Ver Versão Completa : ajuda com motor , suspensao , cambio e td mais rsrs
_ChApOLIN_
09/03/2007, 12:52
Boa Tarde Galera,
Bom Tenho Um Jeep Willys 1960 Que Eh Da Familia Ja Faz Alguns Anos, A Uns 5 Anos Ele Foi Reformado Totalmente E Nao Pensei Em Trocar Cambio, Motor . A Suspensao As Unicas Coisas Que Eu Fiz Foi Colocar Jumelos Altos , Calços De Carroceria Maiores Que Os Originais E Arquear As Molas Porem.......agora Eh A Hr, Antes Eu Andava Com Pneus Mais Finos E Que Nao Pesavam Mto No Carro, Hj Meu Carro Anda Com Os 33 Genius Lama2 , Tem Guincho, Rodas De 10pol E Td Mais Mas Ja Fiz Meu Motor 2 Vezes Uma Vez Soh A Parte De Cima E Outra Foi Inteiro E Sinto Em Algumas Trilhas E Viagens Mais Longas Que Ele Necessita De Um Conjunto Novo De Mecanica Completa Incluindo Suspensao .
Eu Estava Com Alguns Projetos E Por Isso Peço A Ajuda E Comentarios De Vcs:
1 Colocar Eixos De Rural
2 Colocar Calços De Carroceria De Mais Ou Menos 3 A 4 Polegadas
3 Freio Disco Nas 4 Com Hidrovacuo
4 Direçao Hidraulica...?? Eh Melhor Hidraulica Ou Mecanica Do Santana Ou Opala?? Nao Quero Uma Coisa Pra Me Dar Dor De Cabeça
5 Fazer Spoa
Essas Coisas Citadas Acima Eu Tenho Essa Ideia De Fazer Mesmo Mas Peço A Todos Que Deem Suas Opinioes
Parte Mecanica
1 Motor?????? Essa Eh A Maior Duvida
Queria Um Motor Forte Mas Que Ao Mesmo Tempo Nao Desse Mto Trabalho. Vcs Optariam Por Injetado Ou Carburado?? 4 Ou 6 Cilindros?? Tava Com Ideia De 6 Cilindros De Silverado Injetado Ou Algum 4 Cilindros De Alguma Pick Up Tipo Ranger 2.5 S10 2.2 Ou 2.4, Por Qual Vcs Optariam??
2 Cambio: Clark 4 Ou 5 Marchas?? Ou Teria Algum Cambio Melhor Que Esse Ou Algum Tao Bom Quanto Este Mas Com Um Custo Mais Baixo??
3 Outra Coisa Qual Coluna De Direçao Ficaria Melhor No Willys??
Bom Espero Comentarios , Podem Ser Criticas , Ou Elogios, Qualquer Coisa Pois Estou Querendo Fazer Um Jeep Pra Fikar Pra Sempre Rsrsrs
Obrigado A Todos E Boa Tarde
Pedro Freitas
09/03/2007, 12:56
tem tutorial pra fazer isso tudo aqui no forum, utilize a ferramenta pesquisa que você vai entender. :concordo:
[]'s
Lucas Nassif
09/03/2007, 13:48
Parte Mecanica
1 Motor?????? Essa Eh A Maior Duvida
Queria Um Motor Forte Mas Que Ao Mesmo Tempo Nao Desse Mto Trabalho. Vcs Optariam Por Injetado Ou Carburado?? 4 Ou 6 Cilindros?? Tava Com Ideia De 6 Cilindros De Silverado Injetado Ou Algum 4 Cilindros De Alguma Pick Up Tipo Ranger 2.5 S10 2.2 Ou 2.4, Por Qual Vcs Optariam??
2 Cambio: Clark 4 Ou 5 Marchas?? Ou Teria Algum Cambio Melhor Que Esse Ou Algum Tao Bom Quanto Este Mas Com Um Custo Mais Baixo??
Motor:
VANTAGENS
:arrow: Carburado: se quiser uma mecânica mais fácil para mexer e uma manutenção mais barata!
:arrow: Injetado: se quiser um motor econômico e confiável, aquele que vc vai onde quiser, sem se preocupar com carburador dar problema!
