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Ver Versão Completa : F-1000 4x4/4x2 >>> Procedimentos Básicos Para Realizar Uma Boa Aquisição



Dieselboy
08/03/2007, 00:44
As informações que seguem são um guia sucinto que busca abranger alguns dos itens de maior desgaste na F-1000. Devo salientar que há quesitos que o proprietário comum ou leigo pode analisar sem grandes problemas, contudo há aspectos que requerem experiência acurada, pois caso passem despercebidos poderão representar um pesado ônus de manutenção a curto prazo. Por esse motivo recomendaria procurar um profissional especializado em 4x4, para que o mesmo avalie o real estado do veículo, caso o interessado queira fechar um negócio com maior segurança.

Em geral a F-1000 não costuma visitar oficinas com freqüência :discordo: pois é um veículo rústico, de manutenção simples e descomplicada, contudo desde que o proprietário siga o programa de manutenção do manual à risca.

A F-1000 4x4 “moderna” (> 96) foi disponibilizada com a caixa de transferência com comando elétrico, mas também com a caixa de transferência com comando manual :shock: é raríssima, mas existe, creio que estas versões eram direcionadas para empresas ou frotas que utilizavam os veículos em regime mais severos de trabalho, por esse motivo quase não se vê este modelo em mãos de proprietários comuns.

A transmissão é um dos pontos fortes da versão 4x4, da marca Clark modelo CL 2625-B que é muito parruda e valente, não costuma apresentar problemas, pois é muito bem dimensionado para o MWM 4.10T.

A caixa de transferência é da marca Borg Warner modelo 1356 e a roda livre do tipo automática da marca Borg Warner modelo 1701.

Para o eixo traseiro da versão 4x4 a Ford disponibilizou 2 modelos: Albarus DANA 60 (redução 3,07:1) e Braseixos 406 DL (redução 3,07:1).

Enquanto para o eixo dianteiro foi disponibilizado apenas o modelo DANA 44 (redução 3,07:1).

O propulsor que equipa este veículo (4x4) é o MWM 4.10T e apresenta dentre suas principais características:

:arrow: Nº de cilindros – 4 em linha;
:arrow: Cilindrada - 4.3L;
:arrow: Potência - 135 CV @ 2600 RPM;
:arrow: Torque – 42 kgf.m @ 1600 RPM;
:arrow: Taxa de compressão – 15,9:1

Dieselboy
08/03/2007, 00:45
Itens de maior desgaste

:arrow: Coluna de direção >>> O fato da caminhonete ter rodas e pneus bem maiores que os automóveis convencionais exige muito mais sistemas de transferência de força do que os presentes num carro pequeno. Isso faz com que a coluna de direção seja submetida a grande esforço. Evidentemente que o sistema é dimensionado para o porte do veículo, contudo com o passar do tempo vem o desgaste natural dos anéis de plástico que devido ao constante esforço acabam se deformando, fato este que por sua vez acaba ocasionando as folgas, motivo constante de reclamação dos proprietários.

Ao meu ver este é um dos pontos críticos no projeto da F-1000 :putz: pois, geralmente costuma apresentar os problemas supracitados de desgaste prematuro e folgas excessivas sobretudo se o veículo for utilizado em terrenos acidentados.

Pode-se perceber claramente esse desgaste no rodar do veículo, pois além das folgas o mesmo começa a apresentar uma série de ruídos, como se algo estivesse solto embaixo da caminhonete.

Geralmente uma simples substituição da peça resolveria o problema, contudo se o veículo for novamente exigido a vida útil da peça será abreviada, infelizmente em minha humilde opinião é uma peça sub-dimensionada para o esforço requerido pelo veículo. Uma coluna nova custa aproximadamente R$200,00 no mercado varejista de auto-peças.

:arrow: Bomba da direção hidráulica/Caixa da direção>>> O sistema de direção da caminhonete é formado principalmente pela barra de direção, coluna de direção, caixa de direção e pela bomba da direção hidráulica.

