Ver Versão Completa : Adaptação do CHT 1.6 no Willys.
Pessoal,
Um amigo meu quer comprar um jipinho pra andar na cidade, ele já tem um em vista, original, com pneus pequenos, etc, porém esse jipe está sem motor...
Ele me perguntou se daria certo adaptar um CHT 1.6 no jipe, pois o vô dele tem um parado que retirou de um gol.
E aí dá certo? É só fazer uma flange?
Lembrando que é jipe pra cidade, e ele quer economia (coisa que eu acho díficil com um 6zão né...).
Abraços.
:stop: :stop: :stop:
Zoega,
Não deixe seu amigo fazer isto com o jeep, este motor é muito fraco. Meu pai tinha um Del Rey 83 com este motor e era de dar dó num carro tão luxuoso um motor tão fraco.
Se quer economia e uso principal na cidade parte logo para um AP e pronto.
Abraços,
joão k. chikui
27/02/2007, 20:15
Zoega
Acho que esse motor , é o AE 1.6. Se esse jeep tiver rel. 8:43 , até acho que vai,afinal está com pneu pequeno, e, a flange acho que a deep tech tem.
Um amigo tinha um com motor de chevette, super econõmico.
Mas, caso este motor esteja ruim, parte direto para um AP1.8 i ou opala 4 cil.
enio chagas
27/02/2007, 20:26
Vou concordar com o ceveiga.
Já tive um Escort 1.6 CHT, e era canseira. O motorzinho não rende mesmo. Econômico é, mas pra empurrar um jeep, vai acabar se pisando mais, e aí é capaz de nem ficar tão econômico assim.
Se eu fosse ele, pensava 2x. Um opala 4 cil. a álcool não era mais jogo?
Pois é pessoal, ele tá sabendo que o motor é fraco, mas, como eu disse, ele só quer o jeep economico pra andar na cidade mesmo, está com pneus 14, e tbm esse motor não vai ter custo pra ele, pois é do avô.
Pois é pessoal, ele tá sabendo que o motor é fraco, mas, como eu disse, ele só quer o jeep economico pra andar na cidade mesmo, está com pneus 14, e tbm esse motor não vai ter custo pra ele, pois é do avô.
Zoega,
Não ter custo é relativo. Dependendo do tempo que este motor tá parado e das condições de armazenamento, o custo pode ser bem grande!!!!
EXPERIÊNCIA PRÓPRIA... E O JEGÃO CONTINUA NO ESTALEIRO ESPERANDO O MOTOR...
Abraços,
Dirceu
DinoGuimaraes
27/02/2007, 22:54
51 com motor cht 1.6, diz o dono q ´pras coisas q ele faz é bom, mas trilhas so leves...
e o dia todo na cidade...
entao acredito q seja uma boa opçao dependendo do uso.
abraço
Marcos ET
02/03/2007, 16:17
Olha, pra variar, lá vou eu remando contra a maré....
Eu mesmo já pensei em colocar este motor no meu CJ3A... por alguns motivos:
1. Economia;
2. Peso;
3. Potência parecida (um pouco maior, com torque menor) com o motor original Continental 442 GoDevil.....
4. Preço do Motor.
Por que as pessoas nao gostam do CHT? a resposta é relativamente simples: Na época da Autolatina (Ford+VW) alguns carros (GOL, por exemplo) saiam com o motor CHT (que a Volks chamava de AE, ou Alta Economia). Outros modelos saíam com motor AP, ou Alta Potência.... Os motores CHT (ou traduzindo para o portugues: Câmara de Alta Turbulência) tinham um perfil de cabeçote e comando de válvulas que permitiam um melhor aproveitamento deste motor em regimes de rotação mais baixos (torque e potencia apareciam em rpm menor que os outros motores), enquanto os motores AP tinham um perfil que lhes permitia melhor aproveitamento em "alta"...
daih oq acontecia? um cara pegava o GOL 1.6 e andava como qualquer Brasileiro gosta: pé no fundo.. esticando marchas.... e a coisa fluía.... motorzin girando alto e carro indo bem.... daih, este carinha pegava o mesmo carro com motor AE (ou CHT, para a Ford) e resolvia sair esticando as marchas... putz! nao tinha nada pior! tudo isso pq o CHT simplesmente nao suporta regimes altos.... tudo que ele tinha pra dar, acontecia nas arrancadas... quando este "piloto" esticava uma "segundona", na verdade já era pra estar numa 3ª pensando em ir para uma 4ª....
