PDA

Ver Versão Completa : TRANFORMACAO EM DIESEL



zeca_figueiredo
11/03/2003, 20:50
GOSTARIA DE SABER QUAL O CUSTO APROXIMADO DE UMA CONVERSAO DE MOTOR ORIGINAL 4CC DE UM JEEP 1974.
COMPENSARIA TROCAR TODO O MOTOR E CAMBIO?

du
11/03/2003, 21:42
Zeca,

Acho que depende muito do motor que vai usar, dê umas dicas a mais de que motor pretende usar e qual o uso do Jeep.

Abraços Du.

du
11/03/2003, 22:11
Zeca,

Neste caso, os menos tecnológicos, tipo de D20, estes mais novos de Silverado e F250, junto com a tecnologia e maior potência, encarecem.

A maior dificuldade é realmente encontrar um motor de confiança, mas se fala que gastaria em torno de R$ 5000,00

Uma coisa que sempre deveremos considerar, é o quanto usa o Jeep, em quilometragem por mês. Por mais cara que esteja a gasolina, se usar pouco, vale a pena colocar um motor mais moderno a gasolina ou álcool, e de quebra teria mais potência, mais silêncio, e chegaria mais "cheiroso" nos lugares, lembre-se que sendo conversível, vai ficar cheirando a diesel.

Abraços Du.

Eduardo Chaves
17/03/2003, 19:57
Zeca,

Tenho um amigo que instalou o perkins em seu willys, e segundo ele mesmo, não repetiria a dose, o motivo é apenas o custo, pois em relação ao resultado é animal, ele está com grabber 35" e é um dos melhores na trilha...
Agora sobre a adaptação foi necessário reforçar todo o chassis e mesmo instalando um câmbio de c-10, ainda não suporta o motorzão, sem falar no redimensionamento dos freios, sendo mais viável comprar um engesa gas. e se for o caso passar este para diesel...

[]'s ajudando nas dúvidas :lol:

zeca_figueiredo
17/03/2003, 20:46
OTIMO ESSE FORUM. FUNCIONA DE VERDADE.

TO ACHANDO QUE A CONVERSAO, NO MEU CASO, NAO VAI SER O MELHOR NEGOCIO, POIS O JIPE É DE USO EXCLUSIVO DA ZOEIRA, PORTANTO QUALQUER CUSTO ADICIONAL NAO SERÁ BEM VINDO.
UM MOTOR AP VOLKS ALCOOL ACHO A MELHOR SAIDA. NAO ???

OBRIGADO A TODOS PELAS RESPOSTAS.

ZECA FIGUEIREDO

du
18/03/2003, 15:19
OTIMO ESSE FORUM. FUNCIONA DE VERDADE.

UM MOTOR AP VOLKS ALCOOL ACHO A MELHOR SAIDA. NAO ???

ZECA FIGUEIREDO
Zeca,

Escolha do AP também depende do uso, em linhas gerais os AP sobem giro rápido, andam bem na estrada, mas em trilhas entravadas perde em torque em giro baixo. Tem um monte de alternativas, Opala4, Opala6, Silverado6, Ranger, Maverick.

Fale um pouco mais do uso que terá, do seu perfil de direção, como são a trilhas que gosta, quais os acesórios que tem. Certamente o pessoal vai dar boas dicas.

Abraços Du.

zeca_figueiredo
18/03/2003, 18:48
NAO TENHO O HABITO DE FAZER TRILHAS HARD ROCK
APENAS UM ROLE NAS ESTRADAS DE TERRA DE JARDINOPOLIS, NADA MUITO RADICAL.
EU QUERO VIZAR + ECONOMIA, VISTO QUE MEU MOTOR É UM 6CC ORIGINAL. E TAMBEM NAO QUERO GASTAR MUITO COM O NOVO MOTOR.

OBRIGADO PELAS RESPOSTAS.

dptucunduva
18/03/2003, 19:13
NAO TENHO O HABITO DE FAZER TRILHAS HARD ROCK
APENAS UM ROLE NAS ESTRADAS DE TERRA DE JARDINOPOLIS, NADA MUITO RADICAL.
EU QUERO VIZAR + ECONOMIA, VISTO QUE MEU MOTOR É UM 6CC ORIGINAL. E TAMBEM NAO QUERO GASTAR MUITO COM O NOVO MOTOR.

