PDA

Ver Versão Completa : Trilhas e Passeios perto do Rio/RJ (represas ou praia)



fsoaresi
25/02/2007, 00:30
Perto do Rio tem lugares muito bonitos, mas, pouco povoado, as represas por exemplo, são esquecidas (deve ser por causa da competição desleal com a praia), mas tem um visual muito legal, por isto estou a procura de dicas de estradas que "é melhor ir de 4X4" o que garante a "privacidade" de um lugar pouco explorado e rústico, mas, são perto da cidade.
Queria saber se existe relatos de passeios em trilhas ou estradas de terra que valem a pena perto do Rio de Janeiro, em locais como:

Represa Lages - perto de Pirai, Lídice, Rio Claro
Represa Funil - perto de Itatiaia
Reserva de Jurubatiba - Perto e Macaé, quissamã


Abraços.

fsoaresi
25/02/2007, 19:50
Bem, vamos lá....
Como sou principiante, resolvi conhecer alguns lugares que pouco exigem além de curiosidade.
PETRÓPOLIS/ITAIPAVA - MIGUEL PEREIRA/VALE DAS VIDEIRAS/PATY
Outro dia fiz o trajeto do caminho do imperador: Estava curioso, pois, indo para o Vale das videiras, notava-se que a partir de Araras estávamos voltando, finalmente com o 4X4 resolvi sair do Vale pelo "caminho das nuvens" e passei pelo "vale das princesas", que é muito perto e Miguel (não tinha idéia de quão perto Miguel é do Vale), continuando peguei a estrada da reserva do Tinguá (tem umas pontes de madeira super bem feitas) e depois de uma hora e meia estava na Rio-Juiz de Fora, em frente a saida do Mozila, logo depois da fazenda Inglesa.
Quinze dias depois fiz o caminho ao contrário. O bom é que é rápido, pois, sai do Rio fiz a trilha e fui almoçar em Itaipava, de tarde já estava de volta. Vale a vista e a estrada, recomendo parar no shoppinzinho do Vale para comer.

Estou me preparando me preparando para ir em Jurubatiba, o problema é que não tem lugares razoaveis para dormir (se alguém tiver uma dica). O visual parece ser legal, além de ter praia (ver fotos)
http://www.limnologia.ufrj.br/Figuras/Peri.jpghttp://www.limnologia.ufrj.br/Figuras/comprida.jpg
http://www.clickmacae.com.br/ft/224.jpgfile:///C:/WINDOWS/TEMP/moz-screenshot-3.jpg
file:///C:/WINDOWS/TEMP/moz-screenshot-2.jpg file:///C:/WINDOWS/TEMP/moz-screenshot-1.jpg

fsoaresi
25/02/2007, 20:35
REPRESA LAGES
Sempre que passava pela Dutra, me encantava a parte onde tem os lagos entre as montanhas, descobri depois que era a Represa de Lages, cheia de histórias e responsável pelo "assassinato" da cidade São João Marcos, umas das mais desenvolvidas até o final de sec. XIX que dixou suas ruinas...
Ao que interessa: Fui outro dia pela Dutra até altura de Pirai, virei em direção a Passa Três, visual legal, e estava indo até Lídice - tem gente que para fugir do transito de Angra, volta para o Rio por esta estrada, ela é mal asfaltada - quando resolvi voltar e almoçar numa fazenda em Piraí muito legal. Ainda vou fazer a trilha conhecida como "Trilha do Ouro Negro", mas, quero passar nas margens da represa.
"Localizada na Serra do Piloto, em Mangaratiba, a estrada conhecida como a Trilha do Ouro Negro era a rota utilizada para levar os escravos que vinham do litoral para as fazendas e para o escoamento da produção do café de São Paulo e do ouro de Minas. Região de Mata Atlântica, a Trilha do Ouro tem mirantes de onde se pode ver a baía de Mangaratiba e cachoeiras de águas cristalinas."

http://www.job.com.br/sjm/regiao.jpg

http://www.citybrazil.com.br/rj/mangaratiba/mangaratiba-ruinas.jpg

Joao Baeta
25/02/2007, 21:20
:arrow:Boas fotos!!!!!!!!
Eu conheçoos caminhos pelo "
PETRÓPOLIS/ITAIPAVA - MIGUEL PEREIRA/VALE DAS VIDEIRAS/PATY"
Mas vou pelo Via Werneck - asfalto ou terra(Paraíba do sul ou Membeca) Pois tenho sítio em Inconfidencia (Sul do munic. de Paraíba do Sul)!
Se estiver uma festa como a festa do Tomate em Avelar vou pela terra!!!!!!

Abssssssssssssssssssss

fsoaresi
25/02/2007, 22:40
:arrow:Boas fotos!!!!!!!!
Eu conheçoos caminhos pelo "
PETRÓPOLIS/ITAIPAVA - MIGUEL PEREIRA/VALE DAS VIDEIRAS/PATY"
Mas vou pelo Via Werneck - asfalto ou terra(Paraíba do sul ou Membeca) Pois tenho sítio em Inconfidencia (Sul do munic. de Paraíba do Sul)!
Se estiver uma festa como a festa do Tomate em Avelar vou pela terra!!!!!!

Abssssssssssssssssssss

Quer dizer que dá para ir de Paraiba do Sul ao Vale das Videiras por terra? Outro dia estava no condomínio Faz. Bela Vista (perto de Paraiba do Sul) e surgiu esta dúvida, pois, minha família tem casa no Vale. Quanto tempo por este trajeto? Quais são os atrativos?... queria saber se tem alguma cachoeira maneira perto, pois, a que tem perto do caminho das nuvens foi fechada (absurdo ilegal) desde que uma apresentadora “global” metida a aventureira comprou uma casa ao lado dela.
Vi as fotos do seu passeio (maneiro os Samurais coloridos), fiquei com vontade de comprar um para brincar mais.

Joao Baeta
25/02/2007, 22:55
Quer dizer que dá para ir de Paraiba do Sul ao Vale das Videiras por terra? Outro dia estava no condomínio Faz. Bela Vista (perto de Paraiba do Sul) e surgiu esta dúvida, pois, minha família tem casa no Vale. Quanto tempo por este trajeto? Quais são os atrativos?... queria saber se tem alguma cachoeira maneira perto, pois, a que tem perto do caminho das nuvens foi fechada (absurdo ilegal) desde que uma apresentadora “global” metida a aventureira comprou uma casa ao lado dela.
Vi as fotos do seu passeio (maneiro os Samurais coloridos), fiquei com vontade de comprar um para brincar mais.
:arrow:Fala Soares,
De Vale até Inconfidencia por terra tem +- 40 km depois disso é asfalto!
Já ouvi essa fazenda Bela Vista...Mas não lembro o nome do distrito...!
Saindo do V. Videiras vai a direção a Fazenda Paulo Meira... Itaipava (Acompanha o rio Pequeno e não Piabanha) e vai a gambá...Ali já é fronteira do município de P.do Sul.
Vc pode ir pelo Inconfidencia ou Membeca...

Se for pelo Inconfidencia vai passar de:
Queima Sangue
Salutáris
P.Sul
Estrada asfalto

Se for pela Membeca:
Matosinho (Aí começa o asfalto ).... Passa o trevo direção a P.Sul...+- 9 km. Neste caminho já é RJ 131 que vai de Paraíba do Sul até RJ 125 (De Br 393 até Dutra, passando de Paty....MP....).

Atrativos? Quase nada..... Só vista para a paisagem....
Vamos combinar de fazer um passeio nestas região?
Tem MSN?

Absssssssssssssssssss

FABIO RODRIGUES
26/02/2007, 08:14
Bem, vamos lá....
Como sou principiante, resolvi conhecer alguns lugares que pouco exigem além de curiosidade.
PETRÓPOLIS/ITAIPAVA - MIGUEL PEREIRA/VALE DAS VIDEIRAS/PATY
Outro dia fiz o trajeto do caminho do imperador: Estava curioso, pois, indo para o Vale das videiras, notava-se que a partir de Araras estávamos voltando, finalmente com o 4X4 resolvi sair do Vale pelo "caminho das nuvens" e passei pelo "vale das princesas", que é muito perto e Miguel (não tinha idéia de quão perto Miguel é do Vale), continuando peguei a estrada da reserva do Tinguá (tem umas pontes de madeira super bem feitas) e depois de uma hora e meia estava na Rio-Juiz de Fora, em frente a saida do Mozila, logo depois da fazenda Inglesa.
Quinze dias depois fiz o caminho ao contrário. O bom é que é rápido, pois, sai do Rio fiz a trilha e fui almoçar em Itaipava, de tarde já estava de volta. Vale a vista e a estrada, recomendo parar no shoppinzinho do Vale para comer.

