PDA

Ver Versão Completa : Snorkel...bonitinho Mas Ordinário!!!

SÉRGIO HOLANDA
26/02/2007, 12:59
Quem possui o Snorkel da OZG??? Tenho uma SR5 e coloquei o Snorkel OZG, muito bonito, atende as necessidades parcialmente, pois se a função é fazer uma travesia de água sem causar entrada da mesma no motor...certo funciona, mas se você entrar rápido na água e ela subir acima do parabrisa e chegar no teto, quando retronar entra direto no snorkel:-( :-( :-(

Outra bronca...chuva!!! Antes só precisava me preocupar quando fosse fazer um off road e entrar na água...ou seja, vez ou outra!!! Mas agora com meu Snorkel OZG assim que começa a chover a dor de cabeça vem junto, pois o snorkel colado no teto começa a chupar a água da chuva pra dentro do filtro...tem um ladrão, mas é para chuvinha safada, pois quando chove mesmo não dá conta...acho que é por isso que os snorkels dos carros como Land Rover e Troller ficam longe da lataria e os que vejo por ai a fora colocados em Toyotas, Nissans e Mitsu, são feiosos mas não tem este problema...

E ai, alguém aqui no fórum já teve problemas com isso??? ou já escutou falar algo??? eu particularmente estou fazendo uma adaptação para não tirar fora, pois já cortei a chapa do carro...

SÉRGIO HOLANDA
26/02/2007, 13:02
http://i168.photobucket.com/albums/u174/SERGIOHOLANDA/Off-Road/DSC04619.jpg

romeu
26/02/2007, 13:08
Tb, olha só aonde fica a "cabeça" do snorkel... o projetista deve ser portuga

Aí até cocô de pomba entra.

Não tem uma foto mais detalhada do chapéu? Pq por essa foto tá parecendo uma chaminé, virada pra cima e completamente aberta.

SÉRGIO HOLANDA
26/02/2007, 13:26
Tb, olha só aonde fica a "cabeça" do snorkel... o projetista deve ser portuga

Aí até cocô de pomba entra.

Não tem uma foto mais detalhada do chapéu? Pq por essa foto tá parecendo uma chaminé, virada pra cima e completamente aberta.
Pois é, uma chaminé, pra entrar e não para sair...absurdo, mas vou refazer esse troço pra ficar usual de verdade...

abrs,

Sérgio Holanda

romeu
26/02/2007, 13:34
Cara, vc pode fazer um chapéu de PVC, parecidos com aqueles que vendem por aí, não vai ficar bonito como está, mas vai ficar funcional

abrass

SÉRGIO HOLANDA
26/02/2007, 13:57
Cara, vc pode fazer um chapéu de PVC, parecidos com aqueles que vendem por aí, não vai ficar bonito como está, mas vai ficar funcional

abrass
Pois é isso que estou fazendo...estou tentando deixar não muito feio, ai já fiz hoje de manhã um molde em poliuretano e coloquei a massa, mais tarde vou lixar e amanhã faço a fibra de vidro, acho que vai ficar bom, mas só quando estiver pronto e chuver vou saber...na mais vamos lembrar que é um absurdo um peça tão cara ser feita sem planejamento e apenas com critérios esteticos...

rafael.hh
26/02/2007, 14:55
fala pessoal.

não sei se vc chegou a ver, mas aqui no forum de toyotas tem dois camaradas que contruiram 100% sozinhos seus snorkels. um é um uruguaio que mandou muito bem, o outro eu não lembro, mas é brasileiro e tb mandou ver no projeto.

eles falaram sobre o passo-a-passo da construção e deram ótimas dicas, falando inclusive de quais peças usaram.

quem sabe eles pode te ajudar. se eu achar os tópicos, posto aqui de novo.

abs!!!

SÉRGIO HOLANDA
26/02/2007, 15:20
fala pessoal.

não sei se vc chegou a ver, mas aqui no forum de toyotas tem dois camaradas que contruiram 100% sozinhos seus snorkels. um é um uruguaio que mandou muito bem, o outro eu não lembro, mas é brasileiro e tb mandou ver no projeto.

eles falaram sobre o passo-a-passo da construção e deram ótimas dicas, falando inclusive de quais peças usaram.

quem sabe eles pode te ajudar. se eu achar os tópicos, posto aqui de novo.

abs!!!
Valeu Rafael, infelizmente quando vi a bosta da coisa, já tinha estalado e ja tinha gasto R$ 800,00 só no snorkel...mas vou dar um jeito...de qualquer forma coloca o link para ajudar outros que estão prestes a comprar o equipamento...

Valeuzzzzz

Dieselboy
26/02/2007, 15:28
"... játinha gasto R$ 800,00 só no snorkel ..."
:shock: P%#@ que pariu Serjão, R$800,00!!! :shock:

Te enfiaram a faca sem dó, hein???

joão k. chikui
26/02/2007, 16:03
Sergião
Será que não compensa entrar em contato com o pessoal da OGZ(se é q vc ainda não o fez)? Acho que esse pessoal é tão competente que até vão se empenhar em sanar essa falha.
Transformar algo tão lindo em funcional é mais fácil do que algo feio e funcional em algo bonito.
Acho que eles são aqui de valinhos -SP.

Elmer_Jeep
26/02/2007, 16:22
O tópico sobre o Snorkel home-made é esse:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23490

E sobre a tal da OGZ segue abaixo a desagradavel experiencia que tive com eles:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=78245#post78245

[]'s

Aurélio
26/02/2007, 17:54
Que meleca, hein Sérgio?!
Eu não já não gostava da aparência desse snorkel; agora então, apresentando problemas, tô fora.
E pensar que o snorkel da Safari para a Hilux, motor 3L (SS106HF) custa lá fora US$290.32, mais US$183.94 do "frete". Ou seja, convertendo (com o valor de hoje do dólar), R$986,46 :shock:
http://www.rocky-road.com/snorkel.html
Mas....infelizmente, sobre o preço ainda tem imposto de importação, algo em torno dos 100%.
Recalculando então, pagaríamos algo em torno de R$1600,00
Alguém aí vai para os States? Aceita encomenda ? :mrgreen:

[]´s

Aurélio
sspfoa

romeu
26/02/2007, 18:26
cara, não é preciso olhar direito pra ver que tá virado pra cima e aberto....

que coisa de loco

SÉRGIO HOLANDA
26/02/2007, 19:53
:-( :-( :-(

Pois é Dieselboy,

comprei na Donati por R$ 750,00 + 50,00 de frete...ferro, o negócio é bonito, tem sua utilidade, mas é muito mau projetado...

abrs,

:shock: P%#@ que pariu Serjão, R$800,00!!! :shock:

Te enfiaram a faca sem dó, hein???

SÉRGIO HOLANDA
26/02/2007, 19:58
:concordo: :concordo: :concordo:

Caro João,

realmente pretendo fazer isso, mas tinha de postar esse assunto pra lembrar aos demais amigos do fórum que existe uma empresa não muito preocupada com seu produto...uma vez que este equipamento já é vendido a algum tempo...acho interessante ninguém ter comentado nada a respeito...mas deixa dar um tempinho que vou entrar em contato sim...

valeuzzz

abrs,

Sergião
Será que não compensa entrar em contato com o pessoal da OGZ(se é q vc ainda não o fez)? Acho que esse pessoal é tão competente que até vão se empenhar em sanar essa falha.
Transformar algo tão lindo em funcional é mais fácil do que algo feio e funcional em algo bonito.
Acho que eles são aqui de valinhos -SP.

Dieselboy
26/02/2007, 20:09
Serjão

De início me assustei com o preço, mas pelo que pude ver na net, o negócio é caro mesmo :shock:

Achei um local onde o preço é "menos" abusivo, embora não deixe de ser absurdo!!!

http://www.001shop.com.br/lojas/armazem4x4.com.br/produtos.asp?produto=76&categoria=18&inf=&a1=&a2=#

A propósito parece que a própria OGZ vende seus equipamentos no site deles, será que o preço é mais condizente com a realidade???

SÉRGIO HOLANDA
26/02/2007, 20:13
Pois é isso mesmo, falta de atenção aos clientes...é por isso que nem pensei em entrar em contato...to puto mesmo...acho que vou fabricar um concorrente pra esses caras...

abrs

O tópico sobre o Snorkel home-made é esse:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23490

E sobre a tal da OGZ segue abaixo a desagradavel experiencia que tive com eles:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=78245#post78245

[]'s

SÉRGIO HOLANDA
26/02/2007, 20:17
Grande Aurelio,

acho que quando voltar da expedição vou fabricar um snorkel decente, bonito como os deles, mas que funcione de verdade...estou arrependido de não ter feito o meu aqui em casa...mas agente aprende assim mesmo, na lapada!!!

abrs

Que meleca, hein Sérgio?!
Eu não já não gostava da aparência desse snorkel; agora então, apresentando problemas, tô fora.
E pensar que o snorkel da Safari para a Hilux, motor 3L (SS106HF) custa lá fora US$290.32, mais US$183.94 do "frete". Ou seja, convertendo (com o valor de hoje do dólar), R$986,46 :shock:
http://www.rocky-road.com/snorkel.html
Mas....infelizmente, sobre o preço ainda tem imposto de importação, algo em torno dos 100%.
Recalculando então, pagaríamos algo em torno de R$1600,00
Alguém aí vai para os States? Aceita encomenda ? :mrgreen:

[]´s

Aurélio
sspfoa

romeu
26/02/2007, 20:43
É de plástico ou ferro?

Se for de ferro "mete a faca" na parte de cima, e faz só um chapéu novo, aí solda, lixa e pinta... e vai continuar bonito só que funcional

Dieselboy
26/02/2007, 20:49
"... É de plástico ..."
:discordo:

"... ou ferro? ..."
:discordo:

:arrow: Fibra de vidro.

romeu
26/02/2007, 20:52
hmmmmm

Não dá pra levar num cara e mandar fazer só a parte de cima? serra e imenda a parte nova?

Bruno cf
26/02/2007, 21:06
tambem acho isso..
cortar o chapeu e comprar um chapeu igual os modelo safari...vai ficar show e voce podera ajustar o tamanho e o angulo que quizer...

SÉRGIO HOLANDA
26/02/2007, 21:07
isso mesmo...pura merda...muito lindo e de designer perfeito, mas só isso...

abrs

cara, não é preciso olhar direito pra ver que tá virado pra cima e aberto....

que coisa de loco

SÉRGIO HOLANDA
26/02/2007, 21:10

Grande Dieselboy,

quando fiz o orçamento era o mesmo preço da Donatti, como tinha de comprar outras coisas, comprei lá mesmo...

abrs

Serjão

De início me assustei com o preço, mas pelo que pude ver na net, o negócio é caro mesmo :shock:

Achei um local onde o preço é "menos" abusivo, embora não deixe de ser absurdo!!!

http://www.001shop.com.br/lojas/armazem4x4.com.br/produtos.asp?produto=76&categoria=18&inf=&a1=&a2=#

A propósito parece que a própria OGZ vende seus equipamentos no site deles, será que o preço é mais condizente com a realidade???

