PDA

Ver Versão Completa : NIVA ou CJ5?



fnfs
03/03/2007, 21:36
Galera,

Já fiz esta pergunta no JPX, no Troller e agora chegou a vez do NIVA.

O JPX descartei pela dificuldade de peças e alto custo do diesel.
Para o Troller teria que me desfazer da Ranger, que é uma delícia no asfalto, na estrada e cascalho.
O CJ5 tenho alguns em vista. Estãomeio inflacionados mas chegamos lá.

Comecei a prestar atenção nos NIVAS anunciados e o preço é bem legal para um carro com capota.

O que os CAMARADAS podem me dizer a respeito:

Qual o melhor ano?
Motor original ou APs?
Cambio?
Modificações? O que é bom e o que é ruim?

O que eu tenho que ver para escolher um bom Russinho para socar na lama?
Pinheirinho básico!

Obrigado,

-fn

Cavalcante
03/03/2007, 22:10
Fabio, não dá pra comparar um CJ com um Niva.
As coisas em comum entre um e outro são o uso de motor a combustão, o uso de pneus e tração nas quatro rodas (mais ou menos, porque um é parcial e outro integral). E fica por aí.

Quer fazer um Pinheirinho básico? Vá de CJ. Mesmo que não dê pra fazer com o que você comprar, há possibilidade de upgrades pra conseguir.

Quer fazer raids, vá de Niva. Mesmo que não dê pra fazer com o que você comprar, há possibilidade de upgrades pra conseguir.

Quer passear ou fazer trilhas leves, no máximo médias? Vá de Niva.

Quanto ao ano, pra mim é tudo igual.

Quanto ao motor, eu uso o original, sou feliz e não ponho o AP. Vou injetá-lo, passar pra 1.7 e o diabo, mas continuo com ele. Um motor que, a cento e lá vai pedra graus, tomou até água com gás, abaixou pra 90 e saiu voado a 5000 giros sem o cabeçote nem gemer pode até ser fraco, barulhento e bebum
, mas confiável ele é!

Pro câmbio a coisa muda. Tem um pessoal que relata ter se dado muito bem com o de chevette, é uma coisa até interessante.

Modificações? Isso quem faz é você, e vale pra qualquer carro.

pedrodoniva
04/03/2007, 01:14
mmm...melhor ano... 2007 certeza!uaheuaheua...mas eu to feliz com o meu 90/91! Motor original tá tinindo e andando bem!
Quanto a adaptações,mete um carburador Weber 460 em motor original e boa...vai pra onde você quiser com uma certa "economia" de combustivel...
Compra logo um Niva cara! Um CJ sem dúvida é legal demais...mas só de final de semana...e quando tá calor,heheheh...
De Niva você sai da lama,vai pro asfalto,vai trabalhar,vai pra praia,volta pro trabalho,vai pra montanha,sobe em árvore,volta pra lama e vai pra casa sem problema nenhum!!!!!!!!!!!! Sem contar que é muito bom dormir dentro do Niva,dá um ótimo motorhome,meio apertado,mas eu aconselho arranjar uma companhia feminina falow??!Qq dúvida estamos aí!

Márcio Magalhães
04/03/2007, 09:46
Olá,

Acho que você está bem perdido na escolha.

Eu perguntaria primeiro para você apenas duas coisas:
O que você quer fazer com a viatura?
Quanto você está disposto a pagar?

Dependendo das respostas as opções podem variar muito!

[]´s,

fabioaguilera
04/03/2007, 11:30
Tudo depende do que vc vai fazer.

A julgar pelo seu interesse em ter dois carros e sua intenção "socar na lama", acho que o CJ é o mais apropriado para sua necessidade.

Não só pq tem chassi, mas pq as opções de acessórios e liberdade para instalá-lo: Pneus imensos são bons exemplos destes acessórios.

Isso sem contar que será mto menos dolorido esfregar a lateral do CJ no barranco do que a do Niva.

Quanto aos anos dos Nivas fica a dica: Todos têm as mesmas características de durabilidade (tanto no q dura mto como o motor qto no que dura pouco como os pivôs), mas a partir de 1995 alguns inconvenientes foram deixados pra trás com a chegada de: Direção francesa (mecânica, mas bem mole), acoplamento homocinético combinado com o elástico (tchau vibração!) e radiador maior. A partir de 1996 (num tem 96 nem 97 aqui no Brasil, eu acho) tem motor 1.7i. Quem já pilotou diz que é "outro carro".

