Conectar

Ver Versão Completa : Peças para diferencial Ranger 4x4 t.d 2.8

boya/toyo
09/03/2007, 17:57
Salve pessoal !

Andando em 4x2 vai muito bem mas , quando coloco o 4x4 higt e 4x4 low começam os problemas . Em 4x4h dão-se um estalos no diferencial traseiro , além de rodar meio preso . Em 4x4 low escuto um roçado , também no diferencial .
O mecânico abriu e me passou a relação :
- Jogo de reparo da caixa do diferencial auto blocante ( vários discos estriados/2 planetárias/2 satélites etc ) R$ 1.260,00
- 2 Retentores do semi eixo traseiro R$ 25,00 R$ 50,00
- 2 Anel trava ( 1 ton ) R$162,00 R$ 324,00

Será que alguém pode me ajudar a encontrar as peças a um preço acessível?

Desde já agradeço a todos/Boya

José Augusto
09/03/2007, 18:08
boya, qual é o ano, não sabia que tinha um LSD, esse diferêncial não é DANA né ?

Edintruder
09/03/2007, 22:34
boya, qual é o ano, não sabia que tinha um LSD, esse diferêncial não é DANA né ?

Sim, é Dana 44. Com esse valor procura o diferencial Kaiser ou outro com bloqueio pois sairá mais barato e com certeza será muito mais útil.
A minha está roncando os rolamentos e ainda não abri para ver qual rolamento estourou, porém como o meu é Ford Visteon não tenho essa opção de instalar um diferencial com bloqueio.

boya/toyo
10/03/2007, 09:50
José Augusto !
O ano é 2003 Dana 45x11 e não sei o que é LSD ( é droguinha? ) ..........heheheh

Edintruder
10/03/2007, 10:01
LSD "Limited Slip Diferencial". São esses discos estriados que visses no orçamento. Na verdade é uma espécie de freio das planetárias, que força ambas girarem juntas evitando assim o movimento exagerado de uma única roda. Com o tempo os discos se desgastam e as molas perdem pressão e páram de funcionar como deveria. Por isso que um diferencial Kaiser te proporcionaria melhor desempenhom, uma vez que não existe o desgaste por fricção e permite o deslizamento em curvas.

boya/toyo
10/03/2007, 10:03
Sim, é Dana 44. Com esse valor procura o diferencial Kaiser ou outro com bloqueio pois sairá mais barato e com certeza será muito mais útil.
A minha está roncando os rolamentos e ainda não abri para ver qual rolamento estourou, porém como o meu é Ford Visteon não tenho essa opção de instalar um diferencial com bloqueio.
Edi!

Tirando as peças com defeito é só colocar o Kaiser ? O acionamento continua sendo o mesmo , no botão do painel ?

Pequeno jr
10/03/2007, 10:28
José Augusto !
O ano é 2003 Dana 45x11 e não sei o que é LSD ( é droguinha? ) ..........heheheh

Positraction, Limited Slip Diferential, diferencial de escorregamento limitado, autoblocante, é um diferencial que desvia parte da potência (geralmente 60%) da roda que está girando em falso para a outra que tem tração. Com um LSD o veículo 4x4 melhora muito sua performance on/off-road.

Bianor
10/03/2007, 12:16
Prezado se vai reparar a caixa de satélites Dana por este preço não compensa. Compre uma caixa de satélites Ensimec TRPC por R$1057 em seis vezes é mais barata e é nova! Comparando a TPRC tem mais bloqueio e dura mais.
Outra coisa a tração permanente da sua pickup é a traseira, a dianteira voçe conecta eventualmente em pisos escorregadios. Se os ruídos e estalos ocorrem somente quando voçe conecta a tração dianteira então o problema deve estar no trem dianteiro, (diferencial, homocinéticas, acoplamento da caixa de transferencia e seus sensores/motores). Ta com cheiro que alguem está engrupindo voçe
Sds

Bianor
10/03/2007, 12:35
Pequeno Jr veja o ulucidativo texto do Sr. Franco sobre percentual de bloqueio e verás que não existe LSD com 60% de bloqueio.
Sds

Franco
Membro
Senior Data de Entrada: Feb 2005
Local: blumenau

O que venha a ser a porcentagem em diferenciais LSD.

