Ver Versão Completa : Ajuda - Embreagem Ranger Com Problema Fantasma
IGORFROTA
05/03/2007, 13:10
Bom dia amigos
Aqui estou eu mais uma vez solicitando a ajuda dos companheiros.
Postei essa ajuda em outro tópico, mas nao tava havendo interesse em um tópico antigo.
Minha Ranger passou a apresentar problemas no engate das marchas, e tudo me leva a crer que é embreagem.
Abaixo vou enumerar as características para vcs darem o diagnóstico:
1. Algumas vezes as marchas não engatam mesmo eu pisando fundo no pedal da embreagem.
2. Nessas ocasiões, eu desligo o carro e vejo que as marchas entram normalmente. Entao, passo a primeira e tento ligar o carro. O carro solavanca como se eu estivesse ligando sem o pe na embregem.
3. O problema some de repente. O problema já apareceu e desapareceu várias vezes nos ultimos 2 dias. Quando aparece, eu ligo ele engatado e vou passando as marchas no tempo com o pé na embreagem. No começo tem que ir na manha mesmo, depois volta ao totalmente normal.
4. Percebi que mesmo quando acontece o problema, consigo forçar um pouquinho a marcha para engatar e ela entra. Faz um leve crac no engate, mas nao arranha. Não faz barulho, apenas da para perceber na mão.
5. Ainda Não observei se tem folga na embreagem. Acho que mesmo antes desse problema a embreagem é meio mole ate a metade, depois disso inicia uma resistencia. Tenho que ver no carro para confirmar.
É isso aí, alguém tem ideia do que seja ?
Sera disco/plato ?
Sera esse tal cilindro ?
Qual o caminho de testes que vcs me orientam seguir para resolver o problema ?
PCMiranda
05/03/2007, 13:20
Igor,
Tive exatamente esse problema num santana. As vezes eu parava num sinal e tinha que desligar o carro, engatar a primeira e sair. Exatamente como vc descreveu, com direito ao crac e bastante resistência.
Comprei aquele famoso kit embreagem que foi trocado e solucionou o problema. A embreagem ficou invejavelmente macia e as marchas perfeitas.
PC
edubelem
05/03/2007, 13:54
Igor, já tive este problema, fui trocando acionador, disco e platô e por final só ficou bom quando troquei tudo, bomba de pedal, acionador e kit disco e platô, obs: compre as peças na autorisada ou no representante ZF, o disco e plato vc pode comprar no paralelo, talvez no seu caso não precise do diso novo, porem se estiver com mais de 100.000 é melhor trocar.
Isso aconteceu de um dia pro outro? A embreagem da minha está beirando os 120000 e estou apostando que ainda vai durar mais um pouquinho...
edubelem
05/03/2007, 16:45
Isso aconteceu de um dia pro outro? A embreagem da minha está beirando os 120000 e estou apostando que ainda vai durar mais um pouquinho...
A minha comessou a arranhar, c/ 150.000, dai em diante fui trocando peça por peça, até trocar tudo, cai na besteira de comprar o atuador (dentro da caixa),por um paralelo, 2/3 do valor do original, juntamente c/ o conjunto disco, platô e rolamento, rodei 1000 KM e o atuador quebrou e tive que voltar p/ oficina engatando no tempo, coloquei o origina (ZF), e ficou um pouco duro, daí troquei o da embreagem, ai ficou zerado.
Antes tivesse trocado tudo original (ZF), não teria perdido temp. nem dinheiro.
emerson_dickel
05/03/2007, 17:29
Embreagem eh uma coisa que varia muito do uso do veiculo (urbano/rodoviario) mas principalmente o cuidado.
A minha Ranger comecou com esses mesmos problemas que vc relatou, dai olhei o reservatorio do fluido da embreagem (tem muita gente que acha que eh junto com o do freio) mas nao eh, eh um copinho de uns 50 ML que fica ao lado do fluido do freio (tambem vai fluido de freio DOT-4) nesse reservatorio.