Acho que pro seu objetivo o melhor é um CJ mesmo.



Abraços e boa sorte!

fabioaguilera
04/03/2007, 11:32
De Niva você sai da lama,vai pro asfalto,vai trabalhar,vai pra praia,volta pro trabalho,vai pra montanha,sobe em árvore,volta pra lama e vai pra casa sem problema nenhum!!!!!!!!!!!!

Outro mundo, amigo Pedro! O cara vai pro trabalho, praia, etc de Ranger! hehehe Outro mundo!

rija
04/03/2007, 12:13
Amigo, tive um niva por 2 anos (além dos 2 samurais). Gostei muito do russinho. A performance dele na trilha é fantástica. Passava em lugares que CJ's com 6cc e pneus 33 tinham dificuldades. O meu estava com Guyanes e calço nas molas e pivos. Nada mais além disso.
Ele deu bastante manutenção, mas nao culpo o jipe. Não tinha dó de pisar na trilha. Quando não fazia trilha, o bicho rodava numa boa durante meses. E todas as manutenções foram baratas (comparando com um samuca).
O grande problema é que ele anda feito um br800 e bebe feito um landau :D.
Entre CJ e Niva. Sinceramente eu prefiro um Niva, pelo valor, conforto, etc. Isto pq vc vai usar no dia a dia. Senão falava pra comprar um cj 3 e meter uma gaiola e só alegria. Manutenção vc vai ter e não têm jeito.

fnfs
04/03/2007, 12:33
Olá,

Acho que você está bem perdido na escolha.



Perdido mas não muito. Já descartei JPX, Troller e Suzuki.



Eu perguntaria primeiro para você apenas duas coisas:
O que você quer fazer com a viatura?

Lazer total, final de semana, Pinheirinho, Caucaia, Serra do Japi, Sao Lourenço da Serra. Barrrroooooooooo!!!!!!!!!!!!



Quanto você está disposto a pagar?


Pronto para o barro no máximo 14k!
Nao quero carro para desfilar. Quero um Jeep feio e forte!



Dependendo das respostas as opções podem variar muito!

[]´s,

Isso eu já percebi!

Obrigado por responder.

[]'s

-fn

fnfs
04/03/2007, 12:48
Chara,

Da mesma maneira que tem pessoas que vão de X5, Cayenne Turbo, ML320, Hammer etc etc etc
Vc chega lá se Deus quiser e claro você se esforçar.
Boa sorte.


[]'s

Fabio Nunes
---

Outro mundo, amigo Pedro! O cara vai pro trabalho, praia, etc de Ranger! hehehe Outro mundo!

pedrodoniva
04/03/2007, 13:47
Amigão,vai vir pra serra do Japi? Vem de Niva kra! Pode pegar qualquer caminho da serra que o russo guenta!!!
E não de ouvidos (alias,olhos) pra pessoas como o fabio,ele tem Niva mas detesta o carro...
Ah,por falar em Fabio,o niva tem chassi sim...só q é monobloco tá??? E o do CJ é longarina... sacow?

fondevila
04/03/2007, 14:15
pedrokadaka

Chassis é uma coisa monobloco é outra bem diferente:stop: , se vc encarar uma trilha muito pesada de niva e ele empenar o monobloco já era:parede: , num vai voltar ao que era nunca mais:discordo: . Desempenar um chassis é bem possível, um monobloco é praticamente impossível.

Tenho um Niva e adoro ele mas como qualquer carro ele possui limitações e devemos respeitar isso se não.....

Para Raids e viagens (meu uso do Niva, tenho um segundo carro pra trabalhar) o Niva é fantástico comparado com qualquer outro carro de trilha. Pra trilhas pesadas a conversa é ourta...

Cavalcante
04/03/2007, 14:25
Pedro, o duro da paixão é a irracionalidade...

