PDA

Ver Versão Completa : Pra quem pretende ir ou já foi para a Patagônia...



bkm_br
24/02/2007, 20:39
Pessoal, tava dando uma olhada aqui no Forum e também na Internet procurando relatos sobre viagens para a Patagônia e vi como tem informação perdida por ai, muita coisa boa que você acha mas tem que apanhar para conseguir juntar.
Estou começando a planejar uma viagem para lá e por exemplo ao procurar por Patagônia na procura do Forum achei quase 80 posts diferentes. Por Ushuaia mais de 60 posts, e por isso pensei podiamos juntar tudo em um só lugar para facilitar o intercambio de informações e eventualmente até combinar combios para irmos juntos.
Sei que sou um novato mas estou pensando o seguinte. Todos aqui já devem ter ouvido falar ou usaram a Wikipédia e devem saber mais ou menos como funciona. Acontece que na Internet tem uma ferramente disponível em que podemos criar nosso próprio Wiki de graça que se chama wikispaces. Tem todas as facilidades de ter um Wiki sem a dificuldade de administrar servidores e coisa e tal. De cara eles dão 2gb de espaço podendo ampliar conforme a nescessidade nossa sem custos.
Estou vindo aqui perguntar o que vocês acham. Acham que a idéia é válida? Ajudariam a aumentar o conteudo e tornar um centro de informações confiaveis? Ninguem precisa entrar com $$$ se não quiser, basta querer colaborar.
Eu me predisponho pra tentar colocar isso em marcha, procurar coisa na internet (na medida da minha disponibilidade de tempo livre) pra adicionar no wiki (claro que com os devidos creditos), coisas como rotas rodoviarias, dicas de coisas para se levar, um calendário para marcar datas de saida de expedições, dicas turisticas e coisas do tipo.
Bom, o que dizem ? Alguém gostaria de embarcar e trabalhar um pouco de graça :lol:

Cesar Cassique
25/02/2007, 04:42
Grande BKM, estamos saindo re Recife PE dia 30/03/07 rumo ao MERCOSUL,somos um grupo de 10 carros , entraremos no Peru pelo Acre , vamos para Bolivia, Chile,Argentina e Paraguai retornando por Foz ,SP,Rio , ate Recife,faremos esse percurso em 31 dias,ja esta sendo um sucesso aqui em Recife.
Estamos ja montando a proxima que iremos ate a Patagonia, esta prevista para 01/01/2008, essa sua ideia é muito boa, com certeza iremos participar.

110 abraços
Cesar Cassique

Kim
25/02/2007, 18:31
Caros amigos!

Se na volta, quando estiverem no Paraná, se quiserem passar por Paranavaí, serão muito bem recepcionados.

Será "quase caminho".

Essa viagem é tudo que queria com meu Engesa.

Abraços.

Kim.

Cícero Franco
26/02/2007, 08:52
Não vão passar em Floripa? Que pena...

Cesar Cassique
26/02/2007, 15:52
Caros amigos!

Se na volta, quando estiverem no Paraná, se quiserem passar por Paranavaí, serão muito bem recepcionados.

Será "quase caminho".

Essa viagem é tudo que queria com meu Engesa.

Abraços.

Kim.


Grande Kim, vou encaminhar teu convite ao grupo com certeza se der tempo passaremos pela sua cidade para prestigiar essa turma.

110 abraços Cesar Cassique

SÉRGIO HOLANDA
26/02/2007, 22:05
:concordo: :concordo: :concordo:

Grande Kim,

Valeu pelo convite, mas Paranavaí são uns 350km de Cascavel e vamos via São Paulo, ou seja, aumenta só uns 700km, ai você fala, pra quem andou 15.000km isso é de leve, mas temos dia pra chegar em Recife e se não fosse as esposas com seus empregos e fossemos ricos para elas não precisarem de chefes, certamente iríamos, inclusive a Floripa de nosso amigo Cícero, pois pense no Paraíso!!! só gatinhas e um lugar lindo mesmo, se bem que...caso a expedição atrase no meio do caminho mandamos as patroas de volta de avião e vamos sim...hehehheeh:D :D :D ...

