Conectar

Ver Versão Completa : Jeep ( CJ5) movido a GLP c/ kit RODAGAS

valmor
24/02/2007, 10:34
O que diz a legislacao sobre o uso de gas GLP ( gas de cozinha ) c/ redutor RODAGAS num CJ5 ???? :pensativo:
Como e' feita a instalacao ? ( motor BF , gasolina ) :pensativo:
E' tao economico qto o GNV ???? :pensativo:[]'s

Beto Lacerda
24/02/2007, 12:23
GLP é proibido p/ veiculos
[]'s

valmor
24/02/2007, 12:30
GLP é proibido p/ veiculos
[]'s

e como os kits sao ainda vendidos , legalmente , pela RODAGAS ?????

Beto Lacerda
24/02/2007, 12:45
empilhadeiras

CAVESO
24/02/2007, 12:47
um verdadeiro carro-bomba....

Dieselboy
24/02/2007, 13:49
Meu medo maior em si não seria tanto pelo eventual "carro bomba" e sim por causa de uma possível autuação e apreensão do veículo em uma blitz :putz:

Mas que é tentador isso é :twisted: :twisted: vejam quanto se economizaria em despesas com combustivel:

http://www.rodagas.com.br/economia.php (http://www.rodagas.com.br/economia.php)

Aurélio
24/02/2007, 17:17
Usa-se muito em "Jeep de fazenda", escondido da puliça. :mrgreen:
Como disse o Carlos Augusto, uma verdadeiro carro-bomba, principalmente porque os cilindros de gás usados em empilhadeira têm parede mais grossa e são projetados para suportar impactos maiores.
Já os cilindros de gás de cozinha....bum :shock:

[]´s

Aurélio
sspfoa

leovalle
24/02/2007, 18:50
um verdadeiro carro-bomba....

Andei 3 anos num carro-bomba desses.

Quando mandei instalar foi feito tudo com muito critério por ser carro de trilha e o botijão ficava acondicionado dentro de uma caixa de aço, toda acolchoada com borracha macia, que ficava debaixo do banco que era escamoteável. Metade ficava pra cima do piso e a outra pra baixo (cortei o assoalho). Mesmo que o puliça olhasse debaixo não veria nada. Tudo bem escondido e na hora de trocar era moleza.
é como ter um carro injetado. Não falha em inclinações e o consumo é menor pq o GLP é limpo, sem falar que vc abastece em qualquer venda bitaca no meio do mato :mrgreen:

Apesar de ser "perigoso" é largamente utilizado no NE e lá os caras furam o pé do carburador, ligam direto e fazem o controle de pressão na válvula do botijão. Eles fazem uma gambiarra tb pra aquecer o gás, pq senão congela, mas como é não sei.

[]'s

Kim
24/02/2007, 19:34
Cara, em certas cidades do Pr, é comum isso, roda normalmente.

O pessoal que usa, é sitiante, pessoas carentes, então ajuda bastante no orçamento.

Existe o "KIT SABAUDIA", algo engenhoso e funcional, feito em larga escala, não existe esse negócio de furar carburador, quando desliga o gás é trancado, quando acelera, abre gradativamente o gás.

A única adaptação é a troca dos prisioneiros do pé do bura, pois instala uma base embaixo da base do bura, ligado ao acelerador, quando acelera, abre a borboleta e o fluxo de gás.

Tem F75 a álcoo/gás, tanto bf, quanto ohc.

A média e de 100 km/bujão, ficando a R$0,35 o km rodado (R$35,00 o bujão aqui).

Nunca ví ou ouvi falar de nenhum acidente por aqui.

É uma pena que não se possa usar, mas entendo o lado social, pois esse gás é subsidiado pelo Gov. Fed.

Bem, é isso que sei, penso em colocar no brancão qualquer dia.

Abraços.

Kim.

CAVESO
24/02/2007, 20:31
Aqui na minha cidade tem alguns carros que perderam os porta-malas mas pode ter sido por gambiarragem, sei lá....

CAVESO
24/02/2007, 20:32
Detalhe: tenho medo até de GNV...

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
24/02/2007, 23:24
Detalhe: tenho medo até de GNV...

