Ver Versão Completa : motor de opala com o câmbio original do jeep
Tenho no meu Jeep um conjunto de motor original e cambio 3 marcha, sendo que no carnaval o motor começou a sujar velas, pensei em retificar, mais preferir colocar o do Opala, desta forma tive que ler muito para saber bem sobre o detalha de adaptação, pois realmente é muito gratificante ter um fórum como esse, as minha duvidas foram quase todas esclarecida, desta forma gostaria de saber se a idéia abaixo está correta.
1. Quando se usa o motor de opala com o câmbio original do jeep você pode usar o disco de embreagem original do opala, desde que o eixo piloto do câmbio seja o do opala.
Resumo. Vou colocar um Flange entre a caixa seca do opala e a minha caixa 3 marcha, sendo que o eixo piloto da minha caixa não vai encaixar na embreagem do Opala que está dentro da caixa seca vou ter que trocar o eixo abaixo(foto em anexo).
2. Se o eixo piloto do câmbio for o original do jeep você deve usar um disco de embreagem próprio para essa adaptação que é um disco do opala, mas com o encaixe na medida correta para o eixo piloto do câmbio do jeep.
Resumo. Existe uma embreagem especial que coloca na caixa seca que não vai precisar mexer no eixo piloto da caixa de 3 marcha.
Em conversa com um estabelecimento de 4x4 em São Paulo, fui orientado a comprar direto com eles uma caixa seca já adaptado por R$350,00, pois deste modo não precisarei colocar o FLANGE e nem mexer no eixo piloto, pois ele também vendem a embreagem adaptada por R$81,00, desta forma fica show de bola, apenas precisarei saber se minha caixa de 3 marcha é seca ou sincronizada, mais não para por ai.... vou precisar colocar:
• Pedaleira do Opala;(por causa da embreagem)
• Acelera da Uno (por causa do carburador)
• Colocar o cilindro mestre da F100, (por causa da pedaleira)
• Mudar a entrada de água do radiador;(mais para esquerda por causa do bloco do Opala)
• Comprar o grafo, plator e rolamento do Opala.
• E outras coisas....
Com todo esse resumo, qual adaptação que é a mais eficaz? Faltou alguma coisa? Quero começar essa brincadeira logo, mais quero ter certeza das coisas.
Obrigado.
Gustavo de Olliveira
01/03/2007, 16:04
Amigo BUICA , neste tipo de adaptação por aqui nós utilizamos a embreagem do opala, para isso corta se o eixo piloto original e solda se a ponta do eixo piloto do opala ( observe que distancia deverá ser precisa e a solda deve ser feita de preferencia num torneiro que sabe fazer um trço que aguenta e depois "alizar" a peça ) , quanto as outras adaptações que citou , vc tambem deve fazer , aproveite e coloque o servofreio (ou hidrovacuo) do opala com o cilindro mestre da D20, tem 3 modelos e um deles se encaixa perfeitamente no burrinho mestre da D20,
OBS , na compra da pedaleira no ferro velho peça o conjunto completo , ou seja, pedaleira e suporte do hidrovácuo que eles se encaixam ( é mole mole )
Rafael Kuzma
01/03/2007, 17:11
Coloca logo a caixa do Chevettão!!!
Veja a minha que beleza que ficou..
Desculpem pela Poeiraaa
mas mesmo limpando ela sempre volta para as coisas que estão paradas ( que triste isso)
[]'s!!
joão k. chikui
01/03/2007, 19:26
Buica
Eu usava disco do opala , porém com o miolinho entalhado do jeep. Nunca deu pau. E, qq torneiro faz.
Só mudei quando adaptei clark de F-1000
felipemendes
02/03/2007, 08:29
Rafael, esse é o kit deeptec?
Buica,
Realmente, colocando a caixa do Chevette vc ganha em qualidade e escalonamento. Porém, como nada é perfeito, ao invés de gastar 350 com a flange, vc vai gastar uns 510,00 do flange chevette x t-case (no mínimo)+ modificações. Se estou certo, a caixa do chevette é plug-and-play na capa seca do opala, e a embreagem pode ser a de qualquer um dos dois. Quanto às outras modificações, são quase todas boas, mas encontrar o cilindo-mestre da F100 pra vender é f***...
p.peleje
02/03/2007, 09:33
• Pedaleira do Opala;(por causa da embreagem)
• Acelera da Uno (por causa do carburador)
• Colocar o cilindro mestre da F100, (por causa da pedaleira)
Obrigado.
Essas modificações não são necessárias, ficaria melhor, porém não é necessário.
[]s
Peleje
Rafael Kuzma
02/03/2007, 15:49
Ola.
Não é o Kit da Deep tech
Esse foi feito aqui em curitiba.
O tesão é que não é feito solda alguma no eixo piloto!
sem danifiar a tempera dos materias!!
[]´s
Ricardo Baldessar
02/03/2007, 17:12
Ola.
Não é o Kit da Deep tech
Esse foi feito aqui em curitiba.
O tesão é que não é feito solda alguma no eixo piloto!
sem danifiar a tempera dos materias!!
[]´s
Qual o custo desse kit? Quem fabrica? Onde encontro?
Despertou interesse
Se eu colocar um motor de Opala com caixa de Chevette vai ser mais facil a adaptação?
jeeponga
06/03/2007, 11:22
Prezados mestres bom dia
Desculpem a minha ignorancia no assunto mas necessito de ajuda!
Estou com um problema na montagem de meu cj3a. Reformei o meu jeeponga com um motor de opala 4cc, cambio original 3 marchas (1 seca) com pedaleira suspensa. Já estou andando com a viatura porém estou com receio de colocar na lama devido a ausencia da chapa inferior da caixa seca ( o volante da embreagem fica exposto). Comprei num ferro velho a chapa inferior da capa seca do opala 4 cc, porém a mesma não serve (fica grande).
Como devo proteger este volante? Posso deixa-lo assim exposto? Se não qual chapa inferior serveria?
Agradeço antecipadamente
p.peleje
06/03/2007, 12:21
Se eu colocar um motor de Opala com caixa de Chevette vai ser mais facil a adaptação?
Plug and play! Pesquise no fórum que vai achar detalhes sobre isso, tem alguns jeeps rodando assim.
[]s
Peleje
lucciano amaral
06/03/2007, 18:17
Buica
Eu usava disco do opala , porém com o miolinho entalhado do jeep. Nunca deu pau. E, qq torneiro faz.
Só mudei quando adaptei clark de F-1000
Amigo vc usa o motor de opala com cambio da f1000, entao eu to usando cambio original tres marchas com motor de opala, mas sinto que o jeep fica preso, força muito o cambio, entao to querendo colocar o cambio da f1000, vc teria fotos da sua adaptação e poderia me dar umas dicas do que vou ter que fazer de adaptação? abraçoe e valeu
fala amigo ! vi q a sua viatura tem flange p/ adaptar a caixa do chevet ,onde adquiriu esse?? foi deeptech ???por quanto fica bom mesmo?? será q é viavel mandar p/ bh?? grato
joão k. chikui
02/04/2007, 22:38
Amigo vc usa o motor de opala com cambio da f1000, entao eu to usando cambio original tres marchas com motor de opala, mas sinto que o jeep fica preso, força muito o cambio, entao to querendo colocar o cambio da f1000, vc teria fotos da sua adaptação e poderia me dar umas dicas do que vou ter que fazer de adaptação? abraçoe e valeu
Lucciano, se usar caixa seca da c-20 , o cambio dá certinho , é só adaptar a flange e engrenagem para a reduzida. No meu foi usado caixa seca do opala, teve que refurar a cx seca.
vou tentar postar umas fotos.
Cuidado para não usar de Maverick , pois a 1ª e 2ª são longas.Procure uma com piloto de 16 dentes.
Alexandre Targino
19/04/2007, 10:59
Pessoal,
Tambem estou pensando em colocar um motor de opala 4cc em minha viatura, pois meu bf já era............Só que não estou querendo mexer no câmbio (Original 4mm e reduzida funcionando!!!)...........Se faz necessário a aquisição da adaptação da Deeptech??? Estou achando muito caro (R$ 630,00 + Frete ), existe outra maneira de adaptar este motor de opala ao meu câmbio original?????
Me aconselhraram tbem usar a embreagem da C20.......o que vocÊs acham
lucciano amaral
20/04/2007, 08:13
Pessoal,
Tambem estou pensando em colocar um motor de opala 4cc em minha viatura, pois meu bf já era............Só que não estou querendo mexer no câmbio (Original 4mm e reduzida funcionando!!!)...........Se faz necessário a aquisição da adaptação da Deeptech??? Estou achando muito caro (R$ 630,00 + Frete ), existe outra maneira de adaptar este motor de opala ao meu câmbio original?????
Am,igo no meu caso eu usei capa seca do opala mesmo, e fiz uma flange no torneiro para adaptar o cambio na capa seca, depois aumentei o eixo piloto com a ponteira do piloto do opala, e uso embreagem do opala, a adaptação é simples.
Pode colocar esse conjunto que vc vai gostar muito e eu aprovei.
Agora se vc tiver com umas latinhas$$$$ sobrando coloca logo um cambio de 4 marchas da f1000 ai sim vc fica com um copnjunto 10.
Qualquer duvida me fala, abraços
Alexandre Targino
20/04/2007, 11:48
Luciano,
Muito esclarecedor suas informações obrigado!
Vou ver com o pessoal da retífica se eles conseguem fazer esta adaptação....será que com a embreagem da C20 tbem dá para fazer esta adapatação???....me aconselharam colocar esta embreagem de C20.......
Colocando o câmbio da F1000, só precisa tirar o câmbio original do meu jeep e manter a reduzida.........ou a viatura fica sem ser 4x4??? Desculpe a ignorancia......
joão k. chikui
20/04/2007, 20:38
Luciano,
Muito esclarecedor suas informações obrigado!
Vou ver com o pessoal da retífica se eles conseguem fazer esta adaptação....será que com a embreagem da C20 tbem dá para fazer esta adapatação???....me aconselharam colocar esta embreagem de C20.......
Colocando o câmbio da F1000, só precisa tirar o câmbio original do meu jeep e manter a reduzida.........ou a viatura fica sem ser 4x4??? Desculpe a ignorancia......
Alê, pode usar tudo da C-20 ou tudo do opala, com disco antigo , estria grossa. Vai uma flange entre o clark e a reduzida. Se for o de F-1000 , fica tão reduzido a 1ª e 2ª que só usará a reduzida em situações extremas.
Alexandre Targino
21/04/2007, 11:06
Muito obrigado pelos esclarecimentos!!! Show de bola!!
Acabo de ver um motor completo de opala 4cc (GM) no ferro velho.......Com muita pexinxa o cara falou que fazia o motor completo (Embreagem, Carburador, etc) por R$ 300,00
Pedi para a retífica fazer um orçto completo para uma situação extrema (abrirmos este motor do ferro velho e precisar trocar quase tudo).
Este orçamento com todas as peças (jogo de pistões c/anel 050,jogo de bronze fixo 025,jogo bronze biela 025,jg de junta completa,bomba de óleo,filtro de óleo,jg de vela,jg de tucho interno,comando de válvula e 4lts de oleo) de primeira (metal leve) + mão de obra = ficou em torno de R$ 2.000,00.
Ou seja estimo na pior das hipoteses gastar no máximo R$ 3.000,00 (motor 4cc + retífica completa + serviço de adaptação (flange, alongamento do eixo piloto))
Acho que vale mais a pena do que recuperar meu BF 161 que acredito ficar entre 2,5 e 3mil.........
Assim ficaria com um motor mais confiável (tudo novo!), e mais moderno, além de serviços mais baratos.......
O que vocês acham??????
felipemendes
21/04/2007, 12:25
Ou seja estimo na pior das hipoteses gastar no máximo R$ 3.000,00 (motor 4cc + retífica completa + serviço de adaptação (flange, alongamento do eixo piloto))
Acho que vale mais a pena do que recuperar meu BF 161 que acredito ficar entre 2,5 e 3mil.........
Assim ficaria com um motor mais confiável (tudo novo!), e mais moderno, além de serviços mais baratos.......
Vale mais a pena, com certeza! MAS, vale mais ainda comprar outro motor que esteja funcionando. Por esse preço, dá até pra comprar um de S-10 ou AP...
[]s com motor de opala e caixa de chevette
Alexandre Targino
22/04/2007, 16:58
O motor AP fica melhor do que o GM 2.5?????
Me falaram que com o GM 2.5 fica show de bola.....
joão k. chikui
22/04/2007, 17:19
Ale
Os dois ficam muito bons, sendo que os AP podem ser injetados.
valdir rainer
22/04/2007, 18:10
Pessoal,
Olá Alexandre.
