Ver Versão Completa : Regulador De Voltagem???
Galera meu Niva tá com um probleminha que ninguém conseguiu resolver:
Tó andando com o carro numa boa e derrepente ele começa a falhar como se estivesse apenas com 2 cilindros funcionando...o defeito não passa....você liga o farol e pimba o carro fica ótimo e para de falhar...rsrss
Já troquei:
tampa do distribiudor
bobina
rotor
cabos
velas
alarme
instalei um rele auxiliar no positivo da bobina
revisei o chicote
e até agora nada...falando com um colega de Itapira ele me perguntou:
A noite quando você está com o carro percebe se a luminosidade do farol dá uns picos de vezes em quando?
realmente isso está acontecendo e ele falou que isso é pq o regulador está carregando demais e quando você liga o farol a tensão se estabiliza...fui medir pra ver o quanto está carregando e deu 14v na lenta e 16v 1500rpm.
Alguem sabe me dizer algo sobre esse defeito?
Qual regulador colocar no lugar (sei que o 9190456002 da Bosch é identico e custa 100,00)
O regulador que está no lugar é um Echlin com 2 saídas (Campo e Ignição)
Aguardo dicas.
Valeu
Cavalcante
07/03/2007, 15:14
Coloca um alternador mais moderno, com regulador de tensão incorporado, e esqueça os problemas. Qualquer um acima de 75 A lhe atende na boa, desde que não pretenda usar guincho. Se for pra usar guincho, põe um de 90 pra cima logo de uma vez.
friedmann
07/03/2007, 15:24
o meu começou a dar umas falhada brabas, tipo vela ruim , não andava nem empurrando, e a lampadinha do alternador ficava piscando e o relé do regulador ficava chaveando, pensei: devem ser as escovas do alternador, fui na bomer , comprei as escovas e qdo fui trocar, mantive o carro ligado, e disse, vou desligar o chicote do alternado só por curiosidade.. , qdo peguei os conectores na mão. o carro normalizou.. então descobri o problema,, um dos terminais estava dando massa com a carroceria... foi só isolar e acabou o problema... agoroa vou pegar um alternador que eu tenho aqui e revisá-lo..... tenho que usar essas escovas em algum lugar.. já que cabelo eu ão tenho mesmo pra escovar....
fabioaguilera
07/03/2007, 22:38
Entra aqui, meu amigo!
http://www.dokcar.com.br/
Liga lá e procura a Tatiana. Explica que o regulador que vc procura é pro Niva SEM as escovas, ela saberá qual é. R$ 100,00 é preço de extorsão!
Paguei R$ 20,00!!!
Abraços
Fábio Aguilera
Rones Jr
07/03/2007, 22:54
Isso pq o regulador do Corcel/Del Rey/F1000...é perfeito pro caso e custa, o tal do eletrônico, umas 35 latas aqui no ES...
shuther4x4
08/03/2007, 09:54
..... tenho que usar essas escovas em algum lugar.. já que cabelo eu ão tenho mesmo pra escovar....
Dá pra usar nos dentes!!!
Após um incansável busca para descobrir um defeito que ninguém resolvia nesse sábadão eu acertei na mosca!
Adaptei um alternador na viatura e ficou show de bola!!!
Fica aqui a dica de que a alternador usado no Gol com motor Cht cai que igual uma luva no Niva...precisei apenas de algumas arruelas para alinhar a polia e inverter o suporte original do niva...mais nada!
emtsuhako
14/08/2007, 08:32
Pessoal, instalei um Totem no meu Niva... ele tem função de voltímetro também... percebi que a leitura na lenta é em torno de 13,1V... quando acelero dispara para até 16V... As luzes, qdo acessas, costumam variar a luminosidade, principalmente qdo acelero, a luminosidade se estabiliza. Pelo tópico vi várias alternativas, porém, me diz aí, todas caem como uma luva no Niva ou tem que fazer adaptação???
Fábio Neves
14/08/2007, 11:37
Edson,
Fornecer para a bateria 16Volts!!! tá errado:-(, pois com essa voltagem vc vai queimar a bateria, ele aquece muito:oops:, queima o seu totem:-x, se não tiver proteção, se tiver GNV, queima tb o sistema de controle do GNV/Gasolina...:shock:
Mas os seus PROBREMAS ÇI AKABARAM-ÇI:palmas::dance:
Veja o material que preparei em anexo!!!
Rones Jr
14/08/2007, 12:13
Peraí...
quando medimos nos polos da bateria ela informa a quanto está sendo carregada ou a quanto está mandando volts pro sistema?
Pq chegar aos 16 quando se acelera e logo após a ignição do motor parece ser normal...complicado é quando após alguns minutos ela continua a receber os 16 volts, não?
Fábio Neves
14/08/2007, 13:39
Pico de tensão tb queima circuito eletrônico e bateria!!!
Isso aconteceu comigo com regulador mecânico da WAPSA, a melhor solução é o eletrônico, vc pode acelerar até 5.000 RPM e ele só deixa passar 14 volts!! pode as vezes ir um pouco mais se a bateria estiver muito descarregada, mas o padrão são 14 volts, na verdade são 13,8 volts
Sds
emtsuhako
15/08/2007, 08:50
Fábio e Rones, valeu pelas dicas! Vou ver um eletrônico e depois posto o resultado.
emtsuhako
26/06/2008, 14:35
Olá camaradas! Coloquei o regulador de voltagem GA057, da Gauss e liguei conforme o esquema do Fábio Neves, porém, qdo acelero, o pico passa dos 15V... Aí comprei o Bosch para Brasília, código 1 987 BE3 002, 14V, porém, mesma coisa, pico acima dos 15V... Pergunto, vcs chegaram a medir a voltagem nos pólos das baterias, se realmente está sendo carregada com no máximo 14V??? Já gastei com dois reguladores de voltagens, todos indicados em sites e fóruns, porém, nenhum deles fornece menos do que 14V... Me dêem uma luz!!!
1º Todo regulador de tensão é projetado levando em conta uma série de características do alternador. Se entre dois alternadores estas características forem semelhantes, tudo bem, caso contrário existirão problemas com a dinâmica do funcionamento, tipo, excesso de tensão acima de determinada rotação, baixa tensão em marcha lenta, pico de tensão ao desligar alguma carga, e por aí vai.
Se existem trocentos alternadores também existem trocentos reguladores, e isso não é por acaso.
