PDA

Ver Versão Completa : sistema de injeção monoponto no OHC

Carlos Alberto da Silva
26/02/2007, 21:24
Ola seria possivel instalar um sistema de injeçao monoponto no motor OHC, para funcionar com alcool e qual seria o indicado

joão k. chikui
26/02/2007, 21:30
Carlos
Mais fácil um Ap1.8 i ou 2000 i. Adaptação definitiva.

joão k. chikui
26/02/2007, 21:32
Carlos , e que tal um 2.3 da ranger moderna, 8 velas?

turboroe
27/02/2007, 00:30
Só um complemento:
O 2.3 OHC com 8 velas é da ranger ANTIGA, que era injetado.
Mas eu duvido que alguém ache um cabeçote com injeção completo e funcionando por aí.

O motor das rangers modernas é o 2.3 DURATEC, que é outro projeto e não tem peças intercambiáveis com o OHC.
:-D

Eu colocaria o dos AP 2.0 mesmo, é bem bom.

joão k. chikui
27/02/2007, 06:20
Turboroe
Obrigado pelos esclarecimentos
É que perto de um jeep 51 tudo é moderno. Uma vez vi um jeep com motor desses de 8 velas, andava muito!
lógico que se fosse meu partiria par um AP injetado.

Cavalcante
27/02/2007, 06:36
Carlos, a princípio uma injeção monoponto qualquer funciona com qualquer motor. Basta fazer uma flange para instalar a TBI no lugar do carburador, instalar a sonda lambda no escapamento, próximo ao coletor e usar um módulo de injeção programável mapeado. Com isso não se usam os outros sensores. Não é o ideal, mas já é um baita avanço em relação ao carburador.

Para configurar a injeção (mapear) é que dá um pouco de trabalho, e se não tiver cuidado pode danificar bastante o motor na primeira ligada...

ribon
27/02/2007, 07:15
Carlos,

Tem um amigo que fez isso em um 4cc de Opala e ia fazer em um segundo motor para outro jeep... Só que mudou o projeto e hoje esta vendendo todo o sistema do segundo motor... Se tiver interesse me mande uma MP.

[ ]´s

Cavalcante
27/02/2007, 07:20
Carlos, agora fica mais fácil ainda. Tudo mastigadinho, hehe.

p.peleje
27/02/2007, 15:58
Mais um caso com aquela velha história: se for somar tudo depois de pronto, vai ver que ficou mais caro que colocar um motor injetado de fábrica. Qdo der manutenção vai ser mais cumplicado que um original.
Tem uma série de sensores que não vai ser possível colocar, o módulo vai trabalhar sempre com erros no sistema.

[]s

Peleje

Cavalcante
27/02/2007, 16:58
Peleje, é só cotar direitinho:
A preços da Crestana, que não é exatamente um exemplo de barato...

Sistema simples, capado e mesmo assim muito melhor, INMHO, que carburador:
TBI do gol 1.6 CLI monoponto e módulo de injeção HIS dos mais simples: R$ 1000,00. Tudo novo, zerado. Esse módulo trabalha com mapeamento com base na posição da borboleta e rotação do motor. Só, nenhum sensor a mais. Arranca o bura e põe isso no lugar. No máximo, uma flange, e uma tampa para a admissão e conexão ao filtro de ar.

É bastante limitado, mas ainda assim é muito mais fácil mudar o mapeamento no teclado do módulo do que trocar giclês e etc até afinar o motor, sem contar que sujou o bura, já era a afinação.

Tem outros módulos por aí, mais baratos e mais caros. E também tem sempre a chance de achar uma tbi em boas condições em um desmanche. Outro dia perdi uma no ML por 100,00...

Isso pra um sistema básico, depois é só ir incrementando, e todos os sensores podem ser adaptados em qualquer motor. É só ter um pouco de criatividade, hehe. Mas é bem verdade que ninguém aqui adapta nada em carro nenhum, né? ;)

Mas, gosto é gosto, né?

fontana
27/02/2007, 17:29
Ola seria possivel instalar um sistema de injeçao monoponto no motor OHC, para funcionar com alcool e qual seria o indicado

to fazendo.......hehehehehe......
to juntando peças pra injetar meu OHC do Maverick.....
pretendo utilizar sistema multiponto, to vendo pra comprar um sistema completo bosch motronic do Vectra......
logico q vai dar serviço e tal, mas em termos de economia e desempenho compensa......
oq precisa seria um corpo de bbleta adequado ao tamanho do motor, bicos adequados tmb, sensores, atuadores e chicotes e modulo.........
penso em colocar uma motronic pela simplicidade e pq vai casar com o OHC...
o vectra tem 116cv, o OHC 99.......logico q depois de injetado vai ganahar alguns cvs, sendo q não vai ser preciso quase nenhuma alteração.....
não vou mexer em chip e mais nada, apenas acertar bicos e ponto inicial, e pressão de combustivel.......

não sei como vai ficaria num veiculo off road quanto ao barro e agua nos chicotes......mas tmb se tiver tudo vedado funciona até de cabeça pra baixo......

p.peleje
27/02/2007, 17:51
Peleje, é só cotar direitinho:

TBI do gol 1.6 CLI monoponto e módulo de injeção HIS dos mais simples: R$ 1000,00. Tudo novo, zerado.

POis é, vc já disse tudo. R$1.000 até aqui, mais uma grana pra fazer chicote, mais uma grana para remapear e ajustes finos. Qto vai dar? No minimo R$1.500. Agora sabe qto paguei no meu AP MI ano 2003 completissimo. R$1.800, num motor que mal rodou 6 meses.

Vira e mexe acho 4.1MPFI por R$2.000. 4.9i da F1000 já achei pelo mesmo preço do AP

Mas cada um, cada um.