Eu usei no meu jeep cj3a,por quase 4 anos fasendo trilha pesada.um motor de opala 4 cil com cambio 4 marchas original do jeep ,e usava o mesmo disco de embreagem do jeep, com o plato do opala.
A unica coisa que vc presciza faser é cortar aquela parte saliente do disco,aonde encaixa o eixo piloto,e não se esqueça de colocar uma chapa de uns 2 mm entre o cambio e a caixa seca ,para evitar vasamentos de oleo.
um abraço.
lucciano amaral
23/04/2007, 07:52
Alexandre, veja bem esse preço de retifica, acho que ta meio salgado, dois mil para uma retifica completa parece estar meio fora da realidade, MAS pode confiar que o motor de opala fica SHOW de bola no jeep, abraços
Alexandre Targino
23/04/2007, 14:13
Citação:
A unica coisa que vc presciza faser é cortar aquela parte saliente do disco,aonde encaixa o eixo piloto,e não se esqueça de colocar uma chapa de uns 2 mm entre o cambio e a caixa seca ,para evitar vasamentos de oleo.
Valdir, Não precisa alongar o eixo piloto?
Alexandre Targino
23/04/2007, 14:17
Olá Alexandre.
Eu usei no meu jeep cj3a,por quase 4 anos fasendo trilha pesada.um motor de opala 4 cil com cambio 4 marchas original do jeep ,e usava o mesmo disco de embreagem do jeep, com o plato do opala.
um abraço.
O eixo piloto não precisa alongar??
Alguém teria fotos e o passo a passo desta adaptação?????
Estou pendente só desta adaptação, para fechar a compra do motor gm 4cc 2.5 e dar início a troca.........
lucciano amaral
24/04/2007, 07:46
Amigo Alexandre, se vc nao usar uma flange entre o motor e o cambio, aumentando o eixo piloto, o seu motor ficara muito perto da parede corta fogo, ai esquenta muito dentro do jeep pela caloria do motor. Eu ja adaptações assim sem a flange e nao gostei. CONSELHO Eu uso atualmente o motor de opala mas por orientação de amigos e do meu meca usei a flange, nao comprei da deepetec pois mandei um torneiro fazer. abraços
Alexandre Targino
24/04/2007, 10:05
Amigo Alexandre, se vc nao usar uma flange entre o motor e o cambio, aumentando o eixo piloto, o seu motor ficara muito perto da parede corta fogo, ai esquenta muito dentro do jeep pela caloria do motor. Eu ja adaptações assim sem a flange e nao gostei. CONSELHO Eu uso atualmente o motor de opala mas por orientação de amigos e do meu meca usei a flange, nao comprei da deepetec pois mandei um torneiro fazer. abraços
Luciano, você teria um esboço/ desenho / foto desta flange para eu mostrar ao pessoal da retífica????............
Estou com vontade de comprar logo o motor de opala usado e iniciar a troca das peças necessárias do motor e caso precise retificar.......... depois de pronto eu quebro a cabeça para adaptar............
Alexandre Targino
24/04/2007, 10:16
Galera, socorro!!!!
Alguem teria uma foto, desenho, esboço, passo-a-passo, qualquer coisa que eu consiga transmitir ao pessoal da retífica para eles entederem o procedimento (confecção do flange, eixo piloto, etc) da instalação do motor 4cc ao câmbio original?
Desculpem pela ignorancia.........mas aqui em Recife as opções de pessoal especializado em Jeep são poucas.....
lucciano amaral
24/04/2007, 12:40
Amigo Alexandre da uma olhada no site da garra 4x4 http://www.garra4x4.com.br/ e vai no link KIT/S E FLANGES e veja o desenho da peça e sobre as adaptaçoes necessarias.
Vou tirar ums fotos do meu jeep e postar aqui. MAs ja te adiantando o meu torneiro, tirou as medidas da saida do cambio, da saida da capa seca do opala e fez a flnage, se vc preferir compre o kit que esta a venda na garra 4x4 acho que é o melhor preço, abraços
Alexandre Targino
24/04/2007, 15:33
Luciano, muito obrigado meu velho!!!
Fui no site indicado e localizei o flange para adaptar o motor de opala no jeep a um custo (R$ 240,00) bem inferior ao da Deeptech (+- R$ 640,00).......
Com isso fiquei mais tranquilo e amanhã vou comprar o motor de opala 4cc usado e desmonta-lo para ver o que vai precisar e inciar a troca do meu BF161..............
Se o pessoal da retífica não souber fazer a adaptação/confeccionar a flange, pelo menos já sei aonde encontrar a um custo razoável!!! Seja o que Deus quiser!!!!
Você esta satisfeito com seu motor GM 4cc 2.5?????
Não vejo a hora de ver ele instalado na viatura.........o BF 161 ultimamente só me trazia decepção.........era bonito de dizer : A viatura é original, motor 6 cc!!! .........mas na prática............
Se você puder postar as fotos da sua adaptação eu agradeço, pois acredito facilitar o entendimento dos mecas..........
lucciano amaral
24/04/2007, 16:49
Alexandre estou hiper satisfeito com meu opala 4cc, amanha posto as fotos aqui para tentar te ajudar abraços
Alexandre Targino
25/04/2007, 09:12
Luciano, post as fotos mesmo! Estou curioso em vê-las!!!
Galera, agora é seja o que Deus quiser...........acabo de adquirir o motor completo do Opala 4cc 2.5 (Motor + Embreagem + Coletor Escapamento / adimissão, carbura....) por R$ 300,00.........o ano do motor é 1988.........Espero quando abrir o mesmo que ele esteja pelo menos em condições razoáveis......o único receio é que a cambota já esteja no último passe........aí vai ser bronca.......
Mas pelo que pesquisei do motor Gm é que é um motor muito resistente e que é difícil de bater (lógico com uso normal e não se esquecendo de colocar óleo)....
Estou rezando para que as medidas estejam ainda "Standart".............
A sorte foi lançada!!!
A tarde o meca ficou de abrir o motor..........já estou rezando!!! Mas tenho certeza que vai dar tudo certo!!!!!
Alexandre Targino
25/04/2007, 09:18
Luciano, galera,
Só outra coisa: Li que para colocar o flange da garra 4x4 ou qualquer outra se faz necessário alongar o eixo piloto.........Para isto preciso desmontar a caixa de marcha, correto??????
Assim que tiver notícias do desmonte do motor 4cc que comprei , vou postando.........
lucciano amaral
25/04/2007, 09:30
Luciano, galera,
Só outra coisa: Li que para colocar o flange da garra 4x4 ou qualquer outra se faz necessário alongar o eixo piloto.........Para isto preciso desmontar a caixa de marcha, correto??????
Assim que tiver notícias do desmonte do motor 4cc que comprei , vou postando.........
Alexandre, quanto a desmontar a caixa, devemos fazer algumas observações. Vc vai ter que desmontar a reduzida, e nao a caixa de marchas. Vc tem que alongar o eixo piloto, e no meu caso eu coloque a ponta de um eixo piloto do opala, pois dai utilizo a embreagem completa do opala.
Ao desmontar a caixa de reduzida, vc aproveita que esta aberta e verifica a necessidade de trocar os rolamentos e retentores, fica show.
Alexandre Targino
25/04/2007, 11:51
Lucciano, pessoal, desculpa a ignorância mas deixa eu tentar entender o procedimento de adapatção da caixa.........:
1 - Eixo Piloto é aquele eixo entalhado (estrias grossas) que ficou exposto quando retirei o motor BF e a embreagem, correto?
2 - Este eixo piloto que me refiro ele "sai" da caixa de marcha e não da reduzida.....a reduzida fica ao lado da caixa de marcha, ok? Porquê eu teria que desmontar a reduzida ??????
3 - Pelo que estou entendendo eu devo pegar um eixo piloto de opala e soldar neste eixo exposto da minha caixa de marcha para alongar e com isto fazer com que este eixo alongado conecte com a embreagem do opala.....além de fazer uma flange que conecte a minha caixa de marcha atual com a embreagem do opala..............
4- Este eixo piloto do opala vem junto com a embreagem do opala ou junto com a caixa de marcha do opala????
Será que estou correto ou estou completamente perdido????
Luciano, qdo você postar as fotos acho que vou entender melhor......
Se alguem puder dar uma passo a passo que facilite a vida de um leigo eu agradeço............
lucciano amaral
25/04/2007, 12:57
Lucciano, pessoal, desculpa a ignorância mas deixa eu tentar entender o procedimento de adapatção da caixa.........:
1 - Eixo Piloto é aquele eixo entalhado (estrias grossas) que ficou exposto quando retirei o motor BF e a embreagem, correto?
2 - Este eixo piloto que me refiro ele "sai" da caixa de marcha e não da reduzida.....a reduzida fica ao lado da caixa de marcha, ok? Porquê eu teria que desmontar a reduzida ??????
3 - Pelo que estou entendendo eu devo pegar um eixo piloto de opala e soldar neste eixo exposto da minha caixa de marcha para alongar e com isto fazer com que este eixo alongado conecte com a embreagem do opala.....além de fazer uma flange que conecte a minha caixa de marcha atual com a embreagem do opala..............
4- Este eixo piloto do opala vem junto com a embreagem do opala ou junto com a caixa de marcha do opala????
Será que estou correto ou estou completamente perdido????
Luciano, qdo você postar as fotos acho que vou entender melhor......
Se alguem puder dar uma passo a passo que facilite a vida de um leigo eu agradeço............
Primeiramente, deixo claro que enganei quanto a reduzida, vc tem razao o eixo piloto sai da caixa de marchas e nao da reduzida como falei, foi mal, pois confundi com uma adaptação que eu e um amigo fizemos para uma tomada de força, mas corrigindo o eixo piloto sai do cambio.
Respondendo seu item 3 é exatamente isto que vc tera que fazer.
O eixo piloto do opala vc tenta comprar em desmanche de algum cambio de opala que esteja vendendo separadamente.
ai vai algums fotos, nao ficaram muito nitidas a titulo de explicação mas serve de orientação, abraços
Caro lucciano amaral!
Desculpe a intromissão neste tópico, mais não pude deixar de observar as fotos que postou, ficou legal a adaptação,mas...
Notei que o fluxo de ar que passa pelo filtro de ar está no sentido inverso.
Esta usando a "panela" do corcel I, é muito bom, mais o ar tem que entrar pela lateral e, sair pelo centro, sendo que na parte interna será a superfície maior de filtragem que estara em contato com a poeira.
É a minha opinião.
Abraços.
Kim.
ps.: deculpem minha intromissão e, Alexandre Targino, boa opção e compra de motor, ficará feliz com a troca, tinha um desses em meu engesa, tá certo que troquei por um seis, mais o quatro é muito bom, esquecerá as manutenções.
lucciano amaral
25/04/2007, 13:35
Caro lucciano amaral!
Desculpe a intromissão neste tópico, mais não pude deixar de observar as fotos que postou, ficou legal a adaptação,mas...
Notei que o fluxo de ar que passa pelo filtro de ar está no sentido inverso.
Esta usando a "panela" do corcel I, é muito bom, mais o ar tem que entrar pela lateral e, sair pelo centro, sendo que na parte interna será a superfície maior de filtragem que estara em contato com a poeira.
É a minha opinião.
Abraços.
Kim.
ps.: deculpem minha intromissão e, Alexandre Targino, boa opção e compra de motor, ficará feliz com a troca, tinha um desses em meu engesa, tá certo que troquei por um seis, mais o quatro é muito bom, esquecerá as manutenções.
amigo KIM, realmente o meu meca caprixou na adaptação, ficou muito boa mesmo.
Quanto ao filtro de ar, realmente uso o do corcel I, mas acho que pela foto vc nao entendeu direito, o ar ´r puxasdo pela lateral, que acoplei uma mangueira entre aparde corta fogo, dai o filtro puxa o ar de dentro do jeep, sujando menos o filtro, a saida é pelo centro que liga no carburador, portanto o ar entra por tras do filtro e saiu pelo centro. se assim estiver errado me da um toque, abraços
Alexandre Targino
25/04/2007, 13:58
Kim, Que é isso amigo! Intromissão nada!!!! É com grande prazer que recebo suas orientações e de todos aqui do forum....
Vocês não tem idéia da força e da ajuda que estão me dando...........
Rapaz, agora fiquei preocupado..........já foi com muita dificuldade que consegui o motor e agora ter que conseguir o eixo piloto de opala............é bronca............
Qualquer coisa vou pedir para um torneiro fazer..........
Ow, não preucupa não...
Tamos aqui para ajudar, vê qual eixo precisa, o com estria estreita (fina) ou com estria grossa.