Da uma verificada no nivel, se estiver baixo pode ter consumido ou ter algum vazamento, no meu caso o vazamento era no proprio atuador da embreagem, como a caminhonete estava com 205 mil km rodados pensei que ia precisar trocar o conjunto (Atuador/Disco/Plato) mas para minha surpresa o disco estava meio uso ou seja aguentaria muito ainda.
Dai so troquei o atuador e agora faz uns 20 mil km que estrou rodando e por hora eh soh alegria :)
Verifique o nivel, se estiver baixo olha na (capa seca) onde acopla a caixa com o motor) e veja se nao tem sinal de fluido de freio lah, pois se tiver provavelmente eh o atuador que esta incomodando, dai mande abrir e verifique o estado do disco e plato.
Um grande abraco, se vc nao conseguir achar o reservatorio, posso te mandar uma foto.
Um grande abraco
IGORFROTA
06/03/2007, 06:37
Vlw pessoal !!
Já observei o nível do fluido e está ok. Parei para observar o pedal da embreagem e não parece ter folga. Pelo menos não uma folfa considerável. Quando está livre, fica um pouco acima (0,5 cm) do pedal do freio. Dai eu sinto uma pequena folga até igualar o nível com o pedal do freio. Depois disso inicia a pressão natural.
O meu mecânico disse que deve ser o cilindro superior. Quanto custa um danado desses ?
Como é a troca do kit de embreagem da ranger ? É muito complicado ? Tem que desmontar muita coisa ?
Quero que ele verifique logo tudo para saber o real prejuízo.....
edubelem
06/03/2007, 07:52
Vlw pessoal !!
Já observei o nível do fluido e está ok. Parei para observar o pedal da embreagem e não parece ter folga. Pelo menos não uma folfa considerável. Quando está livre, fica um pouco acima (0,5 cm) do pedal do freio. Dai eu sinto uma pequena folga até igualar o nível com o pedal do freio. Depois disso inicia a pressão natural.
O meu mecânico disse que deve ser o cilindro superior. Quanto custa um danado desses ?
Como é a troca do kit de embreagem da ranger ? É muito complicado ? Tem que desmontar muita coisa ?
Quero que ele verifique logo tudo para saber o real prejuízo.....
Uns 400,00, ele vem completo copo cilindro e tubulação, já vem até com óleo.
Embreagem eh uma coisa que varia muito do uso do veiculo (urbano/rodoviario) mas principalmente o cuidado.
A minha Ranger comecou com esses mesmos problemas que vc relatou, dai olhei o reservatorio do fluido da embreagem (tem muita gente que acha que eh junto com o do freio) mas nao eh, eh um copinho de uns 50 ML que fica ao lado do fluido do freio (tambem vai fluido de freio DOT-4) nesse reservatorio.
Da uma verificada no nivel, se estiver baixo pode ter consumido ou ter algum vazamento, no meu caso o vazamento era no proprio atuador da embreagem, como a caminhonete estava com 205 mil km rodados pensei que ia precisar trocar o conjunto (Atuador/Disco/Plato) mas para minha surpresa o disco estava meio uso ou seja aguentaria muito ainda.
Dai so troquei o atuador e agora faz uns 20 mil km que estrou rodando e por hora eh soh alegria :)
Verifique o nivel, se estiver baixo olha na (capa seca) onde acopla a caixa com o motor) e veja se nao tem sinal de fluido de freio lah, pois se tiver provavelmente eh o atuador que esta incomodando, dai mande abrir e verifique o estado do disco e plato.
Um grande abraco, se vc nao conseguir achar o reservatorio, posso te mandar uma foto.
Um grande abraco
Ave! 200 mil! Que beleza, hein?
