Ver Versão Completa : Trepidação interminente na direção do CJ
Alexandre Targino
01/03/2007, 14:19
Possuo um CJ original (Motor BF 161) com molas, barras/coluna de direção tambem originais, contudo ao andar com a viatura algumas vezes a direção começa a trepidar muito! O volante puxa para um lado e para o outro diversas vezes e rapidamente, Chacoalha tanto a viatura que chama a atenção de todo mundo na rua.........Quando acontece isto diminuo a velocidade até parar a viatura depois engato a 1 e saío normalmente e a trepidação para...........
O que pode ser isto?
Possuo um CJ original (Motor BF 161) com molas, barras/coluna de direção tambem originais, contudo ao andar com a viatura algumas vezes a direção começa a trepidar muito! O volante puxa para um lado e para o outro diversas vezes e rapidamente, Chacoalha tanto a viatura que chama a atenção de todo mundo na rua.........Quando acontece isto diminuo a velocidade até parar a viatura depois engato a 1 e saío normalmente e a trepidação para...........
O que pode ser isto?
Alexandre,
De uma pesquisada no forum sobre "shimi na direção"
Geralmente acontece quando os pivos da barra de direção estão detonados. Se vc usa pneus maiores e mais pesados a probabilidade de shimi é maior. Pesquise para colocar uns pivos mais resistentes como o da toyota ou 608:concordo: .
Lucas Nassif
01/03/2007, 14:46
Já tive problemas com isso ao comprar o JEEP, mas NO MEU CASO, resolveu só trocando os terminais de direção, não necessitando do amortecedor de direção nem um novo terminal de direção CENTRAL, que mantive o antigo (tem casos que se nao trocar tudo, o shimmy nao pára nem fuden**) Apos colocar os pneus 31", o shimmy voltou, mas nada que um "reaperto" nao resolva!
Agora estou com os 31", sistema de direção original, sem amortecedor de direção, e o jeep sem shimmy!!!
[]'s sem shimmy
Leo - Beethoven
01/03/2007, 17:13
Tem mais duas possibilidades que não foram citadas:
- Castanhas e rolamentos das castanhas dos munhões, podem estar desgastadas....é bom avaliar se não estão com folga.
- E outro detalhe óbvio demais, seria o balanceamento dos pneus....apesar de óbvio, são poucos os locais que conseguem fazer um balanceamento adequado de pneus off-road....na maioria, a máquina não acopla corretamente a roda, e o balanceamento fica pior do que estava....outra coisa é, os pneus off-road por terem camadas mais espessas estão mais sujeitos a irregularidades e por consequência maior desbalanceamento....
Sergio Rocha
01/03/2007, 18:42
Grampos do feixe de mola frouxos e as buchas dos jumelos são tb possibilidades.
[]´
José Augusto
01/03/2007, 20:25
Se for shimmi, vc deve buscar corrigir a raiz do problema, não fique tentado a combater apenas o efeito com amortecedores de direção ou outro subterfúgio.
Confira o alinhamento, o nivelamento e o estado dos feixes e as buchas, o balanceamento dos pneus e rodas, o estado dos terminais de direção.
Leo - Beethoven
02/03/2007, 07:45
Se for shimmi, vc deve buscar corrigir a raiz do problema, não fique tentado a combater apenas o efeito com amortecedores de direção ou outro subterfúgio.
Confira o alinhamento, o nivelamento e o estado dos feixes e as buchas, o balanceamento dos pneus e rodas, o estado dos terminais de direção.
X2 :) .....Colocar amortecedor de direção se estiver com problemas mais sérios no restante do sistema de direção, eixos e suspensão, pode até agravar o problema, e o pior, sem que se perceba....é como tomar remédio pra dor de cabeça por anos, sem ir ao médico....depois de muito tempo vai acabar descobrindo que tem um tumor e se tivesse tratado no começo seria mais fácil....
Lucas Nassif
02/03/2007, 14:06
Acho melhor começar a verificar os pontos mais simples, como os amigos disseram, como alinhamento, suspensão, etc, e tbm, dê uma verificada nos terminais de direção, antes de comprar um amortecedor de direção sem saber o que está acontecendo, e correr um risco de piorar as coisas.
[]'s previnidos contra problemas maiores
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