PDA

Ver Versão Completa : BLOWER no motor a ar



Marcelo A. Marchiodi
06/03/2007, 22:41
Achei isso no Mercado Livre, um Fusca com o turbo compressor (blower) do Fiesta Supercharger, achei muito interessante, uma maneira simples e eficiente de deixar o motor a ar mais forte!
Achei isso pois estava fuçando nesse assunto (e pensando em montar um no meu Gurgel) depois que um amigo meu, entendido de motores a ar das antigas, me disse que usou nos anos 80 um tipo de "mini-blower" no Fusca dele, tocado pela polia do motor, mas era um negócio meio artesanal, tipo "faça você mesmo"! Mas segundo ele funcionava muito bem!!!
Alguém já viu essa adaptação?
O que acham?

CArioca
07/03/2007, 06:35
Muito bem penasado!! Minha dúvida é se as roscas dos estojos de fixação do cabeçote vão aguentar o aumento de compressão... mas sem dúvida é muito bem bolado.

CArioca
07/03/2007, 06:40
A propoósito, Marcelo, legal saber que vc tem gurgel. Tive um x-12 por nada menos que 18 anos, e fazia trilha, raid, viagens... se precisar de alguma dica que possa ajudar, estou à disposição.

Elias RS
07/03/2007, 13:54
Achei isso no Mercado Livre, um Fusca com o turbo compressor (blower) do Fiesta Supercharger, achei muito interessante, uma maneira simples e eficiente de deixar o motor a ar mais forte!
Achei isso pois estava fuçando nesse assunto (e pensando em montar um no meu Gurgel) depois que um amigo meu, entendido de motores a ar das antigas, me disse que usou nos anos 80 um tipo de "mini-blower" no Fusca dele, tocado pela polia do motor, mas era um negócio meio artesanal, tipo "faça você mesmo"! Mas segundo ele funcionava muito bem!!!
Alguém já viu essa adaptação?
O que acham?

E aí Marcelo!!!

Bem interessante essa sua descoberta! Só uma resalva, turbo compressor é uma coisa, blower ou supercharger ou compressor mecânico (todos tem o mesmo princípio de funcionamento) outra.
Mas deve ficar bom, pois o supercharger tem funcionamento mais homogêneo que o turbo. Ou seja ele funciona desde as mais baixas rotações não tendo aquel coice característico dos turbos grandes e nem enforca o motor como os turbos menores...
Daí dá para imaginar um desempenho, em situações off-road, muito bom para o seu Gurgel, caso vc venha a fazer isso!

Valewww!

Elias

Marcelo A. Marchiodi
31/07/2007, 09:39
E aí Marcelo!!!

Bem interessante essa sua descoberta! Só uma resalva, turbo compressor é uma coisa, blower ou supercharger ou compressor mecânico (todos tem o mesmo princípio de funcionamento) outra.
Elias

Ops...:oops: é mesmo, que mancada, se tivesse como editar o nome do tópico... mandei uma MP para o moderador, vamos ver!
Bom, ainda estou à procura de um blower desses, por aqui não é fácil encontrar.

Sukys
31/07/2007, 15:21
Marcelo,

Já respondi sua MP.

Quanto ao blower, ouvi dizer que a Crestana & Crestana tem a venda. Não tenho endereço desta empresa mas acredito que encontre pelo Google.

Quanto a foto, se fizer coisa do tipo não cometa o mesmo erro de acionamento, tracionando o blower através de correia de alternador original.
É aquela história, a força de uma corrente é igual ao seu elo mais fraco, e dependendo da pressão o blower pode representar alguns HP's a mais sobre a correia.

Sds,
Sukys

zoega
31/07/2007, 19:03
No mercado livre e no Hot PA tem alguns...

Marcelo A. Marchiodi
01/08/2007, 10:01
Sukys, valeu pela atenção! Entendi, a polia motora deve vir da principal do motor né, do virabrequim. Não tinha percebido esse erro.

