PDA

Ver Versão Completa : Bateria para Ranger 2.5 TDI Euro !



andraschko
27/02/2007, 12:52
Tenho uma bateria de 70ah na minha ranger 2.5 TDI, porém o motor parece pesado na hora de ligar e demora um pouco para pegar, principalmente no inverno. Já retifiquei o motor de arranque e mandei dar uma geral na bomba injetora, mas melhorou pouco.
Gostaria de saber se colocando uma bateria com maior amperagem iria melhorar esse efeito de "peso"?
Qual o máximo que eu posso por sem prejudicar o sistema elétrico? Estava pensando em uma de 90ah. É pouco? Muito? Posso colocar uma maior?
Tenho um conhecido que colocou uma bateria, se não me engano, de 120ah, de caminhão, em uma Silverado com motor S4T e não sei se foi por coincidência, mas depois de um tempo quebrou um dente da engrenagem do arranque. Será q foi pelo "soco" da bateria nova?
Agradeço a opinião dos colegas foristas.

[]´s ansioso para resolver a lentidão do arranque...

Denilsom
27/02/2007, 13:03
Tenho uma bateria de 70ah na minha ranger 2.5 TDI, porém o motor parece pesado na hora de ligar e demora um pouco para pegar, principalmente no inverno. Já retifiquei o motor de arranque e mandei dar uma geral na bomba injetora, mas melhorou pouco.
Gostaria de saber se colocando uma bateria com maior amperagem iria melhorar esse efeito de "peso"?
Qual o máximo que eu posso por sem prejudicar o sistema elétrico? Estava pensando em uma de 90ah. É pouco? Muito? Posso colocar uma maior?
Tenho um conhecido que colocou uma bateria, se não me engano, de 120ah, de caminhão, em uma Silverado com motor S4T e não sei se foi por coincidência, mas depois de um tempo quebrou um dente da engrenagem do arranque. Será q foi pelo "soco" da bateria nova?
Agradeço a opinião dos colegas foristas.

[]´s ansioso para resolver a lentidão do arranque...

Boa tarde colega eu tenho uma RURAL com esse motor 2.5 uso uma bateria de 80amp, o motor de arranque e do motor 2.8 dizem que ele e mais potente, nunca tive problemas,nem precisa de usar as velas de aquecimento.

Dieselboy
27/02/2007, 13:15
"... Tenho um conhecido que colocou uma bateria, se não me engano, de 120ah, de caminhão, em uma Silverado com motor S4T e não sei se foi por coincidência, mas depois de um tempo quebrou um dente da engrenagem do arranque. Será q foi pelo "soco" da bateria nova? ..."
Também já ouvi esse "papo" inclusive de eletricista :pensativo:

Agora se isso é lenda ou mito não sei responder :pensativo:

Pela minha experiência empírica :twisted: particularmente não acredito que tal coincidência possa ter sido causada pela bateria nova :discordo: pois há mais de 4 anos (desde que transformamos as F-1000 para diesel) ambas vem utilizando baterias Moura de 110A e nunca aconteceu nada parecido com o tal "soco" :shock:

Salvo engano a F-1000 vem originalmente com bateria de 65A, se tivesse que dar problema já tinha que ter quebrado algo ...

Mas como disse é somente uma opinião empírica ..... seria bom ouvir algum expert na área de elétrica para esclarecer bem este assunto.

PCMiranda
27/02/2007, 14:29
Amperagem hora: Ah é a quantidade de corrente máxima que uma bateria consegue fornecer em 1 hora sem danificar suas placas internas, por isso, se vc colocar uma bateria de amperagem maior, vc vai apenas não utilizar seus recursos por completo, vc vai ter uma margem de folga.
A bateria original da minha ranger é de 63ah e eu instalei semana passada uma de 75ah da moura. O carro ta virando na primeira fácil, fácil!
Em relação ao "soco", acredito que isso foi coincidência.
A bateria não "empurra" energia, e sim fornece o tanto que o equipamento requer quando o circuito é fechado.
da pra entender né :smile:

Walter L. L. Casitta
27/02/2007, 15:04
Quebrar isso é fácil. É só virar o a chave com o motor acelerado...