Dieselboy
26/02/2007, 21:15
Que dá para fazer dá, o problema é encontrar alguém com disposição de fazer este serviço com calma e sobretudo qualidade, pois veja bem:

:arrow: Primeiro vai ter cortar a parte superior ou de repente até apenas remodelar a entrada de captação de ar;
:arrow: Depois provavelmente terá que "fabricar" artesanalmente esta parte remodelada, aí é que o "bicho pega" ....
:arrow: Lá pelas "tantas" vai ter que dar acabamento com massa plástica e lixa, ou seja dá-lhe massa e lixa ....
:arrow: Nos "finalmentes" vai precisar passar um(s) mão(s) de base de fundo para depois passar a tinta ....

O pior de tudo isso é que tem que encontrar algum funileiro que tenha espírito de Michelangelo, esteja bem disposto e com muita paciência para que o resultado não venha a decepcionar mais que o produto original.

Ahh e "detalhe" o artista em questão provavelmente irá cobrar muito mais que uma(s) simples cervejinha(s) .... :twisted:

Se fosse meu caso, colocava eu mesmo as mãos na massa e partia de uma vez para o velho "vai ou racha ou arrebenta a tampa da caixa" caso não desse conta do recado aí sim procurava alguém para me socorrer :mrgreen:

Lembrem-se do velho provérbio "... Se quer algo bem feito, faça você mesmo..."

SÉRGIO HOLANDA
26/02/2007, 21:16

Grandes Bruno e Romeu,

como disse, tô fazendo uma peça, amanhã cubro com fibra de vidro e na quarta faço o teste, se não ficar legal, eu vou cortar e alongar um pouco e coloco o modelo safari que é vendido na Garra 4x4, já vi lá a cabeça dos land...sai por R$ 180,00...ou eu mesmo faço uma...também vcs podem ver a quantidade de snorkels da OZG sendo vendido no site, tem pra tudo que é carro e com o mesmo problema que tem o meu...vejam os detalhes nas fotos em http://www.ciashop.com.br/garra4x4/dept.asp?template_id=1&partner_id=&dept%5Fid=1601

abrs,

tambem acho isso..
cortar o chapeu e comprar um chapeu igual os modelo safari...vai ficar show e voce podera ajustar o tamanho e o angulo que quizer...

SÉRGIO HOLANDA
26/02/2007, 21:28
Exatamente isso Dieselboy...vou tentar por aqui, até porque caso fique merdomenos peço ajuda a meu pai, que constroi ultraleves em fibra, e tem manhã em mexer nesses troços...quem sabe não me revelo um bom artesão...a bronca é a expedição, faltam 30 dias pra saída e so vou ter as noites pra mexer nisso e na organização da viagem....vamos ver no que vai dar...se ficar bom eu coloco uma foto, se ficar excelente vou produzir e vender...hehehe

JEFFCATUNDA
26/02/2007, 22:16
Pega duas latas de skol, vai num funileiro e pede pra moldar igual um chapeu de pica, isso é, de bica...

Sai por uns dois reais!

SÉRGIO HOLANDA
26/02/2007, 22:24

de Bucleta fica mais bonito Jeff...:D :D :D

vou adaptar o do safari...caso o que estou fazendo não ficar bom...

Pega duas latas de skol, vai num funileiro e pede pra moldar igual um chapeu de pica, isso é, de bica...

Sai por uns dois reais!

joão k. chikui
27/02/2007, 06:15
Sérgio
Como o teu snorkel é do teu lado e vc tem o pé muito pesado, cuidado para a nova peça não ficar barulhenta.

SÉRGIO HOLANDA
27/02/2007, 08:17

Grande João,

é verdade, se bem que já é barulhentozinho este snorkel, na entrada do ar, quando se pisa fundo escutasse um aspirador sugando até a alma...e com o vidro fechado e o climatizador ligado, tem uma vibração também no inicio é bem legal, super esportivo e na cidade até empolga mas andando na estrada a 120km/h, putz...barulhão...já consegui reduzir ao maximo, colocando carpete colado no teto, mas ainda faz barulho...e agora que vou turbinar acho que vai aumentar...vamos ver como vai ficar com a peça que to fazendo, não dando certo já bolei como adaptar a cabeça do snorkel da Land...

Valeuzzz pela dica,

abrs,

Sérgio
Como o teu snorkel é do teu lado e vc tem o pé muito pesado, cuidado para a nova peça não ficar barulhenta.

RAFAEL TOSTES
27/02/2007, 08:43
Guando fizer a modificação não esqueça de colocar as fotos!
Tenho omesmo problema
[]´s

SÉRGIO HOLANDA
27/02/2007, 09:23

Certamente Rafael,

assim que resolver o problema vou postar aqui nesse tópico...

abrs

Guando fizer a modificação não esqueça de colocar as fotos!
Tenho omesmo problema
[]´s

gbalero_URU
27/02/2007, 10:08
hola Sergio, te mendo las fotos de el sombrero de mi snorkel, capaz que podes sacar alguna idea, el por dentro tiene una prolongacion del tubo central con inclinacion opuesta a la entrada de aire y toda el agua que entra se pega a las paredes externas y cae por los orificios que se ven en la foto3 el esquema interno es tomado de un esnorkel safari, y te aseguro que no entra agua pues lo provamos con una manguera de agua directo a la entrada y el motor encendido y no entra sale toda por los orificios laterales del sombrero, de todos modos en la parte inferior del esnorque tiene una trampa de agua para detectar entradas previas a el filtro foto 4
un saludo cordial Gerardo

SÉRGIO HOLANDA
27/02/2007, 12:24

Grande Gerardo,

muito obrigado pela dica, acabei de fazer a peça para fechar a entrada de ar do meu snorkel e poder encaixar um tubo na parte superior e encaixar o sombrero...inclusive farei a inclusão do tubo central para ter a saída da água...este seu snorkel está exelente, muito profissional...vc fez ou comprou??? vou comprar um sombrero da Defender 110, vai ficar um pouco grande mas será usual e com a possibilidade de voltar para frente para captar mais ar...

Um grande abraço e obrigado pela dica, com toda certeza usarei a idéia.

,
hola Sergio, te mendo las fotos de el sombrero de mi snorkel, capaz que podes sacar alguna idea, el por dentro tiene una prolongacion del tubo central con inclinacion opuesta a la entrada de aire y toda el agua que entra se pega a las paredes externas y cae por los orificios que se ven en la foto3 el esquema interno es tomado de un esnorkel safari, y te aseguro que no entra agua pues lo provamos con una manguera de agua directo a la entrada y el motor encendido y no entra sale toda por los orificios laterales del sombrero, de todos modos en la parte inferior del esnorque tiene una trampa de agua para detectar entradas previas a el filtro foto 4
un saludo cordial Gerardo

Marcelo R. A. da Cunha
27/02/2007, 13:30
Cuidado o snorkel pode prejudicar o rendimento do motor, diminuir a vida útil da turbina e aumentar o consumo.

Fiz um para o meu J, mesmo não tendo ficado a coisa mais linda do mundo funciona MUITO bem e não puxa água nem quando o céu esta desabando e em travessias é super seguro, e o melhor de tudo não dá a menor restrição de ar para o motor.

Fiz primeiro em papelão depois eu e um amigo copiamos as peças em alumínio (folha), assim que todas as peças estavam prontas arrebitamos e demos fibra de vidro, nas próximas semanas devo estar modificando alguma coisa na aparência do snorkel, vou postar novas fotos assim que ficar pronto.

SÉRGIO HOLANDA
27/02/2007, 13:55
Bem...o fabricante informa que o snorkel é dimencionado para a necessidade de ar do vaículo, se eles não tem cuidado com a entrada de água de chuva, imagina fazer o teste de capacidade de ar para o sistema...na realidade, após a instalação, percebi que ocorreu um aumento na resposta do motor, talvez por estar recebendo um ar mais frio, ou até mesmo pelo efeito da capitação de ar mais fácil...em relação ao consumo, acho que melhorou sim, pois coloquei pneus mais largos que os originais e não ocorreu auteração...verei como ficará com a turbina, pois na quinta-feira vou montar o sistema...estou pensando em realmente fazer duas captações de ar, uma com filtro esportivo na turbina e outra para quando for fazer o off road, ou seja no snorkel...

ThE_DoG
27/02/2007, 18:54
Opa

Deixa o snorkel desconectado e só liga ele qdo for atravessar um rio, resolve o problema da chuva, do barulho, da restrição da turbina e ainda fica o snorkel bunitinho enfeitando a viatura.
Vc disse que tem um "ladrão" entre a ponta do snorkel e o filtro de ar para sair água da chuva, o filtro e ar tem o guarda pó original tbém ? Fala sério hahaha

[ ]´s

Marco

Dieselboy
27/02/2007, 19:15
Serjão

O comentário do The Dog me fez refletir sobre o seguinte, você está rodando com ele ligado ao filtro de ar em tempo integral? :pensativo:

Não me recordo onde li nem tampouco do autor, mas o cara foi muito feliz na comparação que le fez sobre o uso correto do snorkel (segundo ele).

Bem, dizia o seguinte -> "... O snorkel apenas deve ser utilizado durante o intervalo de travessia que o veículo pretende realizar devendo ser desconectado imediatamente após isto ...", daí lembro que questionaram o porquê de tal procedimento e ele comparou que o motor "respira" normalmente quando está ligado ao filtro, mas o fato de conectar-se o snorkel dificultaria sensivelmente esta "respiração" sendo algo como se uma pessoa tentasse respirar através de dois canudinhos, ou seja que dá para fazer isto dá, mas por pouco tempo senão o cara fica sem fôlego, com o motor ele disse que seria a mesma lógica.

Não sei se ficou claro nem se está 100% correto, mas ao meu ver tem uma certa lógica não acham?

