PDA

Ver Versão Completa : Manual de pintura



vitor cuiaba
05/03/2007, 21:11
Ola amigos, vamos produzir uma manual de pintura para quem quiser arriscar (e não somente riscar os jeep nas trilhas) uma de pintor ou mesmo só verificar o "cervisso". Vamos lá. podres catados, massa plastica tudo bem lixado e lisinho, apesar de sobrar ainda alguns pontos com a tinta velha.........
01 - fundo whash primer
02 - lixa bem fininha
03 - nova mão de fundo
04 - tinta PU (poliuretano)
05 - olhar bem e dizer, depois de vc estar todo sujo e tudo a sua volta tb:.......que porcaria foi esta que eu fiz........

agora o mais dificil:
01- marcas dos produtos e especificaçoes,
02- catalizadores,
03- tipos de pistola,
04- pressão do compressor,
05- vernizes(PU precisa????),
06- polimentos (precisa e forma correta de fazer),
07- bate pedra (precisa de fundo ou pode ser direto sobre a massa palstica,
08- tinta pro chassi e eixos,
09- tinta pro motor,
10- tinta pro interior,
11- quantas mão de cada? fundo e PU?
12- quanto tempo entre as mão (sem estufa)?
e outras duvidas vão surgir........

leopoldo
05/03/2007, 22:44
a GLASURIT, a Polidura, a Asko Nobel e outras fábricas/revendedoras/representantes oferecem cursos de pintura automotiva e/ou industrial para quem se dispõe a estudar um pouco.

whash primer:discordo: wash primer:concordo:

:stop: oque vc define por lixa fina :?:

tinta PU é catalizada e .... quem sabe usar isso :?:

hoje em dia, para pintar bem sem sujar demais tem que usar HVLP.

CAVESO
05/03/2007, 23:18
Boa pergunta: como catalizar corretamente tinta PU?

vitor cuiaba
06/03/2007, 07:46
seria otimo se estas empresas que vc citou pelo menos soubessem onde fica cuiabá, ou mesmo mato grosso, daí não adianta ter vontade somente de estudar um pouquinho (ja ate procurei cursos nos sesi/senac da vida e nad por aqui), por isto o pedido de ajuda no "manual", pelo menos um basico........
o que vc indica como fundo? ja que wash primer não é bom ( e pode passar sobre a lata direta e tambem sobre a massa e tinta........ ou seja a colcha de retalhos que sobrou)
blz, as pistola hvpl vão tomar conta do mercdo.......... sempre que assisto o overhaulim lá estão elas, mas aqui no brasil ainda dominam as velhas com copos........
e como funciona o catalizador da PU????????????

vitor cuiaba
06/03/2007, 07:48
me esqueci de sua pergunta: considero uma lixa dagua 360 uma lixa fina, passada com cuidado e nada de muita força.

ortiz
06/03/2007, 08:53
Vc fez algum tratamento nos remendos antes de usar a massa plastica? o que vc usou para tirar os queimados e a ferrugem das soldas?

Milton Quindim
06/03/2007, 10:43
Estou trocando o assoalho de minha VTR CJ-5 ...comprei o assalho diasnteiro pronto, removi com lixa ferro o Zarcão para passar um produto chamado Ferlicon que fosfatiza no assoalho trazeiro que mandei dobrar e nas laterais que foram dobradas soh removi a graxa com tinner e passei o ferlicon tbm...agora removi o exessso do ferlicon com tinner e a lata ficou escura mas tratada. Passarei o fundo vermelho oxido da 3M hoje de tarde antes das correções com massa plastica.
Por que removi o Zarcão?
Por que o zarcão naum protege de nada soh evita que chegue umidade na lata. E para o ferlicon agir deve ser aplicado sobre a lata nua.
Assim que der os próximos passos eu escrevo aqui...soh que vou devagar pois eu mesmo estou fazendo com a supervisão de um exelente latoeiro especializado em reformas de autos antigos e Jipeiro como nohs. Ele recomendou que fosse seguido estes passos pois assim a lataria do meu Jeep terah uma vida longa e forte.
Ah sim... a chapa usasda para dobrar as laterais e o assoalho trazeiro foi a chapa 14 com medida de 1,9 mm...quem quizer saber fica uma parede de forte mas maleavel como a necessária.

Os exessos de solda eu removi usando uma esmerilhadeira com flap lixa 60 dah ateh para dar umas ajeitadas com um martelinho de cabeça chata especial de latoeiro. Nem todos os cantos da lata podre puderam sewr soldados sem nenhum problema , houve pedaços pequenos que queimaram a abriram, isso foi remendado com solda de latão "VARA AMARELA" e fluxo para escorrer melhor depois lixada tbm. O s cortes da lata podre fiz com esmerilhadeira e com um disco 0,6 mm de carborundum a venda em qquer loja especializqada em ferramentas. Dica se der corte uns 2 cm a mais donde estah podre pois assim remove tbm o que poderah apodrecer dentro em pouco.
Eu sou cabaço mas acrtedito q com boa vontade dah para fazer tudo em casa e com muita paciencia e amor ao Jeep.
Amanha eu coloco mais alguma coisa aqui...valeu pela ideia deste tópico camarada.

