PDA

Ver Versão Completa : Jeep Total Flex

renner
31/03/2004, 17:00
Amigos, veja esse tópico... http://www.jeepclube.com.br/Forum2/display_message.asp?mid=6152
Alguém já viu isso??? Será que funciona mesmo???

dptucunduva
31/03/2004, 17:13
Amigos, veja esse tópico... http://www.jeepclube.com.br/Forum2/display_message.asp?mid=6152
Alguém já viu isso??? Será que funciona mesmo???

Renner,

Alterar o carburador e colocar um motor a gasolina pra rodar no álcool nunca foi segredo. O inverso também é verdadeiro.

Se você tem um carburador brosol fabricado de 90 e alguma coisa pra cá, independente de ele ser álcool ou gasolina, ele já vem protegido contra corrosão de água e do álcool - Não inventei isso, olhem no site da DANA que tá lá essa informação.

Agora, total flex é o escambau. :) É básico de qquer motor a combustão interna: a gasolina tem relação estequiométrica (ar:gasolina) diferente do que a do álcool para ter uma mistura (logo uma queima) perfeita no interior do motor. Se um carburador tá regulado pra colocar 9 partes de ar pra uma de combustível (acho que a do álcool é essa), e vc for rodar na gasolina (que usa 16:1 se não me engano), vai dar excesso. O motor vai rodar um tempo, alguns mil km, mas vai carbonizar tudo.

Se vc fizer o inverso (pegar um bura regulado pra 16:1 e colocar álcool), a mistura fica pobre, o carro não anda, esquenta e por aí vai.

É claro que existem diferenças de projeto de cada motor, e isso varia de acordo com o combustível. Vide taxa de compressão, tamanho de válvulas, tempo de abertura e etc. Como disse, a alteração bastando regular bura é normal e comum, mas não é a ideal. Não que fique ruim (eu uso motor de álcool rodando na gasolina - redondo, anda bastante, mas a "experiência popular" diz que durabilidade cai pra menos da metade), mas não é o ideal.

Essa regra de partes de combustível : partes de ar não tem muito como fugir. Em competição e etc tem-se regras especiais, mas aí eu não tenho competência pra entrar no mérito da questão.

Luis Assis
31/03/2004, 17:40
O que eu to pensando em fazer, é colocar duas eprons de programação na Injeção, que são selecionaveis via Dip Switch. Segundo os entendidos, voce para no posto com o tanque quase vazio, dai voce escolhe Alcool ou Gasolina, e é só mudar a chavinha e mandar completar...
Isso só é possivel em Injeção com eprons de 8 bits. E O pessoal que meche com chip aqui, disse que fica perfeito. Uma programação é a original e outra é para alcool...
Será que isso procede??? Pelo menos do ponto de vista logico, sim né?? Quais vossas opiniões??
[]'s

31/03/2004, 18:23
Tem a taxa de compressão do jipe que é muito baixa, mesmo para a gasolina atual.

Os veiculos atuais flexpower tem taxa de compressão intermediaria entre o alcool e a gasolina e o chip controla o resto, como injeção de mais combustivel (quando é so alcool, ele tem que injetar 30% e mais) e tambem o ponto, que é tudo ajustado automaticamente.

Além disso, o tanque de comb, a TBI, a bomba, etc é tudo feito pra resistir ao alcool. O que não acontece com os dos jipes originais.

E quanto a ideia do lassis é muito boa. Como é a injeção, não tem problemas :-) O problema seria só selar direitinho o mod. de injeção depois de pronto para evitar águas. Tambem seria interessante aumentar um pouco a taxa de compressão do motor para ficar em um nível intermediario, e usar tanque combustivel de plástico.

guimsn
31/03/2004, 21:43
usar tanque combustivel de plástico.

O tanque do Samurai é de plastico???

fugger
01/04/2004, 00:37
O que eu to pensando em fazer, é colocar duas eprons de programação na Injeção, que são selecionaveis via Dip Switch. Segundo os entendidos, voce para no posto com o tanque quase vazio, dai voce escolhe Alcool ou Gasolina, e é só mudar a chavinha e mandar completar...
Isso só é possivel em Injeção com eprons de 8 bits. E O pessoal que meche com chip aqui, disse que fica perfeito. Uma programação é a original e outra é para alcool...
Será que isso procede??? Pelo menos do ponto de vista logico, sim né?? Quais vossas opiniões??
[]'s

:) Gustavo

:) Funciona e bem. Mesmo aqui no frio do sul.