Entao, oq concluímos? o motor CHT, do contrário do q os outros pensam, era mais potente que os AP, e tinha mais torque tbem! (só que estamos falando do AP.1600), o problema sério era que o "limite" de cilindradas do CHT era 1600cc... cilindrada esta que nao dá pra fzer milagre!
Resumindo: Um CHT (EM TEORIA) poderia ser muito bem aproveitado em um jeep CJ3A (nao acredito ser uma boa usar em um CJ5 pcausa do peso), porém ele nao teria um rendimento igual ao dos colegas que metem um motorzao 2.2 ou 4.1.... ou mesmo de um 1.8..... colocando um CHT, o Jeep iria ficar muito parecido em rendimento, com o motor original da década de 40.... o curioso é que aquela falta de potencia que acontece com os AP na hora de sair, provavelmente nao ia acontecer com um CHT.... ou seja, nao ia ser necessário dar aquela "queimadinha" de embreagem pra sair do lugar.... PORÉM, NA HORA DE ESTICAR A MARCHA.. daih esquece! o motor simplesmente desaparece (tal qual os antigos Continental).
COMO o jeep é pra andar na cidade... sem correr muito, e com a ajuda de um cambio de chevette.. bom, acho que ficaria muito interessante.... quem tiver "saco" de procurar, aqui no fórum já tivemos relatos de CJ3A com este motor em trilhas e segundo quem relatou, "o dono tá todo satisfeito" com a marca de 11Km/l..........
é questao de gosto... pois a adaptação, pra mim, é perfeitamente viável.
GustavoRisso
02/03/2007, 16:37
Já ouvi de tudo mas CHT 1.6?
Daqui a pouco o pessoal quer colocar 1.0 Flex?
Creio que neste caso um AP 1.8 resolve o problema!
Consegue empurrar o jipe e tb falam que é economico.
[]s
Marcos ET
02/03/2007, 16:52
Já ouvi de tudo mas CHT 1.6?
Daqui a pouco o pessoal quer colocar 1.0 Flex?
Creio que neste caso um AP 1.8 resolve o problema!
Consegue empurrar o jipe e tb falam que é economico.
[]s
Certamente que resolve! mas se ele quer mais economia e menos potencia... o CHT resolve MAIS, pois é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mais economico que o AP e, no caso do 1.6, é mais forte... só nao vale comparar um "pobre 1.6 com um 1.8, 2.0, 2.0 e por aih vai...) o AP 1.8 é bem economico.. no álcool em um CJ3A, faz em média 7Km/l com bastante vigor! fica ótimo... bom mesmo... mas se o assunto é economia.. bom, aih a coisa muda um pouco, pois, para se ter uma pequena idéia, um CHT a álcool, carburado, funcionando em um CARRO DE PASSEIO faz, em média, uns 10Km/l... nem mesmo o Gol TotalFlex com injeção eletronica e 1000cc consegue isso com muita facilidade..... rsrsrs
[]'s em defesa dos CHT... rsrsrsrsrs
Lucas Nassif
03/03/2007, 18:23
IMHO, um motor de opala 4cc é a melhor escolha pro uso dele!
Num dá pra vender esse CHT e comprar um de opala nao??
[]'s
Milton Quindim
04/03/2007, 15:02
Vejam soh...se ele quer economia ...nem precisa perguntar ...o motor que ele tem eh gratis...entaum tah respondido...o que ele gastaria emum motor AP ele naum vai gastar agora e se ele resolver que o motor eh fraquim ai sim gasta e troca...por enquanto concordo com o do contra economia eh com o cht-zinho. E peso o Escort e o Gol que usavam este motor tinham mais do que o CJ3 ainda mais que era usado nos Gol furgões que carregavam pesos como mercadorias e ferramentaria e era o preferido pelo alto torque em baixa rotação. O motor eh bom sim.
Marcos ET
04/03/2007, 17:01
Lucas, acho que o GM é bom pra jeep... (eu uso um destes) mas o nosso colega quer economia... trocar um motor que faz em media 11Km/l por outro que marca 4km\l nao e bem minha ideia d motor economico... rsrsrs
Lucas Nassif
05/03/2007, 14:22
Mas todo mundo ta falanu q esse motor é fraco uai...pode até ser que coloque esse CHT, mas como o jeep é mais reduzido, e ele vai ter q andar muito com o pé no talo, pode até ser que faça 11km/l!! Só vendo mesmo...