:arrow: 4 cilindros: Se quiser um motor econômico
:arrow: 6 cilindros: Se quiser um motor forte, com um torque elevado!
DESVANTAGENS
:arrow: Carburado: maior índice de problemas. Falha em inclinações, consumo meio alto!
:arrow: Injetado: Sensibilidade ao passar na água, se não tiver isolamento na parte elétrica. Manutenção cara. Adaptação mais complicada.
:arrow: 4 cilindros: motor com menos torque (mas nao vejo muita desvantagem nisso)
:arrow: 6 cilindros: alto consumo (afinal, é um 6 caneco)
Caixa de marchas
Esse clark é muito bom! Tanto 4 como 5 marchas!!
:arrow: 4 marchas: marchas um pouco mais longas do que a de 5 marchas, ideal para estradas!
:arrow: 5 marchas: marchas mais curtas, favorecendo muito no off-road!!!
Mas tudo varia de acordo com a $$!!
Atualmente uso o BF-161 com caixa original 3m! Meu próximo "trem de força" vai ser um AP 2000 injetado com cambio clark 4 marchas, se eu nao tiver condiçõe$ de colocar um 4.1 MPFI!
[]'s pra vc
_ChApOLIN_
09/03/2007, 14:00
bom,
pelas dicas que o amigo me deu ash que vou acabar optando por um conjunto mais simples pois morro de medo de dar problema nessas coisas de modulo, eletrica, ash que vou optar por um velho conhecido:
motor gm 6 cilindros a alcool
cambio clark 4 marchas
ash q vai fikar uma receita bem conhecida entre todos e que a manutençao eh mais barata do que o injetado
bom um questao ja esta resolvida agora falta algumas coisas da suspençao
vlew
_ChApOLIN_
09/03/2007, 14:10
PESSOAL LIGUEI AGORA MESMO EM UMA LOJA A QUAL ASH QUE NAO PRECISO FALAR O NOME....RSRSRS
BOM FIZ UMA COTAÇAO:
MOLAS TOY COLOCADAS - 2300,00
EIXOS DA RURAL COLOCADOS - 4300,00
SPOA - 400,00
TOTAL: 7000,00
GENTE ACHEI MTO SALGADO OU ESTA NO PREÇO????
OBRIGADO
Lucas Nassif
09/03/2007, 14:35
achei meio caro, pode ser que o preço é esse mesmo, mas 7000k acho meio salgado!
José Augusto
09/03/2007, 15:04
Chapolin, um projetinho desse bem feito, adicionando alguns itens que vc não lembrou, passa dos R$ 20K.
Lucas Nassif
09/03/2007, 15:09
.... passa dos R$ 20K.
caraca meu, é outro Jeep!!! :shock:
[]'s
_ChApOLIN_
09/03/2007, 15:47
entao , eu acredito que existem projetos que gasta se 20.000, mas uso o jeep aos finais de semanae ash q ateh 7k ja eh mta coisa entende? ash que existem formas de deixar um pouco mais barato mas mantendo um relaçao custoxbeneficio com esse mesmo sistema , eh que eu ash que acontece uma coisa em ´´algumas´´ lojas do ramo, algumas peças como os eixos sao dificeis de conseguir , entao ash que elas acabam colokando um preço meio que exuberante mas eh claro que elas estao no direito delas, mas ash que da pra reduzir este custo sim por exemplo os eixos me cobraram 1700 cada um mais a mao de obra, o par se consegue por este preço, a suspensao da toy existe um colega nosso que as fabrica e o kit sai abaixo do valor citado, o spoa nao sei dizer pois nao tenho base de custo, em relaçao as otras peças consigo bastante peça de carros nacionais e importados a um preço bem acessivel , ai seria achar a melhor soluçao para o projeto, o freio a disco nas 4 eu ja tenho , o hidrovacuo tb, essa mesma oficina cobrou 2700 a diireçao hidraulica mais 1500 da pedaleira o q eu achei salgado tb mas fazer o que o negocio eh meter a mao na massa........rsrs
p.peleje
09/03/2007, 15:59
essa mesma oficina cobrou 2700 a diireçao hidraulica mais 1500 da pedaleira
:shock: :shock: :shock: :pensativo:
...2700 a diireçao hidraulica mais 1500 da pedaleira Achou salgado? Esse preço é uma bacalhoada nas bolas, amigo. Tá fora da realidade. Com 1,5k vc faz a DH e Pedaleira, completas e ainda sobra algum.