Estou me preparando me preparando para ir em Jurubatiba, o problema é que não tem lugares razoaveis para dormir (se alguém tiver uma dica). O visual parece ser legal, além de ter praia (ver fotos)
http://www.limnologia.ufrj.br/Figuras/Peri.jpghttp://www.limnologia.ufrj.br/Figuras/comprida.jpg
http://www.clickmacae.com.br/ft/224.jpgfile:///C:/WINDOWS/TEMP/moz-screenshot-3.jpg
file:///C:/WINDOWS/TEMP/moz-screenshot-2.jpg file:///C:/WINDOWS/TEMP/moz-screenshot-1.jpg



fsoaresi,

estou a muito tempo querendo conhecer esta regiao da restinga,so que esta muito dificil de achar informacoes sobre o lugar e sobre o que fazer,onde ir, etc... realmente hospedagem acho que tem que ser em macae ou campos... mais se quiser explorar(desbravar) a regiao .....pode contar comigo para esta empreitada... pois dois veiculos para andar na areia e bem mais seguro... tem tb o pessoal de buzios que gostam muito de areia, que com certeza se interessariam de ir tb...

um abraco

Daniel Engelbrecht
26/02/2007, 10:02
Fabio, acho que é mais jogo ficar hospedado em Quissamã. Inclusive, tem um hotel em Barra do Furado, que fica ao lado da reserva. O nome é Tuyuyú (assim mesmo, com y). Se quiserem combinar um passeio por lá agora em março eu estou dentro, apesar de não gostar muito de rodar em areia.

abraço

FABIO RODRIGUES
26/02/2007, 10:24
Fabio, acho que é mais jogo ficar hospedado em Quissamã. Inclusive, tem um hotel em Barra do Furado, que fica ao lado da reserva. O nome é Tuyuyú (assim mesmo, com y). Se quiserem combinar um passeio por lá agora em março eu estou dentro, apesar de não gostar muito de rodar em areia.

abraço


daniel,

otima noticia, saber que ha hospedagem na regiao e bem proximo da restinga... vou contactar o andre la de buzios e trazer ele aqui pro topico e marcar alguma coisa la para jurubatiba... que deve ser um lugar extraordinario pelas fotos que ja vi e bem pouco conhecido tb... agente vai se falando... um abraco

Daniel Engelbrecht
26/02/2007, 15:48
Uma coisa que é preciso verificar também é se é permitido sair andando por dentro da reserva. Há um tempo atrás eu li que não era permitido, mas que as pessoas o faziam por não haver fiscalização. Hoje em dia eu não sei como está, mas sou sempre a favor de se obter uma autorização quando possível para evitar problemas. É preciso ficar atento porque esse parque recentemente ganhou um plano de manejo, se não estou errado.
Vou dar uma pesquisada e posto aqui o que descobrir.

fsoaresi
26/02/2007, 16:19
Uma coisa que é preciso verificar também é se é permitido sair andando por dentro da reserva. Há um tempo atrás eu li que não era permitido, mas que as pessoas o faziam por não haver fiscalização. Hoje em dia eu não sei como está, mas sou sempre a favor de se obter uma autorização quando possível para evitar problemas. É preciso ficar atento porque esse parque recentemente ganhou um plano de manejo, se não estou errado.
Vou dar uma pesquisada e posto aqui o que descobrir.

Pelo que li é isto mesmo, o parque não é conhecido e não tem muita infra-estrutura (fiscalização), estavam tentando viabilizar um patrocínio com a PETROBRÁS (cheio de royaltes do petróleo por lá e os prefeitinhos ficam gastando dinheiro com calçada cara em vez de investir no turismo ecológico*), por isto ainda é possível visitá-lo sem burocracia, mas, concordo que é bom nos informarmos.
Hospedagem, realmente a Tuyuyu parece ser a mais próxima.
*Esta reserva, é uma das poucas com praia, uma pena não ser cuidada de maneira civilizada incentivando o turismo na região.

No google Earth tem uma boa definição até o início dela (ao Sul), é possivel ver algumas estradas, e parece ter uma fazendinha nos limites.

fsoaresi
26/02/2007, 16:24
:arrow:Fala Soares,
De Vale até Inconfidencia por terra tem +- 40 km depois disso é asfalto!
Já ouvi essa fazenda Bela Vista...Mas não lembro o nome do distrito...!
Saindo do V. Videiras vai a direção a Fazenda Paulo Meira... Itaipava (Acompanha o rio Pequeno e não Piabanha) e vai a gambá...Ali já é fronteira do município de P.do Sul.
Vc pode ir pelo Inconfidencia ou Membeca...

Se for pelo Inconfidencia vai passar de:
Queima Sangue
Salutáris
P.Sul
Estrada asfalto

Se for pela Membeca:
Matosinho (Aí começa o asfalto ).... Passa o trevo direção a P.Sul...+- 9 km. Neste caminho já é RJ 131 que vai de Paraíba do Sul até RJ 125 (De Br 393 até Dutra, passando de Paty....MP....).

Atrativos? Quase nada..... Só vista para a paisagem....
Vamos combinar de fazer um passeio nestas região?
Tem MSN?

Absssssssssssssssssss

Vamos sim.

Minha irmã me apresentou este condomínio Bela Vista (tem uma vista fenomenal numa montanha no meio do condomínio que é a mais alta da região - onde estão as antenas mais importantes de 3 Rios), estou para voltar lá breve e devo me programar de dormir no Vale, por isto, queria saber do caminho.

Abs.

Daniel Engelbrecht
02/03/2007, 21:39
E aí, quando vai rolar Jurubatiba?

Vamos marcar um fim de semana em março!!

Joao Baeta
03/03/2007, 20:49
:arrow:Soares,
Vamos combinar sim....
Vá no meu perfil e me add no MSN, aí a gnt se fala!

Absssssssssssssssss

fsoaresi
13/03/2007, 15:35
:arrow:Boas fotos!!!!!!!!
Eu conheçoos caminhos pelo "
PETRÓPOLIS/ITAIPAVA - MIGUEL PEREIRA/VALE DAS VIDEIRAS/PATY"
Mas vou pelo Via Werneck - asfalto ou terra(Paraíba do sul ou Membeca) Pois tenho sítio em Inconfidencia (Sul do munic. de Paraíba do Sul)!
Se estiver uma festa como a festa do Tomate em Avelar vou pela terra!!!!!!

Abssssssssssssssssssss


Tentei ir para Jurabatiba no outro fim de semana - coisa de impulso -, mas, como não foi programado acabei mudando o roteiro e acabei em Paraiba do Sul (pertinho, ne? isto porque não falei que fui antes para Pirai...)
Quanto a jurubatiba, tem bons hotéis em Macaé que podem ser a opção, alguns deles tem promoção de fim de semana e ficam bem baratos, talvez acabe valendo a distância. Não consegui falar com o Tuyuyu por telefone.
Estou postando a tal da "montanha mais alta de 3 Rios", além do por-do-sol, ainda peguei do outro lado o eclipse... maneiro. (se a foto não entrar num bom tamanho, coloco de novo).
A propósito Baeta, não tenho MSN, mas, continuamos nos falando.

Abs.

ale_ralves
15/03/2007, 17:44
Tambem tô afim de conhecer Jurubatiba, mas infelizmente minha viatura não está operacional.
O 1º que for não esqueça de contar a experiência.
Esse vídeo da uma idéia de como é o lugar: http://www.youtube.com/watch?v=d2g37LIOIBE

JairoM
18/03/2007, 17:53
De uma olhadinha neste topico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=364706#post364706

Tem uma pçanilha que eu publiquei, que é otima...... justamente nesta regiao entre Petropolis e Miguel Pereira....

bcantunes
22/03/2007, 08:28
Pessoal, conheço de relance a região de Jurubatiba... às vezes faço alguns trabalhos para a Petrobras e volta e meia estou em Macaé. Tem uns dois anos que eu não vou em Jurubatiba, mas...

Então, vamos às dicas:

A hospedagem em Macaé é muito cara e normalmente não há vagas... tudo bem, abriram uns hotéis novos e deve ter caido o preço um pouco. Os caras que ganhavam "diária" ficavam em Carapebus.

Logo depois da Barra de Macaé, em direção ao Terminal de Cabiúnas (Petrobras) tem a entrada do parque à direita. Tá sinalizado com placa.
Não há fiscalização (pelo menos não havia) e há várias estradinhas que cortam o parque, inclusive uma que vai margeando a praia. É que existe um emissário submarino da Petrobras que joga a água de cabiunas dentro do mar e a tubulação vai acompanhado a praia. De tempos em tempos o pessoal da Petrobras tem que fiscalizar a tubulação e então estrada tem sim...

Bom, é isso... tenho um amigo em Macaé que tem um Vitara e de repente ele já andou por lá... pergunto a ele mais dicas e coloco aqui no fórum...

fsoaresi
31/03/2007, 22:45
Pessoal, conheço de relance a região de Jurubatiba... às vezes faço alguns trabalhos para a Petrobras e volta e meia estou em Macaé. Tem uns dois anos que eu não vou em Jurubatiba, mas...

Então, vamos às dicas:

A hospedagem em Macaé é muito cara e normalmente não há vagas... tudo bem, abriram uns hotéis novos e deve ter caido o preço um pouco. Os caras que ganhavam "diária" ficavam em Carapebus.

Logo depois da Barra de Macaé, em direção ao Terminal de Cabiúnas (Petrobras) tem a entrada do parque à direita. Tá sinalizado com placa.
Não há fiscalização (pelo menos não havia) e há várias estradinhas que cortam o parque, inclusive uma que vai margeando a praia. É que existe um emissário submarino da Petrobras que joga a água de cabiunas dentro do mar e a tubulação vai acompanhado a praia. De tempos em tempos o pessoal da Petrobras tem que fiscalizar a tubulação e então estrada tem sim...

Bom, é isso... tenho um amigo em Macaé que tem um Vitara e de repente ele já andou por lá... pergunto a ele mais dicas e coloco aqui no fórum...

A estrada é esta (a tubulação é esta?)?file:///C:/WINDOWS/TEMP/moz-screenshot-4.jpgfile:///C:/WINDOWS/TEMP/moz-screenshot-5.jpg

Joao Baeta
01/04/2007, 18:51
:arrow:Lembrando:
Onde fica Jurubatiba? Região de Macaé? :pensativo:
Abssssssssssssssssss

fsoaresi
01/04/2007, 23:16
:arrow:Lembrando:
Onde fica Jurubatiba? Região de Macaé? :pensativo:
Abssssssssssssssssss

Isto. Ao norte de Macaé. Perto de Carapebeus e Quissamã. http://maps.google.com/
É bom aproveitar enquanto esta fácil de ir e ainda existe!
file:///C:/WINDOWS/TEMP/moz-screenshot-6.jpg
Deu no Globo de 19/01/2007
Um crime ambiental levou por água abaixo pesquisas científicas que vinham sendo feitas há anos na Lagoa de Cabiúnas, no Parque Nacional da restinga de Jurubatiba, em Macaé. Pessoas ainda não identificadas pela Polícia Federal abriram a barra de areia na madrugada de anteontem, provocando o vazamento de 90% da água doce da lagoa, que tem 34 quilômetros quadrados, o que destruiu o ecossistema lagunar. Centenas de espécies de peixes, crustáceos e plantas foram arrastados para o mar ou morreram nas margens da lagoa, onde os pesquisadores estudam os efeitos da poluição sobre os mananciais de água potável.
(a lagoa que sumiu é esta abaixo)

fsoaresi
01/04/2007, 23:20
Acho que esta foto é da estrada. Parece ser traquila sehttp://l.yimg.com/www.flickr.com/images/spaceball.gif tiver sem chuva um bom tempo. Que é o caso agora.

fsoaresi
01/04/2007, 23:22
Acho que esta foto é da estrada. Parece ser traquila sehttp://l.yimg.com/www.flickr.com/images/spaceball.gif tiver sem chuva um bom tempo. Que é o caso agora.
Agora vai.

