Conectar

Ver Versão Completa : Jeep leve



Gustavo de Olliveira
26/02/2007, 14:43
Ae galera, estou projetando um jipe ( modelo CJ claro) que terá como grande atrativo o pequeno peso , as vantagens de um veiculo leve é perseguida desde o projeto dos nossos queridos CJ's , as vantagens seriam com relação a:
consumo ( o motor poderá ser pequeno , 2 Litros e moderno )
subidas ingrimes ( menos peso prá se puxar prá riba )
agil
menor indice de quebras pois o sistema estará super dimensionado
etc.

A principio imagino a utilização de um chassi original willys , motor Ap 2000 mi alcool, caixa de chevete e tcase original, carroceria , quadro de parabrisa parachoques, gaiola e sto antonio, suporte dos bancos e tudo mais que for possível de ALUMÌNIO , rodas de liga, disco nas 4, hidraulica do santana ,
feixe de molas toy . ( nada de estribos e galão (só um estepe tipo americano))
Não sei o quanto de peso seria aliviado com estas alterações , mas acredito que teríamos um bom conjunto , pra aguentar o tranco e fazer bonito.
Hoje é só um projeto , não sei se conseguirei um dia fazer mas as intenções são boas ...

Se alguem achou bacana e tiver sujestoes, comentarios, discordâncias ou dicas pra melhorar a configuração, coloca ai

felipemendes
26/02/2007, 19:24
A idéia é boa. Nosso Elmer fez a carroceria toda de chapa de aço, imagino que possa ser feito com alumínio (solda TIG/MIG). Quanto ao chassi, já que é pra ter esse trabalho todo, não vale mais fazer um tubular em alumínio?
Boa sorte,
Felipe

Marcelo
26/02/2007, 19:51
Gustavo,

Se é pra tirar peso, para que quadro do pára-brisa?

Felipe,

Até onde eu sei o Alumínio é um material duro, não apresenta deformidades nem absorção de impacto, por isso eu não acredito que um bom chassis possa ser feito de alumínio, pois não irá oferecer a elasticidade que oferece o aço.

[s]

alexrib2005
26/02/2007, 19:57
Desculpe me meter, mas quem sabe um chassis de carbono, fibra, como nas varas de pesca, e a lata toda em aluminio, de aviação...

Marcos ET
26/02/2007, 21:01
Gustavo, blza? cara, este jeep mais leve que vc quer montar, tem que ser de aparencia igual a de um jeep normal? existem várias "latas" do jeep que podem ser removidas, além disso, se vc quer um jeep mais leve, pode usar motores mais leves tbem... (mas que eu nunca vi em jeeps) como, por exemplo, um Motor Fiat Fire 1.800 16V que tem praticamente a mesma potencia que os AP 2.0 só que os motores fiat sao ainda mais leves.... e o cambio? bom, tem os cambios dos Samurais que sao de aluminio... rodas de liga leve com pneus 750x16 tbem aliviam o peso... e se vc remover a chapa do assoalho e substituir ela por uma tela, pode colocar um forro por cima e ainda assim ficará mais leve tbem. Aproveite e fixe o estepe deitado na caçamba, pra nao usar suporte pesado. Use caixas de direçaõ VW (de aluminio) MECANICAS (nao tem peso da parte hidráulica) e as partes internas dos paralamas de tras podem ser substituidas por uma "capa" de borracha... só nao aconselho alterar o chassis... pois como disse nosso amigo Marcelo, o aluminio nao é lámuuuito bom para "torce e retorce" (kd o Leopoldo pra responder esta? hehehe). Troca o quadro do parabrisas por outro mais leve e no lugar do vidro use aquele "acrílico" que vai nos carros de competição....
Caramba, é tanta coisa... sei la de onde mais vc pode tirar peso....

joão k. chikui
26/02/2007, 21:24
Gustavo
comece partindo de um CJ 3A, que é o mais leve e tem um chassi fantástico. Esse pacote que vc citou fica 10.
Mas, tudo isso que vc citou, já se encontra pronto no Samurai Canvas(algo em torno de 870 kg) e é inquebrável, tv pq é um pouco fraco.