SÉRGIO HOLANDA
27/02/2007, 19:44
Poie é The Dog,

estou falando sério sim, pois o carro é usado diariamente por minha esposa, e na sábado passado estavamos na casa de praia e tava chovendo muito, como já havia percebido o problema assim que fomos ao centro da cidade fazer compras, algo como 6km de distância, cidadezinha pequena...ao para no mercado fui tirar o parafuso do ladrão, pois tem muitas poças e sem o parafuso o ladrão vira um sugador de água com o motor ligado, pois é caio um monte de água, ou seja o local onde fica acumulado a 'gua tava cheio, mas como tem o filtro e o guarda pó recoloquei o parafuso e voltei pra casa...era muita chuva mesmo, inclusive morreu um na praia com raio na cabeça...quando tava chegando senti o motor diferente e vibrando...ai tirei o parafuso e tome água, ai fui para o filtro, tava pingando na valvulazinha que fica na caixa do filtro, ao abrir o filtro ele tava enxarcado de água e tava vaporizando aquilo pro motor...ou seja amigo...não iria perder meu tempo e dos demais amigos desse fórum com besteira... se chuver muito o bicho pega nesta droga de snorkel, mas vou resolver o problema...de uma forma ou de outra, nem que só use mesmo quando for pra trilha e com a resalva de não deixar a água passar por cima do teto ao entrar rápido na travessia!!!

atenciosamente,

Opa

Deixa o snorkel desconectado e só liga ele qdo for atravessar um rio, resolve o problema da chuva, do barulho, da restrição da turbina e ainda fica o snorkel bunitinho enfeitando a viatura.
Vc disse que tem um "ladrão" entre a ponta do snorkel e o filtro de ar para sair água da chuva, o filtro e ar tem o guarda pó original tbém ? Fala sério hahaha

[ ]´s

Marco

SÉRGIO HOLANDA
27/02/2007, 19:57

Grande Dieselboy,

o meu está com certeza ligado ao filtro, até porque temos todas as impurezas no ar e até o fato do cara do lava jato meter água ali e quando ligar o motor e não tiver o filtro pra reter a água o bicho vai pegar mesmo...

em relação a constatação do que voc6e leu, acho que temo duas formas de ver a coisa...uma seria uma adaptação com um tubo grande demais que estaria fora do curso normal calculado pela fábrica, ai temos de recalibrar o motor...a outra é um sistema mais simples, direto e que quase não modifica a relação de entrada de ar, até ajuda, uma vez que capta ar mais frio e dependendo da colocação da peça até aumente o forneceimanto de ar ao sistema...de qualquer modo o certo é avaliar em uma oficina especializada e calibrar o motor se for necessário...

como disse, tô fazendo uma peça, embora tenha pensado emcolocar um filtro esportivo no turbo, mas é aquela coisa, essa história de tá mechendo aqui e ali é foda...então vou fazer a adaptação e ver como fica, se tudo ficar ok, não coloco o filtro esportivo, se não uso o snorkel só o off road...vejamos!!!

abrs,

Serjão

O comentário do The Dog me fez refletir sobre o seguinte, você está rodando com ele ligado ao filtro de ar em tempo integral? :pensativo:

Não me recordo onde li nem tampouco do autor, mas o cara foi muito feliz na comparação que le fez sobre o uso correto do snorkel (segundo ele).

Bem, dizia o seguinte -> "... O snorkel apenas deve ser utilizado durante o intervalo de travessia que o veículo pretende realizar devendo ser desconectado imediatamente após isto ...", daí lembro que questionaram o porquê de tal procedimento e ele comparou que o motor "respira" normalmente quando está ligado ao filtro, mas o fato de conectar-se o snorkel dificultaria sensivelmente esta "respiração" sendo algo como se uma pessoa tentasse respirar através de dois canudinhos, ou seja que dá para fazer isto dá, mas por pouco tempo senão o cara fica sem fôlego, com o motor ele disse que seria a mesma lógica.

Não sei se ficou claro nem se está 100% correto, mas ao meu ver tem uma certa lógica não acham?

SÉRGIO HOLANDA
28/02/2007, 15:05
Pessoal,

Resolvendo parcialmente o problema...

Desde ontém que chove pra burro aqui em Recife...então vamos testar opções no snorkel...

peguei uma fita emborrachada e tapei o corte de entrada de ar mais próximo do teto do carro e retirei o parafuso do ladrão...fui ao centro da cidade debaixo de muita chuva, passei por um monte de alagamentos de deixar o transito parado, vantagem das camionetes e principalmente com snorkel...e deixei o carro na chuva direto, parado, por uma hora...e saie para mais ums 30km de trajeto até minha casa...resultado:

- bem, na praia andando devagar em chuva torrencial e com o parafuso do ladrão no lugar, só tirei enquanto estava parado, encharcou o filtro, deixou bem molhado...

- com uma entrada fechada, a mais próxima do teto, e o rodando com o parafuso do ladrão fora...o filtro ao chegar em casa estava um pouco úmido, de qualquer forma nada parecido com o dia da praia...ou seja dá pra rodar nessas condições, mas como um barulhozinho maior, pois quando se tira o parafuso do ladrão fica barulhento...

De qualquer forma a peça que estou fazendo está pronta, precisando apenas de um tempo, pois como é de fibra e está chovendo muito ainda não está 100% curada...

abrs

Sérgio Holanda

ThE_DoG
28/02/2007, 19:19
Sérgio

Tô vendo que vc tá correndo muito mais risco usando esse snorkel que sem ele, basicamente é o problema clássico de se usar "respiros", sejá o de caixa, de diferencial de motor ou como é o seu caso o da admisão de ar, se não for bem projetado o respiro se torna um funil e é mais ou menos isso que está acontecendo, o risco é vc perder o teu motor por calço hidráulico, pelo que vc já relatou vc já quase chegou nisso.
Um snorkel realmente é um acessório útil para se atravessar um alagado com segurança porém o teu está longe de ser um modelo ideal, o problema principal no teu é o bocal, que por erro de projeto virou um funil, outro problema que eu vejo é que o filtro de ar não pode ter aquela "valvulazinha" que vc comentou que estava pingado, imagino que vc esteja se referindo ao guarda pó do filtro de ar, outra coisa é o tal ladrão do filtro de ar, vc não citou exatamente onde fica mas um sistema com snorkel não pode ter o guarda pó nem o ladrão do snorkel, senão qdo vc entrar no alagado esses pontos serão os pontos por onde vai entrar água com certeza e daí babau pro motor...
Eu recomendo manter o filtro de ar original, se vc acha que algum dia vai precisar mesmo do snorkel então feche o furo do guarda pó e feche o ladrão do snorkel, o pior caso vai ser atravessar um rio durante uma chuva mas prá atravessar um rio vc leva 5 min se muito e nesse tempo a água da chuva não vai causar maiores problemas, no resto do tempo deixe o snorkel desconectado do filtro de ar, queira ou não é um snorkel bonito e colocar um chapeuzinho ali vai ficar, na minha opinião, medonho de feio, outro ponto é que deixar o snorkel ligado num carro turbinado só vai prejudicar o desempenho e aumentar o consumo...
Com relação ao filtro esportivo tbém acho uma besteira, até hoje não li um artigo que falasse bem desses filtros, de qquer forma se for usar um desses coloque um K&N parece que é o menos ruim, ao meu ver colocar um filtro desses num 4x4 é jogar dindin fora e submeter o motor a riscos desnecessários...

Abração

Marco Antonio

SÉRGIO HOLANDA
28/02/2007, 23:40

Grande The_Dog (vulgo Marco Antonio),

eu estou convencido disso, realmente vou deixar o snorkel em off e usar somente quando for pras trilhas...não vou colocar o filtro esportivo, os bons cunstão em torno de R$ 250,00 e mesmo assim deixam algum pó ir para o motor, pois são muito expostos e até quando chove em recife e a coisa fica alagada o filtro esportivo será um problema...a peça que estou montando para o snorkel será de encaixe com parafusos, de modo que poderei colocar e tirar quando não estiver usando o snorkel e mantendo assim a beleza da peça e poderei usar tranquilamente o snorkel com chuva torrencial...como este carro fica para o uso diário de minha esposa, até que possamos comprar outro carro pra ela e deixar a SR5 só pro passeio pesado, não posso me dar o luxo de querer que minha esposa fique preocupada com chuva, snorkel ou qualquer outra coisa...por isso não utilizarei mais no dia-a-dia o snorkel...

obrigado pela ajuda, pelas dicas e com certeza seguirei seu conselho...mas de qualquer forma quando terinar a peça de encaixe eu vou postar aqui as fotos e os detalhes.

abrs,

Sérgio Holanda

Sérgio

Tô vendo que vc tá correndo muito mais risco usando esse snorkel que sem ele, basicamente é o problema clássico de se usar "respiros", sejá o de caixa, de diferencial de motor ou como é o seu caso o da admisão de ar, se não for bem projetado o respiro se torna um funil e é mais ou menos isso que está acontecendo, o risco é vc perder o teu motor por calço hidráulico, pelo que vc já relatou vc já quase chegou nisso.
Um snorkel realmente é um acessório útil para se atravessar um alagado com segurança porém o teu está longe de ser um modelo ideal, o problema principal no teu é o bocal, que por erro de projeto virou um funil, outro problema que eu vejo é que o filtro de ar não pode ter aquela "valvulazinha" que vc comentou que estava pingado, imagino que vc esteja se referindo ao guarda pó do filtro de ar, outra coisa é o tal ladrão do filtro de ar, vc não citou exatamente onde fica mas um sistema com snorkel não pode ter o guarda pó nem o ladrão do snorkel, senão qdo vc entrar no alagado esses pontos serão os pontos por onde vai entrar água com certeza e daí babau pro motor...
Eu recomendo manter o filtro de ar original, se vc acha que algum dia vai precisar mesmo do snorkel então feche o furo do guarda pó e feche o ladrão do snorkel, o pior caso vai ser atravessar um rio durante uma chuva mas prá atravessar um rio vc leva 5 min se muito e nesse tempo a água da chuva não vai causar maiores problemas, no resto do tempo deixe o snorkel desconectado do filtro de ar, queira ou não é um snorkel bonito e colocar um chapeuzinho ali vai ficar, na minha opinião, medonho de feio, outro ponto é que deixar o snorkel ligado num carro turbinado só vai prejudicar o desempenho e aumentar o consumo...
Com relação ao filtro esportivo tbém acho uma besteira, até hoje não li um artigo que falasse bem desses filtros, de qquer forma se for usar um desses coloque um K&N parece que é o menos ruim, ao meu ver colocar um filtro desses num 4x4 é jogar dindin fora e submeter o motor a riscos desnecessários...

Abração

Marco Antonio

beni-rj
02/03/2007, 00:05

Grande The_Dog (vulgo Marco Antonio),

eu estou convencido disso, realmente vou deixar o snorkel em off e usar somente quando for pras trilhas...não vou colocar o filtro esportivo, os bons cunstão em torno de R$ 250,00 e mesmo assim deixam algum pó ir para o motor, pois são muito expostos e até quando chove em recife e a coisa fica alagada o filtro esportivo será um problema...
Sérgio Holanda

Sérgio

Acredito que sua solução é a mais acertada. Se você está reclamando do ruído que faz o snorkel, ainda não ouviu nada. Coloquei um KN esportivo na entrada da turbina e não aguentei nem uma semana. Já pensei em usar um
registro plástico em T, para direcionar o ar pelo snorkel, ou pela entrada normal do filtro, conforme necessário. Mas, devido ao tamanho da trozoba--desisti.

Quanto à breve utilização do snorkel, nada vejo que prejudique seu motor, mesmo que a entrada de ar fique mais rica em O2. Muito pior é o desenho desse fabricante que acredito, por motivos estéticos, resolveu virar a entrada pra trás, prejudicando a tomada de ar em altas velocidades nas estradas. Aí sim, com sérios riscos de aumento de temperatura, maior consumo e desgaste com carbonização prematura do motor. Potanto, mais uma boa razão para só usá-lo quando realmente necessário.

Quanto ao temor de umidade no guarda-pó do filtro, usando snorkel, também se não for excessiva, não há perigo. Se você desmontar o filtro, após uma chuvarada, rodando numa estrada, você verá que estará tudo molhadinho, mesmo usando a tomada normal, que infelizmente no projeto desse carro não é das mais inteligentes.

