PDA

Ver Versão Completa : Pra quem acha que o Niva não corre



Vasquez
03/03/2007, 21:00
Amigos

Achei este video acima da média no Youtube!!!

O Russinho corre mesmo....

http://www.youtube.com/watch?v=GayAxCzCtTw

Cavalcante
03/03/2007, 21:19
É que você nunca viu a gente atrasado em raid...

Vasquez
04/03/2007, 09:08
Ops... Boa!!!!


Vasquez

emtsuhako
04/03/2007, 18:06
Niva corre sim!!! E como corre!!! Participei de uma etapa da Copa Sudeste de Off-Road e fiquei impressionado com meu Niva... tive que parar umas sete vezes para o Zequinha vomitar... e uma vez para ele tirar água do joelho... por conta disso tive que tirar a diferença pisando fundo no acelerador... o que era para ser um rally de regularidade, virou rally de velocidade para mim... na reta passei dos 110km/h (maior trecho em canaviais)... teve uma hora que alcancei uma L200 que tb tava atrasada... ultrapassei ela tranquilo!!! No fim acabamos em último mesmo... mas gostei do desempenho do russinho... Pena que até agora não consegui um Zequinha decente (que não passe mal) para participar de todas as etapas deste ano... :(

NIVA4X4
04/03/2007, 19:01
O Niva corre sim , eu ja coloquei 120 km ,detalhe estava no gás , só que quase me arrebentei numa curva , sorte que Deus me inspirou e eu estava do lado de dentro da curva e consegui tangenciar a curva , saindo a favor da curva ,na realidade fiz uma linha reta ,alem disso o niva ta com rodo rurral e traseira levantada devido ao cilindro de gás de 25 m3 , parece uma lacraia .Nao aconselho a correr não ,acho que 80 é uma boa velo, aprendi isso neste dia ,mais consegui bater uma saveiro de um playboy ,ehehehe ,desgramado tava acendendo o farol na minha traseira e na faixa da direita ai nao sai e dei um coro nele .detran adverte ,Perigo é ter maluco no volante ,ehehe
Outra coisa , para o zequinha nao vomitar deixe ele sem comer ums dois dias alem é claro de deixa-lo sem agua e diga que se ganhar ele ganhará uma refeição é tiro e queda ,ehehe .
um abraço a todos

Rones Jr
05/03/2007, 09:51
Já consegui 138 de velocimetro aferido (bike compass) no asfalto. No chão o desempenho é muito bom. Na foto anexa foi mais uma chegada aos 130 e poucos (os detalhes estão no flog) mas andei pensando sobre o assunto e cheguei a conclusão de que o Niva não foi projetado para isso.

Lembre que o projeto é antigo, da mesma geração dos 147, CJ, Fusca....Estes carros não eram para passar dos 100 km/h....com velocidade ideal de 80 - 90 km/h.

Entendo que o mesmo se aplica ao Niva. A velocidade mais confortável (minha opinião) para o Niva fica nestes 80 - 90 km/h...além de mais ecônomica tb. Foi assim que consegui os 10,83 km/l indo pra Itaúnas/ES.

Mauricio Rossetto
05/03/2007, 11:22
Amigos,

Uma das coisas que gostaria de salientar é a questão de velocidade média, aumentar a velocidade final é realmente besteira, mas a vel. média....pois estou fazendo várias viagens com o Niva e surgiu uma preocupação: Meu Niva está com o motor original e consegue fazer 1200 Km em 21 horas, ou seja 400 km em 7 horas (Dados obtidos na viagem a Brasília dirigindo ininterruptamente...uma besteira). O problema é que nas estradas quando encaramos as subidas, em muitas tenho que subir em terceira, a sessenta por hora, e nas descidas não podemos ir muito além dos 100 Km (tb uso GNV). Andar acima de 120 Km além de desconfortável é inseguro, pois os pneus quase sempre não são apropiados para vel. altas.
Os amigos que trocaram seus motores para 1.8 ou 2.0 conseguem manter uma vel. média melhor?

ferchina
05/03/2007, 11:48
Mauricio, isso acontece cmg tb, nas retas e subidas leves mantem-se 80-90km/h, mas nas subidas mais acentuadas tem q tacar 3ª e ir de 50 - 60 km/h...e meio chato ser apotado por fusca e 147 :(
fiz a retifica, ventuinha eletrica e passei a alcool, mas o rendimento ficou o mesmo do original:pensativo:
flw

emtsuhako
05/03/2007, 12:34
Fernando, vc fez a retífica no seu Mário?