Joao Baeta
01/04/2007, 23:25
Isto. Ao norte de Macaé. Perto de Carapebeus e Quissamã. http://maps.google.com/
É bom aproveitar enquanto esta fácil de ir e ainda existe!
file:///C:/WINDOWS/TEMP/moz-screenshot-6.jpg
Deu no Globo de 19/01/2007
Um crime ambiental levou por água abaixo pesquisas científicas que vinham sendo feitas há anos na Lagoa de Cabiúnas, no Parque Nacional da restinga de Jurubatiba, em Macaé. Pessoas ainda não identificadas pela Polícia Federal abriram a barra de areia na madrugada de anteontem, provocando o vazamento de 90% da água doce da lagoa, que tem 34 quilômetros quadrados, o que destruiu o ecossistema lagunar. Centenas de espécies de peixes, crustáceos e plantas foram arrastados para o mar ou morreram nas margens da lagoa, onde os pesquisadores estudam os efeitos da poluição sobre os mananciais de água potável.
(a lagoa que sumiu é esta abaixo)


:arrow:Entendi...!!!!!
E qnd a gnt vai fz o passeio de estrada de terra na região serrana?
Abssssssssssssss

fsoaresi
01/04/2007, 23:38
:arrow:Entendi...!!!!!
E qnd a gnt vai fz o passeio de estrada de terra na região serrana?
Abssssssssssssss
Tô com vontade, mas, acabei de chegar de viagem esta semana e tenho um monte de pendências para resolver nos fins de semana neste mês (abril), até para SP tenho que ir... agora só em maio, mas, vou querer fazer o caminho. Apesar de evitar viajar nos fim de semana, para não pegar engarrafamentos intermináveis... penso em ir para Jurubatiba num bate-e-volta no mesmo dia, talvez no meio do feriado, para ver qualé.

Abs.

Joao Baeta
01/04/2007, 23:43
Tô com vontade, mas, acabei de chegar de viagem esta semana e tenho um monte de pendências para resolver nos fins de semana neste mês (abril), até para SP tenho que ir... agora só em maio, mas, vou querer fazer o caminho. Apesar de evitar viajar nos fim de semana, para não pegar engarrafamentos intermináveis... penso em ir para Jurubatiba num bate-e-volta no mesmo dia, talvez no meio do feriado, para ver qualé.

Abs.
:arrow:Jurubatiba é longe!!!!!!
:mrgreen:
Absssssssssssssssss

Santoro
02/04/2007, 16:59
Me tira uma duvida , morei mtos anos num condominio chamado mar do norte , entre macae e rio das ostras, aprendi a dirigir bugre por akelas bandas e passava mto por um lugar chamado parque das carças ou algo do genero a entrada era vindo de rio das ostras pra macae um pouco antes de Alguma estação da petrobras , n sei o nome (localizada a esquerda da estrada ) Quando eu andava por la o pessoal do exercito vazia mto treinamento de artilharia por la , Eh a msm estrada pois olhando as fotos me parece familiar , mas tem mais de 8 anos q n volto por la .

fsoaresi
03/04/2007, 00:54
Me tira uma duvida , morei mtos anos num condominio chamado mar do norte , entre macae e rio das ostras, aprendi a dirigir bugre por akelas bandas e passava mto por um lugar chamado parque das carças ou algo do genero a entrada era vindo de rio das ostras pra macae um pouco antes de Alguma estação da petrobras , n sei o nome (localizada a esquerda da estrada ) Quando eu andava por la o pessoal do exercito vazia mto treinamento de artilharia por la , Eh a msm estrada pois olhando as fotos me parece familiar , mas tem mais de 8 anos q n volto por la .

Santoro,
Peguei esta foto no Flirck quando digitei "jurubatiba", (até fiz a mesma pergunta no tópico, se era a estrada ou não). Pelo que vi no Google Earth (vale a pena conferir), tem algumas estradas lá, mas, é mais ao norte de Macaé, passando Carapebeus a esquerda, na altura de Quissamã.

Realmente Baeta, é longe (acho que umas 3:30hs), mas, penso em sair cedo sábado e ficar lá até o final da tarde, para ainda pegar uma parte da estrada clara... mas, já vou informado se rola a promoção de fim de semana nos hoteis de Macaé (tem umas promoções em uns hotéis bons, por menos de R$150), qualquer coisa durmo até domingo e volto cedo para não pegar engarrafamento. O problema é sempre a maldita Ponte, que sempre está engarrafada.
Vou decidir na sexta. Depende do tempo, de quanto vou beber na sexta a noite,...

Abs.

F Soares

Joao Baeta
03/04/2007, 11:07
Santoro,
Peguei esta foto no Flirck quando digitei "jurubatiba", (até fiz a mesma pergunta no tópico, se era a estrada ou não). Pelo que vi no Google Earth (vale a pena conferir), tem algumas estradas lá, mas, é mais ao norte de Macaé, passando Carapebeus a esquerda, na altura de Quissamã.

Realmente Baeta, é longe (acho que umas 3:30hs), mas, penso em sair cedo sábado e ficar lá até o final da tarde, para ainda pegar uma parte da estrada clara... mas, já vou informado se rola a promoção de fim de semana nos hoteis de Macaé (tem umas promoções em uns hotéis bons, por menos de R$150), qualquer coisa durmo até domingo e volto cedo para não pegar engarrafamento. O problema é sempre a maldita Ponte, que sempre está engarrafada.
Vou decidir na sexta. Depende do tempo, de quanto vou beber na sexta a noite,...

Abs.

F Soares

:arrow:Pois é!!!!!!
Melhor fazer em Petrópólis/MP!:mrgreen: :mrgreen:
Abssssssssssssssssss

Andre Sousa
12/04/2007, 16:51
Grande FSoares

Gostei da disposição. Olha cara eu tô sempre pela região de Búzios. Tenho feito muitos passeios por lá com um grupo aqui do Rio. Vamos manter contato e marcar um passeio juntos valeu?

Alvaro Pereira
16/04/2007, 14:15
No dia 20 de maio/ 2007 vai haver um evento em engenheiro Paulo de frontin no rio de janeiro vai ser o 1º passeio de jeep de eng. Paulo de frontin tendo a largada às 10 horas no centro de eng. Paulo de frontin com a chegada em sacra família do Tinguá com almoço de confraternização e show com a banda poluição feito a inscrição no local vc tem direito a camisa do evento mais almoço eu com certeza to dentro




Santoro,
Peguei esta foto no Flirck quando digitei "jurubatiba", (até fiz a mesma pergunta no tópico, se era a estrada ou não). Pelo que vi no Google Earth (vale a pena conferir), tem algumas estradas lá, mas, é mais ao norte de Macaé, passando Carapebeus a esquerda, na altura de Quissamã.

Realmente Baeta, é longe (acho que umas 3:30hs), mas, penso em sair cedo sábado e ficar lá até o final da tarde, para ainda pegar uma parte da estrada clara... mas, já vou informado se rola a promoção de fim de semana nos hoteis de Macaé (tem umas promoções em uns hotéis bons, por menos de R$150), qualquer coisa durmo até domingo e volto cedo para não pegar engarrafamento. O problema é sempre a maldita Ponte, que sempre está engarrafada.
Vou decidir na sexta. Depende do tempo, de quanto vou beber na sexta a noite,...

Abs.

F Soares

fsoaresi
01/05/2007, 21:43
Pronto! Fui. Jurubatiba estava fechada por uma guarita mambembe e um minhoco... só com autorização do IBAMA, que pelo jeito é difícil. Acredito que deve ter outros caminhos, pois, tem um cinturão de fazendas em volta e pelo google dá para ver vários caminhos, mas, ia demorar muito encontra-los e minha acompanhante estava ficando aborrecida... por isto, resolvi continuar subindo, mas, isto é outra história.
Dica: se conseguirem um passe para visitar pode ficar no Ibis Macaé (R$79,00 fim de semana).



Grande FSoares

Gostei da disposição. Olha cara eu tô sempre pela região de Búzios. Tenho feito muitos passeios por lá com um grupo aqui do Rio. Vamos manter contato e marcar um passeio juntos valeu?

Joao Baeta
01/05/2007, 22:19
:arrow:Cade as fotos????
:pensativo:

fsoaresi
02/05/2007, 14:18
Cara, como falei no post anterior, não consegui ir em Jurubatiba. Tenho fotos das estradas adjacentes, onde fiquei "perdido" - na tentativa de conseguir entrar pelo meio - mas, as fazendas fechavam todos os caminhos, todos os acessos eram interrompidos por portões.
Vou tentar mandar uma do litoral do ES onde acabei parando - ainda não acertei a melhor setagem para as fotos, mas, vou tentar.
(Esta viagem ficou bem cara, as estradas federais estão uma @#%$! Estou tendo agora que orçanar amortecedor e complementos (até ponteira), e imagina que minha IO tem só 37mil... e não foi na terra o problema... tô P com este Lula e seus "tapa-buracos" de M.. a estrada esta muito pior do que 4 anos atrás, e do que 20 anos atrás, quando passei por ela. Devo confessar que fiquei um pouco decepionado com a Pajerinho, apesar de graças ao tamanho dela sobrevivi a estrada e seus buracos, mas, esperava mais resistência)..
Próxima parada, região de Lídice ou Paraty/Trindade, se tiver dicas.
Abraços.


