PDA

Ver Versão Completa : Jimny - calços



dtabone
30/03/2004, 12:00
All,

Seguem umas fotos dos calços de 4cm e dos limitadores da marea que coloquei no Jimny para poder usar os pneus 235/75 R15 sem raspar...

Sei que vão me crucificar, :roll: :roll: o mecânico acabou fazendo uma gambiarra nos amortecedores, mas gostaria de saber se é seguro rodar assim ou se preciso trocar os amortecedores com urgência? :?:

[]´s

(aê Bill pega leve!!!)

Rafael_Reis
30/03/2004, 13:26
Amortecedor com urgencia!!! :shock:

Alem do mais, para q erguer a suspensao de usa batante para limitar o curso? Tudo q se procura no offroad é curso e flexao e tu coloca batentes para limitar o curso? :shock:

Assim é praticamente um bodylift... :lol:

Abracao,

dtabone
30/03/2004, 14:33
Rafael,

ok, é verdade, mas se deixar os batentes originais vai continuar raspando tudo, como estava antes sem os calços....o que dá pra fazer para ganhar esse curso e não raspar :roll: :?:

[]´s iniciando, tentando entender e fazendo mer#$@... como todo mundo.... :shock:

Rafael_Reis
30/03/2004, 14:46
Molas maiores ate chagar no lift necessario.

Ai q ta o erro vc deve calcular o quanto precisa de lif para nao raspar no pneu q vc quer usar e nao sair fazendo a moda loco e depois limitar o curso.

ACHO q com umas 2" de lift (molas maiores ou calcos nas molas originais e novos amortecedores) ja nao deve mais raspar. Se nao quer mecher demais na suspensao ainda da para fazer um bodylift de 1" ou 2"...

Dica: aprenda sobre a modificacao ANTES de fazer, ai nao da merda.
O forum ta ai pra isso mesmo!!! :D

Abracos,

dtabone
30/03/2004, 15:49
Valeu pelas dicas,

Mas não é tão simples, ninguém tem jimny com modificações.... :roll:
mas de qualquer forma vou acertando aos poucos essas coisas, como disse, estou no começo essa é a 1ª vez que mexo em uma viatura e ainda não sou um "heavy user" estou na fase das trilhas lights... :wink:

Mas pode deixar que vou chamar pela ajuda de vocês sempre que tiver alguma dúvida, com certeza esse fórum é muito bom....acabo entrando todo dia!

[]´s suzukeiros

Rafael_Reis
30/03/2004, 15:57
Realmente nao vemos muitos jimmys preparados por ai, POREM, os conceitos sao os mesmos e se aplicam ao teu jimmy tambem.
Entendendo os conceitos das modificacoes tu com certeza conseguira entender e planejar melhor. Pesquise na lista pelas palavras: lift, suspensao, molas...
Garanto q tu vai aprender bastante.

So para te inspirar, da uma olhada em:
http://www.jimny-jam.co.uk/


Abracao,

dtabone
31/03/2004, 16:14
Valeu pelas dicas, outro problema que surgiu foi em relação à correção do cáster, no site que você mandou tem algo, mas o cara radicalizou e fez logo novos braços, lendo por aí descobri que dá pra corririr usando buchas excêntricas... na austrália até tem uns kits.
Pretendo fazer essas buchas em PU, mas sabendo quantos graus tem de diferença como faço para calcular o lugar do furo?

[]´s calculados

dtabone
19/04/2004, 15:42
Segue a foto da viatura com a modificação. Para minimizar o problema do cáster eu instalei um amortecedor de direção black diamond e ficou muito bom. Peço a ajuda dos masters: Como calcular/ajustar o cáster?

[]´s desajustados

billj
19/04/2004, 16:05
Você já sabe da resposta, só não quer aceitá-la............

A coisa certa é de fazerbraços novos, o resto é gambi........ :wink:

dtabone
19/04/2004, 16:56
Bill,

Não é questão de aceitar, é questão de tentar achar outras possibilidades, já que fazer novos braços não seria tão simples....ou seria? Achei que aquele esquema das buchas seria a forma mais simples, mas já falei com algumas pessoas e ninguém tem idéia de como calcular aquele troço.
Com quem eu poderia falar para tentar desenvolver esses novos braços?

[]´s achando que levantar um pouco era coisa simples....

billj
20/04/2004, 11:14
Com quem eu poderia falar para tentar desenvolver esses novos braços?



Está falando com ele, já fiz dois pares para o Samuca helicoidal, é quase a mesma coisa........... :wink:

Só vai ter que esperar algum tempo, pois já estou com dois jipes "abertos" na oficina e com mais um na fila.......

Abraços,

dtabone
20/04/2004, 11:42
Ok, por enquanto o amortecedor está funcionando bem, mas não gosto de gambiarras e realmente gostaria de resolver esse problema pra deixar a viatura bem feita. Ah, quanto $aiu mais ou menos os braços do samurai?

Bom, quando você tiver disponibilidade, mande um e-mail para dtabone@uol.com.br para combinarmos direito. :wink:

[]´s resolvendo a questão

billj
20/04/2004, 12:08
Ok, por enquanto o amortecedor está funcionando bem, mas não gosto de gambiarras e realmente gostaria de resolver esse problema pra deixar a viatura bem feita. Ah, quanto $aiu mais ou menos os braços do samurai?

