Ver Versão Completa : Sonda Lambda.
carlos alessandro santos
28/02/2007, 12:19
Ola Pessoal,
Alguem Sabe Informar Qual A Sonda Lambida Pode Ser Usada Ou Adaptada No Vitarinha 1.6 8 Valvulas.
Sds
Paulo_CW
28/02/2007, 13:20
Ae Carlos, tem um tópico só de adaptações já testadas no forum e inclusive com listagem...da uma olhada lá...se num me engano é corsa ....
Walter Carlos Brossel
28/02/2007, 13:26
Ola Pessoal,
Alguem Sabe Informar Qual A Sonda Lambida Pode Ser Usada Ou Adaptada No Vitarinha 1.6 8 Valvulas.
Sds
Ehehehehehehe...desculpe Carlos, mas não resisti:
Sonda lambida é aquela de hospital, que entra garganta abaixo e fica toda lambida. Ehehehehehe...
Agora, sonda lambda dizem que a do Corsa serve.
Brincadeira hein? Leva mal não.
[]'s lambidos (ops! Tô fora.)
bcantunes
28/02/2007, 14:36
Cara, o negócio é o seguinte: sonda lambda é tudo igual! A rosca de encaixe no coletor ou no cano de descarga é sempre a mesma.
A questão é o conector elétrico e o número de fios.
A MTE-THOMSON é um grande fabricante de sondas lambdas e tem para todos os carros (inclusive Suzuki).
Nas lojas é mais fácil encontrar os modelos "UNIVERSAIS" que são sondas lambdas com um kit de emenda dos fios.
Como de Vitara varia de ano para ano, vale a pena dar uma olhada na sonda.
Se tiver 1 fio, compra o modelo universal de 1 fio, se forem dois, compra o universal de 2... assim por diante...
No meu Vitara o sensor é de 4 fios, então o kit Universal é o de 4 fios (ref. 7774). Troquei a sonda no ano passado, sem problemas.
O kit custa cerca de R$ 110 reais aqui no Rio e vem com instruções.
O site do fabricante é http://www.thomson-net.com.br/
Se você não achar deste fabricante pode usar Bosch e NTK/NGK... qualquer uma com o mesmo número de fios do original... existe realmente um padrão e você pode usar sem problemas. Vai sem medo!
Abraços!
Júlio Câmara
28/02/2007, 15:01
Troquei a minha sonda mês passado por uma Delphi universal de fios (R$ 115,00). Foi moleza, eu mesmo troquei - é fácil qualquer cerca frango com o mínimo conhecimento de injeção eletrônica troca.
O bichinho engasgava e fazia 7,5-8, agora tá 9,5-10 Km/l.
Só alegria...
carlos alessandro santos
01/03/2007, 13:32
veleu pessoal p/ ajuda.
A propósito, qual a função da sonda lambda?
abraços
http://www.thomson-net.com.br/arquivos/s-lambda.exe
Obrigado...
A sonda lambda fica no escapamento certo? to pensando em trocar o meu coletor para um dimensionado, como fica tal sonda?
abraço
Júlio Câmara
06/03/2007, 15:57
Instale a sonda em local onde passe os gases dos quatro cilindros, o mais próximo possível do motor para que trabalhe em temperatura adequada.
Mesmo se for do tipo aquecida, instlar muito longe do motor tornará lenta a prontidão do sensor, o que não é bom.
Em uma pesquisa de mestrado que fiz em um motor 4.1 Chevrolet tive que instalar sondas adicionais, o que foi feito dessa forma e funcionou perfeitamente (Figura anexa).
Ismar Leal Machado
07/03/2007, 13:19
ai pessoal me desculpe mas eu não sei o que é esta tal sonda lambda e e nem para que serve, ouvi dizendo aqui que diminue o consumo.
então, eu tenho um vitara 97/98 1.6 8 V JLX nem sei se ele tem esta tal sonda, mas se não tiver vale apena colocar?
Júlio Câmara
07/03/2007, 13:35
Também chamada sensor de oxigênio, ela monitora a concentração de oxigênio nos gases de escapamento, para isso compara com a concentração de Oxigênio na atmosfera.
Muito oxigênio no escapamento é sinal de mistura pobre em combustível - isso é refeltido por um sinal de tensão abaixo de 450 milivolts gerado pelo sensor. A central de gerenciamento eletrônico ao captar isso, aumenta o tempo de injeção (tempo em que o injetor de combustível fica aberto cada vez que ele é acionado), isso enriquece a mistura ar combustível.
O enriquecimento faz com que fique pouco oxigenio no escape, pois ele foi praticamente todo consumido para queimar a gasolina. Nesse caso o sinal envia uma tensão maior que 450 milivolts, a centrla diminui o tempo de injeção, empobrecendo a mistura.
Na prática a central fica observando o sensor em operação em malha fechada: enriquece e empobrece, enrique e empobrece, de forma que na média, na maior parte do tempo, a mistura fica ideal o que garante uma maior economia de combustível e, principalmente, menos emissão de gases devido à melhor operação do catalisador.
O sensor de oxigênio só envia sinais válidos quando está corretamente aquecido, daí a necessidade de estar situado próximo do motor e/ou possuir resistência elétrica de aquecimento.
Seu jipe possui sonda lambda, e se não possuísse, não seria possível instalar, pois a sonda é conectada a um sistema de gerenciamento eletrônico que possua sonda lambda.
Sou novo aqui no fórum, tenho um Suzuki Jimny 2014/2015 ele esta dando o erro intermitente p0134 sensor oxigênio,
não apresenta nenhuma alteração no funcionamento do motor, a sonda que esta nele é uma Delfe ii es10778 será que esta
sonda funciona no Jimny, alguém sabe qual a sonda ideal para ele?
Resolvi o problema tirando uma emenda que existia no cabo.