Não me lembrava desse reservatório, vou até ver a quantas ele anda...
valeu!
emerson_dickel
06/03/2007, 09:57
Eh bastante trabalho, coisas de 4 horas de servico (se o mecanico for bonzinho, senao pode tirar um dia de servico para fazer :(
Tem que tirar o carda (de um lado) e tirar a caixa "montanha" ou seja a caixa da reduzida, e tirar a caixa fora, o ruim que tem um parafuso no canto superior esquerdo (visao pra quem tah debaixo da caixa) que demora mais do que todos os outros para tirar :(
Mas eh tranquilo paguei R$ 150,00 de Mao de Obra e R$ 300,00 do atuador, sendo que o kit completo vc vai pagar uns 700 reais (Atuador/Disco/Embreagem)
mas acredito que devido a baixa km que vc relatou vai trocar soh o atuador
PS - Pegue da marca LUK (que eh a linha de montagem) nao se iluda com atuadores R$ 50 ou R$ 100 mais baratos
edubelem
06/03/2007, 10:10
Eh bastante trabalho, coisas de 4 horas de servico (se o mecanico for bonzinho, senao pode tirar um dia de servico para fazer :(
Tem que tirar o carda (de um lado) e tirar a caixa "montanha" ou seja a caixa da reduzida, e tirar a caixa fora, o ruim que tem um parafuso no canto superior esquerdo (visao pra quem tah debaixo da caixa) que demora mais do que todos os outros para tirar :(
Mas eh tranquilo paguei R$ 150,00 de Mao de Obra e R$ 300,00 do atuador, sendo que o kit completo vc vai pagar uns 700 reais (Atuador/Disco/Embreagem)
mas acredito que devido a baixa km que vc relatou vai trocar soh o atuador
PS - Pegue da marca LUK (que eh a linha de montagem) nao se iluda com atuadores R$ 50 ou R$ 100 mais baratos
Emerson, se não me engano é ZF, LUK é o paralelo, de qual quer forma é melhor comfirmar na autorisada, porem eu aconselharia , primeiro mecher no pedal e depois abrir a cx seca.
emerson_dickel
06/03/2007, 11:03
Realmente e indispensavel a analise de um mecanico antes de proceder qualquer tipo de reparo.
Mas pelo que sei LUK eh linha de montagem, da mesma forma que Fras-le eh linha de montagem em pastilhas.
IGORFROTA
06/03/2007, 14:43
Cacete !!!!
Pelo visto não vai ser nada fácil e muito menos barato !!!!
Vou mandar examinar primeiro o do pedal que é mais simples.
Como é o teste desse danado ?
O atuador que vai dentro da capa seca tb recebe óleo ? É o mesmo do cilindro do pedal ?
Se não está baixando óleo, como vou saber onde está a bronca ?
edubelem
06/03/2007, 14:48
Cacete !!!!
Pelo visto não vai ser nada fácil e muito menos barato !!!!
Vou mandar examinar primeiro o do pedal que é mais simples.
Como é o teste desse danado ?
O atuador que vai dentro da capa seca tb recebe óleo ? É o mesmo do cilindro do pedal ?
Se não está baixando óleo, como vou saber onde está a bronca ?
Se der tudo errado, vai dar uns 1200,00 de peça + mão de obra
1º- Manda sangrar 0,00
2º- Troca o pedal 400,00
3º- Atuador 400,00
4º- Kit 400,00 - 500,00
Pequeno jr
05/05/2007, 11:01
Bem,
É com o Bolso doendo que informo que Ontem, sexta-feira dia 04/05 a embreagem da RANger foi para o saco. Essa embreagem e o atuador ainda eram os originais do veículo e rodaram quase 250.000km/rodados. O Atuador ja estava com problema desde os 180.000km/rodados, mas era apenas ficar de olho no nível do óleo da embreagem que não tinha problema.
Como sai a caça de bons preços acabei descobrindo algumas informações que achei importante postar aqui. Algumas peças das Rangers 2.5 são mais caras que as da 2.8. Depois vou postar com mais calma os valores que achei, mas como exemplo embreagem 2.5 R$ 1040,00 embreagem 2.8 R$ 390,00. O atuador eu achei por R$ 315,00. Preços a vista.
Mão de obra to pagando R$ 200,00.
edubelem
05/05/2007, 11:58
Bem,
É com o Bolso doendo que informo que Ontem, sexta-feira dia 04/05 a embreagem da RANger foi para o saco. Essa embreagem e o atuador ainda eram os originais do veículo e rodaram quase 250.000km/rodados. O Atuador ja estava com problema desde os 180.000km/rodados, mas era apenas ficar de olho no nível do óleo da embreagem que não tinha problema.
