Ver Versão Completa : Acessório e mudanças para uso Off Road
Moçada, uso meu niva exclusivamente para off-road.:dance:
Agora que ele está ficando do meu jeito estou fazendo mudanças para facilitar a vida: seguem algumas mudanças que postarei fotos em breve.
- farois de milha sobre o quebra mato para iluminar para os lados;
- quebra-galhos;
- farois sobre o teto;
- pontos de reboque dianteiro e traseiro;
- proteçao anti-agua para distribuidor;
- tela para evitar/diminuir entupimento do radiador com barro;
- proteçao de peito de aço para frete e caixa do niva;
- pranchas de desatolagem
- farol extra para a traseira
Favor citarem e mostram suas ideias pois nao sei tenho mais ideias. Valeo!:concordo:
pedrodoniva
05/03/2007, 22:13
Prende uma pá e uma enxada no bagageiro!Fica dahora dimais!
Estou para colocar faróis de milha no bagageiro também,porém,nao é pra fazer trilha,é pra pegar estrada de noite mesmo...E essa proteção anti-água (blindada) que vende na apoio4x4 pode ser substituída facilmente por uma luva cirúrgica...foi feito na medida!uaheuaeuae
Olha, eu nao acho q na estrada vai ajudar nao...o contra desse farol no teto é q ilumina muito sobre o capo e a luz vem para dentro da cabine, atrapalhando um pouco. Porem, é otima para iluminaçao lateral, aumentando a visáo na trilha na lateral e em profuncidade.
A luva me disseram q derrete e náo isola bem...eu uso papel de sacola plastificado e ate tem funcionado...
emtsuhako
07/03/2007, 21:16
Pedro, é expressamente proibido o uso de faróis-de-milha em estradas (asfalto)... segundo a legislação, os faróis-de-milha devem estar na mesma linha horizontal dos faróis normais... no caso de instalação de faróis-de-milha no bagageiro, estes deverão estar com a capinha e desligados (fiação com plug)... já os faróis-de-neblina deverão estar abaixo da linha horizontal dos faróis normais... em ambos os casos os acionamento deve ser independente dos faróis normais...
emtsuhako
07/03/2007, 21:18
Nivóide, prolongue os respiros dos diferenciais...
pedrodoniva
07/03/2007, 21:49
Mas eu quero usar em estrada deserta!mesmo assim melhor seguir a legislação né?
Márcio Magalhães
07/03/2007, 23:33
Pedro, é expressamente proibido o uso de faróis-de-milha em estradas (asfalto)... segundo a legislação, os faróis-de-milha devem estar na mesma linha horizontal dos faróis normais... no caso de instalação de faróis-de-milha no bagageiro, estes deverão estar com a capinha e desligados (fiação com plug)... já os faróis-de-neblina deverão estar abaixo da linha horizontal dos faróis normais... em ambos os casos os acionamento deve ser independente dos faróis normais...
Segundo informações do DETRAN-RJ, as milhas devem acender somente junto com o farol alto. Muito se fala sobre isso... segundo consta, nem para decoração pode estar fixada no bagageiro.
Até hoje não consegui ter certeza de nada em relação a faróis e milhas... somente que devem sempre (milhas) ser ligadas junto com o alto.
[]´s,
Cavalcante
08/03/2007, 07:04
Não tem problema quanto a estar fixado no bagageiro, inclusive as Fiorino Treking e LX tinham milhas no bagageiro de fábrica, e todo carro para sair da fábrica tem de ter homologação do Denatran. Não pode haver milha atrás do carro.
As restrições são: número máximo de 2, acendimento somente se os faróis altos estiverem acesos, instalação interna aos faróis, tipo:
-X-X-
0---0
ou
0-X-X-0.
0=farol
X=milha
Quanto aos faróis de neblina, não há restrições quanto à quantidade, mas sim quanto ao foco, que deve ser de curto alcance e larga cobertura, e apontado mais abaixo que a linha de alcance dos faróis baixos.
Faróis cobertos com capa ou com conexão por tomada que fique sempre desconectada, para uso somente quando necessário NÃO são considerados faróis INSTALADOS, logo você pode colocar faróis na frente, do lado, atrás, embaixo, desde que cobertos com capa opaca ou usar um conjunto plugue/tomada e deixar desconectado nos deslocamentos e conectar quando for preciso.
emtsuhako
08/03/2007, 07:08
Márcio, eu peguei essas regras da lista do Camaradas do Niva... como há membros de vários Estados, pode ser que em alguns as regras mudem em alguns ítens... Houve uma época em que muito se discutiu sobre o uso de faróis-de-milha no bagageiro, mas nunca chegaram a um consenso... de qq forma, vou pesquisar na legislação e depois posto aqui...