OBRIGADO PELAS RESPOSTAS.

Zeca,

Fica com o original então! Um bom tapa nele, trocando velas, cabos, filtros, etc. e fazendo uma boa regulagem, é um excelente motor!

IMHO, só vale a pena trocar se ele estiver ruim e precisar abrir. Pque abrir um motor desses não é muito barato, mas se precisar abrir um opala ou AP...

Pelo uso que vc quer dar, acho melhor usar o AP, caso o seu esteja bichado. Por 600 reais vc vai numa retífica e pega um na troca, se um dia der pau... É mais barato que só pensar em abrir o BF161.

Dynastes
01/04/2003, 09:48
Olá a todos,
Pude observar na discursão o assunto relacionado aos motores AP 2000.
Aproveitando a deixa, gostaria de perguntar qual o melhor solução câmbio/embreagem para os motores AP 2000 ? E também no caso, o 4x4 e reduzida ?

Obrigado antecipamente,
Dynastes
Brasília - DF

Adriano Braga
01/04/2003, 10:31
Eduardo....realmente o perkins não é o motor diesel mais indicado para o willys...é um motor muito antigo e vibra muito...os Willys não tem estrutura para aguentar um motor destes. Para colocar diesel em Willys tem que ser motores mais modernos como MWM Sprint 2.8 e Maxion HS 2.5...alem do que estes motores são mais leves por terem grande parte da sua composição em liga de alumínio. Eu tbm tive um amigo que colocou um perkins e se arrependeu até o último fio de cabelo :lol: :lol: :lol: . O problema em colocar o diesel é o valor da adaptação...entre mão de obra e motor não sai por menos de 10 paus.
Mas concordo com vc...para aguentar melhor este tranco o engesa é o canal!!!! :P

Abraço

Giovani
02/04/2003, 04:01
Olá a todos,
Pude observar na discursão o assunto relacionado aos motores AP 2000.
Aproveitando a deixa, gostaria de perguntar qual o melhor solução câmbio/embreagem para os motores AP 2000 ? E também no caso, o 4x4 e reduzida ?

Obrigado antecipamente,
Dynastes
Brasília - DF

:D Olá Dynastes!

8) No AP 2000 ponha a caixa 5 marchas Clarck CL2215A, que equipava as F-1000, com caixa de tração Willys. Para juntar tudo isso sem problemas nem gambiarras, use os Kits da Deep Tec: Câmbio+motor e câmbio+caixa willys. A embreagem acompanha o kit. São muito bons, de ótima qualidade, não tô levando $ com isso :lol: , mas quando é bom a gente elogia. Com essa mecânica recomendo o uso de relação curta no diferencial (8/43) e pneus não maiores que 31". Se não ele apanha nas arrancadas... :wink:
:arrow: Deep Tec: (11) 5061-6584 e-mail: deeptec.4x4@uol.com.br

fabio_tasso
02/04/2003, 10:50
Zeca,

Acabei de comprar um motor de opala 4cc a álccol ano 91 por 450 latinhas. Estava completo e em perfeito estado só tive que trocar a bobina do arranque (36 latinhas).

Neste caso não precisarei trocar o câmbio original (3m 1ª seca), visto que este aguenta o tranco. Mesmo que precisasse trocar, compraria um 3m da C-10 (250 latinhas).

Recebi um orçamento de mais ou menos 600 latinhas entre mão de obra e mais alguma coisa.

Espero gastar em torno de 1700, no máximo.
No final de tudo estarei com um motor mais moderno, menos gastão e com muito bom torque para trilhas (também não faço trilhas pesadas.

É isso aí, além de tudo isso, estarei com ele pronto dentro de no máximo 10 dias.

Um abraço.

Dynastes
02/04/2003, 15:12
Giovani,

Obrigado pela sua informação

Abraço,
Dynastes
Brasília - DF

Markito Amato
05/04/2003, 17:59
Salve, pessoal!