Tem nego de CJ, Band, ou Samuka que quer fazer raid. Pega um raid um pouco mais veloz, não muito, médias de 40 km/h, e vc vê os caras tombados ou pior, capotados, em lugares que você não acredita que alguém podia tombar... Claro, você está de Niva, Vitara, etc., hehe. E eu já vi disso a rodo, ou passar batido por retardatários em trechos de média alta como se estivesse no asfalto em uma F trezentos e qualquer coisa contra um Gol 1000. Os carros não têm dirigibilidade pra isso, paciência.

E tem nego de Niva que quer pegar trilha pesada e só dá trabalho pro resto da galera. Eu mesmo em trilha média só dei trabalho. Meu carro não tem e não terá configuração confiável pra isso. Paciência.

Duvido e faço pouco que seu carro, o meu ou qualquer outro Niva daqui da galera faça o Pinheirinho de hoje, sem muuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitttttt tttttttooooooooooooooo sofrimento.

Em tempo, tenho Niva, adoro o carro, ponho pra capar com ele, mas sei também aonde ele chega e não chega, muito mais por isso mesmo.

[]s

cinhorj
04/03/2007, 14:40
Pedro, o duro da paixão é a irracionalidade...

Tem nego de CJ, Band, ou Samuka que quer fazer raid. Pega um raid um pouco mais veloz, não muito, médias de 40 km/h, e vc vê os caras tombados ou pior, capotados, em lugares que você não acredita que alguém podia tombar... Claro, você está de Niva, Vitara, etc., hehe. E eu já vi disso a rodo, ou passar batido por retardatários em trechos de média alta como se estivesse no asfalto em uma F trezentos e qualquer coisa contra um Gol 1000. Os carros não têm dirigibilidade pra isso, paciência.

E tem nego de Niva que quer pegar trilha pesada e só dá trabalho pro resto da galera. Eu mesmo em trilha média só dei trabalho. Meu carro não tem e não terá configuração confiável pra isso. Paciência.

Duvido e faço pouco que seu carro, o meu ou qualquer outro Niva daqui da galera faça o Pinheirinho de hoje, sem muuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitttttt tttttttooooooooooooooo sofrimento.

Em tempo, tenho Niva, adoro o carro, ponho pra capar com ele, mas sei também aonde ele chega e não chega, muito mais por isso mesmo.

[]s

Nem precisa falar mais ...

Márcio Magalhães
04/03/2007, 17:53
Olá,

Qual motivo fez você descartar os Suzukis?

[]´s,

emtsuhako
04/03/2007, 18:26
Fábio Nunes, se vc quer um jipe FEIO e forte, esquece o Niva... o Niva só atende a um requisito: é FORTE!!! Feio não é... é BONITO!!! Hehehe!!!

Então, eu considero o Niva um excelente veículo para expedições e passeios de fim de semana... trilhas, desde que respeite as limitações do russinho... se vc pegar, aos poucos vc vai dexando ele do jeito que vc quer... no meu caso, gosto de quase tudo original... até agora ele não quebrou e só me deu alegrias!!! Estou melhorando ele no quesito conforto: isolamento térmico e acústico, bancos Rallie Design, janelas traseiras corrediças (para melhor ventilação)... o motor 1.6 é ótimo!!! Não é uma Ferrari, mas Niva é para curtir a paisagem e não para satisfazer os desejos de velocidade... é para vc ir devagar, e longe, apreciando calmamente o que há de melhor pelo caminho...

CJ5 é um excelente off-road... álias, um dos poucos que posso chamar de 100% off-road... se todo original, é ótimo para campo e trilhas... se quiser usar para viagens longas, tem que mudar muita coisa... eu pegaria um CJ se for para trocar o motor gasolina por um diesel... a maior vantagem do CJ é que por ser chassis, vc tem uma gama enorme de adaptações para torná-lo um supermáquina na lama... mas é bem difícil, e caro, vc torná-lo confortável...

O Vitara tb é uma ótima opção!!! É mais moderno que o Niva, tem direção hidráulica e ar-condicionado de série... É mais econômico tb, porém, as peças de reposição são mais caras... mas carro nipônico dificilmente quebra...

Já que falaram da Ranger, eu adoro essa picape!!! Onde trabalho temos a opção de usar Ranger ou S-10... a Ranger é muuuuuuito melhor que a S-10, tanto no asfalto como na terra!!!

Chassis x Monobloco: o ÚNICO defeito do Niva é esse, ser monobloco...

fnfs
04/03/2007, 18:29
Marcião,

Preço.
Os Zukis estão em um degrau mais alto.
Os bons mesmo começam em 20k.