2° Existem multímetros que custam 10 reais, e outros que vão além dos 500, e a diferença de preço não tem nada a ver com grife e sim com qualidade, durabilidade, sensibilidade, linearidade e... precisão, e não espere nenhum destes predicados em multímetro xingling.
.
emtsuhako
26/06/2008, 17:59
Sukys, o auto-eletricista em que levei meu Niva disse a mesma coisa que vc... ele até tentou encontrar um paralelo ou equivalente para adaptar, mas disse que teria que refazer as ligações do alternador ou que tinha qu ser o original mesmo... coisa assim... A voltagem foi medida tanto pelo Totem como pelos instrumentos de bancada do auto-elétrico e a leitura foi sempre picos entre 15V a 16V qdo acelero o Niva. Seria bom que todos os camaradas que possuem reguladores de voltagem NÃO-originais procurassem medir a voltagem para ver se realmente está fornecendo no máximo 14V a bateria... primeiro uma medição com o motor desligado, o que deverá marcar menos de 13V... depois acelerando o motor, sendo que o pico não deverá ficar muito acima dos 14V. Feito isso, seria útil a todos nós que fossem postados a marca/modelo do regulador utilizado, assim teríamos uma ótima referência para peças equivalentes. Só um detalhe, interessante observar que no começo, nos primeiros minutos, a voltagem não excedia a casa dos 14V, mesmo acelerado... porém, passados uns minutos, qdo acelerava o voltímetro marcava picos de quase 16V...
A voltagem foi medida tanto pelo Totem como pelos instrumentos de bancada do auto-elétrico...
O que não quer dizer muita coisa porque as duas indicações podem estar erradas, já que com o passar do tempo ou com os mal tratos, mesmo os multímetros de qualidade podem apresentar erros significativos.
Seja lá o que for, para tirar a dúvida é simples, basta checar a tensão em outros carros em que não haja problemas com o circuito de carga.
e a leitura foi sempre picos entre 15V a 16V qdo acelero o Niva.
Idealmente, o máximo é 14V. Na prática não é incomum encontrar algo próximo a 14,5V, mas deste limiar pra cima a bateria está sendo fritada, literalmente, e convém comentar que a tensão deve ser monitorada nos bornes da bateria e não nos bornes do alternador.
... primeiro uma medição com o motor desligado, o que deverá marcar menos de 13V...
A referência é 12,6V, mas isto com bateria em bom estado, temperatura da bateria em torno de uns 25°C e sem carga recente.
Só um detalhe, interessante observar que no começo, nos primeiros minutos, a voltagem não excedia a casa dos 14V, mesmo acelerado... porém, passados uns minutos, qdo acelerava o voltímetro marcava picos de quase 16V...
O indutor do alternador sempre apresenta um magnetismo residual, que na maioria das vezes não causa nenhum tipo de problema. Mas por excesso de corrente no induzido o dito pode permanecer com intensidade tal que, mesmo com o corte de corrente do regulador, a potência gerada se mantém elevada, e se o débito (consumo) for menor que o crédito ocorre o aumento de tensão.
Resultado: bateria fritando.
.
Rapeize,
tive estes problemas logo que comprei meu carro. Só resolvi trocando o alternador, que por sinal estava adaptado, por um da Lada com regulador embutido. Passei 4 anos sem qualquer problema elétrico, fora uma bateria cansada (com 4 anos de uso).
Devo trocar em breve, mas apenas para dar upgrade na parte elétrica, já que instalei novos consumidores.
[]s
Valdomiro
emtsuhako
26/06/2008, 20:24
Hummm... como faço para saber se o alternador não tá legal?
Hummm... como faço para saber se o alternador não tá legal?
Leva em qualquer auto-elétrico de respeito que eles testam para você de graça ou pelo preço duma latinha.
O Bacalhau sugeriu um teste em outro tópico <http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=636946&postcount=13>, mas eu acho que so deve ser feito em emergências, na estrada ou trilha.
[]s
Valdomiro
emtsuhako
27/06/2008, 18:13
Interessante essa solução emergencial... o auto-elétrico em que levei meu Niva já havia dito que, exceto pelo regulador de voltagem, tudo estava OK. Motor de arranque excelente! Alternador ótimo! Bateria nova! Parece que ele testou tudo mesmo. Jeito é trocar o regulador por outro original e ver no que dá.
é bom lembrar que o laika tem um voltimetro no painel que marca de 12 a 16v como normal ou seja sem nenhuma carga ele marca quase 16v acredito que é o pico de tensão fornecido pelo alternador antes do regulador.
Seguindo a sua lógica, trocando o seu instrumento pelo da foto poderíamos considerar como normal uma tensão de até 18V, o que é completamente fora de propósito.
Todo instrumento de painel tem escala que excede o funcionamento normal, seja voltímetro, amperímetro, termômetro, tacômetro, manômetro, etc, justamente para poder observar os excessos.
Outra coisa, não existe essa de "tensão antes do regulador" porque o regulador controla a tensão de saída de forma indireta, através do induzido. A tensão de saída é originada pelo enrolamento de campo, passa pelos retificadores e pronto, já está disponível no borne de saída, que é o único local passível de monitoração por voltímetro.
.
BACALHAU
29/06/2008, 11:35
Seguindo a sua lógica, trocando o seu instrumento pelo da foto poderíamos considerar como normal uma tensão de até 18V, o que é completamente fora de propósito.
Todo instrumento de painel tem escala que excede o funcionamento normal, seja voltímetro, amperímetro, termômetro, tacômetro, manômetro, etc, justamente para poder observar os excessos.
...
Complementando o mestre Sukys...
Além das escalas, nos instrumentos analógicos, excederem os valores normais a serem medidos para que se possam observar os excessos, existem mais dois motivos:
1 - As leituras mais precisas, nos instrumentos analógicos, são aquelas efetuadas na faixa central da escala (vejam na foto do instrumento apresentado pelo Sukys os valores centrais estão na faixa de 12V a 14V). Isso vale também para os multímetros analógicos: Quando não temos idéia da grandeza a ser medida, devemos iniciar pelo valor mais alto da escala e ir diminuindo-a até que o ponteiro do instrumento se estabilize próximo ao centro da escala. EX: Se queremos medir a tensão na tomada da nossa casa (em São Paulo 110V, aproximadamente) e dispomos de um aparelho com escalas de 0 - 130V e outra de 0 - 250V, o mais correto seria usar a 2ª.
