Ver Versão Completa : retifica do motor 2.8 - onde fazer
Pois eh, levei a Hilux para um revisao, e foi diagnosticado que o motor esta precisando ser feito. Estava desconfiado do motor, sou novato em diesel, mas percebi que ele esta jogando oleo tanto na admissao quanto no escape da turbina, fumacando em retomadas de baixa rotacao (1500/2000 rpm), e nao rende acima de 3500 giros (alias nem forco acima de 3500, pois eh claro que o motor fica amarrado). Tbm me ofoi dito que jah esta com vazamento na admissao de uma valvula.
A duvida eh onde fazer o servico com ctrz que vai ficar perfeito, pois pretendo arcar com o custo (comprei o carro a 6 meses), mas quero correr o minimo de riscos possiveis.
Moro em Barra Mansa, bem no meio do eixo Rio-Sao Paulo, entao qq lugar nas capitais e cercanias eh viavel. Levar para a concessionaria esta fora de cogitacao?? Eles fazem este servico??
Agradeco qq indicacao.
Abraco!
Mulambo,
Em Barra Mansa, tem o Zezinho (J.B. Da Silva Oficina - 3323-9630).
É de confiança e trabalha com critério :concordo:
[]´s
Aurélio
sspfoa
joão k. chikui
25/02/2007, 06:36
Mulambo
Possivelmente vc quis dizer que seu motor está soprando muito no respiro, jogando oleo.
Porque se fosse oleo na turbina, poderia muito bem ser desgaste do mancal/bucha da turbina, super simples e barato de resolver.
Quando acontece esse defeito, parte do óleo que vai lubrificar os mancais da turbina, vaza pra admisssão e pro escape, dando inclusive uma fumaça azulada e fétida.
Conversei com o Aurelio aqui hoje de manha, e vou levar o carro para uma segunda opiniao com o Zezinho.
Joao, quanto a esse lance de respiro eu nao sei responder...
O carro nao esta fumacando, so faz fumaca raramente em retomas de segunda marcha em baixa rotacao. Esta eh com muito oleo, nas 2 mangueiras do turbo, as de admissao e escape, levei no mecanico pedindo para verem o motor e se tinha alguma coisa errada na turbina, e me disserem que o problema eh de motor..eu mesmo nao sei avaliar..andando, nao sinto nada de errado com o motor...
Valeu!
Oh nois ai `tra vez.
Aurelio, fui lah no Zezinho. Ele me confirmou na hora o diagnostico. Falou tbm que o motor estava fumando pelo respiro, como disse o Joáo.
Fez um teste que eh muito simples, e que pode ajudar bastante incautos novatos compradores de motor diesel.
Como o motor funcionando, tira-se a vareta de verfificacao do oleo. O motor dah uma baforada de oleo pelo orifcio da vareta na hora. Bota-se a vareta, e ao tira-la, nova baforada...
simples nao?? depois que se sabe neh??? :?
A brincadeira deve sair por volta dos 6 mil reais.....:putz:
e vamos nois...!
Ow Mulambo.
Que facada, hein?!
Entretanto, acredito que estás em boas mãos e, espero sinceramente que ele "acerte" contigo e que vc fique satisfeito com o trabalho e, principalmente, com o resultado final.
[]´s
Aurelio
sspfoa
Oh nois ai `tra vez.
Aurelio, fui lah no Zezinho. Ele me confirmou na hora o diagnostico. Falou tbm que o motor estava fumando pelo respiro, como disse o Joáo.
Fez um teste que eh muito simples, e que pode ajudar bastante incautos novatos compradores de motor diesel.
Como o motor funcionando, tira-se a vareta de verfificacao do oleo. O motor dah uma baforada de oleo pelo orifcio da vareta na hora. Bota-se a vareta, e ao tira-la, nova baforada...
e vamos nois...!
Para esclarecer.. Se tivesse bom o motor. Ao tirar a vareta não iria dar a baforada?? Me explica oque deve acontecer se o motor tiver bom e se estiver ruim.
joão k. chikui
12/06/2007, 13:49
Everson
Qdo o motor está muito ruim, soprando prá cacete(vazando compresão entre os anéis /paredes dos cilindros), todo vez que vc tirar a vareta de oleo, com o motor funcionando , vai sair fumaça com oleo pelo tubo onde fica a vareta.
Vinicius4x4
12/06/2007, 14:11
Everson
Qdo o motor está muito ruim, soprando prá cacete(vazando compresão entre os anéis /paredes dos cilindros), todo vez que vc tirar a vareta de oleo, com o motor funcionando , vai sair fumaça com oleo pelo tubo onde fica a vareta.
desculpe minha ignorância mas não tenho muita experiência com diesel....... e não entendi muito bem a explicação........
se o motor estiver ruim...... vai sair óleo e fumaça pelo tubo da vareta do verificador do nivel do óleo....... até ai OK...... e se estiver bom...... não sai nada??
expliquem melhor isso se possível!!!!!
obrigado
Oh nois ai `tra vez.
e vamos nois...!