Zoega, dei uma olhada no ML e no Hot PA (que não conhecia) nesse último tem vários, mas aquele 4.53, estão até baratos, mas são grandes para um motor à ar.

No ML apareceu um "turbo elétrico", tocado por um motorzinho, diz aumentar 35 a 30% de potência. será mesmo?

zoega
01/08/2007, 12:30
Acho que vc tem que correr atrás do M24 do fiesta 1.0 supercharger... No Ml tem alguns...

Esse turbo elétrico do ML, acho que é mancada, parece igualzinho a ventoinha de ar quente da minha F100. Não dá pressão nenhuma isso aí e ainda mais por 500 pila... Se quiser faça um desse, passe no desmanche que vc acha um ''compressor'' desse facilmente...

Sukys
01/08/2007, 13:46
...a polia motora deve vir da principal do motor né, do virabrequim...

Não necessáriamente. Muitas vezes não existe como deixar todas as polias no mesmo alinhamento ou não existe como fixar alinhadores ou esticadores, daí pode-se optar pelo uso de mais de uma correia.
O problema está em manter a correia do girabrequim original. Deveria ter sido substituída por outra do mesmo estilo que aciona o blower.


No ML apareceu um "turbo elétrico", tocado por um motorzinho, diz aumentar 35 a 30% de potência. será mesmo?

Turbina acionada por motor elétrico é coisa antiga, e dependendo do motor em que será instalado pode até gerar uma pressão razoável, só que o motor que aciona a turbina consome um absurdo de energia e normalmente não se presta para um funcionamento continuado.

Sds,
Sukys

Luciano SHAKALL
01/08/2007, 14:10
"... Acho que vc tem que correr atrás do M24 do fiesta 1.0 supercharger... No Ml tem alguns..."http://lista.mercadolivre.com.br/eaton-m24 :concordo:

[]'s

edwint
17/08/2007, 10:34
Achei isso no Mercado Livre, um Fusca com o turbo compressor (blower) do Fiesta Supercharger, achei muito interessante, uma maneira simples e eficiente de deixar o motor a ar mais forte!
Achei isso pois estava fuçando nesse assunto (e pensando em montar um no meu Gurgel) depois que um amigo meu, entendido de motores a ar das antigas, me disse que usou nos anos 80 um tipo de "mini-blower" no Fusca dele, tocado pela polia do motor, mas era um negócio meio artesanal, tipo "faça você mesmo"! Mas segundo ele funcionava muito bem!!!
Alguém já viu essa adaptação?
O que acham?


CARACA QUE GANBIARRA, esta ligado no alternador??? a correia do motor deve fritar em 10 minutos no maximo.....

cRiPpLe_rOoStEr
18/07/2009, 03:45
o próprio ferdinand porsche chegou a testar versões do kubelwagen tanto com turbo quanto com supercharger... se por um lado o turbo tinha a vantagem de não necessitar mais uma correia, pelo outro lidar com o turbo-lag naquela época era ainda mais complicado.........

Franco Fileppo
18/07/2009, 20:55
quero um desse pro meu fuka! deve melhorar muito e ainda tem uma grande vantagem em cima de turbo em boxer:utiliza um carburador e isto significa que sempre vai estar regulado!

cRiPpLe_rOoStEr
18/07/2009, 21:16
ainda tem uma grande vantagem em cima de turbo em boxer:utiliza um carburador e isto significa que sempre vai estar regulado!

não entendi essa observação... se turbinar tb vai precisar do carburador.........