2 - O outro motivo é que se o fim da escala for muito próximo ao valor a ser medido, podemos empenar o ponteiro por ele bater com violência em um esbarro que existe ali. Na realidade são dois, um no início e outro no fim da escala, que nem sempre são visíveis. Reparem que ao ligarmos o instrumento, a agulha desloca-se com muita rapidez e, por inércia, passa do valor onde deveria parar, voltando depois para este. Se este valor for no fim da escala, certamente ela vai bater no esbarro ali existente, o que pode empenar ou descalibrar o instrumento.
Talvez esta minha informação não tenha muita utilidade para o assunto em questão, mas vale lembrar para ficarem atentos quando forem comprar um instrumento para seus veículos, que procurem escolher um onde o valor médio a ser medido situe-se o mais próximo ao centro da escala. Já vi em autopeças voltímetros analógicos onde o fim da escala ficava em 14V.
Seguindo a sua lógica, trocando o seu instrumento pelo da foto poderíamos considerar como normal uma tensão de até 18V, o que é completamente fora de propósito.
Todo instrumento de painel tem escala que excede o funcionamento normal, seja voltímetro, amperímetro, termômetro, tacômetro, manômetro, etc, justamente para poder observar os excessos.
Outra coisa, não existe essa de "tensão antes do regulador" porque o regulador controla a tensão de saída de forma indireta, através do induzido. A tensão de saída é originada pelo enrolamento de campo, passa pelos retificadores e pronto, já está disponível no borne de saída, que é o único local passível de monitoração por voltímetro.
.
O quero dizer é que a escala do Laika em cor VERDE é de 12 até proximo dos 16v(vermelho) e esta indicada no MANUAL do carro como abrangendo uma gama de valores normais....é claro que quando vejo um velocimetro que marca até 240km/h ,é OBVIO que o mesmo não chega aos 240km/h né meu amigo...
Em momento algum fiz referência ao velocímetro, mesmo porque o fim de escala tem mais a ver com marketing do que qualquer outra coisa, e carga com 16V em bateria de chumbo/ácido de 6 elementos é coisa que mata a bateria em pouquíssimo tempo, e pode revirar a web de ponta cabeça que não encontrará nenhum artigo TÉCNICO falando o contrário: tensão de carga não pode exceder 14V, sob pena de diminuir a vida útil da bateria.
.
emtsuhako
07/08/2008, 18:56
Pessoal, hj recebi o regulador de voltagem original, porém, estou na dúvida de como ligá-lo...
Seguinte, com o regulador Wapsa adaptado a ligaçao era assim:
1. Fio cor laranja no terminal IGNIÇÃO do regulador Wapsa;
2. Fio cor chumbo no terminal CAMPO do regulador Wapsa;
3. Fio preto no terminal terra (parafusado em um dos pontos de fixação do regulador).
No regulador original existem os seguintes terminais:
a. 67;
b. 15;
c. 31 (este eu sei que é o terra)
Minha dúvida:
O fio laranja (que ia no terminal IGNIÇÃO do regulador WAPSA) é ligado no terminal 67 ou no 15 do regulador original?
Alguém me dê uma luz!!!
Desde já agradeço!
Pessoal, hj recebi o regulador de voltagem original, porém, estou na dúvida de como ligá-lo...
Seguinte, com o regulador Wapsa adaptado a ligaçao era assim:
1. Fio cor laranja no terminal IGNIÇÃO do regulador Wapsa;
2. Fio cor chumbo no terminal CAMPO do regulador Wapsa;
3. Fio preto no terminal terra (parafusado em um dos pontos de fixação do regulador).
No regulador original existem os seguintes terminais:
a. 67;
b. 15;
c. 31 (este eu sei que é o terra)
Minha dúvida:
O fio laranja (que ia no terminal IGNIÇÃO do regulador WAPSA) é ligado no terminal 67 ou no 15 do regulador original?
Alguém me dê uma luz!!!
Desde já agradeço!
Edson, Transcrevendo parte do texto do manual do mecânico referente ao regulador de voltagem:
"Os fios dos terminais '15' e '67' não deverão ser invertidos; caso contrário, o regulador de tensão ficará inoperante, pois os platinados superiores ficarão permanentemente fechados."
Acho que você poderá, sem estragar nada, fazer um teste, conectando os terminais aleatoriamente. Se os platinados ficarem fechados, basta inverter os fios. Ou não?:shock:
GARCIA/SP
07/08/2008, 20:49
Pessoal, hj recebi o regulador de voltagem original, porém, estou na dúvida de como ligá-lo...
Seguinte, com o regulador Wapsa adaptado a ligaçao era assim:
1. Fio cor laranja no terminal IGNIÇÃO do regulador Wapsa;
2. Fio cor chumbo no terminal CAMPO do regulador Wapsa;
3. Fio preto no terminal terra (parafusado em um dos pontos de fixação do regulador).
No regulador original existem os seguintes terminais:
a. 67;
b. 15;
c. 31 (este eu sei que é o terra)
Minha dúvida:
O fio laranja (que ia no terminal IGNIÇÃO do regulador WAPSA) é ligado no terminal 67 ou no 15 do regulador original?
Alguém me dê uma luz!!!
Desde já agradeço!
Serve essa? :rolleyes: :mrgreen::mrgreen:
emtsuhako
07/08/2008, 21:43
Gil, o meu não é platinado, é ignição eletrônica... será que dá problema? :pensativo:
Chedid, se vc me der a lanterninha eu aceito!!! :mrgreen:
Gil, o meu não é platinado, é ignição eletrônica... será que dá problema? :pensativo:
Chedid, se vc me der a lanterninha eu aceito!!! :mrgreen:
Não vejo qual a diferença, estamos falando do regulador de voltagem do alternador, e não da ignição...
Não há como você "copiar" as conexões como estão no regulador atual?
GARCIA/SP
07/08/2008, 23:55
Gil, o meu não é platinado, é ignição eletrônica... será que dá problema? :pensativo:
Chedid, se vc me der a lanterninha eu aceito!!! :mrgreen:
hehehehehehehehehe...essa é movida à dínamo...ecologicamente correta:concordo:
BACALHAU
08/08/2008, 00:53
Edson, Transcrevendo parte do texto do manual do mecânico referente ao regulador de voltagem:
"Os fios dos terminais '15' e '67' não deverão ser invertidos; caso contrário, o regulador de tensão ficará inoperante, pois os platinados superiores ficarão permanentemente fechados."
Acho que você poderá, sem estragar nada, fazer um teste, conectando os terminais aleatoriamente. Se os platinados ficarem fechados, basta inverter os fios. Ou não?:shock:
Edson,
Esses platinados são contatos que existem dentro do regulador de voltagem. Nada a ver com o platinado do sistema de ignição.