"Ninguem sabe tudo que naum tenha nada a aprender e tbm ninguem sabe nada que naum possa algo ensinar"

leopoldo
06/03/2007, 11:16
eu não disse que o wash primer não era bom.

eu disse que estava escrito errado.

ortiz
06/03/2007, 11:20
com a sua descrição da troca do assoalho por analogia ja deu para sacar o que fazer.
pode ir adiantando os outros possiveis passos que ira fazer, pois vou começar a arrumar a minha lata daqui uns dias.............. ainda to desmontando o jeep.
um forte abraço

vitor cuiaba
06/03/2007, 16:39
desculpe-me, sinceramente não tinha entendido os bonequinhos.
quer dizer então que o tal primer esta certo? e qual a lixa que deve ser usada depois dele? andei dando uma pesquisada e vi que tem ate lixa 600?? não é exagero para um jeep?????
e a tal tinta PU é tão dificil assim de ser usada? qual as dicas sobre ela?


na boa pessoal, as informaçoes sobre pintura estão muito escassas neste forum, e olha que pesquisei mais de uma semana em quase todos. tem muita informação dispersa....tipo pintura demotor onde o elmer da a dica das marcas de primer, a dica do leopoldo sobre o ferrox no topico do cachorroXadesivo, entre outros exemplos.
e pos isto esta foi a ideia, tentar juntar o maior numero de informações num so local, como ja existe sobre spoa, direção de VW etc......... e olha que vira e mexe estes topicos são ressucitados

vamos lá, qq dica sera bem vinda.

leopoldo
06/03/2007, 18:50
A lixa a ser usada depende do grau de acabamento = esmero que vc quer.

vc pode usar a lixa ferro 80, se quer que sua pintura aparente ser um afresco ou uma pintura nova com efeitos tipo rolei a ribanceira ou ... os gatos da vizinha adoram o meu jeep ! .... dependendo da vizinha .....

Por falar nisso eu resolví o problema dos 19 gatos da minha vizinha com uma boa carabina CBC F22 .... na boa !

Bom, continuando :

na maioria das vêzes, procura-se um bom acabamento, mas é lógico que isso depende do FUNDO.

se a lata está nova, lisa, sem corrosão ou excesso de massa, uma lixa 600 pode ser o passo final antes da aplicação da pintura, se for sintética ou duco.

já com uma pintura dupla camada = poliester + verniz catalizado, a lixa 600 deixa riscos qie poderão ser vistos depois. fica parecendo vidro riscado.

Ai o acabamento pode requerer uma lixa 1200.

Mas, como eu disse, depende da chapa. Como eu já ví jeep rebocado com cimento, reví meus conceitos sobre a qualidade assegurada, acabamento, manutenção, etc .... pra que tudo isso ..... mas, em qual extremo ?????


Sobre a catalização, é simples: vernizes(alguns) e tintas(algumas) só secam se for adicionado o catalizador, que e uma substancia que ao ser adicionada a tinta ou verniz provoca mudanças fisico-químicas no material (tinta ou verniz) fazendo com que ela seque.

Ao mesmo tempo, compreenda que se vc deixa uma tinta catalizada na pistola, no dia seguinte ela já virou algo como resina acrílica endurecida .... e fora o premio múmia ambulante do ano, vc necessitará jogar fora a pistola porque depois que isso seca, nem com jato de areia .....

edgar
07/03/2007, 07:03
alguns manuais da net

vitor cuiaba
08/03/2007, 07:59
e aproveitando, será que onde vc achou este de funilaria não teria um de pintura tb????? e ai todos os problemas estariam acabados, ou melhor, começados.

valeu pelo manual.

franzlana
09/03/2007, 20:40
Olá pessoal.
Vou deixar algumas dicas para pintura.
Tenho no meu quintal uma oficina e ja fiz a restauração de alguns veículos, todos meus e por hobby:
Uma F1000, um Maverick,uma C14, uma D10 cabine Dupla, dois fuscas, dois CJ5(estes eu ainda tenho), um MB Saruana(Caminhão cara chata), Um Engesa Fase III,(ainda comigo), dois Santanas e um Corsa.
Vamos às dicas:

-Se for retocar use tinta poliester, abra a pintura na peça e cubra toda a peça com o verniz. Se retocar com PU, cubra toda a peça até um friso ou dobra (quina da lata) porque senão o retoque vai ficar tipo mancha.
-Para catalizar o PU (Tinta e primer) existe uma regua graduada que se compra em casas de tinta. (Ela dosa no copo da pistola o PU ou Primer, o catalizador e o Thinner que deve ser o proprio para PU.
- Produto para desoxidar e fosfatizar a chapa que eu já usei e deixa a chapa escura (não me lembro o nome) depois corroeu toda a caminhonete. Eu recomendo o Ferroclin, ele é verde e deixa a chapa fosfatizada na cor cinza prata.
- O uso de massa plástica na pintura exige a massa rápida cinza. (Método ultrapassado, pois a qualidade e durabilidade estarão comprometidos)
Se usar massa plastica use lixa ferro para ela e lixa d'água para a massa cinza.
- Recomendo o uso de massa poliester que não necessita da massa cinza.
_ As lixas para massa devem começar da 36, 60, 80 e 100, (lixa ferro ou lixa para massa )na sequência.
Dapois as lixas d'água: 120, 220, 320 e 400.
_ O primer deverá ser PU se voce optar por tinta PU. Se optar por tinta Nitrílica (Duco) pode-se usar o Primer UNIVERSAL.
- Use a sequência: solda, esmerilhamento, massa Poliester, lixamento, primmer Pu, lixamento até 400 e tinta.
- Evite as tintas sintéticas. Elas não resistem a solventes, sabões e etc.
- As pistolas são a alma da pintura. Recomendo no mínimo uma Devilbiss com bico nº30. Pintar com pistola Arteb e outras inferiores só se for portão de casa. As pistolas tem regulagem para abertura do leque e vazão de tinta, veja o manual. A diluição correta conforme descrito na lata é primordial.
- Não economise nas marcas de primmers ,tintas e massas. Compre Coral ou superior. Produtos baratos, principalmente primmer e thinner vão inviabilizar seu trabalho e você vai se julgar incapaz quando o que faltou foi recurso.
Lembre-se: quanto menos experiente o carpinteiro melhor devem ser martelos e pregos.
_ Pintura automotiva exige tempo e tecnologia. Obedeça o prazo mínimo de secagem dos primmers ou sua pintura irá ficar cheia de mapas.
- Não pinte sobre múltiplas camadas de tintas. Raspe tudo e comece da lata.
- Se você não tem tempo, espaço, ferramenta e muita muita disposição para lixar, isolar com fita e papel, sujar e sofrer, então pague para que alguem faça isto por voçê. Pintura com pressa só para quem tem estufa, e mesmo assim demora.
- Para pintar regule a pressão no regulador entre 40 3 50 libras/pol². (Ver na instrução da lata do produto) Mantenha a pistola 25 a 30 cm da peça no mínimo, direcione o bico para fora da área a pintar, aperte o gatilho e movimente a pistola em velocidade constante e paralelamente à peça (mantenha os 25 ou 30 cm, não vá fazer um arco usando o seu corpo como um eixo)até fora da peça e então solte o gatilho. Volte ao início e cubra 50% do primeiro passe. Volte ao início e cubra 50% do segundo passe. Terminada a 1ª demão aplique a segunda cruzada em 90 graus com a primeira.O gatilho é precionado antes e solto após a face a ser pintada. Não pare a pistola com gatiho acionado pois a tinta vai escorrer. Muita velocidade pintura fosca, pouca velocidade tinta escorrendo.
- Nunca aplique tinta sobre a lata ou massa nua. Tinta somente sobre primmer após lixa 400.
- SEMPRE use um taco de borracha ou madeira para suportar as lixa, senão vai ficar tudo ondulado.
- Quando achar que estátudo muito liso e pronto para pintarentão aplique a ultima demão de primer e lixe tudo outra vez com lixa 400, você não irá se arrepender.
Qualquer dúvida: franz.lana@uol.com.br
Abraços.
Franz.

vitor cuiaba
10/03/2007, 19:27
Foi muito melhor que qualquer manual...................

cmte_carvalho
12/03/2007, 11:08
Maravilha pessoal!

O fórum estava mesmo carente de um tópico dedicado à pintura/lanternagem. Parabéns ao criador do tópico pela idéia de buscar reunir tudo aqui! :concordo: :palmas:

Agora, para ficar completo mesmo, só faltam informações sobre pintura de motor e pintura tipo "batida de pedra", usada principalmente na parte inferior da lataria.


Grande abraço a todos, até!

ortiz
13/03/2007, 20:47
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4507&highlight=pintura
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2653&highlight=pintura
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25075&highlight=pintura
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=13334&highlight=pintura
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1196&highlight=pintura
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18003&highlight=pintura
e esta loucura, mas dependendo do caso vale a pena...........
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23069

um forte abraço

Marco Costa
29/04/2007, 22:17
Então pessoal...
Estou afim de trocar de cor ....atualmente está vermelho..meio que perolizado..e está começando a aparecer os podres.