AMIGOS .
Tenho um tio que possui uma Hilux sr5 ano 1999 que já alguns meses vem fumaçando bastante e o motor falhando e rajando muito tb, principalmente nos primeiros minutos após ligar de manhã, além de ainda ter dado um esquente grande recentemente.
Chegou a um ponto que tiveram de parar o carro e me pediram indicaçao de onde levar e indiquei a Retífica Gadiesel em Fortaleza por já ter feitos vários serviços menores e sempre ter gostado do atendimento.
No entanto o orçamento nesta retífica o dono só aceitou dizer depois do motor aberto o que ficou orçado tudo em 7 mil reais a vista enquanto outro sem abrir o motor falou em "uns 5 mil"
Minha prima filha do Tio ligou-me meio desconfiada desse preço.
Segundo o Mecanico até o cabeçote ele colocou um novo.
:shock: Sei que é difícil sem relação de peças e serviços, mas ...
O que vcs acham? dá pra gastar isso tudo na retífica de um motor 2.8 da Hilux?
Quem souber algo eu agradeço se postar.
se o motor estiver ruim...... vai sair óleo e fumaça pelo tubo da vareta do verificador do nivel do óleo....... até ai OK...... e se estiver bom...... não sai nada??
Isso, não deve sair nada... nem óleo nem fumaça.
v_jordao
21/09/2012, 20:44
Isso, não deve sair nada... nem óleo nem fumaça.
Hoje eu tava dando uma olhada nas mangueiras de admissão da turbina e notei um pouco de óleo tanto na entrada da turbina quanto na mangueira que vai pra bomba, fique preocupado com as declarações de alguns colegas e fiz esse teste de tirar a vareta do óleo, graças a Deus não aconteceu nada, não saiu nem fumaça nem respingou óleo,
agora a dúvida é o seguinte: pelo jeito a turbina terá que ser trocado os reparos?
outra coisa, ela vai bem até 120 km/h mais depois disso ela demora a aumentar a velocidade, consegui chegar nos 130 km/h acho que iria até uns 140 mais dai acabou a reta na estrada que eu estava, isso é normal? qual a maior velocidade atingida pelas sw4 2.8 com turbo aqui dos colegas?
guilhermeabreu
22/09/2012, 00:21
Hoje eu tava dando uma olhada nas mangueiras de admissão da turbina e notei um pouco de óleo tanto na entrada da turbina quanto na mangueira que vai pra bomba, fique preocupado com as declarações de alguns colegas e fiz esse teste de tirar a vareta do óleo, graças a Deus não aconteceu nada, não saiu nem fumaça nem respingou óleo,
agora a dúvida é o seguinte: pelo jeito a turbina terá que ser trocado os reparos?
outra coisa, ela vai bem até 120 km/h mais depois disso ela demora a aumentar a velocidade, consegui chegar nos 130 km/h acho que iria até uns 140 mais dai acabou a reta na estrada que eu estava, isso é normal? qual a maior velocidade atingida pelas sw4 2.8 com turbo aqui dos colegas?
V_JORDAO
Independente se a SW4 é turbinada ou não a velocidade final é de 140km/h , sendo que com turbina chega mais rápido e sem turbina chega tb , mas demora mais um pouco , mas nenhuma passa dos 140km/h , O QUE NÃO DEVE FAZER ISTO POR MAIS DE 5 MINUTOS , sob o rísco de danificar o motor .
v_jordao
22/09/2012, 10:29
V_JORDAO
Independente se a SW4 é turbinada ou não a velocidade final é de 140km/h , sendo que com turbina chega mais rápido e sem turbina chega tb , mas demora mais um pouco , mas nenhuma passa dos 140km/h , O QUE NÃO DEVE FAZER ISTO POR MAIS DE 5 MINUTOS , sob o rísco de danificar o motor .
Ok, então a minha tá normal, quanto ao consumo, fiz média de 8 a 8.9 na cidade e na estrada 10 km/l andando a 100/110 p/h, pelo que vi também tá normal,
E a turbina babando um pouco de óleo, será que só trocando o reparo resolve? alguém ai ja fez o serviço? tem como trocar em casa mesmo ou é muito complicado? minha turbina é uma garrett modelo A/R 48,
Rapaz, o povo tá rico mesmo. O carro bota 110, 120 e já querem fazer o motor pq tá saindo óleo pela vareta? Galera, acho que dá pra esperar um bocado de tempo pra só depois fazer. Opinião pessoal!
v_jordao
22/09/2012, 16:18
Rapaz, o povo tá rico mesmo. O carro bota 110, 120 e já querem fazer o motor pq tá saindo óleo pela vareta? Galera, acho que dá pra esperar um bocado de tempo pra só depois fazer. Opinião pessoal!