A bomba é outro setor que merece atenção especial, por vezes começa apresentar problemas devido à fadiga dos componentes deste sistema, podendo ser acentuado pelo mau hábito que alguns proprietários tem em esterçarem a direção forçando-a até o final de seu curso enquanto o veículo realiza conversões :putz: Geralmente quando o problema está em fase avançada, a direção começa a apresentar um ruído alto, mesmo em manobras sutis como se estivesse forçando ou exigindo demasiadamente do sistema. Verifique vazamentos de óleo que podem ser indícios de necessidade de reparo, deve-se também verificar folgas nas mangueiras.

A caixa da direção também deve receber atenção, pois assim como os demais componentes também é bastante exigida devido ao esforço, uma revisão geral com substituição das esferas e outros componentes dependendo do grau de avaria pode custar algo em torno de R$ 350,00.

:arrow: Buchas >>> O estado destes componentes servirá como indicativo para mostrar se a caminhonete era de trabalho ou de passeio, caso a borracha destas peças apresentem rachaduras ou elevado desgaste, grande parte das vibrações será repassada à cabine, o que tornará sua dirigibilidade desconfortável além de comprometer o conforto do motorista e dos passageiros, pois a mesma começa a “bater seco” quando passa por buracos e imperfeições da pista. Peça para que um mecânico entre embaixo da caminhonete e verifique o estado das buchas.

Caso haja necessidade de substituição, um jogo completo (paralelo) custa em torno de R$ 200,00 não incluindo a mão-de-obra.

:arrow: Amortecedores >>> Verifique atentamente vazamentos de óleo, sobretudo nos amortecedores traseiros que são mais exigidos quando o veículo é utilizado no trabalho. Os dianteiros custam R$ 150,00 (Cofap) enquanto os traseiros da mesma marca saem por R$ 250,00. Contudo se encontrar os da Motorcraft por preços similares, compre sem hesitar.

:arrow: Barra estabilizadora >>> Verifique se há folgas (reapertar) ou se há rachaduras nesta peça, pois a barra devido ao uso mais severo por vezes não agüenta o “tranco” e costuma quebrar.

Caso um ruído intenso de metal batendo na parte de baixo da picape seja ouvido, pode significar que a barra está quebrada.

:arrow: Discos, lonas e pastilhas >>> Uma avaliação “por cima” apenas dirigindo o veículo pode detectar desgaste destes componentes, por exemplo se os discos estiverem no fim de sua vida útil ou empenados isso se refletirá sensivelmente na frenagem, pois a pick-up começará a trepidar de forma bastante pronunciada.

Chiados também podem significar acentuado desgaste das pastilhas, se for um comprador mais detalhista peça para o “meca” tirar as rodas para que possa analisar melhor o estado em que se encontram estes componentes, em geral pastilhas e lonas duram entre 20 e 25 mil Km, mas tudo depende da forma da utilização (carga/passeio).

Os discos duram muito e podem chegar em bom estado de conservação até os 60 mil Km ou mais, mas peça para que verifique se os mesmos apresentam desgastes irregulares, talvez um “passo” no torno resolva, porém se tiver que substituir vai gastar uns R$ 250,00 (TRW) enquanto as pastilhas custam R$ 50,00 (Bosch) e as lonas R$ 45,00 (Fras-le) se encontrar da Motorcraft por preços similares não hesite em comprar, pois são as melhores do mercado, aliás só por curiosidade, são as que equipam originalmente a F-1000.

Outro item que também deve ser verificado são os cilindros dos freios que geralmente tem vida útil de 60.000 km (Trabalho Pesado), caso apresentem vazamentos está na hora da substituição.

:arrow: Alternador >>> O alternador original de fábrica da F-1000 "moderna" é o Motorcraft :palmas: muito bom por sinal, contudo sua manutenção é cara :putz: pois suas peças não são comercializadas em forma de kits como ocorre com os Bosch, ou seja estragou geralmente tem que trocar quase tudo :putz: com o inconveniente de ser difícil encontrá-los a pronta entrega além dos preços praticados serem bem mais caros que das marcas concorrentes :putz:

Se a F-1000 era utilizada para trabalho em fazenda deve-se dispensar atenção redobrada, pois além da poeira e lama acelerarem seu desgaste, as vibrações intensas e a trepidação por percursos acidentados reduz significativamente a vida útil dos filamentos, o que pode desencadear uma sucessiva queima de lâmpadas.

