Ver Versão Completa : Termometro quebrado ??
Mauricio Mei
01/04/2004, 08:59
Amigos
meu CJ5, com motor de Opala 4cc alcool, recem retificado, comecou a perder potencia e ao leva-lo de volta a retifica fui informado que o motor teria fervido e junta do cabecote tinha ido para o saco....(neste momento estao fazendo testes para ver se nao trincou o cabecote)
Basicamente o que aconteceu foi que no ultimo Raid de Caraguatatuba, em alguma torcao a helice do motor furou a mangueira do radiador (eu subi a carroceria fazendo com que ficassem muito proximos)...e nao percebi, pois nenhuma oscilacao maior de temperatura aconteceu...apenas quando parei em um PC fui alertado pelo pessoal.
Isso me leva a crer que o termometro nao esta funcionando...pois realmente o motor deve ter fervido mas ele nao indicou.
Hoje uso um termometro da Maxytime.....mas estou pensando em colocar um Cronomac.
Sera que realmente pode ser isso ?? Ou ha alguma outra possibilidade...??
Nao quero gastar R$ 80,- a toa.
Outra coisa, o termometro de oleo tem a mesma utilidade ???
[]'s rezando para nao ter trincado o cabecote
Mei
Eduardo Velo
01/04/2004, 09:31
Fala Mauricio , como foi esse furo ?
Se foi pequeno e vc não estava exigindo muito do motor no momento , a temperatura sobe gradativamente e se vc pegar muita descida , mesmo com mangueira furada a desaceleração em reduzida reduz bem a temperatura no pto onde tem a cebolinha , mas falta arrefecimento ao redor da camisa e demora um pouco até aquecer essa água e ter resposta no instrumento , por isso , aconselho vc colocar esse termometro em outro jipe para teste antes de trocar .
To achando estranho o motorzão de Opala não ter aguentado , mas como foi retificado recentemente pode ser que a junta ainda não estava bem assentada e causou ruptura em algum pto , se fosse motor mais rodado acho que não teria acontecido nada , vc perceberia no PC , trocaria a mangueira e pronto ...
[]s ...
Mauricio,
O problema deve estar na cebolinha e não no relógio. :roll:
Experimente fazer o teste com a cebolinha e o relógio numa chaleira com água fervendo. Se não apontar a temperatura elevada troca a cebolinha - que é bem mais barata - e testa de novo.
Se continuar o problema, está no relógio. :wink:
[s] quentes,
Mauricio Mei
01/04/2004, 17:21
Pessoal
valeu pelas dicas....
Acabei de falar novamente com a retifica, eles fizeram um raio X do cabecote e nao foi detectada nenhuma trinca...gracas a Deus foi apenas a junta.
De qualquer modo, vou fazer um teste com a chaleira no termometro, e em caso de qualquer duvida no funcionamento do mesmo colocarei um Cronomac novo, eletrico.
Alem disso vou instalar um termometro de oleo para me auxiliar no monitoramento da temperatura do motor....nao to a fim de ter mais uma surpresa de R$ 350,- novamente.
Este final de semana ja vai dar para testar o Barney na Copa Willys em Campinas.
[]'s
Mei
:) Olá Maurício
:? Sua perinha da temperatura é compativel com o relógio? :?
:? pode ser que ela não seja suficiente pra mexer os ponteiros do relogio. :?
[]'s com relógios da cronomac
Marcos ET
02/04/2004, 23:19
:) Olá Maurício
:? Sua perinha da temperatura é compativel com o relógio? :?
:? pode ser que ela não seja suficiente pra mexer os ponteiros do relogio. :?
[]'s com relógios da cronomac
Ué? aquele sensor de temperatura MECANICO é destacável do relógio? nao tem que vir uma peça única? (relógio, tubinho e a tal perinha)
[]'s preocupados por ter trocado o relógio marcador de temperatura HOJE só pq o tubinho ficou curto para o novo motor.... :x
Ué? aquele sensor de temperatura MECANICO é destacável do relógio? nao tem que vir uma peça única? (relógio, tubinho e a tal perinha)
[]'s preocupados por ter trocado o relógio marcador de temperatura HOJE só pq o tubinho ficou curto para o novo motor.... :x
:) marcos
:) O sensor de temperatura MECANICO usa mercurio (se não me falha a memória) e NÃO pode ser desconectado da mangueira e do relógio. O de pressão de oleo, por exemplo, já pode.
:) Quando falei do sensor, era do eletrico normal do CJ.
:wink:
[]'s
Marcos ET
04/04/2004, 13:10
Salve fugger ! valeu pela dica, já tava indo enfiar o termometro novo no @$#%#@# daquele vendendor.... hehehehehe
tive que colocar um novo, só que o único q tinha teve que abrir um "rombo" na lata, o diametro era bem maior que o mostrador original...
valeu!