificuldade de encontrar determinadas peças. Por ser mais comum, o 8v já tem uma série de adaptações bacanas que já foram testadas e aprovadas, ou seja, confiáveis; em alguns casos fica melhor que o original.

4) Aguenta sim. Essa é uma característica deles: durabilidade. Para trilhas médias poucas proteções e pneus adequados dão conta do recado.

5) Tem vários por aí... basta dar uma procurada. Com 20 mil encontra-se muita coisa boa mesmo! Se der mole, até por menos. O ano não importa muito, o estado do veículo que é fundamental. Dê uma procurada aqui no Forum que tem tópico falando das pequenas diferenças entre os anos.

6) Seguro é caro! Não há quem me convença de que não é! Como Vitara não é nada visado para roubo/furto, não tenho seguro para ele. Acredito que a maioria também não tenha. Existe um seguro relativamente barato que é para terceiros... este talvez venha valer a pena, talvez.

7) Não tenha pressa ao escolher. Dê uma boa volta em cada um que estiver de olho. Um mecânico de confiança (se é que isso existe. rs...) e que conheça 4x4 ajuda.

Respodendo o que foi perguntado depois:

- o consumo do 8v fica entre 7 e 9km/l na cidade (vai depender muito da condução e da configuração) e entre 10 e 12 Km/l na cidade.

- o Vitarinha 8v é o mais procurado, justamente porque ele é mais comum.

Qualquer coisa, estamos aí!

[]´s,

MARCELO VITARA SUBMARINO
11/03/2007, 17:20
Jean

Com este orçamento é a melhor pedida, se achar um vitarinha bom, oque não é muito dificil, vai apaixonar. o jipinho é valente mesmo. Pondere nas duas opções, 3 D ou 5 D, para expedições talvez precise de maior espaço para bagagens, aí é o 5D 16 V.

Márcio Magalhães
12/03/2007, 10:31
Olá,

Só mais uma coisa: esquece o Niva!!!

Pergunte para quem já teve Niva e Vitara. Quem só teve Niva ou só Vitara pode ter o julgamento comprometido pela paixão.

[]´s,

Morcego
12/03/2007, 13:24
Como este topico é para opinar...
JEAN, compre um Vitara sem susto, não vai se arrepender.....

Morcego
12/03/2007, 13:25
Mas olhe bastante antes de comprar.....:concordo:

JeanShrek
12/03/2007, 15:25
Morcego, Marcelo e Márcio, valeu mesmo pela atenção.

Vou atrás de um Vitarinha mesmo.
Danado é que aqui em Brasilia, são poucas as opções de viaturas (atualmente apenas 3 a venda)
Vocês têm alguma dica de qual seria o melhor esquema para buscar fora do DF?

Abraços!
Jean:mrgreen:

Morcego
12/03/2007, 16:10
Jean

Aqui em BH tem muita opção, mas como comprar carro usado é uma coisa muito pessoal, fica dificil indicar ..... Aqui no Forum tem alguns a venda, não conheço as viaturas. O ideal mesmo é você olhar sem pressa. Quando comprei meu Vitara demorei 3 meses para achar uma viatura que me agradasse aqui em BH e olhei mais de 20. Procure devagar que com certeza fará bom negocio.

Boa Sorte !