Ver Versão Completa : Bloco OHC trincado
Pessoal, boa notícia. Ao abrir o motor, o meca constatou que o bloco ta trincado. Amanhã vou até a retífica para visitar o OHC enfermo, tô postando apenas como desabafo, em busca de um ombro amigo ou alguma alma caridosa que queira opinar a respeito.
Abraços, agora de zequinha.
Fiz a retifica completa do meu nessa mesma época no ano passado. Doi na alma e no bolso, mas o resultado vale a pena.
Um OHC zero bala não tem preço. Eu não trocaria o meu.
Caro PRK-JEEP!
Tem uma empresa na cidade de maringá que trabalha somente com blocos.
Um conhecido conseguiu atravessar um pistão pela camisa de um cummins, que é "camisa molhada", e eles deixaram zerado.
"camisa molhada" = camisa faz parte do bloco.
"camisa seca" = quando a camisa pode ser removida, igual ao mwm ou maxiom.
Abraços.
Kim.
Ramone, obrigado pela reconfortante opinião. Vamo vê o que dá. A alma eu até suporto, mas o bolso... ah!como dói...
Kim, amanhã vou tentar correra atrás de uma solução, mas se eu precisar de ajuda sei que posso contar com sua boa-vontade:palmas:
Abrações pro 6.
leopoldo
28/02/2007, 22:12
bloco trincado é relativo. SE e COMO.
mostra a foto de ONDE ele está trincado.
me arruma uma foto decente, focada, bem iluminada.
pode ser coisa que possa ser relevada ou algo que sucateia o bloco.
sem a PROVA material não há perícia !
Olá, Leopoldo. Certamente é relativo. è por isso que amanha cedo eu vou até a retífica. Levarei a máquina e tentarei tirar algumas fotos em close. Até tenho uma aqui tirada hoje, mas não 'prova' nada...
Abraços, por hora ainda sem poder provar que tá trincado:oops:
cACÁ,
SE TIVER INTERESSE, LIGA PRO ALEXANDRE (11)6991-8552, QUE ELE ACABOU DE RECONDICIONAR UM OHC, O MOTOR NÃO ESTÁ NEM FECHADO AINDA E ELE QUER VENDE-LO.
Oi a todos.
Aí vai a prova do crime.
Espero que esteja visível... ou melhor, seria bom se não estivesse.
Segundo o Gilmar da retífica, está condenado. não aceita camisa
sob o risco de estourar.
Já estou correndo atrás de outro bloco.
[s],
Cacá
Caro PRK-JEEP!
Hoje rodei os ferros velhos de Paranavaí e não achei nada sobre o OHC!
Mais vou continuar!
Abraços.
Kim.
Caro PRK-JEEP!
Isso é mole de consertar e, ficar zerado!
O nome da empresa é R. Y. I.
TECNICA DE SOLDAS R Y I LTDA
Solda - Art e Equip
av Morangueira 2968
MARINGA - Paraná
Conmutador: (44) 3267-5000
Eles deixam esse buraquinho zerado, como se nada tivesse acontecido.
Converse com o pessoal.
Abraços.
Kim.
leopoldo
01/03/2007, 11:33
não derrapa na lama KIM
Isso não pode ser soldado. Onde já se viu soldar em cima de corrosão ?????
ou coloca-se uma camisa nova (se houver) ou joga esse bloco fora.
Pois é, Kim. A primeira coisa que veio à mente foi consertar. Mas segundo 3 opiniões que peguei por aqui, não fica bom. Tô atrás de um bloco em bom estado, se encontrar, beleza. De qq maneira vou tomar mais informações com essa retífica que vc mencionou.
Brigado!
Abração,
Isso não pode ser soldado.
ou coloca-se uma camisa nova (se houver) ou joga esse bloco fora.
Oi Leopoldo, a informação do Gilmar (da retífica) foi essa mesma, ou seja, não dá solda devido à corrosão. Não dá retenção no metal. E ainda, desaconselhou a camisa em função da câmara estar comprometida, com fissura em 2 sentidos. Segundo ele, é encamisar hoje e estourar amanhã.
[s],
Caros amigos!
O processo é o seguinte pelo que pude ver lá quando fui acompanhar o bloco do cummins.
Eles tampão o buraco, com solda ou algo assim, depois reabrem o bloco, colocando uma camisa sob medida.
eu somente simplifiquei nos termos aqui no forum, mais a equipe da RYI é profissional no assunto, tanto que vem serviços de muitos Estados para eles.
Em tempo: para soldar o bloco, este é aquecido a uma determinada temperatura para não haver problemas de empenamento.
Também recuperam qualquer tipo de cabeçote.
Desculpem-me a simplificação na explicação.
Abraços.
Kim.
Leo - Beethoven
01/03/2007, 12:08
Amigos, posso dizer que conheço relativamente bem de solda.....
Pela foto é impossível saber se dá ou não solda....precisa ver se a parte interna não está corroída demais....se a parede estiver fina, esqueça....
....o que mais interessa avaliar é a parte interna onde estão a trinca e não externa.....
Outra questão é estudar o por que da trinca....se o problema foi por corrosão, como ficar anos sem trocar a água ou usar aditivo...esqueça...mesmo que der um solda perfeita na região, é provavel que em outros pontos vão estourar em breve.....
Agora, se a trinca foi causada por exemplo, por choque térmico e as câmaras de arrefecimento estivem OK, tem como abrir um pouco a região usando um "chicote" ou dremell, soldar com Níquel....
É muito comum isso em moteres diesel de grande porte....por que custam uma fortuna, então vale a pena arriscar.....agora, pra qual medida iria as camisas se desse retífica o seu bloco ? Se o cara lhe dizer 0.50, esquece....vale a pena ir atrás de um outro bloco...e com certeza acha num preço "pagável".
joão k. chikui
01/03/2007, 14:20
Caro PRK-JEEP!