-fn



Olá,

Qual motivo fez você descartar os Suzukis?

[]´s,

Márcio Magalhães
04/03/2007, 18:43
Olá,

Por isso a pergunta é: o que você quer fazer com a viatura. Vitara você até encontra por menos de 20 mil, uns 17 já aparecem por aí, basta ficar de olho vivo nas oportunidades. Samurai bom você encontra por menos de 20 mil fácil fácil.

Quanto as peças do Vitara que são mais caras... isso é para lá de relativo. Eu arrisco dizer que as que quebram são até mais baratas.

[]´s,

pedrodoniva
04/03/2007, 22:32
pedrokadaka

Chassis é uma coisa monobloco é outra bem diferente:stop: , se vc encarar uma trilha muito pesada de niva e ele empenar o monobloco já era:parede: , num vai voltar ao que era nunca mais:discordo: . Desempenar um chassis é bem possível, um monobloco é praticamente impossível.

Tenho um Niva e adoro ele mas como qualquer carro ele possui limitações e devemos respeitar isso se não.....

Para Raids e viagens (meu uso do Niva, tenho um segundo carro pra trabalhar) o Niva é fantástico comparado com qualquer outro carro de trilha. Pra trilhas pesadas a conversa é ourta...


E aí fera,tudo as pampa?
seguinte,pega um livreto daqueles de auto-escola e vai na parte de mecânica... Lá vc vai conhecer os dois tipos de chassi: o CHASSI MONOBLOCO e o CHASSI LONGARINA... Nao existe carro sem chassi ok?

fondevila
05/03/2007, 14:24
Pedro,

Sou engenheiro e digo que chassis (que pode ter longarinas, treliças) é uma coisa e monobloco é outra. Aliás teu Niva também tem longarinas.

Se quiser continuar a discussão peço que mande por MP e que use como fonte outras coisas diferentes de livretos de auto escola...

pedrodoniva
05/03/2007, 14:47
Estou cursando engenharia...Na aula de Mecânica Técnica (pré-requisito de Res-Mat) aprendi sobre as diferenças de chassi. Se quiser continuar peço a VOCE que mande MP.

kemramone
05/03/2007, 16:57
< Camaradas esse tópico como tantos outros ira cair se ja não tiver caído na grande discussão filosofal que intriga ate hoje os cientistas "Quem nasceu primeiro? o Ovo ou a Galinha?" ou seja todos são bons e quando me refiro a todos falo sobre todos mesmo pajeros, lands, bands, cjs, Niva, Jotas, Engesa, etc... (perdão se esqueci alguém, pra isso que serve o etc...!!Rsrsrsrs) brincadeiras a parte Será que podemos dizer que pelo fato do Niva não possuir "Chassis" ele seria inferior a um Cj por exemplo? ou pelo fato do Cj ser desconfortável para o uso onroad ele seria inferior a uma Band? Claro que não ambos são propostas diferentes com qualidades e defeitos que mesmo sendo apaixonados não podemos nos deixar cegar. Portanto não acredito nisso de dizer que tal carro é ruim so porque não possui chassis ou que tal carro é ruim porque não tem conforto algum gosto do meu Niva e pronto isso ja me basta!!!Abraços!!!

ferchina
05/03/2007, 17:10
Axo q no q c refere a Chassis o Pedro esta certo!

chassi
chas.si
sm (fr chassis) 1 Quadro que suporta o peso de um vagão ferroviário. 2 Autom Parte do veículo constituída dos órgãos necessários à sua locomoção e que suporta a carroçaria. 3 Base metálica em que se montam as peças de um aparelho de rádio ou televisão. 4 Fot Caixilho em que se coloca a chapa sensível para ser transportada e impressionada.

Pelo q endenti qlqer armação q c monte algo em cima pode ser denominada Chassis.
:concordo:

pedrodoniva
05/03/2007, 17:37
Axo q no q c refere a Chassis o Pedro esta certo!

chassi
chas.si
sm (fr chassis) 1 Quadro que suporta o peso de um vagão ferroviário. 2 Autom Parte do veículo constituída dos órgãos necessários à sua locomoção e que suporta a carroçaria. 3 Base metálica em que se montam as peças de um aparelho de rádio ou televisão. 4 Fot Caixilho em que se coloca a chapa sensível para ser transportada e impressionada.