Gustavo de Olliveira
27/02/2007, 07:33
Ae galera, valeu palas dicas, o chassi de alumínio acho que daria um trabalhão mas o pior é NÃO saber se ele suportaria torções , a lata pretendo aproveitar ( quando for fazer) um "ferro velho " ou melhor um "alumínio velho" de aviões que temos aqui , na verdade um angar no aeroporto da cidade de um amigo e lá tem muita carcaça e partes de aviões trocadas por manutenção ou queda ,
Ao Alexrib2005 ... cara ai já não dá pra mim, imagino que ficaria espetacular a utilização de fibra de carbono mas o custo com certeza está fora da minha realidade , valeu. A aparencia pretendo manter original cj5 provavelmente.
Mão de obra além da minha tem outro amigo muito bom em moldar e soldar alumínio.
Abraços leves (opa)

Marcelo Lopes
27/02/2007, 08:16
Estou com o amigo João k. chikui ... pega um Samuka que já está tudo pronto !! A menos que a diversão seja a construção propriamente dita... aí, quanto mais inventar mais divertimento vc vai ter !!

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
27/02/2007, 08:16
Ae galera, valeu palas dicas, o chassi de alumínio acho que daria um trabalhão mas o pior é NÃO saber se ele suportaria torções , a lata pretendo aproveitar ( quando for fazer) um "ferro velho " ou melhor um "alumínio velho" de aviões que temos aqui , na verdade um angar no aeroporto da cidade de um amigo e lá tem muita carcaça e partes de aviões trocadas por manutenção ou queda ,
Ao Alexrib2005 ... cara ai já não dá pra mim, imagino que ficaria espetacular a utilização de fibra de carbono mas o custo com certeza está fora da minha realidade , valeu. A aparencia pretendo manter original cj5 provavelmente.
Mão de obra além da minha tem outro amigo muito bom em moldar e soldar alumínio.
Abraços leves (opa)

Inglaterra, 1948...
Um carinha pegou un chassis de MB 42 com caixa e diferenciais e jogou um pequeno motor nele (o GoDevil do Willys tb era pequeno). Aí botou uma carroceria de alumínio e três bancos (o do motorista ficava no meio). Foi assim que nasceu o primeiro Land Rover...

Alessandro Henrique
27/02/2007, 13:01
Talvez a melhor opção para você seja a carroceria em fibra.
Agora, gaiola de alumínio? Vale a pena arriscar?

Sds.

leopoldo
27/02/2007, 19:12
1- Até onde eu sei o Alumínio é um material duro,
2- não apresenta deformidades nem absorção de impacto,
3- pois não irá oferecer a elasticidade que oferece o aço

:stop: Marcelo, vc derrapou na lama !

1- A foto 1 mostra como o alumínio N é duro pois essas mossas foram feitas por chuva de granizo em vôo. :-P

2- A foto 2 mostra como o aluminio absorve impacto .... o motor deste 737 atropelou um muro. :parede:

3- Já o filme mostra a asa de um boeing 777 sendo forçada por quase 8 mts a partir da base até estourar, o que mostra a flexibilidade, ou elasticidade (vc não está referindo elasticidade na capacidade de estirar o aço até formar fios .... é isso ???). :shock:

http://www.livephysics.com/physics-videos/experiments/wing-of-a-boeing-777-bend-before-it-breaks.html


O problema de usar alumínio é o custo do material bruto.:-|

O problema de usar aluminio é a seleção da liga correta, que para ser estrutural necessita ser talvez o 7075 ALCLAD, mas apresenta problemas sérios de corrosão se riscado ou lixado.:cry:

O problema de usar o aluminio é a necessidade de solda especial (TIG), que encarece o processo de fabricação.:???:

O problema de usar alumíno é que em contato com parafusos/porcas/arruelas de aço, existirá a corrosão galvanica.:evil:

Marcelo
27/02/2007, 21:08
Leopoldo,

Que beleza de fotos!!

Quando mencionei o alumínio, pensei na forma de tubos para uma gaiola ou o próprio chassis. Em chapa já vi também muitos carros marcados por chuvas de granizo.

Quando me referi a elasticidade quis dizer capacidade de torção. O aço aceita melhor as deformações que o alumínio, ou não? Tipo, o aço entorta e depois volta, já o alumínio entorta e fica torto. Correto?
Isso pensando nas aplicações para um jipe.

[s] metalizados,

leopoldo
28/02/2007, 06:39
errado.

dentro do regime elástico, ele volta

no regime plástico também apresenta defomações permanentes, como o aço

e passou do limite de ruptura, BUMMMM !

Aplicações:

por exemplo.

a Ford Ranger XLT 2001 possui um modelo de cardan trazeiro de Alumínio.

é quase 2X o dia. do de aço, mas é de aluminio.

felipemendes
28/02/2007, 08:32
a Ford Ranger XLT 2001 possui um modelo de cardan trazeiro de Alumínio.