Outra coisa: adaptar não significa ter problemas futuros na hora da manutenção, ou ficar na mão de apenas um fornecedor. POde adaptar usando apenas peças originais o que facilitar e muito a manutenção posterior.

[]s

Peleje

Cavalcante
27/02/2007, 18:29
Não Peleje, 1000 reais mais a eventual flange e só, não tem chicote, vem tudo junto com a tbi e módulo nesse preço, e como eu disse, com coisa nova. Se for usado pode cair barbaridade, é coisa de oportunidade... Mapear é, como diz um amigo, boi baba bico. Parte-se de uma configuração conservadora e vai acertando até chegar na relação ideal desempenho/economia pro cara. E são peças originais e de mercado, exceto o módulo. E tem mais uns 5 fabricantes nacionais de módulos que operam assim, sem sensores, então fica fácil trocar um pelo outro.

Agora o outro lado: R$1.800 de motor, mais uns 1.000 de flange, radiador, ventuinha, suportes e coxins, etc e tal, mais uns 1.000 de mão de obra, mais uns 300 pro despachante acertar o documento, tudo chutado baixo sem contar idas e vindas da garagem pro mecânico ou pra loja (tá, pode ser que nos componentes eu tenha chutado alto, num sei) já deu R$4.100. Não acha que é muito prum cara que já tem um motor em boas condições e só quer dar uma atualizada nele?

Carlos Alberto da Silva
27/02/2007, 18:54
Ola, Cavalcante este modelo que vc fala e usado em qual carro e ele trabalha com o alcool.

Cavalcante
27/02/2007, 19:21
A TBI é do gol CLI 1.6 monoponto. E é um exemplo. Não sei ao certo se essa TBI vai atender às necessidades do seu motor, principalmente quanto ao fluxo de ar. Aí eu peço ajuda aos universitários ;). O módulo é um módulo universal e, como eu disse, capado. Atua no bico baseado simplesmente na rotação e na posição da borboleta, injetando mais ou menos combustível conforme uma programação pré-estabelecida. Sem saber condições estequiométricas, temperatura do motor, velocidade do carro, quantidade de ar, etc. E sem interagir com a ignição, o que seria ideal.

O sistema assim fica como um "carburador eletrônico", com a vantagem de obedecer ao que foi previamente programado, e de facilitar alterações e afinações, sem ter que trocar flautas, giclês, etc.

Quanto ao combustível, tudo fica igual ao carburado. Tem de mecher no ponto, ver se a taxa de compressão é adequada, etc. Aí já não depende da injeção. Corrijam-me os mais entendidos no assunto se preciso, por favor. Male male conheço por cima a eletrônica do negócio.

Carlos Alberto da Silva
27/02/2007, 19:42
valeu e que eu tenho facilidade de encontra este material por este motivo que estou querendo ver os pros e os contras, como vc falou afinar o bura que e o problema.

Cavalcante
27/02/2007, 20:28
Então se encontrar $fácil$ passa a fonte pra gente! A casa agradece! ;)

p.peleje
28/02/2007, 09:00
Agora o outro lado: R$1.800 de motor, mais uns 1.000 de flange, radiador, ventuinha, suportes e coxins, etc e tal, mais uns 1.000 de mão de obra, mais uns 300 pro despachante acertar o documento, tudo chutado baixo sem contar idas e vindas da garagem pro mecânico ou pra loja (tá, pode ser que nos componentes eu tenha chutado alto, num sei) já deu R$4.100. Não acha que é muito prum cara que já tem um motor em boas condições e só quer dar uma atualizada nele?

Td bem bem que vc exagerou um pouco nos valores, não vou entrar em detalhes pq não é o assunto, porém vc concorda que fica um serviço efetivo?

Este assunto já foi amplamente discutido aqui no fórum!

O que eu não concordo é investir R$1.500 reais num motor que vale R$500.

[]s

Peleje

leovalle
28/02/2007, 09:41
Só um complemento:
Mas eu duvido que alguém ache um cabeçote com injeção completo e funcionando por aí.

:discordo:

O motor da Ranger Twin-Spark (2 velas por cilindro) é 2.5l. É mosca branca, mas existe sim alguns pra se tirar peças. Uso esse motor no velociraptor.

[]'s

joão k. chikui
28/02/2007, 16:30
Pelege
De OHC sou leigo, por isso pergunto. Vale a pena investir tanto num motor até bom, mas pouco durável? Tá certo que um dos objetivos é sanar um ponto fraco do motor, que é o elevado consumo.

p.peleje
28/02/2007, 18:54
Pelege
De OHC sou leigo, por isso pergunto. Vale a pena investir tanto num motor até bom, mas pouco durável? Tá certo que um dos objetivos é sanar um ponto fraco do motor, que é o elevado consumo.

Quem opta por injetar motores carburados, pelo menos no offroad nem tá tão preocupado com o consumo, mas sim acabar com a dificuldade com regulagem de carburador, para sanar problemas em inclinações, para ter a vantagem de ser um motor que se auto regula, e ganha de brinde uma relativa economia de combústivel.

Esses sistemas simplificados de injeção não proporcionam economia significante de combústivel.

[]s

Peleje

Cavalcante
28/02/2007, 20:07
OPA!!!! Agora concordamos! Até que enfim:!: :!: :!: :-D :-D :-D :-D

Se bobear vai consumir até mais, porque é tão fácil de fuçar que você vai querer sempre uma regulagem mais agressiva, e mais bebum. O carburador dá tanto trabalho que, quando você acha uma configuração que lhe atenda, ainda que maomeno, fica nela o resto da vida... A menos que seja expert no assunto e tenha uma coleção de giclês, flautas e tais em casa.

