PDA

Ver Versão Completa : Embreagem Mais Adequada Para Engesa



Marcelo Marques Santos
30/03/2004, 20:56
Galera,

Estava lendo a última edição da 4x4&Cia e fiquei meio intrigado ao ler uma reportagem sobre uma trip até a Cordilheira dos Andes.
Essa trip seria relizada por um Toyota Bandeirantes e uma Engesa (acho que um fase I, se não me engano), onde infelizmente o Engesão não pode seguir viagem por duas quebras de embreagens seguidas (ainda em asfalto e em alguns trechos de estrada de terra, onde até um "ECASport" passaria)... :shock:

Vendo essas coisas, fico profundamente irado (uma vez que odeio que falem mau dos Engesa). :evil:

Pergunto: aproveitando que estou montando o meu "IGUANA" gostaria de saber QUAL A MELHOR EMBREAGEM para Engesa, seja em qualquer situação (asfalto e trilhas)???

Galera me ajudem por favor.

Um a braço à TODA NAÇÃO ENGESEIRA. :lol:

Eduardo Velo
30/03/2004, 23:22
Marcelo , to achando que tem algum gato nessa história da embreagem , comprei meu Engesa com embreagem bem rodada e já rodei mais de 50000 km com ele e continua com o pedal na mesma posição .
Uma coisa a considerar é o mau uso :
- trocar marcha em alagado
- segurar o carro na embreagem , principalmente em trilhas .
- não saber dosar o pé no pedal pra sair de uma encrenca .
entre outras coisas ....

não sei se foi cabo ou embreagem que estourou , mas vai um alerta para o cabo , na parte inferior tem um pino graxeiro , tem que lubrificar o bicho de vez em qdo , essa parte fica bem exposta ao barro , se entar barro começa a engripar e forçar o cabo até estourar ...

[]s ... nem pensando em mexer na embreagem ...

haundrich
31/03/2004, 09:13
Caro Marcelo Marques dos Santos


O Ursus veio com a embreagem da F1000-Turbo, talvez para aguentar o motor que não original dele, MWM 2.8 Sprint. Comecei a ter dor de cabeça com o acionamento hidraúlico de plastiquinho da S10 que tava lá. Então troquei e adaptei usando o acionamento hidraúlico da Toyota (é de ferro ) e tah limpo !

Mas ressalto que concordo plenamente com o Eduardo Velo, no quesito embreagem. Se motor é o original da Engesa, não precisa mecher na embreagem original.
Nada que uma boa condução e manutenção não resolvam..

[ ]'s embreados
Flávio

Marcelo Marques Santos
31/03/2004, 19:28
Infelizmente não tenho a embreagem original do meu Iguana. :roll:

Meu motor é um MWM 2.8 Turbo Diesel, sendo esse, o mesmo que equipa as Nissan Frontier.

Acho que seria interessante, colocar a embreagem do Nissan, pois o câmbio que comprei tb é...

Acho que vou pagar um pouco a mais, mas, pelo menos vou ter um conjunto (motor, embreagem e câmbio) mais harmonioso. Uma vez que esse conjunto já foi testada pela própria motadora Nissan (claro).:wink:

O que vcs acham??? :lol:

Um abraço galera!!!

Jorge Grego
31/03/2004, 21:48
Caro Marcelo.
Não sei se vc já andou com uma Nissan, meu sogro tem uma e particularmente acho que a 1º e muito longa para uma trilha.
Abraços,
Jorge
Engesa Fase I

Marcelo Marques Santos
01/04/2004, 01:33
Jorge,

Vc acha então que deveria optar por um outro modelo de câmbio???

Sendo assim vc poderia me indicar um que pudesse se adequar com esse tipo de motorização??? :shock:

Um abraço. :lol:

haundrich
01/04/2004, 10:06
Jorge,

Vc acha então que deveria optar por um outro modelo de câmbio???

Sendo assim vc poderia me indicar um que pudesse se adequar com esse tipo de motorização??? :shock:

Um abraço. :lol:

Caro Marcelo

1. Também estou com essa motorização, mas usando o câmbio 240V clark. Só me falta instalar a T-case com reduzida da Toyota. Os flanges de adaptação desta caixa tem pronto nas lojas de Sampa (L$ salgados).