--------------------------------------------------------------------------------

Demorou para eu achar o verdadeiro sentido, mas enfim achei em um paper americado da Dana/USA. A porcentagem é referente a quantidade do troque que o diferencial pode transmitir para a roda oposta, considerando que a primeira tem pouca aderência (está patinando). Assim, inicialmente temos o 100% do torque que vem do cardan dividido em 50% +50% para cada semi-eixo. Em condição normal, como inclusive nos diferenciais convencionais, isto é verdade. Quando ocorre a perda de aderência em uma das rodas, o diferencial aberto automáticamente desvia toda, ou quase toda a carga para esta. Nesta situação o diferencial LSD entra em ação. Mediante atrito, a excessiva perda de torque para a roda, que está patinando, é freada. A frição, que acontece simultaneamente em ambos os lados dos semi-eixos, resulta em uma retomada do equilibrio de transmissão e assim, o semi-eixo, que está ligado a roda com aderência começa a receber parte do troque do cardan.

Um modelo para vizualizar, utilizanos a imaginação:

Imagine um balanço, no lugar das crinaças, temos dois baldes cheio d’agua, e estes baldes estão interligados por uma mangueira. Tenta imaginar que a distância entre cada balde e o solo como o valor da adrência do pneu com o chão. Um baldo elevado = muita aderência , um balde encostado no chão, pouca ou nenuma aderência. Para facilitar a compreenção, imagine que o torque fornecido pelo motor seja constante, sem variação de velocidade, isté é, a quantidade de agua nos baldes é finita e invariável.

Em equilibrio, nada acontece. Ambos os baldes tem a mesa quantidade de água, isto é, os pneus recebem a mesma quantidade de torque do diferencial. Mas se um lado do balanço for afundado um pouco, digamos que perdemos aderência, a agua vai se deslocar para este e o balanço tomba. Assim se comporta um diferencial aberto. Quando uma roda perde aderência a ponto de patinar, rapidamente todo torque do cardan é desviado somente para esta.

No mesmo modelo, imaguine uma bomba d’agua no centro do balanço, que sempre autoorientará o sentido do fluxo, contrário ao fluxo na mangueria que interliga os baldes. Neste caso se houver um pequeno desequilibrio, mesmo com o fluxo na manguera, favorecendo o desequilibrio, a bomba forcará o equilibrio, igualando as quantidades de agua nos baldes. Esta é a ação do LSD.

Porém, dependendo da inclinação do balanço e do diâmetro da mangueria, a bomba não terá capacidade suficiente para repor a agua que está fluindo para o desequilibrio e neste caso, o balanço desequilibra de vez. Esta é a situação na qual o LSD está sobrecarregado e patina.

Bom, esta seria a situação de um diferencial LSD. A boma no centro representa a fricção, diminuindo a diferença de torque transmitido entre as rodas. Ela terá capacidade para diminuir a diferença de torque transmitido, mas com limite. Na prática isto equivale a a uma roda no ar, por exemplo. No modelo a capacidade do LSD equivale a capacidade da bomba, quanto mais eficiente o freio , maior será a bomba e o equilibrio.

A procentagem:

Erroneamente se utiliza a escala de 0 -100% para bloqueio tipo LSD. Não tenho certeza, mas tudo indica que se utilizou os 100% de um bloqueio com Dog Clutches tipo Full-Lock ou selecionáveis como o máximo e partiu daí para uma escala. Estes diferenciais tem mecanismos que garantem que 100% do torque será transmitido somente para um semi-eixo, já um diferencial comum garante no máximo 50% com tendência a 0%. Nos diferencias LSD tem engrenagens cônicas e com isso não tem transmissão independente. Os semi-eixos sempre estarão interligados, assim será impossível tecnicamente transmitir mais do que 50% isoladamente para cada um dos semi-eixos. Isto na verdade resulta em uma escala bem diferente, já que 50% é o máximo que um LSD pode transmitir para cada roda.