Enfim, conforme The_Dog alertou, quando usando o snorkel em travessias, não esqueça de tapar o furo que fica na tampa do filtro de ar que serve exatamente para sair o eventual acúmulo de água e não para entrar mais!. Aliás, o mesmo é valido para o tal parafusinho na base do snorkel, bem como dos respiros da transmissão, que sugiro conectá-los à parte superior da mangueira do snorkel.

Quando estiver tudo pronto, poste fotos para a gente botar defeito hahahaha!!! ( Brincadeirinha...)

Boa Viagem ( não é a sua praia). Breve, também, estarei excursionando ao Sul.

[]s hiluxminados

SÉRGIO HOLANDA
02/03/2007, 06:13

Grande Beni,

é isso mesmo amigo...não podemos ficar na quela de troca isso, troca aquilo, lembrou de mudar??? principalmente porque é um 'veículo de uso diário...quando puder comprar outro pra minha esposa, este ficará para os passeios, ai deixo direto no snorkel...

realmente a entrada de ar em alta vel. é prejudicada, principalmente pelo efeito de turbilhonamento do vento/ar no capô que faz nesta área um vácuo e conseguentemente o sistema vai trabalhar forçado em busca de ar...ainda mais agora que tem um turbo...

é verdade, a entrada de ar desse carro é meio errada, se passar por uma poça muito grande ele chupa água, mas estou ciente de que é melhor para o dia-a-dia...os suspiros da transmisão e dos cardãs, assim que comprei o carro e fiz as reviões gerais, coloquei todos lá pra cima, então ai é bronca zero!!!

quando fizer as modificações vou postar sim...

minha Praia é Candeias...:D :D :D

mas valeu pela Boa Viagem e pelas dicas...

grande abraço,

PIRATADOM
02/03/2007, 07:47
eai Serjão atcho que tu tomou-lhe um sombrero desse sombrero pagaste mutcho caro :lol: Serjão acabei de chegar da estrada do sol tava mutcho loco:putz: o cruzeiro, vi mutchos cjs pelaquelas bandas :concordo:
voltando a piratiar:mrgreen:
aloha

SÉRGIO HOLANDA
02/03/2007, 12:27
Pois é PIRATADOM...tomei no sombrero...mas á ta resolvida a coisa toda...e num tem foto da estrada do sol??? e dos Cjs??? posta as fotos...

GKR
04/05/2007, 14:07
eai Sergio...

alguma noticia da peça q estas fazendo pro snorkel???
fotos??

valeu
abraço
Guilherme

SÉRGIO HOLANDA
04/05/2007, 15:49

Grande Guilerme,

Como tive a expedição pra fazer e só voltei agora, não tive tempo pra mexer noisso e agora teno de trabalhar um bocado pra recuperar o tempo, de forma que ainda estou deixando de lado a confecção do snorkel, mas já sei o que irei fazer nele e assim que estiver modificado eu postarei as fotos e os detalhes da coisa toda...

grande abraço,

Sérgio Holanda
eai Sergio...

alguma noticia da peça q estas fazendo pro snorkel???
fotos??

valeu
abraço
Guilherme

Julio Militão
06/05/2007, 20:17
E ai Sergio, como foi a expedição? Onde podemos ver as fotos e os desafios? Estamos programando viagem a La Paz e sul da Bolivia.

SÉRGIO HOLANDA
06/05/2007, 20:35

Grande Julio Militão,

E ai como vão as coisa por Porto Velho???

Pessoal, o Julio é mais um amigo forista que conheci pessoalmente em nossa expedição...nos deu toda a atenção do mundo e foi altamente solicito, embora tenha vindo com uma historinha de trocar figurinhas...:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: ...mas ai ele explicou que pras bandas de lá isso é normal!!!!:discordo: :discordo: :discordo: ...:lol: :lol: :lol: ...mas figurinhas sobre off road:palmas: :palmas: :palmas:

Grande Julio,

Pois é a expedição, como diria meu sogro, foi um "xuxexo", tudo perfeito a com muita beleza e emoção...estou colocando tudo isso no tópico que abri antes da expedição para buscar dicas e agora estamos dando dicas e mostrando o meu diário de bordo...isso sim é trocar figurinhas ao jeito do pessoal do Norte...

grande abraço e acompanha nossa aventura...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21923&page=14

e lembrando, o que pudermos ajudar em sua aventura, tamos ai, aliás aqui...

E ai Sergio, como foi a expedição? Onde podemos ver as fotos e os desafios? Estamos programando viagem a La Paz e sul da Bolivia.

ArthurC
07/05/2007, 19:31
Poxa Sérgio, que pena que o snorkel tenha lhe causado estes problemas. Tenho um também da OGZ na Ranger e nunca tive problemas, e só uso o snorkel como entrada de ar, já que a original foi selada.

O único cuidado é realmente quando se for lavar o carro, pois os lavadores nao entendem PN e tacam agua lá dentro.

Romeu, a entrada de ar nao é pra cima, é pra trás. Com velocidade a possibilidade de entrar água lá é tao grande quanto em qualquer outro snorkel.

[]s aos colegas

SÉRGIO HOLANDA
07/05/2007, 19:55

Grande Arthur,

Se não chover forte o snorkel é beleza, mas quando der vou resolver esse problema...e eu uso também como entrada de ar, pois não tem mais a original...

abrs,

Sérgio Holanda

Poxa Sérgio, que pena que o snorkel tenha lhe causado estes problemas. Tenho um também da OGZ na Ranger e nunca tive problemas, e só uso o snorkel como entrada de ar, já que a original foi selada.

O único cuidado é realmente quando se for lavar o carro, pois os lavadores nao entendem PN e tacam agua lá dentro.

Romeu, a entrada de ar nao é pra cima, é pra trás. Com velocidade a possibilidade de entrar água lá é tao grande quanto em qualquer outro snorkel.

[]s aos colegas

Rafaguterres
13/05/2007, 20:46
Buenas prezado Sérgio e demais colegas...

Vocês já viram a entrada de ar da Troller (bem grande e virada para traz, porém acima da linha do capô da viatura). O problema pode ser só este?

A função do Snorkel é aumentar a altura da captação de ar e somente isto.

Adaptar um sistema de escolha entre puxar o ar do snorkel ou do filtro de ar é que eu não entendí?? Com uma válvula de cano tígre?? Então para que colocar o snorkel?? É mais curva no sistema de admissão de ar para dentro do motor?

Acho que todo o sistema instalado tá errado....e pior.....mal dimensionado, pois tá estrangulando a entrada de ar e criando um efeito venturi (tipo um aspirador de líquido).

Minha humilde sugestão é tirar logo este "tareco" da admissão do motor e utilizar um sistema mais simples, ou adaptar um de outra caminhonete com características de motor semelhantes (por causa da vazão de ar para dentro do sistema).

A entrada de água no sistema de alimentação pode ser bem prejudicial, e tú já pensou que pode estar entrando água pela parte de baixo do snorkel também...(algum problema de vedação no sitema?).

Bom, era isto! Grande abraço e até...

Barbaridade, aquí no Sul tá de rengueá cusco..... 10 ° C... e esfriando.

SÉRGIO HOLANDA
13/05/2007, 21:14

Grande Rafaguterres,

Bem, na realidade vou alterar o snorkel da seguinte forma...irei corta-lo em determinado lugar e levanta-lo um pouco em relação ao teto e aumentar a entrada de ar para evitar o efeito aspirador-de-pó, reduzindo essa pressão...em relação aos efeitos do sistema, fiz varios testes de estrada e por quilometragens longas e realmente é melhor para o motor...com ele a quantidade de poeira no filtro é menor, o motor desenvolve mais, pois puxa ar mais frio de fora e não ar-quente do cofre do motor...nas vezes que tive a entrada de água no filtro foram em chuvas fortes e com o carro parado e em deslocamento lento, e como ando agora com o suspiro aberto a água de chuva com o carro parado não é mais tão prejudicial, pois não entra tanto (fechei a entrada mais baixa do snorkel) e quando entra saie por este suspiro...no mais quando fizer a modificação eu vou colocar aqui...

Grande abraço,

Buenas prezado Sérgio e demais colegas...

Vocês já viram a entrada de ar da Troller (bem grande e virada para traz, porém acima da linha do capô da viatura). O problema pode ser só este?

A função do Snorkel é aumentar a altura da captação de ar e somente isto.

Adaptar um sistema de escolha entre puxar o ar do snorkel ou do filtro de ar é que eu não entendí?? Com uma válvula de cano tígre?? Então para que colocar o snorkel?? É mais curva no sistema de admissão de ar para dentro do motor?

Acho que todo o sistema instalado tá errado....e pior.....mal dimensionado, pois tá estrangulando a entrada de ar e criando um efeito venturi (tipo um aspirador de líquido).

Minha humilde sugestão é tirar logo este "tareco" da admissão do motor e utilizar um sistema mais simples, ou adaptar um de outra caminhonete com características de motor semelhantes (por causa da vazão de ar para dentro do sistema).

A entrada de água no sistema de alimentação pode ser bem prejudicial, e tú já pensou que pode estar entrando água pela parte de baixo do snorkel também...(algum problema de vedação no sitema?).

Bom, era isto! Grande abraço e até...

Barbaridade, aquí no Sul tá de rengueá cusco..... 10 ° C... e esfriando.

SÉRGIO HOLANDA
13/05/2007, 21:16
E Rafaguterres,

o frio é bom de mais...já tô com saudades do acampamento lá no Uyuni a -6,5graus...foi bom demais!!!!!!!!

abrs,

Rafaguterres
13/05/2007, 21:54
o frio é bom de mais...já tô com saudades do acampamento lá no Uyuni a -6,5graus...foi bom demais!!!!!!!!

Também acho bom, só que preciso de uns dois dias para me acostumar, pois tá na época de troca de temperaturas ( a uns dias estava fazendo 32° c). Aquí é complicado pela mudança brusca de temperaturas e pela umidade.

Fazer o que??? Vinho, canha e comidas fortes, alem do cobertor de orelha que ajuda a espantar o frio :dance:, mas que encomoda com o dinheiro gasto no carro...:putz::putz::putz:.. fazer o que????

Um Abraço...E boa sorte na empreitada com o snorkel.....

Ronaldo SW4
04/09/2011, 19:32
Serjão!

Como ficou no final dessa história?

Ou qual Snorkel vc recomendaria para nossas sw4?

drezter
04/09/2011, 23:29
Beleza Ronaldo,
Aproveitando o desenterro do tópico, gostaria de saber se o Marisco segue essa mesma linha: Bonito, mas ordinário.