Como sai a caça de bons preços acabei descobrindo algumas informações que achei importante postar aqui. Algumas peças das Rangers 2.5 são mais caras que as da 2.8. Depois vou postar com mais calma os valores que achei, mas como exemplo embreagem 2.5 R$ 1040,00 embreagem 2.8 R$ 390,00. O atuador eu achei por R$ 315,00. Preços a vista.
Mão de obra to pagando R$ 200,00.
Essa diferença entre a 2.5 e 2.8 é que a 2.8 é mais nacionalisada.
Compra o atuador original ou da mesma marca do original, pois tem um paralelo, que não dura mais que 10.000, a não ser, que vc vá vender o carro.
[]'s
Pequeno jr
05/05/2007, 21:40
Edu to comprando o tdo original nesse preço. Arrumei um atuador de marca ching-ling por R$ 205, mas não tive coragem, pois so irei vender a Ranger no meio do ano.
davilsantos
05/05/2007, 22:06
ceis fazem milagre com a embreagem?????? pq a nossa ja trocamos duas vezes e o carro ta com 130mil km. isso que ontem estorou o cilidro e estamos andando com uma garrafinha de dot-4 dentro do carro.
Pequeno jr
05/05/2007, 22:30
ceis fazem milagre com a embreagem?????? pq a nossa ja trocamos duas vezes e o carro ta com 130mil km. isso que ontem estorou o cilidro e estamos andando com uma garrafinha de dot-4 dentro do carro.
Davi,
Como falei, o problema no sistema de embreagem começou antes com os 180.000km/rodados, mas mesmo assim ainda deu para rodar. Agora na nossa Ex-L-200 a primeira troca de embreagem se não me engano foi com 70.000km/rodados.
Veja o tópico despedida das viaturas que falei qdo foi feito a troca dela.
Pergunta, a d vcs é HPE? Pois na de um amigo, colocaram a embreagem da GLS para ficar mais macia, so que ela acaba muito cedo.
Pequeno jr
05/05/2007, 22:32
Agora q vi na assinatura. Veja so, a Embreagem da GLS e HPE são diferentes. Se vc colocar a embreagem da GLS na HPE ela fica bem macia, mas acaba muito rápido. Talvez isso pode ter acontecido na d vcs e vcs não notaram ou não falaram.
davilsantos
06/05/2007, 00:48
o pequeno
não foi não. na segunda troca veio errado na embalagem. compramos uma pra hpe e veio uma pra gls.(original comprado na revenda)durou 1 mes e começou e patinar. ela realmente fica muuuito macia. ai o mecanico descobriu o erro e a fabrica trocou. mas chegou aos 60mil a 1ª e a segunda faz uns 10mil km. ai em fevereiro estourou a magueira(eh hidraulica) e ontem o cilindro.
Aqui no rio tem uma loja muito conceituada na penha que trabalha com embreagem recondicionada, inclusive ela vive cheio de taxistas que rodam muito. A minha embreagem começou a fazer um ruído de vez em quando assim que pisava e parava quando me deslocava, meu mecânico disse que seria o colar, mas que antes fosse ver nessa loja, já que a embreagem ou é platô, disco ou colar. Fui na loja e o funcionário me disse que minha embreagem está ótima e que o barulho é de um alongador que já retiraram nas rangers novas e quando ouvir o barulho, parar o carro engrenar a segunda e acelerar a 3000rph e o barulho não voltaria mais, dito e feito; ele poderia me enrrolar, mas apenas falou para eu só voltar lá quando a embreagem patinar. O preço da embreagem recondicionada com garantia de 6 meses é $400.
renato_antunes
29/07/2007, 10:27
A tampa do reservatório do líquido da embreagem indica o uso do flúido DOT 3.
rogeriomasih
29/07/2007, 12:51
A minha está com 120mil e estou começando a sentir dificuldade para engatar a primeira; nas outras marchas ainda está legal.
Quanto se gasta em um serviço como este?
