PDA

Ver Versão Completa : Samurai 95 x samurai 97, qual o melhor ?

Erlon
05/03/2007, 12:32
Aê Suzukeiros, estou com dúvidas sobre as diferenças destas duas máquinas, qual o melhor? Em termos de suspensão, robustez, conforto, e tudo que vcs possam vir a contribuir para minha escolha, deêm suas sugestões, valeu !

Sds
Erlon

ricardo sabóia
05/03/2007, 14:39
As grandes diferenças, estão na tcase (engrenagens 95 / corrente 97) e suspensão (feixe 95 / helicoidal 97).Os dois são muito bons e robustos também.Para uso diário e trilhas,acho o 97 melhor;se o uso for mais off-road,o 95 é bem mais fácil e barato de preparar a suspensão.Quanto ao conforto (se é que podemos chamar um samurai de confortável...),o 97 pula um pouco menos e o acabamento interno é melhor.Qualquer que seja sua escolha,você terá nas mãos um jipe "pau p/toda obra", que encara muita coisa mas que não tem no conforto seu forte,principalmente em viagens longas !

Abs, Ricardo.

ramiro_eli
05/03/2007, 16:28
Caro Erlon,

O Samurai de fato apresenta ótimas qualidades, principalmente no uso fora de estrada. Os dois modelos por voce questionados apresentam singularidades específicas, com seus benefícios e malefícios de cada projeto.
Os Japoneses não são seres burros ou idiotas, por tanto, como era de se esperar, o Samurai 97 conta com diversas melhorias sobre o 95.
Tais como:
Suspensão.
Esta é totalmente nova e recalibrada. Mudou do feixe de mola p/ mola helicoidal(semelhante a utilizada no jipe da moda, o Ecosport)
Esta concepção de suspensão permite uma articulação maior e mais macia nas trilhas. É verdade que uma alteração para utilização de pneus maiores de fato é mais onerosa, porém seus problemas acabaram!
O eng. Mec. Nucl. Dr. Fabill projetou e desnvolveu um kit destinado a este veículo ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22195 )
Com este kit poder-se-a utilizar pneus com medidas entre 27,3' e 37,2', dependendo da mola escolhida no ato da compra do Kit Fabill.

T-case:
Certamente voce irá ouvir por ai no mundo off-road que a caixa de tranferência do 97 é mais frágil que a do 95 somente pro que é acionada por correntes. Não dê ouvidos! Dizem isso por conservadorismo e medo do desconhecido. Diversos veículos de grande nome, sobrenome e até apelido no mercado 4x4 contam com esta tecnologia avançadíssima, tais como Wrangler, Cherokee, Pajero, Besta, X5, Touareg e Cayenne.
Uma T-case por correntes é melhor pois faz menos ruido, tem um engate mais macio e é muito mais fácil de reduzir, bastando remover(ou adicionar, caso queira deixá-la mais longa) elos da corrente em questão.
O único inconveniente é que o óleo a ser utilizado é mais caro, o Dextron XIX.

Conforto:
Está anos luz a frente do modelo anterior!
Este possui volante de 3 raios anatômico, bancos desenvolvidos em parceria com a Recaro, painel reformulado para uma leitura mais agradável(inclusive de jornais), porta luvas ampliado, ar condicionado com gás que não afeta a camada de ozônio, tecido dos bancos em nova padronagem e mais macio, banco traseiro interiço bi-partido e sistema de escapamento 9% mais silencioso.