:) O problema é que vc vai usar alcool num motor projetado pra gasolina, e a taxa de compressão fica abaixo (bem abaixo dependendo do motor) do que deveria e o rendimento também cai.

:) Já andei com um Omega 2.2 e um 4.1 assim. O 2.2 por ter taxa de compressão mais alta, quase não tinha diferença, já o 4.1 vc percebia, pouca, é verdade, mas percebia.

:) O que pretendo fazer no meu mpfi(quando chegar) é usar estes 2 chips e rebaixar um pouco o cabeçote, ficando uma tx intermediária, como nos novos Total Flex, o que melhoraria bastante o rendimento no alcool. :wink:

:shock: Ah :D . O detalhe é que em nenhum dos dois era preciso injetar gasolina pra pegar de manhã! :shock: :P :shock:

[]'s

diogosp
01/04/2004, 11:32
Pessoal,

gostaria de participar desse bate papo a´penas com o meu relato:

Tenho um Palio ED sem modificação nenhuma no motor, injeção etc....
Devido a situação financeira, sabem como é....Ainda mais com um CJ de filho pra criar...heheheheh..Comecei a colocar gradativamente uma maior quantidade de alcool no tanque, pois como voces sabem, a gasolina atualmente possui 25% de alcool em sua mistura. Enfim, atualmente eu utilizo 90% de alcool e 10% da gasolina no meu carro sem ter alterado nada, a injeção num pequeno espaço de tempo, 1 ou 2 semanas, "corrigiu" ou se "adaptou" ao novo combustível e ando sem problemas, sem perda de performance, o unico problema que sei que vou enfrentar são das peças, devido a corosão do alccol, por ser um combustível mais seco que a Gasolina.
Na minha opinião, principalmente quem já está com seus motores com injeção eletronica, vale muito a pena pensar nisso, afinal a Gasolina numa média de R$2,00 não tá facil não.

Um grande abraço a todos

Diogo

Beto Lacerda
01/04/2004, 15:41
Um amigo meu fez para minha saveiro (ap 1.6) uma "caixinha" (do tamanho de uma fita vhs) que recebia do modulo de injeção os parametros para gasolina e repassava pros bicos um "valor" maior , alterando a quantidade de combustivel injetada,(ela tb altera alguns parametros de sensores pra enviar pro modulo o valor do alcool corrigido para gasolina) a tal caixinha tem um botão tipo dimmer para vc informar a proporção de alcool/gasolina no tanque ,(basicamente é isso, a injeção "acha" que ta trabalhando com gasolina e a "caixinha" corrigi os parametros para alcool , tem umas outras manhas eletronicas que não entendi direito mas a grosso modo é isso) na pratica funciona como os flexfuel de fabrica , muda apenas que vc informa a proporção ao invez de uma sonda lambda "ler", usei o sistema por mais de 60mil km sem problemas nenhum (nem na bomba de comb.), vendi o carro e guardei o "kit" , ainda não instalei na nova (ap 1.8,) por falta de tempo ,agora ele ta "bolando" um pro Brucutu mas ta com problemas pq o "ponto" do ap vc muda facinho , ja no 4.1 acho que vamos ter que fazer diferente, quanto a taxa de compressão vale lembrar que os antigos motores a alcool trabalhavam com uma taxa muito proxima as dos injetados a gasolina de hj.
conversão a alcool qdo. bem feita é uma maravilha , mas só por alcool no tanque andar anda mas com o tempo vc vai ter problemas (o aumento de injeção não se da por tempo de injeção e sim por um aumento na pressão do sistema o que com o tempo detona a bomba, por exemplo.)
se tiver alguem que manja de eletronica e queira dar uma "olhada" na "caixinha" me manda uma pmsg .
[]'s

dptucunduva
01/04/2004, 15:49
...(o aumento de injeção não se da por tempo de injeção e sim por um aumento na pressão do sistema o que com o tempo detona a bomba, por exemplo.)...