:arrow:Cade as fotos????
:pensativo:

Bailune1
02/05/2007, 17:43
Ficaram maneiras as suas fotos....

Daniel Engelbrecht
03/05/2007, 18:36
Interessante esse passeio em En. Paulo de Frontin. Alguém do Rio pensa em ir? Onde tem mais informações sobre o evento?

ale_ralves
03/05/2007, 23:22
Daniel,
Eu to pensando em ir, inclusive um amigo me deu um cartaz do evento. Aqui diz: contatos: Marcos 10 - (24)2463-1810 / Buca - (24)2484-3222 / Fred - (24)92712014.
Se ligar e tiver alguma informação interessante repassa ae.
Abs.

bcantunes
06/05/2007, 21:44
Pessoal!!!

A estrada da praia de Jurubatiba é essa mesma... a Petrobras estava trocando a tubulação do emissário (essa verdona deve ser a nova, já que a antiga fica enterrada ao lado da estrada). Se agora tem guarita do IBAMA... esquece autorização. Pára o carro e vai à pé...

Tenho uma porção de dicas de Paraty e região... durante muitos anos passei minhas férias por lá... tudo bem que tem uns 4 anos que não vou à Paraty, mas muita coisa não deve ter mudado... outras coisas devem ter mudado bastante...

Se alguém se interessar, bastar perguntar!

Abraços!

fsoaresi
10/05/2007, 23:41
O problema é que andando não se chega longe em Jurubatiba, e o parque parece ser sensacional, um desperdício não poder visitá-lo (ainda tenho esperança de descobrir caminhos internos). Para chegar lá passei por uma área favelizada (fui pela orla), a exemplo da cidade de Angra, Macaé está virando um Favelão, anos que não passava lá, fiquei muito impressionado... Ah! Vi a tubulação verde, não dá para entender, numa área preservada ela fica exposta, estragando a vista!
Mas, vamos ao que interessa, se tiver dicas de Paraty quero sim, pretendo ir até Paraty-Mirim breve, mas, acho que só tem passeios por trilhas a pé (cachoeiras e praias), além dos barcos, claro (devo pegar uma até Mamanguá, “fiorde brasileiro”, que só descobri que existia duas semanas atrás). Mas, me interessei pelo "interior" de Paraty, que parece esconder vários caminhos interessantes para cachoeiras, e bons programas de cavalgadas...
Se tiver sugestões sobre áreas com cachoeiras, caminhos mais preservados e escondidos para 4X4, serão bem vindas.

Abraços.


Pessoal!!!

A estrada da praia de Jurubatiba é essa mesma... a Petrobras estava trocando a tubulação do emissário (essa verdona deve ser a nova, já que a antiga fica enterrada ao lado da estrada). Se agora tem guarita do IBAMA... esquece autorização. Pára o carro e vai à pé...

Tenho uma porção de dicas de Paraty e região... durante muitos anos passei minhas férias por lá... tudo bem que tem uns 4 anos que não vou à Paraty, mas muita coisa não deve ter mudado... outras coisas devem ter mudado bastante...

Se alguém se interessar, bastar perguntar!

Abraços!

bcantunes
11/05/2007, 08:37
Bom, vou dividir minha mensagem por "temas" que aí fica mais fácil...

Praias:

As de Paraty são ruins. Cai fora!
Trindade é (foi) legal... é que era deserta quando fui a primeira vez... virou point à uns anos atrás. Vale muito à pena caminhar até o "Caixadaço", anda um bocado, mas é muito maneiro. Evite ir à Trindade nos feriadões para não se aborrecer.
Pissinguaba (SP) é bem legal... mas não a praia da vila de Pissinguaba. Estou falando da praia da reserva ou "praia da fazenda"(Parque Estadual) que fica a alguns km da entrada da vila. Dá para andar na areia da praia de carro, porque ela é muito compactada. Só não vale fazer besteira que é área de preservação.
Tarituba, São Gonçalo e Paraty-mirim são opções, mas se o tempo estiver curto, deixa prá lá.

bcantunes
11/05/2007, 08:41
Cachoeiras:
Subindo na direção de Cunha, recomendo Pedra Branca e o Poço das Andorinhas. Eu gosto mais do Poço das Andorinhas que é menor e mais escondida e além disso dá para dar um mergulhão de muuiiitos metros de altura.

bcantunes
11/05/2007, 08:46
Cachaça (e porque não????)

ESQUEÇA a Cachaça Murycana... ela não é fabricada em Paraty. Tmabém não visite a Fazenda Murycana que é perda de tempo.

As cachaças boas são a Corisco e Maré Alta. Coqueiro também é boazinha. Fim de Século é muito boa, mas acho que acabou...

bcantunes
11/05/2007, 08:47
Passeio 4x4

Bom, tudo começa na estarda que vai de Paraty a Cunha. De Cunha dá para seguir por várias estradas pela Bocaina. Diversão pura!

É isso aí, boa viagem e pé na estrada.

Markin
24/05/2007, 01:50
Primeiramente eu parabenizo a todos por este tópico, muito legal mesmo. Sou mais de ler o fórum e poucas vezes postei (estou tentando pegar uma Toy SR5), mas achei esse tópico interessantissimo e resolvi sair da penumbra.

Como o bcantunes falou vale muito a pena conferir o caixadaço (Lat. 23°21'45.71"S Lon 44°43'52.75"O)

Queria saber se vocês conhecem o caminho pra Maromba em Visconde de Mauá, pois ali é uma região de vários atrativos naturais como cachoeiras e mirantes lindos.

Passei meu carnaval bem tranquilo lá e voltarei agora no feriado de Corpus Christi, pena que ainda não estarei com a sonhada Toy.

Um página explicando muito bem como chegar lá, mas o melhor é desbravar a região que possui várias trilhas.
http://www.viscondedemaua.com.br/mapas.html

bcantunes
24/05/2007, 08:47
Fala, Markin!

Vou para Mauá, direto... acho que só esse ano fui umas duas vezes...

Da última vez, fiquei em uma pousada (Portal dos Ventos) que é a maior pirambeira, só de 4x4...

Gosto muito da região, mas o meu ponto preferido é a parte alta do Parque Nacional de Itatiaia. O visual é demais e as trilhas e estradas são muito boas.

Recomendo o passeio que sai da Garganta do Registro e vai até Aiuruoca por estradas de terra que cortam as montanhas.

Dá para sair de Mauá também, contornando as montanhas pelo outro lado.

Abraços!

Markin
24/05/2007, 11:14
Eu sempre fico na "Pousada Meu Recanto", hospedagem bem legal e barata. Só precisa ter reserva antecipada. A região ainda conta com vários restaurantes com ótimas Trutas e Founde.

Quanto aos caminhos, eu não me atrevo a me aventurar ainda, pois meu carrinho num guenta, mas em breve estarei te "enchendo o saco" por mais informações sobre esse caminho que me parece muito interessante.

Ney _Niterói
24/05/2007, 11:44
bcantunes e Markin,

bom dia! Imperdível a cachoeira do santuário em Visconde de Mauá (direção de Santa Clara)! qdo chove só chega 4x4!!

Podem informar o tel das pousadas: Pousada Meu Recanto Portal dos Ventos?

Abraços
Ney

bcantunes
24/05/2007, 14:09
Cara, vou dar uma sugestão... não acho muito legal na Portal dos Ventos. Vou explicar melhor: lá só vale mesmo o visual. A Pousada fica no final de Mauá, na borda do PNI. Os chalés ficam na beira da pirambeira, a banheira de hidro fica quase na varanda e o visual dela é nota 10! Para namorar é o ideal! Mas é só isso.

Pelo mesmo preço, dá para ficar na "Caminho do Marimbondo" que é mais confortável, mais charmosa, tem sauna, piscina aquecida, café da manhã cinco estrelas, etc. etc.

O acesso para a "Marimbondo" é mais fácil, então dá para ir e voltar mais vezes para levar a dona patroa pras compras e para comer.

O acesso para "Ventos" é muito mais cavernoso que o da cachoeira Santuário. Só da para ir de 4x4! (O dono tem uma hilux e leva o pessoal 4x2 de lá de baixo para cima). Se chover... fu... mesmo com 4x4 porque fica na beira do abismo... se o carro escorregar... tchau! Fiz um vídeo da subida, mas o arquivo tá grande demais para colocar na internet. São 6 minutos heavy-metal. Primeira reduzida e totózinho...

Bom... vão os telefones e os sites da internet:

No Caminho do Marimbondo
Fone: 3387-1328 / Reservas: (21) 2711-1292
www.marimbondo.com.br

Portal dos Ventos
Fone: 9954-6965 / Reservas: (11) 4711-2472
(www.portaldosventos.com.br)

Aproveite!

Andre Sousa
28/05/2007, 18:56
Esse tópico realmente tá ficando bom. Sempre acompanho e vejo uns depoimento super empolgados. Tem que rolar um encontro pra botar o papo em dia e marcar um bom passeio.

Conheço boa parte dos trajetos referidos. Tanto pela região de Parati como Mauá. O Rio é excepcional pra 4x4.

Abraços

Joao Baeta
28/05/2007, 19:14
:arrow:Tenho vontade de ir ao V.de Mauá!
Abssssssssssss

Markin
29/05/2007, 01:31
Então, quando eu fui na "Cachoeira Santa Clara" não consegui chegar no "Santuário", pois começou uma chuva fina e não me atrevi ir lá de sedan.