O mais aconselhável seria procurar a ajuda de um eletricista que poderá checar por meio de aparelhos se o mesmo está carregando normalmente. Uma eventual “retífica” pode custar cerca de R$400,00 dependendo do grau de avaria.

:arrow: Motor de arranque >>> Teste ligando e desligando o motor várias vezes, verifique se ele não gira pesado ou demora demais para ligar o motor, caso haja problemas pode ter certeza que o gasto será no mínimo em torno de R$ 300,00 a R$ 400,00. Novamente volto a enfatizar, se a caminhonete trafegava maior parte do percurso por estradas poeirentas o risco de manutenção a curto prazo é muito grande, pois suporte de escovas, bendix, induzido entre outros são bastante exigidos nestas condições severas de utilização.

Agentes como o Solupan, largamente empregados na lavagem do motor, e eventuais vazamentos de óleo diesel também "atacam" os componentes do motor de arranque, abreviando sensivelmente sua vida útil.

Abaixo seguem alguns dos componentes do motor de arranque da F-1000, que é da marca Wapsa. A foto da esquerda mostra o impulsor de partida enquanto a outra o solenóide de partida.

..http://img207.imageshack.us/img207/5062/impulsorpartidawl7.jpg (http://imageshack.us)http://img81.imageshack.us/img81/7903/solenidepartidave3.jpg (http://imageshack.us)

:arrow: Bateria >>> Verifique o estado da bateria da seguinte maneira: deixe a chave de contato na posição “liga” e acenda os faróis por alguns minutos, neste intervalo deixe também aberta uma das portas da caminhonete, para que a lâmpada de iluminação interna permaneça acesa, pois esta é uma voraz consumidora de energia.

Passado o tempo necessário ligue o motor para verificar se a bateria tem “fôlego” para realizar esta tarefa sem grandes dificuldades. Caso não consiga, pode ser necessária uma substituição imediata, pois no inverno este comportamento tende a piorar bastante.

Atente também para que a amperagem da bateria que estiver instalada na caminhonete seja compatível com a original de fábrica, que é de no mínimo 63 Ah, mas é aconselhável instalar-se baterias com cargas superiores a esta, no intuito de ter uma reserva maior de energia, que pode ser empregada para alimentar equipamentos extras, tais como: som automotivo, faróis auxiliares ou até um guincho.

:arrow: Para-brisas e vidros laterais >>> Pode parecer exagero, mas verifique atentamente, pois não é difícil ver trincados e rachaduras em para-brisas de F-1000, sobretudo se ela for estradeira, ou empregada em serviço pesado. Caso encontre algo do gênero, "chore" por um desconto, pois um para-brisas degradê novo está em torno de R$300,00.

Atente também para os vidros laterais que geralmente costumam estar riscados devido ao desgaste das pestanas internas, preste atenção também em ruídos internos das portas, pois podem denunciar problemas nos suportes ou trilhos da máquina do vidro.

:arrow: Portas >>> Abra a porta aproximadamente até metade de seu curso, a seguir segurando-a pela borda inferior force-a para cima, procurando folgas. Se detectar isto, será necessária uma substituição das buchas e pinos (embuchamento), tarefa que geralmente as lojas de Auto-Vidros realizam por cerca de R$ 100,00 (2 portas).

Dieselboy
08/03/2007, 00:46
Outros itens que merecem atenção

:arrow: Embreagem >>> Leve a caminhonete até um local bem íngreme, pare o veículo e verifique se o mesmo não está “queimando” a embreagem durante a subida, geralmente isso ocorre quando o sistema está em fase avançada de desgaste, devido sobretudo ao mau hábito de alguns proprietários apoiarem o pé na embreagem com o veículo em movimento :putz: mesmo assim alguns “teimam” em continuar rodando nessas condições pois sabem que a substituição é de custo elevado. Não sei exatamente o valor, mas creio que hoje deve estar por volta de R$ 800,00 já incluindo mão-de-obra e peças.