Cavalcante, vc tem algum link para a legislação pertinente no Estado de SP???
Cavalcante
08/03/2007, 07:21
Essa legislação é nacional. É a Resolução do Denatran de 680/87 que regulamenta toda a iluminação do veículo. Como o assunto me interessa, e os anexos, que é o principal, não estão disponíveis para download, já entrei em contato com o Denatram para conseguir a resolução impressa, e estou esperando a resposta. O texto principal da resolução está em vários sites, é só googlar por "resolucao AND 680/87" que sai.
friedmann
08/03/2007, 07:56
essa de cobrir os faróis eu não sabia... onde acho essas capinhas ?
Cavalcante
08/03/2007, 09:32
essa de cobrir os faróis eu não sabia... onde acho essas capinhas ?
http://www.griffejeepclubedobrasil.com.br/produtos.asp?secao=60
emtsuhako
12/03/2007, 11:46
Cavalcante, contatei o DENATRAN e solicitei os referidos anexos... depois escaneio e posto aqui pro pessoal...
alexandre roveri
12/03/2007, 13:51
Bom! Com relação aos farois está tudo esclarecido :mrgreen:
Mas e com relação aos acessorios para off road que o amigo que abriu o tópico pediu :?:
Ninguem vai falar sobre pneus de 31" ou 7.50 :?:
E quanto aos gunchos :?:
:-?
emtsuhako
12/03/2007, 20:55
Se for para falar de pneus, eu recomendo os BlackStar Guyane, medidas 175R16 80... não pegam na lata e são ótimos para barro... digo isso pq já tive pneus parecidos, mesmo desenho, mas na medida 205R16 80 e pegavam na lata... no asfalto costuma fazer um pouco de barulho e a fazer a traseira sair...
Qto a guincho, pecinha cara, eu vou pegar um do Wallace mais pro final do ano... uma opção ao guincho seria o macaco Hi-Lift (é assim que se escreve?)...
Recomendo que vc tb coloque um inclinômetro... peguei um no Donatti...
Se puder, põe PX ou afim...
E snorkel? Eu acho legal essa peça, mas não quero furar a lata... Será que tem algum jeito de colocar snorkel sem ter que furar a lata???
Escapamento mais alto tb é interessante...
Ja tenho px. Snorkel tem de furar a lata...nem sou a fim por enqto. a proteçao no distribuidor ajuda muito mais eu acho, principlamente em poças.
Realmente é necessário levantar o escape?
emtsuhako
12/03/2007, 21:19
Dilmar, deixar o escape mais alto evita que entre água no mesmo... acho que só é válido para quem gosta de ficar brincando de carro anfíbio com o Niva... rsrsrs...
Otávio Luiz
13/03/2007, 09:23
Edson, escape alto só serve pra quando entrar água você não conseguir tirá-la de lá...:parede: Já tive escape alto no jeep e tirei, pode ter certeza que não vai entrar água no motor por ali. A não ser que você queira proteger o catalizador (Niva tem catalizador? Não me lembro, mas acho que não...).
Quanto ao snorkel, se não quiser furar a lata tinha um colega que pegou uma mangueira e puxou pra trá da entrada de ar, melhora mas não resolve. Faça como muitos jeeps, fure a lata p/ que saia atrás do porta luvas e puxe até ali a mangueira, pelo menos ninguém vai ver o furo (ops!). E não esqueça dos respiros de diferenciais e caixas, muito importante pra quem vai encarar alagados e não quer trocar todos os óleos após cada trilha.
Dilmar, ISOLE O DISTRIBUIDOR E ARRUME AS TRAVINHAS!!! :mrgreen: :mrgreen:
Na minha opinião, o item que faz a maior diferença na perfomance off road é o pneu. Pneu é 80% no desempenho!!! Quanto mais agressivo melhor, procure os 3K ou Marisco nas medidas que cabem no Niva e seja feliz... na trilha, porque no asfalto vai ficar uma M...
E não esqueçam do vão livre, quanto maior melhor, pra não agarrar no primeiro facãozinho que aparecer.
Eu sei que muitos não vão gostar do que vou falar, mas como ex-niveiro e fã do russinho me sinto no direito; Niva não é pra trilha. Se o negócio é fazer trilha pesada, pensem sériamente em trocar de viatura por uma que tenha chassis e eixos rígidos. Assim pode-se fazer as modificações nescessárias bem mais fácil que no Niva (SPOA, pneuzão, jumelo revolver, etc...).