Corrijam-me se estiver errado, mais parece haver dois tipos de eixo piloto, um do 4cc e outro do 6cc, que é o mesmo da A/C 10.
Confirma isso aí pessoal!!!
Depois que confirmar, procuro algo para vc aqui.
Abraços.
Kim.
ps.: lucciano amaral, vou tirar umas fotos do engesa e postar aqui para vc entender o que estou te explicando. Do jeito que está, funciona sem problemas.
Alexandre Targino
25/04/2007, 15:19
Kim, vou confirmar:
Mas pelo que vi, o eixo piloto do meu câmbio original´Wyllis é estria grossa.........
Já o eixo piloto que vou precisar é o eixo piloto do motor de opala que adquiri (4cc)..........
Na garra 4x4 vende a flange para adaptar o motor ao câmbio, mas não vende o eixo piloto..........será que na Deeptech o kit que eles vendem é o completo (flange + eixo piloto)?????
Vou ligar para a deeptech e perguntar......
lucciano amaral
25/04/2007, 15:40
Alexandre se vc quiser posso comprar o eixo piloto aqui em varginha que consegue sem maiores problemas, se quiser vejo preço e te falo. acho que vai pesar um pouco seria o frete pela nossa distancia. mas posso comprar e te mandar, abraços
Alexandre Targino
25/04/2007, 15:47
Galera,
Acabo de ligar para a DeepTech, o kit de adaptação do motor de opala 4cc no câmibio Wyllis, o kit custa R$ 609,00 só que não precisa mexer no eixo piloto...........o kit além do flange vem com o disco de embreagem e garfo....segundo o vendedor é plug and play!!!
O que vocês acham????
Seria melhor comprar o flange da garra (R$ 240,00) e procurar o eixo piloto do opala e adaptar ao eixo do Wyllis ???????????
Uma pessoa que meu meca pediu para fazer o orçto da adaptação, cobrou R$ 500,00 para deixar rodando...só não sei o que é que ele vai fazer.........
Qual opção é a mais confiável???????
Bruno Pedra
25/04/2007, 17:06
Perai... Pra que essa flange?
Pra você adaptar o motor do opala na caixa willys voce só vai precisar trocar a ponta do eixo piloto do willys pela do opala, isso se voce for usar a embreagem do opala..
o meu é motor opala 4cc , caixa de willys e piloto original willys, e nao tem flange nenhuma...
Não entendi isso ai...
lucciano amaral
25/04/2007, 17:15
Perai... Pra que essa flange?
Pra você adaptar o motor do opala na caixa willys voce só vai precisar trocar a ponta do eixo piloto do willys pela do opala, isso se voce for usar a embreagem do opala..
o meu é motor opala 4cc , caixa de willys e piloto original willys, e nao tem flange nenhuma...
Não entendi isso ai...
Amigo Bruno, a necessidade e intenção de se usar a flange e vc afastar um pouco o motor da parede corta fogo, assim diminuindo o calor interno e dando mais robustez na adaptação. Quando eu fui adaptar meu opala 4cc meu mecanico sugeriru adaptar direto como vc ta falando, mas colocando os pros e contras achei melhor colcoar a flange que um torneiro me fez, as duas escolhas dao certo, abraços
lucciano amaral
25/04/2007, 17:18
Galera,
Acabo de ligar para a DeepTech, o kit de adaptação do motor de opala 4cc no câmibio Wyllis, o kit custa R$ 609,00 só que não precisa mexer no eixo piloto...........o kit além do flange vem com o disco de embreagem e garfo....segundo o vendedor é plug and play!!!
O que vocês acham????
Seria melhor comprar o flange da garra (R$ 240,00) e procurar o eixo piloto do opala e adaptar ao eixo do Wyllis ???????????
Uma pessoa que meu meca pediu para fazer o orçto da adaptação, cobrou R$ 500,00 para deixar rodando...só não sei o que é que ele vai fazer.........
Qual opção é a mais confiável???????
Alexandre, Eu paguei exatos 500,00 pela adaptação, entreguei todas as peças e o mecanico m entregou o jeep rodadno, inclusive com adaptação do hidrovaco da f1000, uma vez que eu ja tinha pedal suspenso. O preço ta normal, agora precisa saber se ele te entrega rodando mesmo. Pergunte bem antes de fechar negocio, abraços
Alexandre se vc quiser posso comprar o eixo piloto aqui em varginha que consegue sem maiores problemas, se quiser vejo preço e te falo. acho que vai pesar um pouco seria o frete pela nossa distancia. mas posso comprar e te mandar, abraços
Manda pelo correio, fica baratinho.
Troquei uma coroa/pinhão com o Leovalle, ficou 32,00 (eu acho) para envio.
Manda como encomenda simples e, o eixo piloto pesa quase a mesma coisa que só o pinhão.
Pesoal, o eixo pode estar com os dentes de engrenagem ruim?
Não estou falando do entalhado da embreagem!
Pois vai ser cortado para aproveitar somente a ponta, certo?
Pois assim posso ver se sai na faixa, entendeu?
valdir rainer
25/04/2007, 21:02
Citação:
Valdir, Não precisa alongar o eixo piloto?
Não preciza , da certinho com o disco do jeep e plato do opala.
valdir rainer
25/04/2007, 21:19
Luciano, você teria um esboço/ desenho / foto desta flange para eu mostrar ao pessoal da retífica????............
Estou com vontade de comprar logo o motor de opala usado e iniciar a troca das peças necessárias do motor e caso precise retificar.......... depois de pronto eu quebro a cabeça para adaptar............
Olá Alexandre como vai,
Só uma dica ,não procure chifre na cabeça de cavalo.
Não gaste dinheiro com cambio original do jeep,eu andei com o meu 4 anos ,só agora eu coloquei um 5 marchas,só gaste se for para isso.
Vai por mim ,é o que eu falo para todos os meus clientes,tenho colocado o motor do opala sem mexer em quase nada,e nenhum cliente e amigo reclamou,e olha que sempre fasemos trilha juntos.
um abraço.
Alexandre Targino
26/04/2007, 11:36
Valdir, ou seja troco só o motor BF 161 pelo motor de opala 4cc e mantenho a caixa de marcha original, correto?????
Alexandre Targino
26/04/2007, 11:36
Galera, vejam que o barato pode sair caro........sabem o motor de opala que me referi nos outros post de R$ 300,00...pois bem o cara do ferro-velho levou na retífica: resultado o carbura não presta, o distribuidor idem e o aspecto do motor por fora é péssimo (não abrimos o motor!).......ainda bem que não tinha pago.......Resultado: devolvi o motor pro ferro velho!!!
Agora: voltei a estaca zero!!!! tá ruim de andar novamente na viatura......pensei até em mandar o pessoal da retífica montar tudo do meu Bf no lugar, dar um jeitinho brasileiro, pagar a mão de obra da retífica e VENDER A VIATURA...........
O dono da retífica propôs um rolo: Eu pagar R$ 3.500,00 e ele ficar responsável por tudo, ou seja motor de opala completo, instalado, adaptação na caixa, tudo..........ou seja VIATURA FUNCIONANDO - chave na mão!! e GARANTIA!!!
Sei que R$ 3.500,00 em São Paulo dá para fazer várias coisas na viatura....,mas aqui em Recife a dificuldade é grande (peça , frete, lojas especializadas que não tem, etc)
Fiquei balançado em aceitar, visto a dificuldade em Recife, minha falta de tempo (trabalho o dia todo e tô com um filho novo de 7 meses em casa a quem tenho que me dedicar, além é claro da patroa) de ir atrás de motor, comprar peça, etc......
lucciano amaral
26/04/2007, 13:27
Galera, vejam que o barato pode sair caro........sabem o motor de opala que me referi nos outros post de R$ 300,00...pois bem o cara do ferro-velho levou na retífica: resultado o carbura não presta, o distribuidor idem e o aspecto do motor por fora é péssimo (não abrimos o motor!).......ainda bem que não tinha pago.......Resultado: devolvi o motor pro ferro velho!!!
Agora: voltei a estaca zero!!!! tá ruim de andar novamente na viatura......pensei até em mandar o pessoal da retífica montar tudo do meu Bf no lugar, dar um jeitinho brasileiro, pagar a mão de obra da retífica e VENDER A VIATURA...........
O dono da retífica propôs um rolo: Eu pagar R$ 3.500,00 e ele ficar responsável por tudo, ou seja motor de opala completo, instalado, adaptação na caixa, tudo..........ou seja VIATURA FUNCIONANDO - chave na mão!! e GARANTIA!!!
Sei que R$ 3.500,00 em São Paulo dá para fazer várias coisas na viatura....,mas aqui em Recife a dificuldade é grande (peça , frete, lojas especializadas que não tem, etc)
Fiquei balançado em aceitar, visto a dificuldade em Recife, minha falta de tempo (trabalho o dia todo e tô com um filho novo de 7 meses em casa a quem tenho que me dedicar, além é claro da patroa) de ir atrás de motor, comprar peça, etc......
Amigo alexandre, esse valor de R$ 3.500,00 nao é muito barato mas se vc levar em conta que uma retifica geral no motor de opala pode ficar em + - 1.800,00, aliado a sua falta de opçoes em recife ainda corroborado com sua extrema falta de tempo, acho que vale a pena pensar na propsota, agora conselho nao aceite adaptação sem as flanges. abraços
Alexandre Targino
26/04/2007, 14:15
Valeu Luciano, é isto aí!!!
Vou fechar o pacote: Motor + todos os serviços de retífica necessários + peças + distribuidor + Carburador + adaptação COM FLANGES........enfim CHAVE NA MÃO.....ligar e curtir o Jeep!!!!
Acredito que com este motor "ZERADO" de opala 4cc, até que enfim eu terei uma viatura de confiança!!!!
lucciano amaral
26/04/2007, 17:57
Valeu Luciano, é isto aí!!!
Vou fechar o pacote: Motor + todos os serviços de retífica necessários + peças + distribuidor + Carburador + adaptação COM FLANGES........enfim CHAVE NA MÃO.....ligar e curtir o Jeep!!!!
Acredito que com este motor "ZERADO" de opala 4cc, até que enfim eu terei uma viatura de confiança!!!!
Amigo espero que vc fique satisfeito, quanto ao motor de opala, te garanto que vai ficar hiper satisfeito, é economico e forte, eu considero meu motor super bom, tem quem diga que faz falta um 6cc mas nao concordo, tudo que um 6cc faz o 4cc tambem faz gastando menos. qualquer duvida que eu puder te solucionar estarei as ordens, abraços
valdir rainer
26/04/2007, 20:54
Valdir, ou seja troco só o motor BF 161 pelo motor de opala 4cc e mantenho a caixa de marcha original, correto?????
É isso ai Alexandre,e vc vai ver que vc não vai gastar quase nada,é só seguir aqueles passos que eu falei , se seu cambio estiver bom,não mecha nele.
hoje em dia não existe mais peças boas de reposiçao,com a mesma qualidade de antigamente,por isso eu falo não gaste dinheiro com cambio original do jeep.
um abraço.
Alexandre Targino
27/04/2007, 11:27
Valeu Luciano, Valeu Valdir, valeu lucas!!! valeu toda a galera do forum!!
Estou animadíssimo com a nova configuração do meu Jeep!! Motor de opala 4 cc!!!!!
Sei que vou gastar mais $$$$ fechando o pacote com meu meca, mas como não tenho tempo para correr atrás de motor, adaptação,etc....tive que pagar o preço de deixar tudo na mão dele........fico só na supervisão........
Hoje mesmo ele me ligou, encontrou um motor bom........perguntou se preferia gasosa ou álcool??? respondi GASOSA aí ele fechou a compra do motor e esta levando para a retífica para abrir........vou passar lá mais tarde para ver de perto!!
E vocês o que acham melhor: motor de opala 4cc GASOSA ou ÁLCOOL????
Espero que dê tudo certo, vou postando as novidades e vou ver se começo a fotografar tudo para vocês irem acompanhando de perto.......
marcosmoscz
10/05/2007, 11:27
O cambio 3 machas aguenta o motor 6 cil do opala?
Alexandre Targino
10/05/2007, 11:36
Pessoal,
O motor de opala 4cc já tá retificado e montado, quase tudo (pistão, cilindro, tucho,etc) novo!!!! Agora estamos pintando o mesmo!!
Só estou preocupado com a adaptação na minha caixa de marcha original (4 marchas!)...O flange fiz conforme indicação do pessoal daqui do fórum: Comprei na Garra 4x4, acredito que na terça deva estar aqui em Recife...
A minha preocupação é quanto ao eixo piloto, o Sr. Fonseca da Garra 4x4 falou que o négocio é: Aumentar o eixo piloto p/ 70mm com a ponta do Opala para encaixar no disco e volante do opala..........
