Conectar

Ver Versão Completa : Como interpretar um hallmeter?

José Carlos
28/02/2007, 22:04
OI pessoal,

Instalei um hallmeter cronomac neste fim de semana com um sensor lambda da tompson (indicado pela propria cronomac). Instalei a de 1 fio pois achei mais pratico. Fiz a instalaçao como manda o manual. Mas apos ligar o carro e aquecer a sonda iniciaram as duvidas...
Com o carro em marchalenta a leitura ficava IDEAL;
Ao andar com o carro ou acelerar como fosse dar arrancada o led pira como se rodasse no sentido anti-horario, chegando a desaparecer.... Reaparece se eu retirar o pe do acelerador, deixando uma rotaçao em torno de 1000rpm ( motor 3.6 falcon).
Sera algum defeito ou este tal de hallmeter é doido assim mesmo? Caso seja defeito de quem seria?
Qual o sintoma de um carro dando falta de combustivel em alta?

Obrigado
Jose Carlos

Cavalcante
01/03/2007, 08:54
O led não deve apagar. Por pior que esteja a situação do seu bura, não deve dar fundo de escala. Sua ignição deve ser a platinado... Instale um capacitor eletrolítico de 1000 uF x 35 V em paralelo com a alimentação do medidor para filtrar o ruído da ignição.

José Carlos
04/03/2007, 17:05
O led não deve apagar. Por pior que esteja a situação do seu bura, não deve dar fundo de escala. Sua ignição deve ser a platinado... Instale um capacitor eletrolítico de 1000 uF x 35 V em paralelo com a alimentação do medidor para filtrar o ruído da ignição.

Oi Cavalcante, o motor e um 3.6 falcon com igniçao. Mas voce me atentou para um modulo MSD que uso mas como é dito no manual da cronomac estou usando cabos accel 8.8 supressivos. Em marcha lenta o hallmeter lê. Ao acelerar acima de 1500 rpm ele pira e vai caindo para pobre ate desaparecer. As vezes fica rodando como louco! O carro anda normal e nao sinto ele com falta ou excesso...Sera que o hallmeter estaria deregulado? Liguei na loja que comprei e me disseram para enviar a cronomac...
Onde encontro este capacitor? Ele sera instalado no positivo?
Obrigado!
Jose Carlos

Cavalcante
04/03/2007, 22:02
O capacitor vai atuar como um filtro. Entre o positivo e o negativo do relógio, o mais próximo possível dele. Você encontra em qualquer loja de eletrônica ou no cara que conserta TV mais próximo de você. Se o cara for um ladrão safado filho de uma !@#%!¨ vai te cobrar 10 reais.
Aí no Rio tem uma área, onde um mercado municipal pegou fogo alguns anos atrás, não me lembro mais o nome do bairro (idade é fod!@#!#) onde tem algumas lojas de eletrônica, não chega a ser uma Santa Ifigênia, mas dá pro gasto. Lá você encontra fácil fácil.

Quanto ao que o seu relógio mostra, a causa provável é, pela ordem: ruído excessivo (o capacitor resolve), relógio com defeito (a cronomac que se vire), sonda lambda com defeito ou mal instalada ou mal escolhida (aí você é que tem de se virar...), mistura horrivelmente pobre (possível, mas muito improvável).

O hallmeter não tem regulagem. É um voltímetro, que pega a tensão vinda da sonda lambda, que tem de variar de 0,1 a 0,9 V e indica esse sinal. Cada tensão corresponde a uma proporção estequiométrica. Como a tensão é muito baixa, qualquer ruído é significativamente relevante na medição e é aí que está seu problema. Não dá pra descartar um problema com o próprio relógio. Já com a sonda, se ela for nova e estiver instalada direitinho, é muito mais improvável.

José Carlos
06/03/2007, 11:22
Cavalcante, consegui um capacitor com 1000mf x 63v. Falei com o vendedor da loja a utilizaçao do capacitor e ele disse que poderia ser usado.... Ainda nao encontrei outro e esse custou lt$3,00. Sera que serve?
Obrigado
Jose Carlos

Cavalcante
06/03/2007, 21:04
Manda ver. 35 V é o mínimo. Acima disso o que vier é lucro. Em tempo, socaram a faca em você sem dó :):):):):):):):)

Cursino
08/03/2007, 15:45
Cavalcante, se a sonda tem um fio só, de onde vem a alimentação dela?
Tenho um esquema disponibilizado por um amigo p/ confecção caseira de um hallmeter

Cursino
08/03/2007, 15:49
aí vão os arquivos

José Carlos
12/03/2007, 20:04
Cavalcante, coloquei o capacitor e melhorou a loucura das lampadas mas ao pisar rapido no acelerador ainda muda muito rapido... Vou tentar filmar....