Pessoal, qto a velocidade média, vale a pena manter as medidas originais de pneus, 175R16 80... nessa configuração o Niva anda mais... No momento tenho pneus 205R15 75 e percebo que ele está um pouco mais lento... Tenho o comando Aerocar, muito bom... tb tenho ignição eletrônica... acredito que esses dois componentes melhorem a velocidade média. Não esqueçam da ponteira do filtro de ar... o Rones fez um prolongamento até a parte mais frontal do Niva e parece que melhorou o consumo... no meu caso, meu Niva tb ficou um pouco mais rápido. O Albino mexeu no meu carburador (original), melhorando muito o desempenho (o segundo estágio não estava funcionando, mas, por incrível que pareça, andava bem mesmo assim)... em outras palavras, mantenham o carburador em dia, sempre regulado. Eu costumo usar somente gasolina aditivada... mantendo esse costume, nunca tive problemas maiores... não sei o preço poraí, mas aqui na minha terrinha custa R$1,45/L... No mais, é só não inventar muito... rsrsrs...

Rones Jr
05/03/2007, 12:40
...uepáááááá´!...Aqui em Vix tah 2,78 o litro....credo!

emtsuhako
05/03/2007, 12:50
Escrevi errado, na minha terrinha tá R$2,45/L a aditivada (Texaco)!!! A comum tá R$1,399/L e o álcool tá R$1,299/L...

ferchina
05/03/2007, 13:21
Edson, o Mario não quiz mexer no russo, disse q ia da mto trabalho...:roll:
dai levei ao meu ex-meca q agora vai voltar a ser o titular:pensativo:
flw

Nivoide
05/03/2007, 19:38
O meu ap 1.8 no alcooll chega facil a 100km/h mas nao arisco nao...

MariusJr.
06/03/2007, 16:18
Fala moçada! Eu ainda não peguei estrada com o meu, mas atualmente estou mais prá Chico Bento - admirando o mato e as montanhas - do que para Senna... é como diz aquele adesivo: Tá com pressa? Passa por baixo!
Abçs e inté.

Mário - BH
Nivampiro - Sangue, suor e vodka.

emtsuhako
07/03/2007, 21:30
Mário, mas Niva é pra isso mesmo... é pra apreciar a paisagem!!!

Pessoal, mesmo a 120km/h meu Niva não apresenta instabilidade que preocupe... isso em asfalto e com pneus 80% onroad... mas qdo tava com pneus 80% off-road, costumava a sair de traseira a mais de 120km/h... Em estrada de terra, a mais de 60km/h meu Niva costuma dançar, rebolar a traseira... rsrsrs...

emtsuhako
07/03/2007, 21:33
Fernando, vou pegar no pé do Mário qdo for para São Carlos!!! Onde se viu negar mexer num Niva??? Justo ele que sofreu tanto com o meu... rsrsrs... Na verdade acho que ele não quer sentir saudades do Niva que o filho dele passou para mim... Niva é inesquecível!!!

NIVA4X4
07/03/2007, 23:03
De Niva e sempre ,e pra dizer mengoooooooooooooo é campeaoooooooooo

Marcio Rossetto
08/03/2007, 20:44
Amigos,

Uma das coisas que gostaria de salientar é a questão de velocidade média, aumentar a velocidade final é realmente besteira, mas a vel. média....pois estou fazendo várias viagens com o Niva e surgiu uma preocupação: Meu Niva está com o motor original e consegue fazer 1200 Km em 21 horas, ou seja 400 km em 7 horas (Dados obtidos na viagem a Brasília dirigindo ininterruptamente...uma besteira). O problema é que nas estradas quando encaramos as subidas, em muitas tenho que subir em terceira, a sessenta por hora, e nas descidas não podemos ir muito além dos 100 Km (tb uso GNV). Andar acima de 120 Km além de desconfortável é inseguro, pois os pneus quase sempre não são apropiados para vel. altas.
Os amigos que trocaram seus motores para 1.8 ou 2.0 conseguem manter uma vel. média melhor?

Boa noite Primo ! O meu niva com motor ap 2.0 a alcool carburado anda na média a 100 km , seja em qualquer subida, em quinta marcha .
Faz 5 km por litro .

Fiz recentemente uma viagem de 350 km na Br 116 e notei que se apertar 110 km/hora direto , 3500 giros, o cambio esquenta tanto que fica pelando a perna.

