Ver Versão Completa : Auto-diagnóstico na i.e. do Samurai 97
marcelopmoura
06/03/2007, 08:02
Como é o procedimento de auto-diagnóstico na injeção eletrônica do Samurai 97? Sei que existe um plug que permite fazer com que a luz do CHECK ENGINE pisque em forma de código, o qual deve ser traduzido em forma de mensagem. Mas como fazer tudo isso, é que eu não sei. Se puderem me ajudar, ficarei muito grato.
Marcelo Moura
Recife-PE
tem um conector de 6 pinos no chicote da parede corta-fogo logo atras da bateria
_^_
ABC
DEF
com um pedaco de fio, faca um JUMP entre o B e D... ligue o motor e observe o codigo.
T+
marcelopmoura
06/03/2007, 09:53
Fabil, como vou saber o que o código quer dizer? Por exemplo, acho que meu sensor map foi pro saco. Então, ele vai piscar uma certa quantidade de vezes que indicará que é o sensor? E onde vejo essas quantidades? Muito Obrigado!
Código Descrição
12 Sistema sem falhas. Sistema OK.
13 Sonda Lambda aquecida - sinal não flutua.
14 Alta voltagem no sinal do sensor de temperatura da água.
15 Baixa voltagem no sinal do sensor de temperatura da água.
21 Alta voltagem no sinal do sensor de posição da borboleta ou falha no interruptor de mínima.
22 Baixa voltagem no sinal do sensor de posição da borboleta.
23 Alta voltagem no sinal do sensor da temperatura do ar.
24 Falha no circuito sensor de velocidade.
25 Baixa voltagem no sinal do sensor da temperatura do ar.
31 Baixa voltagem no sinal do sensor de pressão absoluta.
32 Alta voltagem no sinal do sensor de pressão absoluta.
33 Alta voltagem no sinal do Medidor de massa de ar.
34 Baixa voltagem no sinal do Medidor de massa de ar.
41 Falha no sinal de ignição
42 Falha no circuito sensor de fase / Falha no circuito PMS / Interruptor de 5a marcha continuamente fechado se transmissão mecânica / Sinal de transmissão automática continuamente fechado
44 Falha no circuito interruptor de mínima (contato sempre aberto)
45 Falha no circuito interruptor de mínima (contato sempre fechado)
46 Falha no circuito corretor da marcha lenta.
51 Falha no circuito do sistema de recirculação de gases (EGR).
52 Falha no controle da mistura pobre/rica / Eletro-injetor com vazamento.
53 Falha na U.C.F. / Alimantação elétrica e aterramento.
54 Interruptor de 5a marcha continuamente fechado.
71 Fim de diagnóstico.
davilsantos
06/03/2007, 12:42
e no vitara como funciona?
marcelopmoura
07/03/2007, 12:47
Fabil,
Não consegui achar esse plug do auto-diagnostico e continuo sem poder andar no jipe, ele tah fazendo 3km/litro por causa disso!!! Este conector está solto ou plugado em outro fio? Devo contar as piscadas, eh isso? Só q estava olhando a tabela de códgs e não tem o cód p falha no Sensor MAP. E aí?
fui no site da Suzuki net e olhei o esquema... não achei nada nem no cofre do motor, e nem o tal slot vazio na caixa de fusiveis interna...
O meu é um Samurai 97
[]´s
Marcelo...
cod. 33 e 32 sao relativos ao MAP = sensor de pressao absoluta
o conector fica solto, talvez esteja tapado por fita isolante por culpa de algum eletricista que nao sabia do que se trata... mas ele deveria ficar no chicote atras da bateria mesmo...
slot vazio na cx de fusiveis só nos 95 p/ baixo e mesmo assim nao sao todos.
T+
Fabil,
te mandei uma MP
[]´s
davilsantos
07/03/2007, 20:18
fabil tu sabe onde fica ese plug no vitara?
se nao me engano atras do farol esquerdo ( ou direito? ) sei lá... só tenho certesa de que fica atra de um dos farois....heheheh
T+
luiztacco
08/03/2007, 10:05
Na página da Suzuki Off Road tem um Procedimento de Check Engine
http://suzukioffroad.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=58&Itemid=33
marcelopmoura
09/03/2007, 07:56
Marcelo...
cod. 33 e 32 sao relativos ao MAP = sensor de pressao absoluta
o conector fica solto, talvez esteja tapado por fita isolante por culpa de algum eletricista que nao sabia do que se trata... mas ele deveria ficar no chicote atras da bateria mesmo...
slot vazio na cx de fusiveis só nos 95 p/ baixo e mesmo assim nao sao todos.
T+
Fabil,
Achei o plug, liguei os pontos e contei 37 piscadas, com vários intervalos de tempo diferentes. Depois passou um tempo sem piscar e voltou novamente até 71 piscadas, ou seja, o fim do diagnóstico. E não tem nada que fale sobre 37 piscadas! Vou tentar agora com o fusível, pra ver se repete a quantidade. Outra coisa, vc sabe se uma revisão na parte elétrica do jipe pode ter causado essa queima do sensor? Pois soube q ele não queima, dura pra sempre. E se existe algum substituto nacional, ou outro quebra-galho? Não aguento mais andar de ônibus nesse calor infernal aqui do Recife! hehehe
Obrigado!
37 piscadas??? tô achando que vc contou errado....
veja bem... vc fecha o curto no plug, liga o motor e observa as piscadas...
o cod. 35 por exemplo severia ser assim..