Igor, já tive este problema, fui trocando acionador, disco e platô e por final só ficou bom quando troquei tudo, bomba de pedal, acionador e kit disco e platô, obs: compre as peças na autorisada ou no representante ZF, o disco e plato vc pode comprar no paralelo, talvez no seu caso não precise do diso novo, porem se estiver com mais de 100.000 é melhor trocar.
rogeriomasih
29/07/2007, 12:53
Compensa aproveitar a ´oportunidade´ e colocar um disco que aguente mais tranco?
Sei que existem discos especiais para carros de arrancada; existe algo equivalente para fora de estrada?
[quote=IGORFROTA;358987]Vlw pessoal !!
rogeriomasih
29/07/2007, 13:00
IGOR,
sei que o tópico é meio antigo, mas como e quanto ficou o teu reparo?
Abraços,
Rogério
Edintruder
29/07/2007, 14:52
Quando eu troquei ha uns dois anos atrás, eu gastei R$700,00 no kit original, R$420,00 no atuador e R$200,00 da MO.
ALEXANDREO
29/07/2007, 15:32
Amigao, Acabei De Chegar De Uma Longa Viagem Com A Minha Ranger, Que Por Pouco Nao Foi Abortada, Pois No Dia Anterior A Viagem A Minha Esposa Relatou Acontecimentos "misteriosos" Na Ranger, Bastante Semelhantes Aos Seus. O Duro E Que Tinha Acabado De Fazer Uma Revisao Detalhada Do Carro Mas Que Na Pressa Possou Batido A Troca Do Fluido Da Embreagem, Mas Isso Nao Era Importante?! Resumindo Voltei Na Oficina Na Tarde Da Vespera Da Viagem E Nao Encontramos Nenhum Vazamento, Nivel Ok, So Nos Restou Sangrar Na Esperança De Ser Ar No Sistema, Apos A Sangria Veio A Ma Noticia, Nao Dava Mais Embreagem, Ja Havia Ido Embora 1 Litro De Oleo E Nada.
Soluçao: O Atuador Fica Em Uma Posiçao Inclinado, E Por Mais Que Se Sangrasse O Sistema A Bendita Bolha Que Ocasionava A Falta Momentanea Da Embreagem Nao Saia, Entao Levantamos A Frente Do Carro Em Uma Rampa E Com Auxilio De Um Jacare, Fizemos A Primeira Sangria E O Pedal Ja Subiu, Bastando Mais Duas Sangrias E Tudo Ok!
Rodei 6.000 Km Pelo Nosso Lindo Litoral Nordestino Sem Problema Algum.
Acho Que O Seu Problema Poissa Ser O Mesmo, Pelo Menos Nao Custa Tentar, Ou Pelo Menos Custa Pouco 500 Ml De Dot 4.
Grande Abraço Alexandre
cantodopirão
03/08/2007, 14:51
Caros colegas,
Qual é a marca do cilindro de embreagem, atuador, disco e platô originais?
Estou precisando trocar e na autorizada da Ford esse conjunto custa 2300 reais!
Abraço!
Na última vez que esse pessoal (http://br.geocities.com/superpecas1) enviou uma lista de preços o atuador "original Ford" estava em R$380,00. Entre em contatos com eles...
Minha história é a seguinte, com 80 e poucos mil kms o atuador foi pro saco. Devido a falta de experiência em Ranger minha e do mecânico (meu irmão) achamos que, pela quilometragem, estaria na hora de trocar tbem o cjto disco/platô. Afinal, teríamos que tirar a caixa inteira para trocar o atuador, então comprei (com os caras que indiquei acima) todo o conjunto de embreagem. Aconteceu que a embreagem estava inteira, mas como já tinha comprado, troquei tudo.
Tempos depois, com uns 130mil Kms (50 mil do atuador) aquele atuador foi pro saco, ele realmente era original, pelo menos tinha o logotipo da Ford, made in USA, embalagem Ford, tudo certinho.
Então, o terceiro atuador comprei no paralelo, marca SKF, acho que paguei R$280,00 - não tô lembrando. É made in USA e acredito que seja o mesmo fabricante do original. Comparei os dois e não vi nenhuma diferença nas carcaças, somente não há o logotipo da Ford.
O conjunto de disco e platô também desconfio que seja SKF.