Bom, mas e os diferencias selecionáveis, tambem usam engrenagens cônicas, mas são 100%?? Claro, pois existem mecanismos internos que os transformam em blocos sólidos, sem compensação, independem do troque aplicado e são reversíveis. No instante que o bloqueio é acionado, o diferencial aberto se transforma em um solido bloco, que transmite o troque independentemente para os semi-eixos, 100% somente para um semi-eixo, caso necessário for.

Já os diferencias LSD sempre estão interligados e abertos, dependendo para o bloqueio do torque aplicado e da eficiência da fricção. Neste caso se torna impossível transmitir somente para um dos semi-eixo, o que resulta no fato de que qualquer porcentagem acima de 50% referente a eficiencia de um diferencial LSD é besteira.

“Bom, mas e daí, já que 99% do publico ta acustumado com isso???”

Fato é que na FenaJeep 2006, o TRPC foi oferecido, apresentando-o com eficiencia de 40%, isto é, a capacidade de travamento está na ordem de 40%. Para referência, o Trac-Lock da Dana tem 32%. (Fonte: Literatura técnica Dana Spicer. USA) Isto teve um impacto totalmente negativo, pois a concorrência oferecia um diferencial LSD com incríveis 75%, o que fez a maioria dos nosso clientes repensarem no ato da decisão. Bom, 75% de eficiencia para um LSD é uma coisa incrivel mesmo, pois voce fornece 100 Kgf.m de torque a carcaça do diferencial e ele te intrega 150 Kgf.m as semi-eixos???????? Ai a conta não fecha...

Maaaas, como popularmente, a porcentagem virou nomeclatura, a ENSIMEC foi obrigado a assumir meia verdade. Utilizando então o dobro do real, O TRPC teria porcentagem de 80% de bloqueio, que podeiam ser interpretados com 40% para cada semi-eixo. Mas isso não tem nenhum fundamento científico.

Edintruder
10/03/2007, 19:28
Edi!

Tirando as peças com defeito é só colocar o Kaiser ? O acionamento continua sendo o mesmo , no botão do painel ?

Sim, o acionamento continua igual, apenas melhorará muito o desempenho no off-road. Semdo Dana 44 acredito que não tenha problemas na instalação. Apenas te informa com o pessoal que produz o diferencial para tirar dúvidas se existe alguma particularidade na carcaça do eixo da Ranger que não possa ser instalado.
Mas é PnP. Tira um e coloca outro!

boya/toyo
11/03/2007, 17:19
Prezado se vai reparar a caixa de satélites Dana por este preço não compensa. Compre uma caixa de satélites Ensimec TRPC por R$1057 em seis vezes é mais barata e é nova! Comparando a TPRC tem mais bloqueio e dura mais.
Outra coisa a tração permanente da sua pickup é a traseira, a dianteira voçe conecta eventualmente em pisos escorregadios. Se os ruídos e estalos ocorrem somente quando voçe conecta a tração dianteira então o problema deve estar no trem dianteiro, (diferencial, homocinéticas, acoplamento da caixa de transferencia e seus sensores/motores). Ta com cheiro que alguem está engrupindo voçe
Sds
Saudações !

Só se eu estiver muito enganado mas , percebo o problema somente na parte traseira .
Valeu a dica do ensimec , procurarei saber onde posso achar a melhor opção .
Grato/Boya

boya/toyo
11/03/2007, 17:23
Sim, o acionamento continua igual, apenas melhorará muito o desempenho no off-road. Semdo Dana 44 acredito que não tenha problemas na instalação. Apenas te informa com o pessoal que produz o diferencial para tirar dúvidas se existe alguma particularidade na carcaça do eixo da Ranger que não possa ser instalado.
Mas é PnP. Tira um e coloca outro!
Grande Edi !