Só que vem as dúvidas, questionamentos:
* Para alongar o meu eixo piloto da caixa de marcha teria que SODAR com a ponta do eixo piloto do opala....Será preciso desmontar a caixa de marcha ou dá para SOLDAR NO LOCAL (sem o motor no lugar mas com a caixa no lugar)????
Se vou soldar vou fragilizar o meu eixo piloto....será que ele vai aguentar a torção (momento torçor) gerado????????
* Não teria alguém que tivesse este eixo piloto p/ adaptação já pronto????
* Existe diferença dos eixos pilotos de opala (estrias diferentes) de acordo com o modelo?????
* Só vou precisar de um pedaço (70 mm) do eixo piloto do opala, então pode ser qualquer eixo piloto desde que esteja com as estrias da ponta boa, correto????
* Kim, Luciano amaral, teria como ver se vocês conseguem um eixo piloto de opala por aí e vissem quanto ficaria para entrega no CEP: 51030-010, eu depositaria na conta de vocês o valor e só depois vocês enviariam.......
Agradeço a todos que possam esclarecer / ajudar nesta adaptação (motor opala 4cc com câmbio original 4marchas)
** Segue foto da flange que adquiri, agora falta o eixo piloto!!
lucciano amaral
10/05/2007, 12:18
Amigo alexandre, no meu caso o cambio foi desmontado e cortei a ponta do eixo piloto original e levei num torneiro para aumentar com a ponta do eixo piloto do opala e uso conjunto de embreagemn do opala.
Vou ver se consigo por aqui o eixo piloto e te aviso quanto ao preço, abraços
lucciano amaral
10/05/2007, 12:20
O cambio 3 machas aguenta o motor 6 cil do opala?
amigo no meu caso uso cambio de 3 marchas original mas como motor de opala 4cc. No caso do 6cc acho que o cambio nao aguentara por muito tempo, logo ira quebrar, abraços
marcosmoscz
10/05/2007, 12:45
Atualmente a configuração que está na minha rural é motor do opala 4 cil e cambio de tres marchas, mas to querendo colocar o 6 cil, então vou ter que optar pelo cambio clark 4 marchas da caminhonetes.
Obrigado
Marcos
lucciano amaral
11/05/2007, 07:29
Atualmente a configuração que está na minha rural é motor do opala 4 cil e cambio de tres marchas, mas to querendo colocar o 6 cil, então vou ter que optar pelo cambio clark 4 marchas da caminhonetes.
Obrigado
Marcos
Amigo MArcos se vc tiver condiçoes e latinhas sobrando para comprar um clark, coloque este, pois é um otimo cambio, nao quebra nem a pau, abraços
marcosmoscz
11/05/2007, 10:15
Parece que meu motor vai dar problema no detran, ai pensei em colocar um 6 cil com o cambio original 3 marchas, ai mais pra frente quando tiver a grana para pegar um cambio clark colocaria nele.
Alexandre Targino
15/05/2007, 17:13
Falei com meu meca sobre o alongamento do eixo piloto, ele falou que a solda tem que ser feita retirando o eixo do câmbio original do Jeep e soldando no eixo piloto do opala, pois soldando no lugar fica desbalanceado o eixo e aí adeus rolamento, etc..............
Com isto fiquei mais confiante na adaptação dele......só estou preocupado quanto a desmontagem da caixa de marcha.......depois para montar e não deixar vazamento é bronca!!!
Lucinao, pessoal, quem conseguir por ai um eixo piloto de opala eu agradeço!!!
Alexandre Targino
15/05/2007, 17:15
Pessoal,
A minha preocupação é quanto ao eixo piloto, o Sr. Fonseca da Garra 4x4 falou que o négocio é: Aumentar o eixo piloto p/ 70mm com a ponta do Opala para encaixar no disco e volante do opala..........
Só que vem as dúvidas, questionamentos:
* Para alongar o meu eixo piloto da caixa de marcha teria que SODAR com a ponta do eixo piloto do opala....Será preciso desmontar a caixa de marcha ou dá para SOLDAR NO LOCAL (sem o motor no lugar mas com a caixa no lugar)????
Se vou soldar vou fragilizar o meu eixo piloto....será que ele vai aguentar a torção (momento torçor) gerado????????
* Não teria alguém que tivesse este eixo piloto p/ adaptação já pronto????
* Existe diferença dos eixos pilotos de opala (estrias diferentes) de acordo com o modelo?????
* Só vou precisar de um pedaço (70 mm) do eixo piloto do opala, então pode ser qualquer eixo piloto desde que esteja com as estrias da ponta boa, correto????
Agradeço a todos que possam esclarecer / ajudar nesta adaptação (motor opala 4cc com câmbio original 4marchas)
** Segue foto da flange que adquiri, agora falta o eixo piloto!!
Quem puder esclarecer os questionamentos acima ou trouxer mais informações eu agradeço!!!
valdir rainer
16/05/2007, 21:33
Quem puder esclarecer os questionamentos acima ou trouxer mais informações eu agradeço!!!
Olá Alexandre vou tirar algumas fotos da caxa seca do opala que eu tirei do meu jeep e vou postalas aqui e vc vai ver quais foram as adapitaçoes que eu fiz,e que não precisa fazer nada disso que vc está querendo fazer.
Mais uma vez eu te falo não deixe ninguem abrir o seu cambio,para vc não se arrepender depois.não solde o eixo piloto.não precisa.
Com as fótos que eu vou te mostrar vc vai ver que não preciza fazer nada do que estão falando para vc.
um abraço.
Alexandre Targino
17/05/2007, 08:46
Valdir,
Amigo, por favor poste as fotos mesmo pois eu e o meu meca estamos meio perdido.....
Acabo de receber o flange que comprei na garra e o mesmo é um pouco diferente do que vi na foto postada aqui no forum......o que vi aqui no forum parece ser 2 chapas soldadas com um tubo no meio.....o que recebi é uma chapa grossa com um furo no meio (onde passa o eixo piloto) e com as furações para conexão na caixa de marcha / motor!
Minha dúvida é o seguinte:
O flange pega direto na caixa de marcha Wyllis e o outro lado na caixa seca do opala, correto?
Quem puder fornecer o passo a passo eu agradeço, pois a flange vem sem nenhuma instrução!!!!
Valdir, estou ansioso para ver as fotos!!!
valdir rainer
17/05/2007, 22:32
Valdir,
Amigo, por favor poste as fotos mesmo pois eu e o meu meca estamos meio perdido.....
Acabo de receber o flange que comprei na garra e o mesmo é um pouco diferente do que vi na foto postada aqui no forum......o que vi aqui no forum parece ser 2 chapas soldadas com um tubo no meio.....o que recebi é uma chapa grossa com um furo no meio (onde passa o eixo piloto) e com as furações para conexão na caixa de marcha / motor!
Minha dúvida é o seguinte:
O flange pega direto na caixa de marcha Wyllis e o outro lado na caixa seca do opala, correto?
Quem puder fornecer o passo a passo eu agradeço, pois a flange vem sem nenhuma instrução!!!!
Valdir, estou ansioso para ver as fotos!!!
Olá Alexandre ai vai as fotos .
Vou tentar te explicar para que serve as peças.
1-chapa +ou- de 2mm para colocar entre o cambio e a caixa seca,para evitar vasamento pelo eixo do carretel,se caso o eixo piloto chegar muito no fim da estria vc pode colocar uma chapa mais grossa.
2-Tampa para vedar furo do encaixe da tampa do cambio.
3-Essas são as deformaçoes da caixa seca,por isso preciza da chapa.
4-cabo da embreagem original do jeep.
5-Furo para encaixar tampa do cambio.
6-Tampa para fexar o buraco original do garfo da embreagem do opala.
O que eu fiz foi usar o mesmo garfo e rolamento da embreagem do jeep,vc só preciza aumentar o diametro na caixa seca,aonde vai a flange do rolamento da embreagem do jeep.
Como vc pode ver eu usei tudo do jeep,sem mexer em nada.
Um abraço e boa sorte,qualquer duvida pode perguntar.:concordo:
valdir rainer
17/05/2007, 22:43
Olá Alexandre ai vai as fotos .
Vou tentar te explicar para que serve as peças.
1-chapa +ou- de 2mm para colocar entre o cambio e a caixa seca,para evitar vasamento pelo eixo do carretel,se caso o eixo piloto chegar muito no fim da estria vc pode colocar uma chapa mais grossa.
2-Tampa para vedar furo do encaixe da tampa do cambio.
3-Essas são as deformaçoes da caixa seca,por isso preciza da chapa.
4-cabo da embreagem original do jeep.
5-Furo para encaixar tampa do cambio.
6-Tampa para fexar o buraco original do garfo da embreagem do opala.
O que eu fiz foi usar o mesmo garfo e rolamento da embreagem do jeep,vc só preciza aumentar o diametro na caixa seca,aonde vai a flange do rolamento da embreagem do jeep.
Como vc pode ver eu usei tudo do jeep,sem mexer em nada.
Um abraço e boa sorte,qualquer duvida pode perguntar.:concordo:
Mais fotos,espero poder ter ajudado.
Alexandre Targino
18/05/2007, 10:40
Valdir,
Show de bola! Muito bem explicado!!!!
Ou seja além da opção adquirindo o flange na (Garra, Deeptch,etc) e alongando o eixo plioto e usando a embreagem toda de opala....existe a opção de se usar tudo do jeep, sem precisar mexer no eixo piloto!!!
Pelo que vi aí o único incoveniente é que o motor vai ficar bem próximo da parede corta chamas, correto?
Muito Obrigado Valdir!!!
lucciano amaral
18/05/2007, 12:53
Alexandre, realmente se vc nao usar a flange o motor fica muito proximo da parede corta fogo e esquenta muito as pernas de quem dirige, eu pelo menos nao gosto desta adaptação, gosto meu, ah quem usa e gosta, abraços
valdir rainer
18/05/2007, 20:05
Valdir,
Show de bola! Muito bem explicado!!!!
Ou seja além da opção adquirindo o flange na (Garra, Deeptch,etc) e alongando o eixo plioto e usando a embreagem toda de opala....existe a opção de se usar tudo do jeep, sem precisar mexer no eixo piloto!!!
Pelo que vi aí o único incoveniente é que o motor vai ficar bem próximo da parede corta chamas, correto?
Muito Obrigado Valdir!!!
Alexandre pode ficar tranquilo,que não vai esquentar alem do normal que esquenta um jeep original.
Meu jeep é um cj3 1951,e ficou no mesmo lugar do motor original eu andei com este cambio quase 4 anos sem problema.
Alem do mais o que esquenta o jeep por dentro ,não é o motor ,e sim o escapamento que passa logo abaixo do seus pés.
Isso acontece com qualquer motor que o escapamento saia do lado do motorista,coisa que não acontece com o motor AP do santana,que sai do lado direito,mais vai esquentar os pés do zéquinha.
Se vc quiser amenizar o calor interno,coloca uma manta na parede corta fogo,que ajuda bastante.
Um abraço.
valdir rainer
18/05/2007, 20:25
Alexandre pode ficar tranquilo,que não vai esquentar alem do normal que esquenta um jeep original.
Meu jeep é um cj3 1951,e ficou no mesmo lugar do motor original eu andei com este cambio quase 4 anos sem problema.
Alem do mais o que esquenta o jeep por dentro ,não é o motor ,e sim o escapamento que passa logo abaixo do seus pés.
Isso acontece com qualquer motor que o escapamento saia do lado do motorista,coisa que não acontece com o motor AP do santana,que sai do lado direito,mais vai esquentar os pés do zéquinha.
Se vc quiser amenizar o calor interno,coloca uma manta na parede corta fogo,que ajuda bastante.
Um abraço.
Mais uma coisa ,se vc quiser vc pode colocar o motor um pouco mais para frente,só vai precizar mexer nos cardans,e mais alguns detalhes mais simples,como furo no assoalho para colocar alanca do cambio,entortar um pouco a alavanca para traz.
Se vc for faser deste jeito ,vai colocando as fotos para a jente ver.
Alexandre Targino
21/05/2007, 09:36
Valdir, muito obrigado!!!! Como o meca ficou encaregado de resolver esta adaptação estou passando as dicas para ele, só que ele já tinha comprado a flange na garra 4x4............
Pessoal, eu e o meca passamos o Sábado atrás de uma capa seca de Opala, encontrei duas mas nenhuma das duas coube na furação da flange comprado na GARRA 4 x 4.......segundo o pessoal do ferro velho o modelo destas capas secas que não coube na furação é a do Opala com trambulador..............Existe outro modelo de CAPA SECA de Opala??