Inner
04/09/2011, 23:47
Pois é Serjão tudo bem com o amigo? Tenho na minha e embora tenha passado tanto tempo fico com sensação de que nas chuvas fortes com o carro parado ou devagar a água poderia entrar, mais diz aí como ficou o seu caso. Um abraço Inner

SÉRGIO HOLANDA
05/09/2011, 11:19
Opa Inner...

eu troquei por um modelo safari... embora esse da OZG sejam muito bonitos, têm esse problema, além de que em velocidade grande tendem a faltar ar pro motor.

abrs,

sérjão

Pois é Serjão tudo bem com o amigo? Tenho na minha e embora tenha passado tanto tempo fico com sensação de que nas chuvas fortes com o carro parado ou devagar a água poderia entrar, mais diz aí como ficou o seu caso. Um abraço Inner

Ronaldo SW4
05/09/2011, 12:18
Serjão!

Então a solução toda foi essa....rsrs

Trocar pelo Safari!

Quem tá vendendo por aqui?

SÉRGIO HOLANDA
05/09/2011, 14:44
Opa Ronaldo, rsrsrsr... solução simples e direta... eu comprei o meu na argentina, mas acredito que o Armazém4x4 venda sim...

Abração!!!

Serjão!

Então a solução toda foi essa....rsrs

Trocar pelo Safari!

Quem tá vendendo por aqui?

Ronaldo SW4
05/09/2011, 21:49
putz

nem no site da safari tem o modelo...para sw4 TD 2002

o mais proximo que encontrei foi para o motor kzt com entrada de ar no lado esquerdo

Google Tradutor (http://translate.google.com/translate?hl=pt&u=http://www.safarisnorkel.com/index.htm)

SÉRGIO HOLANDA
05/09/2011, 22:16
entra no site dos Toyoteros Toyoteros.com.ar - 4x4 Off Road (http://www.toyoteros.com.ar/)
putz

nem no site da safari tem o modelo...para sw4 TD 2002

o mais proximo que encontrei foi para o motor kzt com entrada de ar no lado esquerdo

Google Tradutor (http://translate.google.com/translate?hl=pt&u=http://www.safarisnorkel.com/index.htm)

Claudio Samuca
05/09/2011, 23:24
Serjão, não me pergunte como nem porquê, mas meu snorkel OGZ fica 1 polegada acima do teto e funciona muito bem... Devo ter sido premiado com algum defeito de fábrica... rsrsrs!!!
Abs,
Samuca

Inner
06/09/2011, 08:59
E aí Cláudio tudo bem, gostaria de pedir se possível que você coloque uma foto do seu Snorkel com defeito, rs para eu comparar com o meu. Um abraço Inner

Serjão, não me pergunte como nem porquê, mas meu snorkel OGZ fica 1 polegada acima do teto e funciona muito bem... Devo ter sido premiado com algum defeito de fábrica... rsrsrs!!!
Abs,
Samuca

Claudio Samuca
07/09/2011, 00:22
E aí Cláudio tudo bem, gostaria de pedir se possível que você coloque uma foto do seu Snorkel com defeito, rs para eu comparar com o meu. Um abraço Inner

Inner, melhor passar lá na oficina do Fabrício e conferir pessoalmente... rsrsrs!!! Ou no próximo encontro do VQQ no dia 14, quarta, às 20h00 no Parque dos Patins, na Lagoa.

Abs!

dpab
07/09/2011, 01:30
Aeeeee... Samuca !!!! É isso mesmo... Grande Inner, vc não pode faltar no nosso encontro primeiro VQQ !!!
Lá na Lagoa poderemos ver, tirar fotos, conversar, obter novas idéias, etc...
Eu vou, o Samuca vai... Muitos outros amigos vão tb.... E o Inner só não vai se não quiser, afinal... Vai Quem Quer !!!!
Um abração, Delfim.

Ronaldo SW4
07/09/2011, 03:38
Samuca e Inner,
Legal o lance do encontro de vocês!!!

Mas se puder postar as fotos ajuda os outros reles mortais não moradores da Cidade Maravilhosa...rsrs

Tks

Claudio Samuca
07/09/2011, 19:49
Samuca e Inner,
Legal o lance do encontro de vocês!!!

Mas se puder postar as fotos ajuda os outros reles mortais não moradores da Cidade Maravilhosa...rsrs

Tks

Pode deixar, Ronaldo, mas só poderei tirar as fotos depois de pegar a viatura na oficina... rsrsrs!!!

Abs,
Samuca

Hilario Alencar
08/09/2011, 17:47
Sou radicalmente contra tudo que foi dito até agora em relação ao snorkel da OGZ.
1 - o Snorkel quando foi inventado não tinha frente nem verso, era só um chapeuzinho.
2 - o Snorkel com boca virada pra frente foi inventado na Austrália onde a umidade do ar é baixíssima, deserto de OUTBACK (80% de seu território).
3 - É claro que num temporal, o snorkel com a boca virada pra frente teria muito mais chance de "beber água" do que o virado pra trás...de qualquer forma, a quantidade de água que porventura passasse pelo filtro de ar e chegasse ao cabeçote, seria apenas uma nuvem insignificante, que no máximo, por não se misturar com o óleo, criaria um efeito parecido com o rebaixamento do cabeçote e o veículo andaria mais, como se estivesse com cabeçote rebaixado...aos poucos seria absorvido e eliminado sem qualquer risco de calço hidráulico.
4 - a boca do snorkel virada pra trás como o OGZ, não fica colado ao teto esperando entrar rios de água conforme foi dito, mas tem um degrauzinho suficiente para evitar qualquer fio dágua além do que com o carro em movimento é difícil de imaginar que a água ande pra frente e não para trás...
5 - A OGZ é ou foi uma empresa séria (Elson, seu fundador, um grande entusiasta do off-road em São Paulo, morreu ano passado depois de uma longa luta contra o cancer de garganta), mediu-se o ganho de potência de seu modelo de snorkel, num dinamômetro em uma L200 e o ganho de potência foi em torno de 7 cavalos,
6 - Na primeira L200 Savana, ainda a quadradinha Sport, foi criado pela OGZ um snorkel original em que a entrada de ar era pelo lado, não tinha frente nem traseira...,
7 -a discussão sobre o vácuo é completamente equivocada. O que ocorre no vidro traseiro dos carros hatch, ou seja, com traseira vertical alinhada com o vidro, a sujeira que fica acumulada no vidro, é o seguinte: Imagine se não existisse o vidro e sim um burado na janela, uma janela sem vidro, para onde iria o ar, vento, sujeira que ficam acumulados no vidro? Para dentro do carro, certo? Pois é exatamente o que ocorre no snorkel com a boca virada para trás...ou seja, o ar entra direto não só por sucção mas também por força aerodinâmica. Quanto a sujeira, o ar que passa em cima do carro, que passa no seu teto, é muito mais limpo puro e frio do que o que corre no nível da cintura do carro, onde respira a entrada de ar normal da grande maioria dos carros, além de ser mais quente devido ao calor do cofre do motor e restrito, rarefeito, já que em regra, ela está dentro do paralama dianteiro...
Portanto por tudo isso, sem interesse nenhum em defender o fabricante OGZ mas apenas fazendo justiça, e também afirmando que tenho ele em 2 veículos e em um há quase 10 anos, já tendo atravessado rios que cobriam o capot e pego temporais de canivete, nunca tive problemas com esses snorkels e sou fã tanto do estilo quanto da eficácia deles.
Uma pena que talvez a empresa não sobreviva a morte de seu fundador.
Não sou dono da verdade apenas fiquei indignado com tanta bobagem escrita aqui, não sei mais, nem sou melhor que ninguém, apenas talvez tenha lido mais, me informado mais, conversado mais, seja mais experiente e conheci pessoalmente o trabalho da OGZ, sua seriedade, competencia e comprometimento com o off-road.
Longa vida a OGZ!!!
Boas trilhas,
Hilario Alencar.

Ronaldo SW4
08/09/2011, 20:46
Samuca....
Sem stress acho que consigo esperar....rsrsr

A minha viatura tb tá na tomando um banho de loja...rs
Amanha é o dia!

Ronaldo SW4
08/09/2011, 21:00
Hilario,

É pertinente seus comentários!
Tudo sempre tem no minimo 2 lados. Enquanto só tiver pessoas que não se adaptaram com esse ou aquele equipo, é a informação que fica!
Assim como você acredito não ser o dono de nenhuma verdade, gostei dos teus comentários apesar do tom radical, acho que ninguém quer destruir a fábrica ou fornecedor ou qq coisa assim!

Como vc diz, estudou mais e conversou mais...tá na hora de passar essas infos todas adiante!
Pra mim que sou praticamente calça branca, vou adorar ler seus posts.

Opinião e bumbum todo mundo tem o seu!!!

Pela sua experiência e pelo que foi relatado.
O que vc acha que aconteceu com os snorkels da galera que reprova a utilização do OGZ?

E vamos que vamos!!!

SÉRGIO HOLANDA
12/09/2011, 19:32
3 - uso o meu com o bocal pra frente embaixo de chuva e pé no porão... nunca tive problemas, e olha que posso dizer e provar! Mas entenda que se entrar água mesmo não será como uma nuvem, dará calço sim... só como informação bico com defeito da calço hidráulico imagina água!

4 - Os novos possuem sim... aliás, quando abri esse tópico em 2006 existia um degrau mas muito pequeno e foi esse degrau de nada que fez entrar água e depois desse tópico a OZG subiu e muito o degrau... acompanho tudo! só pra lembrar já vi alguns veículos em prova de jeep cross baterem motor pensando que o snorkel ajudaria, pois tiram os filtros e a água quando passa por cima e cai no teto é sugada, coisa que não acontece em outros modelos, como os da safari e todos os outros que fabricam baseados no mesmo principio e os originais da Land rover e troller.

5 - Ninguém disse que não era, mas lhe garanto que este tópico fez repensarem sobre o projeto e os que vendem hoje em dia são de desenho diferentes. Aqui ninguém está denegrindo a imagem de uma empresa... digo que quando abrir o tópico estava puto (fiquei porque na época entrei em contato com a empresa e disseram que estava montado errado, mandei fotos e disseram que devia estar com o carro embaixo de uma cascata... mas mudaram o projeto), mas todas as colocações são verdadeiras e uma coisa eu posso lhe afirmar, tenho respaldo pro que escrevo.

7 - sim muitas afirmações corretas, mas em velocidade se cria uma depressão, física pura e falta ar pro motor... em uma L200 quadradinha 120kmh/h não é grande velocidade e não passa muito daí, não serve como parâmetro, façam o teste em uma Hilux 3.0 D4d ou Triton e verifiquem se isso não acontece

Hilario, não estou denegrindo ninguém, mas tenha certeza que são as criticas que fazem evoluir os profissionais e este foi o objetivo. Tenho mais de 2 milhões de km de estradas, faço off road profissionalmente a mais de 14 anos e tenho muito conhecimento em projetos. Os snorkels são bonitos, eficientes sim, mas possuem limites, e tiveram mais, mas foram reprojetados e aperfeiçoados. Entendo sua indignação e emotividade ao falar, mas o que importa aqui é o retorno de um investimento e principalmente o resultado pratico do que estamos analisando.