Um pouco fora da seqüência de tempo, mais como consideração para o assunto...
Existem baterias automotivas e alternadores de 16Volts, não é comum, mais tem por aí.
Como também existem alternadores 18Volts. O CS130 18 Volts é um e por aí vai.
Chico
emtsuhako
09/08/2008, 17:49
Camaradas, problema resolvido!!! Agradeço a todos pela ajuda!!! :concordo:
Com o regulador de voltagem original, a tensão não passa mais dos 12V... pelo voltímetro do Totem, a medição nos pólos da bateria é sempre de 11,8V a 12,0V... por incrível que pareça, jamais passa dos 12V!!! :p
A ligação ficou assim: fio cor laranja no terminal 67 e fio cor chumbo no terminal 15. :cool:
Pode parecer preciosismo, mas cada fio tem uma capa plástica protegendo os terminais (aqueles de encaixar num pino). Apesar desses terminais serem do mesmo tamanho, as capas plásticas são de tamanhos diferentes. No regulador de voltagem, essas capas plásticas são encaixadas em furos e esses furos também são de tamanhos diferentes (terminal 67 é o maior furo). No meu Niva o fio chumbo estava com a capa maior, o que se fazia supor que ele deveria se encaixar no terminal 67, e o fio chubo no 15, mas nesse caso a tensão variava entre 10,6V e até quase 16V. Dessa forma inverti as capas plásticas, isto é, capa maior no fio laranja (ligando ao terminal 67) e capa menor no fio chumbo (ligando no terminal 15). A partir daí deu certo! :dance:
Depois disso vou testar os outros reguladores que comprei, inclusive testar o velho tb. Acredito que alguém inverteu as ligações, provocando, álias, tornando o regulador inoperante. Se todos estiverem bons e funcionarem no meu Niva, vou colocá-los à venda... um Wapsa, um Bosch e um Gauss... :roll: :parede:
Flugêncio
09/08/2008, 19:53
Edson,
Com essas medições aí, venda o original, rs rs rs rs
Algo tá errado, acredito que, nas tomadas das medições.
Cavalcante
10/08/2008, 08:10
Edson, se a tensão não está passando de 12 V, é porque não está carregando a bateria.
Pra carregar a bateria a tensão tem de estar em 13,8 V. Abaixo disso a carga é prejudicada. Acima, a bateria é danificada, proporcionalmente ao aumento da tensão.
emtsuhako
11/08/2008, 07:54
Putz grila!!! Então voltei a escala zero... :putz:
Hj verifiquei que realmente a tensão não passava dos 12V... medi também com um multímetro e a tensão era 0,3V um pouco maior, ou seja, 12,3V.
Lendo tópicos anteriores uns dizem que até 16V é normal, outros que não deve passar dos 14V.
Testei os outros reguladores e com o Gauss a voltagem chegava aos 14,5V (inverti as ligações)... qto mais eu acelerava, mais aumentava a voltagem... engraçado que com o regulador original, a voltagem sempre nos 12V, mesmo que eu acelere forte.
O jeito é voltar ao Auto-Elétrico, já que o mesmo ainda não testou o sistema com o regulador original. :roll:
Putz grila!!! Então voltei a escala zero... :putz:
Hj verifiquei que realmente a tensão não passava dos 12V... medi também com um multímetro e a tensão era 0,3V um pouco maior, ou seja, 12,3V.
Lendo tópicos anteriores uns dizem que até 16V é normal, outros que não deve passar dos 14V.
Testei os outros reguladores e com o Gauss a voltagem chegava aos 14,5V (inverti as ligações)... qto mais eu acelerava, mais aumentava a voltagem... engraçado que com o regulador original, a voltagem sempre nos 12V, mesmo que eu acelere forte.
O jeito é voltar ao Auto-Elétrico, já que o mesmo ainda não testou o sistema com o regulador original. :roll:
Edson, pelo jeito, você é a exceção que justifica a regra, pois todos os bons eletricistas automotivos que eu conheço são nisseis, sanseis, ou "não-seis"! :mrgreen:
emtsuhako
11/08/2008, 21:34
Os auto-elétricos em que levo meu Niva são nisseis e seus ascendentes sanseis, nisseis e não seis... opsss... jonseis ... :mrgreen:
Tenho um primo de segundo grau que também é auto-eletricista... o filho idem, mas mexe mais com vidro elétrico... um é nissei e outro sansei...
Meu pai é engenheiro elétrico, nissei... minha irmã idem, mas sansei... meu primo de primeiro grau idem, sansei idem...
Agora, eu sou Civil e Sanitarista!!! Mas gosto de eletrônica como hobby... tenho aquelas revistas Saber Eletrônica, Divirta-se com a Eletrônica, Be-a-Bá da Eletrônica... coisa antiga herdada do meu pai...
Só NÃO SEI como dá esses tilts no meu Niva... sei lá, mas acho que alguma coisa foi (mal) adaptada... será que ao adaptar ignição eletrônica é necessário algo mais do que a bobina e o módulo de ignição? Não faz sentido marcar 12V exatos com o regulador original se o ideal é uma voltagem um pouco maior, digamos, 13,8V como o Cavalcante mencionou. Será que o que conta é carga (medição em ampéres) e não a voltagem??? Se eu tenho um regulador que está fornecendo exatos 12V e um tanto de carga (amperagem) e se estamos falando de carregar a bateria, o que conta é a amperagem, certo? Bom, mas não vou levar esse assunto à mesa pq aí meu pai e minha irmã vão provocar curto-circuito geral no meu cérebro... :mrgreen:
emtsuhako
12/08/2008, 20:04
Colegas, meu véio disse que o fato do voltímetro estar marcando 12V é normal... e que se estiver marcando mais, é normal tb, desde que esteja na faixa de tolerância máxima. Na opinião dele, se um regulador é de 14V, então o voltímetro nunca deve marcar mais do que 14V ou de marcar 10% pra mais ou pra menos em torno da voltagem informada. No meu caso, ele verificou que o meu é de 12V, então não deverá marcar mais do que 12V ou, com a tolerãncia, 12,1V (o meu voltíemtro só marca uma casa decimal). Por fim, ele disse que a intensidade de corrente é que conta na recarga da bateria e não a voltagem. Segundo ele, os alternadores automotivos fornecem uma intensidade fixa de corrente, mas uma voltagem variável, por isso que qdo desligado ou em marcha lenta a tensão é em torno de 12V e acelerado até 16V (qdo o regulador está inoperante). Também deu mais um monte de explicações, com direito a lousa, giz e um monte fórmulas, leis e teorias... :parede: E depois uma demonstração prática com multímetro e minha mãe reclamando do barulho que a gente fazia acelerando o russinho... :twisted: Mas como eu sempre chego um bagaço do trabalho, entendi só o básico. :roll:
emtsuhako
25/08/2008, 13:17
Camaradas, semana que passou tive problema novamente com o regulador de voltagem do Niva... o Cavalcante estava corretíssimo... não estava carregando a bateria, apesar de marcar 12V... ao longo da semana foi caindo a tensão... arfff!!!