:arrow: Turbina >>> Abra o capô e procure sinais de vazamentos na turbina, se puder levar num bombista melhor, pois ele pode identificar rapidamente folgas no eixo além de outros sinais de desgaste acentuado. Vale lembrar que são quase 10 anos de uso deste equipamento, caso seja original pode precisar de alguma manutenção. Uma “retífica” light, apenas com a substituição de itens de desgaste natural da turbina pode chegar facilmente aos R$ 500,00.

:arrow: ABS >>> Particularmente aconselharia optarem por um modelo que venha com este dispositivo, pois a F-1000 tem uma tendência natural de travar as rodas traseiras, fazendo com que a traseira seja jogada lateralmente.

Este comportamento é um perigo iminente, sobretudo em pista molhada :shock:

Um led laranja presente na parte inferior esquerda do painel de instrumentos, logo abaixo do indicador de combustível, serve para orientar o motorista sobre o comportamento do sistema de ABS.

Preste atenção quando der a partida, geralmente este led se acende por alguns segundos, contudo desliga-se automaticamente caso o sistema esteja operando normalmente.

Se permanecer aceso, há alguma avaria no ABS, mas os freios continuarão funcionando normalmente.

:arrow: Pneus >>> Verifique o estado geral da pneuzada, caso tenha que substituí-los será uma despesa indigesta, se for a medida original 255/75R15 devem estar custando algo em torno de R$ 450,00 (cada) dependendo da marca e modelo.

:arrow: Rodas >>> As versões XL e XLT da F-1000 “moderna” saíram com 2 tipos de rodas em liga leve, e 2 em aço estampado nas versões básicas. Verifique se as rodas são originais.

Dieselboy
08/03/2007, 00:47
:arrow: Teste de direção >>> Procure um local que apresente pavimentação precária com buracos, irregularidades e ondulações, tenho certeza que será bem fácil achar :twisted:

Rode com a caminhonete por este local prestando atenção no comportamento da suspensão, se “bate seco” ou absorve bem os impactos, se apresenta ruídos excessivos durante travessia de obstáculos, etc.

Faça também um teste de direção em uma avenida ou estrada que apresente boas condições de pavimentação, verificando se a pick-up puxa para um dos lados ou apresenta folgas na direção. Caso observe algum destes comportamentos, verifique os ítens de maior desgaste da F-1000 que já foram descritos.

Testando o 4x4

No lado direito da coluna de direção encontram-se os interruptores de acionamento da caixa de transferência, que podem ser acionados de 4x2 para 4x4 ou de 4x4 para 4x2 com o veículo parado ou trafegando em velocidade normal, o manual não faz menção quanto ao limite máximo de velocidade para que esta mudança ocorra com segurança, mas por precaução particularmente eu adotaria 40 km/h.

A mudança de 4x2 para 4x4 com o veículo em movimento eventualmente poderá causar ruído característico (estalo ou ruído de catraca), proveniente do engate automático da roda livre não devendo, no entanto, ser causa de maiores preocupações.

Para acionar a tração 4x4 pressione o botão correspondente no painel. A luz indicadora (4x4) no painel, acenderá indicando que a tração 4x4 está acionada. Para retornar a tração 4x2 pressione novamente o botão no painel até que a luz indicadora se apague.

Para testar a reduzida (Low Range) você terá que PARAR o veículo e isto vale tanto para engatar quanto para desengatar a reduzida, portanto com a caminhonete parada primeiramente deves pressionar o pedal da embreagem antes de acionar o interruptor no painel. A luz indicadora acenderá quando a caixa de transferência estiver em “Low Range” e apagará quando esta for posicionada em 4x2 ou 4x4.

Assim que sair da tração 4x4 ou da reduzida não esqueça de desengatar a roda livre da seguinte maneira: a roda livre desengatará automaticamente engrenando a marcha à ré por no mínimo 3 metros em linha reta, esta operação interrompe todos os movimentos dos componentes do eixo motriz dianteiro enquanto estiver operando em tração 4x2.