Coloquei um multimetro em 200 mv e ele se manteve constante mesmo nas aceleradas bruscas... Ele muda mas a mudança e mais lenta....

Sera que o reloginho esta pirado?

E ai Cursino, ja testou este esquema? Quando comprei a sonda o vendedor me disse que a diferença entre a de 1 e as de multiplos fios seria a capacidade de se aquecer sozinha... A de 1 fio necessita de 300° (li isso em algum lugar) para fazer a leitura....

Daqui a pouco arranco o relogio CRONOMAC e passo a usar um multimetro!

Jose Carlos

Cavalcante
12/03/2007, 22:21
Qual foi a leitura do multímetro?
A melhor coisa é isso mesmo, compra um multímetro de 10 reau e seja feliz! Esses caras (em geral, não a Cronomac em especial, apesar de caber como uma luva) são cheios de querer colocar produto meia boca no mercado. Não testam, funcionou uma vez, funciona sempre. A culpa é sempre dos outros... Circuito nas coxa, funciona nas coxa...

Cavalcante
12/03/2007, 22:29
Cursino, a sonda lambda é um pequeno gerador, como uma célula fotovoltaica daquelas de calculadora. Com um fio só, a carcaça é aterrada e no fio você tem uma tensão dependendo da qualidade da mistura. Com dois, a mesma coisa, só que um deles é o negativo, ao invés da carcaça.

Com três fios, a carcaça é o negativo, em outro você tem a tensão, e nos outros dois existe uma resistência de aquecimento. Com quatro, a mesma coisa, só que o quarto fio é o negativo da sonda ao invés da carcaça.

O circuito é funciona. Na verdade é um voltímetro. Mas vai dar problema tanto quanto o Cronomac em carros mais antigos, sem a instalação elétrica adequada quanto a ruídos, que é o nosso caso. Num carro com injeção eletrônica e ignição múltipla como os modernos qualquer coisa que você coloque lá funciona. Quero ver é no Ford 29, hehe...

Cursino
13/03/2007, 11:14
Num carro com injeção eletrônica e ignição múltipla como os modernos qualquer coisa que você coloque lá funciona. Quero ver é no Ford 29, hehe...

Concordo com vc, em gênero, número e grau hehe

José Carlos,
não testei esse esquema, pois não gosto de muitos pinduricalhos no carro, agora, quanto a instalação de sonda lamba no carro p/ regular o carburador, eu acho ótimo, fazendo esse esquema do multimetro. se não me engano o camarada Rones Jr. fez isso no niva verde dele (shrek)

José Carlos
13/03/2007, 17:43
Cavalcante, entao voce nao acha valida a troca do produto (ou concerto?) pela cronomac? Pois ainda esta na garantia...

Cursino tenho poucos relogios no painel ( velocimetro, pressao oleo, vacuometro, temperatura da agua, contagiros e combustivel- este é outro que nao funciona...).
Quanto ao uso do multimetro nao dá para usa-lo em movimento so acompanhado...

Obrigado
Jose Carlos

Cavalcante
13/03/2007, 20:07
Muito pelo contrário! Quem fabrica tem de fazer funcionar. Só acho que não vai funcionar, porque o produto é mal feito, e eles vão botar a culpa no seu carro. Não que seu carro não tenha culpa, mas é um fator previsível e um bom projeto teria de levar em consideração ruídos...

edgar
14/03/2007, 15:25
Cavalcante, como efetivamente só existe um cabo de sinal, independente da numero de fios da sonda, não seria o caso de usar um cabo coaxial tipo estes de antena de radio, aterrando a blindagem do cabo na lata ?

Cavalcante
14/03/2007, 15:35
Ajuda muito pouco ou quase nada. O problema é que o grosso do ruído entra pela alimentação do medidor. Esse ruído em geral não é muito problemático, da ordem de uns pouquíssimos volts. Mas no caso da sonda lambda, ele é umas duas ou três vezes a amplitude do sinal. É por isso que o medidor fica maluco. Como o multímetro tem alimentação independente, com pilhas próprias, ele pega a tensão da sonda limpa. Pode ser o multímetro mais vagabundo do mundo que lê na boa, porque o sinal é limpinho... Experimente alimentar o hall meter com uma bateria auxiliar. Vai funcionar na boa. Só que ninguém vai andar com outra bateria no carro só pra ligar um hallmeter...