Estou querendo conhecer no próximo feriado a "Cachoeira da Saudade", "Acantilado" e "Cachoeira da Prata". Espero que o tempo ajude, pode fazer frio, mas estou rezando pra não chover, pois irei de novo de sedan.

Mas vamos ao que interessa...

A Mini-Pousada Meu Recanto faz jus ao nome, pois é bem pequena. Fica entre a "Cachoeira do Escorrega" e o "Poção", numa pequena rua a esquerda asfaltada que se transforma em uma ladeira enorme e íngreme.

Não tem tantos atrativos como o bcantunes falou, mas o preço é bem em conta. Entretanto, as reservas devem ser bem antecipadas.

Mais infos:
http://www2.uol.com.br/guiamaua/meurecanto/index.htm

fsoaresi
19/06/2007, 22:12
Antunes,

Gostei da dica de picinguaba, uma pessoa que conheço foi nesta pousada http://www.picinguaba.com/ que parece ser muito legal.
Mas, ainda não desisti de mamangua http://www.mamangua.com.br/mapa4rAnim.gif , que parece ser maneiro, mas, me disseram que tem muuuuito mosquito, por sito vou adiar um pouco, vou quando estiver mais quente tb.
Antes estou pensando em fazer um fazer outro tiro até mangaratiba e pegar uma estrada para o Norte até a represa das lajes, tem uma "cidade fantasma" chamada São João Marcos http://www.saojoaomarcos.cjb.net/ que muito me intriga. Não sei se este caminho é a Estrada Imperial, mas, parece ser interessante, deve ter cachoeiras no caminho... se tiver folego vou até Passa três, o visual da represa parece maneiro. Espero usar suas dicas de cachaças neste caminho. Valeu pelas dicas de Paraty, já vou para este lado para avaliar estrada e tempo, fiquei empolgado em alugar uma casa lá, mais para o final do ano, mas, onde fica Cunha?

Abraços


Bom, vou dividir minha mensagem por "temas" que aí fica mais fácil...

Praias:

As de Paraty são ruins. Cai fora!
Trindade é (foi) legal... é que era deserta quando fui a primeira vez... virou point à uns anos atrás. Vale muito à pena caminhar até o "Caixadaço", anda um bocado, mas é muito maneiro. Evite ir à Trindade nos feriadões para não se aborrecer.
Pissinguaba (SP) é bem legal... mas não a praia da vila de Pissinguaba. Estou falando da praia da reserva ou "praia da fazenda"(Parque Estadual) que fica a alguns km da entrada da vila. Dá para andar na areia da praia de carro, porque ela é muito compactada. Só não vale fazer besteira que é área de preservação.
Tarituba, São Gonçalo e Paraty-mirim são opções, mas se o tempo estiver curto, deixa prá lá.

bcantunes
22/06/2007, 09:55
Cara, Cunha fica na direção de Paraty, subindo a serra. Se você imaginar que Paraty = Mangaratiba então Cunha = Rio Claro. Só para dar uma comparação.
Só que o caminho de Paraty a Cunha está asfaltado só por 10 km, à partir do trevo de Paraty na BR-101.

Nesa região tem MUITO mosquito mesmo, em especial borrachudo e maruim... leva quilos de repelente (o melhor é o Exposis).


São Marcos eu não conheço, não... mas pode ser uma boa idéia!

Valeu!

Rogério Barthy
22/06/2007, 16:45
Gostaria tbm de conhecer São João Marcos e a Ponte Bela.
Rogério

fsoaresi
24/06/2007, 14:39
Acabei de ir, como tinha dito um tiro, ida e volta.
Um bom programa se tiver onde dormir e aproveitar as festas Juninas que estão acontecendo.
Vou anexar fotos e informação assim que baixar da máquina.
Me animei em voltar com mais calma, talvez para uma calvagada ou até um passeio na represa.

Abraços


Cara, Cunha fica na direção de Paraty, subindo a serra. Se você imaginar que Paraty = Mangaratiba então Cunha = Rio Claro. Só para dar uma comparação.
Só que o caminho de Paraty a Cunha está asfaltado só por 10 km, à partir do trevo de Paraty na BR-101.

Nesa região tem MUITO mosquito mesmo, em especial borrachudo e maruim... leva quilos de repelente (o melhor é o Exposis).


São Marcos eu não conheço, não... mas pode ser uma boa idéia!

Valeu!

bcantunes
27/06/2007, 19:12
E aí? A viagem foi maneira????
Dá um resumo de como foi a coisa e o que viu de bom!!!!!

fsoaresi
28/06/2007, 22:32
Vou copiar umas fotos da internet enquanto não baixo as que tiramos.
Vou colocar o resumo junto com as fotos.
Para um passeio rápido, acho que vale a pena, pretendo voltar e passar por Ribeirão das Lajes (fotos abaixo), fazendo o caminho ao contrário.
Abraço.

file:///C:/WINDOWS/TEMP/moz-screenshot-10.jpgfile:///C:/WINDOWS/TEMP/moz-screenshot-11.jpghttp://i.pbase.com/u49/flavioveloso/small/35676310.semenriolajes002.jpghttp://i.pbase.com/u49/flavioveloso/small/35676324.semenriolajes017.jpghttp://i.pbase.com/u49/flavioveloso/small/35676325.semenriolajes018.jpghttp://i.pbase.com/u49/flavioveloso/small/35676326.semenriolajes019.jpghttp://i.pbase.com/u49/flavioveloso/small/35676311.semenriolajes003.jpg

E aí? A viagem foi maneira????
Dá um resumo de como foi a coisa e o que viu de bom!!!!!

fsoaresi
02/07/2007, 00:19
Em Mangaratiba pegamos em direção a Passa Três (depois do segundo túnel da Rio-Santos), tem uma placa que indica Rio Claro, (uma outra cidade) e Passa 3, sendo que PT está riscado - acho que alguém não deve querer que cheguem a PT por este caminho.
Subimos pela Serra (Piloto), acho que por um caminho antigo, pois, encontrei bicas e construções antigas. A estrada é larga e bem mantida (terra), e passamos por dois centrinhos, e um rio bonito (foto), algumas pontes depois passamos pela a entrada de São João Marcos, mas, a porteira estava fechada e não sabíamos que era pública, por isto, teremos que voltar de novo.
Continuamos contornando a represa, algumas porteiras fechadas e vários Km depois, acabamos em Rio Claro. Descobri que tinha uma porteira fechada que era o caminho para PT... deve ser o mesmo fura-olho que riscou Passa Três na placa em Mangaratiba que fecha esta porteira... (continua)
A última foto, já é no caminho de volta.



E aí? A viagem foi maneira????
Dá um resumo de como foi a coisa e o que viu de bom!!!!!

fsoaresi
02/07/2007, 00:27
...
Fui até PT pelo asfalto e voltei contornando a represa (fotos), um caminho bem bonito de terra e saimos perto da entrada de São João Marcos.
A estrada é sempre boa, até sairmos de Passa Três para baixo, ai ela vai piorando até ficar bem fechada e acidentada, mas, depois melhora de novo.
Pretendo agora subir pela Dutra e entrar por Ribeirão das Lajes até encontrar este caminho, e ai vou até São João Marcos.
Não entendo como não usufruem mais desta região, é super bonita, devia ter casas na beira da represa, barcos... um polo turístico. Mais um desperdício.
Será que as terras são da Light?


Gostaria tbm de conhecer São João Marcos e a Ponte Bela.
Rogério

bcantunes
02/07/2007, 09:44
Maneiro, mesmo!
Por acaso levou GPS? Teria o Tracklog????

Tô pensando em dar um passeio por lá, qualquer dia desses...

wnicolino
02/07/2007, 14:58
Prezados amigos,
A título de contribuição, estive lá este final de semana, nas ruínas de São João Marcos e na Ponte Bela. 4 carros, uma Land, um vitara, um TR4 e uma Band.
A porteira realmente estava fechada, mas não trancada, bastava abrir. as ruínas são decepcionantes pois há só uma coluna de pedra, mas há tb um cemitério abandonado, com uma subida bem offroad, que vale a visita. A descida para as ruínas é boa, e com uso esporádico de 4x4.
Já a ponte bela, é isto aí!! Belíssima, mas a chegada é hard, mata fechada, com direito a risco na lataria(risos). mas alguma lama e uso razoável da traçao. Vale cada riscadinho no carro rsrsrsr.
A entrada da descida da ponte bela não é sinalizada, então só encontrei por causa do GPS, mas seguindo a planilha disponível no clube do Picapeiro não tem erro, é só zerar em Rio claro e ir seguindo. Como são cerca de 3Km saindo da estrada principal, é bom levar a planilha pois parece que nunca chega. A Trilha tá bem fechada mesmo, mas mato macio, nada que uma cerinha depois não resolva.
ë uma pena a serra do piloto ser tào mal explorada, lá tem muita coisa legal, depois dou mais dicas de cachoeiras por lá!!! Foi onde iniciei meus passeios em Offroad!!
Abçs

Carlos Lima
02/07/2007, 16:12
Wnicolino,

Poderia enviar a planilha e/ou alguma indicação de como fazer o passeio? Estou interessado em reunir uns amigos e ir lá. Estava na dúvida se valeria a pena, mas você tirou a dúvida.

Grande abraço.

Augusto Braga
02/07/2007, 18:24
Carlos,

Tem Tb a opção de subir a Serra do Matoso , aqui em Itaguaí , e sair na Serra do Piloto.É um passeio legal,estrada de terra,sai no Bar da Santinha,no alto da Serra do Piloto.

Abrs.

fsoaresi
03/07/2007, 12:44
Só não levei GPS porque não tenho... este é o meu próximo brinquedo, pena que é caro. Estou fazendo umas pesquisas para decidir qual, tem sugestões?
Vou tentar mandar vir dos E.U.A. um Gramin pela facilidade de conseguir mapas aqui do Brasil, mas, sou completamente ignorante neste assunto, só conheço de experiência alugando carro lá fora, e é mágico!
Vou tentar montar umas indicações aqui.