Serviço para o "meca"

O “meca” deverá verificar os seguintes itens:

:arrow: Coluna da direção >>> É a barra escura que aparece indicada com a seta verde;

..http://img107.imageshack.us/img107/5489/colunadireocompck5.jpg (http://imageshack.us)

Uma vista aproximada, mostra a barra mais detalhadamente, observe as junções e se há folgas nesta peça;

..http://img77.imageshack.us/img77/2318/colunadireocomp02ea7.jpg (http://imageshack.us)

:arrow: Buchas e batentes;

As buchas da F-1000 localizam-se da seguinte maneira: se fosse possível retirar o para-choque dianteiro seriam facilmente identificáveis, pois estão na mesma altura do desta peça, olhando-se por baixo do para-choque frontal em direção do eixo dianteiro poderá ver-se esta peça que na foto abaixo está indicada pela seta verde. Lembre-se que há 2 buchas nesta região, a que é mostrada na foto está do lado do passageiro, portanto haverá outra na parte oposta, ou seja do lado do motorista.

..http://img71.imageshack.us/img71/9371/buchaparachoqueaf4.jpg (http://imageshack.us)

A próxima bucha localiza-se perto da parede corta-fogo (uma na extremidade direita e outra na extremidade esquerda). Na foto abaixo a seta verde mostra esta bucha, para facilitar a identificação do local veja o pneu que aparece na foto, é o dianteiro direito da caminhonete.

..http://img77.imageshack.us/img77/4189/buchaparedecortafogosm7.jpg (http://imageshack.us)

O último par de buchas posiciona-se na parte traseira inferior da cabine. Nesta foto o canto superior esquerdo representa o lado do motorista, no lado inferior pode-se notar parte do silencioso.

..http://img107.imageshack.us/img107/6205/buchatraseiracabineld0.jpg (http://imageshack.us)

Mesma foto anterior, mas ampliada no intuito de focar a bucha que aparece evidenciada no quadrado amarelo, a outra estará na mesma direção, mas do lado oposto.

..http://img340.imageshack.us/img340/2563/buchatraseiracabine02hb9.jpg (http://imageshack.us)


Não esqueça de pedir para que o “meca” também observe:

:arrow: Motor >>> O "coração" da caminhonete deve estar em perfeitas condições, ao ligar examine a coloração da fumaça que deve ser escura, colorações esbranquiçadas ou azuladas podem ser indícios de problemas sérios no motor. Acelere e veja se há excesso de emissão de fumaça, caso isto ocorra pode estar sendo ocasionado por acúmulo de sujeira no filtro de ar, débito excessivo de combustível, baixa compressão ou mesmo bicos injetores sujos ou com alguma avaria.

Preste atenção na saída de vapor pelo escapamento ou pelo respiro do motor, que podem ser indicativos de juntas queimadas ou em casos mais graves de cabeçote ou bloco, trincados.

:arrow: Bomba injetora >>> Leve num bombista experiente para que examine se a bomba injetora ainda preserva o lacre original de fábrica, verifique também se há emissão acentuada de fumaça que pode ser causada, sobretudo, pela abertura excessiva da bomba.

Em geral a bomba não costuma apresentar problemas, contudo é muito sensível ao diesel contaminado, sobretudo, se apresentar água, pois é a que ocasiona os maiores estragos devido ao comprometimento da taxa de lubricidade do combustível.

O manual não especifica, mas seria saudável para motor uma check-up em intervalos de pelo menos 250.000 km.

:arrow: Motor elétrico de acionamento do 4x4 >>> Este infelizmente é outro dos itens críticos que rotineiramente costumam deixar os proprietários de F-1000 4x4 na mão :putz:

Não há uma “receita” para evitar que este componente venha a apresentar defeito, pois o próprio uso do veiculo no trabalho já é mais do que suficiente para que o mesmo demonstre sua fragilidade. A maioria dos mecânicos com os quais tenho contato são unânimes em afirmar que com o passar do tempo invariavelmente ela irá apresentar problemas :putz: sendo o único diferencial a intensidade de esforço na utilização do veículo, ou seja se trabalha pesado quebra rápido, se utilizar somente na cidade as chances diminuem porém não se extinguem :discordo:.

:arrow: Diferenciais >>> Se a F-1000 for submetida a um regime severo de uso, não se espante se a mesma começar a apresentar vazamentos, o problema geralmente se manifesta com maior intensidade sobretudo nos diferenciais e motor. Contudo, uma simples substituição das borrachas de vedação dos retentores geralmente resolve os problemas.

