Conectar

Ver Versão Completa : Problemas com o câmbio

Otávio Luiz
01/03/2007, 07:42
Povo da Lama!!!
Hoje vindo para o trabalho (sim, sou um maluco que usa a F todos os dias) do nada o câmbio começou a "arranhar" na banguela em ponto morto. Andando normalmente não faz nada, mas se joga a banguela fica "arranhando", como se as engrenagens estivessem se tocando levemente... e quando reduzo de 4ª p/ 3ª arranha brabo, como se estivesse sem embreagem, coisa que também não acontecia. Fora isso o comprtamento do câmbio está normal...
Tenho um 4 marchas Willys com BF161... pô, justo agora que eu ia encostar a jaca pra reforma vou ter que gastar no câmbio? Miercules!!!:parede:
Algum diagnóstico?

rural willys 4x4
01/03/2007, 18:18
olá
verifique o nível do oleo da caixa pelo bujão;se possivel retire a tampa e verifique os garfos quanto a desgaste,pois as luvas de acoplamento dentro da caixa podem estar um pouco folgadas e permitindo que as engrenagens se toquem(um ligeiro movimento com as mãos para frente e para tras).com a tampa fora ainda,aproveite e dê uma olhada na folga dos aneis sincronizadores com um calibrador de laminas(+- .055") ,bem como no posicionamento das engrenagens com ela parada e o motor funcionando(isto caso tenha abertura no assoalho para tal).
verifique ainda os rolamentos do eixo piloto e de entrada na cx multipla(podem estar gastos e dar alguma folga ),bem como o aperto da porca na extremidade.

reslima
02/03/2007, 07:46
um amigo meu teve o mesmo problema e quando abriu o cambio teve que trocar apenas os rolamentos...

Otávio Luiz
02/03/2007, 09:14
Valeu galera, o óleo completei (coube um litro) mas continua...
Este fds irei tirar a tampa e verificar se tem alguma folga.

rural willys 4x4
03/03/2007, 21:42
Valeu galera, o óleo completei (coube um litro) mas continua...
Este fds irei tirar a tampa e verificar se tem alguma folga.
olá
se coube um litro ,seria o caso depois de drenar todo o oleo e verificar se possui limalha de metal prateado e dourado(aço dos rolamentos e engrenagem e bronze dos anéis sincronizados) e colocar oleo novo após a manutenção da caixa.provavelmente deve ser rolamento pifando e com folga axial.

Otávio Luiz
05/03/2007, 09:18
Neste fds deixei a viatura no mecânico... ele acha que alguma coisa se soltou na conexão da caixa com o motor. Ele falou algo sobre não sei o que do eixo piloto, agora me esqueci...:parede:
Resumindo, ele vai tirar caixa e verificar. Depois posto aqui o diagnóstico e a solução.

Adriano Maguela
05/03/2007, 09:32
Por curiosidade amigos.... qual é o óleo que vcs colocam no câmbio de suas viaturas ? está na hora de dar uma trocada no meu............. e eu ainda não fiz essa operação.........

obrigado

Otávio Luiz
05/03/2007, 15:37
Eu utilizo o Shell Helix 90 nas caixas e diferenciais.
Tem um tópico sobre isso muito bom, dá uma pesquisada...

rural willys 4x4
05/03/2007, 19:54
Olá
Dá Para Usar O Trm -5 ,sae 90 ,da Petrobras.

Otávio Luiz
14/03/2007, 09:26
Pessoal,
Resolvido o problema, o garfo da alavanca de marchas tinha entortado.
Foi retirada a tampa da caixa e consertado. Agora tudo ok.:dance: