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Ver Versão Completa : O óleo Do Meu Om 314 Está Sumindo



NOBRE
09/03/2007, 07:10
Amigos, algo estranho está acontecendo com o óleo lubrificante do meu motor OM 314. Depois de rodar uns 300KM ele baixa muito o nível e eu não vejo nenhum vazamento. Não tem fumaça saindo pelo escape. Havia um vazamento naquela junta do fundo do cárter, mas dei um aperto nos parafusos (aqueles pequenos de chave 10mm) e parou por lá, mas continua sumindo óleo. Pergunto:
O que pode estar ocorrendo?
Qual é o nível correto?
Qual o melhor óleo pra um OM 314, 1986, rodado?
Um abraço!!!

joão k. chikui
09/03/2007, 13:06
Nobre
Para uma viatura com 21 anos e que deve rodar frequentemente em areia e terra, os anéis/Cilindros devem estar nas ultimas. O oléo passa entre eles e queima como combustível. Talvez o sinal mais visível seja quando frio , ou apos longo período em marcha lenta, uma fumaça azulada é liberada quando se acelera repentinamente. É que ,nessas condições, o motor não consegue queimar o lubrificante.
Se este consumo ficar abaixo de 2L de óleo para cada 1000 km, e o motor esté pegando bem quando frio(No Ceará ???) , eu usaria mais um tempo, passaria a utilizar óleo mais viscoso(tipo Viscomax ou similar), não abusaria da viatura e iria me preparando psicilogicamente para retificar o danado.
Nobre, doravante, muita atenção no filtro de ar e , se possível instale um ciclonizador de pó antes do filtro.Muito cuidado nos mangotes que ligam o filtro ao coletor (no teu motor é a própria tampa de válvulas).

Gildo Antônio
11/03/2007, 12:14
Olá João.

Desculpe a ignorância, mas quanto ao ciclonizador de pó, ele seria de qual veículo originalmente?

Abraços.

Gildo.

Kim
11/03/2007, 14:28
Caro amigo!

Originalmente, seu veículo possui filtro o elemento filtrante de ar, banhado a óleo.

Quanto ao cilonizador, basicamente é colocado junto com o elemento filtrante de ar a "seco" (papel).

Porém, nos tratores e alguns caminhões (antigos), o ciclonizador, fica na parte superior do esnorkel, com um cópinho de plástico ao lado, onde a poeira pesada fica retida dentro dele.

No caso dos elementos da Kombi, D 20, D 10, Pampa 4x4, tratores, entre outros o ciclonizador faz o ar "rodar" em volta do filtro, indo até a parte onde retira o filtro, onde se encontra um depósito de partícula pesada.

Essa peça ajuda a prolongar o intervalo de limpeza do filtro.

Segue fotos.

1ª - conjunto fechado;
2ª - destaque do receptáculo de partícula pesada;
3ª - partículas pesadas depositadas;
4ª - barreira onde separa sa partículas do ar;
5ª - Filtro de ar no lugar;

Abraços.

Kim.

Kim
11/03/2007, 14:50
Segue mais fotos!

1ª - ciclonizador ainda no filtro;
2ª - conjunto desmontado.

Bem é a minha contribuição.

Quanto ao ciclonizador que vai no esnorquel, não tenho fotos.

Abraços.

Kim.

Jun Okada
11/03/2007, 18:09
Meu motor é OM 314 com turbo e usava Rimula e baixava muito mais que agora que uso Ursa TDX. Outra coisa é não passar dos 5000 km pra troca. Eu troco junto filtro de Ar, filtro de óleo e de combustível.
Abraços

Gildo Antônio
11/03/2007, 18:28
Olá Kim.

Obrigado pelas informações sobre o ciclonizador.

Abraços.

Gildo.