Mas se o negócio é passeios em estradas de terra ou trilhas leves, o Niva é show!!! Por isso estou pensando em trocar a F num Niva, já que estou desistindo das trilhas pesadas.
alexandre roveri
13/03/2007, 09:59
Inclinometro só serve pra vc perder a concentração de pilotagem ! A sim, fica bunitinho :lol: :lol:
Se vc pensa em off road leve, mas de verdade, no minimo é pneu 215/80 16
se for aro 15 30x9,5"! Tem uma medida nova agora no mercado 225/75 16, tem poucos mas é muito legal !
Tem uma coisa que eu não tô entendendo ! Quer fazer off road mas tá com dó de cortar a lata :?: :?: :?: :?:
Escape alto esquece, isso é lenda, pela teoria dos vasos comunicantes a agua não tem como entrar pelo escapamento, escape alto só serve pra tirar torque do motor ! :parede:
A agua só tem como entrar no motor pela admissão ! 8-)
alexandre roveri
13/03/2007, 10:03
Edson, ............................Niva é show!!! Por isso estou pensando em trocar a F num Niva, já que estou desistindo das trilhas pesadas.
UAI ! Vai voltar as origens :?: E o Bernardão :?:
Otávio Luiz
13/03/2007, 10:15
UAI ! Vai voltar as origens :?: E o Bernardão :?:
Nobre Galo Cego,
O Bernardão já era, troquei numa F75 sem caçamba SPOAda pneus 33" prontra pro crime!!!
Mas as trilhas pesadas deixam um furo muuuuuito grande no bolso, tô largando os bets...:cry: trilha agora só de zeca, assim só pago a cerveja!!!
Então se é pra ter um Willys duro, beberrão e sem conforto pra andar na cidade e fazer passeios com a família prefiro um Niva, muuuuito mais confortável.
E sempre gostei do russinho, o primeiro 4x4 a gente nunca esquece...:mrgreen: :concordo:
emtsuhako
13/03/2007, 11:18
Roveri e Otávio, eu já vi alguns Nivas com escape alto, com a saída quase uns 30 cm acima do pára-choque, só não é mais alto para não atrapalhar a abertura do porta-malas... pensei que servisse para algo... mas nunca pensei em colocar não... gosto do meu Niva 100% original que até agora não me deixou na mão... Já passei por alagados com a água quase na altura dos pneus... nunca tive problemas... o meu escape é voltado para baixo, será que isso ajuda a evitar entrada de água???
Roveri, quero fazer off-road, mas não trilhas que levem o Niva à exaustão... na verdade pretendo mais para expedições... no máximo colocarei um guincho... pneus serão os BlackStar Guyane...
Bom, mas o inclinômetro deixa o Niva bunitinhu sim e tb com um ar mais moderno... o mais legal é ver ele medindo o Niva subindo rampas com mais de 60°... acreditem!!! Frescura é colocar aquelas bússolas Ching-Ling... te faz rodar feito uma barata tonta... rsrsrs...
Vai mais uma dica: põe GPS!!! Um eTrex mais simples sai em torno de 350 contos...
Cavalcante
16/03/2007, 12:01
Põe GPS, mas um de verdade... Com o Etrex dentro do carro só vai passar raiva... Usado no mínimo um V, 60 ou 176. Novo o 60 ou 276. E antena externa.
coloque o snorkel... o prejuizo de um calço hidraulico pode ser bem maior do que um simples furo na lata...
Otávio, tb não sou afim de destruição em trilhas....isso dói $$$$$$$.
Mas curto uma valeta cheia de barro..risos.
Daí, qq aguinha no distribuidor e já era...ah, daquela vez o problema era um cabo roçando no outro....pouts! As travinhas agora sao zero bala e todo o resto tb!
Sem dúvida, respeitar os limites do niva fazem com que ele respeite os limites do seu bolso!!!
Resumindo: então só faltam pneus...to fechando 4 mamutes pro nivoide, na medida 195R16...são pequenos mas agressivos.
Abraço.
emtsuhako
17/03/2007, 14:32
O eTrex é básico, mas é bom... o chato é que dentro do carro o sinal não pega direito... tem que colocar o braço pra fora e ler de lá mesmo... rsrsrs... O eTrex não tem entrada para antena externa? Eu uso um eTrex no serviço, mas só para trabalho de campo... não é uma Ferrari, mas dá pro gasto...