[]'s
eu coloquei recentemente o motor AP 1.8 do gol, ficou MUITO bom, esta testado e aprovado, estou super satisfeiro. facil facil de instalar, pouquisima adaptação, eu mesmo coloquei. se vc quiser alguma informação estou a disposição. ja andei em varios jeeps com motores diversos, 4cil opala, 6 cil opala, 6 cil f1000... mas o que eu mais gostei foi o AP 1.8.
recomendo
Marcos ET
08/03/2007, 17:16
Mas todo mundo ta falanu q esse motor é fraco uai...pode até ser que coloque esse CHT, mas como o jeep é mais reduzido, e ele vai ter q andar muito com o pé no talo, pode até ser que faça 11km/l!! Só vendo mesmo...
[]'s
Lucas, olha só que interessante: eu e um amigo temos CJ3A... ambos com caixa de tres marchas, ambos com eixos originais e, ao que parece (contagem de votas do cardan), mesma relação de diferencial....
Ele usa um AP. 1800 e eu uso GM 151 - ambos a álcool, ambos com carburador corpo duplo (só que o meu é o SEIE 34)
Eu usava pneus 750x16 e ele usava pneus 700x16, os meus pneus estavam bemm gastos e os dele mais borrachudos (quase o mesmo diametro)...
Entao... paramos em um sinal de transito e quando abriu, resolvemos afundar o pé no acelerador pra ver a diferença entre os dois motores.... curiosamente, o rendimento dos dois jeeps foi muuuito parecido! o Jeep com AP nao ficou taaaao pra trás assim.... claro que eu trocava marcha primeiro, pois o regime do GM é outro... mas o AP 1.8 nao deu tanta diferença...
Depois, nas trilhas, andamos juntos testando um e outro... quando o meu jeep com motor GM encara subidas de 3ª marcha, o AP pede uma 2ª.... qdo o meu pede a 2ª, o AP reclama por uma 1ª..... mas anda junto, sem diferença no rendimento (só na rotação do motor)....
E daih? bom, se um AP 1.8 consegue botar um CJ3A pra dar "zerinho" e empurra o jeep muito bem nas trilhas.... o jeep fica com rendimento muuuuito superior ao rendimento original nao é? ENTAO?! usar um CHT 1.6 álcool (o motor a álcool é mais potente) é, praticamente, continuar usando um motor com caracteristicas do Continental 442.... a diferença é q o CHT ainda é vinte e poucos CVs mais potente... embora tenha uns bons Kgf de torque a menos.... no fundo, o jeep vai encarar uma trilha meio sofrido... pedindo reduzida pra subir em terrenos muito complicados (igual o AP 1.8 em alguns casos e mais igual ainda ao motor original) só que com mais economia...
Claro que ele nao vai tocar pneus 33" nem muito peso do jeep... Direção Hidráulica, por exemplo, deverá ser esquecida.... mas se é pra andar em cidade... putz, vai sem problemas... com um cambio do chevette e t-case roletada entao, acho que fica show de economia....
lucas
recentemente coloquei um ap1.8 gasolina em meu cj3, só que tambem coloquei o cambio 260f da f1000, ficou incrivel, acredito que essa diferenca entre o seu gm 151 e o ap 1.8 de seu colega seja porque o ap necessita de um giro um pouco maior p/ atingir o torque ideal, mas essa diferenca nao é tao grande assim.
a minha esperiencia foi que quando os cj5 de meus companheiros c/ motor 6 canecos originais estavam subindo na reduzida, eu ainda e por muito tempo usava uma simples e 4x4.
estou super satisfeito com o Ap 1.8 e mesmo o motor estando recem retificado gastou 1/3 do que os outros gastaram.
tenho um colega que colocou o gm151, que alias foi eu que vendi o motor a ele, tambem retificado, esta fazendo 5km/litro, puxa vida, isso mesmo. mesmo que ainda falte alguns acertos, acredito que ele nao fique nem perto do consumo do ap, e isso influencia em muito hoje, em que a grana anda curta.