[]'s (apesar do Walter dizer que []'s bagunçam o fórum... :-) )
IGORFROTA
03/08/2007, 21:24
A minha parou com esse problema por um tempo e voltou a fazer depois de uma trilha na lama.
Acontece muito de vez em qnd, dai eu desligo o carro e ligo engatado. Dai some novamente
O meca me falou que pode ser a embreagem colando com ferrugem da agua das lamas.
Então, no final qual é o consenso com a mudanças de marcha duras? Para engatar a primeira marcha é um sacrifício, mas se forço entra sem arranhar. A segunda já está também ficando assim (arrancando com a ranger estacionada). Querem trocar a embreagem, mas não acho que seja ela o problema (ela nem patina sequer). Alguma idéia?
Walter L. L. Casitta
05/09/2007, 07:43
Então, no final qual é o consenso com a mudanças de marcha duras? Para engatar a primeira marcha é um sacrifício, mas se forço entra sem arranhar. A segunda já está também ficando assim (arrancando com a ranger estacionada). Querem trocar a embreagem, mas não acho que seja ela o problema (ela nem patina sequer). Alguma idéia?
Esse problema está na embreagem sim. A minha fica com esse problema depois que atravesso um rio ou algum trecho alagado, mas de pois de alguns dias volta ao normal.
Se a sua esta assim constantemente vai ter mesmo que desmontar a embreagem pra descobrir o que esta acontecendo...
IGORFROTA
05/09/2007, 17:03
+1
Geralmente quando passa na água, fica ruim por uns dias, depois passa
Renato Fraga
10/09/2007, 19:15
Olá meus amigos, desculpe a intromissão, mas não pude deixar de dar o meu Relato.
Eu tinha uma Ranger 98 2.5 td e certa vêz durante uma viagem, ao parar em um pedágio, não conseguí mais emgatar a primeira marcha para sair do mesmo. Desliguei o motor, engatei a primeira marcha, dei partida e imediatamente carro começou a andar. Dalí pra frente só pude trocar as marchas no "tempo", até chegar à minha oficina de confiança.
Suspeitei de tudo, mas o mecânico matou a charada rapidinho, pois eu não sabia , o kit todo da embreagem era novinho, menos de 10,000 KM.
O problema estava em um pequeno rolamento existente na ponta do eixo piloto, dentro do volante do motor, e este é do tipo agulha. Removemos o mesmo e confeccionamos uma bucha em bronze com as medidas compatíveis.
Problema resolvido, lamentando apenas que a mão de obra para executar tal tarefa é bem trabalhosa, removendo cardãs, motor/câmbio e o volante do motor............
Isto ocorria porque ao acionar a embreagem, apesar de afastar o disco do platô e volante, o eixo piloto continuava sendo impulsionado pelo engripamento do rolamento, e sendo assim, os anéis sincronizadores não conseguiam freiar o conjunto para permitir o engate. Antes de desmontar tudo, o meu mecânico colocou o carro no elevador, engatou a primeira, deu partida. As rodas viraram mesmo com o pé ma embreagem. Repetiu a operação em em quinta marcha, as rodas continuavam virando, mas com mais dificuldade, e sem alterações da rotação do motor. Bastou pisar no freio que as rodas pararam e o motor não afogou.
Compreenderam????????????????????
O atuador costuma dar muito problema devido à sua posição original que localiza o sangrador numa posição mais inferior, dificultando a saida do ar. Fazendo tal teste descrito acima, em marchar maiores, se a embreagem não estiver abrindo, o motor irá afogar.
Abraços.
Minha ranger está no mecânico, NA VÉSPERA DO FERIADO. Retirou o atuador e me disse que o rolamento estava com folga, mandou comprar atuador com rolamento novos. Acontece que o rolamento vende por separado também, e eu não achei que a borracha, etc do atuador estivesse ruim, talvez só trocar o rolamento (R$ 25) resolvesse. O kit custa R$ 250 na Ford Highway Aricanduva, aqui no Rio acho por R$ 283 na caixa da SKF -é original?? (nº de peça YL5Z7A508. No atuador retirado consta este nº: DBO7RN602A, e não dá para ver o logotipo da Ford.