Isto decorre do ressecamento que material de vedação sofre ao entrar em contato com poeira, lama e areia, além de substâncias agressivas como o Solupan e o óleo diesel que alguns proprietários costumam pulverizar tanto para remoção de detritos do chassis (Solupan) como para “proteção” do mesmo (Diesel) :putz:

:arrow: Cruzetas >>> Peça para que verifique o estado de conservação das mesmas, procure eventuais folgas e também observe se estão corretamente engraxadas.

:arrow: Pivôs >>> Verificar estado de conservação;

:arrow: Caixa de Transferência >>> Observar se há folgas ou ruídos anormais durante o acionamento;



Creio que é isso, caso tenha faltado algum ítem postarei assim que possível :concordo:

Leonel Lousa
08/03/2007, 11:41
Dieselboy,

muito boa a aula sobre F - 1000, tu manda muito qdo o assunto é F - 1000.

Tio Eddie
08/03/2007, 11:58
Caraca Diesel....

Vc já foi dono de oficina algum dia?

Se tivesse toda esta orientação quando comprei a Milona, teria incomodado menos algumas pessoas, mas comprado mesmo assim, afinal de contas 4X4 com acionamento no assoalho não é todo o dia né...

Uma curiosidade....

Todas as F-1000 turbo de fábrica vem com aquele coletor esportivo? (admissão e escape) ou isso foi incorporado após algum ano/modelo?

Mais uma ve, parabéns!!!

Miranda
09/03/2007, 00:39
http://www.dragsterbrasil.com/classificados/carros/f1000adriano/f1000adriano.htm


F1000 4x2 6c. 4.2 Sprint 300cv

Essa sim eu compraria facil e se brincasse ainda colocaria um 4x4.

dalmolin
09/03/2007, 11:42
http://www.dragsterbrasil.com/classificados/carros/f1000adriano/f1000adriano.htm


F1000 4x2 6c. 4.2 Sprint 300cv

Essa sim eu compraria facil e se brincasse ainda colocaria um 4x4.


Por que sera q naum prepararam um cumins 3,9 l ???????????????

Tudo mundo cai em cima do sprint 6.07 TCA , pra preparah as nave , e a Ford tira o motor de linha .

Eim miranda , esse motor tah com 15 mil KM depois de retifica , eh de 99-2000. Tu encarava uma enjambração dessas ????

Dieselboy
09/03/2007, 11:54
300 CV num motor que vem com 180 CV, original de fábrica, deve ser uma alegria só :dance: :dance: ...... enquanto durar o motor :putz:

Sou muito mais o original mesmo, anda bem, retoma legal :concordo: pelo menos tem-se a certeza que se cuidar direitinho, chega lá nos seus 300.000 km sem muitos problemas :concordo:

Miranda
09/03/2007, 12:20
@dalmolin: eu encarava sim.. sem medo nenhum;

@Dieselboy: com certeza o motor dura menos... se usado ao maximo sempre. Se andar na boa no dia a dia e de vez em quando exigir o que tem de melhor pra oferecer, nao faz tanto mal assim.

shimomoto
10/03/2007, 00:17
300 CV num motor que vem com 180 CV, original de fábrica, deve ser uma alegria só :dance: :dance: ...... enquanto durar o motor :putz:

Assino embaixo. Enquanto durar o motor é um espetáculo!!!Depois pode jogar tudo fora.

Vc recebeu o catálogo de aplicações da MWM??? Espero que tenha sido útil em alguma coisa!

Abs

Dieselboy
10/03/2007, 08:59
"... Vc recebeu o catálogo de aplicações da MWM??? Espero que tenha sido útil em alguma coisa! ..."
Daniel, serviu sim :concordo: e muito obrigado pelas valiosas informações.

O único "porém" é que infelizmente ainda não tive tempo hábil para retomar o projeto da instalação do intercooler :(

Mais uma vez, obrigado mesmo :concordo:

Miranda
10/03/2007, 10:35
dieselboy, tem como mandar pra mim?
meu email
hugohenrique231188 arroba hotmail ponto com

Esse catalogo deve ser bem util!^^

shimomoto
11/03/2007, 01:05
Itens de maior desgaste

:arrow: Para-brisas e vidros laterais >>> Pode parecer exagero, mas verifique atentamente, pois não é difícil ver trincados e rachaduras em para-brisas de F-1000, sobretudo se ela for estradeira, ou empregada em serviço pesado. Caso encontre algo do gênero, "chore" por um desconto, pois um para-brisas degradê novo está em torno de R$300,00.