Eu queria realmente colocar um snorkel, mas se for para furar, só se comprar outro capô... aí fico com dois capôs... um furado pra snorkel (e tb para colocar aqueles grades de caminhão) e outro sem furo para deixar o Niva todo original... cara chato eu... hehehe!!! Mas bem que gostei da ideía... :) Alguém sabe qto custa um capô???
Cavalcante
17/03/2007, 20:59
Edson, o etrex é básico, é meia boca e dá pra usar na boa em bicicletas ou a pé (tô louco atrás de um pra por na bike). Aumentou a velocidade, f@#$$%deu. Não tem entrada pra antena externa, a maior parte deles não tem memória pra mapas, e andar com o braço pra fora do carro pra pegar o sinal e ter de colocar a cabeça também pra conseguir ler o que o bicho tá indicando, pelamordedeus! É o substrato do pó da merd!@@ da mosca que pousou na merd!#!#$@ do cavalo do bandido do filme em preto e branco mudo que não deu certo... Melhor ter um mapa e uma boa bússola xingling.
Curiosidade: Que trabalho de campo você faz com um Etrex?
Snorkel: quem falou em furar o capô?????? O que se fura é aquela parte entre o paralama e a coluna, sei lá o nome daquilo, e dependendo de como fizer, vai também a coluna, parede corta-fogo e mais uns pedaços.
Abrir um corte no capô pra passar o snorkel NMHO é um troço dos mais grotescos...
Edson...
sem querer você me deu uma grande idéia pro snorkel do meu samurai!
[]´s
emtsuhako
18/03/2007, 18:23
Cavalcante, eu uso o eTrex para conferir se uma área desmatada não está dentro de uma unidade de conservação ou de proteção ambiental... tb uso para calcular áreas... etc... Qto ao snorkel, tb é possível fazer um furando apenas o capô, mais exatamente a lateral dele... vi isso em alguns Nivas e o resultado é muito bom esteticamente... agora, funcionalmente nada sei... verei se acho alguma foto e posto aqui...
Fio, que idéia vc teve? Vai colocar um capô de Niva num Samuca??? Hehehe!!! Zoera minha... rsrsrs...
Falando sério, tô pensando em comprar outro capô só pra fazer algumas adaptações nele... snorkel, entrada de ar, scoop e o que mais lembrar... o capô original eu deixo ele intacto...
Rones Jr
18/03/2007, 18:34
e eu que achava ser o mais chato de todos....falr nisso nessa semana instalei um scoop!! Sem um furo sequer!
Cavalcante, eu uso o eTrex para conferir se uma área desmatada não está dentro de uma unidade de conservação ou de proteção ambiental... tb uso para calcular áreas... etc... Qto ao snorkel, tb é possível fazer um furando apenas o capô, mais exatamente a lateral dele... vi isso em alguns Nivas e o resultado é muito bom esteticamente... agora, funcionalmente nada sei... verei se acho alguma foto e posto aqui...
Fio, que idéia vc teve? Vai colocar um capô de Niva num Samuca??? Hehehe!!! Zoera minha... rsrsrs...
Falando sério, tô pensando em comprar outro capô só pra fazer algumas adaptações nele... snorkel, entrada de ar, scoop e o que mais lembrar... o capô original eu deixo ele intacto...
Cavalcante
19/03/2007, 00:44
Cavalcante, eu uso o eTrex para conferir se uma área desmatada não está dentro de uma unidade de conservação ou de proteção ambiental... tb uso para calcular áreas... etc...
Ô, legal isso! Só não confie muito no GPS. Já quase rodei num hotel fazenda porque medi a tubulação no GPS, um 176, com uma passada só. Se eu não tivesse colocado o adicional que sempre uso pra cabeamento, tinha rodado em mais de 5 mil metros de cabo (coisa de 5%)...
Qto ao snorkel, tb é possível fazer um furando apenas o capô, mais exatamente a lateral dele... vi isso em alguns Nivas e o resultado é muito bom esteticamente... agora, funcionalmente nada sei... verei se acho alguma foto e posto aqui...
Aí você tá falando de rasgar o capô, fazendo um corte em U invertido, não é? Só que isso tira estrutura do capô. Se for só um furo, o capô não abre...
emtsuhako
19/03/2007, 08:04
Cavalcante, nunca tive problemas com o Etrex... o único GPS que me deu dor de cabeça foi um Magelan... fuja desse aí... Sim! Seria um "U" invertido... mas não entendi pq vc diz pq tira a estrutura do capô e tb pq não abre... eu tava pensando em reforçar o corte com um reforço tb em formato de "U" em torno do corte em "U"...