Quero escolher uma cor tipo cinza fosco, areia igual aqueles que usam no deserto..mass quero uma pintura fosca....
Uso o jeep para fazer raids...não tenho tempo pra parar muito tempo.vou ter 2 meses entre uma prova e outra em outubro..e quero fazer em casa...desmontar e pintar..duas opções...
1º dar os retoques de massa e pintar em cima da pintura ..claro dando fundo..e depois ir arrumando por partes..
2º desmontar lixar tudo e levar para um latoeiro somente para soldar as chapas..e tirar os podres..dai eu trago para casa para pintar e montar novamente.

Dúvida....:?: :?: :?: :?:

Marco Costa
29/04/2007, 22:41
E dai Milton blz..
Então sou de Ctba tb e gostaria de trocar uma ideia contigo..sê puder me passar um e-mail
marcosax7@hotmail.com

Obrigado


Estou trocando o assoalho de minha VTR CJ-5 ...comprei o assalho diasnteiro pronto, removi com lixa ferro o Zarcão para passar um produto chamado Ferlicon que fosfatiza no assoalho trazeiro que mandei dobrar e nas laterais que foram dobradas soh removi a graxa com tinner e passei o ferlicon tbm...agora removi o exessso do ferlicon com tinner e a lata ficou escura mas tratada. Passarei o fundo vermelho oxido da 3M hoje de tarde antes das correções com massa plastica.
Por que removi o Zarcão?
Por que o zarcão naum protege de nada soh evita que chegue umidade na lata. E para o ferlicon agir deve ser aplicado sobre a lata nua.
Assim que der os próximos passos eu escrevo aqui...soh que vou devagar pois eu mesmo estou fazendo com a supervisão de um exelente latoeiro especializado em reformas de autos antigos e Jipeiro como nohs. Ele recomendou que fosse seguido estes passos pois assim a lataria do meu Jeep terah uma vida longa e forte.
Ah sim... a chapa usasda para dobrar as laterais e o assoalho trazeiro foi a chapa 14 com medida de 1,9 mm...quem quizer saber fica uma parede de forte mas maleavel como a necessária.

Os exessos de solda eu removi usando uma esmerilhadeira com flap lixa 60 dah ateh para dar umas ajeitadas com um martelinho de cabeça chata especial de latoeiro. Nem todos os cantos da lata podre puderam sewr soldados sem nenhum problema , houve pedaços pequenos que queimaram a abriram, isso foi remendado com solda de latão "VARA AMARELA" e fluxo para escorrer melhor depois lixada tbm. O s cortes da lata podre fiz com esmerilhadeira e com um disco 0,6 mm de carborundum a venda em qquer loja especializqada em ferramentas. Dica se der corte uns 2 cm a mais donde estah podre pois assim remove tbm o que poderah apodrecer dentro em pouco.
Eu sou cabaço mas acrtedito q com boa vontade dah para fazer tudo em casa e com muita paciencia e amor ao Jeep.
Amanha eu coloco mais alguma coisa aqui...valeu pela ideia deste tópico camarada.

"Ninguem sabe tudo que naum tenha nada a aprender e tbm ninguem sabe nada que naum possa algo ensinar"

Cacá
30/04/2007, 00:30
eu não disse que o wash primer não era bom.

eu disse que estava escrito errado.

:pensativo: eu já vi essa resposta antes...

cmte_carvalho
10/05/2007, 17:23
Amigos;

Seria possível criar uma simples lista enumerando (pela ordem de uso) os melhores produtos à serem utilizados nos trabalhos de lanternagem/pintura?

As informações estão muito espalhadas e acho que seria realmente interessante caso os entendidos do assunto pudessem sugerir tudo do bom e do melhor para manter os nossos veículos sempre no seu melhor estado de conservação, independentemente de valores - afinal, os nossos experientes guerreiros de aço merecem!

Até!

franzlana
10/05/2007, 20:49
Amigos;

Seria possível criar uma simples lista enumerando (pela ordem de uso) os melhores produtos à serem utilizados nos trabalhos de lanternagem/pintura?

As informações estão muito espalhadas e acho que seria realmente interessante caso os entendidos do assunto pudessem sugerir tudo do bom e do melhor para manter os nossos veículos sempre no seu melhor estado de conservação, independentemente de valores - afinal, os nossos experientes guerreiros de aço merecem!