A furação é diferente????
lucciano amaral
21/05/2007, 09:54
Alexandre, ja vi falar em dois modelos de capa seca do opala, se nao me engano tem uma do opala mais novo e outra do mais velho, nao sei te dizer qual realmente é. da uma ligada la garra e se informar melhor, abraços
Alexandre Targino
21/05/2007, 15:48
Acabo de ligar para a Garra 4x4, eles se equivocaram e mandaram errado a flange!!! PQP!!!! Mandaram uma flange única e grossa bem diferente da flange que tinha visto na foto do site (2 chapas com um tubo no meio) conforme foto em anexo!!!!
Passei o sábado quebrando a cabeça com o meca para ver uma capa seca que coubesse na flange enviada e a furação não batia.........deste jeito tá ruim de andar na viatura!!!!
Motor pronto só esperando a porra da flange para iniciar a adaptação!!!!
lucciano amaral
21/05/2007, 16:17
Putz que foda eles te enviarem flange errada, mas por se tratar de seres humanos, o erro e aceitavel, agora precisam te trocar sem despesas extras de frete, abraços
Alexandre Targino
05/06/2007, 17:28
Até que enfim mandaram a flange correta!!!
Quebrei a cabeça com a flange que tinham me enviado...não tinha capa seca de opala que coubesse!!!
Com a flange correta que chegou o encaixe na caixa de marcha e na caixa seca do opala deu certinho!!!!
O eixo-piloto já conseguimos, falta só alongar.......
Agora estamos correndo para compensar o atraso...........
lucciano amaral
05/06/2007, 19:31
Calam para nao sair nada errado, nao se apresse, faça com todo cuidado, abraços
Alexandre Targino
08/06/2007, 10:20
Acabamos de concluir o alongamento do eixo piloto, soldamos e alongamos em 70mm......a solda ficou muito boa!!! Tirei fotos e deverei estar divulgando neste final de semana para vocês darem uma olhada e facilitar o entendimento de quem pense em fazer esta adptação!!!
Bruno Pedra
08/06/2007, 11:05
camarada, espero que você tenha sorte na adaptação mas se cabe o meu relato, eu tenho a mesma configuracao, opala + caixa willys original 4m e vou te contar, a minha ja quebrou 5 vezes em 6 meses!
Eu acredito que esta configuração só vale a pena se o uso do jeep nao for pra trilhas pesadas. Não é atoa que todo mundo pula pra caixa de c10.
O motor de opala tem muito mais torque e giro e geralmente o conjunto fixo e o eixo piloto desta caixa nao aguenta a pressão e acaba quebrando.
Espero que não passe por isso.
Eu depois de tantas dores de cabeça com a minha resolvi parar o jeep e correr atras da caixa de c10, com a flange ja pronta com entalhado e tudo no site da garra por 300 latinhas + a caixa de c10 3m que voce encontra por ai por 200 reais eu acho que fica muito mais viavel, pois se voce quebrar o conjunto fixo da sua caixa original tu ta lascado, da uma olhada no preço dele na donnati.
Bom, como eu disse, boa sorte na empreitada, pois tu vai precisar
:)
Qualquer coisa é só perguntar, pois em questao de caixa original com motor de opala to pra la de expert, "Infelizmente"....
lucciano amaral
08/06/2007, 13:14
Bruno concordo totalmente com o que vc falou, eu tambem uso o cambio tres marchas original com motor 4cc opala, ate hj dei sorte de nao quebrar o cambio, pois outros amigos aconteceu o que vc narrou, so discordo de uma coisa, se for trocar o cambio ja colcoa um de 4 marchas da clark, abraços
Bruno concordo totalmente com o que vc falou, eu tambem uso o cambio tres marchas original com motor 4cc opala, ate hj dei sorte de nao quebrar o cambio, pois outros amigos aconteceu o que vc narrou, so discordo de uma coisa, se for trocar o cambio ja colcoa um de 4 marchas da clark, abraços
Não resta dúvida que o cambio clark de 4 marchas é bem melhor, o único problema é que o preço final de toda adaptação acaba saindo por 3 vezes mais...
Alexandre Targino
08/06/2007, 16:47
[QUOTE=Bruno Pedra;407752]camarada, espero que você tenha sorte na adaptação mas se cabe o meu relato, eu tenho a mesma configuracao, opala + caixa willys original 4m e vou te contar, a minha ja quebrou 5 vezes em 6 meses!
A caixa quebra em que ponto???? Aonde o eixo foi alongado???
O motor de opala tem muito mais torque e giro e geralmente o conjunto fixo e o eixo piloto desta caixa nao aguenta a pressão e acaba quebrando.
Mesmo com motor 4cc a caixa não aguenta????
Desculpem a ignorância mas o que é que vocês chamam de conjunto fixo?
Alexandre Targino
08/06/2007, 16:50
Luciano, qual o uso do seu jeep??? VocÊ o coloca em trilhas pesadas????
Meu uso vai ser para trilhas, mas acredito que as trilhas são bem mais leves que as costumo ver aqui no forum indicadas como pesada, tipo: Pinheirinho....
Alexandre Targino
08/06/2007, 16:51
camarada, espero que você tenha sorte na adaptação mas se cabe o meu relato, eu tenho a mesma configuracao, opala + caixa willys original 4m e vou te contar, a minha ja quebrou 5 vezes em 6 meses!
Eu acredito que esta configuração só vale a pena se o uso do jeep nao for pra trilhas pesadas. Não é atoa que todo mundo pula pra caixa de c10.
Espero que não passe por isso.
Eu depois de tantas dores de cabeça com a minha resolvi parar o jeep e correr atras da caixa de c10, com a flange ja pronta com entalhado e tudo no site da garra por 300 latinhas + a caixa de c10 3m que voce encontra por ai por 200 reais eu acho que fica muito mais viavel, pois se voce quebrar o conjunto fixo da sua caixa original tu ta lascado, da uma olhada no preço dele na donnati.
Bom, como eu disse, boa sorte na empreitada, pois tu vai precisar
:)
Qualquer coisa é só perguntar, pois em questao de caixa original com motor de opala to pra la de expert, "Infelizmente"....
A caixa quebra em que ponto???? Aonde o eixo foi alongado???
Mesmo com motor 4cc a caixa não aguenta????
Desculpem a ignorância mas o que é que vocês chamam de conjunto fixo?
Bruno Pedra
08/06/2007, 17:02
Alexandre, meu motor tambem é 4cc.
Ja tentei com eixo piloto com ponta de opala, com ponta original do willys e quebra do mesmo jeito,
Eu acho que a caixa 4m é fragil demais pro motor, não aguenta a rotação e o torque que o opala dá, a caixa de 3 marchas willys é um pouco mais resistente que a de 4 marchas, mas te falo que nao vale a pena ter um caixa de willys com primeira seca e um motor de opala..
a flange da 3 marchas c10 ta muito barata (300,00) pra voce correr o risco de quebrar a sua, se quer um conselho esquece opala + willys e pula pra c10 que nunca mais voce tem problema.
se o dindin ta sobrando a mais, coloca a caixa clark 4marchas e pronto.
o custo da flange para esta pula pra 700 e alguma coisa.
No site da garra tem...
Se nao quer dor de cabeça nao inventa por caixa de willys neste motor nao, vai por mim..........
meu carro acabou a instalacao do motor do Opala 4cc utilizando a caixa de 3 marcha, preciso saber urgente, qual o cabo de embreagem vcs utilizaram, pois o de Opala ficou curto, comprei o de Chevet e quase deu, queria comprar o certo, alguem sabe?
anderson_wzorek
09/06/2007, 12:17
fala Buica,meu jeep tem motor de opala e caixa 3 marchas original,com pedaleiras suspensas,eu usei o cabo de embreagem da f-1000,só é necessario criar um suporte para fixação do cabo no chassi,pois é nesse ponto que vc fará regulagem da embreagem,meu jeep usa esse sistema e é otimo,embreagem muito macia e com um curso bom,se quiser algumas fotos da minha adaptação eu consigo,esperoter ajudado,precisando posta ai ou manda uma mp abraços....
me manda a foto ai, por favor.
anderson_wzorek
11/06/2007, 21:17
amigo vou fotografar o jeep e assim que puder estarei postando ok!mas lhe adianto que é algo super simples,compra o cabo da f-1000 que da certo,liga ele na pedaleira e na embreagem e bola um suporte em L no chassis,entendeu mais ou menos?De qualquer maneira posto fotos o mais rapido o possivel,precisando posta ai ou me manda mp
abraços...Anderson
lucciano amaral
12/06/2007, 11:02
Luciano, qual o uso do seu jeep??? VocÊ o coloca em trilhas pesadas????
Meu uso vai ser para trilhas, mas acredito que as trilhas são bem mais leves que as costumo ver aqui no forum indicadas como pesada, tipo: Pinheirinho....
Amigo uso meu jeep em trilhas medias, nao ponho meu jeep para destruir, mas ta aguentando bem.
Alexandre Targino
13/06/2007, 13:34
Conforme prometido, segue foto do eixo piloto (ANTES DE DAR O ACABAMENTO) soldado para quem quiser fazer ter uma idéia e para vocês avaliarem............
Repito: Após solda, SEM O ACABAMENTO FINAL!
Alexandre Targino
13/06/2007, 13:38
Na foto dá para vocês verem exatamente o ponto aonde foi soldado........só espero que aguente como no caso do amigo luciano amaral e não como no caso dos outros amigos que o câmbio não aguentou......agora só resta rezar e torcer!!!!
Segue foto também da flange CORRETA, já que a primeira que a Garra enviou estava errada, atrasando toda a montagem!
Alexandre Targino
17/06/2007, 09:49
Conforme prometido, segue foto do eixo piloto (ANTES DE DAR O ACABAMENTO) soldado para quem quiser fazer ter uma idéia e para vocês avaliarem............
Repito: Após solda, SEM O ACABAMENTO FINAL!
Galera, postei a foto da solda do eixo piloto para a rapaziada aqui do fórum dar uma olhada e opinar, mas ninguém comentou........SERÁ QUE FICOU RUIM???
anderson_wzorek
17/06/2007, 15:29
Fala alexandre td certo?
Qual o processo de soldagem que fui utilizado para alongar o eixo piloto?
aparentemente ficou bom,mas dependo o processo empregado aparencia não significa nd,passa mais informações ai para podermos avaliar
abraços
lucciano amaral
18/06/2007, 09:44
Fala alexandre td certo?
Qual o processo de soldagem que fui utilizado para alongar o eixo piloto?
aparentemente ficou bom,mas dependo o processo empregado aparencia não significa nd,passa mais informações ai para podermos avaliar
abraços
Concordo amigo anderson.
Alexandre Targino
23/06/2007, 09:04
Pessoal , por favor ajudem!!!
Como falei o motor de opala 4cc com câmbio original já esta montado no lugar, só que:
Não estamos conseguindo instalar o acionamento da embreagem, O GARFO ESTA BATENDO NA CAIXA DE DIREÇÃO ORIGINAL, como devo proceder a instalação????
Comprei a pedaleira suspensa de Opala (Freio e Embreagem),pensando em facilitar a instalação, mas devido ao problema acima (a caixa de direção esta atrapalhando a instalação.......)
O QUE FAZER????????
anderson_wzorek
23/06/2007, 09:34
Fala Alexandre...
Teria fotos do seu problema?
descreve bem ai oque realmente esta acontecendo,vamos tentar solucionar isso
abraços
Alexandre Targino
24/06/2007, 10:55
Vou postar umas fotos........
Mas vou tentar descrever o problema:
O motor de opala e o câmbio original de 4marchas já estão colocados no lugar, inclusive o radiador conseguimos mante-lo no lugar original.....CONTUDO O ACIONAMENTO DA EMBREAGEM ESTA BATENDO NA CAIXA DE DIREÇÃO ORIGINAL DO JEEP, INCLUSIVE BATENDO A BARRA DE DIREÇÃO QUANDO SE ENROLA A DIREÇÃO........Alguém que já colocou motor de oplala com câmbio original teve problemas com a direção atrapalhando o acionamento da embreagem (garfo, cabo de aço, etc.....)
valdir rainer
24/06/2007, 19:08
Pessoal , por favor ajudem!!!
Como falei o motor de opala 4cc com câmbio original já esta montado no lugar, só que:
Não estamos conseguindo instalar o acionamento da embreagem, O GARFO ESTA BATENDO NA CAIXA DE DIREÇÃO ORIGINAL, como devo proceder a instalação????
Comprei a pedaleira suspensa de Opala (Freio e Embreagem),pensando em facilitar a instalação, mas devido ao problema acima (a caixa de direção esta atrapalhando a instalação.......)