Rones, somos dois então... rsrsrs... mas bem que conheço outros chatos, bom bom sentido... rsrsrs... A propósito, que scoop vc está usando? Tem fotos?
Rones Jr
26/03/2007, 08:32
Olha aí o scoop. Tem mais fotos no flog...é o modelo do Natal, mas segundo pesquisas dá pra instalar a da Sportage e acho q da S10 2007....quem achar em desmanche deve sair mais em conta...
Cavalcante, nunca tive problemas com o Etrex... o único GPS que me deu dor de cabeça foi um Magelan... fuja desse aí... Sim! Seria um "U" invertido... mas não entendi pq vc diz pq tira a estrutura do capô e tb pq não abre... eu tava pensando em reforçar o corte com um reforço tb em formato de "U" em torno do corte em "U"...
Rones, somos dois então... rsrsrs... mas bem que conheço outros chatos, bom bom sentido... rsrsrs... A propósito, que scoop vc está usando? Tem fotos?
Gustavo Niva
26/03/2007, 19:20
Rones, sentiu diferença na ventilação?
Tô pensando em instalar, mas só vou se fizer bastante diferença na ventilação interna do carro...
Rones Jr
27/03/2007, 09:14
Gustavao, acima de 60 sim. O ar entra até mais frio...
Otávio Luiz
27/03/2007, 10:18
NMHO, a melhor maneira de baixar a temperatura do cofre do motor é com aquelas saídas de ar do caminhão Scania, também utilizadas nos Trollers.
Assim retira-se o ar quente de dentro do cofre, e a entrada do ar frio se faz pela grade frontal mesmo...
Rones Jr
27/03/2007, 10:22
Otávio,
no caso deste scoop, além da estética falamos do ar que entra para dentro do habitáculo, via ventilador interno.
Otávio Luiz
27/03/2007, 14:40
Otávio,
no caso deste scoop, além da estética falamos do ar que entra para dentro do habitáculo, via ventilador interno.
AH BOM!!! Agora entendi... foi mal aí gente...:oops:
Ainda bem que não falei que não servia pra nada, só pro intercooler...:mrgreen:
Te mandei um e mail, não sei se voce viu então:
Dá para voce explicar sobre a tomada de ar forçada que voce fez próximo a seta dianteira?
Li em seu Flog que melhorou até o consumo.
Se possível é claro uma foto ajuda né.
Um abraço
Valeu
Como vcs protegem o radiador da lama e o distribuidor da água?
Eu comprei uma tela plástica, tipo mosquiteiro, fiz uma armaçao em ferro e coloquei atrás da grade e frente ao radiador...será que funga?
O distribuidor me falaram qeu o ideal é uma borracha...estou usando papel plastificado e até agora tudo bem...mas é gambi né....não tenho um pedaço bom de camara de ar ainda...alguem usa algo diferente?
Cavalcante
27/03/2007, 23:31
O radiador não precisa ser protegido da lama. Eu já voltei com lama de ficar dois dias tirando e a mulé xingando e o radiador tava de boa. A tela plástica (ou qualquer outra) vai agregar lama que vai secar e formar uma barreira que vai impedir o fluxo de ar, isso sim um perigo pro motor.
Quanto ao distribuidor, gambi por gambi, pode usar uma luva de borracha qualquer com os dedos cortados (PELAMORDEDEUS os da luva, não os seus :):):):):):) ) abraçados com cinta helermann aos cabos. Veda na boa.
Rones Jr
28/03/2007, 10:07
Dá para voce explicar sobre a tomada de ar forçada que voce fez próximo a seta dianteira?
Um abraço
Valeu
Já mandei um MP...
emtsuhako
28/03/2007, 22:11
Nivóide, faça como eu... para proteger o distribuidor, leve um saquinho de supermercado e proteja o distribuidor com ele... faço isso e nunca tive qq problema... Qto ao radiador, se tem lama por perto, tb deve ter água mais ou menos limpa... leva um balde e depois que passar por um lamaçal, encha o balde e manda ver no radiador... pelo menos sai o grosso e não seca lá durante a volta... :P
emtsuhako
28/03/2007, 22:13
Rones, vou pesquisar os da Sportage ou da S-10 2007... se algum servir, posto aqui... mas tô mais tentado a pegar essa do Casssiano...
Rones Jr
01/04/2007, 22:22
Cinho,
Olha o esquema ai!
Um abraço
Valeu
emtsuhako
01/04/2007, 23:11
Rones, esse esquema não favorece a entrada de água na panela de filtro? Se entrar água, umedece o filtro, entupindo os poros do mesmo...