:concordo:
_ChApOLIN_
09/03/2007, 17:02
Achou salgado? Esse preço é uma bacalhoada nas bolas, amigo. Tá fora da realidade. Com 1,5k vc faz a DH e Pedaleira, completas e ainda sobra algum.
vc conhece alguma oficina que cobra esse preço?? se conhecer tem como me passar o contato pois concordo com vc que estes preços estao mais do que fora da realidade!!
vcs saberiam informar quais caixas de direçao eu poderia usar pois consigos algumas mas de carros mais modernos entendem??
obrigado a todos pela ajuda
Chapolin, oficina que pratique ESSES preços não conheço, conheço quem faz bons serviços por preços honestos. Apenas como referencia, dá uma olhada no site http://www.tt4.com.br/ Tem alguns preços de MO lá, e vc vai ver que a realidade é outra. Agora, se me permite um palpite, calço de carroceria de 3 ou 4 polegadas vai ficar uma verdadeira perna-de-pau e pode interferir na mecânica do Jeep. Use o TopKit, feito em Neoprene.
Vou levar algumas pedradas, mas eu faria a seguinte configuração:
Motor de Opala 4 CC (tem um à venda aqui no Fórum)
Cambio 5M do Chevette Junior, que tem uma boa relação das curtas
Eixo de Rural + feixes de Band
Não faria SPOA de jeito nenhum
Quanto a Direção Hidráulica, não sei opinar. Mas uma coisa é a bomba e outra é a caixa. Se não estou gagá, a bomba da DH atua como um aliviador de força da caixa, mas são coisas distintas.
Quanto ao freio, legal, disco nas 4, mas questione antes o funcionamento do freio de mão. E, por fim, uma curiosodade básica: que relação vc usa? 44/9?
Abração, boa sorte na empreita e utilize a PESQUISA, tem muita coisa mastigada em tópicos específicos:concordo:
Abração, brow.
José Augusto
09/03/2007, 17:34
Chapolin, concordo que existe maneira de reduzir o custo, mas dependerá muito de empenho pessoal (vc fazendo) do bom senso na sensibilidade, quando no comando do jeep, por exemplo os eixos de rural, vc terá que revisá-los, vc disse estar com pneus 33" Genius Lama, estes pneus são bem agressivos e em tamanho equivalem a um 35", pode contabilizar um flutuante no eixo traseiro R$ 1.5K, se colocar um GM 6 cc e não dosar o pé aí kit homocinética na diânteira R$ 2K.
Tudo isso imaginando usar peças do CJ e vc fazendo o serviço.
O powertrain, um GM 6 cc, injetado com cambio clark 5, e flanges de adaptação para a sua tcase, R$ 5K e lembre-se que mesmo revisando a tcase retirando os componentes com folgas ela estará no limite (29 kgfm), vc poderá, dosar o seu pé ou adaptar outra mais robusta mais aí pode computar pelo menos outros R$ 3K.
Lembre que temos os novos suportes e coxins do motor, radiador e cardãns.
Na suspensão novos amortecedores e novo posicionamento desses suportes para os feixes de band e flexíveis, girar a bola do diferêncial, novo braço da direção mais alto e sua fixação no munhão com reforço.
O custo das peças não tem jeito.
Não é um balde de água fria, costumo alertar quanto aos custos envolvidos porque normalmente as coisas saem muito mais caras do que se imagina, aí é sempre bom ter uma reserva $$$ para cobrir estes imprevistos.
Lucas Nassif
09/03/2007, 17:47
Eu guardaria essa grana toda para ficar mais próxima a troca do meu mtor!!
Pesquisa bem antes de agir camarada...
[]'s felizes com a direção original e o freio "nóis capota mais num breca"
José Augusto
09/03/2007, 18:00
Pesquisa bem antes de agir camarada...
X2.
Se for realmente fazer o serviço, faça vários orçamentos, a indicação do colega PRK-JEEP, a TT4 é uma ótima opção, faça uma cotação lá.
Quanto a caixa de direção acho a da S10 uma das melhores, a coluna tb S10 ou a de hylux.