Estou pensando em colocar o cambio do chevette .

um abraço

Giovani Avila
08/03/2007, 21:39
Pessoar, o negócio tem um compromisso: Se é bom de trilha (macio, aderente na terra) não vai passar segurança numa curva a 120km/h, até pq não tem barra estabilizadora na traseira.
No meu caso quando eu tinha eixo de rural atrás, motor ap diesel mexidinho, caixa de chevette junior 4x2 botava 125~130km/h com barra estabilizadora de caravan na traseira e se comportava bem.
Agora comprei uma suspensão traseira de ômega c/ diferencial, homocinética e estabilizador (E o pior que eu vi isso competindo na fenajeep: O cara deu um banho na concorrência) o carro parece um 147 de tão firme nas curvas.
O estabilizador funciona assim: (Pra quem não souber)
Pouco atuante ou não havendo, é o que se usava nos carros de famíia mais antigos, quando chegava na curva começava a tombar (inclinar) e o motorista se assustava e tirava o pé.
Muito atuante ou duro o carro não tomba nas curvas, mas se exagerar ele derrapa e não avisa. Espero ter ajudado.

Cavalcante
08/03/2007, 22:49
Ajudou pra cacete! Mas vai ajudar mais ainda se detalhar o quanto é exagerado ou pouco, sem querer abusar, mas já abusando ;)

GARCIA/SP
08/03/2007, 23:48
Galera, o meu, por enquanto, não tá passando de 90km/h na reta...acho que o carbura não tá abrindo o 2º estágio. Outra coisa...os pneus militares 6.00 x16 não ajudam muito no asfalto...e, por último, minha caixa de direção tá com um pouco de folga...não chega a "estar de férias"...rs...rs...mas tá com folga...rs
Mas, semana que vem, a viatura vai encostar lá no "Seu" Wilson, em Sampa...aí, me segura!!!!!!!!!!...rss.....
Abs!!!!!!!!!!!!

robertofs
09/03/2007, 11:06
http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/yarobertofs/album?.dir=/3559scd&.src=ph

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Savius
10/03/2007, 19:44
Genteee....

O Nivaldo (meu Niva), chegou a 120 Km/h na reta com motor e carbura originais, porem quando começa a passar dos 80, é uma tremedeira só...

E a tremedeira vai aumentando a medida que a velo aumenta.

Será que o Nivaldo tem medo de altas velocidades ....?

Giovani Avila
10/03/2007, 20:57
Desculpa a demora, mas sou peão(engenheiro) e sou mandado pela nega véia.

O quanto duro ou não o estabilizador era nunca pude avaliar, pois não dispunha de meios para medir.
Porém dentro das condições do niva(que tem entre-eixos curtos e pula como se fosse um cabrito e por causa disso também muda de direção muito fácil) senti uma melhora significativa! Este estabilizador achei num ferro velho bem velho aqui de Erechim e o dono me jurou que era de uma linha mais luxuosa de Caravan, mas não era do Opala segundo ele.
Agora que troquei pela susp. do ômega que paguei 400,00 pilas em Pelotas, no desmanche Schimidt vejo que a barra tb é bem adequada pro Niva. Meu eixo velho de rural e estabilizador troquei pelo serviço da modificação com meu mecânico que monta "GIRICOS" Aqueles veículos que montam pra trabalhar nos sítios com chassis de rural, motores monocilindricos diesel.
Fazem até corrida aqui

Lucas Nassif
10/03/2007, 21:36
Amigos

Achei este video acima da média no Youtube!!!

O Russinho corre mesmo....

http://www.youtube.com/watch?v=GayAxCzCtTw

Porra meu, esse cara é bom de braço hein... Mas se num fosse o 4x4 permanente, nem o schummy segurava nas curvas...

[]'s

Jbaraqueti
29/03/2007, 11:52
O meu vai de boa a 100, 110, 120 km/h no asfalto sem tremer nem nada. Mas mandei recondicionar o carbura original todo e dar uma geral no motor, alinhei e balenceei, e dei uma geral em toda a suspensão. Essa foto foi tirada na Bandeirantes voltando de Piracicaba e a média foi 100/110 km/h, sem maiores transtornos. Isso vai mto do tratamento dado ao russinho. Só q nas curvas tem q tomar cuidado. Mas depois q embalou vai q é uma beleza. O Poka, um mecânico especializado em Nivas e Jeeps aki de Osasco, me passou uma manha, no Niva vc tem q cambiar as marchas no mínimo nos três mil giros, menos q isso ele fica fraco, anda pouco e gasta muito! Pelo menos no meu funciona, motor original e gasolina Shell V-Power.

Tenho dito.