carraro
09/05/2007, 00:11
:pensativo: CAVALCANTE, vç que entende de eletrica,sera que poderia me dizer como instalar o multimetro em meu jeep, pois o hallmeter acho caro pelo que ç propoe a fazer !!!!!!, possuo uma turbina em meu motor 3000,e achei o acerto ideal pra ela a custo de muito tempo,e alcool ,e agora esta andando muitissimo bem ,mas mesmo assim gostaria de ter algum controle sobre a mistura,entao ç puder me dizer como ficaria a ligaçao do multimetro e que outras peças, alem do proprio multimetro precisarei , agradeço:concordo: em tempo saberia me dizer porq ao instalar um corta corrente em meu jeep daqueles de carros de rally ,"tipo chave geral"eu desligo esta chave e ele NAO morre mas ao desligar a igniçao e tentar liga-lo novamente ai ela corta a corrente e nao me deixa liga-lo sem antes conecta-la?????:parede:. Sendo que a chave esta instalada entre o 'NEGATIVO" da bateria e a lataria do veiculo o ideal nao seria ela cortar a corrente de todo o sistema eletrico de imediato ao desconecta-la,"por estar eliminando o aterramento"?????OU EU DEVERIA coloca-la ENTRE O "POSITIVO" DA BATERIA E O MOTOR DE ARRANQUE????

Phantomc2003
09/05/2007, 02:16
Olá pessoal,

Tenho um Hallmeter ( Air/Fuel Meter Pro da Beast Racing), a três anos e nunca tive problemas, a série pró vem com delimitadores onde você escolhe a melhor faixa de regulagem para seu motor...

Com relação ao uso do multímetro, eles também possuem um produto com leitura direta com range de 0,00 a 1,15 Volts...

Além de otros produtos...
Se quizerem dar uma olhada, o site é o seguinte.. http://www.beastracing.com.br/

Agora tentando responder ao Carraro...

Também tenho chave geral em minha viatura e o problema de não desligar o motor talvez seja devido a alimentação proveniente do alternador que com o motor em funcionamento continua mantendo alimentação negativa na carcaça...

Valeu...

Cavalcante
09/05/2007, 07:52
Carraro, dependendo de como está a instalação do seu carro, é isso mesmo que o Phantom falou. Instalando no positivo, antes de toda a instalação do carro, nada funciona uma vez desligado o carro, mas se o carro estiver ligado ele continua funcionando.
Quanto ao multímetro, não tem segredo: o multímetro tem de estar na escala de até 2V; se sua sonda for de 1 fio, a ponta de prova vermelha vai no fio da sonda e a preta no primeiro ponto de lata que você achar. Se for de dois fios, uma ponta de prova em cada fio, se a leitura der negativa, inverta as pontas. Se for de três fios, descubra quais são para o resistor de aquecimento e use o terceiro como se fosse de um fio. Se for de quatro fios, a mesma coisa, mas use os dois que sobram como se fosse uma sonda de 2 fios.

Sukys
09/05/2007, 13:47
É mais facil identificar a função dos fios pela cor:

-Preto, saída +
-Cinza, saída -
-Brancos, aquecimento

Pra funcionar de forma adequada - e até garantir sua vida útil - é fundamental o correto posicionamento da sonda no cano de escape.

O aquecimento interno da sonda serve para abreviar o tempo da entrada em serviço, coisa que tem a ver com motores injetados, mas nada impede de ser utilizado de forma contínua caso haja algum erro de posicionamento.

Em sondas com retorno pela carcaça, ferrugem ou conexões frouxas no sistema de escape costumam causar erros de leitura.

Sonda lambda gera sinal de baixa intensidade e alta impedância, logo o instrumento a ser utilizado para a leitura tem que ser compatível e de qualidade. Tem muito "halmeter" que só serve como enfeite, e multímetro de "10 reau" só serve para saber se na tomada de casa tem 110 ou 220, quem dirá fazer leituras de décimos de milivolt em sinal de alta impedância.

Instrumento de qualidade não requer nenhum componente externo para eliminar/atenuar interferências, e na saída da sonda nunca se deve instalar qualquer coisa com este propósito, que é erro de leitura na certa.

A tensão gerada pela sonda não é linear em relação à estequiometria.

Sonda lambda é uma beleza para identificar uma série de situações ou problemas, mas pra isso o instrumento de leitura tem que ser apropriado e a instalação tem que ser feita com critério.

Sds,
Sukys

Beto Marcicano
09/05/2007, 19:58
Muito pelo contrário! Quem fabrica tem de fazer funcionar. Só acho que não vai funcionar, porque o produto é mal feito, e eles vão botar a culpa no seu carro. Não que seu carro não tenha culpa, mas é um fator previsível e um bom projeto teria de levar em consideração ruídos...

Horra, não acho mal feito não, tenho um e funciona perfeitamente...

Sukys
09/05/2007, 21:13
Horra, não acho mal feito não, tenho um e funciona perfeitamente...

Beto,

Funcionar é um coisa, indicar o que deveria é outra, e pra saber se o seu está OK basta fazer um comparativo de leitura com um multímetro de QUALIDADE, com meia-boca é melhor nem fazer porque com certeza terá duas indicações e não saberá qual é a certa.

Sds,
Sukys