Meu véio pegou no batente e parece que resolveu o caso... primeiro ele inverteu os fios... antes estava assim: fio cor laranja no terminal 67 e fio cor chumbo no terminal 15. Após, ficou assim: fio cor laranja no terminal 15 e fio cor chumbo no 67. Ligou o carro e o voltímetro disparava de 12V para até 15V, variando nessa faixa rapidamente qdo se acelerava ou desacelerava o motor. Aí ele egou um fio de cobre e encostou uma ponta primeiro em um terminal (acho que no 15) e a outra ponto no neutro. Deu um curto leve e nada de funcionar direito. Depois ele encostou o mesmo fio de cobre noutro terminal e a outra ponte no neutro e deu um curto mais forte. Eureca!!! Aí o voltíemtro passou a marcar 14V exatos!!! Sem acelerar o voltímetro fica em torno de 12v... acelerando não passa dos 14V. Ele teve essa idéia depois de ler o manual do regulador de voltagem da Gauss, o que não deu certo no meu Niva. Nesse manual diz algo semelhante a ação que meu pai tomou... ele só não soube explicar o pq disso. Alguém sabe?
shuther4x4
25/08/2008, 21:40
Veja bem.....
De acordo com as energias presentes em sua viatura, oriundas dos paises orientais, com aurea presente de Gaus, enfatizando a escola lacaniana, temos que no seu assim chamado Esquema L, encontramos, num dos vértices, o superior à esquerda, o lugar possível a Es, ou seja, a S, como um dos lugares possíveis na fala desse Sujeito.
Devido a isso, e com o fio na mão conectado no terminal citado, através de energias cósmicas provenientes do acumulo de metal pesado no interior de sua bateria, que mesmo descarregada ainda possuía traços iônicos presentes, deu-se um equilíbrio de cargas entre a garrafa e a mão, fazendo com o líquido no interior da mesma congele instantaneamente, caindo por terra toda a explicação do seu cunhado, que nunca bebeu cerveja e teima em.....................
Resumindo, acho que o curto fez voltar a fununciar o quesito, descolando algum contato. Sei lá!!!!
E aí Japa, vamos quinta em Itu?
emtsuhako
26/08/2008, 18:41
Fábio, vou no Auto Eléltrico pedir explicações... eles devem saber algo... no manual do regulador da Gauss diz para fazer algo parecido... foi dele que meu pai teve essa idéia.
Qto a Itu, fica difícil, pois sempre chego em torno das 20:00h ultimamente. Quem sabe em Novembro, qdo tiro férias. Tô doidão pra andar de kart... dose é o preço (R$80,00 por meia hora).
Fábio Neves
29/08/2008, 16:14
Pessoal... :lol::lol:
tempo atrás enviei um correio sobre o assunto, com foto e tudo, até hoje não tive problema :discordo:e segui a instrução do manual da GAUSS... :concordo:Lembro que existe um comentário no manual, em muitos casos há uma resistência entre a bateria e a chave de partida do carro, logo essa resistência pode provocar pequenas variações positivas, ou seja, além dos 14 Volts. No meu caso isntalei um relé pra eliminar tal distorção... Lembro tb que esse GAUSS 057 tem a opção de luz piloto para indicar se a bateria está carregada.
:rolleyes::rolleyes:
Sds
emtsuhako
29/08/2008, 16:27
Fábio, eu tentei com esse regulador, no mesmo esquema que vc passou, mas não deu certo. Farei o curto que meu pai fez e verei se dá algum resultado. Só por curiosidade mesmo...
Fábio, eu tentei com esse regulador, no mesmo esquema que vc passou, mas não deu certo. Farei o curto que meu pai fez e verei se dá algum resultado. Só por curiosidade mesmo...
Esse cara ainda vai incendiar o Niva... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Pessoal... :lol::lol:
tempo atrás enviei um correio sobre o assunto, com foto e tudo, até hoje não tive problema :discordo:e segui a instrução do manual da GAUSS... :concordo:Lembro que existe um comentário no manual, em muitos casos há uma resistência entre a bateria e a chave de partida do carro, logo essa resistência pode provocar pequenas variações positivas, ou seja, além dos 14 Volts. No meu caso isntalei um relé pra eliminar tal distorção... Lembro tb que esse GAUSS 057 tem a opção de luz piloto para indicar se a bateria está carregada.
:rolleyes::rolleyes:
Sds
O meu tb é Gauss... já faz quase um ano que o ínstalei e tá show :concordo:
emtsuhako
31/08/2008, 17:21
Esse cara ainda vai incendiar o Niva... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Aí sim o seu ficaria com o título do Niva mais bonito do Brasil... rsrsrs...
Dantas Guedes
01/09/2008, 17:15
É pessoal, e aí? Estou com problemas no regulador de voltagem do meu Niva, o que fez minha bateria descarregar por completo. Acham que trocando o alternador original por um da bosch (Gol, Santana) que tem regulador de voltagem interna solucionará o problema?:pensativo:
É pessoal, e aí? Estou com problemas no regulador de voltagem do meu Niva, o que fez minha bateria descarregar por completo. Acham que trocando o alternador original por um da bosch (Gol, Santana) que tem regulador de voltagem interna solucionará o problema?:pensativo:
Se vc tiver grana sobrando... vá em frente :!: Agora, é muito mais simples e barato trocar apenas o regulador... :rolleyes:
[]s :concordo:
Nivaléria
01/09/2008, 19:42
E ai Soldier esse site sai ou não sai? Tá que nem a volta do Niva ao Brasil hehehehe. To querendo ver suas aventuras brasuca a dentro.
Um abraço.
emtsuhako
01/09/2008, 20:12
É pessoal, e aí? Estou com problemas no regulador de voltagem do meu Niva, o que fez minha bateria descarregar por completo. Acham que trocando o alternador original por um da bosch (Gol, Santana) que tem regulador de voltagem interna solucionará o problema?:pensativo:
Passa final de semana em casa e nóis testa se é o regulador mesmo... se for, pode levar o meu Gauss... só tem que fazer o curto e rezar para não pegar fogo... :twisted:
Dantas Guedes
05/09/2008, 12:22
Alternador bosch 55A Com rolamento Reforçado blindado VTR62201DDU (revisado) R$ 215,00
Correia MB 1318>1621L709>912>GT9512PO R$ 23,50
Esticador Alternador Mercedes 1318 R$ 45,00
Mão de Obra R$ 80,00
Total do serviço 363,50, salgado, porém o serviço foi bem executado e voce nota a diferença na iluminação dos farois, antes amarelados agora bem mais brancos.
Como disse nosso amigo Bacalhau: compensa, pois se der problema na estrada, qualquer auto-eletrico terá peças para corrigir o defeito.
Vou tirar fotos da instalação e pegar o número do alternador para postar, aguardem.:stop:
shuther4x4
05/09/2008, 18:24
Alternador bosch 55A Com rolamento Reforçado blindado VTR62201DDU (revisado) R$ 215,00
Correia MB 1318>1621L709>912>GT9512PO R$ 23,50
Esticador Alternador Mercedes 1318 R$ 45,00
Mão de Obra R$ 80,00
Total do serviço 363,50, salgado, porém o serviço foi bem executado e voce nota a diferença na iluminação dos farois, antes amarelados agora bem mais brancos.
Como disse nosso amigo Bacalhau: compensa, pois se der problema na estrada, qualquer auto-eletrico terá peças para corrigir o defeito.
Vou tirar fotos da instalação e pegar o número do alternador para postar, aguardem.:stop:
Mais um up! na viatura!
Alternador com regulador interno é aquele que vai aparafusado por fora do alternador (tem as escovas nele?) Se for desse, tive uma pampa ap com ele e realmente era muito bom.
Abraços.
Dantas Guedes
05/09/2008, 20:03
Mais um up! na viatura!
Alternador com regulador interno é aquele que vai aparafusado por fora do alternador (tem as escovas nele?) Se for desse, tive uma pampa ap com ele e realmente era muito bom.
Abraços.
O próprio, dá pra trocar o regulador sem tirar o alternador do lugar.:concordo:
E ai Soldier esse site sai ou não sai? Tá que nem a volta do Niva ao Brasil hehehehe. To querendo ver suas aventuras brasuca a dentro.
Um abraço.
Flávio, realmente, o webdesigner tá me enrrolando :confused:... era pra sair antes da Adventure Fair... mas não deu... agora ele me prometeu pra daqui a duas semanas... vamos ver... :rolleyes:
Mas posso lhe adiantar que o site foca eco-turismo e aventura... será uma espécie de agência, onde vou montar grupos para esportes de aventura sem um grande grau de risco (trekking, caving, diving e off road) a um preço acessivel e durante finais de semana comuns... :wink:
Obrigado pelo interesse... e fica de olho :concordo:
[]s :concordo:
emtsuhako
08/09/2008, 13:15
Alternador bosch 55A Com rolamento Reforçado blindado VTR62201DDU (revisado) R$ 215,00
Correia MB 1318>1621L709>912>GT9512PO R$ 23,50
Esticador Alternador Mercedes 1318 R$ 45,00
Mão de Obra R$ 80,00
Total do serviço 363,50, salgado, porém o serviço foi bem executado e voce nota a diferença na iluminação dos farois, antes amarelados agora bem mais brancos.
Como disse nosso amigo Bacalhau: compensa, pois se der problema na estrada, qualquer auto-eletrico terá peças para corrigir o defeito.
Vou tirar fotos da instalação e pegar o número do alternador para postar, aguardem.:stop:
Dantas, e o suporte para o alternador, foi fácil fazer?
Eu queria trocar o meu por um de maior amperagem... queria instalar mais uma bateria, pois ainda pretendo colocar guincho e mais umas 6 milhas (4 no bagageiro e duas atrás, al´me de duas neblinas...
Dantas Guedes
08/09/2008, 14:28
Dantas, e o suporte para o alternador, foi fácil fazer?
Eu queria trocar o meu por um de maior amperagem... queria instalar mais uma bateria, pois ainda pretendo colocar guincho e mais umas 6 milhas (4 no bagageiro e duas atrás, al´me de duas neblinas...
Foi feito um "L", pois a fixação do novo é ao contrário do original, daí colocou o esticador do caminhão mercedes bens, ficando fácil. Foi uma besterinha....Porém muito eficaz...:mrgreen:
Meu problena é que a bomba da DH está do mesmo lado e ficou com pouco espaço. Mas deu tudo certo.
shuther4x4
08/09/2008, 21:23
Foi feito um "L", pois a fixação do novo é ao contrário do original, daí colocou o esticador do caminhão mercedes bens, ficando fácil. Foi uma besterinha....Porém muito eficaz...:mrgreen:
Meu problena é que a bomba da DH está do mesmo lado e ficou com pouco espaço. Mas deu tudo certo.
Ficou da hora!:concordo:
emtsuhako
16/09/2008, 12:24
Foi feito um "L", pois a fixação do novo é ao contrário do original, daí colocou o esticador do caminhão mercedes bens, ficando fácil. Foi uma besterinha....Porém muito eficaz...:mrgreen:
Meu problena é que a bomba da DH está do mesmo lado e ficou com pouco espaço. Mas deu tudo certo.
Manero essa adaptação! Agora vc não vai mais perder o pára-choques... :mrgreen:
Dantas Guedes
16/09/2008, 17:03
Manero essa adaptação! Agora vc não vai mais perder o pára-choques... :mrgreen:
Agora só que rasgar a dataria, como vídeo que você mandou, no mais...CHÉ, PODE ERGUER...:lol:
shuther4x4
16/09/2008, 19:43
...CHÉ, PODE ERGUER...:lol:
Fala Sorocabano, enraizou de vez agora!!!!:putz:
shuther4x4
16/09/2008, 19:45
Manero essa adaptação! Agora vc não vai mais perder o pára-choques... :mrgreen:
Pelo contrário camarada Edson, ele ficou bem firme (enfiado no para lámas direito:mrgreen::mrgreen::mrgreen:)
não resisti!!!!!