é quase 2X o dia. do de aço, mas é de aluminio.

E imagino que ainda assim seja mais leve que o de aço. Mas acho que o Marcelo se referia à ductilidade, ou capacidade de resistir ao esforço após a deformação (ou ainda, a fase curva do gráfico tensão x deformação :lol: ). Chassis de aço empenam e voltam ao normal a frio (desde que não virem um "8"). Já o de alumínio, sei não...:pensativo:
[]s,
Felipe

leopoldo
28/02/2007, 11:24
da wikipedia:

1- A ductilidade ou ductibilidade é a propriedade física (http://pt.wikipedia.org/wiki/Propriedade_f%C3%ADsica) dos materiais de suportar a deformação plástica (http://pt.wikipedia.org/wiki/Deforma%C3%A7%C3%A3o_pl%C3%A1stica), sob a ação de cargas, sem se romper ou fraturar. Ela é caracterizada pelo fluxo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Fluxo) do material sob ação de uma tensão cisalhante (http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Tens%C3%A3o_cisalhante&action=edit).

Em metalurgia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Metalurgia) a ductilidade é a propriedade que apresentam alguns metais (http://pt.wikipedia.org/wiki/Metal_%28material%29) e ligas metálicas (http://pt.wikipedia.org/wiki/Liga_met%C3%A1lica) quando estão sob a ação de uma força (http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a), podendo estirar-se sem romper-se, transformando-se num fio.

2- Se vc já voou de avião (grande), percebeu que se vc estiver sentado na última poltrona vê a 1º poltrona subir e descer uns 20 cm (num Boeing 777)

Ou seja

ele é flexivel, ele vai e volta (afrio e frio mesmo porque lá em cima está a 54ºC negativo), e o avião é feito em alumínio.

Em termos de material , não existe o "sei não".

leopoldo
28/02/2007, 19:44
Só para ilustrar:

O movimento (elástico) de uma empenagem (clique na figura)

O movimento (elástico) de uma asa de avião em vôo (idem)

O movimento composto asa / fuselagem de uma aeonave leve (idem)

felipemendes
28/02/2007, 21:00
Ou seja

ele é flexivel, ele vai e volta (a frio e frio mesmo porque lá em cima está a 54ºC negativo), e o avião é feito em alumínio.

Em termos de material , não existe o "sei não".

Certíssimo como sempre, mestre!
Me expressei mal, mas o que quis dizer é que o alumínio, após deformado plasticamente fica bem mais frágil que o aço. Caso volte ao normal sem rachar, vai quebrar bem rápido. Em resumo: Se o cara conseguir dimensionar um chassi que não deforme plasticamente, :concordo:, mas se não conseguir, :parede:... Em tempo: alguém sabe de algum carro não artesanal com chassi de alumínio? Não vale monobloco...

Outra (off-topic): Leopoldo, o que são as cores na 3a figura?

leopoldo
28/02/2007, 22:09
CFD, NASTRAN e essas cositas não são a minha praia, mas eu diria que:

As setas grandes vermelhas devem ser o lift a pequena, a carga no estabilizador vertical.

O verde, deve ser só para visualizar a superfície da aeronave

O azul, deve ser a superfície que recebe a carga aerodinamica que depois entra em flutter

Gustavo de Olliveira
01/03/2007, 07:00
Ae galera, acabei tendo umas aulas sobre ductbilidade e propriedades físicas do alumínio ( obrigado ao amigo Leopoldo) , mas como já havia comentado este projeto pretende construir um jipe no modelo CJ5 com quilos a menos. A parte funcional será a original , afinal um projeto ou mesmo a cópia de um chassi original em outro material teria um custo muito grande, além disso tenho jipe para trilhas e trabalho muitas vezes ou quase sempre com a máquina em seus limites ou seja não tenho dó. por isso não quero e não posso alterar a parte estrutural ; digo chassi , eixos e suspensão ( da toy, que já uso e é 10 ). oque resta é aliviar peso na lataria e restante dos componentes oque acredito que surtirá bons resultados , quanto ao Canvas ... acho muito bacana mas, gosto muito do modelo do CJ além do desafio do projeto .

Marcos ET
05/03/2007, 08:57
... este projeto pretende construir um jipe no modelo CJ5 com quilos a menos...

Putz, e ainda esta semana tinha uma reportagem na Globo falando que o Brasil era campeão mundial em consumo de remédios para perder peso... agora a moda passou para os jeeps... rsrsrs