O que vcs fariam? Trocariam só o rolamento ou o conjunto?
Ah, a mão-de-obra para esse serviço vai me custar R$ 480, um pouco salgado, não é? ===========>
Troca tudo! É uma mão-de-obra do cac&t& e já que vai abrir é melhor trocar tudo. SKF é o original, pode ir sem medo.
Geralmente o atuador vai pro saco antes que o rolamento, mais um motivo para trocar tudo...
edubelem
10/10/2007, 11:46
Troca tudo! É uma mão-de-obra do cac&t& e já que vai abrir é melhor trocar tudo. SKF é o original, pode ir sem medo.
Geralmente o atuador vai pro saco antes que o rolamento, mais um motivo para trocar tudo...
X2...
Faou tudo...
[]'s,
Walter L. L. Casitta
10/10/2007, 13:48
X3!.........
Já estou trocando tudo: atuador + rolamento, mas a embreagem ainda dá para rodar bastante e não vou trocar. Comprei o SKF, a borracha desse atuador novinho e bem mais mole e fina que o SKF "arruinado" que veio de fábrica. Acho que os ianques estão usando chicletes reciclados (aqueles que eles cospem na rua) para fabricar as peças. Depois eu conto como ficou.
XXX 10n=ptz in USA
oziocara
27/11/2009, 17:35
a minha ranger tá com esse problema tambm ,so depois que o carro roda o suficiente pra aquecer o óleo que o problema ocorre, as vezes piso na embreagem e o pedal não retorna, quando retorna o carro dá um tranco o mecanico recuperou o plato mas depois o problema persistiu, tem horas q
o carro não saiu entato a marcha e nada!!! me ajudem!!! tamb
F. Andrade
27/11/2009, 17:47
Não li os tópicos anteriores, mas qdo fiz o motor da minha a dois meses atrás reclamei com o meca que tava ruim pra engatar ele olhou a embreagem e tava tudo normal, sem vazar óleo nem nada mas era um rolamento agulha que fica dentro do virabrequim que tava estragado. A ponta do eixo piloto que sai do cambio encaixa dentro dele, daí a dificuldade pra engatar. Trocou resolveu. Avaliem se não é este o caso de vcs......tem que descer o cambio com certeza e talvez remover o volante pra examinar este dito rolamento, que é bem pequeno.
Não li os tópicos anteriores, mas qdo fiz o motor da minha a dois meses atrás reclamei com o meca que tava ruim pra engatar ele olhou a embreagem e tava tudo normal, sem vazar óleo nem nada mas era um rolamento agulha que fica dentro do virabrequim que tava estragado. A ponta do eixo piloto que sai do cambio encaixa dentro dele, daí a dificuldade pra engatar. Trocou resolveu. Avaliem se não é este o caso de vcs......tem que descer o cambio com certeza e talvez remover o volante pra examinar este dito rolamento, que é bem pequeno.
X2... O Anthon sempre recomenda a troca desse rolamento. Quando fiz a embreagem da Natasha o meca trocou o rolamento porque estava ferrado.
Abraços.
LeoLeone
27/11/2009, 19:18
a minha ranger tá com esse problema tambm ,so depois que o carro roda o suficiente pra aquecer o óleo que o problema ocorre, as vezes piso na embreagem e o pedal não retorna, quando retorna o carro dá um tranco o mecanico recuperou o plato mas depois o problema persistiu, tem horas q
o carro não saiu entato a marcha e nada!!! me ajudem!!! tamb
Pedal não retornar eh caracteristico de problemas no cilindro do pedal. Ja vi relatos por aqui do cilindro agarrar no retorno, dai se solta o pedal, e ele nao acompanha o movimento de pé e retorna rapidamente causando assim o tranco.
LeoLeone
Ranger xl 2000 CD 4x4:grin:
oziocara
28/11/2009, 01:21
O cilindro mestre é novo, se o rolamento agulha for esse onde acopla um eixo que sai do câmbio à ponta do virabrequim, realmente ele tá com um pouco de folga, o proprio mecanico constatou, porém, ele disse que não tem nada haver com esse problema.