Abrs


Grande Kim, vou encaminhar teu convite ao grupo com certeza se der tempo passaremos pela sua cidade para prestigiar essa turma.

110 abraços Cesar Cassique

SÉRGIO HOLANDA
26/02/2007, 22:08
Grande bkm,

idéia "arretada" como dizem os nordestinos, vamos fazer sim, deixa agente voltar, eu e César da expedição que poderemos entrar nessa e disponibilizar um tempo pra esse trabalho...

abrs,

Kim
27/02/2007, 19:19
Caros amigos!

O convite fica em aberto!

Por isso que ja citei "quase caminho".

É sempre um enorme prazer conhecer novas pessoas e de outras regiões, deixo o convite aberto a todos que forem participar de expedições a conhecer minha cidade e minha humilde casa.

Todos serão sempre muito bem vindos ao Paraná e a Paranavaí.

Abraços.

Kim.

ps.: avisem antes para colocar a carne no fogo e a cerva no freezer. (escolham a marca!)

SÉRGIO HOLANDA
27/02/2007, 19:59
:concordo: :concordo: :concordo:

ai é covardia..."carne no fogo e cerva no frezeer" e ainda escolher a marca...assim é chantagem...vamos mandar as mulheres de avião e vamos esticar a viagem com certeza...

abrs,

e valeu mesmo pelo convite, quando estivermos voltando avisamos se vai dar ou não...
Caros amigos!

O convite fica em aberto!

Por isso que ja citei "quase caminho".

É sempre um enorme prazer conhecer novas pessoas e de outras regiões, deixo o convite aberto a todos que forem participar de expedições a conhecer minha cidade e minha humilde casa.

Todos serão sempre muito bem vindos ao Paraná e a Paranavaí.

Abraços.

Kim.

ps.: avisem antes para colocar a carne no fogo e a cerva no freezer. (escolham a marca!)

Gouveia
27/02/2007, 20:32
BKM a propaganda na tua assinatura funcionou, agora além de vc me "pentelhar" no MSN eu vou te perseguir aqui no fórum pra vc comprar uma Ranger pra sua expedição, hehehe...

Eu tbem quero fazer essa viagem, a única coisa que é icógnita pra mim é a estrada de rípio, é como andar na brita? porque a brita não tem aderencia nenhuma e o carro praticamente não faz a curva... também tenho receio das pedras que saltam e trincam o para-brisas.. ouvi relatos que é praticamente impossível ir ao USHUAIA e voltar com o para-brisas inteiro.. hehe

quem já foi ajuda aí...

SÉRGIO HOLANDA
27/02/2007, 20:48
Grande Goveia,

segue descrição do seu pesadelo:

O rípio é composto de pedras roladas com diâmetro que variam de uma bola de ping-pong a uma bola de tênis. Essa mistura de pedras é espalhada pelo leito da estrada, formando uma camada de uns 10 a 30 cm de espessura que é alisada periodicamente com motoniveladoras. Esta forma de revestir as estradas é usada na Patagonia argentina e chilena desde o tempo dos índios Mapuches e resiste a passagem do tempo e as variações climáticas da região. Alem disso impede que a vegetação desapareça com a estrada. Com a passagem dos carros formam-se trilhos que podem corresponder as duas mãos de direção ou a uma só na maioria das vezes. Quando o carro esta no trilho ele fica estável e firme. Quando sai do trilho, por distração ou porque se esta cruzando com outro carro, ele fica completamente "bobo" e tem que segurar no braço e na tração 4 x 4. Ao se trafegar no rípio o carro arremessa estas pedras para traz e para os lados, com velocidades proporcionais a velocidade do carro. Alem disso, levanta uma poeira fina que penetra por qualquer orifício do carro. Por sorte, o vento a leva para os lados e dá para ver a estrada quando se vai atrás de outro veiculo qualquer. Por isso é necessário usar uma tela diante do para-brisas e diante dos faróis e radiador. Também colocamos lameiros nas rodas dianteiras e traseiras dos carros e uma proteção de borracha por dentro dos para-lama dianteiros das Toyotas.