Tem uma empresa na cidade de maringá que trabalha somente com blocos.
Um conhecido conseguiu atravessar um pistão pela camisa de um cummins, que é "camisa molhada", e eles deixaram zerado.
"camisa molhada" = camisa faz parte do bloco.
"camisa seca" = quando a camisa pode ser removida, igual ao mwm ou maxiom.
Abraços.
Kim.
Kim, para mim era exatamente ao contrário:
Camisa umida: Removível
Camisa Seca : No próprio bloco.
Lucas Nassif
01/03/2007, 14:39
Cacá, pelo estado do bloco, IMHO acho que vc tinha que procurar um outro mesmo, em bom estado!! Pq talvez arrumar esse nao valha a pena..
Enquanto isso vc fica de zequinha né :P !!!!
[]'s
leopoldo
01/03/2007, 17:04
Leo.
vc tão viajando mesmo !
não dá para encher de solda níquel um cilindro onde vai suir e descer um jogo de aneis.
A camara vai ficar empenada (ovalizada) com o aquecimento do motor em funcionamento
O cordão de solda vai abrir que nem um ZIPER
Esquece a solda dentro da camisa
Alessandro Henrique
01/03/2007, 17:17
Pessoal,
Fato: Soldar é possível contudo, não ficará bom. Irá criar uma zona sob tensão e esta se agravará em função da temperatura, limitando de certa forma, a expansão homogênea da camisa. Resumo, certamente haverá novas trincas e desgaste prematuro. Detalhe: a corroção também pode ter afetado as demais paredes.
Considere as seguintes opções: outro bloco de motor ou então, a troca por um motor de opala 4 cilindros.
Sds.
Pessoais, só tô achando bloco encamisado. O colega da retífica se dispôs a tirar a camisa de algum bloco que eu queira avaliar e recomendou que eu não comprasse no escuro. Pergunto: é essencial MESMO fazer isso? Não há outra maneira de garantir que a peça está boa???
Abraços a todos.
Cacá
Leo - Beethoven
01/03/2007, 17:41
Leo.
vc tão viajando mesmo !
não dá para encher de solda níquel um cilindro onde vai suir e descer um jogo de aneis.
A camara vai ficar empenada (ovalizada) com o aquecimento do motor em funcionamento
O cordão de solda vai abrir que nem um ZIPER
Esquece a solda dentro da camisa
Meu quase chará....é possível soldar com níquel, pois o bloco é ferro fundido que tem muito menos dureza que o níquel....já vi caminhões rodarem mais de 100.000 km desse jeito....o meu CJ tinha o motor 4 cilindros cabeça chata, e nessa época eu era mais duro que tudo....tirei "leite de pedra" com esse motor soldando e retificando o que dava....alguentou o tranco bravamente.....pelo menos até juntar latinhas pra comprar outro motor...
..como o Alessandro disse, a solda cria pontos de tensão e em ferro fundido é complicado e não é qualquer um...., o Kim disse bem, tem que aquecer o bloco, e soldado ao poucos....uma solda dessa pode demorar um bocado....
Concordo com vc que vai empenar, mas dá pra retrabalhar.....
Como eu já disse, tem que avaliar muito bem o resto do bloco pra ver se vale a pena ou se será "acender vela pra difunto ruim"....não dá pra dizer se dá ou não dá, sem avaliar melhor. O fato é que se puder arrumar outro bloco melhor em um bom negócio, com certeza é melhor....
Leo - Beethoven
01/03/2007, 17:49
Pessoais, só tô achando bloco encamisado. O colega da retífica se dispôs a tirar a camisa de algum bloco que eu queira avaliar e recomendou que eu não comprasse no escuro. Pergunto: é essencial MESMO fazer isso? Não há outra maneira de garantir que a peça está boa???
Abraços a todos.
Cacá
Bloco encamisado não é de todo ruim....Não me lembro bem do OHC, mas em alguns blocos as paredes não são muito espessas e ficam finas demais quando vão as camisas, mas em alguns casos, o motor encamisado é até um boa, pois se vc precisar de retífica no futuro, trocam-se as camisas e pode manter as mesmas medidas dos pistões sem ter que trocá-los....mas tudo depende do estado do bloco que vc está vendo....por isso o cara quer abrir pra olhar....
rfgarcia
31/10/2018, 11:05
Vi este tópico que foi publicado anos atrás, porém estou passando o mesmo problema.
Comprei um Willys 54, motor Hurricane.
Viajei de Cabo Frio a Campos com ele, e o bicho baixando óleo e sua vareta de nível tinha muita umidade. Sinal de possível trinca no cabeçote por onde estaria passando água pro óleo, ou algo assim. Ele não estava superaquecendo.
Abri o motor e ele estava com trinca no cabeçote. Aí resolveria tranquilo com solda de ferro fundido e retificando a face do bloco.
Comprei 4 camisas, pistões e anéis standard já que estava na última medida dos pistões.
Quando tiramos a primeira camisa, encontramos um furo que estava atrás da camisa, permitindo que a água da galeria de água tivesse contato com a parte de trás da camisa. Furo causado por corrosão. Provavelmente colocavam qualquer tipo de água no sistema de refrigeração. Aditivo nunca.
A retífica condenou o bloco. Outra retífica sugeriu colocar massa náutica por trás e encamisar.
Preferi tentar outro bloco. Consegui um bloco num ferro velho. Tirei uma camisa aleatória e tinha um furo também.
Consegui outro bloco parado numa oficina. Ele só tinha uma camisa e os outros três cilindros ainda estavam retificados no próprio cilindro. Vamos usar este bloco.
Abraços a todos.
Cacá