Olha, cara, deixa eu dar um pitaco sobre o motor: tô com o meu na retífica, optei por isso, apesar de inúmeras opções de adaptação. Motivo: é melhor vc conhecer o que tem do que comprar uma solução pronta e ter a sensação de ter adquirido um cavalo-de-tróia. Então, antes de comprar o motor (ou câmbio, feixes e etcéteras pra caraglio), pesquise, conheça, pergunte e, principalmente, compare as opções.
E, como bem disse o colega anteriormente, É INDISPENSÁVEL fuçar por aí em Ferros Velhos. Além de ser um poço de cultura automobilística descontinuada, vc ainda leva aulas básicas de mecânica e sessões de terapia inteiramente grátis:dance:
É, meu amigo, Jeep também é curtura :mrgreen:
Lucas Nassif
09/03/2007, 18:51
Olha, cara, deixa eu dar um pitaco sobre o motor: tô com o meu na retífica, optei por isso, apesar de inúmeras opções de adaptação. Motivo: é melhor vc conhecer o que tem do que comprar uma solução pronta e ter a sensação de ter adquirido um cavalo-de-tróia. Então, antes de comprar o motor (ou câmbio, feixes e etcéteras pra caraglio), pesquise, conheça, pergunte e, principalmente, compare as opções.
E, como bem disse o colega anteriormente, É INDISPENSÁVEL fuçar por aí em Ferros Velhos. Além de ser um poço de cultura automobilística descontinuada, vc ainda leva aulas básicas de mecânica e sessões de terapia inteiramente grátis:dance:
É, meu amigo, Jeep também é curtura :mrgreen:
ÉÉÉÉÉÉÉÉ isssso aíííííííííííííí!!! :concordo: :palmas: :lol: :dance: :-D :twisted: :D :o :p
[]'s
joão k. chikui
09/03/2007, 21:14
bom,
pelas dicas que o amigo me deu ash que vou acabar optando por um conjunto mais simples pois morro de medo de dar problema nessas coisas de modulo, eletrica, ash que vou optar por um velho conhecido:
motor gm 6 cilindros a alcool
cambio clark 4 marchas
ash q vai fikar uma receita bem conhecida entre todos e que a manutençao eh mais barata do que o injetado
bom um questao ja esta resolvida agora falta algumas coisas da suspençao
vlew
Chapolin
Suas ideias são boas, apenas colocaria Opala 4 cil alcool,, cambio Clark, disco nas 4 , hidrovácuo e DH de santana ou Omega/opala.
Se quiser andar com um nesta configuração , posso deixar vc dar uma voltinha em asfalto e trilha. Mande MP.
Sidnei Diogo
11/03/2007, 10:01
Cara, se vc quer gastar menos e melhor, aí vai:
:-D Bitola mais larga: Basta colocar rodas Mangels com Off-set negativo.
:palmas: Motor: Opala 4cc álcool com carb duplo (solex ou, se conseguir, Weber).
:mrgreen: Câmbio: Chevete 5m (83 em diante) marchas 1 e 2 bem reduzidas e 5 marcha Over-drive (20% a mais de giro nos cardãns), robusto e barato.
:dance: suspensão: Não tem jeito, tem de ser Toyota com alargador de suporte no eixo trazeiro e SEM calços de carroceria especiais.
:twisted: CX de direção: mecânica, do Maverick para CJ5 e Rural; do Santana para CJ3 e cia.
:rolleyes: Se quiser + detalhes, sidnei-diogo@superig.com.br.
T +
_ChApOLIN_
12/03/2007, 08:14
entao pessoal andei pensando nas configuraçoes,
e ja decidi algumas coisas porem outras vou dar mais uma pensada nos conselhos dos amigos....
uma duvida
o cambio do chevet eh bom?? acaba sendo a melhor opçao?? mas ele nao aguenta um motors 6 de opala neh??
outra coisa que um colega citou...... pra nao fazer spoa.....pq existe algum motivo que o torne inviavel??
vi nekele site tt4 jumelos articulados , sao bons??
obrigado pessoal, ah quanto aos pneus do geninho dei uma encostada neles por enquanto pois irei ateh o paraguai semana que vem comprar uns oneus novos e vou deixar os geninhos para umas trilhas mais pesadas,,,,,,