Bom, quando você tiver disponibilidade, mande um e-mail para dtabone@uol.com.br para combinarmos direito. :wink:

[]´s resolvendo a questão


R$ 600 o par, com buchas e instalação. Para o Jimny seria o mesmo custo, mas teria que fazer um outro desenho. Assim, teria que ter acesso ao carro para umas duas horas para medir o braço atual e para calcular o novo caster..........

Abraços,

dtabone
21/04/2004, 22:44
R$ 600 o par, com buchas e instalação. Para o Jimny seria o mesmo custo, mas teria que fazer um outro desenho. Assim, teria que ter acesso ao carro para umas duas horas para medir o braço atual e para calcular o novo caster..........

Abraços,

Ô Bill tá meio pesado, dá pra conversar? :lol:
veja quando você pode dar essa olhada para medir e me contate.

abraços

billj
22/04/2004, 07:47
R$ 600 o par, com buchas e instalação. Para o Jimny seria o mesmo custo, mas teria que fazer um outro desenho. Assim, teria que ter acesso ao carro para umas duas horas para medir o braço atual e para calcular o novo caster..........

Abraços,

Ô Bill tá meio pesado, dá pra conversar? :lol:
veja quando você pode dar essa olhada para medir e me contate.

abraços


Você quer conversar sobre o que?!? Para eu PAGAR para corrigir a direção do seu carro?!?!......... :roll:

dtabone
22/04/2004, 10:05
Tá estressado?!? :roll: Tira as calças e pisa em cima :twisted: :twisted:

Perguntar não ofende :lol: e pechinchar faz bem pro bolso! :twisted:

Brincadeiras a parte... Se não dá, tudo bem. :D

posso levar o Jimny aí na 4-feira que vem?

abraços

billj
22/04/2004, 10:26
Tá estressado?!? :roll: Tira as calças e pisa em cima :twisted: :twisted:

Perguntar não ofende :lol: e pechinchar faz bem pro bolso! :twisted:

Brincadeiras a parte... Se não dá, tudo bem. :D

posso levar o Jimny aí na 4-feira que vem?

abraços



Estressado não tô, mas esse dito popular que "perguntar não ofende" é demais para a minha cabeça..........


Cê gosta de dar rosca?!?! "Perguntar não ofende", certo?!?!?........ :roll:
:shock:


hehehe.........


Quarta-feira seria difícil para mim, melhor no outro sábado, dia 01.........

Abraços,

dtabone
22/04/2004, 10:54
Bill,

Você é uma figura! :shock: hehehehehe... mas esse negócio de "é demais pra minha cabeça" é que é meio esquisito.... :D

Sábado dia 1 é feriado, e não vou estar por aqui. O problema é que tenho aula o dia todo nos sábados. Eu poderia de dia de semana ou domingos (menos dia 2, é claro).

pode ser?

[]´s moderados

billj
22/04/2004, 11:06
Sim, pode ser. Vamos confirmar mais para frente, mas já deixar pré-marcado para domingo, dia 09...........

netolt
02/08/2006, 21:10
Pessoal,
sou novo no ramo e talvez vocês possam me ajudar.
Tenho uma Pajero IO e estou trocando umas peças da suspensão, entre elas os amortecedores. Como os da TR-4 são mais baratos, optei por eles. O vendedor me alertou sobre a provável necessidade de colocar calços em razão do maior tamanho dos amortecedores da TR-4. O que vocês acham? Onde encontrar tais calços?
Obrigado, desde já.
Neto.

Felypenoob
02/08/2006, 21:23
Ok, por enquanto o amortecedor está funcionando bem, mas não gosto de gambiarras e realmente gostaria de resolver esse problema pra deixar a viatura bem feita.

Mas pra fazer isso, amigão, você tem que largar o jimny e comprar um samurai :mrgreen:

Tô brincando =D

EU, no seu lugar, faria as Gambi, digo, adaptações que o Bill projetar. Ele já projetou uns carrinhos bacanas (o dele! o do alexandre) e ficou muito bom!
Todo mundo fala muito bem dele, só não deixe-o dirigir o seu carro! :shock:

Abraços!
Felype

PAULO FERREIRA NETO
12/06/2018, 21:29
Pessoal meus comprimentos. Estou com um jimny 17/18, modelo 4ALL, vale a pena colocar calço de 1 centímetro e é necessário. Instalar o que mais para deixar sem problema de instabilidade? Obrigado pelas dicas que me forem repassadas!

jorgeffn
12/06/2018, 21:44
Pessoal meus comprimentos. Estou com um jimny 17/18, modelo 4ALL, vale a pena colocar calço de 1 centímetro e é necessário. Instalar o que mais para deixar sem problema de instabilidade? Obrigado pelas dicas que me forem repassadas!

Você se refere aos calços de mola??? Não seria 1 polegada....???

na verdade, é bom colocar prolongadores nos amortecedores para trabalharem corretamente com a mola (após o calço), e não altera a estabilidade do carro.

Dê uma olhada nestes outros tópicos:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/18691-lift-de-suspensao-para-o-jimny.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/68957-jimny-levantando-suspensao.html

Tem bastante informações

abs!