Abrs,

Sérjão

Sou radicalmente contra tudo que foi dito até agora em relação ao snorkel da OGZ.
1 - o Snorkel quando foi inventado não tinha frente nem verso, era só um chapeuzinho.
2 - o Snorkel com boca virada pra frente foi inventado na Austrália onde a umidade do ar é baixíssima, deserto de OUTBACK (80% de seu território).
3 - É claro que num temporal, o snorkel com a boca virada pra frente teria muito mais chance de "beber água" do que o virado pra trás...de qualquer forma, a quantidade de água que porventura passasse pelo filtro de ar e chegasse ao cabeçote, seria apenas uma nuvem insignificante, que no máximo, por não se misturar com o óleo, criaria um efeito parecido com o rebaixamento do cabeçote e o veículo andaria mais, como se estivesse com cabeçote rebaixado...aos poucos seria absorvido e eliminado sem qualquer risco de calço hidráulico.
4 - a boca do snorkel virada pra trás como o OGZ, não fica colado ao teto esperando entrar rios de água conforme foi dito, mas tem um degrauzinho suficiente para evitar qualquer fio dágua além do que com o carro em movimento é difícil de imaginar que a água ande pra frente e não para trás...
5 - A OGZ é ou foi uma empresa séria (Elson, seu fundador, um grande entusiasta do off-road em São Paulo, morreu ano passado depois de uma longa luta contra o cancer de garganta), mediu-se o ganho de potência de seu modelo de snorkel, num dinamômetro em uma L200 e o ganho de potência foi em torno de 7 cavalos,
6 - Na primeira L200 Savana, ainda a quadradinha Sport, foi criado pela OGZ um snorkel original em que a entrada de ar era pelo lado, não tinha frente nem traseira...,
7 -a discussão sobre o vácuo é completamente equivocada. O que ocorre no vidro traseiro dos carros hatch, ou seja, com traseira vertical alinhada com o vidro, a sujeira que fica acumulada no vidro, é o seguinte: Imagine se não existisse o vidro e sim um burado na janela, uma janela sem vidro, para onde iria o ar, vento, sujeira que ficam acumulados no vidro? Para dentro do carro, certo? Pois é exatamente o que ocorre no snorkel com a boca virada para trás...ou seja, o ar entra direto não só por sucção mas também por força aerodinâmica. Quanto a sujeira, o ar que passa em cima do carro, que passa no seu teto, é muito mais limpo puro e frio do que o que corre no nível da cintura do carro, onde respira a entrada de ar normal da grande maioria dos carros, além de ser mais quente devido ao calor do cofre do motor e restrito, rarefeito, já que em regra, ela está dentro do paralama dianteiro...
Portanto por tudo isso, sem interesse nenhum em defender o fabricante OGZ mas apenas fazendo justiça, e também afirmando que tenho ele em 2 veículos e em um há quase 10 anos, já tendo atravessado rios que cobriam o capot e pego temporais de canivete, nunca tive problemas com esses snorkels e sou fã tanto do estilo quanto da eficácia deles.
Uma pena que talvez a empresa não sobreviva a morte de seu fundador.
Não sou dono da verdade apenas fiquei indignado com tanta bobagem escrita aqui, não sei mais, nem sou melhor que ninguém, apenas talvez tenha lido mais, me informado mais, conversado mais, seja mais experiente e conheci pessoalmente o trabalho da OGZ, sua seriedade, competencia e comprometimento com o off-road.
Longa vida a OGZ!!!
Boas trilhas,
Hilario Alencar.

Ronaldo SW4
17/09/2011, 07:29
Serjão breve fotos do que vc me aprontou viu!!!!!

Veja em http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/95467-mais-uma-sw4-rumo-expedicao-austral-jan-2012-a-2.html

SÉRGIO HOLANDA
19/09/2011, 11:12
No aguardo!!! rsrsrsrrs

Zani
19/09/2011, 19:16
entra no site dos Toyoteros Toyoteros.com.ar - 4x4 Off Road (http://www.toyoteros.com.ar/)

Olá Sérgio, vc comentou que na ocasião não gostou do snorkel da OGZ, os motivos já foram entendidos, eu tenho uma HI 2002 Cd, qual vc me recomenda, onde posso comprar? Na minha, motor 5L, o filtro de ar fica do lado do motorista. Dá uma dica aí, estou fazendo um upgrade aos poucos e depois vou adesivar com os que vc me enviou. Abraço.

SÉRGIO HOLANDA
19/09/2011, 20:08
Boa noite Zani...

Eu utilizo um modelo Safari, comprado na Argentina, fabricação AirFlow, ou seja, o fabricante pode variar, mas o importante é o projeto do snorkel.

abração!!!

Sérjão

Olá Sérgio, vc comentou que na ocasião não gostou do snorkel da OGZ, os motivos já foram entendidos, eu tenho uma HI 2002 Cd, qual vc me recomenda, onde posso comprar? Na minha, motor 5L, o filtro de ar fica do lado do motorista. Dá uma dica aí, estou fazendo um upgrade aos poucos e depois vou adesivar com os que vc me enviou. Abraço.

Ronaldo SW4
19/09/2011, 21:38
Serjão breve fotos do que vc me aprontou viu!!!!!

Visita oo topico que eu criei, com as minhas peripercias...

Veja em http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/95467-mais-uma-sw4-rumo-expedicao-austral-jan-2012-a-2.html

Valeu pela força e paciência sua e do Amigo Rafa!

Zani
19/09/2011, 22:31
Parabéns Ronaldo, ficou linda, show!!!!

SÉRGIO HOLANDA
20/09/2011, 07:33
Show!!!!

E vem mais ups por ai...

Vamos que vamos!!!

Valeu pela força e paciência sua e do Amigo Rafa!

Ronaldo SW4
05/10/2011, 20:21
Show!!!!

E vem mais ups por ai...

Vamos que vamos!!!

Serjão

Dá uma olhada lá ...agora ta pronta para essa viagem....rsrsr

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/95467-mais-uma-sw4-rumo-expedicao-austral-jan-2012-a-7.html#post1541052

Loras
11/10/2011, 13:17
Sobre a eterna discussão cabeça para frente ou para trás...

Apenas uma informação a mais.

Usem um pré filtro.

Além de prolongar a vida do seu filtro de ar...

Ele puxa ar debaixo!!! Então dificulta bastante a "entrada de água".

Aqui algumas fotos:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=292348&d=1305503016

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=292349&d=1305503033

Abraços,

rbata
11/10/2011, 16:04
Sobre a eterna discussão cabeça para frente ou para trás...

Apenas uma informação a mais.

Usem um pré filtro.

Além de prolongar a vida do seu filtro de ar...

Ele puxa ar debaixo!!! Então dificulta bastante a "entrada de água".

Aqui algumas fotos:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=292348&d=1305503016

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=292349&d=1305503033

Abraços,

Legal Loras!

Passe mais detalhes por favor.

Quanto custa +- ?

É de algum modelo específico de trator?

Qual diâmetro do bocal de encaixe?

É feito em material metálico ou plástico?

Esse daí é do tipo ciclone? Com umas pás fixas internamente?

Edu Barbosa
11/10/2011, 16:48
‫ (http://www.youtube.com/watch?v=iMzAcewOrIc&feature=related)

Dimasi
11/10/2011, 20:15
Huahuahuahuahua agora, aonde tava a turma da carretinha ? Tem que arrumar um snorkel p motorista.

Loras tb gostei desse desse pré filtro. fico no aguardo de mais infos.

Abs

hercilio.neto
11/10/2011, 20:41
Sens - sa - ci - o - nal ! ! ! ! !

Jera
12/10/2011, 17:34
vejam só isso aqui: 4x4 Connection - Snorkel FAQ (http://www.4x4connection.com/tech/snorkeltech.htm)

acho q da pra tirar mts duvidas! quem nao sabe ingles direito, coloca no google tradutor.

jeisonk
16/10/2011, 11:13
Interessante o artigo.

Loras, chegou a ler? Diz que aquele pré-filtro só é recomendado para velocidades abaixo de 80km/h.

Abs

sgrul1
16/10/2011, 12:19
Mto bacana o artigo. Espero dentro de uns 10 anos ja estar manjando sobre off road.

TCHEIGOR
16/10/2011, 15:48
alguém sabe indicar onde comprar aqui no BR um snorkel pra sw4 japa? pode ser bonitinho desde que não seja ordinário hehehehe

dpab
17/10/2011, 00:14
TCHEIGOR,
O Snorkel OGZ não é só bonito, muito pelo contrário, vários amigos foristas o possuem e já deram depoimentos favoráveis à sua eficiência.
Além do mais, esse tópico foi criado em fevereiro de 2007 e a OGZ, com a seriedade que todas as empresas deveriam ter ao receber críticas, reviu o seu projeto e aumentou o degrau na entrada de ar no teto, isso já naquela época, e agora eu soube de fonte segura que o modelo de snorkel para a SW4 japa sofreu uma nova evolução em seu projeto e que o novo modelo estará disponível dentro de poucos dias.
E confiando na qualidade do snorkel OGZ, informo que muito em breve instalarei o novo modelo na minha SW4 1999.
Um abraço, Delfim.

luiz eduardosh
17/10/2011, 15:25
Que boa notícia Delfim!!! Espero que eles tenha aproveitado o desenho "explodido" que mandei do Safari, num dos inúmeros emails que troquei com eles na tentativa de conseguir um snokell para a minha 1995 que tem o filtro diferente das 96 em diante, pois por email eles só me mandavam foto deste carro ou então da caminhonete onde o sistema é diferente da sw4.

Guto Machado
17/10/2011, 16:02
Aproveitando o tópico eu gostaria de colocar um da OGZ, mas vi q na mamute offroad(Mamute Off Road (http://www.mamuteoffroad.com.br/?link=snorkels)) vende outro snorkel e com o valor bem melhor, vendo que se trata de uma loja de produtos offroad e que tem um nome em jogo, acredito ser um bom produto, gostaria de saber se alguém aqui já utilizou?

Ezahn
17/10/2011, 19:37
Aproveitando o tópico eu gostaria de colocar um da OGZ, mas vi q na mamute offroad(Mamute Off Road (http://www.mamuteoffroad.com.br/?link=snorkels)) vende outro snorkel e com o valor bem melhor, vendo que se trata de uma loja de produtos offroad e que tem um nome em jogo, acredito ser um bom produto, gostaria de saber se alguém aqui já utilizou?

Guto, quanto vale este snorkel?

SÉRGIO HOLANDA
17/10/2011, 20:40
ISSO AI...

O meu snorkel possui pré-filtro, mas quando vou pegar estrada e andar acima dos 100km/h retiro ele...

Interessante o artigo.

Loras, chegou a ler? Diz que aquele pré-filtro só é recomendado para velocidades abaixo de 80km/h.

Abs

Guto Machado
17/10/2011, 23:27
Guto, quanto vale este snorkel?

Ainda nem chorei preço,me passaram o valor de 480,00 e foram bem atenciosos to esperando eles me passarem o valor do frete...

Zani
17/10/2011, 23:44
Guto, qual a marca, te falaram, parece igualzinho o da OGZ mas está realmente mais barato.....

Guto Machado
18/10/2011, 00:02
Guto, qual a marca, te falaram, parece igualzinho o da OGZ mas está realmente mais barato.....