P..P..P........P..P..P..P..P................P..P.. P.........P..P..P..P..P
sacou? P=piscada... a luz pisca a quantidade de um numero rapido (3), faz uma pausa de uns 4 segundos e pisca rapidanmente o correspondente ao segundo numero (5), depois dá uma pausa grande e comeca o ciclo de novo...
conta direito ae pq 37 nao tem....
e sim... uma revisao eletrica pode ter danificado o sensor sim, ou o chicote, até pq carros japoneses tem todo o sistema eletrico "invertido" ( tudo é chaveado no negativo) e isso dá uma confusao dos diabos p/ resolver problemas eletricos, pois a maioria dos "eletrecisistas" apanham um bocado até raciocinar ao contrario...
faz um teste simples... tenta arrumar um sensor MAP emprestado de samurai e liga no seu carro e veja se o problema persiste.. e vice-versa.. liga o seu MAP em outro samurai e veja o que dá...
sobre substiutir, MAP é MAP, todos que conheco trabalham com o mesmo range de voltagem, acho que se vc pegar um outro MAP de um outro motor 1.3 ( os fiat 1.3 ou os ford endura 1.3 pode ser uma opcao a verificar) e compatibilizar a fiacao pode ser que funcione...
os do FIAT 1.3 por exemplo eles até se parecem fisicamente com o do samurai.. uma caixinha externa a TBI ligada por uma mangueira...
T+
marcelopmoura
27/03/2007, 09:50
Valeu Fabil, consegui contar os códigos corretos. Terminou dando vários códigos, o q cheguei a conclusão com o mecanico, de q a UCE estava danificada. Concertei a UCE e agora falta o MAP, q também foi danificado por um possível curto feito pelo eletricista anterior. Mas aqui nao encontro map 1.3. Vou sair buscando em ferros-velhos mesmo.
Muito obrigado pelas dicas, ajudaram bastante!
Abraço!
consertou a UCE ? qual era o problema dela?
marcelopmoura
27/03/2007, 12:22
Era um transistor e uma trilha danificada. R$ 200,00 foi barato, Fabil?
Agora preciso do esquema elétrico dele (ano 97), você possui um modelo pra auxiliar o eletricista? Porque ele está com algumas dúvidas, tipo voltagens e outras mais..
Valeu!
tem uma historianha interessente....
" uma maquina carissima de uma industria parou de funcionar, o dono chama um tecnico , que chega, enfia a cara atras da maquina, e menos de 5 mim resolve o problema... passa na sala do dono da empresa e diz que o conserto ficou em R$1.000,00.
o dono assutou e indagou... " mas vc nao gastou nem 5 minutos e vai me cobrar R$1.000,00 ??? o que essa peca defeituosa tem p/ custar tao caro??? "
o tecnico disse... nao sr. a peca que estragou custa R$100,00 o meu servico custa R$900,00 porque EU sei onde estava o defeito".......
se 200,00 foi caro ou barato nao sei... mas que um transistor em geral custa menos de R$5,00 em qualquer lojinha de eletronica..hihihhihi
sobre o esquema eletrico tenho sim... mas eu tenho em papel ( possuo o manual de servico orginal da suzuki) sao mais de 500paginas, se quiser posso tirar uma copia p/ vc e depacho... nada que uns trocados nao resolvam...heheh
marcelopmoura
27/03/2007, 13:01
Essa história faz sentido mesmo! Afinal, qto tempo, suor e $$ o cara nao gastou p aprender isso e ir lá e descobrir o problema, nao eh?
Qto ao esquema, não precisa tanto, Fabil! Muito obrigado, mas acho q consigo resover trocando esse map logo, caso o defeito persista por bronca eletrica, vou pensar em trazer esse "manual bíblia" aí! hehehe. Abração
ps.: vc conhece algum outro map que caiba no samurai? porque esse da fiat (disseram-me que eram carburados) e da ford, não acho por aqui.
carburado?? cara MAP só existe em injecao eletronica... carburador nenhum usa MAP nao...
nao é possivel que ai em recife vc nao está achando palio 1.3 em desmanches,.... tenta o do 1.0 mesmo... ou do 1.5...
T+
marcelopmoura
28/03/2007, 15:16
eu sei, é q tinham me dito q o 1.3 da fiat era carburado. mas já desisti de botar de outro carro, achei um de samurai 97 mesmo. só resta saber agora (podes ver no teu esquema?) quantos volts entram e quantos saem em cada fio colorido do MAP. Podes ver isso pra mim? Sei q vc não é macaco gordo, mas vai me quebrar um galhão! hehehehe
Abraço
puxa... mas os caras daqui sao abusados mesmo hein???heheheh
vamos lá...
o chicote que liga no MAP
-fio cinza com vermelho = 5V de alimentacao ( ou seja.. quando vc liga a ignicao esse fio fornece de 4,75~5,25 V p/ alimentar o MAP)
- fio cinza com verde = sinal de retorno do MAP que varia entre 2 a 4v ( dependedo da pressao lida pelo sensor e é informado a centralina)
- fio cinza com amarelo = terra.
é isso ae... o resto é com seu eletrcista.. com essas infos ele saberá testar tudo...
Kayne MELO
31/03/2007, 06:29
Colega, peça aos caras do clube kazuki que eles te enviam todo procedimento em pdf, com fotos e esquema.
www.clubekazuki.com.br
Veleu.
Laerte Teixeira
29/05/2020, 17:04
tem um conector de 6 pinos no chicote da parede corta-fogo logo atras da bateria
_^_
ABC
DEF
com um pedaco de fio, faca um JUMP entre o B e D... ligue o motor e observe o codigo.
T+
Boa tarde. Esse procedimento serve para o sidekick 94 ?
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.