Até!
Caro Carvalho.
Penso que não há com definir o melhor, pois hoje com mercado aberto e globalizado você vai a uma casa de tinta automotiva e conversa com um especialista e ele te fala em tantas marcas de multinacionais que compraram tal marca e fundiram com outra e incorporaram outra que no final da pra ficar boiando. Quanto à qualidade do produto o próprio vendedor pode lhe dizer se é de 1ª ou 2ª linha. Uma questionada quanto ao que os profissionais de pintura estão usando também é bem interessante. Mas ainda na prática a turma profissional de modo geral não usa o que há de melhor no mercado a não ser que o cliente deixe explícito que não quer economizar, pois via de regra se o profissional fizer um orçamento de pintura configurando o que há de melhor a nível de massa, primer e tinta ele vai perder o orçamento para a concorrência. Assim eles tendem a usar o que há de bom com preço competitivo.
Para uma balização resumida você pode verificar que o melhor a nível de produto e não de marca está diretamente relacionado ao que é moderno.
Por exemplo: massa plástica e massa corrida cinza são passado. Substituídas com indiscutível qualidade, rendimento e custo (não preço) pela Massa Poliéster. Undersil (massa à base de piche) é do tempo que Adão brincava de piorra. Substituída pelo batido de pedra, massa de calafetar carrocerias, KPO, e outros produtos infinitamente superiores. Tinta sintética só pra pintar portão da garagem. O mínimo é uma nitrílica (Duco) para cores lisas. A PU é muito boa, mas a poliéster é a melhor opção uma vez que recebe verniz e permite retoques com qualidade e facilidade indiscutivelmente superiores à PU.
Primer é uma coisa que evoluiu muito e economizar usando primer universal vai terminar em pintura mapeada e cheia de riscos de lixa, salvo se o pintor for mágico e gastar o dobro do prazo e material.
Abraços.

cmte_carvalho
11/05/2007, 07:23
Olá Franz!

Obrigado pelo seu comentário! Por ser totalmente inexperiente em termos de pintura/lanternagem, gostaria muito caso você e os demais companheiros pudessem me dar uma descrição da ordem dos produtos a serem utilizados supondo uma carroceria "crua", ou seja, com o metal exposto.

Afinal, qual a ordem correta das coisas? Ferrox, Primer tinta? Ferrox, zarcão, primer e tinta...?


Até!

CAVESO
11/05/2007, 10:08
Franz,

Qual primer é o bom?

Gustavo Sieplin Júnior
17/05/2007, 15:02
Ola Franz.

Como vc é uma pessoa que entende bastante de pintura gostaria que me respondesse a seguinte pergunta:


Por exempllo, se vou retocar um pequeno risco ou mesmo amassado em um paralama.

-devo pintar o paralama todo, ou so o local danificado?
- posso aplicar o verniz em cima do ja existente na peça, ou tem que ser lixado?

Desculpe as pergunta que podem parecer um tanto simples para vc, para mim que tenho pouca experiencia rsrsrsr


Gustavo





Olá pessoal..





Vou deixar algumas dicas para pintura.
Tenho no meu quintal uma oficina e ja fiz a restauração de alguns veículos, todos meus e por hobby:
Uma F1000, um Maverick,uma C14, uma D10 cabine Dupla, dois fuscas, dois CJ5(estes eu ainda tenho), um MB Saruana(Caminhão cara chata), Um Engesa Fase III,(ainda comigo), dois Santanas e um Corsa.
Vamos às dicas:

-Se for retocar use tinta poliester, abra a pintura na peça e cubra toda a peça com o verniz. Se retocar com PU, cubra toda a peça até um friso ou dobra (quina da lata) porque senão o retoque vai ficar tipo mancha.
-Para catalizar o PU (Tinta e primer) existe uma regua graduada que se compra em casas de tinta. (Ela dosa no copo da pistola o PU ou Primer, o catalizador e o Thinner que deve ser o proprio para PU.
- Produto para desoxidar e fosfatizar a chapa que eu já usei e deixa a chapa escura (não me lembro o nome) depois corroeu toda a caminhonete. Eu recomendo o Ferroclin, ele é verde e deixa a chapa fosfatizada na cor cinza prata.
- O uso de massa plástica na pintura exige a massa rápida cinza. (Método ultrapassado, pois a qualidade e durabilidade estarão comprometidos)
Se usar massa plastica use lixa ferro para ela e lixa d'água para a massa cinza.
- Recomendo o uso de massa poliester que não necessita da massa cinza.
_ As lixas para massa devem começar da 36, 60, 80 e 100, (lixa ferro ou lixa para massa )na sequência.
Dapois as lixas d'água: 120, 220, 320 e 400.
_ O primer deverá ser PU se voce optar por tinta PU. Se optar por tinta Nitrílica (Duco) pode-se usar o Primer UNIVERSAL.
- Use a sequência: solda, esmerilhamento, massa Poliester, lixamento, primmer Pu, lixamento até 400 e tinta.
- Evite as tintas sintéticas. Elas não resistem a solventes, sabões e etc.
- As pistolas são a alma da pintura. Recomendo no mínimo uma Devilbiss com bico nº30. Pintar com pistola Arteb e outras inferiores só se for portão de casa. As pistolas tem regulagem para abertura do leque e vazão de tinta, veja o manual. A diluição correta conforme descrito na lata é primordial.
- Não economise nas marcas de primmers ,tintas e massas. Compre Coral ou superior. Produtos baratos, principalmente primmer e thinner vão inviabilizar seu trabalho e você vai se julgar incapaz quando o que faltou foi recurso.
Lembre-se: quanto menos experiente o carpinteiro melhor devem ser martelos e pregos.
_ Pintura automotiva exige tempo e tecnologia. Obedeça o prazo mínimo de secagem dos primmers ou sua pintura irá ficar cheia de mapas.
- Não pinte sobre múltiplas camadas de tintas. Raspe tudo e comece da lata.
- Se você não tem tempo, espaço, ferramenta e muita muita disposição para lixar, isolar com fita e papel, sujar e sofrer, então pague para que alguem faça isto por voçê. Pintura com pressa só para quem tem estufa, e mesmo assim demora.
- Para pintar regule a pressão no regulador entre 40 3 50 libras/pol². (Ver na instrução da lata do produto) Mantenha a pistola 25 a 30 cm da peça no mínimo, direcione o bico para fora da área a pintar, aperte o gatilho e movimente a pistola em velocidade constante e paralelamente à peça (mantenha os 25 ou 30 cm, não vá fazer um arco usando o seu corpo como um eixo)até fora da peça e então solte o gatilho. Volte ao início e cubra 50% do primeiro passe. Volte ao início e cubra 50% do segundo passe. Terminada a 1ª demão aplique a segunda cruzada em 90 graus com a primeira.O gatilho é precionado antes e solto após a face a ser pintada. Não pare a pistola com gatiho acionado pois a tinta vai escorrer. Muita velocidade pintura fosca, pouca velocidade tinta escorrendo.
- Nunca aplique tinta sobre a lata ou massa nua. Tinta somente sobre primmer após lixa 400.
- SEMPRE use um taco de borracha ou madeira para suportar as lixa, senão vai ficar tudo ondulado.
- Quando achar que estátudo muito liso e pronto para pintarentão aplique a ultima demão de primer e lixe tudo outra vez com lixa 400, você não irá se arrepender.
Qualquer dúvida: franz.lana@uol.com.br
Abraços.
Franz.

fpandur
22/05/2007, 15:04
A PU é muito boa, mas a poliéster é a melhor opção uma vez que recebe verniz e permite retoques com qualidade e facilidade indiscutivelmente superiores à PU.
Estou pesquisando sobre os diferentes tipos de pintura, pois penso em trocar a côr de minha Camper (é de fibra). Já vi afirmações exatamente ao contrário dessa, de que o PU permite retoques mais facilmente justamente por não ter a camada de verniz. E também que para tirar riscos é mais fácil. Agora com essa afirmação do franzlana fiquei na dúvida. Qual dos tipos utilizo ? Não vou querer metálico e sim pintura sólida. Considerando que acho que ela está pintada com PU atualmente, teria alguma indicação mais apropriada em função disso ?

Gustavo Sieplin Júnior
23/05/2007, 09:12
Pelo que vi vou tirar minhas dúvidas de pintura com vc, pelo visto tem bastante experiencia no assunto.

Gostaria de saber mais sobre pintura para me aventurar nos primeiros retoques no meu Jeep. Fiquei frustrado no meu Jeep fiz tudo, lata mecânica etc, mesmos a pintura, da proxima vez nao quero mais pagar para fazer, quero ter o gostinho de fazer eu mesmo, rsrsrsr.

Gustavo







Estou pesquisando sobre os diferentes tipos de pintura, pois penso em trocar a côr de minha Camper (é de fibra). Já vi afirmações exatamente ao contrário dessa, de que o PU permite retoques mais facilmente justamente por não ter a camada de verniz. E também que para tirar riscos é mais fácil. Agora com essa afirmação do franzlana fiquei na dúvida. Qual dos tipos utilizo ? Não vou querer metálico e sim pintura sólida. Considerando que acho que ela está pintada com PU atualmente, teria alguma indicação mais apropriada em função disso ?

alexandre roveri
23/05/2007, 13:42
Esse tópico está muito bom !!! Agora a minha duvida é como deixar a pintura fosca tipo do exercito ?????

Varela
23/05/2007, 16:02
Esse tópico está muito bom !!! Agora a minha duvida é como deixar a pintura fosca tipo do exercito ?????

Pra ficar fosco, é só misturar um fosqueante...

Vou colocar um texto que recebi ha uns tempos, com uma fórmula de tinta fosca, tem gente que gosta, mas tem gente que não gosta dela...