Já que vocês cometaram do uso do motor Perkins nos Willys, vale lembrar que de 68 a 69 (se não me engano) esse propulsor era uma opção na compra de um Jeeps zero. Eu tenho inclusive um anúncio que saiu na Revista Cruzeiro no qual aparecia um CJ-5 sobre os trilhos de uma ferrovia, engatado em um vagão e com a seguinte frase:
"Puxa um trem por você!"

Vou tentar escanear para colocar aqui. Quer dizer, se eu achar onde eu coloquei esse trem! ;-)

Quanto às alterações para se colocar esse motor, certa vez, apareceu aqui no Jeep Clube do Rio um Willys desse original de fábrica. Lindo que só! Lembro que, além do chassis ser fechado em vários pontos, o feixe de molas dianteiros era tão duro que a suspensão do jipe era feita na calibragem dos pneus. ;-)

Ou seja, IMHO, prefiro um bom motor a gasolina para tocar esse bruto!

Abraços,

Stormbringer51
26/05/2003, 09:50
Pessoal, ta todo mundo falando das vantagens e desvantagens de um motor diesel, blz. Mas será que tem como vc TRANSFORMAR um motor gasolina em diesel? do mesmo jeito que transformão para alcool? desculpe se a perguntra for muito óbvia... :oops:

[]´s desinformados
8)

Adriano Braga
26/05/2003, 10:58
Stormbringer

O funcionamento dos dois motores é completamente diferente... impossível de fazer qualquer transformação para o motor a gasiolina funcionar a diesel. Já o motor diesel permite adaptações para funcionar com praticamente qualquer tipo de combustível, desde os óleos vegetais, até o gás natural e a gasolina de alta octanagem; porém, o mais comum e adequado é o óleo diesel destilado do óleo mineral cru.
O Motor diesel não possui o circuito elétrico relativamente complicado do a gasolina para iniciar a combustão. O diesel queima queima por ação do calor que se liberta quando o ar é altamente comprimido.
Para facilitar o entendimento o motor diesel possui algumas etapas de funcionamento... No primeiro estágio do ciclo de combustão, o ar é aspirado para o interior do cilindro, penetrando nele através da válvula de entrada. Durante o segundo estágio, a compressão, o pistão sobe e comprime o ar dentro do cilindro, em proporção muito mais elevada do que num motor a gasolina comum. Na ignição, o combustível é injetado no ar comprimido a alta temperatura, entrando em combustão espontânea e forçando o movimento do pistão para baixo. No último estágio, denominado exaustão, os gases que se formaram na fase anterior são expelidos do interior do cilindro pelo movimento ascendente do pistão.
Devido à alta compressão, o ar fica tão quente que, ao receber o combustível, faz este entrar em combustão espontânea, dispensando a presença da vela de ignição (ou ignição eletrônica).
Como no motor diesel o volume de ar aspirado para o interior do cilindro é sempre o mesmo, a velocidade da máquina é controlada apenas pela quantidade de combustível fornecida pelo injetor.


Acho que dá para entender...ok!!

Abraço

Markito Amato
26/05/2003, 13:40
Boa explicação, Adriano! :wink:

Só para acrescentar, a Toyota Bandeirantes chegou a ser vendida com um motor à álcool. Na verdade era o próprio motor diesel OM-314 (se não me engano) adaptado, tendo velas no lugar dos bicos injetores e um distribuidor ao invés da bomba injetora. Dá para imaginar uma coisa dessas??? :shock:

Nunca vi um dinossauro desses rodando, mas muitos usineiros usaram essas Bands nos canaviais, que chegava a fazer 4Km/l. Ou seja, uma belezura! :D

Caso você queira se divertir, posso xerocar o manual desse motor. Afinal, quando comprei minha finada Band, ela veio com tudo referente ao modelo alcóolico! :wink:

Abraços,

Adriano Braga
26/05/2003, 14:44
Tchê...não sabia que existia band a álcool...isso é novidade para mim!!!!! :shock:
E fazendo 4km/l judia do bolso!!!!
:lol: :lol: :lol:
Abraço

BIOCOM
05/04/2022, 12:05
depois disso, só digo isso: ADEUS Petrobras, estou livre, veja isto antes que bloqueiem de novo:
Óleo vegetal no motor diesel: Solução para o brasil atual (https://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/176564-oleo-vegetal-no-motor-diesel-solucao-para-o-brasil-atual.html)