Maneiro, mesmo!
Por acaso levou GPS? Teria o Tracklog????

Tô pensando em dar um passeio por lá, qualquer dia desses...

fsoaresi
03/07/2007, 12:48
Carlos,

Vou tentar colocar uma imagem do Google que deve ajudar. O caminho é fácil vindo de Mangaratiba, e a estrada é grande e bem conservada, tem até viaduto (largão), só piora depois da porteira fechada.
Mas, acho mais legal vir de PT, por isto, quero fazer pegando de Ribeirão das Lajes, que também é por cima, acho que terei mais contato com a represa.



Wnicolino,

Poderia enviar a planilha e/ou alguma indicação de como fazer o passeio? Estou interessado em reunir uns amigos e ir lá. Estava na dúvida se valeria a pena, mas você tirou a dúvida.

Grande abraço.

fsoaresi
03/07/2007, 13:02
Vou cobrar as dicas de cachoeira.
A ponte fica na área dentro portão? É fácil achar?
Na próxima vez não vou deixar passar nada, tenho que ver tudo.
Concordo com o comentário, é um desperdício mesmo, o lugar é bem legal, e se vc sobe pela dutra entrando para Passa Três, é muito rápido, acho que demorei de PT ao Rio 1:15hs! De asfalto bom.


Prezados amigos,
A título de contribuição, estive lá este final de semana, nas ruínas de São João Marcos e na Ponte Bela. 4 carros, uma Land, um vitara, um TR4 e uma Band.
A porteira realmente estava fechada, mas não trancada, bastava abrir. as ruínas são decepcionantes pois há só uma coluna de pedra, mas há tb um cemitério abandonado, com uma subida bem offroad, que vale a visita. A descida para as ruínas é boa, e com uso esporádico de 4x4.
Já a ponte bela, é isto aí!! Belíssima, mas a chegada é hard, mata fechada, com direito a risco na lataria(risos). mas alguma lama e uso razoável da traçao. Vale cada riscadinho no carro rsrsrsr.
A entrada da descida da ponte bela não é sinalizada, então só encontrei por causa do GPS, mas seguindo a planilha disponível no clube do Picapeiro não tem erro, é só zerar em Rio claro e ir seguindo. Como são cerca de 3Km saindo da estrada principal, é bom levar a planilha pois parece que nunca chega. A Trilha tá bem fechada mesmo, mas mato macio, nada que uma cerinha depois não resolva.
ë uma pena a serra do piloto ser tào mal explorada, lá tem muita coisa legal, depois dou mais dicas de cachoeiras por lá!!! Foi onde iniciei meus passeios em Offroad!!
Abçs

Carlos Lima
03/07/2007, 14:21
Pessoal,

Até entendo que, para quem já foi, pode ser algo trivial. Mas para quem não foi fica meio vago ir até Mangaratiba e de lá ir à São João Marco. Será que alguém poderia me enviar algum roteiro rápido? Achei a cidade no google earth, mas não indica caminho (se indicasse não seria trilha) ou qualquer outra coisa. Dentro de Mangaratiba tem alguma indicação para o início da trilha?

Coordenadas:
22º 50' 50,14"
44º 03' 03,04"
Elev. 581 m

Agradeço a ajuda.
Abraço.

wnicolino
03/07/2007, 14:30
Pessoal,

A planilha que recomendo e que usei (na verdade não precisei pq estava com o GPS emprestado de um amigo) está na página do Clube do picapeiro Ford. Mas tenho ela em casa e assim que a Velox voltar a funcionar (está a dois dias fora do ar) eu posto de anexo (está em PDF). mas esta planilha parte de Rio Claro e não de Mangaratiba. Eu sugiro chegar por Passa Tres e depois Rio claro, via dutra e depois da Ponte bela Voltar por Mangaratiba.
A dica do colega de Itaguaí de ir direto pela serra é bem bonita, mas é demorada e corre risco de se perder, sem GPS ou planilha por lá fica difícil. Este caminho partindo de Itaguaí foi um dos primeiros passeios que fiz com meu filho em off road, e sei lá como cheguei no sítio da d. santinha que é perto da entrada da ponte, mas dei sorte.
Depois eu organizei um passeio até a beira da represa, qd encontramos no meio da trilha com um grupo do Jipe Clube de Campo grande fazendo reconhecimento. Foi muito legal. (Tem um tópico por aqui!) Mas a represa é suja e nào dá nem para tomar banho!! Uma pena!
Vc pode subir para a entrada da ponte bela por mangaratiba, mas aí vai ter que reescrever a planilha ao contrário!!! Mas dá pra fazer sem susto. Tb tem a opçào de na serra do piloto, lá em cima, parar no povoado e perguntar se alguem que ser guia e ganhar um trocado rsrsrs.
Qto as dicas de GPS, tb tem um monte de tópico a respeito, eu sugiro um portatil, da Garmim, que aceite Mapa. Os automotivos sào maiores e pesados para fazer trekking a pé!! Mas isto depende do uso de cada um.
Se a galera for toda do Rio pode rolar um chope para bate papo. Eu sou da Tijuca!
Abçs

wnicolino
03/07/2007, 14:35
Vou cobrar as dicas de cachoeira.
A ponte fica na área dentro portão? É fácil achar?
Na próxima vez não vou deixar passar nada, tenho que ver tudo.
Concordo com o comentário, é um desperdício mesmo, o lugar é bem legal, e se vc sobe pela dutra entrando para Passa Três, é muito rápido, acho que demorei de PT ao Rio 1:15hs! De asfalto bom.

A porteira é para as ruínas de São João marcos, a descida para ponte não tem porteira, alías até tem, mas só no final, mas nào tem erro, é ir descendo. sempre a direita qd vc olhar a planilha vai ficar fácil de entender.
Qto as dicas de cachoeira eu posto depois!!

wnicolino
03/07/2007, 14:38
Pessoal,

Até entendo que, para quem já foi, pode ser algo trivial. Mas para quem não foi fica meio vago ir até Mangaratiba e de lá ir à São João Marco. Será que alguém poderia me enviar algum roteiro rápido? Achei a cidade no google earth, mas não indica caminho (se indicasse não seria trilha) ou qualquer outra coisa. Dentro de Mangaratiba tem alguma indicação para o início da trilha?

Coordenadas:
22º 50' 50,14"
44º 03' 03,04"
Elev. 581 m

Agradeço a ajuda.
Abraço.

Carlos, de casa eu te mando um mapa mais detalhado!!

wnicolino
04/07/2007, 06:07
Conforme combinei, segue anexa a planilha do passeio via Rio Claro, e uma foto "testemunha".

bcantunes
05/07/2007, 07:12
Valeu, cara!

Tô fazendo uma mixagem de informações... google earth, trackmaker e a planilha e me organizando para dar um pulo por lá!

Ric Mac
05/07/2007, 14:43
Galera,

Segue o arquivo .gtm do passeio que fiz que incluiu:
Ponte Bela,
Ruinas SJMarcos
Cachoeira Carmem
Eu e meu irmão fizemos em 1 dia, saímos 7h do recreio shopping e voltamos quase as 5 da tarde.
Muito legal, destaque para a cachoeira da Carmem, trilha muito boa para subir, ainda mas em dezembro quando fomos, estava tudo molhado.

taraba
06/07/2007, 00:36
Boas fotos , conheço e já fiz miguel ( arcadia) x rocío ( serra das araras, perto da fazenda inglesa), e já fui a serra do piloto, pelo caminho que leva até a ponte bela, é um bom passeio!

Joao Baeta
06/07/2007, 00:49
Boas fotos , conheço e já fiz miguel ( arcadia) x rocío ( serra das araras, perto da fazenda inglesa), e já fui a serra do piloto, pelo caminho que leva até a ponte bela, é um bom passeio!
:arrow:Onde fica a serra do piloto?
:pensativo:
Abs

wnicolino
06/07/2007, 09:14
Grande João,
Embora vc não me conheça, eu percebo e admiro sua ativa participação no Fórum, é surpreendente que não conheça a serra do pilôto, isto mostra como local ainda é verde pra nós aqui do Rio. Em agosto eu prometi ir até lá com o meu amigo Cecílio (Vitara), que me emprestou o GPS, se vc quiser, será um prazer tê-lo conosco. Mas caso deseje conhecer antes, é fácil. Na Rio Santos, depois do segundo túnel em direçào a Angra ( o primeiro tunel fica entre Muriqui e Itacurussá) tem um posto grande de gasolina, em uma área grande da Estrada com canteiro central inclusive. Pegando a direita, saindo da estrada, vc sobe a serra do pilôto. Não tem erro, todo mundo lá conhece.

Abç
Walter

BLUE BUS
06/07/2007, 13:19
Podiamos marcar um comboio.Quando iremos?

bcantunes
06/07/2007, 13:55
ô, Ric Mac, dá a dica aí... além do caminho para Ponte Bela, como é o trecho de trilha para a Cachoeria da Carmem? Heavy metal? Os 4x4s dá galera que eu tô armando são todos caretas... além disso, vão as "donas patroas"... sabe como é, o passeio tem que ser passeio mesmo, não pode virar dor de cabeça....