Se o seu caso é economia, esquece. Não compensa...

leopoldo
28/02/2007, 22:26
A holley americana tem mum kit para esse motor !

injeção monoponto.

entra no site e vêja o kit Pro-jection:

http://www.holley.com/502-20S.asp

http://www.holley.com/data/products/pictures/large502-20S.jpg

Cavalcante
01/03/2007, 08:29
Forçou a barra hein Leopoldo? ;)

Esses kits da Holley são um dos meus sonhos de consumo!!!! hehe. Baixei o catálogo deles uma vez e quase chorei.

Faz idéia de quanto custa um brinquedo desses?

Cavalcante
01/03/2007, 08:34
Forçou a barra hein Leopoldo? ;)

Esses kits da Holley são um dos meus sonhos de consumo!!!! hehe. Baixei o catálogo deles uma vez e quase chorei.

leopoldo
01/03/2007, 20:28
vc tá sofrendo aí ?

vc já viu a multi ponto para o meu Ford 302 ?

Alessandro Henrique
01/03/2007, 20:53
Apenas sugestão: Já que cogitaram a adaptação da TBI do Gol, por que não a do Monza que tem capacidade volumétrica aproximada com a do OHC ?

Sds.

Alessandro Henrique
02/03/2007, 07:27
Não sei como está o preço hoje, mas há um tempo atrás (2005) uma TBI Holley para motor V8 de 5 litros estava custando cerca de U$1500,00 e não me lembro se a bomba vinha junto, que são mais U$350,00

Sds.

Cavalcante
02/03/2007, 07:37
É por essas e outras que vai continuar um sonho meu... :(:(:(:(:(:(

p.peleje
02/03/2007, 09:27
Apenas sugestão: Já que cogitaram a adaptação da TBI do Gol, por que não a do Monza que tem capacidade volumétrica aproximada com a do OHC ?

Sds.

Capacidade volumétrica aproximada? pq? o monza a versão com motor maior é 2.0 não é? se for apenas até 2.0, dá na mesma do AP.

[]s

Peleje

Alessandro Henrique
02/03/2007, 09:33
Capacidade volumétrica aproximada? pq? o monza a versão com motor maior é 2.0 não é? se for apenas até 2.0, dá na mesma do AP.

É que nas mensagens anteriores foi sugerido o uso da TBI do Gol 1.6

Sds.

p.peleje
02/03/2007, 10:23
É que nas mensagens anteriores foi sugerido o uso da TBI do Gol 1.6

Sds.

:concordo:

Cavalcante
02/03/2007, 10:31
:discordo: Se é de mim que vocês estão falando, eu não indiquei a TBI do gol não:discordo: :discordo:

A TBI é do gol CLI 1.6 monoponto. E é um exemplo. Não sei ao certo se essa TBI vai atender às necessidades do seu motor, principalmente quanto ao fluxo de ar. Aí eu peço ajuda aos universitários ;). Post #15

Falei nela porque é a que estou vendo para por em meu motor 1.6 e sei o preço. Foi só para ter uma idéia da ordem de latinhas de que estamos falando...

Alessandro Henrique
02/03/2007, 11:52
Não sei ao certo se essa TBI vai atender às necessidades do seu motor, principalmente quanto ao fluxo de ar.
Delculpe pelo mal entendido :putz: , mas pela frase achei que fosse uma sugestão.:pensativo:

Sds.

Lucas Nassif
02/03/2007, 14:21
Só um complemento:

Só uma dúvida: Motor 4cc com 8 VELAS???????????
2 velas por cil?
Num é 8 valvulas não??

Lembrando que nao conheco muito de mecanica!

[]'s sem entender mais nada!

p.peleje
02/03/2007, 14:44
2 velas por cil?

[]'s sem entender mais nada!

SIM! 2 velas por cilindro, mais uma esquisitice da Ford. Acreditam que com isto tenha uma melhora na queima.:pensativo: :-? :parede:

[]s

Peleje

Lucas Nassif
02/03/2007, 14:57
SIM! 2 velas por cilindro, mais uma esquisitice da Ford. Acreditam que com isto tenha uma melhora na queima.:pensativo: :-? :parede:

[]s

Peleje

Uai, bem diferente intão!!! Alguem tem fotos de um motor desses??

[]'s

Alessandro Henrique
02/03/2007, 15:05
SIM! 2 velas por cilindro, mais uma esquisitice da Ford.
Peleje, não é só a Ford, a Alfa Romeo foi uma das primeiras a introduzir o "Twin Spark" em seus carros de passeio. Lembrando que motores aeronáuticos a pistão também se utilizam deste artifício.

Sds.

p.peleje
02/03/2007, 15:20
Peleje, não é só a Ford, a Alfa Romeo foi uma das primeiras a introduzir o "Twin Spark" em seus carros de passeio. Lembrando que motores aeronáuticos a pistão também se utilizam deste artifício.

Sds.

No setor aeronáutico é por outro motivo!!! Peças que possam comprometer a segurança em vôo, trabalham sempre em dupla, se uma falhar tem a outra. Como praticante de aermodelismo e ex-militar da FAB, mesmo não sendo minha àrea diretamente, sei disso, porém, é claro que o Mestre Leopoldo pode explicar melhor.

[]s

Peleje

Alessandro Henrique
02/03/2007, 16:32
A razão pode ser outra, mas isso não descaracteriza já que estamos falando de motores de combustão interna ou seja, isso não é tão recente como aparenta. Além da Alfa Romeo, existem outros fabricantes que adotaram este tipo de solução e não por redundância e sim para haver uma queima homogênea e atenuar as ondas de choque no interior do cilindro.

Sds.

p.peleje
02/03/2007, 18:10
A razão pode ser outra, mas isso não descaracteriza já que estamos falando de motores de combustão interna
Sds.