aprendi nestes anos de jeep, que muitas vezes o um pouco mais barato acaba saindo muito mais caro, por termos que refazer denovo. se eu fosse vc, venderia este motor q tem e compre um ap, nem que vc tenha que fazer umas parcelas a mais, acredito que vc ficara muito mais satisfeito com seu jeep ap1.8, e tambem ja existem prontas os flanges p/ adaptação do ap no jeep, e quanto aos coxins, o da direita é só vc inverte-lo e o da esquerda alonga-lo um pouco. eu mesmo coloquei o motor. a reduzida ficara no lugar original nao tendo que adaptar nada, e o motor fica c/ seu centro de equilibrio bem emcima do eixo dianteiro, parece ate q é original do jeep.
de qualquer forma boa sorte.
abraço
edwin
Marcos ET
14/03/2007, 16:45
"MARCOS"
recentemente coloquei um ap1.8 gasolina em meu cj3, só que tambem coloquei o cambio 260f da f1000, ficou incrivel, acredito que essa diferenca entre o seu gm 151 e o ap 1.8 de seu colega seja porque o ap necessita de um giro um pouco maior p/ atingir o torque ideal, mas essa diferenca nao é tao grande assim.
Sem dúvida que a diferença de giro é pcausa do perfil de cada motor (um pouco pcausa do comando, um pouco pela carburação, um pouco pelos pistoes... etc...) mas a diferença, principalmente em baixas rotações, é enóooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo orrrrrrrrrrrrrrrrme... hehehehe
Estou super satisfeito com o Ap 1.8 e mesmo o motor estando recem retificado gastou 1/3 do que os outros gastaram. Tenho um colega que colocou o gm151, que alias foi eu que vendi o motor a ele, tambem retificado, esta fazendo 5km/litro, puxa vida, isso mesmo. mesmo que ainda falte alguns acertos, acredito que ele nao fique nem perto do consumo do ap, e isso influencia em muito hoje, em que a grana anda curta.
Olha, duro de motor "grande" (em cm³) e antigo é isso... consumo... putz, podemos torná-lo um pouco mais economico (alterando um pouco a carburação, rebaixando o cabeçote, mudando um pouco o ponto, trabalhando os dutos do cabeçote, eliminando pontos deficientes no motor, instalando um módulo MSD para economia - e nao o de eficiencia, etc..., nem mesmo sei se tudo isso vai valer à pena! pois o custo benefício pode ser inviável.. sendo mais fácil instalar um motor mais novo, com IE original...) o meu CJ3A faz, na trilha, uns 5,5 ou 6 km\l de Álcool (uso em média uns 10% de gasolina junto com o álcool).... na cidade deve estar em torno de uns 7km/l com muita sorte...
...acredito que vc ficara muito mais satisfeito com seu jeep ap1.8, e tambem ja existem prontas os flanges p/ adaptação do ap no jeep.
é... pra finalizar o assunto... ele poderia colocar um motor um pouco mais beberrao que o CHT, em prol de uns cavalos a mais (pois o CHT é 1.6 e o AP é 1.8).... porém ainda seria mais economico que o GM.... e quanto Às flanges, eu aconselho a da ENFER, que custa em média uns R$ 120,00...... assim agrada a gregos e troianos... ou seja: agrada ao bolso pela economia (embora nao seja o MAIS economico) e agrada ao "pé" (que vai ver seu desejo de aceleração atendido, quando afundar no acelerador)...
...a reduzida ficara no lugar original nao tendo que adaptar nada, e o motor fica c/ seu centro de equilibrio bem emcima do eixo dianteiro, parece ate q é original do jeep.
é... usando a flange da ENFER (www.metalurgicaenfer.com.br) o motor AP fica bem pra frente... sem esmagar o radiador.. entao, passa pouco calor para o motorista (ok, mas isso o CHT tbem faria - ehehe) mas eu acho que poderia ser considerado um cambio do chevette de 5 marchas... falem com o Dias.. ou entao vao em busca do tópico... aquele motor AP com este cambio fica "tudibom"... hehehe
falowz
Marcos ET
13/09/2021, 09:48
Apenas para vincular um tópico ao outro:
https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/5048-cade-o-cara-com-o-cht-4.html#post2544046
La tem até vídeo com jeep usando motor CHT… kkk
Grande abraço a todos!
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