Ric Mac
06/07/2007, 21:50
Quando eu fui, 26/12/04 tinha chovido pacas, fui em um carro só, na época estava com pneus street, fora as pedras da subida e lama foi tudo bem.
Logo antes de cruzar o rio, 500m antes da cachoeira, minha picape não tinha entre-eixo curto para fazer a curva e se eu forçasse eu teria que cair num degrau o que hoje não seria problemas mas na época, um carro só, pneus street e sem guincho, preferimos subir os 500m a pé...
O problema é o tempo de deslocamento até Mangaratiba, depois até a ponte bela. Só aí já se foram umas 5 horas. Depois não entrem na indicação que vai direto para Lídice, é uma estrada complicada pacas, eu cheguei na metade e voltei indo para rio Claro, e de lá por asfalto até Lídice. A subida para a Cach. da Carmem dura por volta de 1 hora (são +-12Km).
Avisa aí galera que estou querendo subir por uma via alternativa que sai de Seropédica até a represa, pegando parte da trilha de Cacaria....
Vamos montar um comboio sim, e se for mais leve meus filhos tb vão (aliás eles sempre querem ir!!!!!) mas, não levo-os para quebradeira.....

abraço

fsoaresi
11/07/2007, 19:03
Não se vai ajudar, mas, tentei colocar o máximo de informação nas fotos.

Como pode ver, passou o segundo túnel fique esperto, tem a cidade com uma opção de virar a direita em direção a Rio Claro/Passa Três (placa), você vai virar no sentido contrário da BR, como se tivesse voltando, depois pegar uma rua principal a esquerda cortando esta comunidade (tem umas ruinas) e cair na bifurcação (una 200mts da BR), mas, sempre pela principal. Depois da bifurcação vai andar um pouco e começar a subir a Serra, tem uma bica antiga e pista larga de terra. Continuando vai ver um Rio a sua esquerda (com um fusca branco desovado) e depois de um tempo passar por dois Centrinhos... depois disto, sempre na principal, vai começar a ver uma paisagem legal, e de cima do primeiro viaduto verá uma das fotos que tirei de um braço da represa. Continuando bastante, mas, antes do ponto de ônibus (um ponto com teto e banco), tem a entrada para São João marcos, com a placa (foto que tirei), abre o portão e desce... dai para baixo eu ainda não fiz, pois, não abri o portão.

Qualquer coisa pergunte.

Abraço.


Pessoal,


Até entendo que, para quem já foi, pode ser algo trivial. Mas para quem não foi fica meio vago ir até Mangaratiba e de lá ir à São João Marco. Será que alguém poderia me enviar algum roteiro rápido? Achei a cidade no google earth, mas não indica caminho (se indicasse não seria trilha) ou qualquer outra coisa. Dentro de Mangaratiba tem alguma indicação para o início da trilha?

Coordenadas:
22º 50' 50,14"
44º 03' 03,04"
Elev. 581 m

Agradeço a ajuda.
Abraço.

fsoaresi
11/07/2007, 19:11
As fotos de referência estão no meu post anterior.
tem a foto que tirei do rio, do viaduto, do portão para São João, etc.
Coloquei onde "eu acho" que é a entrada de São João Marcos, pois, não consegui localizar direito.
O ponto de ônibus é uma referência importante, pois, é ali que você tem que virar para direita e ir até uma porteira (direita) que esta fechada, abri-la e prosseguir para Passa Três.
Como pode ver na última imagem, tem dois marcadores amarelos, um é Rio Claro, e o outro é Passa Três. Na imagem anterior, dá para notar que o caminho para Passa Três contorna a represa. O problema que tive foi com a porteira fechada.
De Passa Três para Dutra são uns 19Km, e deste ponto até o Rio (rebouças), fiz em 1:15hs, é perto, vale a pena voltar por lá, ou se quiser estica numa pousada em Pirai que é do outro lado da Dutra e tem pousadas boas.
Recomendo a http://www.reservaaroeira.com.br/, apesar de já ter ficado numa bem boazinha no centro, e bem mais barata, além de ter comido muito bem, tanto na Aroira como num pé-sujinho no Centro.

Boa Sorte.



Não se vai ajudar, mas, tentei colocar o máximo de informação nas fotos.
Qualquer coisa pergunte.

Abraço.

bcantunes
12/07/2007, 09:19
Eu tô pensando em subir pela estrada de terra, passear por SJ Marcos, chegar até Lídice ou Rio Claro e dormir por lá. No dia seguinte descer pela Angra-Rio Claro e voltar pra casa. Alguém tem alguma dica de pousada em Rio Claro ou Lídice? Não pode ser muito muquifenta que a dona Patroa estará junto...

BLUE BUS
12/07/2007, 10:44
Legal o trajeto, quando esta pensando em ir???Gostaria de ir também, mas estou enrolado este final de semana e o próximo, mas se não puder ir oportunidades não faltaram, comprei a pajero a pouco tempo e estou louco para estrear.Na verdade ela irá passar pela iniciação em setembro, vou a chapada dos veadeiros e ao jalapão e fica o convite para quem quiser ir, podemos fechar um comboio.:dance:

Abraço

fsoaresi
12/07/2007, 14:56
Não considere dormir em Rio Claro, o único lugar que me indicaram era horrível, custava R$15,00 e era um moquifo, por isto voltei para o Rio. De acordo com o pessoal de Rio Claro, Lídice é bem pior. Ou procura uma casa para alugar, ou vai para Passa Três(PT) (uns 17Km de São João Marcos) e por asfalto, vai até Pirai que tem opções bem melhores (deve estar uns 30Km de Passa Três, é rápido). Nem lugar razoável para comer você vai achar. A vantagem de ir para PT, é que o caminho é bem bonito e tem mais graça, pois, o resto é muito traquilo, dá para fazer 4X2 mole (menos São João).
Ainda mais indo acompanhado - não arriscaria outra opção - a não ser que você queria traumatiza-la para ir sempre sozinho depois (rsrs).

Abraço.


Eu tô pensando em subir pela estrada de terra, passear por SJ Marcos, chegar até Lídice ou Rio Claro e dormir por lá. No dia seguinte descer pela Angra-Rio Claro e voltar pra casa. Alguém tem alguma dica de pousada em Rio Claro ou Lídice? Não pode ser muito muquifenta que a dona Patroa estará junto...

bcantunes
12/07/2007, 15:37
Cara, Piraí é uma m... não tem nada de bom lá...
Se for para dormir em Piraí, prefiro voltar pro Rio.

Pensei em ficar em Lídice porque fica no meio das montanhas.
Fiz uma pesquisa na internet, existem algumas pousadas por lá, mas as informações são muito fracas.

Se alguém tiver mais alguma dica... tô no aguardo!

Augusto Braga
12/07/2007, 19:17
bcantunes

Boa dica é Vc pernoitar em Bananal, nunca fiquei por lá, só passo sempre no retorno da trilha da Madeireira,mas sei que tem boas pousadas e até Hotel Fazenda. É uma boa oportunidade para comer uma truta e dar uns passeios.Pesquisa na net.Apesar de ser Estado de São Paulo,é muito perto de onde Vc vai.

Abrs

bcantunes
12/07/2007, 21:33
Bananal eu conheço razoavelmente bem... estive lá duas vezes, sendo a última no Carnaval. Só que estava acampando! Subi a Serra e fiquei no camping da Bruna, anexo ao restaurante Chez Bruna. Muito bom lá!
Na região existem passeios muito bons com certeza!

fsoaresi
12/07/2007, 23:11
Não conheço Bananal, mas, não é longe? Tinha idéia de que era perto da fronteira RJ/SP.
Realmente Pirai é caido, confundi com Barra do Pirai, que é um pouco melhor, mas, vale a pena ver a pousada que postei antes http://www.reservaaroeira.com.br/ (vou tentar colocar algumas fotos e mapa).
http://www.feriasbrasil.com.br/fotosads/0ID760172718mapa.gif
http://www.feriasbrasil.com.br/fotosads/0ID760172718c-M.jpghttp://www.feriasbrasil.com.br/fotosads/0ID760172718e-M.jpg

A idéia de ficar em Lídice é legal, diferente do que me disseram em Rio Claro, achei estes lugares na internet:
POUSADAS ÁGUAS CLARAS
Rodovia Saturnino Braga, Km. 51,5
Lídice/RJ.(24) 3334-1062-recado

POUSADA REFÚGIO DAS ÁGUAS
Estrada da Floresta, s/nº - Estação
Lídice/RJ. (24) 3334-1031-recado

POUSADA RECANTO DE LÍDICE
Rodovia Saturnino Braga, Km. 49
Lídice/RJ.(55 24 3334 1103)


HOTEL DA MATA ATLÂNTICA
Rodovia Saturnino Braga, Km. 52
Lídice/RJ. Tel. (24) 3334-1062-recado

POUSADA SANTO ANTONIO
Rua Guilherme Araújo, s/nº Centro
Lídice/RJ

Não sei como são.
Dê uma olhada aqui:
http://www.geocities.com/Yosemite/Rapids/1658/lidice.html
http://dehfreire.blogspot.com/2006/07/uma-viagem-ldice-brasileira.html

Vamos trocar idéias, se achar algo avise, me interessa ficar num lugar legal lá tb.

Abraço.




Bananal eu conheço razoavelmente bem... estive lá duas vezes, sendo a última no Carnaval. Só que estava acampando! Subi a Serra e fiquei no camping da Bruna, anexo ao restaurante Chez Bruna. Muito bom lá!
Na região existem passeios muito bons com certeza!

bcantunes
13/07/2007, 09:06
É... já tinha feita uma busca na internet e tinha chegado a essas mesmas pousadas... só que não vi nenhuma foto delas... para sentir o drama!

Bananal é em SP, mas fica perto de Barra Mansa. Dá uma olhada no mapa e você vai ver que SP "entra" dentro do RJ. Bananal tá nessa região. Um dos caminhos para ir a Bananal passa justamente por Rio Claro e Passa Três. O outro, sai da Dutra, na altura de Barra Mansa.

FMuniz
13/07/2007, 15:01
Pessoal,

Eu sou aqui da região, trabalho em uma fazenda em Passa Três. Realmente ali não conheço boas pousadas mas indo em direção a Barra do Piraí tem alguns bons hotéis (Hotel Fazenda Saint Robert, Hotel Fazenda Arvoredo, Hotel Fazenda Ponte Alta, Hotel Colonial, etc...), Bananal é legal mas é longe.
Espero ter ajudado.
Um abraço
Francisco
Band 93

fsoaresi
31/07/2007, 23:55
Mais motivos para ir à São João Marcos. (fotos novas)
Tenho que voltar lá para visitar a ponte.