:concordo: sim, apenas disse que tb tem um segundo motivo

leopoldo
02/03/2007, 18:59
exatamente:

2 velas por cilindro e 2 magnetos independentes.

motores a jato também tem 2 velas e dois módulos de ignição.

o fator é a redundância .... mas não é só porque acham bonito e/ou funcional.

existe um bom motivo ...... é porque existe um requisito e para o pessoal da aviação, requisito é LEI !

vc quer fabricar um motor aeronáutico?

Pois bem, siga o que manda a lei para este ítem:

Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronautico

§ 33.37 Ignition system.

Each spark ignition engine must have a dual ignition system with at least two spark plugs for each cylinder and two separate electric circuits with separate sources of electrical energy, or have an ignition system of equivalent in-flight reliability

Carlos Alberto da Silva
02/03/2007, 19:20
ola esta otima as ideias, mais como perguntei e viavel esta adaptaçao, qual seria a melhor opçao a do monza ou a do Gol, as duas funcionam da mesma forma quero dizer com menos componente,

chapolin colorado
04/03/2007, 11:00
Eu iria com a de um motor 2.0 pois a capacidade volumétrica é a mais próxima do 2.3 OHC, isso para não ter que mexer no corpo de borboleta !

turboroe
04/03/2007, 13:39
Tem os motores 2.2 da GM, a blazer e o vectra usam se nao me engano.

Alessandro Henrique
07/03/2007, 11:35
Tem os motores 2.2 da GM, a blazer e o vectra usam se nao me engano.
Estes são MPFI, o que complica a adaptação. Nos TBI, a adaptação é simplificada devido à menor quantidade de componentes.

Ra
02/02/2009, 15:08
Ola pessoal, não sei até onde é possivel então vamos discutir em teoria, ok? Aqui mencionou-se a aplicação de uma injeção monoponto no OHC e que já seria muito melhor que o carburador; concordo. A TBI poderia ser a do ap 2.0? Acredito que o volume sendo parecido com o 2.3 não haveria grandes problemas, só precisaria de uma flange no coletor, coisa fácil. Agora minha dúvida seria possível, ao invés de usar um desse módulos programáveis do mercado, usar o proprio módulo de injeção EFi monoponto? Tem empresas que fazem remapeamento de módulos, esse é viável? Abrs.

rubensx
02/02/2009, 15:26
Ra

num sei se vc já viu mas em contato com o epssoal da pandoo eu criei kits pro OHC de injeção MULTIPONTO com a centralina deles o kit completo sai 2800 reais com abasolutamente tudo de bicos, a retrabalho de coletor e etc...

Já o kit que eu fiz no meu que é mais avançado em algumas coisas (e seria mais caro tb) uso TBI de gol GTI 96, coletor trabalhado, 4 bicos abertos 80% coletor de escape da ranger 2.5 com sonda lambda, injeção pandoo programável (nada te impede de usar o da santanda desde que seja OBDI e reprogramada) bomba de combustivel de 12 bar e uso alcool pois uso um supercharger etc

logo monoponto é possivel mas o multiponto é muito melhor, experiência propria mass enfim

cRiPpLe_rOoStEr
02/02/2009, 18:34
o motor ohc ja foi produzido em taubaté para exportação com versões injetadas e turbo... por causa da lei da informática não era possível vender esses motores no brasil, ja que a injeção era importada...

rubensx
02/02/2009, 18:52
tem a opção mais "plug n play"

vai num desmanche comrpa o cabeçote, coletor com TBI, bicos, chicote e centrald e injeção da Ranger 2.3

passa a mão nas chaves de boca e mãos à obra, coloca tudo no lugar e saia feliz com seu 2.3 injetado lindão original ford ;-)

nume squece que são 2 velas por cilindro e tem de mexer no distribuidor de resto só alegria

rodrigo.hoffman
01/05/2011, 20:11
Pessoal

O tópico ta com poeira mas resolvi reabrir pq gostaria de saber se alguem ja fez a instalação de alguma injeção monoponto no OHC.. Acompanhando o topico do Recruta http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/70031-cj-check-up-jeep-recruta-zero-11.html eu fiquei bastante entusiamado.. Antes que alguem venha aqui dizer que nao vale a pena, melhor trocar o motor ja vou adiantando que nao tenho intenção de trocar ele :discordo:..

Troca de motor acarreta em um monte de coisas, desde documentação, flanges, cardas, sistema de arrefecimento, eletrica e por ai vai e ai um motor que saiu R$ 2.000,00 vai acabar ficando uns R$ 5.000,00...

A ideia é seguir a receita do Rodrigo, para ter um aumento de potencia .. Sei que nao vai ser nenhum aumento absurdo, mas uns cavalinhos com certeza se consegue

[ ]´s quem sabe futuramente injetados :pensativo:...

Robertux
04/05/2011, 14:29
Meu OHC está ficando pronto. Se não der mais nada errado ele fica pronto este final de semana, tá dificil de acreditar mas desta vez acho que vai. Por enquanto ele está totalmente original, com o carburador H34, de corpo duplo e ignição eletrônica original, mas a idéia de injetá-lo com uma monoponto não me sai da cabeça. Vou deixar o bolso se recuperar um pouco e a idéia da injeção amadurecer mais. Se a monoponto ficar boa acho que vai com ela mesma, se não, estou pensando em um cabeçote da Ranger, mas qualquer uma das duas opções para daqui a uns dois anos.

chinelao4x4
06/05/2011, 22:51
Que duvida cruel , em breve terei problemas com meu ohc, refazê-lo , injetar com cabeçote da ranger, e mais igniçao eletronica , ou, trocar por um motor ap, comprar flange, embreagem, adaptaçoes , dificuldades, encrencas, turbinar futuramente, documentaçao, etc...
Acho que no ohc, vai uns 3500 á 4000 mil reais
e no ap tambem.... OU ESTOU ERRADO ?
se for isso, vou pelo meu ohc, que saberei direitinho como vai estar depois de pronto,

Robertux
18/06/2011, 01:51
Andei pesquisando sobre a adaptação de injeção monoponto em motores originalmente carburados e parece que não é tão dificil. Não fica tão boa quanto a multiponto, mas melhora em muito se comparada ao carburador, principalmente quanto à manutenção e desempenho e é bem mais simples e barata de instalar e configurar.