2. Essa sua caixa tem reduzida? se tiver, acho vale a pena ficar com ela adaptar uma embreagem, não sei se é possivel aeh, da F1000 Turbo.
Não sei qual a robustez dessa sua caixa num jipe de trilha..

3. Se vc achar que sua caixa não é robusta o suficiente (não conheço esta sua caixa)....tem até bastante colegas aqui do forum que estão com caixa completa da toyota. As vezes vale a pena vender a sua e pegar as da Toy..

Único detalhe para qual não migro para a caixa inteira de Toyota, é que ela não cabe no entre chassis do engesa , tem que fazer uma alteração no chassis, pelo que li aqui no fórum.

4. Outra opção: Vender sua caixa, e pega caixa da 240V Clark 5 marchas, flange para T-Case Toyota, e T-case Toyota com reduzida.

[ ]s -
Flávio

Eduardo Chaves
01/04/2004, 19:53
PessoALL,

Estou passando por isso, realmente na instalação do conjunto Câmbio + T-Case Toyota, é necessário fazer um corte no chassis, ou amassá-lo, formando um ovo, o pessoal do sul faz desta forma, no meu caso preferi o corte, claro que vai ser fechado novamente e reforçado no local...

[]'s...

Leonardo Raffi
16/06/2010, 08:51
alguem sabe qual é a embreagem da Camper diesel ou engesa jordania???
adaptação????

guilhermeabreu
16/06/2010, 20:21
Jorge,

Vc acha então que deveria optar por um outro modelo de câmbio???

Sendo assim vc poderia me indicar um que pudesse se adequar com esse tipo de motorização??? :shock:

Um abraço. :lol:

CARFO MARCELO MARQUES SANTOS

Na minha opinião vc já tem um conjunto muito bom e aprovado numa picape 4x4 , NÃO VEJO NESCESSIDADE NENHUMA DE MUDAR NADA , o meu ENGESA TEM O CAMBIO ORIGINAL CLARK 240 com T-CASE da BAND , não precisei de recortar chassi , só precisa de recortar chassi qdo o CAMBIO for BAND DE 5 MARCHAS , com cambio de BAND 4 MARCHAS NÃO PRECISA RECORTAR CHASSI é muito robusto .

Com cambio original 240V + T-CASE BAND , fica muito robusto como o meu esta , MAS FICA UMA DEFICIENCIA QUE NÃO TEM JEITO , NÃO TEM CURA que é o cambio ter 5 marchas , MAS A 5ª É 1:1 , aí vc NUNCA ENCONTRA UMA RELAÇÃO DE coroa/pinhão QUE AGRADE , ou fica longo demais na trilha ou fica curta demais no asfalto , SÓ POR CAUSA DA 5ª MARCHA NÃO SER OVERDRIVING como é o seu cambio .

RESUMINDO :

Vc tem um conjunto EXCELENTE e original de fábrica , o caso da EMBREAGEM que vc citou ? NÃO É O SEU CASO .

Qual o conjunto deste ENGESA da reportagem ?

ABRAÇOS

Sobral - ENGESA
25/06/2010, 19:02
Andei por quase um ano e meio sem ter problemas com a embreagem do meu Engesa F1 (original). Num belo dia o eletricista (f*$%#@&*^2) resolveu mexer na embreagem pra passar um "não sei o que lá", por onde a embreagem estava "atrapalhando" ele. Nem lembro o que esse eletricista estava fazendo debaixo do jipe, nem quero lembrar dele.

Depois disso, em menos de 2 meses, o cabo da embreagem quebrou 4 vezes... Para arrumar tudo gastei mais de R$ 2.500, o sistema ficou novo (disco, platô, rolamentos, etc, etc), mas o cabo quebrou novamente, mesmo com tudo novo e a embreagem ainda mole.