Pelo q endenti qlqer armação q c monte algo em cima pode ser denominada Chassis.
:concordo:


Boa Fernando!Valew!Nem passou pela minha cabeça procurar no dicionário!

Fio
05/03/2007, 18:09
<<<< 2 Autom Parte do veículo constituída dos órgãos necessários à sua locomoção e que suporta a carroçaria.>>>>

só tem um problema: o monobloco é uma peça unica... não existe base para sustentar a carroceria. O que pode existir são subframes, mas aí já é outra historia...

mas tenho que concordar com o Pedro dessa vez, acho que ele tá certo

[]´s

pedrodoniva
05/03/2007, 18:28
<<<< 2 Autom Parte do veículo constituída dos órgãos necessários à sua locomoção e que suporta a carroçaria.>>>>

só tem um problema: o monobloco é uma peça unica... não existe base para sustentar a carroceria. O que pode existir são subframes, mas aí já é outra historia...

mas tenho que concordar com o Pedro dessa vez, acho que ele tá certo

[]´s

Subframe é tipo...subchassi?Valew!

Tanque Russo
31/03/2007, 11:51
Entre um CJ e um Niva, fico com um NIVA sem duvida, já fiz trilhas com CJ e tb com a niva , a niva passa onde Cj não passa, essa historia de falar que niva não aguenta trilhas pessadas não acredito muito não, pois já presenciei varias coisas...q um ser jeepeiro não iria acreditar que uma NIVa passou ...

falou pessoal..

NeRo
31/03/2007, 12:25
Eu compartilho totalmente a opinião do Cavalcante.
E essa coisa de "passa ou não passa" depende de uma série de fatores práticos. Ou o cara tira o pé antes do que devia, ou acelera mais que devia, ou o pneu pega justamente onde precisava, no ponto certo.... ou... ou... ou... ou... :mrgreen:

emtsuhako
31/03/2007, 14:18
Que o Niva aguenta uma trilha pesada, disso ninguém deve duvidar... a verdade é que um CJ dura muito mais para quem gosta de fazer trilhas pesadas... o Niva, por sua vez, teria sua vida útil reduzida drasticamente... É o que sempre digo, independente do modelo de off-road, o importante é respeitar os limites de cada um... e Niva, apesar de aguentar trilhas pesasdas, não foi feito para isso...

Demarques Ribeiro
01/04/2007, 12:47
Pois é....è uma dúvida cruel essa: CJ ou niva??? Bom eu tb fico com o niva por ter experiência de dirigir os dois... E olha que o CJ que eu dirigi tinha DH, embregem hidráulica, freios hidráulicos...ou seja tava bem mexido no quesito confroto...bancos bons...P¨@#! mas quica pra Kacete!!!!
Já tive 2 nivas e gosto mt do russinho, dou meu voto para o bichinho!!
Mas no meu caso eu consegui juntar umas $$$ e parti para um vitara 98 automático...SEM ARREPENDIMENTOS!!!! Pode até ser mais caro as peças e tal, mas dura infinitamente mais!!
Meu sonho sempre foi ter um carro a diesel para expedições e longas viagens...hj tenho enorme dúvida sobre qual caminho tomar: gastar uma grana boa e "fazer" um niva com ap 1.9 diesel ou partir para uma Ranger ou outro carro grande diesel...Acho que estou mais para uma Ranger... Acho que por causa da valorização do mercado...Imagina tentar vender um niva a diesel, nunca vão me pagar o que vale (isso é óbvio com qq jipe)...E outra coisa vai demorar pra kcete para vender...Enquanto uma ranger ou algo similar é só fazer a manutenção certinha, deixar o bicho arrumadinho que passa rápido!é o que eu acho...
Abs

fbfert
09/06/2008, 21:19
Fabio, entra em contato comigo no e-mail fert@caroba.net
quero te mandar umas fotos do Niva que estou vendendo.

Pode ser uma boa opção para você.
Se tu quiser pra Trilha ele já está preparo, mas está também super confortável para cidade.

me manda um e-mail.