A maioria que encontrei foi feita em motor de Opala 4 e 6 cilindros. Para o 6 clindros, com carburador Solex H34, o mesmo que o meu motor OHC usa, o pessoal usou a TBI do Monza 44/mm, portanto, se essa TBI é suficiente para o GM 4.1, acho que é mais que suficiente para o OHC, e, já que era utilizada no 1.8/2.0 do Monza, também não tem perigo de ser excessivamente grande para o 2.3.

A central utilizada foi uma MegaSquirt, que, pelo que entendi, é uma central feita em casa a partir de esquema disponibilizado gratuitamente na internet, mas acho que uma Pandoo ou Fueltec resolveriam mais facilmente o problema. A vantagem dessa MegaSquirt seria, em princípio, o custo mas exige um bom conhecimento em eletrônica (é necessário fazer uma placa de circuito impresso dupla face e exige boa prática com solda de componentes eletrônicos delicados). Não sei se o módulo do próprio Monza não daria certo, vou pesquisar mais um pouco.

Os censores não são muitos e aparentemente fáceis de instalar e relativamente baratos.

Bom esse foi meu primeiro contato com injeção eletrônica. Meu amigo, que refez meu Jeep comigo injetou e turbinou um BF 161. Segundo ele ficou animal mas não aguentou a rotação e fundiu rapidinho, se não me engano com menos de 1500 km. Hoje ele tem um AP MI turbinado. Vou conversar com ele e ver o que ele fala.

O problema é que nós moramos em Piracicaba, eu trabalho em São Paulo e ele em Paulínea, então fica meio complicado a gente se encontrar. Enquanto estávamos reformando meu Jeep nós nos encontrávamos no final de semana para trabalhar no Jeep, mas agora que terminamos está mais dificil, até porque nós terminamos o Jeep no limite da paciencia das esposas, tanto a minha quanto a dele, então precisamos dar um pouco de atenção à elas nos finais de semana, pelo menos por um tempo.

4X4GARAGE
18/06/2011, 07:47
eu colocaria primeiro direto com o modulo do monza msm,dai depois veria a necessidade da programavel
[]s

rodrigo.hoffman
18/06/2011, 12:18
Bom

Depois do ultimo post eu andei lendo bastante sobre o assunto.. Pensei em varias possibilidades e cheguei a algumas conclusões:

Realmente não e dificil adaptar uma tbi monoponto do monza no coletor, que ira suprir perfeitamente o motor.. Essa tbi minha nas S10 monoponto tb e como o Roberto falou o pessoal usa pra alimentar o 6cc do Opala, então..
Usar o módulo do monza não dá.. O modulo dele tb controla a parte de ignição (ponto, curva de avanço, etc) e tb teria que adaptar o distribuidor do monza.. acho que seria muito trabalhoso com o risco de não ficar bom.
A unica injeção monoponto que não controla a parte de ignição vieram nos motores AP 2.0 conhecida como Bosch Le Jetronic.. Essa acho que da pra arriscar apesar de ser uma injeção denominada "burra".. Dessa maneira a parte de ignição continuaria a cargo do sistema antigo..
Acho que pra ficar um serviço bem feito, tem que com um módulo programavel (fueltech, pandoo, etc), não tem jeito.. Aqui tb não escapa de adaptações de distribuidor ou roda fônica
Não esquecer que quem estiver disposto a encarar essa empreitada não pode esquecer de alterar toda a linha de combustivel, bomba eletrica, dosador, etc...

Eu não desiste do projeto, so to esperando juntar umas LTs $$$ pra adquirir o FT200 da fueltech, que no meu caso é compativel com o atual sistema de ignição (DIS) que tenho e nao quero desfazer.. Esse módulo permite só o controle da parte de injeção, ou dos dois juntos (alimentação e ignição)

Depois dessa parte da instação e que veem a parte boa..

O ajuste :pensativo:.. Funcionar com certeza vai, mas será que vai ser o funcionamento ideal :parede:..

Enquanto isso vamos continuar pensandoo :pipoca:...

[ ]´s

Robertux
18/06/2011, 18:45
Beleza Rodrigo, vamos continuar pesquisando e trocando informações, assim em breve o Fênix e o Lasanha estarão livres dos arcaicos carburadores sem a necessidade da troca do cabeçote pelo da Ranger, afinal esse cabeçote está parecendo cabeça de bacalhau.

Mário RED JEEP
25/12/2011, 20:35
E aí, alguém fez progressos? Estou acompanhando.

Rodolfo Ourique
28/12/2011, 15:19
E aí, alguém fez progressos? Estou acompanhando.

X2...acompanhando de longe...rs

Toscano
28/12/2011, 22:44
Recentemente instalei o TBI do monza em meu OHC 1976. Tô utilizando um módulo da HARDWARE PERFORMANCE (RODA FÔNICA). Tô utilizando um bico do monza álcool. Opnião: Ainda estou em fases de ajuste. Mas o carro fica muito brabo a aceleração rápida é outra coisa (antes utilizava um H-34 associado com uma ignição estática) O carro pega da mesma forma à toda hora quente ou frio! Tô alcançando fácil fácil 6000/6500 RPM (estou limitando pela central!!) num motor todo original.... A adaptação do TBI é muito simples e o custo relativamente baixo....

chinelao4x4
29/12/2011, 09:08
TOSCANO,
estou acompanhando este tópico á tempos.... agora vem vc com esta novidade !!! parabens mesmo pela a iniciativa e por passar pra nos sua experiencia... posta ai o conjunto "kit" que vc ta usando, e se puder umas fotos
abrçs,

Aproveito e deixo um feliz 2012 pra tds

4X4GARAGE
29/12/2011, 10:31
advinha se eu não estou no rolo?!?!?!
diz ai toscano,resolveu por as caras é!!!
[]s
edison

calhiandro
29/12/2011, 12:13
Depois que terminar vocês podem informar o custo total da instalação dessa injeção? Outra dúvida, o amigo Toscano disse que chega a 6000 , 6500 rpms esse motor foi projetado para chegar a no máximo 5000 rpms, no caso não comprometeria bastante a vida últil do motor?