Dantas Guedes
17/09/2008, 08:42
Fala Sorocabano, enraizou de vez agora!!!!:putz:
Você já está contaminado, não adianta. Se bem que Franca não é muito diferente...:mrgreen:
Não era para amarrar o parachoque no paralama? Ché.... Pode erguer....:putz:
Amigos,
nesta semana pararam nas minhas mãos umas placas (painéis) solares que emitem energia entre 15V e 19V... (porque??? - porque não usam 10-13V para ligar direto na bateria???)
Ocorre que fui pesquisar sobre como instalar e verifiquei ser obrigatório comprar reguladores de voltagem para não deixar passar de 14V e para desligá-los também - afim de não explodir a bateria.
Preço???
R$150 um de 5ampéres.. (gastaria mais de R$1.500)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-100572962-controlador-de-carga-1224-volts-5a-80160w-p-painel-solar-_JM
Um, ainda fraco para mim, de 24A - R$600 (gastaria R$1200):
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-99152331-controlador-de-carga-digital-1224v-24a-autom-painel-solar-_JM
E - o que vcs tem a ver com isto??? Resolveram um grandíssimo problema meu explicando o funcionamento dos reguladores automotivos...
Como diz a turma da casseta: SEUS PROBREMAS SI ACABARANSSI: 1. regula a tensão; 2. interrompe a carga quando a bateria já está carregada.
Por isto, MUITO OBRIGADO a todos que contribuiram para a existência deste fórum, do qual sou membro. E todos que postaram e mantém o sistema funcionando.
Daniel
Comprei um regulador hoje:
Gaus 058 (da F1000, corcel, ...).
http://www.gauss.ind.br/index.php?url=iframe_produtoindividual.php&qual=57
Aparentemente não funcionou, a tensão ficou sempre acima de 16V.
Alguém tem outra idéia para baixar a tensão?
Testes já realizados:
1. Ligação de um regulador gaus 058 em todas as possibilidades de conexão dos cabos e do terra (carcaça). Coloquei até a carcaça no positivo e os outros cabos no negativo e no positivo, alternando-os. A tensão só baixava nos curtos (ha ha ah).
2. Ligação de um no-break de computador com bateria externa no banco de baterias do painel - a tensão continou alta.
- Testes futuros:
1. Comprar e testar outros reguladores - principalmente o do fusca que parece ser diferente.
2. Passar o sistema de baterias para 24V e carregar com 16-19V. Problema: para usar a energia depois vai ser preciso voltar para 12V.
3. Buscar e testar conversores de 24V para 12V. Problema: 1. são caros; 2. "roubam" muita energia, até 20%.
Dúvida:
1. A bateria carrega se a tensão for baixa? Tipo bateria de 12V carregando com 6V?? Parece que tinha um negócio de ser preciso "quebrar" a tensão resistiva interna das baterias para poder transformar o ácido - e assim carregá-lo energéticamente.
Daniel
BACALHAU
04/08/2009, 21:14
Daniel, como você está medindo essa tensão?
Em vazio ou com carga?
Melhor explicando a pergunta... :putz:
Você está medindo esses 16 V na saída do regulador sem que esteja conectado à bateria (tensão a vazio ou sem carga)?
A bateria tem uma resistência interna que irá fazer com que a tensão medida com ela ligada ao regulador (com carga) seja menor do que com ela desligada do regulador (sem carga).
Mas outros fatores muito importantes devem ser considerados:
São basicamente 3 os critérios para escolher um carregador :
● tensão (voltagem) nominal
● intensidade (amperagem) nominal da corrente de carga
● curva de carga
A tensão nominal do carregador deve ser compatível com a tensão nominal da bateria que se deseja carregar.
A intensidade nominal da corrente de carga deve ser compatível com a capacidade da bateria que se deseja carregar. Uma corrente baixa demais não conseguirá carregar em tempo razoável; uma corrente alta demais será "rejeitada" pela bateria. É recomendado que a intensidade nominal da corrente de carga, em ampères (A), seja entre 5 e 25% da capacidade nominal da bateria em ampéres-horas (Ah).
Exemplo : temos 2 baterias 12V de 150Ah cada uma, montadas em paralelo (positivo ligado com positivo e negativo com negativo). Isso constitui um banco 12V de 300Ah. A corrente de carga deverá ter uma intensidade entre 15A (5% de 300Ah) e 75A (25% de 300Ah). A escolha final dependerá do tempo disponível para carregar (leva muito mais tempo para carregar com 15A que carregar com 75A; em contrapartida as baterias serão melhor carregadas com 15A que com 75A).
Para conseguir carregar uma bateria até 100%, a tensão de carga real máxima - diferente da tensão nominal - deve no final da carga atingir 14,4 V (ou mais, dependo do tipo da bateria). É a tensão máxima que pode agüentar uma bateria: acima desse valor aparece o fenômeno de eletrólise que separa o hidrogênio e o oxigênio da água. A bateria "borbulha" ou "ferve", perde água, não armazena mais energia e acaba danificada. (as seladas podem explodir). Todavia se deixada sob essa tensão por muito tempo, mesmo com corrente muito baixa, a bateria perderá água aos poucos num fenômeno de mini-eletrólise. Por outro lado, os equipamentos veiculares 12V não devem funcionar sob uma tensão acima de 13,6V. É por essas razões que os alternadores comuns não ultrapassam a tensão de 13,6V : desse jeito, não há risco de "secar" a bateria ou "queimar" todas as lâmpadas do veículo; em contrapartida o nível de carga não ultrapassa 70% .
Para carregar completamente, é necessário elevar a tensão de carga até o valor máximo e rebaixá-la logo que completados os 100% de carga : é preciso programar a operação de carga. Isso somente foi possível com o desenvolvimento dos micro-processadores que permitiram o surgimento da nova geração de carregadores : os carregadores "inteligentes". Eles executam a chamada carga em regime de flutuação, ou seja, após a bateria estar totalmente carregada eles fornecem apenas uma pequena tensão que evita que a mesma se descarregue.
Não sei exatamente o que você pretende fazer, mas já que o assunto é "fora do tópico", entre em contato através do meu e-mail (bacalhaucsb@hotmail.com) e se eu puder ajudá-lo...
