Ver Versão Completa : Servofreio - SOCORRO
Mauro_PJ
06/03/2007, 09:04
Salve pessoal,
Estou fazendo a adaptação de pedaleira suspensa e servofreio no meu CJ5. Acontece que o Jeep não pega freio nem a pau. O cilindro mestre é zero bala, os cilindros de rodas estão todos em perfeito estado (e limpos), a cuíca já foi trocada e quando da sangria tem muita pressão. O jato de uma roda vai até a outra de boa pressão mas quando aciono o pedal o freio vai baixando. Já foram conferidos além dos ítens acima, a tubulação. Não há vazamento algum. O mecânico é experiente mas está quebrando a cabeça.
Alguém pode me dar uma dica do que mais devemos averiguar?
O que pode ocasionar esse tipo de problema levando-se em conta que já foram conferidos os cilindros de rodas, o mestre, a cuíca e a tubulação?
Agradeço o socorro pois tá dureza.
p.peleje
06/03/2007, 09:09
O sistema está perdendo pressão. Pode ser que não esteja bem sangrado.
O pedal baixa rapidamente?
[]s
Peleje
felipemendes
06/03/2007, 09:44
Pergunta clássica: qual o cilindro mestre? Tem volume suficiente? Se vc não vê vazamento, pode ser no cil. mestre, já que neste caso o vazamento interno é possível. Nas rodas, o vazamento seria necessariamente para fora.
Sds,
Felipe
Mauro_PJ
06/03/2007, 12:38
O cilindro mestre é o BENDIX do Opala (a partir de 81).
Mauro_PJ
06/03/2007, 12:41
Peleje, o pedal só firma na segunda pisada. Depois volta a zero. Toda a tubulação foi revista e não há vazamento. Rapaz, estou ficando desanimado com isso. Pra quê fui mexer no que tava quieto!!!?
André-4WD
06/03/2007, 17:05
Salve..
Na rural eu tb tenho q pedalar p/ pegar. Tem servo de GOL.. mas o mecanico me disse que alem do servo ser pequeno, a tubulação é muito fina, não consegue levar liquido em quantidade suficiente para acionar o sistema adequadamente. Dá uma olhada nisso..
sds
andre
Salve pessoal,
Estou fazendo a adaptação de pedaleira suspensa e servofreio no meu CJ5. Acontece que o Jeep não pega freio nem a pau. O cilindro mestre é zero bala, os cilindros de rodas estão todos em perfeito estado (e limpos), a cuíca já foi trocada e quando da sangria tem muita pressão. O jato de uma roda vai até a outra de boa pressão mas quando aciono o pedal o freio vai baixando. Já foram conferidos além dos ítens acima, a tubulação. Não há vazamento algum. O mecânico é experiente mas está quebrando a cabeça.
O que pode ocasionar esse tipo de problema levando-se em conta que já foram conferidos os cilindros de rodas, o mestre, a cuíca e a tubulação?
confere a regulagem do servo freio com o cilindro mestre.......o pino dentro onde aciona o cilindro mestre......
ja peguei pepino assim........
O cilindro mestre é o BENDIX do Opala (a partir de 81).
qual o diametro do reparo?????? 22mm???
qual o diametro dos cilindro de roda traseiros???
to axando pequeno o cilindro mestre.........
Thiago Pinto
07/03/2007, 08:54
Salve pessoal,
Mauro_PJ
Meu jeep tem a mesma configuração do seu.......ajuste as lonas de modo q as rodas fique com um pequeno atrito e seja feliz com essa adaptação.....o pedal vai ate o batente na primeira pisada, devido o curso da lona esta longe da panela.
felipemendes
07/03/2007, 11:52
Meu jeep tem a mesma configuração do seu.......ajuste as lonas de modo q as rodas fique com um pequeno atrito e seja feliz com essa adaptação.....o pedal vai ate o batente na primeira pisada, devido o curso da lona esta longe da panela.
Thiago,
Se estou certo, isso só deveria acontecer na primeira vez. Depois disso, o fluido deveria expandir os cilindros de roda e manter a regulagem. Porém, no cilindro mestre tem uma válvula que permite o fluido passar do reservatório para o sistema. Quando a válvula dá problema, o fluido vaza de volta para o reservatório. Mauro_PJ, tem como vc conseguir um cilindro desse emprestado pra testar?
Claro que as lonas (patins) podem estar empurrando os cilindros de roda pra dentro, mas acho improvável.
Abraço a todos,
Felipe
[QUOTE=felipemendes;359645]Thiago,
Se estou certo, isso só deveria acontecer na primeira vez. Depois disso, o fluido deveria expandir os cilindros de roda e manter a regulagem.
ERRADO, FREIO A TAMBOR SE NÃO TIVER REGULADA A LONA ELA EMPURA DE VOLTA O CILINDRO DA RODA E O LIQUIDO RETORNA...
Porém, no cilindro mestre tem uma válvula que permite o fluido passar do reservatório para o sistema. Quando a válvula dá problema, o fluido vaza de volta para o reservatório.
PRA TESTAR ISSO É SÓ ABRIR A TAMPA DO RESERVATORIO E PISAR NO FREIO, SE EMPURRAR LIQUIDO PRA CIMA TA COM PROBLEMA NO REPARO...
Mauro_PJ, tem como vc conseguir um cilindro desse emprestado pra testar?
Claro que as lonas (patins) podem estar empurrando os cilindros de roda pra dentro, mas acho improvável.
SE TIVER LONGE AS LONAS O FREIO FICA BAIXO MESMO NA PRIMEIRA PISADA....
JA FREIO A DISCO ISSO NÃO OCORRE PQ A PINÇA NÃO RETORNA.....
José Augusto
07/03/2007, 14:10
No CJ que tinha cilindro de opala, cuica de gol e lona originais, com essa configuração só levei susto e tive dor de cabeça.
Quase todo dia tinha que regular, bastava molhar, para a lona embarrigar, se pegasse barro então que drama, as vezes as tinha que parar para ajustar, com o calor as lonas acabavam por segurar a roda esquentando bastante a panela. As vezes ao querer parar o veículo quando em ré simplesmente o freio não funcionava.
É um sistema que exige muita manutenção, não são auto ajustáveis ou confiáveis como os traseiros das caminhonetes modernas.
Depois que instalei disco nas 4 com cilindro de F1000, só alegria, mesmo trocando os 31" para os 35" o resultado só melhorou.
Mencionei tudo isso, para vc pensar bem antes de gastar mais um centavo no sistema atual, se vc conseguir resolver apenas ajustando as regulagens do curso do embulo, tanto melhor, agora se tiver que trocar qualquer peça já pense em melhorar ou evoluir para um conjunto melhor.
Se o cilindro mestre estiver com defeito, quando trocar pegue um bem maior (D20, F1000, toyota, S10, ...) já pensando no futuro.
Mauro_PJ
12/03/2007, 11:25
Pessoal, resolvido o problema. Era justamente a regulagem da cuíca com o cilindro mestre. Mais ou menos o que o colega Fontana postou.
Agora estou com outro abacaxi seríssimo mas vou postar em outro tópico pois esse aqui com este título não condiz com minha necessidade no momento.
Agradeço a todos os colegas de forum pelas dicas pois todas foram levadas ao mecânico e certamente serviram para resolver o problema.
Grande abraço a todos.