Grande abraço

reslima
29/12/2011, 12:38
Toscano, embora não seja a minha realidade, pois uso outro motor, acompanho o tópico, pois tenho curiosidade em como fica esses motores com injeção. Fiquei com uma dúvida, é feito retrabalho da admissão pra instalar os bicos? A instalação da TBI se resolve com flange, ok, mas e os bicos, como você fez?
Abração.

Recentemente instalei o TBI do monza em meu OHC 1976. Tô utilizando um módulo da HARDWARE PERFORMANCE (RODA FÔNICA). Tô utilizando um bico do monza álcool. Opnião: Ainda estou em fases de ajuste. Mas o carro fica muito brabo a aceleração rápida é outra coisa (antes utilizava um H-34 associado com uma ignição estática) O carro pega da mesma forma à toda hora quente ou frio! Tô alcançando fácil fácil 6000/6500 RPM (estou limitando pela central!!) num motor todo original.... A adaptação do TBI é muito simples e o custo relativamente baixo....

4X4GARAGE
29/12/2011, 13:28
TOSCANO,
estou acompanhando este tópico á tempos.... agora vem vc com esta novidade !!! parabens mesmo pela a iniciativa e por passar pra nos sua experiencia... posta ai o conjunto "kit" que vc ta usando, e se puder umas fotos
abrçs,

ei chinelão é seu aniversario hj é!!!parabens!!!e um ótimo ano!!!

vavarusso
29/12/2011, 19:57
TOSCANO,
abrçs,

Chinelao Feliz Aniversário, feliz ano novo muitas felicidades pra vc e familia

Toscano
29/12/2011, 22:51
Galera vou fotografar tudo e postar aqui para vc's.
Vou adiantar em quantas lágrimas ficou a adptação:
Módulo Hardware Performance (roda fônica) + SCANER + CABO + Hall Meter = R$ 1400 lágrimas;
TBI do monza = doação de amigos (vi no ML +/- 300 lágrimas);
Sonda lâmbida Bosch 4 fios (aquecida) = 150 lágrimas ; porca p/ soldar no coletor 5 lágrimas;
Sensor de temp. água 2 fios (padrão fiat) = 18 lágrimas;
Bobinas fiat (2) = 150 lágrimas cada Bosch;
Bico monza álcool = 80 lágrimas usado. Diz a lenda que não queima. só trocar as telinhas e retentores mais 20 lágrimas;
OBS: o programa da Hardware é super fácil de mexer. Com o mapa básico a viatura pegou de primeira......
O Edison (GARAGE 4x4) já andou na VTR....O mesmo fugiu de SP e tá "escapando" aquí em Natal....

Com relação ao giro é so limitar onde vc quiser (5000, 5500, 6000, 6500) depende da quantidade de álcool na cabeça.......... Creio que 6000 não chegue a afetar o motor.... O bicho fala bonito.....

O porquê de injetar:
Aqui no nordeste é difícil encontrar motores mais modernos (ex. s-10 2.4) o que tem por aquí é muito motor de opala.... E o DETRAN tá dificultando as coisas.....

Custos extras: Algumas caixas de BudWeiser e na falta SKOL (estupidamente gelada) alguns Kg de carne prá churrasco e alguma gasolina prá começar a acertar.
...........

4X4GARAGE
30/12/2011, 10:03
faltou a bba eletrica,a tubulação e o sistema que ele ja tinha de ignição!!!
e tb quem é o torneiro......ele msm!
pelas minhas contas com a instalação deu uns 3k latinhas...não é isso toscano?
[]s

calhiandro
30/12/2011, 10:35
Toscano meu patrão, já que você vai tirar umas fotos de tudo, por que não faz um vídeo da máquina funcionando de preferência você trocando marcha a 6500 rpms.rsrrsrsrs

chinelao4x4
30/12/2011, 14:41
GARAGE4X4 / VAVARUSSO

brigadu mesmo,
nem imaginava que teria um feliz niver vindo deste Forum, vcs me surpreendem a cada dia !

3k só pra injetar ? caraca ASSIM VC ME MATA .... mais uns 3k acho ponho um v6. mais ainda vou dar uma pesquisada nestes preços.

M-Beltrame
30/12/2011, 16:38
Com mais 3k vc coloca um v6 mas e o resto do jeep? E o peso? pelo menos nas trilhas aqui de sp quanto menos peso melhor ( claro um 6zão empurrando é ótimo mas se for muito pesado tem lugar q toma baile).

T+ e feliz ano novo a todos.

chinelao4x4
31/12/2011, 10:04
Com mais 3k vc coloca um v6 mas e o resto do jeep? E o peso? pelo menos nas trilhas aqui de sp quanto menos peso melhor ( claro um 6zão empurrando é ótimo mas se for muito pesado tem lugar q toma baile).