Franco Fileppo
18/07/2009, 22:32
É que a maioria dos fuscas turbo 99% utilizam dupla carburaçao e nesse sistema só tem um, e é mais facil de regular.

jfazioni
19/07/2009, 01:16
ele quis dizer que da p/ usar apenas 1 carburador, porque quando se turbina um motor boxer, geralmente ele vai andar no alcool, e com apenas 1 carburador, vc não consegue usar alcool, pq ele congela no coletor ate chegar nos cabeçotes...

cRiPpLe_rOoStEr
19/07/2009, 02:16
ele quis dizer que da p/ usar apenas 1 carburador, porque quando se turbina um motor boxer, geralmente ele vai andar no alcool, e com apenas 1 carburador, vc não consegue usar alcool, pq ele congela no coletor ate chegar nos cabeçotes...

então ia ficar foda adaptar blower em fusca a álcool...:putz: a não ser que (lá vem gambiarra...) se desse um jeito de adaptar um sistema de aquecimento do coletor... será que ia prestar fazer uma coisa dessas usando o óleo??? lembram das motos suzuki que vinham com sacs? até alguns kei-jidosha usaram esse sistema de refrigeração que aproveitava o óleo... de repente como o óleo absorve calor que é eliminado pelo radiador de óleo poderia se aproveitar para aquecer o coletor...

pflouis
21/07/2009, 11:19
Achei isso no Mercado Livre, um Fusca com o turbo compressor (blower) do Fiesta Supercharger, achei muito interessante, uma maneira simples e eficiente de deixar o motor a ar mais forte!
Achei isso pois estava fuçando nesse assunto (e pensando em montar um no meu Gurgel) depois que um amigo meu, entendido de motores a ar das antigas, me disse que usou nos anos 80 um tipo de "mini-blower" no Fusca dele, tocado pela polia do motor, mas era um negócio meio artesanal, tipo "faça você mesmo"! Mas segundo ele funcionava muito bem!!!
Alguém já viu essa adaptação?
O que acham?


Marcelo este ultimo final de semana teve uma trilha aki em caxias do sul RS e tinham 2 gaiolas equipadas com o supercharger do fiesta uma era ap e a outra a ar. Ficou muito bomm....... os motores eram muito fortes e sem ter aquele lag de turbo, acho q futuramente vou botar um no meu baja tbm. Vou ver se consigo fotos pra postar aki.

Abração

duduboy
06/05/2010, 18:36
iai galera blz???
eu tenho uma gaiola de trilha com motor a ar 1600 torc da kombi 92 com dupla carburação eu meinterecei muito com esse blower e gostaria de + informaçoes sobre esse sistema sobre o consumo
e pq estou retificando meu motor agora e gostaria de dar uma mechida nela mas so de leve sem alterar muito
aguardo mais informaçoes
vlw
abraço

jcaguiargti
10/05/2010, 10:31
Aqui na região da serra do R/S (Caxias do sul, flores da cunha , Farroupilha etc...) ja existem alguns fuscas , gaiolas e até um gol bx , na qual eu tive a oportunidade de andar e este dava couro em varios "esportivos"... gol gti , astra gsi, entre outros fica muito bom mesmo , mas nao pode poupar na carburação....

GAIOLA TORK 31X10,5X15
10/05/2010, 10:41
Se alguem precisar de blower da linha detroit , só me dar um alo .
O blower mais indicado para um motor a ar seria o menor da linha detroit que é o modelo 4.53 . sei quem tem zero sem uso e usadinho em perfeitas condiçoes , deve dar um folego animal no motor e com força desde a baixas rotaçoes .
tambem estou animado em montar um na minha gaiola . ah estou terminando de fazer o motor da gaiola .
ah se alguem precisar de informaçao sobre esses compressores , tenho um pouco de cnhecimento sobre funcionamento e oque precisa ser feito para montalo em um motor adaptado , quem precisar é só perguntar que em que eu puder ajudar eu ajudo .
cotabilaugusto@hotmail.com

oliveiraideal
10/05/2010, 12:30
quanto fica uma dessas aí pra mim? :D

tenho um 1600 que acabei de "comprar" troquei num motor 1300 e voltei uma grana, não sei como ele tá, se tá bem ou se está ruim.. eu vou ver só na prática.. hehe, quero um supercharger desses para colocar na minha nega.. quanto fica? é fácil de adaptar? o que precisa mudar na instalação original? e o resto das perguntas idiotas.. o q melhora? etc~

me manda um email se puder ou então vai lá no Gaiola 'Sauron' que eu estou sempre pertubando no meu tópico! hehe
abração velho! tudo de bom!