Errr....

Tem certeza meeeeeesmo?

Pelo que eu saiba, o regulador de pressão é uma peça mecânica, não é controlada pelo módulo. Não tem como a ECU aumentar ou diminuir a pressão na linha de combustível.

Se realmente a injeção se adapta ao novo combustível, pensando rápido agora, a única maneira que eu vejo é aumentando o tempo de abertura do bico injetor.

01/04/2004, 16:20
usar tanque combustivel de plástico.

O tanque do Samurai é de plastico???

Negativo, é de metal mesmo.

Tu ja teve problemas de vazamento? :-)

elcio
01/04/2004, 16:48
caro Fugger:

vc sabe quem pode fazer esta chipagem aqui em curitiba, eu nao encontrei, a preços justos, quem faça o serviço. o pessoal ta viajando.
pra "contornar" a situaçao eu aumentei a pressao na bomba de combustivel.na verdade nao senti diferença, mas para um motor com 205 hp (4.9i F1000) mesmo perdendo um pouco ainda fica animal.
mas, mesmo assim, gostaria de faze-lo da forma correta.

abraços

Beto Lacerda
01/04/2004, 16:48
...(o aumento de injeção não se da por tempo de injeção e sim por um aumento na pressão do sistema o que com o tempo detona a bomba, por exemplo.)...

Errr....

Tem certeza meeeeeesmo?

Pelo que eu saiba, o regulador de pressão é uma peça mecânica, não é controlada pelo módulo. Não tem como a ECU aumentar ou diminuir a pressão na linha de combustível.

Se realmente a injeção se adapta ao novo combustível, pensando rápido agora, a única maneira que eu vejo é aumentando o tempo de abertura do bico injetor.
cara foi essa a explicação que ele me deu em 2000 qundo instalou na saveiro vermelha, pode ser que eu tenha confundido alguma coisa, mas lembro bem de existir o problema de aumento de pressão do sistema numa transformação mal feita, pq ele ocorre não sei.

elcio
01/04/2004, 17:21
sim, isso mesmo, aumentei a pressao usando um principio simples:
diminui o diametro da mangueira de combustivel, assim nao precisei mexer nos bicos.mas esses serao trocados , futuramente, por bicos NOS/FOGGER, mas é preciso $$$$$$$$ e mais $$$$$$$$ para isso.
no mais fica como ta.

abraços

fugger
02/04/2004, 00:53
caro Fugger:

vc sabe quem pode fazer esta chipagem aqui em curitiba, eu nao encontrei, a preços justos, quem faça o serviço. o pessoal ta viajando.
pra "contornar" a situaçao eu aumentei a pressao na bomba de combustivel.na verdade nao senti diferença, mas para um motor com 205 hp (4.9i F1000) mesmo perdendo um pouco ainda fica animal.
mas, mesmo assim, gostaria de faze-lo da forma correta.

abraços

:) Olá Elcio

:) Na verdade que fez isso foi um colega meu lá de Londrina.
:) Posso ver com ele se ele pode fazer isso pra vc?
:) Seu motor é o 4.9i? Que ano?

[]'s

Paulo Eduardo
02/04/2004, 02:41
Olá,

em curitiba, procura a tecnicar, é pertinho da PUC, o Alberto, que é o dono, é eng. mecânico, já fiz vários serviços com ele, inclusive chip para turbos de pista. Tem medição em dinamômetro tb. Só não tô achando o telefone do cara! Mas não tem erro, é só prerguntar ali por perto.

[]´s

elcio
02/04/2004, 09:27
ola fugger

o motor é 98

abraços

elcio
02/04/2004, 09:31
ola Paulo:

obrigado pela dica. vc ve como sao as coisas, o cara fica perto da minha casa e nao conhecia. :-))

abraços.

cesarsouza
22/10/2007, 17:51
O ideal seria colocar o flex da s10 nova... aí fica chic

cesarsouza
30/10/2007, 01:29
Aliás, alguém já analisou esse motor ?

Será que não teria um custo/benefício melhor do que uma adaptação de motor a diesel ?