T+ e feliz ano novo a todos.

tem que ter alguma preparação tambem ne´ !
no meu caso, só faltaria freio a disco e hidrovacuo, pois ja tenho bloqueio na frete , ta com susp. de toy. e reforço chassis.
pesado não ficaria muito mais do que ja é não, e com uns pneus 31 pra cima, só se for trilha muito pesada , um prego no volante e um zequinha mal acabado.... rsrsrs

M-Beltrame
31/12/2011, 11:20
tem que ter alguma preparação tambem ne´ !
no meu caso, só faltaria freio a disco e hidrovacuo, pois ja tenho bloqueio na frete , ta com susp. de toy. e reforço chassis.
pesado não ficaria muito mais do que ja é não, e com uns pneus 31 pra cima, só se for trilha muito pesada , um prego no volante e um zequinha mal acabado.... rsrsrs

Qual é o seu cambio?
Tem q colocar na conta tambem a dor de cabeça com o documento, e essa eu sei bem:parede:

e com uns pneus 31 pra cima, só se for trilha muito pesada
E não é isso q é bom???:twisted::twisted:

T+

calhiandro
31/12/2011, 11:32
Eu acho que o câmbio do chinelao é o original de 4 marchas. Confirma ai chinelao!

rodrigo.hoffman
31/12/2011, 14:37
Com certeza este será o meu proximo projeto.

Acredito pelas minhas contas que nao passe dos Lt$ 2.000 pq ja tenho algumas coisas instaladas.. Bomba eletrica, modulo de ignição e a linha de combustivel ja ta toda prontaa.. Por enquanto eu fico espiando os amigos..

Cade o video e as fotos tb.. To ancioso aqui para ver o resultado!!!

Abraços e Feliz 2012 a todos os amigos jeepeiross

calhiandro
31/12/2011, 15:59
Feliz 2012 a todos! De muitas realizações.

chinelao4x4
31/12/2011, 18:09
Eu acho que o câmbio do chinelao é o original de 4 marchas. Confirma ai chinelao!
positivo 4 original...

M-Beltrame
31/12/2011, 18:18
Então aí já vai mais uns 2.500 de cambio(clarck) fora as flanges.

Mas vamos parar de tumultuar o tópico, se não ele vai ficar muito longo e com informações dispersas.:parede:

T+ e feliz ano novo a todos e se eu sumir aqui do tópico é pq eu ganhei a mega da virada:euforico:

Toscano
31/12/2011, 19:05
Conforme prometi algumas fotos....

Toscano
31/12/2011, 19:08
Mais algumas....

calhiandro
31/12/2011, 19:10
muito bom. Mas manda um vídeo dele funcionando!

Toscano
31/12/2011, 19:10
Mais algumas.....

Toscano
31/12/2011, 19:12
Mais algumas...O motor tá funcionando...na seq vai o vídeo...

Toscano
31/12/2011, 19:47
Tentei mandar o vídeo mas ficou grande (18 Mb)...vou tentar postar no you tube e mando o link....

Toscano
31/12/2011, 19:56
Coloquei no You tube Jeep_OHC ie injeção eletrônica - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=JwWzCO3jmKE&feature=youtu.be)

Pedrão B.
31/12/2011, 19:57
Caraca, que contraste o módulo ao lado do mostrador do Jeep!
Show Toscano!
Feliz 2012!
Ah, M-Beltrame...a mega da virada é minha...kkkkkkk!!!

Pedrão B.
31/12/2011, 19:58
Que graça as crianças!

calhiandro
31/12/2011, 20:03
show de bola. Obrigado valeu Toscano. Feliz ano novo para ti.

Toscano
31/12/2011, 20:24
Feliz ano novo prá todos! Quem quiser mais detalhes pode me ligar (84)9990-9502. Forte abraço à todos.

Varney Haffner
28/01/2012, 09:56
Mais algumas...O motor tá funcionando...na seq vai o vídeo...

Bom dia Toscano,
também estou instalando uma injeção Hardware Aspro no meu CJ com motor de opala 4cil a álcool usando a TBI GM monoponto.
Estou com dificuldades para acertar a aceleração com meia carga usando a sonda narrow.
Como vc fez para acertar o seu? Fez o acerto vc mesmo em casa ou usou o dinamômetro?

Toscano
01/02/2012, 23:54
Bom dia Toscano,
também estou instalando uma injeção Hardware Aspro no meu CJ com motor de opala 4cil a álcool usando a TBI GM monoponto.
Estou com dificuldades para acertar a aceleração com meia carga usando a sonda narrow.
Como vc fez para acertar o seu? Fez o acerto vc mesmo em casa ou usou o dinamômetro?

Aqui em Natal só tem um Dino e não está disponível.... O ideal seria uma manhã no Dino e vc resolveria todo os seus problemas dos ajustes. O meu ainda não está 100 %... Moro em um condomínio que tem muitas ladeiras....estou utilizando as mesmas para realizar os ajustes e depois vou nas dunas que temos aqui em Natal....

Mário RED JEEP
11/05/2015, 23:16
Como andas os projetos? Alguém tem mais novidades?

Fabio Jose da Silva
12/05/2015, 21:37
tb no aguardo!!

Toscano
15/05/2015, 22:08
tb no aguardo!!

Já desde 2011 com a Injeção...Instalei e pronto..nunca mais precisei desmontar desde 2011...não tem preço deixar o Jeep alguns meses parado...tocar na chave e o bicho pegar de prima igual a carro novo..não ter que desmontar carbura com aquele resíduos que parace "areia" e entope o Gicleus...

Varney Haffner
18/05/2015, 10:48
Caros
tambem estou muito contente com o resultado da injeção. Meu motor não e OHC é um GM 151 mas uso a mesma injecao Hardware.
Nao consegui um bom acerto com álcool então passei para gasolina e foi da água para o vinho!!
O motor responde bem e aumentou o torque significativamente.
Estou usando a TBI do Monza com o bico branco para o motor a álcool. Para melhorar o acerto também usei sonda wide band. Da uma grande diferença e facilita o ajuste.
Gotei tanto da brincadeira que estou preparando um novo motor pro Destemido Limonada. Achei há dois anos um motor GM 181 (o famoso 3.0L que os opaleiros se matam pra achar um) que era de um gerador de energia importado ( nunca foi usado) mas como e um motor 1994 desmontei o bicho e agora estou preparando pra injetar..502173502175

Toscano
18/05/2015, 15:55
O meu também usa tbi do monza/kadett/ b lazer com bico do álcool. ..para mim falta a sonda wide band que tem respostas extremamente mais rápida e facilita os acertos.. Varney terias como enviar o arquivo do mapa que estais usando?? Posso te enviar o meu também para comparações...apesar de motores diferentes ohc 2.3 e gm 151 creio que tenham muitas semelhanças no funcionamento. .. meu email toscanojunior@yahoo.com.br ...