Mas, antes disto, Antunes, estou tentando ir para Paraty assim que o tempo firmar, vou tentar ir até Cunha para conhecer, seguindo suas dicas.

bcantunes
02/08/2007, 19:58
Beleza, meu camarada!
Tô meio atolado, mudando de emprego e assim que a vida voltar ao normal, volto para a estrada.
SJ Marcos já tá nos planos!

JairoM
18/08/2007, 12:07
Amigos,

Hoje eu descobri este tópico e li do começo ao final.

Minha mulher, está neste momento trabalhando num projeto com a Light, exatamente na área das ruinas de SJMarcos. Vou tentar alguma informação e posto aqui pra todos.

Ela inclusive está me "cantando" pra passar um final de semana lá pela região, e confesso que depois dos relatos que li por aqui, fiquei tentado.

Os caminhos, e trilhas parecem ser "leves", e apropriados para um 4x4 sem maiores pretensões (como o meu).

Voces estão mesmo dispostos a fazer um passeio na região? Ou o assunto ficou meio adormecido? Se o passeio vai sair, "com a dona patroa" por favor avisem, pois eu me candidato a acompanha-los.

Um abraço,

Rogério Barthy
19/08/2007, 16:30
É só avisar que tbm estou interessado em ir !
A turma gosta é de fazer a travessia da Bocaina (Lídice p/ Bananal) e esse da Serra do Piloto, por ser mais leve, fica sempre preterido.
Vamos ver se o grupo do Campo Grande Jeep Clube / Itaguaí se anima e dá uma forcinha para o passeio sair.
Rogério

Jorge T
19/08/2007, 19:12
Esse passeio da serra do piloto, indo até ponte bela eu fiz com alguns colegas do fórum. É bem tranquilo, e da pra ir de L200 sem o menor problema (tirando alguns arranhões nos 4km até a ponte bela).
A travessia da Bocaina pelas fotos que vi em outro tópico me pareceu complicado de fazer com pickup.
De qq forma se vocês montarem um passeio nesta região também gostaria de participar.

Augusto Braga
19/08/2007, 22:13
Rogério,

Na maioria das vezes que vamos p/ Bocaina,subimos p/ Serra do Piloto e saimos em Rio Claro.Nunca foi a Ponte Bela nem nas Ruinas de SJ Marcos,conte comigo quando for.Vc perdeu as Trilhas hoje,veja amanhã as fotos no tópico do Camoi.

Grd Abrs.

JairoM
20/08/2007, 18:28
Esse passeio da serra do piloto, indo até ponte bela eu fiz com alguns colegas do fórum. É bem tranquilo, e da pra ir de L200 sem o menor problema (tirando alguns arranhões nos 4km até a ponte bela).
A travessia da Bocaina pelas fotos que vi em outro tópico me pareceu complicado de fazer com pickup.
De qq forma se vocês montarem um passeio nesta região também gostaria de participar.

Jorge,

Estou programando fazer este paseio dia 7 de setembro, e aproveitar para dormir em alguma pousada em qualquer lugar la no topo da serra. A dica de pousada terei nos proximos dias, de uma pessoa que mora na região, e frequenta as pousadas.

Minha pergunta é: Qual a dica para chegar na POnte Bela ????

Devo sair do Rio, pela Rio-Santos. Passo a 2o tunel, entro a direita e subo em direção a Rio Claro (deve ser a serra do Piloto?).

Do centro de Rio Claro até as Ruinas de SJMarcos, sigo a planilha postada acima pelos amigos (a do clube do picapeiro).

Um abraço, e quem quiser, venha tambem...

Jorge T
21/08/2007, 07:48
Jairo, fiz a trilha por este caminho mesmo.

Se me lembro bem, você acessa a ponte bela quase na hora de descer pra Mangaratiba. Você vira pra direita sentido Rio Claro (?) e depois de uns 8km tem uma entrada fechada à direita.

De qq forma quando eu fui, o Ric Mac aqui do fórum marcou tudo no tracklog. Para visualizar instale o GPSTrackmaker é free. www.gpstm.com (http://www.gpstm.com/_).

Em tempo, a foto do meu avatar é na trilha pra ponte bela e não vi nenhuma pousada por lá não.

Augusto Braga
21/08/2007, 11:58
Pessoal,

No tópico Trilha Leve no Rio de Janeiro, o Pinho colocou um convite p/ um evento no proximo sabado na Ponte Bela.

Abrs.

JairoM
22/08/2007, 14:02
Jairo, fiz a trilha por este caminho mesmo.

Se me lembro bem, você acessa a ponte bela quase na hora de descer pra Mangaratiba. Você vira pra direita sentido Rio Claro (?) e depois de uns 8km tem uma entrada fechada à direita.

De qq forma quando eu fui, o Ric Mac aqui do fórum marcou tudo no tracklog. Para visualizar instale o GPSTrackmaker é free. www.gpstm.com (http://www.gpstm.com/_).

Em tempo, a foto do meu avatar é na trilha pra ponte bela e não vi nenhuma pousada por lá não.

Jorge,

Eu tenho o trackmaker instalado no meu micro..... só nao consigo nenhum tipo de visualizaçao que consiga entender.
Tenho tambem o Mapsource da Garmin (e o GPS). Este sim, com os mapas do Brasil inteiro, com ruas, estradas, etc.....
É possivel visualizar o tracklog do Trackmaker, no Mapsource ou entao dentro do GPS Garmin ?

Jorge T
23/08/2007, 08:47
Jorge,
É possivel visualizar o tracklog do Trackmaker, no Mapsource ou entao dentro do GPS Garmin ?
Jairo, tira essa dúvida no tópico de GPS, tem uma galera lá que manja disso muito mais do que eu.

JairoM
23/08/2007, 21:21
Jorge,

Hoje eu entendi.... eu tinha uma versão mais antiga do programa. Fiz a atualização (com data de ontem), e nesta nova versão eles ja permitem que voce veja por baixo do tracklog o mapa da região.

Dá até pra ver o tracklog no Google.... fica campeão.

Humberto Erler
27/01/2019, 11:30
Galera,... estou montando roteiros para Off Road, de preferência próximo a região de mata no Estado do Rio de Janeiro. Alguém do grupo gostaria de contribuir com dicas?

Rafael_Facanha
28/01/2019, 08:24
Galera,... estou montando roteiros para Off Road, de preferência próximo a região de mata no Estado do Rio de Janeiro. Alguém do grupo gostaria de contribuir com dicas?

Bacana Humberto!
Eu não tenho dica para dar, mas vou acompanhar que esse assunto me interessa. Depois que montar os roteiros, se puder compartilhar aqui seria muito bom!

GLCREP
20/03/2019, 19:52
Sou novo na área, mas tendo algum passeio à vista, comunique. Sou de Araruama RJ.

lflopes
19/09/2019, 03:12
Acompanhando

cmurteira
23/11/2019, 22:10
É impressionante, e uma pena, como o WhatsApp praticamente matou o forum.
Pois acho o forum mais democrático por ser aberto a todos.
Muitas saudades de quando tínhamos vários tópicos com trilhas e passeios.

Pvar-RJ
04/12/2019, 21:10
Boa noite a todos .

Comprei o meu 1º 4x4 e gostaria de informações sobre passeios e trilhas. Vi a cima que agora estao no whats app. Poderiam me add.

Carisouza
29/10/2020, 23:54
Cláudio Murteira , na verdade sou nova por aqui, só me cadastrei mesmo pq vi seu pôster referente à viagem de Macaé para Natal, rsrs, apesar das informações terem sido em 2008, mas espero que vc ainda esteja por aqui, rsrsrs, e possa me ajudar. Enfim, eu tb moro em Macaé e estou pensando em ir de carro para natal, estou bem apreensiva, principalmente por ter uma filha de 5 anos, mas estamos com férias marcadas para Dezembro, é coloquei na cabeça que quero conhecer Natal ainda esse ano, confesso que ir de carro está em plano B, caso realmente as passagens aéreas não abaixem, gostaria muito que vc pudesse me ajudar, pois meu pensamento não é parar em outras cidades a não ser só para descansar, pois a maioria dos lugares próximos a Natal eu já conheço, então teremos 15 dias de férias e pretendemos ficar 10 dias entre Natal e Pipa, se vc puder me ajudar com as informações eu te agradeço.

Rogério Barthy
03/11/2020, 17:37
Boa tarde Carisouza,
Sou do Sul do estado (ao contrário de você).
Por aqui temos ainda muitos atrativos e trilhas para curtir, antes que acabem asfaltando tudo.
Trilhas por Mauá, Serra da Bocaina, Serra Mantiqueira, trilhas por Minas, São Paulo e Rio de Janeiro.
Quanto sua viagem para Natal, já fiz ela, a um bom tempo atrás..
Fui de Corsa Wind com minha esposa e filha de oito anos na época.
Fiz Rio/Guaraparí/Porto Seguro/Ilhéus/Aracaju/Recife/Natal.
Para você, poderia ser saindo Cedinho Macaé/Teixeira de Freitas (10/12 horas 750 km..), Teixeira de Freitas/Praia do Forte 12/14 horas 840 km (depois de Salvador), Praia do Forte (onde têm o Projeto Tamar "Tartarugas")
Muito bonito e com criança valeria a pena, mas prejudica a viagem pelo horário e ir até Maceió 10/12 horas 550 km.
de Maceió até Natal 7/9 horas 550 Km.
Assim seria quatro dias só para ir e outro para voltar, e ficar sete dias para descansar em Natal.
Dependendo do carro, dá para ir tranquilo, e se possível, revesando o motorista para não cansar demais.
Qualquer coisa, pode falar.
Rogério