Conectar

Ver Versão Completa : Niva 1995



caj
27/02/2007, 13:31
olá amigos
é verdade que o niva 95 tem radiador aluminio com duas helices e freios melhores que os anteriores?
abraços

kemramone
27/02/2007, 17:11
olá amigos
é verdade que o niva 95 tem radiador aluminio com duas helices e freios melhores que os anteriores?
abraços

< Camarada Caj, pelo menos é isso que diz a literatura que consegui encontra na net Eu mesmo nunca tive a felicidade de ver um 95 de perto mais dizem que el traz mesmo "inovações" que de longe vencem as dos Nivas fabricados nos anos anteriores!!! abraços!!

Márcio Magalhães
27/02/2007, 17:39
Olá,

Meu Niva (NivaRed) era um 95 e realmente o radiador é maior e de alumínio. Quanto aos freios, é a mesma coisa dos anteriores.

As diferenças além da estética na traseira (deixou de ter traseira de Variant antiga e passou a ter de Fiat Panorama) estão no painel mais moderno (para a época) se assemelhando muito com a linha antiga da Fiat, console onde está a alavanca de câmbio-reduzida-bloqueio, ignição eletrônica (que já vinha nos 94) e acoplamento elástico no lugar de cruzeta. O resto é tudo igualzinho aos de 10 anos antes e 10 anos depois.

[]´s,

LFC
27/02/2007, 17:54
Olá,

O resto é tudo igualzinho aos de 10 anos antes e 10 anos depois.

[]´s,

Inclusive os problemas!
Abs,
LFC

Vanderlei
27/02/2007, 19:59
depois de 8 longos anos, 4 nivas (o último foi um 95) posso dizer que as diferenças são bem claras. radiador de alumínio, hidrovácuo maior e mais eficiente(mais não o suficiente), painel de instrumentos, painel traseiro com novas lanternas, homocinética no cambio, bancos dianteiros, faróis com regulagem de altura no painel, relação do diferencial 10:43(alguns 94 tambem saíram com essa relação) tem um defletor redondo na frente do radiador e muitos adaptaram uma ventoinha dentro dele, mais não saiu de fábrica assim. espero ter esclarecido um pouco as coisas.

Márcio Magalhães
27/02/2007, 20:25
Inclusive os problemas!
Abs,
LFC

Isso nem precisa comentar. Os Nivas 0Km que são feitos no Uruguai (tem até maluco falando em importar. he he he) quando vieram ao Brasil mostraram bem que continuam como bons e velhos Nivas... acabamento já quebrado, rolamento de roda babando óleo...

Quanto às diferenças, as maiores mesmo são o acoplamento elástico, a relação (deixou o motor mai xôxo) e a traseira de Fiat Panorama.

[]´s,

fabioaguilera
27/02/2007, 21:00
Eu tenho um 95 muito bem conservado, sou 2º dono. Vi uns 30 Nivas e pilotei uns 10 Nivas antes de comprar, todos abaixo de 1994.

Só tenho uma coisa a dizer: A diferença é enorme, a começar pela caixa de direção francesa DE SÉRIE que, mesmo não sendo hidráulica, é mais mole, MUITO mais mole que de qqer Celta com pneu linguicinha por aí.

Fora o que está claro aos olhos (painel, traseira, etc) o Niva 1995 além do tradicional acoplamento elástico também tem uma homocinética combinada. Ou seja: Vibração = ZERO e troca do acoplamento elástico = NUNCA.

O radiador é maior e de alumínio, mas apenas com uma única ventoinha mecânica.

Achei os freios bem melhores. Não sei bem quais são as diferenças, mas o servo-freio realmente é maior e saem 4 tubos do cilindro mestre.

Se além de tudo isso ainda tiver toda a tralha que vinha junto (ferramentas, bolsa e estojo, lanterna, bomba de encher pneu, manual, NF) torna-se um carro um tanto especial.

De igual entre todos os Nivas do universo eu destaco que o acabamento interno é a mesma me*d@, é bom manter olhos e ouvidos sempre atentos aos malditos pivôs e todos os outros mesmos cuidados que se tem com qqer Niva.


Abraço


Fábio Aguilera

Márcio Magalhães
27/02/2007, 21:24
Olá,

Troca-se acoplamento elástico sim... troquei o do meu na semana que consegui vender meu Niva. Estava por um fio.

A direção francesa não é "de série" nos 95. O meu era original é não tinha.

[]´s,

fabioaguilera
27/02/2007, 21:54
O dano ao acoplamento elástico pode ser causado por outros fatores. Se tudo for mantido em dia, num troca acoplamento nunca. (Informação do João da Bomer e Sr. Wilson "O mecânico")

Quanto a caixa francesa, o João da Bomer foi quem me disse que era de série.
E seu Niva é primeiro 95 com direção russa de que tenho notícia, nunca vi outro assim.

Márcio Magalhães
28/02/2007, 14:22
Olá,

Os "outros fatores" é o que mais tem em um Niva! rs...

Bem, eu conheço outro 95 que não tem direção francesa.

[]´s,

Reginaldo B
28/02/2007, 16:18
Amigos, o meu é 95 também e quando comprei tinha aquela direção russa desgraçada de pesada. Substituí pelo do maverik (BIBE) e agora está uma beleza de levinha e esterça bem mais que a original.
abraços

Vanderlei
28/02/2007, 19:13
o acoplamento elástico foi a primeira coisa que tive de trocar quando comprei meu 95. a direção aliviada não é de série no 95. alguns nivas sairam com essa direção assim como alguns laikas. o freio é melhor, mais ainda é duro e eu resolvi isso trocando o hidrovácuo por um conjunto
do palio e aí sim ficou OK. o problema do rolamento da roda dianteira eu resolvi adaptando rolamento de roda dianteira do gol. e na verdade aquela homocinética depois do acoplamento elástico nem é uma homocinética, deve ser algum invento russo.