Ver Versão Completa : Começo do Sonho
João Fellipe
08/03/2007, 00:08
Bem pessoal, sou novo aqui e gostaria de ajuda, entrei na Universidade a pouco tempo e como faço engenharia mecanica fui logo pro Mini-Baja e tal, daí como nao tenho carro e ando nos carros da mae, pai, tia e etc, gostaria de montar um carro pra mim, pois adoro carro antigo. Sou apaixonado por motor diesel ando num corsa mais tenho raiva de gasolina (Grrrrr), logo pensei numa ruralzinha que já até batizei mesmo sem comprar a "Eleonor", minha mae, pai e avo sempre falam "seu avo ja teve 5 dessas porcarias" e eu detesto quando falam isso. O carro será usado como carro do dia dia pra ir pra facul e em trilhas leves principalmente areia da praia pq moro no litoral. Gostaria de listar alguns coisinhas da Eleonor q quero colocar.
Ar condicionado
Direção Hidráulica
Motor Diesel - tava olhando o 3.0 POWER STROKE(nao quero motor barulhento nem "batendo lata" no meu ouvido) mesmo q perco potencia pois nao vou ficar rebocando caminhão
Vidros Elétricos
Travas Elétricos
E um painel de carro novo que da rural eu acho horrivel
Uma Autonomia boa pois realizo Macae-Niteroi constantemente.
Lugar de peças por aki pra comprar tenho ido em Itaboraí-RJ em ferro velho mais não acho muita coisa.
Gostaria de opniões e se possivel alguem de perto da minha cidade pra poder trocar algumas idéias moro em Macaé-RJ e Niterói-RJ.
Obrigado pelo atenção
João Fellipe tentando começar a Eleonor
dalmo cruz torres
08/03/2007, 12:13
João, bem vindo ao 4x4 brasil, com certeza v/c achará quase tudo o que quer por aqui. Rural, boa escolha, motor diesel, concordo, PS mesmo que perca potencia? O ps 3.0 tem 163cv, não é pouco, mas é um motor eletronico, um pouco mais complicado.
Faça uma procura pelo fórum das adaptações que te interessam que com certeza v/c vai achar respostas para as suas dúvidas(as dúvidas mecanicas).
Boa sorte.
João Fellipe
08/03/2007, 17:13
Oi Dalmo obrigado pela recepeção, to ansioso pra comecar, a grana ja arrumei só falta a Eleonor, ja fiz uma lista do q fazer pra comprar. 1 tentar achar uma inteira q nao esteja judiada, 2 olhar o documento e ver se ta escrito JEEP, e ter 4x4 Reduzida pra poder colocar diesel, acho estas são as mais importantes o resto é tranquilo de fazer, vidro, trava e tal deve ser mais tranquilo de fazer. Enquanto nao acho a Eleonor to andando de Bugre ou melhor quebrando de bugre o carrinho pra da problema.
Mais uma vez obrigado
João Fellipe (sem viatura no momento)
José Augusto
13/03/2007, 17:34
João, é assim que se começa mesmo, com bom planejamento, faça suas escolhas mas esteja atento as oportunidades, as vezes pode-se flexibilizar nas escolhas ganhando em tempo e recursos.
Sugiro a vc buscar a mecânica completa de uma caminhonete sinistrada, vc pode aproveitar até o painel (já que não aprecia o da Rural).
Faça bem as contas e lembre-se que as coisas levam bastante tempo para ficarem prontas, apesar de parecer simples o que vc deseja fazer é bastante trabalhoso e vai levar bastante tempo e $$.
No mais boa sorte, pesquise bastante aqui no forum e qualquer dúvida pergunte.:concordo:
Cícero Franco
13/03/2007, 20:32
Procura uma com chassi e carroceria boas. O resto se dá um jeito, ainda mais que tu quer botar motor diesel.
RogérioNunes
13/03/2007, 21:16
João, seja bem vindo!
Moro em Campos,Tenho uma F75 diesel(Q20B) e se puder ajudar em alguma coisa, é só falar.Aqui em Campos tem um amigo que roda tudo que é quanto comprando jeep,F75 e rural pra demanche e sempre tem alguma coisa.
[]'s
João,
Benvindo!!!