Apenas uma curiosidade...rachaduras em vidros é algo comum em F-1000? Pergunto isso pois tenho na Fazenda um caminhão F-11000 (usa o mesmo miolo de cabine da F-1000 pré 92, inclusive portas e vidros) e que, apareceu, do nada sem que nehuma pedra tenha batido no parabrisa, um enorme trinco no parabrisa, bem onde a curvatura é bem acentuada.

Abs

Dieselboy
11/03/2007, 09:25
"... Apenas uma curiosidade...rachaduras em vidros é algo comum em F-1000? ..."
Só se for estradeira ou rodar muito por estradas de cascalho bruto. Fora isso, não costuma trincar ou quebrar à toa :discordo:

A Branquela está com um trincado desses :putz: resultado de uma pedrada que levou de um caminhão numa estrada de cascalho :putz: mas, fazer o que né? São "'ossos do ofício".

..http://img112.imageshack.us/img112/7627/trincado01mh3.jpg (http://imageshack.us)http://img88.imageshack.us/img88/5342/trincado03kd9.jpg (http://imageshack.us)

shimomoto
11/03/2007, 21:26
Valeu pela resposta. Achei que, eventualmente rachaduras no parabrisa pudessem estar relacionadas a torções na cabine.

No caso do caminhão F-11000, a cabine é fixada com parafusos e coxins de borracha (o Mercedes têm molas e amortecedor), gerando inclusive rachaduras nas portas por conta da vibração (o único defeito do caminhão da Ford).

Dieselboy
11/03/2007, 21:49
"... Achei que, eventualmente rachaduras no parabrisa pudessem estar relacionadas a torções na cabine ..."
Não descarte essa possibilidade, embora desconheça o modelo específico do motor que equipa este caminhão (somente sei que é um MWM) a vibração transmitida à cabine no caso do F-11.000, certamente deve ser incomparável à vibração produzida pelo MWM 229TD na F-1000. O que afirmei anteriormente apilica-se somente para a caminhonete :concordo:

...http://img481.imageshack.us/img481/8438/f1100001hp7.jpg (http://imageshack.us)http://img487.imageshack.us/img487/3251/f1100002ua2.jpg (http://imageshack.us)

shimomoto
11/03/2007, 23:03
(Desviando momentaneamente o assunto do tópico)

Dieselboy;

Muito bonito seu Ford!!! Particularmente sou fã da marca Ford para caminhões (exceto esses Cargo), mesmo sabendo do seu baixo valor de revenda.

O meu tem a mesma cabine do seu, mas é o de 4 faróis (igual da F-1000 92). O motor é o MWM D-229, e por ser da última leva de Ford´s quadrados, tem freio e reduzida a ar e roda com 8 furos. Vou tirar umas fotos ai eu te mando.

(voltando aos assunto)

O motor MWM 4.10 das últimas F-1000 tem intercooler? Ou ele é apenas turbinado?

Abs.

dalmolin
12/03/2007, 06:02
O motor MWM 4.10 das últimas F-1000 tem intercooler? Ou ele é apenas turbinado?

Abs.

O dieselboy vai te um ataque com essa :mrgreen: :mrgreen: Eu tava

falando com um bombista sobre o X-10 na f-1000 . Diz ele - é pesado ,

bebe pra KCT , quando tu pensa q vai andah fica em 100-110 ph.

E olhando pelos caminhoes com x-10 , tem um agrale q puxa couro pra

nois , q qundo começa subir com 3000 kg em cima da vontade de descer e

botah fogo , pega 2ª de baixo a cima.

shimomoto
10/06/2007, 01:06
Dieselboy;

Ressussitando o tópico sobre a F-1000...