Forte abraço. .

KitiU.
18/05/2015, 17:17
Dae PessoALL....

Eu tbm injetei meu jeep, motor GM 151... to usando monoponto com tbi de kadet, bico verde, roda a gasolina e Hardware RF4...

Mesmo tendo como base um mapa que me foi passado pelo Altemir da Hardware, feito em dino de bancada, não estou conseguindo um acerto fino para o meu motor, isso com auxilio da wide band... acho que o principal é que não consigo andar com o jeep e fazer o acerto ao mesmo tempo... hehehehe

Estou terminando de arrumar a caixa dele e assim que eu puder estou levando ele para um dino de rolo para acertar...

Varney, poderia me disponibilizar o seu mapa para comparação e quem sabe usar ele no meu jeep e ver como fica...

Em anexo segue imagem do mapa que o Altemir me passou...

Varney Haffner
18/05/2015, 22:44
Boa Noite Pessoal
Meus mapas estão bem mais gordinhos que os seus.
Experimente para ver se funciona no seu motor. Estou usando 2,6 Bar de pressão de combustível.
Acho que vamos poder trocar boas experiências.

Toscano, me passa seus mapas para poder comparar também.
502273502274

KitiU.
19/05/2015, 09:02
Dae Varney,

Aquele mapa que postei, foi o Altemir da Hardware que me passou, dizendo ser feito em dinamômetro de bancada em um GM 151, monoponto, bico a gasolina e 1,5 bar na linha, no motor completamente original...

Eu modifiquei um pouco aquele mapa, deixei um pouco mais gordinho, mas nem tanto como esta o seu...

Recapitulando, vc esta usando o bico branco (álcool) injetando gasolina e 2,6 bar de pressão na linha... certo?

Você também usa a tbi do Monza/Kadet com borboleta de 44mm??

O que o seu motor tem de preparação? Como fica a leitura da sonda com seu mapa?

Varney Haffner
19/05/2015, 13:08
KitiU
o meu motor não tem nada de preparação
E um motor 151 dos últimos com retentor e era a álcool. A taxa é maior que a sua e não mexi no comando. Ainda é o original do álcool.
minha sonda está variando entre .760 e .960 (mais ou menos) e uso a mesma TBI que vc com bico branco e 2,6 bar.
O mais interessante é que o motor pediu muito combustível nas saídas em baixa rotação e nas faixas de carga do motor e quando está na faixa "apanhando" do mapa.
estou curioso para ver se este mapa funciona no seu motor.
Há muito tempo recebi um mapa da hardware mas também não funcionou no meu motor.
Poderia postar o mapa completo que o Altemir te mandou para eu poder comparar?

KitiU.
19/05/2015, 14:12
Varney, o que eu recebi do Altemir foi a imagem que eu postei... ai ele disse para usar o bico a gasolina e 1,5 bar na linha... o mapa de ponto ele disse pra mim travar em nos graus que estava andando com o distribuidor que no meu caso era em 18 e ir ajustando conforme necessário... sendo que não mexi ainda em ponto...

O meu motor esta com pistão plano, cabeçote bem trabalhado (lump port, válvula maior), uso comando 284, mas meu motor não esta taxado... deve estar com menos do que a original pois eu iria turbinar ele antes de injetar e estou com junta de metal de 2mm...

Eu havia montado a tbi com o bico branco, mas logo deu muito excesso mesmo com 1,5 bar...ai eu troquei pelo bico verde e deu uma melhorada...

Não consigo lhe mandar os valore atuais do meu mapa, pois não tenho o cabo do comp... eu uso o scanner...

Assim que der, vou copiar certinho o seu mapa e ver como fica...

Toscano
19/05/2015, 22:10
502337502336502338
Em anexo meu último mapa..Esqueci da última vez utilizei esse software para gravação dos dados do programa em tempo real...Também gravei com o celular o Jeep andando inclusive o Hall meter.. e nas condições onde notava que estava faltando combustível eu acrescentava e vice versa contrário.... E na outra mão segurando uma gelada....é um malabarismo..minha pressão de comb. 2 bar ..

Toscano
19/05/2015, 22:25
502342 Em anexo um pequeno vídeo (compactado) dos parâmetros da injeção em tempo real...É quase um caixa preta de avião..Esse programinha é muito bom (oCam)...

Toscano
19/05/2015, 22:30
502343502344502345502346 Em anexo os arquivos txt dos mapas que já utlizei pra ninguém ter que digitar é só transferir via pc pra central Hardware e é claro testar...

magraosc
16/07/2015, 16:03
Toscano, vi que voce usava por TPS e no ultimo mapa esta por MAP, achou melhor por MAP?
Meus mapas estao abaixo, tbem tenho problemas e venho trocando ideias com o Kitiu e estes seus mapas vem enriquecer minhas alternativas.

Uso motor 151 original a gasolina, rodo na gasolina com bico branco e tbi do monza, 2 bar de pressao na linha
Meu mapa ta uma zona e o carro (uma f75) ta xôxo... mas acho que alem de muito gordo eu tenho pecado no excesso de ponto tambem.
Fiz no excel e escrevi os valores porque nao tenho o cabo de comunicacao, tenho só o scanner.