GAIOLA TORK 31X10,5X15
11/05/2010, 11:16
quanto fica uma dessas aí pra mim? :D

tenho um 1600 que acabei de "comprar" troquei num motor 1300 e voltei uma grana, não sei como ele tá, se tá bem ou se está ruim.. eu vou ver só na prática.. hehe, quero um supercharger desses para colocar na minha nega.. quanto fica? é fácil de adaptar? o que precisa mudar na instalação original? e o resto das perguntas idiotas.. o q melhora? etc~

me manda um email se puder ou então vai lá no Gaiola 'Sauron' que eu estou sempre pertubando no meu tópico! hehe
abração velho! tudo de bom!
OPA AMIGO EU VEJO O PREÇO SIM PRA VOCE E POSTO AQUI OU MANDO POR MP , ENTAO PRA VOCE INSTALAR UM BLOWER EM SEU MOTOR ELE TEM QUE ESTAR COMPLETAMENTE EM ORDEM , SE INSTALAR EM UM MOTOR "CANSADO" AO INVÉS DE TER ALEGRIA VOCE TERA APENAS DOR DE CABEÇA , AI VOCE PODE ACHAR QUE O PROBLEMA ESTA NA ULTILIZAÇAO DO BLOWER E NAO SERÁ . QUANTO A ADAPTAÇAO É A COISA MAIS SIMPLES DO MUNDO APENAS FAZER UM SUPORTE PARA ELE FICAR COM A POLIA EM ALINHAMENTO A POLIA DO VIRABREQUIM E SUA LINHA DE PRESSURIZAÇAO , ELE PODE SER INSTALADO DE LADO , PARA FACILITAR O ACOMODAMENTO NO MOTOR A AR QUE PELA CAPA DE REFRIGERAÇAO NAO NOS DEIXA MUITO ESPAÇO PARA ACOMODAMENTO , MAS DE LADO É SIMPLES DE TUDO . EU GOSTO DOS BLOWER GM PELA RESISTENCIA , EM MOTORES ESTACIONARIOS ELE TRABALHAM ANOS E ANOS SEM MANUTENÇAO ALGUMA (SÓ TEM QUE TER OLEO É CLARO) , EU TIVE UM BLOWER EM UM MAVERICK A UNS 10 ANOS ATRÁS , EU TINHA ATÉ UMA TABELA DE POLIA PARA DETERMINAR A PRESSAO DE FUNCIONAMENTO , MAS COM UMA BLOWOFF DA PRA REGULAR SEM ERRO . EM MEU CASO VOU MONTAR O MOTOR INJETADO COM INJEÇAO PROGRAMAVEL , ENTAO VAI SER A COISA MAIS FACIL DO MUNDO A ADAPTAÇAO. TEM INJEÇAO PROGRAMAVEL A PREÇO DE BANANA (EX HIS ASPIRADO QUE SE ACHA POR 250,00 A 300,00 USADINHA) , MAS VOU ULTILIZAR OUTRO MODELO . O MEU VOU REGULAR A PRESSAO POR VOLTA DE 0,5 A 0,7 BAR NO MAXIMO , JÁ DEVE SER MAIS QUE SUFICIENTE PARA MINHA ULTILIZAÇA .
PRECISANDO MEU @ É cotabilaugusto@hotmail.com , MENSAGEM DO FORUM NAO CHEGAM EM MEU @ NAO SEI PORQUE .

cesarferreira
12/05/2010, 22:30
Olá Gaiola Tork,
Estou remontando meu buggy baby, e acabo de fazer o motor está no ponto para um blower do fiesta, ando querendo passear com os companheiros da confraria do buggy, mas depois da máquina blue quero mais potencia e acho que essa é uma solução muito melhor que adaptar um AP, e terei um bom ganho de potencia!! Tens idéia de quantos HPs poderia ganhar com uma adaptação destas?
Me envia estimativas de custo para o mail no meu perfil,
Obrigado.
cesarferreira