Carlos Bernardo
09/06/2008, 22:07
Não resisti ficar só lendo esse tópico! Precisava dar minha opinião: =-)

Entre um CJ e um NIVA.

Vc quer um carro pra te levar pra trilha e te levar trabalhar na segunda feira numa boa? Vai de NIVA. MAS, que fique claro que as peças de reposição, adaptações e tudo mais são coisas INFINITAMENTE mais restritas de se encontrar num NIVA que num CJ. O NIVA aguenta o tranco sim. Talvez não tanto quanto um CJ, mas ele é um 4x4 bem valente!

Se vc quer um jipe pra usar na trilha das mais pesadas e "hard core" até os passeios mais light vai de CJ. Agora pra ir trabalhar ele não é a coisa mais confortável do mundo, mas TAMBÉM te leva numa boa. E de quebra ainda faz o maior sucesso na rua. Todo mundo gosta de JEEP. E não faltam novidades no mercado para os JEEPS, toda hora tem um lançamento legal no mercado!

Pra encarar uma trilha PESADA pode cortar essa que o NIVA vai aonde o CJ não vai. Isso "no ecsiste", principalmente quando se tratam de 2 veículos com preparação equivalente. Já vi NIVAS passando onde CJs ficaram e "visse versa". Mas o que pesa aí, além da preparação do jipe é o BRAÇO e a PERÍCIA do piloto.

*Opinião pessoal:

Eu não compraria um NIVA hj em dia. Se quisesse um jipe pra usar na trilha e pra usar no asfalto esporadicamente EU iria de Suzuki, mas isso não quer dizer que eu seja o "Rei do Universso, Senhor Máster-Fodão e Dono da Razão" =-D ...pode ser que eu esteja errado...sei lá, mas acho os Samurais muito mais feras em todos os sentidos que um NIVA.

Respeito TODOS os 4x4. Acho super-mala ficar enfiando o pau no carro do colega por não ser igual ao seu... =-/

Abraço!
=-D

fbfert
09/06/2008, 22:26
só uma dúvida....

Geralmente as peças de CJ não são de ferro velho?

De Niva tem tudo no Brasil e não é dificil não, já foi dificil, hoje é muito mais fácil. Basta procurar um pouco e descobrir a alternativa, sarancar, apoio4x4 e por aí vai.

Tem o amigo Jossano que importa direto da Russia qualquer peça original russa nova.

CJ? se fabrica diferencial ainda?


só escrevi tudo isso porque há um mito em relação a peças de Niva.

Carlos Bernardo
09/06/2008, 22:46
só uma dúvida....

Geralmente as peças de CJ não são de ferro velho?

De Niva tem tudo no Brasil e não é dificil não, já foi dificil, hoje é muito mais fácil. Basta procurar um pouco e descobrir a alternativa, sarancar, apoio4x4 e por aí vai.

Tem o amigo Jossano que importa direto da Russia qualquer peça original russa nova.

CJ? se fabrica diferencial ainda?


só escrevi tudo isso porque há um mito em relação a peças de Niva.

Aí que está. Vc pode colocar uma gama enorme de diferenciais no Jeep. Tem gente aqui do Fórum que chega num nível de preparação tão extremo que adaptam eixos de UNIMOG no CJ...

Uma peça como um diferencial vc só vai encontrar original usado em lojas especializadas ou em desmanches. Mas pensa bem: o que faria alguém precisar comprar um eixo novo para o Jeep? Se for semi eixo tem os da ENSIMEC, super reforçados...só citando um exemplo, mas comprar o diferencial inteiro? Só se o cara compar um Jeep moído...

Bom, boa sorte na escolha.

=-)

RevS
27/10/2010, 01:36
Nao sou muito fa do russinho na verdade me apaixonei pelo jpx e acho que nao consigo gostar de mais nenhum outro (ainda nao tenho) o jota eh um pouco mais caro o que talvez me faria escolher o niva mas como a discuçao aqui eh a dif entre o niva ou cj5 tava dnado uma olhada nos sites sobre 4x4 e olhem o que eu achei... o niva é bem valente... sera que um CJ5 faria isso ou ateh mesmo o que eu gosto tanto jpx faria??? veja e tirem suas proprias conclusoes....


http://www.noticiasautomotivas.com.br/lada-niva-mostra-quem-e-que-manda-no-pedaco/