O QUE FAZER????????
A solução do seu problema está no numero 6http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=81655&d=1179450538
valdir rainer
24/06/2007, 19:15
A solução do seu problema está no numero 6http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=81655&d=1179450538
Nesta foto vc terá uma idéia melhor do que estou falando.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=81665&d=1179452278
Alexandre Targino
09/07/2007, 10:42
Pessoal, acabamos de concluir a adapatação do motor de opala 4cc com o câmbio original de 4marchas, ficou Show de bola......fizemos dois dias de teste pesado com a viatura, MUUUUITA LAMA e ÁGUA e a viatura se saiu muito bem, para vocês terem idéia até carroça puxada a tração animal (cavalo) encontramos no caminho atolada!!!!!
O motor (ZERO) esta respondendo muito bem!!! Passou a trilha toda no 4x2 (não estva conseguindo engatar o 4x4!) e uma parte no 4x4 ...a reduzida não teve jeito de conseguir engatar
Vou postar algumas fotos da adaptação para vocês darem uma olhada como ficou legal.........como tive dificuldade na adapatção com a caixa de direção original, acabei trocando pela caixa de direção do passat + barras Fiat e Kombi e acabei instalando o hidro-vácuo do opala além de pedaleira suspensa!!!!!
Antes e Depois da trilha constatei os seguintes problemas:
1 - Quando piso na embreagem apresenta um barulho como se fosse ferro arranhando.....O que pode ser????
2 -Dificuldade de engatar a 1 marcha e ré (entram arranhando....)...estou achando a embreagem muito baixa.......Não consegui engatar a 4 marcha.....
3 - Depois de lavar a viatura e depois de muita insistência conseguir engatar a 4 x 4 reduzida.....Qual o procedimento/sequência das alavancas???
OBS: O volante da embreagem esta exposto pois ainda não encontrei a capa de baixo para vedar e muito menos a coifa para proteger o garfo....
4 - Coloquei o hidro-vácuo / bomba tudo novo!!! de opala, o freio ficou muito bom, só que o pedal esta muito baixo...só começa a freiar com o pé no fundo do pedal.......onde regulo?????
Pro pessoal q esta adpatando o motor do opala , alguem ja viu essa adaptação ? Motor Opala a alcool com caixa de chevete 5 marchas ? qual seri a amelhor caixa a do chevete 1.0 ou do 1.6 ?
Edson CJ-5
10/07/2007, 18:21
Boa tarde Alexandre e Amigos do Forum,
Esta é minha primeira mensagem, mas acompanho o Forum ha tempos e aprendi a mexer no meu CJ graças ao Forum, inclusive esta adaptação do GM4 + cambio original 4M. Bom...no meu caso também ocorreram algumas coisas assim:
1- O barulho de ferro na embreagem era o garfo com folga (quase solto lá dentro he..he..) que regulei no parafuso a direita na capa seca do opala (não esqueça que ali deve ir uma contra porca).
2- A dificuldade para engatar 1ª (e ré), quando regulei o garfo também ajustei a altura no pedal (pelo mesmo parafuso e pela trava do cabo na outra ponta (pedaleira, no manual do Opala tem esta regulagem, se precisar de um alô)
3- A sequencia das alavancas está correta, (com o Jeep parado rs...):
1° 4x4 depois (se necessário a reduzida) não somente a reduzida sem 4x4(também por que deve ter uma trava lá que não deixa engatar) sem 4x4 para não jogar todo torque somente nas rodas traseiras, as vezes relatam que ir para frente e para traz um pouquinho (no bom sentido) ajuda.
A tampa da capa seca "lata da capa seca do Opala" achei num desmanche em SBC, mas tá ficando rara, no Josewal www.josewal4x4.com.br (http://www.josewal4x4.com.br/) tem em fibra e o pessoal lá (Sr. Anisio & Cia) é bem bacana.
Quanto ao hidro (servo-freio) do Opala tb. coloquei no meu, mas este caso não tem jeito... é o cilindro mestre... o meu está igual, dizem que o da F-1000 dá certo, tem tópico falando sobre isto, e tb ouvi que no Garra www.garra4x4.com.br (http://www.garra4x4.com.br/) (Rodrigo) já tem pronta com furação do opala.
Amigo Santoro, sobre o cambio do chevette no Opala tem um topico bem extenso vou procurar e te passo.
É isso aí pessoal, caso eu tenha dito alguma besteira peço por favor que me corrijam.
Ainda tenho algumas duvidas caso alguém possa me ajudar ficarei muito grato:
1-É necessario colocar a luva de cobre na moringa do câmbio original 4Marchas para compensar a (pouca) folga rolamento da embreagem do Opala? No cambio de 3M o diamentro da moringa realmente é menor, mas no 4M (original Jeep)é quase igual ao do Opala.
2-É necessário colocar a tal bucha de bronze (ou outro material) no volante do motor para apoiar o eixo piloto? (essa foi kgada minha) coloquei o câmbio e não reparei se tinha alguma coisa lá, só sei que entrou (no bom sentido) e não topou em nada.
Por enquanto obrigado a todos!!!
Edson CJ-5 '71
bernardão_57
11/07/2007, 10:37
Amigo BUICA , neste tipo de adaptação por aqui nós utilizamos a embreagem do opala, para isso corta se o eixo piloto original e solda se a ponta do eixo piloto do opala ( observe que distancia deverá ser precisa e a solda deve ser feita de preferencia num torneiro que sabe fazer um trço que aguenta e depois "alizar" a peça ) , quanto as outras adaptações que citou , vc tambem deve fazer , aproveite e coloque o servofreio (ou hidrovacuo) do opala com o cilindro mestre da D20, tem 3 modelos e um deles se encaixa perfeitamente no burrinho mestre da D20,
OBS , na compra da pedaleira no ferro velho peça o conjunto completo , ou seja, pedaleira e suporte do hidrovácuo que eles se encaixam ( é mole mole )
Ola!!! Peço mais uma vez a ajuda de vcs, vamos ver se dessa vez alguém me responde, pois já fiz perguntas em outros tópicos e não obtive resposta.Pode ser que minhas perguntas são muito básicas mas enfim... é perguntando que se aprende, não é mesmo??? Bom,comprei o servo freio do opala completo isto é: veio junto o cilindro mestre com o reservatório para fluído de freio. Este cilindro mestre(opala) não é compatível para o JEEP, posso usa-lo na instalação? Porque vc se referiu ao cilindro mestre da D-20? Obrigado e aguardo respostas de alguém
lucciano amaral
11/07/2007, 12:37
Bernardao vc pode sim usar o conjunto de servo freio do opala, mas o da d20 te dara um resultado melhor, frenagem mais segura, mas os dois sao bons, eu uso o da f1000 (o hidrovaco menor da f1000). espero ter ajudado, abraços
Alexandre Targino
12/07/2007, 11:48
Bernadão,
No meu caso uso também todo o sistema (servo freio, cilindro mestre, reservatório,etc) do Opala. Inclusive coloquei tudo NOVO e ainda não coloquei freio a disco, mantenho o sistema original........
O freio melhorou muito, piso e tenho a resposta muito boa.....
O único incoveniente que achei é que o freio ficou "muito baixo" ou seja o freio só começa efetivamente com o pedal de freio pisado quase que até o fundo.........isto esta me encomodando, preferiria o freio "mais alto" e não sei como fazer esta regulagem...........Alguém no fórum saberia?????
Alexandre Targino
12/07/2007, 11:56
Edson, excelente sua primeira mensagem no fórum!!!!
Este final de semana vou levar o jeep no meca para olharmos a regulagem do garfo, embreagem, rolamento do disco de embreagem, etc para ver se solucionamos o problema das marchas arranhando.......com a 3 alavanca na neutra as marchas entram fácil......mas com a 3 alavanca engatada para trás (normal) elas já não entram fácil.........
Acho que vou precisar abrir também o câmbio, pois a 4 marcha não quer entrar de maneira nenhuma.........
** Comprei a famosa "coifa ou guarda pó" de proteção do garfo e aproveitarei para instalar.....já a tampa da capa seca ainda não a encontrei e aí é bronca pois deixar o volante da embreagem exposto.........
Segue fotos da famosa "coifa ou guarda pó" de proteção do garfo para conhecimento de todos...
Em relação ao freio:
Usei o hidrovacuo do Opala e o cilindro mestre da Toyota, deu certinha e o freio ficou Show (vou ainda comprar os disco de freio)
Em relação à adaptação do motor de Opala.
Fiz o primeiro teste do motor do Opala com a caixa de marcha original 3 marcha, ficou show, apesar de estar apresentando problema na embreagem, alguma coisa aconteceu, pois as marcha param de entrar e eu tenho que regular no cabo, o estranho que na trilha regulei 3 vezes, acho que a regulagem do parafuso da caixa seca deve estar ficando solto..... (tenho que verificar)
Em relação a caixa de direção do Santana:
Ficou muito Show, apenas tive problema no alternador do Opala, pois tive que colocar o alternador para cima, na posição original ele ficou batendo na barra de direção.
Em relação a pedaleira:
Não gostei do acelerador, pois o conjunto do Opala que comprei ficou bom a embreagem e freio, o acelerador tenho que arrumar, está dando canseira ele. Há, existe uma regulagem no eixo do hidrovacuo com o pedal do freio, existe uma forquilha que não veio, assim não tive com regular bem, essa semana consegui essa peça e irei realizar uma regulagem melhor.
Ainda vou fazer:
Vou comprar a bobina com do GOL MI para substituir a minha, pois coloquei ignição eletrônica e falaram que a bobina do GOL MI é uma estupidez de bom.
Problemas para resolver:
Comprei duas ventoinha eletrônicas, mais está consumindo muita bateria, a ventoinha mecânica não deu para colocar por causa dela estar batendo nos canos do radiador. Até comprei um radiador do Vectra, mais ainda não fiz o projeto para isso, vou levar mais um pouco para refrigeração do motor...tenho que estudar para fazer um bom projeto..
lucciano amaral
12/07/2007, 19:01
Buica, eu uso os pedais do opala, mas somente a embreagem e freio, o acelerador uso do gol, ficou bem melhor, pode experimentar que vc vai gostar.
Edson CJ-5
13/07/2007, 21:22
Valeu Alexandre!
Obrigado por ter respondido minha mensagem!!!:dance: Qualquer dúvida estamos aí...
Como você falou que ia verificar a regulagem da sua embreagem neste fds, estou anexando cópia do manual do Opala sobre este assunto, pode ser até moleza pro Meca, mas é sempre bom a gente saber também.:concordo:
Buica,
Quanto ao parafuso da capa seca que afrouxa, o meu tambem estava assim é por causa da contra porca, tem foto no anexo, no meu...e eu pensei que a embreagem estava assentando, haja assentamento!:parede:
Edson CJ-5 '71
Tem razão, eu estou sem a contra porca do parafuso do garfo da caixa seca do Opala, regulei e voltou a ficar show a minha embreagem.
Vou precisar comprar essa porca, vou precisar saber o modelo para comprar..
Alexandre Targino
18/07/2007, 13:53
Edson excelente o material anexado!!! Só não consegui identificar a contra-porca neste manual....seria a de código 0796???
Outra coisa o parafuso de regulagem indicado na figura 6-F da página 105 seria qual item da fig. 5-F (página 104)??
Ainda não levei o jeep para a oficina , espero esta semana..........
Edson CJ-5
18/07/2007, 18:15
Olá Alexandre,
Contra porca OK! = cód. 0.796(pág. 104)
Parafuso da regulagem(fig. F-6 pág. 105) = pivo 0.796(pág. 104)
Olá Buica,
Vou verificar a medida desta contra porca e te falo.
Edson CJ-5
Edson CJ-5
19/07/2007, 19:23
Olá Buica,
Tenta porca de 1/2" (rosca W, polegada normal). no meu deu certo
Alexandre Targino
21/07/2007, 14:22
Galera, como meu meca ficou doente....a viatura ficou na oficina e ainda não encontramos o problema do barulho na embreagem e as marchas estarem ruins de engatar com o motor ligado.......com o motor desligado as marchas entram fáceis , só a 4 que não entra nem com motor desligado, nem com o motor desligado......ou seja além da embreagem devo estar com problema no câmbio.....
Enquanto não corrigimos este problema na viatura, segue fotos da adaptação do motor de opala 4cc + hidrovacuo e direção de passat....
valdir rainer
21/07/2007, 19:10
Galera, como meu meca ficou doente....a viatura ficou na oficina e ainda não encontramos o problema do barulho na embreagem e as marchas estarem ruins de engatar com o motor ligado.......com o motor desligado as marchas entram fáceis , só a 4 que não entra nem com motor desligado, nem com o motor desligado......ou seja além da embreagem devo estar com problema no câmbio.....