Desempenho:
O sistema de freio foi otimizado. Não possui ABS, mas é tão bom que é como se o sistema estivesse lá.
O diferncial dianteiro é todo novo. Funciona mais macio e engata melhor que o anterior. A borboleta da roda livre foi totalmente remodelada e ficou mais anatômica, otimizando o desempenho principalmente na lama.
O motor teve o comando de válvulas trocado pelo até então inédito ZP113G(o anterior era o famigerado ZH 92F) este sendo utilizado até nas motos Suzuki. O motor deste modelo tambem conta com uma injeção eletronica com novo mapeamento setorial, que alem de trocar automaticamente o horário de verão reconhece o local no qual está sendo utilizado o veículo e altera sua programação de a cordo com a nescessidade. Isto representa mais torque na estrada e estacionamentos e mais potência e economia nas trilhas.
Os farois tb mudaram! Este modelo poui o rele de 7 pinos, que subtitui o de 4 pinos da versão anterior. Isto proporciona muito mais foco e contraste durante o dia.

Compre o modelo 97 e seja feliz!
Qualquer dúvida fale com o Pitão ou com o Fabill, que são propietários desta fortaleza 4x4.

hederi
05/03/2007, 17:10
Caro Erlon,

O Samurai de fato apresenta ótimas qualidades, principalmente no uso fora de estrada. Os dois modelos por voce questionados apresentam singularidades específicas, com seus benefícios e malefícios de cada projeto.
Os Japoneses não são seres burros ou idiotas, por tanto, como era de se esperar, o Samurai 97 conta com diversas melhorias sobre o 95.
Tais como:
Suspensão.
Esta é totalmente nova e recalibrada. Mudou do feixe de mola p/ mola helicoidal(semelhante a utilizada no jipe da moda, o Ecosport)
Esta concepção de suspensão permite uma articulação maior e mais macia nas trilhas. É verdade que uma alteração para utilização de pneus maiores de fato é mais onerosa, porém seus problemas acabaram!
O eng. Mec. Nucl. Dr. Fabill projetou e desnvolveu um kit destinado a este veículo ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22195 )
Com este kit poder-se-a utilizar pneus com medidas entre 27,3' e 37,2', dependendo da mola escolhida no ato da compra do Kit Fabill.

T-case:
Certamente voce irá ouvir por ai no mundo off-road que a caixa de tranferência do 97 é mais frágil que a do 95 somente pro que é acionada por correntes. Não dê ouvidos! Dizem isso por conservadorismo e medo do desconhecido. Diversos veículos de grande nome, sobrenome e até apelido no mercado 4x4 contam com esta tecnologia avançadíssima, tais como Wrangler, Cherokee, Pajero, Besta, X5, Touareg e Cayenne.
Uma T-case por correntes é melhor pois faz menos ruido, tem um engate mais macio e é muito mais fácil de reduzir, bastando remover(ou adicionar, caso queira deixá-la mais longa) elos da corrente em questão.

Conforto:
Este possui volante de 3 raios anatômico, bancos desenvolvidos em parceria com a Recaro, painel reformulado para uma leitura mais agradável(inclusive de jornais), porta luvas ampliado, ar condicionado com gás que não afeta a camada de ozônio, tecido dos bancos em nova padronagem e mais macio, banco traseiro interiço bi-partido e sistema de escapamento 9% mais silencioso.

Desempenho:
O sistema de freio foi otimizado. Não possui ABS, mas é tão bom que é como se o sistema estivesse lá.
O diferncial dianteiro é todo novo. Funciona mais macio e engata melhor que o anterior. A borboleta da roda livre foi totalmente remodelada e ficou mais anatômica, otimizando o desempenho principalmente na lama.
O motor teve o comando de válvulas trocado pelo até então inédito ZP113G(o anterior era o famigerado ZH 92F) este sendo utilizado até nas motos Suzuki. O motor deste modelo tambem conta com uma injeção eletronica com novo mapeamento setorial, que alem de trocar automaticamente o horário de verão reconhece o local no qual está sendo utilizado o veículo e altera sua programação de a cordo com a nescessidade. Isto representa mais torque na estrada e estacionamentos e mais potência e economia nas trilhas.
Os farois tb mudaram! Este modelo poui o rele de 7 pinos, que subtitui o de 4 pinos da versão anterior. Isto proporciona muito mais foco e contraste durante o dia.