Conversarei com o Ribon sobre essa opção . Depois de trocar informações com algumas pessoas do fórum , fico mais tranquilo em saber que existem mais opções além das peças originais .

Valeu/Boya

José Augusto
11/03/2007, 22:26
Sendo um DANA 44 e não um Visteon, como todos já comentaram, o seu LSD deve ser um "Hydra lock", versão atual do velho sistema de discos que equipava algumas Rurais de 1968-1974 na versão 4x2 e as F1000.

Como o pinhão é de 11 dentes, seu diferêncial deve ser um DANA44-3 que tem a mesma relação do Troller, essa configuração permite muitas opções, para ter um comportamento igual, instalaria um TRPC da ensimec, se quizer um comportamento mais radical um bloqueio 100% selecionável, um macrotorque.

boya/toyo
12/03/2007, 07:54
Sendo um DANA 44 e não um Visteon, como todos já comentaram, o seu LSD deve ser um "Hydra lock", versão atual do velho sistema de discos que equipava algumas Rurais de 1968-1974 na versão 4x2 e as F1000.

Como o pinhão é de 11 dentes, seu diferêncial deve ser um DANA44-3 que tem a mesma relação do Troller, essa configuração permite muitas opções, para ter um comportamento igual, instalaria um TRPC da ensimec, se quizer um comportamento mais radical um bloqueio 100% selecionável, um macrotorque.
Grande José Augusto!

Como sou leigo em dados técnicos , te repasso o que me disseram : Dana , 45x11 , tem marcado na peça Track Loker e um nº 2062 .
Não sei se ajuda mais esses dados .

Bianor
14/03/2007, 19:14
Pessoal não tem hydra-lok para dana 44 aqui no Brasil.
O didra-lok é bem mais sofisticado que o trac-lok
Eu pessoalmete comprei o TRPC da Ensimec.

Verifique no site do fabricante: http://www.spicer.com.br/spicer/
A definição deles:

Caixas Trac-Lok:Utilizada em pick-ups, é um sistema de deslizamento autoblocante simples e robusto. Utiliza duas satélites e discos de fricção acionados por molas prato.

Caixas Hydra-Lok:Com exclusivo discos múltiplos de acionamento hidráulico, revolucionou os índices de desempenho dos sistemas autoblocantes. Pode ser utilizado em eixos dianteiros e traseiros.

Pode ligar ou ir ao local

Spicer

Av. Pres. Médici, 939, Jd. Mutinga
Osasco - SP - Brasil - 06268-000

Linha Direta: 0800 7078022

Wallace
14/03/2007, 20:06
Saudações !

Só se eu estiver muito enganado mas , percebo o problema somente na parte traseira .
Valeu a dica do ensimec , procurarei saber onde posso achar a melhor opção .
Grato/BoyaOutra opção é o Kaiser que não tem os incovenientes de trancos e barulhos como os outros bloqueios 110%, é mais caro, mas tenho boas opções de parcelamento em até 11 vezes:
http://www.geocities.com/wallacemjr/mergulho/kaiser.html

boya/toyo
16/03/2007, 14:05
Saudações e agradecimentos a todos os que mais uma vez me ajudaram neste fórum.
Acabei conseguindo as peças originais mais em conta . O bloqueio acabou ficando mais caro .

Valeu pessoal/Saudações Boya

" A galera do Fórum é Phoda , ajudam mesmo."

Edintruder
16/03/2007, 22:26
Para o pessoal que manja sobre diferencial, tem diferenças de carcaça entre o visteon e o dana, correto? Não tem como trocar o Visteon por um com bloqueio utilizando a mesma cacaça com peças nacionais?