Enquanto não corrigimos este problema na viatura, segue fotos da adaptação do motor de opala 4cc + hidrovacuo e direção de passat....
Olá Alexandre como vai?
Alexandre quando eu falei para vc não mexer no seu cambio vc não acreditou em mim,dei todas as dicas possiveis para vc ,inclusive com varias fotos ,no fim vc acabou colocando o motor bem perto da parede corta fogo.
Uma dica que eu te dou é ,tire aquele filtro de gasolina de cima do distribuidor,fassa com que ele passe bem longe dele.
Mais uma coisa se vc não colocou flexivel naqueles caninhos de freio,coloque o quanto antes,porque é perigoso quebrar com o balanço da carroceria em cima do chassis.
Quanto ao barulho,provavelmente o garfo da embreagem deve estar pegando no plato,que antes de ser regulado pelo cabo deve ser primeiro regulado pelo parafuso,que é unicamente aonde deve ser regulado.
O problema de não entrar as marchas pode ser pelo motivo que te disse assima ,ou pode ser o eixo piloto que está prençando o disco contra o volante.
Agora de a 4 marcha não entrar pode ser que escapou os cavaletinhos da luva sincronizadora.
Mas antes que alguem caia de pau em cima de mim ,isso tudo que eu falei ,são só deduções.
O certa é desmontar e examinar .
Um abraço e boa sorte.
valdir rainer
21/07/2007, 19:15
Ja ia me esquecendo ,fica de olho na temperatura do motor ,porque pela fóto paresse que o motor está um pouco longe do radiador,o ideal seria vc colocar uma ventuinha eletrica.
No meu jeep eu uso a do vectra.
Alexandre Targino
22/07/2007, 10:47
Valdir meu amigo!!! você com certeza vem me ajudando muito!!!
Só não instalei o câmbio como você falou porquê infelismente meu meca não estava conseguindo e "tercerizou" o serviço de instalação do câmbio e por tabela a instalação do hidrovácuo. O câmbio eles acharam melhor usar o flange da garra 4x4 para o motor não ficar próximo da parede corta fogo........mas não sei porquê mesmo assim o motor ficou próximo né?
Como finalizamos a parte maior do serviço que é a adaptação.... colocamos a viatura para o teste de fogo (lama, muita lama!!!!) e a embreagem/marchas estavam muito boas.....só que depois de 2 dias de teste PESADO e com a embreagem exposta (sem a capa de proteção do disco e borracha do garfo) a embreagem apresentou estes problemas.......Agora chegamos ao ponto do "acabamento" ou seja os ajustes! e as opiniões de todos aqui do fórum são todas bem vindas.
Valdir gostei muito da sua análise e comentários! Com certeza vou ajeitar a posição do filtro de combustível!!!
Quanto a ventoinha do vectra desculpe a ignorância....mas o que teria que comprar??? A ventoinha seria a Hélice??? É só comprar e instalar ou tem que adaptar????
Outra coisa os flexíveis seria substituir os canos rígidos inclusive o que saí do reservatório de freio por tubos flexíveis, ou só os que passam por baixo da carroceria???? Você teria a referência deste tubos flexíveis????
Muito obrigado Valdir pela opinião! e estou aberto a sujestões/críticas de todos sobre a adptação que fiz na viatura!!!
joão k. chikui
22/07/2007, 12:09
Grande Valdir
E este tipo de filtro retém poeira fina ?
Alexandre Targino
23/07/2007, 10:28
João, este filtro que coloquei é um filtro esportivo (tipo competição) que retem poeira fina e que sanou o problema de adaptação do motor de opala 4C e o hidrovácuo que é o problema do filtro de ar do opala topar no hidrovácuo........
Mas já estou pensando em colocar um mangote e colocar o filtro para dentro da viatura, pois estou com receio de bater água no filtro (já que ele não tem tampa de proteção) e dar o famoso calço hidráulico.....se bem que se bater água no filtro de ar é sinal que a viatura virou um submarino...hehehehehehe
valdir rainer
24/07/2007, 19:46
Valdir meu amigo!!! você com certeza vem me ajudando muito!!!
Só não instalei o câmbio como você falou porquê infelismente meu meca não estava conseguindo e "tercerizou" o serviço de instalação do câmbio e por tabela a instalação do hidrovácuo. O câmbio eles acharam melhor usar o flange da garra 4x4 para o motor não ficar próximo da parede corta fogo........mas não sei porquê mesmo assim o motor ficou próximo né?
Como finalizamos a parte maior do serviço que é a adaptação.... colocamos a viatura para o teste de fogo (lama, muita lama!!!!) e a embreagem/marchas estavam muito boas.....só que depois de 2 dias de teste PESADO e com a embreagem exposta (sem a capa de proteção do disco e borracha do garfo) a embreagem apresentou estes problemas.......Agora chegamos ao ponto do "acabamento" ou seja os ajustes! e as opiniões de todos aqui do fórum são todas bem vindas.
Valdir gostei muito da sua análise e comentários! Com certeza vou ajeitar a posição do filtro de combustível!!!
Quanto a ventoinha do vectra desculpe a ignorância....mas o que teria que comprar??? A ventoinha seria a Hélice??? É só comprar e instalar ou tem que adaptar????
Outra coisa os flexíveis seria substituir os canos rígidos inclusive o que saí do reservatório de freio por tubos flexíveis, ou só os que passam por baixo da carroceria???? Você teria a referência deste tubos flexíveis????
Muito obrigado Valdir pela opinião! e estou aberto a sujestões/críticas de todos sobre a adptação que fiz na viatura!!!
Olá Alexandre ,desculpe a demora para responder.
Ai vão algumas fotos de como eu faço e qual o flexivel que eu uso.
Ésta adaptação eu fis ja fas uns 3 anos e até agora está tudo em ordem
A ventuinha tem que ser completa,pode ser do astra tb,para adaptar é muito facil.
Um abraço,qualquer duvida é só perguntar.
valdir rainer
24/07/2007, 19:54
Ai vai mais uma fóto Alexandre.
valdir rainer
24/07/2007, 20:07
Grande Valdir
E este tipo de filtro retém poeira fina ?
Olá João como vai?
João no meu jeep eu uso o filtro de ar do tempra ,e quando eu vou faser trilha eu engato a mangueira do esnorquel nele.
veja como ficou no meu jeep cj3.
Esse filtro que vc falou,com serteza não serve para faser trilha.
Um abraço .
Aproveitando,Alexandre não esqueça de ligar os respiros da tampa de valvulas.
lucciano amaral
25/07/2007, 10:08
Olá João como vai?
João no meu jeep eu uso o filtro de ar do tempra ,e quando eu vou faser trilha eu engato a mangueira do esnorquel nele.
Um abraço .
Amigo Valdir qual o carburador que vc ta usando no seu motor de opala? abraços
Alexandre Targino
25/07/2007, 16:38
Olá João como vai?
Um abraço .
Valeu Valdir!!! As fotos dos flexíveis ficaram boas de intender inclusive com referência!!! Show de bola!!
Vou dar uma olhada no serviço que o "terceirizado" fez e ver se ele colocou estes flexíveis...vou ver se posto umas fotos para avaliarmos o serviço....
Será que este filtro que coloquei (Esportivo) corro o risco dele aspirar água???
Como faço para ligar os respiros da tampa de válvulas?? Coloco mangueira nela e conecto aonde???
valdir rainer
25/07/2007, 20:29
Amigo Valdir qual o carburador que vc ta usando no seu motor de opala? abraços
Olá Luciano,agora eu estou usando o 3E, antes eu usava o solex duplo,mais ele apodreceu com o alcool.
Com o solex duplo ele andava muito mais.
Pretendo troca-lo no futuro.
Um abraço.
valdir rainer
25/07/2007, 20:38
Valeu Valdir!!! As fotos dos flexíveis ficaram boas de intender inclusive com referência!!! Show de bola!!
Vou dar uma olhada no serviço que o "terceirizado" fez e ver se ele colocou estes flexíveis...vou ver se posto umas fotos para avaliarmos o serviço....
Será que este filtro que coloquei (Esportivo) corro o risco dele aspirar água???
Como faço para ligar os respiros da tampa de válvulas?? Coloco mangueira nela e conecto aonde???
Alexandre com certeza se vc entrar num atoleiro muito fundo ,com agua ,vc vai ter problema com esse filtro.
Ai vai as fotos de como vc deve colocar as mangueiras.
Vc vai ter que adaptar em algum lugar neste filtro do seu jeep,mais o ideal seria vc colocar igual ao meu.
Não coloque filtro de ar muito pequeno para motor de opala,tem que ter uma boa entrada de ar.
Um abraço.
Luciano SHAKALL
25/07/2007, 21:48
"... no meu jeep eu uso o filtro de ar do tempra ,e quando eu vou faser trilha eu engato a mangueira do esnorquel nele ... Valdir, agora vc me deixou na dúvida... :pensativo: Esse teu filtro é da marca MANN (com a "carcaça" de plástico)?
Eu vi um igualzinho (tava procurando pra comprar) em um "ferro-velho" e o cara me disse que era de Kombi... :shock:
Outra coisa: Em uma das suas fotos, vê-se uma seta (provavelmente indicando a direção correta do fluxo de ar) na tubulação que vai ao carburador... até aí, tudo bem!
Só que, como a seta está na tubulação e não no filtro "propriamente dito", pode ter sido montada em qualquer abertura do filtro... Porque estou perguntando?
Lá na "sucata" ele (o filtro) tava montado ao contrário do seu... Aí vem a outra dúvida: Ele (esse filtro) tem lado certo de utilização para o fluxo de ar? :pensativo:
[]'s curiosos...
lucciano amaral
26/07/2007, 08:27
VAldir obrigado pela dica do carburador. NA sua resposta anterior vc disse que nao pode colocar filtro de ar com boca pequena para o motor d eopala, eu uso o filtro de ar do corcel I igual ao da kombi, pergunto a vc é o suficiente ou esta pequeno? abraços
Edson CJ-5
26/07/2007, 19:26
Olá a todos,
Waldir, legal suas explicações! eu já pesquisei neste tópico, mas não encontrei nada sobre a moringa e o rolamento do câmbio de 4 marchas original com a embreagem do Opala.
Bom meus amigos, a duvida é a seguinte: na moringa do cambio original do Jeep 4 marchas precisa colocar algum tubo para o rolamento do Opala não ficar com folga?
Eu sei que a moringa do 3 marchas é mais fina, mas a moringa do 4 marchas é quase igual a do Opala. Como o garfo e o sistema é do Opala, acho que não daria certo colocar o rolamento do jeep 4 M.
Obrigado a todos!!!!
Edson CJ-5
valdir rainer
26/07/2007, 22:06
VAldir obrigado pela dica do carburador. NA sua resposta anterior vc disse que nao pode colocar filtro de ar com boca pequena para o motor d eopala, eu uso o filtro de ar do corcel I igual ao da kombi, pergunto a vc é o suficiente ou esta pequeno? abraços
Olá Luciano,
Esse filtro que vc está usando só te dara problemas se vc usar o jeep em viagens longa com velocidade muito alta,o motor tende a esquentar mais .
Mais se vc usa só na cidade vc não terá problemas.
Um abraço
valdir rainer
26/07/2007, 22:15
Olá a todos,
Waldir, legal suas explicações! eu já pesquisei neste tópico, mas não encontrei nada sobre a moringa e o rolamento do câmbio de 4 marchas original com a embreagem do Opala.
Bom meus amigos, a duvida é a seguinte: na moringa do cambio original do Jeep 4 marchas precisa colocar algum tubo para o rolamento do Opala não ficar com folga?
Eu sei que a moringa do 3 marchas é mais fina, mas a moringa do 4 marchas é quase igual a do Opala. Como o garfo e o sistema é do Opala, acho que não daria certo colocar o rolamento do jeep 4 M.
Obrigado a todos!!!!
Edson CJ-5
Olá Edson ,como vai?
Se vc olhar a pagina 7 deste topico vc vai ver algumas fotos que eu coloquei sobre adaptação do cambio 4 marchas original com o rolamento e garfo original do jeep com motor de opala .
Qualquer duvida é só falar.
Um abraço.
Luciano SHAKALL
27/07/2007, 01:01
"... no meu jeep eu uso o filtro de ar do tempra ,e quando eu vou faser trilha eu engato a mangueira do esnorquel nele..."
"...Valdir, agora vc me deixou na dúvida... :pensativo: Esse teu filtro é da marca MANN (com a "carcaça" de plástico)?
"...Ele (esse filtro) tem lado certo de utilização para o fluxo de ar? ..."