Qualquer dúvida fale com o Pitão ou com o Fabill, que são propietários desta fortaleza 4x4.

Vale lembrar amigo Eli, que algumas edi'coes do 97 sairam prontos pra receber GFG, valorizando muito o samuka.!!!

Edu Brandão
05/03/2007, 17:36
O que é GFG?

C. Roberto
05/03/2007, 20:27
Que messa é erda?

Feroza4x4
05/03/2007, 23:46
Tô mijado... a OFF agora é aqui????

Stephan
06/03/2007, 05:35
A OFF irá dominar o MUNDO !!!! :mrgreen:

Erlon
06/03/2007, 08:07
As grandes diferenças, estão na tcase (engrenagens 95 / corrente 97) e suspensão (feixe 95 / helicoidal 97).Os dois são muito bons e robustos também.Para uso diário e trilhas,acho o 97 melhor;se o uso for mais off-road,o 95 é bem mais fácil e barato de preparar a suspensão.Quanto ao conforto (se é que podemos chamar um samurai de confortável...),o 97 pula um pouco menos e o acabamento interno é melhor.Qualquer que seja sua escolha,você terá nas mãos um jipe "pau p/toda obra", que encara muita coisa mas que não tem no conforto seu forte,principalmente em viagens longas !

Abs, Ricardo.

Obrigado pela sua opinião, eu acho que o 97 se encaixaria melhor no que eu quero do samuka, off em fim de semana e on na semana ( minha muié quer um carro, então pensei "vou comprar um samuka, aí ela anda na semana e fim de semana eu faço trilha" ) mas o que me preocupa é que já vi em vários fóruns de 4x4 que a suspensão do 97 é mais frágil e que tem pouca articulação, inclusive no comentário vi tbm que um dono de 97 na primeira trilha quebrou o suporte do amortecedor, será ?

Sds
Erlon

Erlon
06/03/2007, 08:12
Caro Erlon,

Tais como:
Suspensão.

T-case:

Conforto:

Desempenho:

Obrigado mesmo amigo Ramiro, sua descrição realmente impressiona, como disse para o amigo ricardo minha preocupação qnto ao 97 vem de outros fóruns que acompanho, mas mesmo obrigado pela sua opinião.
SDs
Erlon

Fabil
06/03/2007, 09:49
Erlon... vai de 97 mesmo, desde que compre um em perfeito estado de conservacao nao terá do que reclamar.... e sim.. um ponto fraco da suspensao dos 97 é a torre do amortecedor, mas nada que uma reforco com arruela e solda ( nao vai gasta mais do que 30,00) resolvem o problema de forma definitiva.

faca um simples teste.. ande num samurai feixe e depois ande num helicoidal e decida-se...

T+

diogo ludovico
06/03/2007, 11:01
Tambem já tive asua duvida, tinha um mille 2003 e queria trocar por um jipe que servisse no dia a dia.
Hoje estou com um Samurai MT 97, e não me arrependo, uso no dia a dia, em passeios, trilhas leves e viagens. Claro que o conforto condiz com um jeep, ele pula, mas em comparação com os feixe, acho os helicoidais esteticamente mais bonitos, um pouquinho mais confotaveis e com o interior de melhor acabamento.
Quanto a suspenção, reamente é mais trabalhosa do que a feixe, porem os resultados tambem são melhores. Hoje facilmente se encontram soluções desde as mais simples como as que estou usando, com molas de voyage e amortecedores do corsa, até o kit do fabil, que seria a solução definitiva para o problema da suspenção.
T-case por correntes? Como já foi dito, possui suas vantagens, e alem disso vc pode posteriormente troca-la por um de engrenagens.
Assim, acho que o samuka helicoidal ´emais indicado para o uso misto, agora se fosse só para uso exclusivo em trilha, ai sem duvida o feixe seria mais indicado.
Vai de 97 :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo:

ricardo sabóia
06/03/2007, 14:17
Se eu fosse comprar de novo um samurai,sem dúvida iria de helicoidal (97 em diante).Já tive os dois,e com certeza no "bojo", é o melhor custo benefício.