...a incendiar a sua casa.:mrgreen:
Nivaléria
04/08/2009, 22:07
Dantas Guedes, to numa luta pra acertar um bosch 90 no meu niva. num consegui entender bem as fotos. tem como postar elas pro meu email flaviomr1980@hotmail.com. você teve que alterar as medidas dos suportes??? o que vai no esticador ficou semelhante ao que fiz, mas não entendi aonde você colocou aquele L.
grato
cesar_am
05/08/2009, 11:01
Poxa, Bacalhau, e vc está com a "carga" toda.....cuidado para não explodir...:mrgreen:
Que aula de eletricidade ...:palmas:
Colabarando, em anexo, o circuito de um carregador de bateria 12V...
A explicação fica a cargo do mestre....:mrgreen: ..faltei a esta aula da faculdade...:mrgreen:
Abraços.
BACALHAU
05/08/2009, 13:35
Poxa, Bacalhau, e vc está com a "carga" toda.....cuidado para não explodir...:mrgreen:
Que aula de eletricidade ...:palmas:
Colabarando, em anexo, o circuito de um carregador de bateria 12V...
A explicação fica a cargo do mestre....:mrgreen: ..faltei a esta aula da faculdade...:mrgreen:
Abraços.
Nem tanto, caríssimo Cesar, nem tanto. :stop:
Sou apenas um BACALHAU com alguns genes do Poraquê :rolleyes: (http://portalamazonia.globo.com/artigo_amazonia_az.php?idAz=110).
Bacana o seu circuito, mas já que você faltou a essa aula da faculdade, peça para algum colega, que tenha ido, a relação dos componentes do circuito. :twisted:
Caso contrário teremos que apelar para um "mestre" desta lista: http://www.ilocal.com.br/produtos-servicos/sao-paulo/cartomante-quiromante-buzios-e-taro. :mrgreen:
__________________________________________________ _____________
Um recado ao Daniel: Meu camarada, NENHUM regulador de voltagem automotivo vai chegar perto de um desses que você colocou o link.
IPC: ao lidar com energia elétrica, é fundamental saber o que se está fazendo, pois as consequências podem ser fatais, mesmo trabalhando com voltagens baixas. O que mata é a intensidade da corrente (amperagem). Uma corrente de apenas 20 mA (vinte miliampéres), ou seja, 2% de 1A (UM Ampére), ao atravessar o corpo, pode levar a uma parada respiratória.
Abraços chocantes
Flugêncio
05/08/2009, 17:20
Dantas Guedes, to numa luta pra acertar um bosch 90 no meu niva. num consegui entender bem as fotos. tem como postar elas pro meu email flaviomr1980@hotmail.com. você teve que alterar as medidas dos suportes??? o que vai no esticador ficou semelhante ao que fiz, mas não entendi aonde você colocou aquele L.
grato
Flavio,
Talvez a foto abaixo possa lhe ajudar nas idéias.
Bacalhau, obrigado pelas contribuições. Ia te responder via e-mail, mas postando aqui pode ser útil a alguém futuramente, e muitas coisas podem ser aplicadas ao niva e elétrica automotiva em geral.
Hoje investi o dia testando aquele sistema e tentando baixar a tensão das placas.
Responde a sua pergunta, os testes que davam alta tensão:
1. Conectado a uma bateria com carga próxima a 100% (deu 17V).
2. Teste direto no terminal das placas sem conectar às baterias (18V a 19V)
Hoje fiz outros testes:
1. Ligação de mais duas baterias com pouca carga na "linha" das placas
1.1 Na primeira, coloquei uma bateria ruim (60A), na segunda uma carregada (60A) e na terceira uma com pouca carga (150A).
1.2 Resultado com as placas (19V) ligadas: o voltímetro não passou de 12,6V (na primeira), 12,4V na segunda e 12,3V na terceira.
1.3 Daí conclui-se: dá para regular a tensão colocando uma bateria esculhambada na ponta do carregador com alta tensão que as outras baterias sofrerão menos.
2. Liguei vários capacitores. O mais forte deles baixou a tensão um pouco - de 18V para 16V, mas aparentemente não passa corrente. Estranho. Vou testar mais amanhã, quando o sol ficar forte.
3. Liguei algumas resistências diferentes. Esquentavam muito. Não deixaram passar corrente.
4. Liguei o no-break (saída: 13,6V) junto com as placas solares (saída 19V) e testei se passava corrente (Ampéres) no circuito das placas - ou se elas iam desligar. Resultado: positivo, sem problemas ligar vários circuitos de voltagem diferentes nas baterias.
5. Liguei um transformador de lâmpada neón de caminhão 24V - cuja tensão de saída não está escrita. Resultado: não sai tensão nenhuma que seja lida pelo voltímetro. Este teste deu muito trabalho, só tempo perdido.
6. Aquecimento das baterias: nenhuma aqueceu externamente ao contato da mão.
7. Liguei o amperímetro de escala pequena (0 a 10A) na linha positiva do no-break e nas baterias. Não saiu de 0. O voltímetro marcava 13,6V, ou seja, está passando corrente, mas não marca no amperímetro. Alguém sabe como o no-break carrega as baterias? Aliás, alguém sabe como funciona as bobinas internas dele? - Desmontei um velho queimado que eu tinha.
Testes futuros:
1. Verificar funcionamento de diodos - parece que tem um jeito de diminuir.
2. Testar durabilidade da primeira bateria da linha.
3. Com três baterias carregadas 100%: verificar tensão na primeira, segunda e terceira ao serem submetidas a 19V.
Grandes dúvidas:
1. A bateria carrega ou não em tensão abaixo da nominal (tipo 5V em baterias de 12V)?? Perde ou não corrente?? Perde energia?
2.
Já estou cansando disto, vou deixar ligado direto dos painéis mesmo, sem redução de tensão e sem a instalação de nada. Quando der 14,4V no voltímetro na útima bateria, eu desligo os painéis. A primeira bateria já está quase "morta" mesmo.
Espero que algo aqui seja útil aos amantes de Niva.
Daniel
A segunda dúvida é tão grande que até coloquei um post só p/ ela:
Qual a potencia efetiva de um alternado? Qual tensão considerar? Tem duas:
1. A tensão de saída sem que esteja ligado à bateria (geralmente 14V).
2. A tensão quando se liga à bateria, que cai dependendo da carga da bateria (chega até a 10V).
Ocorre que a tensão fica na mesma, por exemplo, 10A.
Aí Pregunto:
1. a potência de carregamento é 10A x 12V = 120 Watts/h???
2. OU a potência de carregamento é 10A x 10V = 100 Watts/h???
3. No meu caso faz toda a diferença, pois é 10Vx10A (100W) ou 20Vx10A (200W).
Qual tensão considerar? A maior ou a menor?
Daniel
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