Outro dia estava observando que tem um punhado de F-1000 4x4 aqui em Garça. Mas uma coisa me chamou a atenção: Tem umas F-1000 4x4, do modelo 92/95 com suspensão dianteira Twin-I-Beam (e aquela roda livre enorme), e vi outras, do mesmo modelo, mas com suspensão dianteira que pelo menos na aparência, é de eixo rígido (com o diferencial na parte esquerda, igual ao das modelos 96/98). Aparentemente as de eixo rígido são mais novas (têm menos adesivos na lataria que as Twin-I-Beam).

A pergunta que lanço é a seguinte: As 4x4 Twin-I-Beam naturamente são mais frágeis que as de eixo rígido. Mas elas são tão mais frágeis assim (a ponto que devamos correr delas)?

Outra pergunta. As F-1000 com caixa de transferência de acionamento manual podem passar de 4x2 para 4x4HI com ela em movimento, a exemplo das de acionamento elétrico?

Desde já valeu pelas respostas.

Abraços

PS: F-1000 4x4...Um dia ainda terei uma!!!!

Walter L. L. Casitta
10/06/2007, 09:39
Dieselboy;

Ressussitando o tópico sobre a F-1000...

Outro dia estava observando que tem um punhado de F-1000 4x4 aqui em Garça. Mas uma coisa me chamou a atenção: Tem umas F-1000 4x4, do modelo 92/95 com suspensão dianteira Twin-I-Beam (e aquela roda livre enorme), e vi outras, do mesmo modelo, mas com suspensão dianteira que pelo menos na aparência, é de eixo rígido (com o diferencial na parte esquerda, igual ao das modelos 96/98). Aparentemente as de eixo rígido são mais novas (têm menos adesivos na lataria que as Twin-I-Beam).

A pergunta que lanço é a seguinte: As 4x4 Twin-I-Beam naturamente são mais frágeis que as de eixo rígido. Mas elas são tão mais frágeis assim (a ponto que devamos correr delas)?

Outra pergunta. As F-1000 com caixa de transferência de acionamento manual podem passar de 4x2 para 4x4HI com ela em movimento, a exemplo das de acionamento elétrico?

Desde já valeu pelas respostas.

Abraços

PS: F-1000 4x4...Um dia ainda terei uma!!!!

Eu nunca vi F1000 com eixo rígido. Deve ser uma adaptação. O eixo rígido é sem dúvida mais resistente, mas o TB é suficientemente resistente.
Independente do tipo do acionamento da CT é possível trocar de 4x2 para 4x4 em movimento desde que com as RLs engatadas...

ojaneri
10/06/2007, 09:57
Temos uma que apareceu uma rachadura no parabrisa também, sem bater em nenhuma pedra, do lado do motorista. Diz o cara que instalou o parabrisa novo que é mal de F-1000. Eu acredito que seja devido a torção da cabine...

Walter L. L. Casitta
10/06/2007, 10:02
Temos uma que apareceu uma rachadura no parabrisa também, sem bater em nenhuma pedra, do lado do motorista. Diz o cara que instalou o parabrisa novo que é mal de F-1000. Eu acredito que seja devido a torção da cabine...

Já vi muita Ranger assim e os instaladores falam mesma coisa... Se fosse verdade a minha já teria trincado também...

Pequeno jr
10/06/2007, 15:53
Acrescentando sobre o assunto das F1000, se são originais ou não, não sei, mas as que vi com suspensão TB foram modificadas pela territorio 4x4, alem da inclusão da tração na alavanca e RL manual.

leoestevam
13/06/2007, 16:03
No final da decada de 80 a engesa fez algumas F1000 4x4 com eixo rígido tal com fez com as D20. O sistema era todo engesa. Uma outra possibilidade é a troca toda da suspensão dianteira por feixes de mola e um Dana 44 da Rural que tem a mesma bitola da F1000.

Quanto as F1000 4x4 mais novas (as da decada de 90) como é o caso da minha, ela saiu originalmente com o engate da CT feito por alavancas (são raras, mas existem). A minha tinha antigamente o engate por botões, que quando comprei, pra variar estava com problemas, achei uma caixa com engate manual para a base de troca e sou feliz até hoje.

O proximo passo é cabinar a minha.

abraços

Alemão Lauri
24/05/2013, 21:02
Bah Dieselboy! Espetáculo de post, sabe muito! Me ajudou na decisão de compra da minha Efe.