OU SEJA...SE AFASTA DOS PARCEIROS E METE PROTEÇÃO NO CARRO...

abrs,





BKM a propaganda na tua assinatura funcionou, agora além de vc me "pentelhar" no MSN eu vou te perseguir aqui no fórum pra vc comprar uma Ranger pra sua expedição, hehehe...

Eu tbem quero fazer essa viagem, a única coisa que é icógnita pra mim é a estrada de rípio, é como andar na brita? porque a brita não tem aderencia nenhuma e o carro praticamente não faz a curva... também tenho receio das pedras que saltam e trincam o para-brisas.. ouvi relatos que é praticamente impossível ir ao USHUAIA e voltar com o para-brisas inteiro.. hehe

quem já foi ajuda aí...

bkm_br
27/02/2007, 21:34
BKM a propaganda na tua assinatura funcionou, agora além de vc me "pentelhar" no MSN eu vou te perseguir aqui no fórum pra vc comprar uma Ranger pra sua expedição, hehehe...

Eu tbem quero fazer essa viagem, a única coisa que é icógnita pra mim é a estrada de rípio, é como andar na brita? porque a brita não tem aderencia nenhuma e o carro praticamente não faz a curva... também tenho receio das pedras que saltam e trincam o para-brisas.. ouvi relatos que é praticamente impossível ir ao USHUAIA e voltar com o para-brisas inteiro.. hehe

quem já foi ajuda aí...

Bora então pra la :dance:
Quanto a ranger é aquilo que te falei, é por enquanto minha primeira opção, se não der certo talvez pegue outra.
Voltando o assunto, esse final de semana devo começar correr atrás de organizar as coisas pra botar o site no ar, só que preciso inventar um nome hehehe.. :shock:

Cícero Franco
28/02/2007, 05:48
A estrada na serra do faxinal, nos aparados da serra, entre rs e sc é de seixo. Fiz e só rompi uma tubulação do freio. É interessante ter bloqueio hidráulico para os freios. Hehehehe

Marcelo_Taz
01/03/2007, 10:02
Pessoal, dependendo da data - férias da minha mulher - estamos muito afim de fazer esta viagem.

Estarei aqui acompanhando a evolução deste projeto.

Abraços

Marcelo Taz

SÉRGIO HOLANDA
01/03/2007, 11:37
:concordo: :concordo: :concordo:

então comece a se programar...

pra nossa expedição foram 6 meses de planejamento e muita choradeira pra conseguir as férias no mesmo periodo...

não é coisa da noite pro dia, então começa logo!!!!


abrs,


Pessoal, dependendo da data - férias da minha mulher - estamos muito afim de fazer esta viagem.

Estarei aqui acompanhando a evolução deste projeto.

Abraços

Marcelo Taz

Engels Kbça
07/03/2007, 21:51
Bora então pra la :dance:
Quanto a ranger é aquilo que te falei, é por enquanto minha primeira opção, se não der certo talvez pegue outra.
Voltando o assunto, esse final de semana devo começar correr atrás de organizar as coisas pra botar o site no ar, só que preciso inventar um nome hehehe.. :shock:

:palmas: Gostei da idéia....Tb estava com a mesma dificuldade...posta aqui o site para que possamos visitar...:concordo:

SÉRGIO HOLANDA
08/03/2007, 06:22
bkm...como anda a idéia do site, como te disse, só terei tempo após nossa expedição...como sujesta de nome que tal: MUNDO DAS EXPEDIÇÕES.

bkm_br
08/03/2007, 20:37
Estou enrolado com trabalho, achei que ia ter o final de semana livre pra juntar as coisas mas tive que virar o FDS. Assim que tiver um pouco mais de tempo vou fazer.

pirua4x4
13/03/2007, 22:14
bon diaaaa.....
bkm_br
gostei da ideia, no que possa ayudar...e so falar.....