No meu caso Dorderf, é que percebi que a minha tava espirrando óleo pela turbina, então buscando tópicos antigos vi esse no qual o sintoma a princípio era igual ao meu, então lógico que fiquei preocupado, fiz o tal teste de tirar a vareta e nada, não saiu nem vapor, fumaça ou óleo, já fiquei mais aliviado,
E na questão da velocidade máx. não me incomoda, mesmo pq minha velocidade sempre foi na faixa dos 100/110 mas estranhei o fato dela demorar a chegar nos 130/140 km/h,
No momento vou procurar resolver o problema da turbina, talvez trocando o reparo pare de vazar óleo, e gostaria de saber se alguém ja fez isso em casa, ou é muito complicado, minha é um garrett A/R 48.
guilhermeabreu
22/09/2012, 20:23
Ok, então a minha tá normal, quanto ao consumo, fiz média de 8 a 8.9 na cidade e na estrada 10 km/l andando a 100/110 p/h, pelo que vi também tá normal,
E a turbina babando um pouco de óleo, será que só trocando o reparo resolve? alguém ai ja fez o serviço? tem como trocar em casa mesmo ou é muito complicado? minha turbina é uma garrett modelo A/R 48,
V_JORDAO
Trocar o reparo da turbina em casa , nem sei como faz pq nunca ví ninguem fazer , MAS COMO JÁ FALEI : ACHO UMA TEMERIDADE EM RECONDICIONAR A TURBINA , simplesmente por causa da minha experiencia desastrosa na qual eu gastei R$750,00 o serviço e a turbina quebrou o eixo , DISPAROU e eu fundí o motor com 7000km de ter sido feito pela 2ª vez , ENTÃO PRA FOI PREJÚ NA CABEÇA por isto NÃO RECOMENDO CONSERTAR TURBINA .
Se ela esta babando óleo , espirrando óleo , ESTA A UM PASSO DE DISPARAR , E SE CASO ISTO ACONTÇA , o carro começa a andar sozinho , acelerando sozinho , isto é sinal de : TURBINA DISPARADA , AÍ VC TEM QUE FREAR O CARRO ENGRENADO EM 5ª MARCHA POR EXEMPLO , OU SEJA NA MARCHA QUE TIVER , VC FREIA ATÉ PARAR O CARRO ENFORCANDO O MOTOR PARA QUE ELE NÃO DISPARE O GIRO , " NÃO FIZ ISTO E FUNDÍ O MOTOR ", PQ NÃO SABIA COMO RESOLVER ESTE PROBLEMA QUE NUNCA TINHA OUVIDO FALAR QUE PODERIA ACONTECER, daí parei com ele no acostamento em ponto morto e o giro foi pra 6500rpm desliguei o carro ele continuou a funcionar ,retirei a mangueira do díesel e ELE CONTINUOU FUNCIONANDO , A TMPERATURA FOI PRO VERMELHO E SÓ PAROU DE FUCINAR QDO ACABOU O ÓLEO DO CARTER , foi uma agonia que não gostaria que nenhum de vcs passassem . Custou caro maas aprendí como deve proceder QDO A TURBINA DISPARA : " FREAR O CARRO NA MARCHA QUE EL ENCONTRA ATÉ PARAR O MOTOR , OU SEJA MATAR O MOTOR FREANDO COM ELE ENGRENADO .
NÃO RECONDICIONEM TURBINA , " COMPRE UMA NOVA " , FICA MAIS BARATO DO QUE TR QUE FAZER UM MOTOR .
sandro_ventania
23/09/2012, 17:16
Guilherme quanto tempo o motor ficou disparado consumindo o óleo do carter como combustivel?
Na hora é dificil pensar, mas uma solução seria tirar a mangueira do coletor e tampar com um chinelo, sapato ou tabua...se ar o motor morreria tambem!
Tirei a vareta do motor do meu carro e saiu um pouco de vapor, bem pouco, mas saiu. Nada de espirrar óleo. E aí, devo fazer o motor? É isso que me intriga. Lá na oficina só vejo o povo fazendo o motor quando ele para, trava!
v_jordao
24/09/2012, 13:32
Tirei a vareta do motor do meu carro e saiu um pouco de vapor, bem pouco, mas saiu. Nada de espirrar óleo. E aí, devo fazer o motor? É isso que me intriga. Lá na oficina só vejo o povo fazendo o motor quando ele para, trava!