F. Andrade
29/11/2009, 07:27
Prezado Oziocara!
Se a embreagem ainda estiver desmontada então peça pra trocar pq se já tem folga vai detonar de vez qquer dia, e a M.O. pra trocar fica cara. O custo dele não é tão alto, e compre um de 1a. linha, afinal é parte importante p/ o bom func. da embreagem.
Matagato
21/05/2014, 18:44
Pessoal, alguem sabe como fazer uma daptação e utilizar garfo mecânico para acionar o rolamento? A dakota possui garfo mecânico e o atuador hiráulico que aciona o garfo fica do lado externo da capa seca. Queria um sistema similar.
Com 50.000 km vou para a terceira troca, sendo a primeira por um atuador da SKF e o segundo da marca Luk. Fiz alguns passeios em lugares alagados, acredito que essa seja a causa da pequena duração.
Qual melhor marca de atuador para Ranger??
Na próxima troca, vou vedar toda a capa seca com silicone.
F. Andrade,
Minha Ranger começou apresentar esse mesmo problema... examinamos e o tal rolamento foi pro saco...
a embreagem está em boas condições, trocou e zerou.... mais um caso resolvido.
Abraço,
Obrigado,
Jjunior
Matagato
29/05/2014, 20:02
F. Andrade,
Minha Ranger começou apresentar esse mesmo problema... examinamos e o tal rolamento foi pro saco...
a embreagem está em boas condições, trocou e zerou.... mais um caso resolvido.
Abraço,
Obrigado,
Jjunior
Alguém sabe informar se o atuador original da MWM é mais durável que oda Luk? Alguma outra marca de melhor qualidade???
Benther007
06/08/2014, 20:44
Boa Noite pessoal.
Sou novo no fórum. Porém já venho o acompanhando o fórum a um tempo. Adquiri recentemente uma Ranger 2.5 diesel 2001. 4x4 xl. Eh o meu primeiro veiculo a diesel e 4x e estou adorando.
Porém na semana passada comecei a sentir um "estalo" quando soltava a embreagem durante o processo de troca de marchas.
fui a uma oficina recomendada e o mecânico apos dar uma volta no carro disse que achava que poderia ser a embreagem ou volante do motor. Mas que eu teria que deixar o carro e em fim que eu deveria gastar uns 1700 reais heheheh.
Decidi pegar umas segunda opiniao, e o outro mecânico de outra oficina me disse que poderia ser falta de lubrificação na cruzeta. Me encaminhou a outra oficina com elevador p veiculo.
chegando lá, o mecânico verificou que a cruzeta dessa ranger nao havia esquema o lubrificar. Mas que pelos sintomas que eu estava tendo, que eu deveria verificar os níveis de óleo da caixa de marcha, e caixas de transmissão...
Pimba, na mosca. As caixas de transmissão estavam praticamente sem óleo. Coloquei um total de 9litros nas caixas e o carro ficou ótimo demovo.
Abraços
Afonso Fujii
31/05/2024, 09:17
Sou usuário novo, gostaria saber como o Igor Frota solucionou o problema da ranger do problema fantasma em 2007.
Minha ranger foi rocado o atuador do pedal da embreagem e recondicionado a embreagem/
tm hora que vou manobrar a caminhonete e fico sem embreagem, caminhonete não tem força pra subir morro...Será que se o mecânico não regulou as molas do platô poder ocorrer esses defeitos?
RicardoFLN
14/10/2024, 14:14
Minha ranger foi rocado o atuador do pedal da embreagem e recondicionado a embreagem/
tm hora que vou manobrar a caminhonete e fico sem embreagem, caminhonete não tem força pra subir morro...Será que se o mecânico não regulou as molas do platô poder ocorrer esses defeitos?
Podem ser algumas coisas. Sim, se ele não resetou o sistema compensador que atua nas molas do platô, pode dar problema, mas o problema nesse caso seria a não liberação completa do disco no pisar na embreagem.
Esse recondicionamento da embreagem, foi feito como? Foi trocado material de fricção do disco, retificado o platô e o volante do motor?
Sds.