Desde a primeira vez que o cabo quebrou eu disse em primeira mão que poderia ser o calor do escapamento que passava perto do cabo, mas a cada quebra o mecânico dizia que isso não tinha nada haver (isso = a minha idéia original = idiotice, segundo ele). E nessa brincadeira, fomos trocando do sistema de embreagem tudo o que poderíamos ter trocado para deixar o bicho "zerado" (trocas sempre por peças "originais"... pense no prejuízo, R$).

A coincidência era a seguinte: o cabo só quebrava quando eu voltava do interior pela rodovia dos Bandeirantes ou Anhanguera, sempre acontecia quando eu já estava chegando em São Paulo, vindo do interior do Estado (eu rodava em média uns 400 km em cada viagem). Muitos quilômetros, muito calor, era o que eu sempre pensei.

Então, da última vez que quebrou, apenas colocamos uma fita termo-isolante em volta do cabo (dessas de cor branca, pra carro de performance)... O resultado foi que o cabo nunca mais quebrou e eu acabei trocando de mecânico, só por causa da teimosia dele e da minha burrice por ter aceitado tanto gasto assim.

Saudações

Leonardo Raffi
25/06/2010, 19:59
ja troquei é do opala...



alguem sabe qual é a embreagem da Camper diesel ou engesa jordania???
adaptação????

Kim
25/06/2010, 20:17
Opa Sobral!

No Brancão também passei por esse problema de ruptura de cabo e, cabo excessivamente pesado no acionamento do mecanismo de embreagem.

Minha solução:
Comprei o enésimo cabo, medi o tamanho e cortei, seguindo um procedimento, que consistiu em cortar a trava da ponta externa, retirei o condutor (cabo) do conduite.
Retirei a ponta do conduite, que trava no suporte do sistema.
Cortei o conduite cereca de 7cm, recoloquei a ponta.
Recoloquei o condutor (sem a ponta ainda).
Montei tudo, fiz a medida do condutor/cabo em relação ao sistema de acionamento da embreagem.
Retirei tudo, peguei uma porca e prensei no cabo, como antes do corte.
Feito isso, passei uma solda eletrica leve, na ponta do cabo, para ter certeza que a porca ficaria bem presa ao cabo, mesmo bem prensada!

Numca mais tive problema, e a embreagem podia ser acionada com a mão!!!

Lembrando, que quando for efetuar a solda, o aterramento da solda deve ser feito na porca, para não comprometer o cabo pela condução da eletrecidade e aquecimento.

Abraços.

Kim.

Casa da transmissão4x4
27/06/2010, 17:06
Opa Sobral!

No Brancão também passei por esse problema de ruptura de cabo e, cabo excessivamente pesado no acionamento do mecanismo de embreagem.

Minha solução:
Comprei o enésimo cabo, medi o tamanho e cortei, seguindo um procedimento, que consistiu em cortar a trava da ponta externa, retirei o condutor (cabo) do conduite.
Retirei a ponta do conduite, que trava no suporte do sistema.
Cortei o conduite cereca de 7cm, recoloquei a ponta.
Recoloquei o condutor (sem a ponta ainda).
Montei tudo, fiz a medida do condutor/cabo em relação ao sistema de acionamento da embreagem.
Retirei tudo, peguei uma porca e prensei no cabo, como antes do corte.
Feito isso, passei uma solda eletrica leve, na ponta do cabo, para ter certeza que a porca ficaria bem presa ao cabo, mesmo bem prensada!

Numca mais tive problema, e a embreagem podia ser acionada com a mão!!!

Lembrando, que quando for efetuar a solda, o aterramento da solda deve ser feito na porca, para não comprometer o cabo pela condução da eletrecidade e aquecimento.

Abraços.

Kim.

No meu jipe eu ultilizei o sistema original do jipe, e sistema hidraulico das bestas, tanto o cilindro mestre como o atuador de embreagem a embreagem ficou boa, na hora que pisa no primeiro momento ficou um pouco duro mas na mesma hora fica macia.

Igor Lustosa Goulart
28/06/2010, 07:36
Também passei por isso com minha ex-Camper 4.1. O cabo de embreagem quebrava sistematicamente, até que percebi que passava muito próxima ao coletor de descarga. Isolei a descarga com manta isolante e nunca mais tive problemas.