Fazer o motor só por isso acho que não é o caso...
hoje fui na oficina onde foi instalado o turbo aqui em curitiba o mecânico falou que pode ser por causa da mangueira do respiro do motor que esta ligada na tubulação entre o filtro de ar e a turbina, a principio tá explicado o por que de ter óleo na admissão.
sandro_ventania
24/09/2012, 18:20
Mas quando turbinada esse respiro não deve ser tirado da admissão? Senão ao invés de expirar ele vai é inspirar, por causa da pressão do turbo.
v_jordao
24/09/2012, 18:46
Mas quando turbinada esse respiro não deve ser tirado da admissão? Senão ao invés de expirar ele vai é inspirar, por causa da pressão do turbo.
não sei te dizer, mais na minha tá ligado na tubulação entre a turbina e o filtro de ar, no caso a turbina aspira o vapor de óleo e manda pra admissão. será que é isso mesmo???
vamos ver o pessoal com mais experiência o que diz nesse caso:371984
Estradero
25/09/2012, 22:32
Pois eh, levei a Hilux para um revisao, e foi diagnosticado que o motor esta precisando ser feito. Estava desconfiado do motor, sou novato em diesel, mas percebi que ele esta jogando oleo tanto na admissao quanto no escape da turbina, fumacando em retomadas de baixa rotacao (1500/2000 rpm), e nao rende acima de 3500 giros (alias nem forco acima de 3500, pois eh claro que o motor fica amarrado). Tbm me ofoi dito que jah esta com vazamento na admissao de uma valvula.
A duvida eh onde fazer o servico com ctrz que vai ficar perfeito, pois pretendo arcar com o custo (comprei o carro a 6 meses), mas quero correr o minimo de riscos possiveis.
Moro em Barra Mansa, bem no meio do eixo Rio-Sao Paulo, entao qq lugar nas capitais e cercanias eh viavel. Levar para a concessionaria esta fora de cogitacao?? Eles fazem este servico??
Agradeco qq indicacao.
Abraco!
Mulambo, não me arrisco aqui neste fórum sugerir mecânicas, porque a experiência pode não ser interessante e aí a dica vira um mico, no entanto acho legal comentar das oficinas pesadelos, e aí fuja de uma tal de toyonew (rio de janeiro, capital), uma roubada total, fiz dois serviços lá que ficaram uma merda.
v_jordao
12/10/2012, 11:03
Vi num outro tópico que vc esta se preparando pra fazer o motor, você não vai esperar o seu motor parar ou travar...
jorge.duarte
12/10/2012, 19:28
não sei te dizer, mais na minha tá ligado na tubulação entre a turbina e o filtro de ar, no caso a turbina aspira o vapor de óleo e manda pra admissão. será que é isso mesmo???
vamos ver o pessoal com mais experiência o que diz nesse caso:371984
Jordão,
O respiro de óleo, está ligado certo, entre o filtro de ar e a turbina. Quanto ao óleo, sempre fica um pouco "babado", é normal, pois passa vapor de óleo. Te pergunto: onde fica com óleo? na saida da turbina, onde vai para o motor ou na entrada que vem do filtro?
Abs
jose Tito
12/10/2012, 20:21
Boa noite, se serve de ajuda, a seis meses fiz o motor da minha sw4 3.0, ano 98. A opção foi a Retífica Fellipe em Jaragua do Sul, gastei em torno de R$ 8.000,00, contando com a bomba e um novo jogo de bicos injetores. Fiquei satisfeito com o resultado e já rodei em torno de 25.000 km de pois de ter feito o motor. vou tentar postar as NF do serviço como referencial para voces.
Com estas NF verá que a proposta de 7 mil não está fora da realidade.
Abraço e boa sorte
375061375062
AMIGOS .
Tenho um tio que possui uma Hilux sr5 ano 1999 que já alguns meses vem fumaçando bastante e o motor falhando e rajando muito tb, principalmente nos primeiros minutos após ligar de manhã, além de ainda ter dado um esquente grande recentemente.
Chegou a um ponto que tiveram de parar o carro e me pediram indicaçao de onde levar e indiquei a Retífica Gadiesel em Fortaleza por já ter feitos vários serviços menores e sempre ter gostado do atendimento.
No entanto o orçamento nesta retífica o dono só aceitou dizer depois do motor aberto o que ficou orçado tudo em 7 mil reais a vista enquanto outro sem abrir o motor falou em "uns 5 mil"
Minha prima filha do Tio ligou-me meio desconfiada desse preço.
Segundo o Mecanico até o cabeçote ele colocou um novo.
:shock: Sei que é difícil sem relação de peças e serviços, mas ...
O que vcs acham? dá pra gastar isso tudo na retífica de um motor 2.8 da Hilux?
Quem souber algo eu agradeço se postar.