Revisa os cabos. Mau contato faz o motor ficar fraco também...

FleckRanger
27/02/2007, 16:02
Tive problema parecido no inverno passado: demorava um pouco para pegar, até que um dia não pegou.

Troquei a bateria por uma nova mais potente e não adiantou também.

Levei no eletrecista e ele localizou um problema de aterramento. Me cobrou cinco pilas e está tudo ok até hoje.

Abraços e boa sorte.

Gouveia
27/02/2007, 19:53
Quebrar isso é fácil. É só virar o a chave com o motor acelerado...

Revisa os cabos. Mau contato faz o motor ficar fraco também...

X2

Mau contato nos cabos é mortal... tira os conectores limpa e depois recoloca apertando bem...

Gouveia
27/02/2007, 19:55
Amperagem hora: Ah é a quantidade de corrente máxima que uma bateria consegue fornecer em 1 hora sem danificar suas placas internas, por isso, se vc colocar uma bateria de amperagem maior, vc vai apenas não utilizar seus recursos por completo, vc vai ter uma margem de folga.
A bateria original da minha ranger é de 63ah e eu instalei semana passada uma de 75ah da moura. O carro ta virando na primeira fácil, fácil!
Em relação ao "soco", acredito que isso foi coincidência.
A bateria não "empurra" energia, e sim fornece o tanto que o equipamento requer quando o circuito é fechado.
da pra entender né :smile:

Exato :palmas:

Mas tenho uma dúvida: O limite é a corrente que o alternador fornece pra recarregar a bateria? não adianta por uma bateria de 120A se o alternador só fornece 100A...?

PCMiranda
28/02/2007, 10:29
Gouveia,
O alternador só vai levar mais tempo pra carregar essa bateria, por conta desse limite mas de qualquer forma a bateria não vai ficar "meio" carregada por isso, ela fica com carga total sim.

lostensos
28/02/2007, 16:15
Comprei uma nova bateria Moura p/ meu jipinho.

vejam:

Capacidade e Pico de corrente
Antiga -60 Ah/450A------Nova-75Ah/950A

Esse pico de corrente faz uma diferença tremenda
na partida... Com 450A eu ligava a chave e 1,2,3,4 segundos pegava o carro.

Agora é ligar 1,5 segundos e já fica com marcha lenta...


200 Reais em média...
Abraço

andraschko
28/02/2007, 18:13
Comprei uma nova bateria Moura p/ meu jipinho.

vejam:

Capacidade e Pico de corrente
Antiga -60 Ah/450A------Nova-75Ah/950A

Esse pico de corrente faz uma diferença tremenda
na partida... Com 450A eu ligava a chave e 1,2,3,4 segundos pegava o carro.

Agora é ligar 1,5 segundos e já fica com marcha lenta...


200 Reais em média...
Abraço

Era isso q eu queria saber....vou tentar conseguir uma de 90ah (e uma capacidade de pico maior q a minha de 70ah) emprestada para testar...

Estava falando com um mexanico e ele me falou que "certamente" é o ponto da bomba injetora, mas como eu falei na primeira mensagem do tópico eu mandei dar uma geral na bomba em uma autorizada da bosch e comentei sobre o ponto, o mecânico me falou q o ponto estava ok!???

Valeu pelas respostas

Edintruder
02/03/2007, 21:32
O que manda na bateria é a corrente de pico, tem baterias de 75Ah que possui a mesma corrente de pico de baterias com prata de 45Ah. Então procura uma bateria com no mínimo 70Ah porém com pico superior a 800a. A minha deu um problema semelhante aonde não virava o motor da Ranger no inverno porém durou mais um anos num Monza 2.0 sem problemas.

Alexandre Magno
05/03/2007, 07:40
O que importa é a corrente de pico. Comprei agora uma MOURA modelo MI75KD (75 Ah, 850A de pico, R$ 290,00 na Car Service. Cuidado: no Carrefour é R$ 409,00, na Salinas/Ford R$ 449,00), e a ranger pega numa fração de segundo. A bateria anterior, já gasta, com pouco tempo de uso do som já não conseguia dar a partida, embora não fosse sentido nenhum efeito no som ou nos farois.