Rones Jr
02/04/2007, 09:22
Em chuvas torrenciais...acho que sim...mas realmente só uso no seco...o original fica no porta malas...e com este tubo é flexível posso modificar a gosto!
emtsuhako
04/04/2007, 12:18
Rones, na ponta do tubo, faça uma pequena curvatura de modo que a entrada fique voltada para baixo... acho que o resultado é o mesmo se reto, com a diferença que não se corre o risco de entrar água diretamente...
Rones Jr
04/04/2007, 14:50
Edson,
Será que se virarmos o tubo pra baixo não perderemos uma das funções que é o fluxo forçado do ar? Em chuvas, vou virar pra baixo e fica apenas com a captação de ar mais frio...no seco mando bala...igual a Niva e Lady na janela...tomando o ventão na fuça....e morrendo de rir!!! E ainda to pensando em instalar um cooler de computador na frente do tubo...forçando mais ainda o ar!
Agora o Shrek tá igual formula 1, com configuração Dry e Wet!!!
Rones, na ponta do tubo, faça uma pequena curvatura de modo que a entrada fique voltada para baixo... acho que o resultado é o mesmo se reto, com a diferença que não se corre o risco de entrar água diretamente...
emtsuhako
04/04/2007, 23:12
Rones, depois que vc fez essa adaptação o consumo melhorou? Não sei te responder se o ar forçado melhora o consumo ou o desempenho, mas sei que meu Niva, depois que instalei a ponteira, tem bebido menos... o mais interessante é qdo o ar tá mais frio (de manhãzinha, por exemplo), parece que ele fica mais esperto...
Gustavo Niva
04/04/2007, 23:18
Rones, acho que um cooler de computador tem fluxo de ar baixo em relação à essa entrada de ar forçada que tu fez ae... e que iria acabar atrapalhando mais do que ajudando...
Emtsuhako, vim ver tua resposta crente que tu ia falar qual o scoop que serve como uma luva... kd? kd? kd? :mrgreen:
Rones Jr
04/04/2007, 23:20
Edson,
melhorou muito na estrada...não tava passando de 9,5 - 10,2 km/l...depois da instalação....fez na primeira viagem 10,83 km/l....andando bem...e muito, muito esperto...perto do que era!
emtsuhako
04/04/2007, 23:32
Gustavo, postarei no tópico referente sobre scoop... ;)
Rones, concordo com o Gustavo... um cooler de micro só iria atrapalhar... outra, se não me engano, existe uma quantidade ótima de ar x combustível... talvez o excesso de ar, com uma ventoinha qq, mais prejudica do que ajuda... alguém confirma???
emtsuhako
04/04/2007, 23:40
Gustavo, esqueci que era neste mesmo tópico que estávamos falando sobre scoop... segue link:
http://www.techcar.com.br/product/5012.html
Luciano SHAKALL
05/04/2007, 00:53
um cooler de micro só iria atrapalhar... outra, se não me engano, existe uma quantidade ótima de ar x combustível... talvez o excesso de ar, com uma ventoinha qq, mais prejudica do que ajuda...Emtsuhako, a linha de raciocínio é bem essa; mas tem que ser uma diferença relativamente grande na quantidade de ar pra prejudicar o motor.
Normalmente, quanto mais ar o motor aspirar, melhor (haja vista os turbocompressores e compressores volumétricos mecânicos - blowers, que "empurram" grande quantidade de ar pro motor, melhorando o desempenho), e a recíproca é verdadeira: quanto menos ar, pior o rendimento (como exemplo, a perda de rendimento dos automóveis quando em altas altitudes - ar rarefeito). Daí um scoop - ou uma "canalização", no caso do Rones - pode melhorar o rendimento do carro em velocidade, quando ele - o scoop - estará atuando, ajudando a mandar mais ar para a admissão. A idéia do cooler na boca desse tubo - acho -, seria pra (tentar) manter relativamente constante a quantidade de ar aspirado pelo motor, facilitando a regulagem da mistura, pois ele agiria parado ou em baixa velocidade. Em alta, talvez houvesse "flutuação" desse cooler, eu acho.
Contudo, um acréscimo muito grande na quantidade de ar aspirado pelo motor, requer também um aumento na quantidade de combustível, ou a mistura ficará muito "pobre" - muito ar e pouco combustível - , aumentando a temperatura nas câmaras de combustão, podendo ocorrer "pré-detonação".
sobre scoop... segue link: http://www.techcar.com.br/product/5012.html Pô Emtsuhako, legal - e barato - esse scoop, heim! Será que dá certo (medidas) no capô do Niva? Como o NIVADER tá na oficina, nem posso verificar isso...
só lembrando que, no nosso caso, o scoop instalado naquela "grelha" do capô - seja esse ou o do CAmaRAda Cassiano - nada tem a ver com admissão de ar para o motor, e sim para o habitáculo dos passageiros.