Tudo na vida começa com um sonho...É muito bom sonhar, mas não se esqueça de que neste "meio" os nossos sonhos dependem de pessoas e situações muito reais....Terás alguns pesadelos!!! Mas siga em busca do teu sonho e planeje, planeje muito bem para que não acordes no meio do teu sonho e desista de tudo.
Por experiência própria te digo que vale a pena...eu mesmo estou aproveitando cada km rodado com minha F e coloco-me a tua disposição para o que precisares.
Abs,
PIKENO
Acho que nã obrigatório estar escrito "JEEP" no documento para colocar diesel.
Na portaria do detran:
1. Fica proibido o consumo de óleo diesel como combustível nos veículos automotores de passageiros, de carga ou de uso misto nacionais e importados com capacidade de transporte inferior a 1.000 (mil quilogramas), computados os pesos do condutor, passageiros e da carga.
2. Para os fins desta portaria, considera-se que o peso de uma pessoa é de 70 Kg.
3. Excetuam-se os veículos automotores denominados jipes, com tração nas quatro rodas, caixa de mudança múltipla e redutor, que atendam aos requisitos do Ato Declaratório (Normativo) nº 32, de 28 de setembro de 1993, da Coordenação Geral do Sistema de Tributação da Secretaria da Receita Federal, mesmo os que atendam, simultaneamente as condições de jipes e de uso misto, conforme Parecer Normativo nº 2 de 24 de março de 1994, da citada Coordenação.
4. Somente serão registrados, licenciados e emplacados com motor alimentado a óleo diesel, os veículos autorizados conforme a portaria já citada.
São veículos denominados jipes,não que tenha que estar escrito no documento.E mesmo assim eles abrem espaço para veículos que se enquadrem como jipes e de uso misto concomitantemente.Isso vai muito "CRVA",se eles forem chatos..já viu..
Abraços
Cícero Franco
15/03/2007, 12:08
No documento da Potranca tá escrito "Rural Willys Ford" (???) e eu tou com o motor diesel legalizado.
É Cícero,Foi o que pensei...
José Augusto
15/03/2007, 20:58
Pior é o meu caso, a Engenhoca, Importado/Willys Overland.
Beleza Cicero.
Você disse que o documento da sua jóia está escrito "Rural Willys Ford", mas isso é no campo "marca/modelo", o que conta é o campo "espécie tipo". Se estiver escrito "Jeep", beleza, motor diesel, ai vamos nós.
Agora... se estiver escrito "Passageiro/automóvel", caiu a casa, ferro o barraco, pode comprar o kit GNV porque não tem Detran que legalize.
Esse é o meu caso, fui no Detran aqui de Curitiba com o documento da Aleluia em mãos e falei com O CARA que documenta alterações de veículos no Paraná. Foi essa a esplicação que ele me deu. Não basta TER uma mecânica 4x4 na caminhonete, tem que estar constando no documento também ("JEEP"). Acho que o melhor é se informar direto no Detran, e não ficar nas suposições pra depois quebrar a cara.
Valeu.