FÓRMULA PARA TINTA NA COR "WW II OLIVE DRAB" EM POLIURETANO
Aqui está a fórmula para a mistura da tinta na cor certa para jeeps da Segunda Guerra, o verde oliva fosco, em poliuretano, tinta mais resistente que a laca DUCO, comumente encontrada. Importante frisar que a tinta
poliuretano precisa de uma base para ser aplicada, ou seja, uma preparação cuidadosa, para aí sim ser aplicada a cor sobre a base selante.
Essa ca base selante.
Essa cor foi resultado de uma longa pesquisa realizada pelo Roberto Amboni engenet@amboni.com.br, de Criciúma, SC, que encontrou, comparou e testou a fórmula original de alguns fabricantes americanos e usou o resultado no seu Willys MB 1942, com excelentes resultados. A fórmula requer o uso de bastante elemento fosqueante para o resultado opaco da cor militar, caso seja de estranheza de quem for misturar a tinta. Não custa lembrar que após o serviço NÃO É NECESSÁRIO POLIMENTO! Você terá finalmente seu jeep da Segunda Guerra com a cor corretíssima. Bom trabalho!
WWII OLIVE DRAB
Fórmula da Tinta em PU - Poliuretano
Fabricante: Glasurit - BASF Linha: 022
Quantidades para 01 litro
Base Quantidade (g)
M 060 54,5
M 974 183,4
M 000 246,7
M 077 306,8
M 043 321,0
A 168 364,2
M 006 382,2
M 030 388,3
522300 707,9

Observações:Após a tinta catalizada, adicionar 10% do volume produzido de Aditivo Fosqueante (522300)
ATENÇÃO: O catalisador da tinta PU deve ser na proporção de 2 para 1 (02 partes de tinta para 01 parte de catalisador)

Hugo4x4
23/05/2007, 22:56
Alexandre,

Já expliquei ontem a fmoura2000 em outro tópico que por experiência essa fórmula não consegue deixar a tinta PU fosca após colocar o catalisador ela fica semi-brilho, se quiser igual as do exército brasileiro compra direto de quem fabrica para eles, por exemplo, "Tintas Brenda".

alexandre roveri
24/05/2007, 09:55
O lance é que eu não queria exatamente o ver oliva do exertito, mas um tom mais claro e fosco e tambem algumas partes em preto fosco ! Se existe esse tal de agente fosqueante já é uma boa dica :concordo:

TKS :!:

fpandur
24/05/2007, 10:20
Eu já tinha ouvido falar desse fosqueante. Quando pintei meu Jeep procurei nas lojas por aqui, mas nada, o pessoal malemá sabia que existia isso .. :roll: Acabei pintado e não dando o polimento, ficou fosco.

Sieplin, agora estou pensando em pintar a Camper. No Jeep fui eu mesmo que fiz tudo (funilaria e pintura), mas como não sou profissional, foi meio na "galega", sem muita técnica. Para a Camper, penso em "internar" ela num profissional para fazer isso. Será que vou me arrepender ? :pensativo: Ainda mais sendo de fibra, que todo mundo diz que tem que ser um cara bão para fazer o serviço ... :roll:

Varela
24/05/2007, 11:47
Eu já tinha ouvido falar desse fosqueante. Quando pintei meu Jeep procurei nas lojas por aqui, mas nada, o pessoal malemá sabia que existia isso .. :roll: Acabei pintado e não dando o polimento, ficou fosco.

Sieplin, agora estou pensando em pintar a Camper. No Jeep fui eu mesmo que fiz tudo (funilaria e pintura), mas como não sou profissional, foi meio na "galega", sem muita técnica. Para a Camper, penso em "internar" ela num profissional para fazer isso. Será que vou me arrepender ? :pensativo: Ainda mais sendo de fibra, que todo mundo diz que tem que ser um cara bão para fazer o serviço ... :roll:

Pandur não sei quando voce pintou o seu jeep, pois agora este fosqueante é muito fácil de encontrar, pelo menos aqui em Bsb, o meu jeep acabei pintando ele em um bege, com fosqueante, ficou legal, vejam fotos...

fpandur
24/05/2007, 12:00
Fernando, pintei meu Jeep a uns 6 anos atrás. Na ocasião, não consegui encontrar alguma loja que tinha o fosqueante. De repente agora por aqui também consiga, realmente não fui atrás ainda. Uma das idéias seria pintar a Camper em preto fosco, mas não sei se ficaria legal. Tenho ainda que estudar as possibilidades ... :pensativo:

No seu CJ, você pintou em PU e usou este fosqueante ?

alexandre roveri
24/05/2007, 16:17
Pandur não sei quando voce pintou o seu jeep, pois agora este fosqueante é muito fácil de encontrar, pelo menos aqui em Bsb, o meu jeep acabei pintando ele em um bege, com fosqueante, ficou legal, vejam fotos...

muito bom !!!! E qual a tinta base que vc usou ????:concordo:

Varela
24/05/2007, 16:29
Não usei PU, foi duco...

fpandur
24/05/2007, 16:32
O meu também pintei acho que com Duco. Mas como não tinha o tal do fosqueante por aqui, simplesmente pintei e não dei acabamento de polimento.