Abs, Ricardo.

Alexandre X
06/03/2007, 21:38
Se eu fosse comprar outro samurai, sem dúvida compraria so o chassi e a carroceria. :mrgreen:

Joao Baeta
06/03/2007, 22:10
:arrow:Erlon,
Se vc usar + em trilha, opte o ano 95!
Se usa em misto e com conforto opte ano 97!
Absssssssssssssss

Erlon
08/03/2007, 10:43
Se vc usar + em trilha, opte o ano 95!
Se usa em misto e com conforto opte ano 97!
Absssssssssssssss

Pois é João!
Eu queria usar só pra trilha pq tenho outro carro, mas é que a minha muié quer um carro, então pensei em unir a fome com a vontade de comer, mas muito bem colocado da sua parte, e obrigado.
Sds
Erlon

Erlon
08/03/2007, 10:45
Valeu pessoal, tô gostando muito das opiniões de cada um, pelo que vejo o 97 tá na frente no gosto popular, obrigado à todos e continuem opinando !

Erlon
08/03/2007, 10:52
Tambem já tive asua duvida, tinha um mille 2003 e queria trocar por um jipe que servisse no dia a dia.
Hoje estou com um Samurai MT 97, e não me arrependo, uso no dia a dia, em passeios, trilhas leves e viagens. Claro que o conforto condiz com um jeep, ele pula, mas em comparação com os feixe, acho os helicoidais esteticamente mais bonitos, um pouquinho mais confotaveis e com o interior de melhor acabamento.
Quanto a suspenção, reamente é mais trabalhosa do que a feixe, porem os resultados tambem são melhores. Hoje facilmente se encontram soluções desde as mais simples como as que estou usando, com molas de voyage e amortecedores do corsa, até o kit do fabil, que seria a solução definitiva para o problema da suspenção.
T-case por correntes? Como já foi dito, possui suas vantagens, e alem disso vc pode posteriormente troca-la por um de engrenagens.
Assim, acho que o samuka helicoidal ´emais indicado para o uso misto, agora se fosse só para uso exclusivo em trilha, ai sem duvida o feixe seria mais indicado.
Vai de 97 :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo:

Diogo, minha preocupação e justamente essa, quero para uso misto , mas tbm quero dar com os dois pés na trilha, entende o dilema, será que na trilha o 97 é animal tbm ou é corderinho ? Enfim quero um jipe que seja bom no asfalto e fodaum na trilha !
Sds
Erlon

Joao Baeta
08/03/2007, 11:45
Ue.... Compre um Gol para sua muié.... E o Samurai feixe de trilha e pronto!
Fácil né? :mrgreen:
Abssssssssssssssss

ricardo sabóia
08/03/2007, 13:22
Erlon nem tenha medo do samurai 97 para o que você quer fazer ! Passei três anos quando tive o meu,rodei 40.000Km e a única vez que ele me deixou na mão, foi a bateria que pifou! Fiz passeios leves,trilhas pesadas com muita lama e água,praias,dunas,viagens e era o meu carro do dia-a-dia (minha mulher tinha outro).Na minha opinião,a única razão p/comprar um FEIXE,seria se ele fosse exclusivamente pra rodar nos finais de semana em trilhas pesadas;não que o 97 não aguente,mas é mais fácil e barato por exemplo mexer na suspensão do feixe e colocar um pneu maior.Samurai qualquer que seja o modelo,é um mini "tanque de guerra" e é extremamente robusto.Já passei em locais que se alguém me contasse,não acreditaria! A quatro anos tenho um jimny,e não me arrependo nem um pouco de ter trocado no samurai;ele é um samurai 97 evoluido.