PS. Sempre que vejo estacionado um carro com um scoop nesse estilo, por curiosidade, eu enfio a mão dentro (eiiiita) e o que eu acho embaixo?
Simplesmente, o capô!
Geralmente, a galera instala só pra enfeitar, sem ter nehuma entrada de ar embaixo.....
Vai entender, hehehe...
emtsuhako
05/04/2007, 07:49
Luciano, falando em blower, é possível instalar em um Niva com carburador original? Pergunto só por curiosidade mesmo...
Qto ao scoop, o modelo Williams serve sim... ele tem 39cm (comprimento) x 20cm (largura) x 4cm (altura)... a grelha do Niva tem 37cm x 11cm... É, tem gente que coloca só como enfeite... até fica legal, mas sem função prática... no Niva ajuda a mandar ar pra dentro da cabine... considero isso bom pq em dia de chuva ajuda alguma coisa, mas só se tiver a mais de 60km/h, que é a diferença em que realmente faz alguma diferença, conforme o Rones relatou...
Luciano, falando em blower, é possível instalar em um Niva com carburador original? Pergunto só por curiosidade mesmo...
Qto ao scoop, o modelo Williams serve sim... ele tem 39cm (comprimento) x 20cm (largura) x 4cm (altura)... a grelha do Niva tem 37cm x 11cm... É, tem gente que coloca só como enfeite... até fica legal, mas sem função prática... no Niva ajuda a mandar ar pra dentro da cabine... considero isso bom pq em dia de chuva ajuda alguma coisa, mas só se tiver a mais de 60km/h, que é a diferença em que realmente faz alguma diferença, conforme o Rones relatou...
Pessoal sei quem tem esse scoop por R$27,00 ...:palmas: :palmas: :palmas:
Luciano SHAKALL
06/04/2007, 22:20
falando em blower, é possível instalar em um Niva com carburador original?Emtsuhako, um tempo atrás tinha no Mercado Livre, um cara vendendo um "kit Supercharger" pra Niva, que utilizava um Blower do Fiesta (até onde eu sei, esse do fiesta - modelo Roots M-24 da marca EATON - é o único nacional), mas não era "produção em série", e sim um kit "único" feito pelo seu proprietário. Até procurei agora de novo pra postar o link, mas não achei (já deve ter sido vendido)...
Pessoal sei quem tem esse scoop por R$27,00 ...:palmas:Abre o jogo logo aí, Pereira, rsrsrs...
emtsuhako
08/04/2007, 20:46
Luciano, acho que vc tá falando desse aí:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-55683464-blower-supercharger-m24-mais-forca-pro-seu-carro-_JM
Muito caro!!!
Luciano SHAKALL
09/04/2007, 01:32
Luciano, acho que vc tá falando desse aí:
http://produto.mercadolivre.com.br/M...-seu-carro-_JM
Muito caro!!!O BLOWER é esse mesmo, emtsuhako. Mas o anúncio que eu tinha visto era do "kit" completo: Blower, suporte, polia, correia, tubulação, válvulas... desenvolvido especialmente para instalar ESSE blower no NIVA original. Infelizmente, o kit não era uma produzido "em série". Foi feito apenas um - se eu não me engano - pelo próprio proprietário, que o estava vendendo no "Mercado Livre"...
PS. Realmete, é bem caro. Esse preço só pelo compressor - usado - é fora da minha atual realidade sócio-econômica, rsrsrs...
Seguinte trabalhei na Eaton em SJC po r4 anos e a linha do supercharger era de série sim...
O problema é q o governo ferrou todo o projeto tirando as taxas que incentivavam este tipo de veiculo, igualando a outros 1.6, muito melhores...Sao ainda fabricados, mas na planta dos EUA.
Este rotor atenderia tranquilo o aumento de torque necessario ao off-road, mas teria de ter um zilhao de adaptaçoes e acertos de mistura que vao inviabilizar tudo.
Luciano SHAKALL
12/04/2007, 01:11
Seguinte trabalhei na Eaton em SJC po r4 anos e a linha do supercharger era de série sim...