Reiterando as perguntas do Post #132 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=432266&postcount=132) ... :mrgreen:
CAmaRAda Valdir, na escuta? :rolleyes:
[]'s ainda curiosos... :pensativo:
lucciano amaral
27/07/2007, 08:41
Olá Luciano,
Esse filtro que vc está usando só te dara problemas se vc usar o jeep em viagens longa com velocidade muito alta,o motor tende a esquentar mais .
Mais se vc usa só na cidade vc não terá problemas.
Um abraço
Obrigado valdir, abraços
Alexandre Targino
27/07/2007, 09:34
Pessoal, depois de gastar uma boa grana $$$$$$$$ no motor ZERADO de opala 4cc que coloquei na viatura para substituir o BF 161 que foi pro saco.....agora vou ter que gastar umas $$$$$$$$$$$ com o câmbio!!!
Como descrevi aqui no tópico o motor ficou show e depois de alguns testes na lama.... a embreagem e mais precisamente o câmbio 4m original começou a apresentar problemas (1,3 e ré entrando forçado e arranhando e a 4 marcha não engatando nem com a marcha no neutro....).
Resultado: Ao abrir a caixa detectamos eixo entalhado ruim e algumas peças necessárias para trocar.......DECIDI SEGUIR O CONSELHO que muitos aqui do fórum já tinham me dado que era colocar CAIXA DE MARCHA DA C10!! e que não tinha feito pois acreditava que minha caixa ainda ia aguentar algumas trilhas....infelismente ela apresentou problemas prematuramente e logo depois de colocar um motor show de bola!!!!
Seguindo os conselhos e por achar que não vale a pena gastar mais com a ciaxa de 4 marchas, fechei o pacote: CAIXA DE C10, EMBREAGEM DE C10, ADPATAÇÃO PARA A TCASE, enfim: CAIXA DE MARCHA DE C10 COM 4 X 4 FUNCIONANDO POR R$ 1.500,00...acho que o preço tá legal o que vocês acham????
Já ouvi muitos comentários com elogio para a caixa de marcha da C10 e o meca se desmanchou em elogios para esta caixa disendo que não teria mais problema com caixa de marcha.........
Espero que estejam certo, pois estando com um motor zerado e colocando esta caixa de marcha estarei com uma viatura extremamente confiável.....pelo menos espero....
Não esperava gastar mais uns $$$$ agora, mas o que é um peido para que já esta todo cagado...........
O que vocês acham? Será que a viatura vai ficar boa????
lucciano amaral
27/07/2007, 10:02
Amigo alexandre, o preço ta bom sim, e caixa da c10 aguenta muito, vc vai ficar com uma mecanica muito boa, parabens, abraços
Alexandre Targino
27/07/2007, 13:48
Outra informação:
A caixa é C10 3 marchas segundo o responsável pela adapatação é uma marcha excelente e que o carro vai desenvolver legal pois as marchas são longas.........perguntei se com o motor de opala e esta marcha dava para pegar estrada e desenvolver 80 km/h e ele falou que sim!!
Será???????
Bruno Pedra
27/07/2007, 14:21
Pessoal, depois de gastar uma boa grana $$$$$$$$ no motor ZERADO de opala 4cc que coloquei na viatura para substituir o BF 161 que foi pro saco.....agora vou ter que gastar umas $$$$$$$$$$$ com o câmbio!!!
Como descrevi aqui no tópico o motor ficou show e depois de alguns testes na lama.... a embreagem e mais precisamente o câmbio 4m original começou a apresentar problemas (1,3 e ré entrando forçado e arranhando e a 4 marcha não engatando nem com a marcha no neutro....).
Resultado: Ao abrir a caixa detectamos eixo entalhado ruim e algumas peças necessárias para trocar.......DECIDI SEGUIR O CONSELHO que muitos aqui do fórum já tinham me dado que era colocar CAIXA DE MARCHA DA C10!! e que não tinha feito pois acreditava que minha caixa ainda ia aguentar algumas trilhas....infelismente ela apresentou problemas prematuramente e logo depois de colocar um motor show de bola!!!!
Seguindo os conselhos e por achar que não vale a pena gastar mais com a ciaxa de 4 marchas, fechei o pacote: CAIXA DE C10, EMBREAGEM DE C10, ADPATAÇÃO PARA A TCASE, enfim: CAIXA DE MARCHA DE C10 COM 4 X 4 FUNCIONANDO POR R$ 1.500,00...acho que o preço tá legal o que vocês acham????
Já ouvi muitos comentários com elogio para a caixa de marcha da C10 e o meca se desmanchou em elogios para esta caixa disendo que não teria mais problema com caixa de marcha.........
Espero que estejam certo, pois estando com um motor zerado e colocando esta caixa de marcha estarei com uma viatura extremamente confiável.....pelo menos espero....
Não esperava gastar mais uns $$$$ agora, mas o que é um peido para que já esta todo cagado...........
O que vocês acham? Será que a viatura vai ficar boa????
Eu avisei, eu avisei, eu avisei... e foi mais de uma vez....
Mané.
Bruno Pedra
27/07/2007, 14:39
Depois de te xingar pelo ato burro de não ter escutado alguns como eu que brigou com essa merda de caixa de willys mais de 1 ano, eu vou te ajudar :razz::razz::razz::razz::razz::razz:
1500,00 na c10 3 marchas ta muito caro...
Acha ai em Recife num ferro velho, uma caixa de c10, não é dificil e com uns 150 a 230 reais, manda seu mecanico desmontar, lavar todas as peças e ver se esta ok....
estando...
A garra4x4 vende uma flange no jeito , ja com entalhado e tudo para caixa de c10 por 330,00 se nao me engano... entra no site deles...
alem disso você vai precisar da alavanca do cambio no assoalho ( a de c10 originalmente é na coluna do volante) a garra vende tambem, custa 240,00 eu acho...
Como voce ja tem embreagem do opala, a unica coisa que voce vai ter que fazer é mandar a capa seca para o torneiro fazer a furacao correta pra aceitar a caixa...
Os cardans devem respectivamente o da frente alongado e o de tras encurtado, poe ai uns 50..60 reais...
e acabou...
Total da Brincadeira
caixa 200
flange 330
alavanca assoalho 240,00
servico cardans e capa seca 100,00
total 870,00
Com a mao de obra do mecanico.. 1000... ou 1100 no maximo..
economizou 400...
Alexandre Targino
27/07/2007, 15:07
Valeu Bruno Pedra, bem que você falou.....mas como não tava com $$$$ sobrando e como achava que minha caixa original estava boa, pensei que ia durar mais tempo.........mas infelismente não durou!
Bruno qual a sua configuração (Motor e Câmbio)???
Seu câmbio de C10 é 3 marchas???? Quanto tempo você usa? Deu algum problema???
Com o motor de opala 4cc zerado + caixa C10 3 marchas acho que não tem como o Jeep apresentar mais problemas "grandes", né???
Com esta configuração acho que já da para viajar para as trilhas no próprio Jeep sem precisar mais rebocar, né??
Bruno Pedra
27/07/2007, 15:18
Poisé ta vendo, o barato saiu caro...
Meu motor é opala 4cc retifiquei ele completo a 2 meses...
A minha caixa é a de c10 3 marchas...
Esquece problemas com caixa depois que voce instalar... não quebra de jeito nenhum....
Da pra viajar numa boa...
Edson CJ-5
27/07/2007, 18:19
Olá Edson ,como vai?
Se vc olhar a pagina 7 deste topico vc vai ver algumas fotos que eu coloquei sobre adaptação do cambio 4 marchas original com o rolamento e garfo original do jeep com motor de opala .
Qualquer duvida é só falar.
Um abraço.
Obrigado pela ajuda Valdir!!
Vou verificar, é que só tenho disponível o garfo e o rolamento do Opala! minha capa seca, pedaleira e cabo(chevette) tbem é do Opala, fiquei na dúvida sobre esta folga (mínima) no rolamento do Opala na moringa do Jeep 4 marchas, caso não tenha jeito, vou atrás do garfo e rolamento do Jeep.
Inclusive já havia montado e dei umas voltas... não deu pau, não sei com o tempo ...
Valeu!!!
Edson CJ-5
Luciano SHAKALL
31/07/2007, 20:06
Valdir (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=9664), te enviei uma "MP". ;-)
[]'s
Alexandre Targino
13/08/2007, 10:50
Pessoal a viatura continua no estaleiro......mas pelo menos sei que quando ela sair ela vair estar BASTANTE CONFIÁVEL!!!
Como todos sabem depois de colocar o motor de opala 4cc zerado com o cÂmbio original de 4m......o câmbio não aguentou e começou a entrar arranhando as marchas e não entrar a 4m......
Agora estou instalando a marcha de C10 conforme bem orientado pelo Bruno Pedra!!!
Segue fotos do câmbio da C10 que estamos fazendo...já adaptamos a alavanca do câmbio no assoalho já que a original é marcha royal.....
Estou ansioso em testar a resistÊncia da viatura e em me adaptar com o câmbio já que a 1 é para trás!!!
Alexandre Targino
27/08/2007, 13:49
A instalação do câmbio da C10 esta quase concluido, só estamos dando uma olhada na reduzida pois esta apresentando ruído -->> RONCANDO, para verificar o que se trata: se rolamento ou eixo entalhado.......se for eixo não vou mecher, pois como se trata de reduzida acredito que aguente um bom tempo.....o único incomodo é o ronco....
Aproveitamos para fazer uma revisão na viatura, como já tinha postado antes o pedal do freio estava muito baixo...conectamos a saída das válvulas ao Servo freio e retiramos os tambores para ver as pastilhas de freio, como estava muito gasta estamos trocando todas as fitas de freio por fitas de freio da Toyota Bandeirantes antiga.......acredito que depois disto vamos melhorar o freio.....
lucas-salvalaggio
20/08/2010, 20:53
Ae pessoal desculpa me intrometer, mas estou colocando um motor de opala 4cc no meu jeep willys 1951, e gostaria de saber a velocidade media que ele vai adquirir.
remaretti
27/04/2011, 23:48
xii,camarada,to com o mesmo problema que o seu,no meu cj2 51 ate ia comprar a chapa do opala,mas como vc disse que nao da certo nem vou,espero que alguen nos ajude,barro nem pensar,a embreagen vai embora na primeira.valew,
joao cj3a
29/04/2011, 11:46
opa remaretti, tenho um cj3a com motot de opala e caixa 3 marchas seca, nunca me deu problemas, inicialmente montem sem flange (capa seca do opala refurada disco do jeep plato e volante do opala com comando pelo pedal do jeep sem cabo apenas vareta) mas o motor as vezes rsapava na aprede de fogo, assim coloquei um flange e enmendei o piloto, a caixa era velha e ninca deu problema agora reformei ela inteira e espero rsrsr que não de tambem, qualquer dúvida é só falar
Pinduc4x4
21/10/2011, 21:45
Pessoal.
Meu jeep tem motor de opala 4cc, estava pensando em colocar a caixa 4m do opala.
Da certo na questão da caixa reduzida?
precisa de adaptação?
Me ajudem ai Jeepeiros!
georgevalle
22/10/2011, 10:23
Procura a caixa 4 marchas dos opalas 82 em diante a carcaça é igual aos das caixas de chevete que ja tem kit pronto para adaptar na reduzida, com certeza vai ficar bom.
Manda pelo correio, fica baratinho.
Troquei uma coroa/pinhão com o Leovalle, ficou 32,00 (eu acho) para envio.
Manda como encomenda simples e, o eixo piloto pesa quase a mesma coisa que só o pinhão.
amigos, meu jeep e caixa 4m original como faço para adaptar no motor de opala? ou e a mesmas coisas do 3m? agradeço
Roberto Reis
14/11/2011, 17:59
Boa noite: Ninguém aqui usa o cambio do Chevette 5 marchas 92 acima, adaptado na capa seca do Opala moderno, com o kit para reduzida Willys e motor 6cc do Opala? Estou pensando nessa configuração para a minha F-75. Alguém se aventura a opinar sobre isso? Fica bom?
Este flange é o do Coelho? A caixa é de 5 ou 4 marchas?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/75029d1172779797-motor-de-opala-com-o-cambio-original-do-jeep-jeep2007-017.jpg
Desculpem pela Poeiraaa
mas mesmo limpando ela sempre volta para as coisas que estão paradas ( que triste isso)
[]'s!!
matrakaum
26/08/2014, 16:57
Ressuscitando o tópico...
Estou precisando dos parafusos ou as medidas dos mesmos que fixam os suportes do alternador, aquele que fica em cima do coletor de escape e do suporte do compressor do AC.
Aliás se alguém tiver os suportes jogados por aí me interessam tb.