Abs, Ricardo.

diogo ludovico
08/03/2007, 13:38
Olha, quanto ao samuka helicoidal aguentar, isso é relativo, pois se considerarmos dois samukas originais, um feixe e outro helicoidal, os dois se sairiam igual, agora quando voce coloca uma porrada de modificações ae a coisa complica.
O helicoidal aguenta tranquilo, a unica desvantagem é que o kit de redução que é quase obrigatório para o uso de peneus 31" para ser instalado necessita de uma T-case por engrenagens (<95).
Porem, pessoalmente prefiro pagar 2k pela caixa antiga e coloca-la no helicoidal e unir as qualidade dos dois modelos.
Agora, tudo depende do que voce define como "dois pés na trilha", pois o feixe é mais jeep "puro" então não terá conforto, o helicoidal é mais "macio" porem sem preder a resistencia. Se a intenção é fazer trilha pesada, compre um 1.0 para sua mulher e um feixe (mais barato) e aos poucos voce vai incrementando o bichinho, agora se a grana não dá, ou não dá para ter 3 carros na garagem (ambos meu caso), então o helicoidal é melhor.:concordo:

Edu Brandão
08/03/2007, 16:05
Ramiro,

Vc conhece alguém que fez este trabalho (Diminuir a corrente) na T-Case do Samurai 97?
Tenho um Samurai 97 e comprei uma T-Case do 95 para adptar!!!

Edu BRandão

Fabil
08/03/2007, 16:13
p/ diminuir a corrente vc tem que mandar usinar $$$$$$$$$ outras engrenagens da Tcase com menos dentes... dai ESQUECE... fica $$$$$$$$$$

T+

ramiro_eli
08/03/2007, 16:14
Edu,

Quem fez isso foi o Bill. Acredito inclusive que ele ainda está usando essa T-case encurtada no carro dele, que é um Samurai helicoidal.

e-mail do Bill: bill@unroc.com.br

ricardo sabóia
09/03/2007, 07:33
Não sei porquê alguns tem esse preconceito com a tcase do samurai 97 ! Acho que muitos condenam a coitada de ouvir falar.Essa tcase é resistente sim e na minha opinião, só existem dois motivos pra gastar uma "grana" na compra de uma tcase do samurai feixe: 1º) A tcase foi pro brejo (ou pra "roça",como falamos por aqui),aí sim vale a pena comprar uma de engrenagens;2º) O cara quer botar pneus acima de 235/75 (30,31",....),nesse caso é necessário trocar porquê o torque do motor vai "sumir",então tem que compar o kit 4.16 p/ corrigir as relações.Se ela está boa,o cara usa pneu originais ou um pouco maiores,não tem o menor sentido de trocar só por trocar.E ainda tem outro detalhe:p/colocar pneus 30 ou 31" no samurai helicoical,vai ter que mexer na suspensão p/os pneus entrarem,e aí a soma de tcase feixe + kit 4.16 + elevar a suspensão,vai passar com certeza de "5 mil réis" !!!!!!!!!

Abs, Ricardo.

Alexandre X
09/03/2007, 07:44
Edu,

Quem fez isso foi o Bill. Acredito inclusive que ele ainda está usando essa T-case encurtada no carro dele, que é um Samurai helicoidal.

e-mail do Bill: bill@unroc.com.br
Tio, ele usa uma tcase com engrenagens com relação 4.88.
Não sei como ela esta aguentando o poder daquele V6, imagina se fosse a tcase do helicoidal?
Alias perguntem para ele o que ele acha do helicoidal...

Samuel Moraes
05/04/2017, 13:36
Ola!!! adquiri um samurai 96.. e ele ta com calço de 5cm, mas percebo que ta dando uma pancada forte em buracos..
tem algo que posso fazer (substituir amortecedor ou mola) para melhorar esse impacto???

Supercharger
06/04/2017, 16:15
Não coloque a mesma pergunta em mais de um tópico do fórum (vi esta pergunta em pelo menos três, e respondi em um).

É deselegante e desapropriado.