Tb gostei muito, mas acredito q a fabricação seja própria, acredito ser um bom produto pois a loja não vai se queimar no segmento com tantas outras opçoes de equipamentos para o offroad

Ezahn
18/10/2011, 22:52
Ainda nem chorei preço,me passaram o valor de 480,00 e foram bem atenciosos to esperando eles me passarem o valor do frete...

Bom, não sei quanto tá um OGZ e nem um Safari. Se ninguém souber falar sobre este ai da Mamute off roads quem sabe eu dou um pulo em Curitiba pra conferir! Não é muito longe!!

Zani
18/10/2011, 23:12
O da OGZ R$695.
Abraço.

Guto Machado
19/10/2011, 11:32
Então eu sou mais feio me cobraram a mais, me passaram o valor de 750,00 e disseram não ter o frete, esse da mamute eu recebi a indicação da mariscooffroad q trabalhava com snorkel com um bom preço e pelo q pesquisei aqui boa qualidade tb, se ele me indicou acredito ser um bom produto só não fechei ainda pq até agora não me passaram o valor do frete aqui p E.S, to aguardando, mas vou mandar outro e-mail...

O da OGZ R$695.
Abraço.

Zani
20/10/2011, 01:23
Guto seria bom se tivéssemos a opnião de alguém aqui do fórum que conhecesse esse da mamute. Só para não ficarmos com a pulga atrás da orelha.
Abraço.

Rodrigo Neris
18/11/2011, 12:30
Serjão, estou precisando de uma ajuda meu amigo.. Me chamo Rodrigo, sou de Natal/RN. Estou querendo colocar um intercooler na minha SW4 2001 EFI e não tem quem faça esse serviço por aqui, uma vez que terá que mexer na parte na turbina para compensar e na alimentação de combustível..( me corrija se eu estiver errado!). Pois bem, gostaria de saber se o amigo conhece alguem da sua região que possa fazer esse serviço, de sua confiança? Agradeço desde já pela ajuda do amigo.. meu contato: MSN e E-MAIL rodrigonpx@hotmail.com

SÉRGIO HOLANDA
18/11/2011, 13:02
Opa Rodrigo...

Olha, aqui quando entramos nessas modificações eu mesmo meto a cara e faço junto de profissionais qualificados, as vezes o pessoal manda o carro pra mim e ai faço o serviço, mas uma empresa especifica para isso não temos, eu assumo essas preparações e entrego o carro pronto.

Abrs,

Sérjão

Serjão, estou precisando de uma ajuda meu amigo.. Me chamo Rodrigo, sou de Natal/RN. Estou querendo colocar um intercooler na minha SW4 2001 EFI e não tem quem faça esse serviço por aqui, uma vez que terá que mexer na parte na turbina para compensar e na alimentação de combustível..( me corrija se eu estiver errado!). Pois bem, gostaria de saber se o amigo conhece alguem da sua região que possa fazer esse serviço, de sua confiança? Agradeço desde já pela ajuda do amigo.. meu contato: MSN e E-MAIL rodrigonpx@hotmail.com

Inner
18/11/2011, 22:28
Eh quem sabe sabe, quem não sabe bate palmas. Fazer o que bater palmas. Fala aí Serjão um abraço do amigo.:campeao:

Opa Rodrigo...

Olha, aqui quando entramos nessas modificações eu mesmo meto a cara e faço junto de profissionais qualificados, as vezes o pessoal manda o carro pra mim e ai faço o serviço, mas uma empresa especifica para isso não temos, eu assumo essas preparações e entrego o carro pronto.

Abrs,

Sérjão

SÉRGIO HOLANDA
18/11/2011, 23:44
rsrsrs...

fala meu amigo, andas sumido!!

Abração!!!

Sérjão
Eh quem sabe sabe, quem não sabe bate palmas. Fazer o que bater palmas. Fala aí Serjão um abraço do amigo.:campeao:

Ezahn
20/11/2011, 08:58
rsrsrs...

fala meu amigo, andas sumido!!

Abração!!!

Sérjão

Sumido deste tópico!!!!! Só se for.

Estou com uma ideia, ainda bem crua, de fazer um snorkel Made in Casa. Minha ideia de fazer com cano pvc e resina. Agora nunca vi um snorkel na mão, forra do carro. Minha dúvida é:
Como é a fixação do snorkel na coluna do vidro? Tem que furar o carro para por parafuso? É grudado? A face do snorkel que fica encostada na coluna, como ela é? Tem parafusos? O que tem lá?

Agradeço, e se alguém puder mandar fotos ótimo.
Quando amadurecer a ideia crio um tópico para ela.

Abraços

luiz eduardosh
20/11/2011, 13:30
Opa Rodrigo...

Abrs,

Sérjão

Serjão e Rodrigo, quem está em Natal é o Edson da garage 4x4 de Sampa, dono da Xaropinha. Ele com certeza pode te ajudar.. 9651-5117 é o cel dele. Abs e boa sorte!!!

ibere
20/11/2011, 22:15
Galera,

Pesquisei no fórum e não achei algo sobre o sistema do snorkel da L200 Savana, que parece permitir o acionamento, ou não, da tubulação através de um botão ou alavanca de dentro do carro.

Se alguém tiver fotos ou detalhes de como funciona esse sistema e puder postar agradeceria muito, pois depois que turbinei a Hilux, o Maurício da Rashmotorem informou que a tubulação do snorkel da OGZ, que tenho instalado na pick-up, teria um diâmetro inferior ao que o motor precisa para poder respirar.

Dessa forma, quero instalar ou desenvolver algo que permita alterar a tomada de ar de acordo com o tempo ou terreno, sem ter que descer do carro, abrir o capô, conectar o tubo e depois desfazer toda a operação.

Obrigado.

dpab
20/11/2011, 23:21
Ibere,
A OGZ reviu o projeto e redimensionou o snorkel para as nossas Hilux, a fim de sanar o problema citado, e eu fui o primeiro a instalar o novo modelo na minha SW4 na semana passada.
É assim que deve agir uma empresa séria, ouvindo o seu consumidor e aperfeiçoando os seus produtos.
Um abraço, Delfim.

Inner
20/11/2011, 23:40
Dpab agora fiquei na dúvida, instalei o meu em janeiro e me parece semelhante ao seu, exceto por esse formato sanfonado na parte baixa E essa outra que parece um orifício. Seria possível você passar a medida do seu, falo da "circunferência pois pode estar aí a diferença. Sendo mais grosso a alimentação de ar seria maior. Um abraço Inner
321504

ibere
21/11/2011, 14:53
Dpab,

Pelas fotos já percebo que realmente o problema parece ter sido resolvido, em função da dimensão do tubo, que é bem maior que o meu antigo.

Mas acho que para mim o custo sairia muito alto, afinal jogaria fora o snorkel antigo (R$ 700,00 - na época) e instalaria um novo (R$ 700,00 - no mínimo), por isso que preciso saber como funciona o esquema da L200 Savana.

Obrigado.

Guto Machado
21/11/2011, 15:05
Parabéns pela viatura ficou show,quanto ficou o envio do snorkel ai p R.J???, e vc coloc0u aonde??? ele vem completo com as mangueiras e tudo, hj ao cotar um na gparts que tem o valor de 490,00, no final com frete e mangueiras chegava ao preço do q me passaram o da OGZ ( 750,00), to querendo colocar acho q vou acabar colocando o da OGZ mesmo,to esperando uma resposta da mamuteoffroad q tb trabalha, mas ainda não vi as fotos do produto...

Ibere,
A OGZ reviu o projeto e redimensionou o snorkel para as nossas Hilux, a fim de sanar o problema citado, e eu fui o primeiro a instalar o novo modelo na minha SW4 na semana passada.
É assim que deve agir uma empresa séria, ouvindo o seu consumidor e aperfeiçoando os seus produtos.
Um abraço, Delfim.

Loras
21/11/2011, 17:53
O snorquel da ARB tem uma espécie de rebite com rosca. É uma peça integrada no plástico do snorquel.

Você poderia improvisar com uma porca aderida na fibra dele. Então você parafusa uma espécie de prisioneiro (como prisioneiros de roda). Atravessa o paralamas e por dentro arruela + porca travante.

A parte de cima, ao lado do parabrisas tem uma peça em L. Um lado dela fixa no snorquel com o mesmo rebite + parafuso. O outro lado fixa na coluna do próprio carro através de uma bucha plástica (parafuso com rosca soberba).

Existem vários tutoriais sobre como confeccionar snorquel pela internet. Uma boa pesquisa no Google ajudará!

Abraço,

Sumido deste tópico!!!!! Só se for.

Estou com uma ideia, ainda bem crua, de fazer um snorkel Made in Casa. Minha ideia de fazer com cano pvc e resina. Agora nunca vi um snorkel na mão, forra do carro. Minha dúvida é:
Como é a fixação do snorkel na coluna do vidro? Tem que furar o carro para por parafuso? É grudado? A face do snorkel que fica encostada na coluna, como ela é? Tem parafusos? O que tem lá?

Agradeço, e se alguém puder mandar fotos ótimo.
Quando amadurecer a ideia crio um tópico para ela.

Abraços

Ezahn
21/11/2011, 22:04
O snorquel da ARB tem uma espécie de rebite com rosca. É uma peça integrada no plástico do snorquel.

Você poderia improvisar com uma porca aderida na fibra dele. Então você parafusa uma espécie de prisioneiro (como prisioneiros de roda). Atravessa o paralamas e por dentro arruela + porca travante.

A parte de cima, ao lado do parabrisas tem uma peça em L. Um lado dela fixa no snorquel com o mesmo rebite + parafuso. O outro lado fixa na coluna do próprio carro através de uma bucha plástica (parafuso com rosca soberba).

Existem vários tutoriais sobre como confeccionar snorquel pela internet. Uma boa pesquisa no Google ajudará!

Abraço,

Loras, valeu. Deu para entender mais ou menos. Então ele é fixado no paralama e depois lá em cima perto da boca. A parte que prende no parabrisa não da para ver depois que fixa o snorkel. Ele fica cobrindo? Faz um furo na coluna perto do teto e coloca uma bucha? Vou amadurecendo minha ideia.

Zani
21/11/2011, 23:21
Ibere,
Um abraço, Delfim.

Delfim, permita-me perguntar, aqui nesse tópico um tempo atrás, foi comentado da "possível" entrada de água etc, etc....agora com esse novo, tá tudo ok, tudo resolvido?
Ressaltando que a pergunta é construtiva, ou seja, também penso em adquirir esse da OGZ.
Abraço.

Loras
22/11/2011, 00:28
Loras, valeu. Deu para entender mais ou menos. Então ele é fixado no paralama e depois lá em cima perto da boca. A parte que prende no parabrisa não da para ver depois que fixa o snorkel. Ele fica cobrindo? Faz um furo na coluna perto do teto e coloca uma bucha? Vou amadurecendo minha ideia.

Não fixa nada no parabrisa!

Fixa-se apenas na coluna lateral.

Exato, faz o furo e pronto.