Grande Goveia,

segue descrição do seu pesadelo:

O rípio é composto de pedras roladas com diâmetro que variam de uma bola de ping-pong a uma bola de tênis. Essa mistura de pedras é espalhada pelo leito da estrada, formando uma camada de uns 10 a 30 cm de espessura que é alisada periodicamente com motoniveladoras. Esta forma de revestir as estradas é usada na Patagonia argentina e chilena desde o tempo dos índios Mapuches e resiste a passagem do tempo e as variações climáticas da região. Alem disso impede que a vegetação desapareça com a estrada. Com a passagem dos carros formam-se trilhos que podem corresponder as duas mãos de direção ou a uma só na maioria das vezes. Quando o carro esta no trilho ele fica estável e firme. Quando sai do trilho, por distração ou porque se esta cruzando com outro carro, ele fica completamente "bobo" e tem que segurar no braço e na tração 4 x 4. Ao se trafegar no rípio o carro arremessa estas pedras para traz e para os lados, com velocidades proporcionais a velocidade do carro. Alem disso, levanta uma poeira fina que penetra por qualquer orifício do carro. Por sorte, o vento a leva para os lados e dá para ver a estrada quando se vai atrás de outro veiculo qualquer. Por isso é necessário usar uma tela diante do para-brisas e diante dos faróis e radiador. Também colocamos lameiros nas rodas dianteiras e traseiras dos carros e uma proteção de borracha por dentro dos para-lama dianteiros das Toyotas.

OU SEJA...SE AFASTA DOS PARCEIROS E METE PROTEÇÃO NO CARRO...

abrs,

sim e como SÉRGIO HOLANDA disse... alem disso, nao e comveniente levar pneus com desenho muito grande (tipo MUD), pois as pedras poden ficar pressas em eles e arreventar o pneu.
as pedras mais perigosas som as arremesadas por os carro nas estradas asfaltadas,( a maioria tem acostamento de "ripio"), pois vc ven a velocidades altas (90 -110 km/h) e bate com o para-brisa.
no "ripio" nao e nesesario usar 4x4, eu fui a velocidades de 80-90 km/h, sem problemas, e so tirar o pe do acelerador quando ve uma curva o uma porteira ( tem muitas ) e pegar-las a 40- 60 km/h.

Kim
14/03/2007, 19:42
Caro bkm_br!

Sobre sua idéia de ajuntar as informações, seria uma boa!:concordo:

Principalmente na área de documentação.

Pretendo fazer a viagem até a "terra do fogo", mais há um problema, que só vou se for de Jipe, coisa que a patroa abomina, então não vou por enquanto.

Seria interessante informações sobre equipament automotivo necessário, documentação perante os consulados dentre outras coisas.

Espero ter balizado alguma coisa.

Abraços.

Kim.

Cícero Franco
14/03/2007, 20:42
Já se falou sobre isto no Forum... não me lembro onde...

SÉRGIO HOLANDA
15/03/2007, 22:25
É exatamente isso Cícero,

tem esses assuntos todos no fórum, mas a página seria pra uma coisa mais organizada e detalhada, onde não precisaríamos garimpar e sim estará tudo em um único lugar...

vamos fazer!!!!!



Já se falou sobre isto no Forum... não me lembro onde...

Fernando da Terra
16/03/2007, 16:54
Putz, fico fissurado só de acompanhar a conversa de vocês! Grande idéia essa de colocar essas informações num só lugar. Também tenho um sonho de conhecer esses lugares incríveis! Agora que consegui ter uma viatura confiavel para esse tipo de aventura, podem estar certos que vou começar a me organizar para uma viagem dessas....
E você, caro Sergio, estou morrendo de inveja de ti e da tua turma!!!! Tá chegando a hora, hein cara!!! Estou acompanhando a preparação da sua viagem desde que comprei minha defender (janeiro agora) e ai entrei para essa sensacional comunidade.... boa sorte para vocês nessa aventura muito legal e louca, e para nós vai restar ficar aguardando (e babando) nas fotos que vocês forem postando....