GAIOLA TORK 31X10,5X15
13/05/2010, 13:11
olá gaiola tork,
estou remontando meu buggy baby, e acabo de fazer o motor está no ponto para um blower do fiesta, ando querendo passear com os companheiros da confraria do buggy, mas depois da máquina blue quero mais potencia e acho que essa é uma solução muito melhor que adaptar um ap, e terei um bom ganho de potencia!! Tens idéia de quantos hps poderia ganhar com uma adaptação destas?
Me envia estimativas de custo para o mail no meu perfil,
obrigado.
Cesarferreira

opa cesar , quanto a cavalaria acho dificil eu te dar um valor de ganho (O CORRETO SERIA MEDIR EM DINAMOMETRO ANTES E DEPOIS) , mas como costumo ser conservador ao maximo . Em um motor de 100hp original aspirado o seu ganho deve ficar em uns 50% a 60% , isso ultilizando uma pressao de trabalho baixa coisa de 0,7 bar no maximo , e como oque precisamos em um veiculo off road é força em baixa rotaçao , o blower é o + indicado , pois o motor continuara ultilizando baixas rotaçoes entao sua vida util será inalterada .

E a vida util de um equipamento desse é incomparavel , uma vez adaptado esquece ....

coutinhocarlos
14/09/2011, 11:08
Marcelo,

Já respondi sua MP.

Quanto ao blower, ouvi dizer que a Crestana & Crestana tem a venda. Não tenho endereço desta empresa mas acredito que encontre pelo Google.

Quanto a foto, se fizer coisa do tipo não cometa o mesmo erro de acionamento, tracionando o blower através de correia de alternador original.
É aquela história, a força de uma corrente é igual ao seu elo mais fraco, e dependendo da pressão o blower pode representar alguns HP's a mais sobre a correia.

Sds,
Sukys

Bom dia amigo...
Vi a sua colocação referente ao questionamento do acionamento do blower pela correia do alternador original do motor VW a ar.
A correia tipo V é muito resistente a tração, e com dimensionamento correto ela pode atender a necessidade, o que tbm tem que ser avaliado é o perfeito alinhamento e os esforços nas fixações da polia superior; o sistema perfeito seria semelhante da correia dentada, que inclusive é usado em motocicletas na tração da roda traseira.

salvatti
15/09/2011, 11:19
eu tenho um blower do fiesta no fusca de trilha...
1600 kit tork, comando 2arg, cabeçote trabalhados, uma DFV 446 e um blower do fiesta...
fico excelente...andando no alcool.
ahh, precisa uma bomba elétrica a original não aguenta.

com essas polias ta enchendo 0,7 em 5.000 RPM...melhorou muito do motor original.
precisa uns acertos de carburação ainda, ta parado faz uns 3 meses já...falta vontade mecher nele hehe
Fusca baja teste blower - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=EuqWBvbkNU4)

MOZ Racing
17/09/2011, 16:50
eu tenho um blower do fiesta no fusca de trilha...
1600 kit tork, comando 2arg, cabeçote trabalhados, uma DFV 446 e um blower do fiesta...
fico excelente...andando no alcool.
ahh, precisa uma bomba elétrica a original não aguenta.

com essas polias ta enchendo 0,7 em 5.000 RPM...melhorou muito do motor original.
precisa uns acertos de carburação ainda, ta parado faz uns 3 meses já...falta vontade mecher nele hehe
Fusca baja teste blower - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=EuqWBvbkNU4)


qual a relacao q vc usa nas polias ????

salvatti
19/09/2011, 08:51
qual a relacao q vc usa nas polias ????

ahh nem lembro, teria que medir pra ver!

Kuhlmann
19/09/2011, 11:00
Aquela polia do alternador teve que alongar a rosca do induzido ou usa a original mesmo ?
E parabéns foi a adaptação mais interessante que eu já vi deste blower , numa gaiola isso ficaria lindo !!!

gudavoli
19/09/2011, 21:39
quais os contras de ligar a correia na polia do alternador ?????