Fredão ºOlllllllllllllOº
30/05/2007, 13:51
e pra fibra? algum conselho dos experts?
[]´s

fpandur
30/05/2007, 15:08
reforço a pergunta do Fredão, uma vez que a Camper é de fibra e portanto, também tenho interesse no assunto :wink: :mrgreen:

Varela
30/05/2007, 15:44
Fredão e Flávio, sobre preparação em fibra, tou anexando um arquivinho que vai tirar muitas dúvidas...

fpandur
31/05/2007, 21:06
Valeu, já dei uma olhada por cima. Muita informação técnica, bastante interessante. Preciso ler com mais calma para ver se tem algo sobre pintura. :wink:

marcio meira rocha
31/05/2007, 21:19
Amigos

Encontrei um manual sobre pintura vale apena dar uma olhadinha.

http://www.brasilux.com.br/manuais

abraços


Marcio
Band 85

Varela
01/06/2007, 09:50
Valeu, já dei uma olhada por cima. Muita informação técnica, bastante interessante. Preciso ler com mais calma para ver se tem algo sobre pintura. :wink:

Flávio sobre pintura mesmo não tem não...
Mas preparação de pintura em fibra ou lata é basicamente a mesma coisa...

vitor cuiaba
01/06/2007, 18:31
Olá pessoal da pra fazer pequenos remendos (gambiarra logico) com maçarico de glp (botijão de gas de cozinha, diferente daquele de carbureto) mais ar do compressor com solda de latão? Vi um cara usando isto numa loja de joias e fiquei impressionado com precisão.
valeu

vitor cuiaba
03/06/2007, 19:03
ninguem nunca viu/usou? to com pressa pois tem um cara querendo me vender um com dois bicos e as mangueiras por 70,00? ta no preço??? ajudem..............

vitor cuiaba
04/06/2007, 21:38
ajuda? help......................

Varela
04/06/2007, 23:31
ajuda? help......................

Vitor eu infelizmente não posso ajudar, pois não sei a resposta hehehehe

vitor cuiaba
05/06/2007, 13:03
Valeu pela atenção e aguardando um help.........

vitor cuiaba
08/06/2007, 09:27
Gente ninguem sabe?

GBarros
08/06/2007, 13:11
Olá pessoal da pra fazer pequenos remendos (gambiarra logico) com maçarico de glp (botijão de gas de cozinha, diferente daquele de carbureto) mais ar do compressor com solda de latão? Vi um cara usando isto numa loja de joias e fiquei impressionado com precisão.
valeu

Vitor, é o seguinte: comprei um aparelho deste pra fazer alguns consertos em minha carroceria. Não é muito viável comprar, até porque, o uso do acetileno com o oxigenio a chama é mais quente, aquecendo a lata mais rápido e evita com que ela fique retorcendo com o calor a longo prazo. Vi que com a solda Glp e oxigenio, a lata demora um pouco mais pra aquecer a lata, fazendo com que ela se retorça e fique com muitos empenos, e deixa muitos resíduos de solda, sem contar que a solda latão ela estrala toda (não sei porque, mas aconteceu). Se for bastante barata o kit que te estão oferecendo e se os consertos forem bastante simples, vale a pena comprar, mas se for coisa mais complicada e serviço grande, esquece, solda mesmo é Oxi-acetileno. Se tiver te ajudado.
Obs: O que é usado em loja de joias, é pra soldar metais com ponto de fusão muito baixo, então a temperatura não precisa ser alta. Já outros metais como o cobre o o latão, possuem PF de em média 1300 ºC.

ortiz
15/04/2010, 11:47
Apos pintar com tinta PU, como deve ser feito o polimento?? Realmente precisa de polimento????????

ortiz
27/04/2010, 21:23
nem um palpite????

Dinola
27/04/2010, 21:45
nem um palpite????

Já que é para palpitar, lá vou eu : eu mesmo faço os remendos no meu jeep, pelo menos para não deixar enferrujar. Não sou funileiro mas aprendi muita coisa metendo a mão na massa. A PU parece um esmalte sintético e já apresenta um brilho forte desde que se saiba usar a pistola de pintura na última demão, por isso eu dispenso o polimento. Jeep não precisa destes detalhes já que vai arranhar novamente, não é mesmo ? :-D
Abs

ortiz
28/04/2010, 23:06
valeu meu amigo

Gilmar Pereira dos Santos
26/05/2015, 13:43
Fiz uma pintura no tanque de minha moto mais escorreu como devo fazer para corrigir isto?
Antes de aplicar o verniz!