No tópico da Toyota tem algumas fotos da instalação. De repente ajuda.

Abraço,

dpab
22/11/2011, 11:29
Delfim, permita-me perguntar, aqui nesse tópico um tempo atrás, foi comentado da "possível" entrada de água etc, etc....agora com esse novo, tá tudo ok, tudo resolvido?
Ressaltando que a pergunta é construtiva, ou seja, também penso em adquirir esse da OGZ.
Abraço.

Zani,
Ainda não fiz nenhuma travessia de rio ou enchente com o snorkel, mas já peguei chuva forte durante uma noite inteira com o carro parado. No dia seguinte abri o dreno do snorkel e não havia nenhuma gota de água. Examinei tb o filtro de ar e estava 100% seco.
Um abraço, Delfim.

dpab
22/11/2011, 11:38
Parabéns pela viatura ficou show,quanto ficou o envio do snorkel ai p R.J???, e vc coloc0u aonde??? ele vem completo com as mangueiras e tudo, hj ao cotar um na gparts que tem o valor de 490,00, no final com frete e mangueiras chegava ao preço do q me passaram o da OGZ ( 750,00), to querendo colocar acho q vou acabar colocando o da OGZ mesmo,to esperando uma resposta da mamuteoffroad q tb trabalha, mas ainda não vi as fotos do produto...

Guto,
Realmente a viatura ficou muito bonita, pois o novo modelo possui um design bastante atraente.
Quanto à instalação, aproveitei que em viagem ao MS passaria por SP e fiz com o profissional da própria OGZ.
Aliás, quero ressaltar o excelente atendimento e profissionalismo, tanto da empresa como do instalador, muito educado e competente, demonstrando segurança e experiência ao efetuar o serviço. Recomendo !
Um abraço, Delfim.

dpab
22/11/2011, 11:41
Dpab agora fiquei na dúvida, instalei o meu em janeiro e me parece semelhante ao seu, exceto por esse formato sanfonado na parte baixa E essa outra que parece um orifício. Seria possível você passar a medida do seu, falo da "circunferência pois pode estar aí a diferença. Sendo mais grosso a alimentação de ar seria maior. Um abraço Inner
321504

Inner,
Vou medir a circunferência do snorkel e informarei à vc.
O formato sanfonado é só um detalhe estético e o orifício é para a elevação da antena elétrica.
Um abraço, Delfim.

Guto Machado
22/11/2011, 12:02
Po legal estarei indo ao MS ( campo grande) dia 15 de dezembro, foi em C.G mesmo???, e poderia passar por aqui ou por mp quanto saiu tudo instalação mais o snorkel, e nome da loja.. fui lá ano passado e vi muitas picapes com snorkel, mas nem parei para vê preço..

Guto,
Realmente a viatura ficou muito bonita, pois o novo modelo possui um design bastante atraente.
Quanto à instalação, aproveitei que em viagem ao MS passaria por SP e fiz com o profissional da própria OGZ.
Aliás, quero ressaltar o excelente atendimento e profissionalismo, tanto da empresa como do instalador, muito educado e competente, demonstrando segurança e experiência ao efetuar o serviço. Recomendo !
Um abraço, Delfim.

Ezahn
22/11/2011, 22:18
Não fixa nada no parabrisa!

Fixa-se apenas na coluna lateral.

Exato, faz o furo e pronto.

No tópico da Toyota tem algumas fotos da instalação. De repente ajuda.

Abraço,

Qual tópico da toyota?

Ezahn
22/11/2011, 22:22
Guto,
Um abraço, Delfim.

Delfim, este local onde vc instalou em Sampa, eles vendem o snorkel tb? Tem um contato ou site deles?

Será que tem mais grosso para a 2.8 tb? A 2.8 turbinada. Nestas o snorkel, e o filtro de ar, ficam no lado esquerdo.

Loras
22/11/2011, 22:26
Qual tópico da toyota?

Na minha assinatura, basta clicar em Land Cruiser.

Abs.

Inner
22/11/2011, 23:09
Valeu Dpab mais enviei um email para a OGZ segue o texto abaixo:

Concordo plenamente com você Dpab um ótimo atendimento respeito aos clientes e bons profissionais

Aproveito para denunciar a KEKO, possuo um santântonio na viatura um dos tubos oxidou de forma exagerada e o equipamento tem apenas três anos. Solicitei a KEKO que me enviasse o preço da peça oxidada pois pretendia troca-la, e me dissessem aqui no Rio onde poderia fazer a substituição eu pagaria pela peça. Eles demoraram para responder e depois uma loja aqui no Rio, entrou em contato comigo me pedindo que enviasse fotos do santântonio. Mandei as fotos e pasmem com a resposta. Sr. por tratar-se de um equipamento antigo(três anos) não fabricamos mais, porém poderia ser encomendado prazo trinta dias para a entrega. Conclusão se podia ser encomendado poderia ser trocada somente a peça oxidada, mais não eu teria que encomendar um novo. Moral da história KEKO nunca mais. Permitam-me alongar um pouco mais, comprei há um tempo atrás um par de faróis de neblina marca NINO,(ótimo custo benefício). Há cerca de uns quatro meses ao estacionar quebrei um e não estava encontrando para reposição. Liguei para a fábrica NINO faróis, fui muito bem atendido, e final da história me mandaram de cortesia o conjunto ótico que eu estava precisando. Perceberam a diferença julgo importantes essas informações pois nós não trocamos nossos carros, eles na maioria absoluta das vezes são tratados com carinho dedicação e na verdade nos proporciona prazer. Com o mercado tão disputado ainda existem empresas que ignoram seus clientes assim eu também os ignoro. Abraço a todos Inner :discordo:

Estes são os dados de seu formulário. Eles foram enviados por: (mlsouza.sbrj@infraero.gov.br)

Data: Domingo, 20 de novembro de 2011 às 23:48:57
-----------------------------------------------------------------

Amigos bom dia, Instalei em janeiro/2011 aí­ em SP um snorkel OGZ meu carro uma Hiulx 98/98 pick-up. Fiquei sabendo aqui no Rio por um amigo que houve mudanças no projeto, e que ele instalou na semana passada o novo modelo que melhor se adequa aos motores turbinados, por ter uma maior capacidade de entrada de ar. Pergunto qual foi a mudança mais significativa que foi realizada pois devo turbinar o carro nos próximos dias e se for o caso trocaria pelo novo modelo. Um abraço

Resposta da OGZ:

Mário, bom dia!!!
Não houve mudanças no Snorkel da Pick-up Hilux, o que mudou foi para a Hilux SW4 , que tinha um problema de encaixe e ,por conta disso ,os refizemos .Aproveitamos para alargar o corpo do Snorkel para uma melhor fluidez na passagem do ar...
A minha Hilux 01/02 cab. Simples possui o mesmo snorkel que a sua e eu também vou turbiná-la...mas fica tranqüilo pois não tenho reclamação por isso não fizemos mudanças , mas se vc notar algo após a instalação do turbo, entre em contato comigo.
Obrigada Mário por nos escolher ,e se vc quiser mande fotos do seu veículo para por no nosso site.
Atenciosamente

http://webmail-sbrj.infraero.gov.br/mail/mlsouza.nsf/7bfee9ed4e0e8b5a8325771b005c996e/c98d03d4dcd5dbba8325794f00828578/Body/M2?OpenElement&cid=image001.jpg@01CCA844.63504830 http://webmail-sbrj.infraero.gov.br/mail/mlsouza.nsf/7bfee9ed4e0e8b5a8325771b005c996e/c98d03d4dcd5dbba8325794f00828578/Body/M3?OpenElement&cid=image002.jpg@01CCA844.63504830
Yuri Yonashiro dos Reis
Dep.Comercial
Cel. 11 7745-1582
OGZ H10 Eventos e Acessórios Especiais ltda.
Tel. 11 2063-3553/2062-3333
Rua Oliveira Melo , 1102
Ipiranga

Inner,
O formato sanfonado é só um detalhe estético e o orifício é para a elevação da antena elétrica.
Um abraço, Delfim.

moswaldo
24/11/2011, 09:38
Inner,
Um abraço, Delfim.

Delfim, mandei uma MP pra voce.

Obrg

Marco Oswaldo

Frankperdiz
25/11/2011, 00:34
Ibere,
Um abraço, Delfim.

Ficou bonita Delfim.

Pessoal, só para constar. Eu estou no meu segundo snorkel OGZ. O primeiro instalado numa SW4 93, e agora numa 98 (semelhante a do Bonfim), mas o modelo de Snorkel anterior ao dele, "supostamente" problemático. Em ambas viaturas atravessei alagados enormes, desde lençóis maranhenses até enchentes aqui no Rio com água no parabrisas (sem sacanagem), e peguei muitas tempestades fortes em estradas.

Em nenhum dos snorkels chegou a entrar uma gota de água, sequer saiu pelo dreno, ou chegou ao filtro de ar. O funcionamento, pelo menos comigo, sempre foi perfeito, só tenho alegrias para relatar.

De repente os problemas ocorridos com os amigos podem ter sido causados por má instalação ou defeito de fabricação, coisas que, infelizmente, estamos sujeitos.

Abr

Frank

Patty
06/12/2011, 12:05
Fui muitíssimo bem atendida na OGZ, tenho uma HiLUX, passei por diversos alagamentos e trilhas com lagos.....nunca tive problema...eu recomendo!!!!!!!!

Benê Sernaglia
03/01/2012, 12:22
Alguem tem fotos de snorkel da AGZ instalado em hilux japa ? principalmente na conexão com filtro de ar, nao vejo como conectar ao filtro de ar
Encontrei este outro no ebay eBay - New & used electronics, cars, apparel, collectibles, sporting goods & more at low prices (http://www.ebay.com/itm/260903869402?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1423.l2649)

abraços,

jimyjimy
03/11/2015, 20:49
Pessoal, desculpem desenterrar o tópico mas creio ser desnecessária a criação de um novo dado que a pauta deste é tão apropriada.

Tenho um Snorkel da OGZ instalado no meu Jimny há uns 4 meses. Devido a essa seca que estamos passando, apenas peguei uma chuva de verdade há 1 dia atrás. Hoje ao deixar o carro na concessionária para revisão de 10k, o consultor me disse que o meu filtro de ar estava encharcado, inclusive com a água na caixa do filtro de ar (tampei o ladrao da caixa com silicone quando instalei o snorkel).

Ao entrar em contato com a OGZ, me informaram que em chuvas torrenciais devo andar com o dreno do snorkel destampado (sempre andei com ele fechado). Entretanto, dada a quantidade de água que entrou (segundo o consultor, não vi pessoalmente) fica difícil de crer que aquele dreno minúsculo evitaria isso. Alguém desconfia o que pode ter acontecido? O fato de colocar um saco na boca do snorkel e o carro morrer, nao significa que está tudo bem vedado?

Obrigado! Abracos

Sigma4x4
04/11/2015, 15:24
A água deve entrar pela "boca" do Snorkel mesmo.
É por isso que optei na Cherokee pelo ARB Safari que apesar alto o preço tem um sistema para separar a água já na boca do Snorkel.