PDA

Ver Versão Completa : Problemas câmbio automático Vitara



Faccioli
08/03/2007, 08:52
Saudações!!!

Adquiri um Vitara canvas 93 auto único dono e com 105000 km semana passada, estou apaixonado pelo jipinho, e tenho usado ele muito no dia a dia! Porém notei essa semana que o câmbio esta fazendo as trocas com o giro muito alto (4000rpm 1º para a 2º e para a 3º entra em neutro) com o carro frio. Conversei com um amigo hoje cedo e me disse para trocar filtro e óleo do câmbio, pois pode ser a viscosidade do óleo...
Alguém ja passou por isso? Devo falar que o jipinho estava sendo muito pouco usado...
Esse câmbio tem filtro? É fácil de encontrar?? Que óleo devo utilizar???(não possuo o manual)...

Mudando de assunto um pouco, alguém tem idéia de média com o jipinho, pois as minhas acredito que estão muito baixas (7,8 cidade e 8,9 estrada sem ar) e olha que só ando a 100 - 110 km/h...
Alguém ja passou esse motor a alcool? (1.6 - 8v - injeção)
fica bom?

Conto com a experiência dos senhores!!!

abraços

Grassmann
08/03/2007, 09:05
Faccioli,

Estes e outros problemas de Vitara já foram amplamente discutidos no fórum. Basta uma pesquisa, que você acha.

Quanto ao problema de troca de marchas, pode ser óleo pra lá de vencido ou algum problema no câmbio. Só levando no mecânico pra ver. O óleo ATF tem odor e cor específicos. Levando no mecânico, ele já te diz se tá bom ou não. Quanto ao tipo de óleo, o mecânico (se for bom) vai saber qual usar. O filtro fica dentro do câmbio. Tem que abrir pra trocar... Se realment for trocar o filtro, já pede pro mecânico dar uma olhada geral no câmbio (vai ter que abrir mesmo...)

Quanto ao consumo, é perto disso mesmo. O meu faz 6km/l na cidade e 9,5 na estrada. Não acho ruim, pela utilização e características do carro.

Álcool? Nem pensar! Uma gambiarra dessas só vai detonar mais rápido o carro... GNV? Nem pensar. Os Suzukis, principalmente os automáticos, não respondem bem ao GNV.

Sinceramente, deveria ter visto esta questão de consumo antes de comprar o carro. Remediar agora, não adianta. Vai ter que conviver com esta característica do seu carro...

Outra coisa, NUNCA leve seu Vitara num mecânico convencional. Leva em um que trabalhe com carros 4x4. Um mecânico que não conhece bem o Vitaras vai condenar muita coisa no seu carro. Vai falar que não presta, que a manutenção é cara, que quebra fácil,...

Morcego
08/03/2007, 09:06
Saudações!!!

Adquiri um Vitara canvas 93 auto único dono e com 105000 km semana passada, estou apaixonado pelo jipinho, e tenho usado ele muito no dia a dia! Porém notei essa semana que o câmbio esta fazendo as trocas com o giro muito alto (4000rpm 1º para a 2º e para a 3º entra em neutro) com o carro frio. Conversei com um amigo hoje cedo e me disse para trocar filtro e óleo do câmbio, pois pode ser a viscosidade do óleo...
Alguém ja passou por isso? Devo falar que o jipinho estava sendo muito pouco usado...
Esse câmbio tem filtro? É fácil de encontrar?? Que óleo devo utilizar???(não possuo o manual)...

Mudando de assunto um pouco, alguém tem idéia de média com o jipinho, pois as minhas acredito que estão muito baixas (7,8 cidade e 8,9 estrada sem ar) e olha que só ando a 100 - 110 km/h...
Alguém ja passou esse motor a alcool? (1.6 - 8v - injeção)
fica bom?

Conto com a experiência dos senhores!!!

abraços

Faccioli

Entre neste Link abaixo que pode ter alguma informação util para você:concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18246&highlight=cambio+automatico

n0gs
08/03/2007, 14:40
E ae Faccioli,

sabe qual o jeito mais rápido, simples, confiável e barato de resolver isso?!
leva na melhor oficina especializada em cambio automatico que vc achar por aih!!

agora sobre o seu problema, não tem como advinhar, pode ser óleo, pode ser o filtro, pode ser a serpentina do ATF no seu radiador, pode ser as magueiras do atf, pode ser os discos de aço ou de composite do cambio, pode ser o modulador de vácuo, pode ser o governador de velocidade... hehehehe... acredite em mim, vai pelo caminho mais fácil, que vc vai ser mais feliz...

Faccioli
13/03/2007, 15:55
Obrigado à todos que responderam ao tópico, me desculpem se irritei alguém, mas foi a primeira vez que me expressei no fórum...

Meu Vitarinha esta sofrendo uma revisão mecânica geral, visto que estava com 105000 km e aparentemente tudo era original. Como todos os carros utilitários de nossa empresa, estou trocando todos os fluídos (oléo de câmbio, diferenciais traseiro e dianteiro, motor, caixa de transferência e fluido de radiador), todas as correias (bomba d'agua, direção e ar e dentada mais tensor, trocado bomba de água (apresentava vazemento pelo respiro), plainado cabeçote do motor e trocado todas as juntas superiores (apresentava pequeno vazamento de óleo) limpado bico injetor e trocado filtro de combustível, Ufa!!!
Ei ja ia me esquecendo, o filto de óleo do câmbio!!!

lá se foi 845,00 pilas de peças mais a mão de obra que ainda não foi fechado... se tudo ocorrer bem, esse fim de semana promete!!! :cool:

abraços à todos