SÉRGIO HOLANDA
16/03/2007, 21:35
:concordo: :concordo: :concordo:


Grande Fernando,

é isso mesmo, tá chegando a hora!!! e agora que vc faz parte dessa incrivel comuidade vá preparando sua expedição...afinal máquina vc tem pra isso!!!!!

e pessoal, o JeisonK chegou a pouco das carreteras Chilenas e Argentinas e tem muita cois pra fala pra nós...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15903&goto=newpost

e pra ajudar no nosso site global...

abrs


Putz, fico fissurado só de acompanhar a conversa de vocês! Grande idéia essa de colocar essas informações num só lugar. Também tenho um sonho de conhecer esses lugares incríveis! Agora que consegui ter uma viatura confiavel para esse tipo de aventura, podem estar certos que vou começar a me organizar para uma viagem dessas....
E você, caro Sergio, estou morrendo de inveja de ti e da tua turma!!!! Tá chegando a hora, hein cara!!! Estou acompanhando a preparação da sua viagem desde que comprei minha defender (janeiro agora) e ai entrei para essa sensacional comunidade.... boa sorte para vocês nessa aventura muito legal e louca, e para nós vai restar ficar aguardando (e babando) nas fotos que vocês forem postando....

Cícero Franco
16/03/2007, 21:51
Eu vou com a Potranca, quando tiver dinheiro e trocar a suspensão dela.

SÉRGIO HOLANDA
17/03/2007, 19:16
:concordo: :concordo: :concordo:

e pra você que já tá a meio caminho fica mais fácil...

vamos nessa!!!



Eu vou com a Potranca, quando tiver dinheiro e trocar a suspensão dela.

Cícero Franco
18/03/2007, 09:04
Falta só o dinheiro.... hehehehe

Caiogaucho
18/03/2007, 10:56
Pessoall,

O que vcs acham de programarmos uma expedição à Patagônia de um comboio de CJ'S??
Alguem já foi? A turma que conheço que costuma ir todos os anos, vão de Land's, Pajero's etc, todos diesel. Um desafio realmente interessante e acho que inádito é formar um comboio de CJ's e testar a resistência de todas nossas modificações em nossas máquinas transgênicas!!!
Sou parceiro!!

[]'s

Caio

Amostardeiro
18/03/2007, 12:12
Pessoall,

O que vcs acham de programarmos uma expedição à Patagônia de um comboio de CJ'S??
Alguem já foi? A turma que conheço que costuma ir todos os anos, vão de Land's, Pajero's etc, todos diesel. Um desafio realmente interessante e acho que inádito é formar um comboio de CJ's e testar a resistência de todas nossas modificações em nossas máquinas transgênicas!!!
Sou parceiro!!

[]'s

Caio

Caio

No final de 2005 uma turma aqui de Pelotas foi de bugue para a Patagônia Argentina e Chilena, pelo que sei quase todos quebraram durante o percurso, portanto ir de CJ deve ser bem melhor.

Veja o link: http://www.confrariadobuggy.com.br/fotos/chile2005_ushaia/chile2005_ushaia.htm

Abraço

Caiogaucho
18/03/2007, 17:47
Este é o verdadeiro espírito de aventura!!!
Estamos (eu e minha cara metade) cada vez mais empolgados!! Se os Buggy's foram...e voltaram, porque nossos CJ's não iriam???

[]'s

já pensando nos preparativos!!!

Caio

Engels Kbça
20/03/2007, 07:10
Putz, fico fissurado só de acompanhar a conversa de vocês! Grande idéia essa de colocar essas informações num só lugar. Também tenho um sonho de conhecer esses lugares incríveis! Agora que consegui ter uma viatura confiavel para esse tipo de aventura, podem estar certos que vou começar a me organizar para uma viagem dessas....
E você, caro Sergio, estou morrendo de inveja de ti e da tua turma!!!! Tá chegando a hora, hein cara!!! Estou acompanhando a preparação da sua viagem desde que comprei minha defender (janeiro agora) e ai entrei para essa sensacional comunidade.... boa sorte para vocês nessa aventura muito legal e louca, e para nós vai restar ficar aguardando (e babando) nas fotos que vocês forem postando....

:rolleyes: Grande Fernando

Também fico babando por expedições, mas em 2007/2008 estarei na Patagônia. Se vc se programar, quem sabe ...:?: :!:

Um abraço

SÉRGIO HOLANDA
20/03/2007, 09:01
:concordo: :concordo: :concordo:

POIS É PESSOAL,

FALTAM 10 DIAS PARA NOSSA SAÍDA!!!

EXPEDIÇÃO DO FREVO, CAMINHO DOS INCAS.

SAÍDA 30 DE MARÇO, MARCO ZERO.

ABRS,