O problema é q o governo ferrou todo o projeto tirando as taxas que incentivavam este tipo de veiculo, igualando a outros 1.6, muito melhores...Sao ainda fabricados, mas na planta dos EUA.NIVÓIDE, o que eu quiz dizer foi que o KIT USADO NO MOTOR DO NIVA (e que estava a venda), era "artesanal" adaptado pelo proprietário - por exemplo, a polia dupla, adaptada em um torneiro - . Uma das peças do kit - a principal - era o supercharger citado por você, produzido em série pela Eaton (o único que é - ou era - de fabricação nacional).
Luciano SHAKALL
18/07/2007, 22:15
" ... Dá para voce explicar sobre a tomada de ar forçada que voce fez próximo a seta dianteira? Li em seu Flog que melhorou até o consumo ... "
" ... E ainda to pensando em instalar um cooler de computador na frente do tubo...forçando mais ainda o ar!
Agora o Shrek tá igual formula 1, com configuração Dry e Wet!!! ... "Rones, "Plagiaram" tua idéia... :mrgreen: : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-59940767-supercharger-eletrico-turbo-eletrico-blower-_JM .
Rones Jr
18/07/2007, 23:27
Rapaiz....olha só...vou ligar pro meu advogado!
Fabinho YAWARI
19/07/2007, 15:35
Mas e o snorkel?!
Tô afim de instalar um no Avôhai! Mas vou assumir... não tô afim de nadar com ele não, é que eu acho bonito mesmo!
Vi uns modelos que não gostei muito... até hoje só vi dois que me agradaram: um vendido na Garra4x4 (caríssimo) e um que vi na foto do Niva Cangaceiro do Flugêncio!
Alguém tem mais alguma dica?!
Flugêncio... passa o know-how aí!!!
Flugêncio
19/07/2007, 15:56
Este que vc viu no Niva Cangaceiro é o nº 02 da fabricação di Cassiano, by Natal4x4, fácil instalação. Vem com manual
Luciano SHAKALL
19/07/2007, 19:17
"... Mas e o snorkel?! ... Tô afim de instalar um ... Vi uns modelos que não gostei muito... até hoje só vi dois que me agradaram: um vendido na Garra4x4 (caríssimo)
e um que vi na foto do Niva Cangaceiro do Flugêncio! ...
"...Este que vc viu no Niva Cangaceiro é o nº 02 da fabricação di Cassiano, by Natal4x4, fácil instalação. Vem com manual..."Realmente os Snorkels vendidos pela "GARRA" são bem caros ( http://www.ciashop.com.br/garra4x4/product.asp?template_id=1&partner_id=1&dept%5Fid=1601&pf%5Fid=SK038 ) :shock: .
Aliás: Snorkel pronto (de uma maneira geral) é bem caro :sad: . Por exemplo, os da OGZ ( http://www.ogz.com.br/lojax1/detprod.asp?id=39 ) são "proibitivos" :putz: .
Os do Cassiano (Natal 4x4) estão na "2ª geração" (diferentes desse do flugêncio): Também são bonitos, e mais baratos ( http://www.natal4x4.com.br/prod_01.htm ) :concordo: .
Se vc gosta do "faça-você-mesmo", existem várias soluções "caseiras" para o Niva ;) :
http://www.camaradasdoniva.com.br/dicas/niva/snorkel.htm
http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/snorkel.htm
http://www.trilha4x4.com.br/dica24.htm
Outras idéias de Snorkels para Niva: http://www.parque4x4.com.ar/equipamiento/snorkel/index.html :D .
Uma sugestão diferente do "Chapéu do Snorkel" (artezanal): http://www.uor.com.br/default.asp?pg=/dicas :palmas: .
PS.
Respondi sua "MP" :concordo:;
[]'s
Flugêncio
19/07/2007, 20:22
Luciano,
Os snorkels que são vendidos atualmente pelo Cassiano ainda é o mesmo modelo do meu, até na foto é igual.
Luciano SHAKALL
19/07/2007, 22:37
"... Os snorkels que são vendidos atualmente pelo Cassiano ainda é o mesmo modelo do meu, até na foto é igual ..."Foi um "erro de interpretação" de minha parte... :oops:
Vc havia falado que o seu era "o nº 02 da fabricação di Cassiano, by Natal4x4", e eu achei que fosse o 2º que ele tinha feito (desde que "começou").
Como os primeiros que ele fez (protótipo) eram de outro modelo, eu deduzi... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
PS. Não ví a tal foto (do "Cangaceiro?)... :pensativo:
[]'s
Flugêncio
20/07/2007, 07:47
Luciano,
Do atual modelo, este é o 2º que ele fabricou, já tenho a uns 6 anos.
Então veja as fotos do Niva Cangaceiro I