Cícero Franco
15/03/2007, 22:02
Passageiro/automóvel. Mas correu tudo ok, com um despachante de confiança e conhecedor dos meandros do detran. Nem precisei molhar a mão de ninguém, mas o serviço dele saiu por uns mil reais. E a Potranca está rodando legalmente com diesel, para minha alegria. Fazendo 14 km/l a 80 km/h e chegando até uns 140 km/h. Hehehe
João Fellipe
15/03/2007, 22:39
Bem pessoal, mais uma vez agradeço a atenção, muito obrigado mesmo, me cinto até mais seguro pra começar a procurar, o caso é o seguinte: minha familia ( pai, mae, tia, avo, lilu(a cachorra)) tao falando pra eu esquecer esse projeto "louco", meu pai pior ainda ta dizendo "compre uma ranger com tudo isso ja pronto e montado por quem sabe", mais como todo engenheirando e curioso gosta de "problemas", fora as ameaças constantes, "se comprar uma porcaria dessas q seu avô teve vou cortar sua mesada", putiz ai nao !!! mais isso eu acho q dá pra contornar, rsrsrs. Adoro ranger tb, mas a Eleonor ..., bem pessoal a minha pergunta é a seguinte quais os dados q o pessoal tem sobre confiabilidade da rural, eu tive vários problemas com o bugre lá de casa mais depois q gastei uma grana legal e tive tempo e disposição pra ajeitar tudo ele agora vai em Manaus e volta tranquilamente. hehehe
é o q eu noto, nas férias tive trabalhando andava numa d-20 84 com um Q20B maçarico, o motorzinho é bom, meio barulhento mais ... porem como todo estudante e cara q gosta de cuidar de carro principalmente manutenção fui trocar os filtros de combustivel, o bombista apertou demais o parafuso do filtro logo, no dia seguinte eu andando o copo quebra e vaza óleo pra todo lado, fui eu trocar os copos e posteriormente tirar a entrada de ar, olha q legal???? a bomba de combustivel tava ruim nao empurava óleo pra dar a "sangria" (na facul tenho q falar "retirar o ar do sistema de alimentação" bonito né ??? sangria é melhor!!! rsrsrs) dai o tiozao aki foi trocar a bomba!!! depois da bomba comprada fui troca-la, daí mais palavrões sobre as mães dos engenheiros pq q lugarzinho ruim pra tirar parafusos??? mais a moral da história é q me anima, se eu comprar uma ranger 2002 ou 2004 eu nao vou quebrar na rua logo nao vou aprender muita coisa.
Agradecimentos
Caro José Augusto, muito orbigado um amigo meu já falou sobre isso até achei uma ranger só q o diferencial e caixa nao dava pra usar tava muito ruim, mais vou fazer isso mesmo. obrigado mesmo
Cícero, penso igual a vc porem já rejeitei umas 4 rurais pq quando ia olhar leva um matelo de borracha e quando batia só achava massa, ou quando não era muita coisa pra fazer tipo fundo de carroceira todo trincado e chassi com muitas soldas, principalmente perto do numero daí nem me aventurei em pegar, e o pessoal ainda falava besteira, tipo 15 000, 14000, ou eu estou muito exigente????
Caro vizinho Roger Nunes, muito obrigado deixa eu só achar o carro q entro em contato, abraços!!!
Pikeno, valeu mesmo pode deixar q comecei fazendo isso mesmo, e por enquanto ainda estou sonhando hehehe.
Muito Obrigado a todos novamente
Abraços
João Fellipe
(sem viatura)
Esse negócio de ter escrito ou não é má interpretação.
Tá lá escrito na portaria!Se eles não deixam é por intransigência.
Diz bem claro que pode atender o uso jipe e misto.
Claro que quando complica o despachante resolve o caso...
José Augusto
16/03/2007, 16:25
Esse negócio de passar para diesel, deve ser feito por um bom despachante, que está habituado a fazer este tipo de serviço.
Esta decisão de liberar ou não, fica na boa vontade do delegado do ciretran/detran, acontece que o governo de tempos e tempos, faz o rodízio desses senhores, e quando isso acontece o despachante não sabe por quanto tempo esse novo delegado vai segurar a documentação antes da aprovação.
Quando passei a Rural para diesel em 2002, gastei 450 e o documento saiu em 15 dias, o mais importante e o que deve ter agilizado o processo, foi comprar um motor de fonte idônea com Nota fiscal e com o documento de baixa no DETRAN.
Detalhe, ela tb esta como passageiro/automóvel.
Para quem não sabe algumas rurais já sairam originalmente à diesel, elas recebiam motores "perkins".
Outro detalhe, apesar de já ter visto algumas 4x2 a diesel, essa mesma portaria que libera tb restringe a conversão somente para aqueles modelos originalmente (sem ser convertidos p/) 4x4 com caixa de redução original de fábrica e isso pode ser confirmado pelo código no número do chassi.
João Felipe, tem o Adriano que está vendendo a Rural dele, ela é 4x2 mais já esta com o maxion HSD 2.5 e parece bem montada.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19310
Cícero Franco
16/03/2007, 21:49
E o Adriano que me deu a dica do depachante dele. Eu demorei mais tempo proque moro em Floripa e fiz em Porto Alegre. Mas correu tudo bem. A minha é originalmente 4x4
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