Isso é proibido!... Não perigoso. Todas as empilhadeiras trabalham em armazéns cheios de bobinas de papel e fardos de madeira... se fosse perigoso nem se cogitaria em usar gás como medida de economia... Nos porões dos navios também e com pouca ventilação. É até por uma questão de saúde, já que apenas as elétricas poluem menos e nos porões tem sempre um monte de estivador. Trabalho junto disso há mais de 26 anos e nunca soube de um acidente ou sequer um princípio de incêndio. Mas é claro que estão legalizadas e a instalação também segue as normas (será que existe norma para instalação de gás em empilhadeira?...). E o fogão da cozinha?...
Se fosse regularizado o uso, não fariam gambiarras.
O GLP subsidiado é o do botijão de cozinha, aqueles de 35/45 Kg não são mais... acho que já era tempo de rever a lei e retirar a proibição. Qual a diferença entre o GNV e o GLP? Acredito que no caso do GNV o perigo é maior... pelo menos a pressão dos botijões de GLP é bem menor.
Agora, eu não vou instalar isso no meu jeep enquanto estiver proibido, mas se liberarem!...

Eduardo Valaretto
25/02/2007, 00:16
Engraçado ser proibido no Brasil sob a alegação de que é perigoso.
Há alguns meses saiu na fourwheller um esquema para colocação de GLP em uma picape 4x4, inclusive com o nome da empresa que fornece os materiais necessários para fazer funcionar com motores injetados. Acho que aqui só é perigoso pois a legislação não permite, de resto é só alegria.
Obs: quando adolescente andei três anos de fusca a gás (na gambiarra mesmo - a rodogás era muito cara) e fazia em média 230 km com um botijão aquecido pelo escape.

Eduardo Valaretto.

valmor
25/02/2007, 10:52
Qto a seguranca , duvido que sejam "carros bomba", qdo devidamente instalados , caso contrario nao seriam ate' hoje vendidos p/ RODABRAS nem utilizados p/ gdes empresas em empilahdeiras em galpoes c/ diversos produdos inclusive inflamaveis .....
Qto a instalacao deste kit RODAGAS , alguem tem alguma informacao ???

[]'s

Beto Lacerda
25/02/2007, 12:15
em momento algum questionei a segurança ...
nos eua usam glp como "aditivo " em pick ups diesel .. ganha potencia e faz uma queima mais limpa e eficiente fazendo economizar diesel ...
e te disse que até hj o kit é comercializado p/ uso em empilhadeiras ...
sabia que algumas da clarck usam motor gm - 151 ...
que funciona funciona e bem ...
se fizer com criterio e usar bujãozinho de empilhadeira que é mais reforçado deve ficar bom ...
porém é ilegal ...
assim como beber e dirigir ... e tantas outras coisas que fazem em jeep ...
bujãozinho de empilhadeira no lugar do banco traseiro devem caber 3 ... facilmente escondiveis ...
porém é ilegal ...
mas tem o lance da borra que glp gera ... (não pensem que GNV não faça o mesmo ) que judia do motor

Dieselboy
25/02/2007, 13:17
"... nos eua usam glp como "aditivo " em pick ups diesel .. ganha potencia e faz uma queima mais limpa e eficiente fazendo economizar diesel ..."
Como funciona esse esquema? :pensativo: Se entendi bem, parece que o motor irá queimar diesel e gás ao mesmo tempo, é isso mesmo?:pensativo:

"... mas tem o lance da borra que glp gera ... (não pensem que GNV não faça o mesmo ) que judia do motor ..."
Diminuindo o intervalo das trocas de óleo este problema não seria solucionado?:pensativo:

valmor
25/02/2007, 14:20
Beto , muito bem lembrado: ja vi empilhadeiras ( clark) , a gas GPL c/ motor opala transportando facinho mais de 3 ton. de chapas da aco !!!!!! MOtorzinho fera este !!!!!

Mas qto a instalacao num motor carburado por exemplo:

Pelo que entendi o regulador funciona apenas pra controlar ( diminuir) a pressao do bujao para o carburador mas como se controla o fluxo de gas no carburador qdo de acelera ????

GNV ou GPL cria borra no motor ???? Tem como evitar isto ???

[]'s

Beto Lacerda
25/02/2007, 15:18
Como funciona esse esquema? :pensativo: Se entendi bem, parece que o motor irá queimar diesel e gás ao mesmo tempo, é isso mesmo?:pensativo:
exato
http://www.fourwheeler.com/techarticles/23481_turbodiesel_propane_kit/

Diminuindo o intervalo das trocas de óleo este problema não seria solucionado?:pensativo:
sei lá .... :mrgreen:

[]'s

Beto Lacerda
25/02/2007, 15:37
Beto , muito bem lembrado: ja vi empilhadeiras ( clark) , a gas GPL c/ motor opala transportando facinho mais de 3 ton. de chapas da aco !!!!!! MOtorzinho fera este !!!!!

nodia que o pessoal por a mão no cambio dessas empilhadeiras ... 3m reduzido pacas ...

Mas qto a instalacao num motor carburado por exemplo:

Pelo que entendi o regulador funciona apenas pra controlar ( diminuir) a pressao do bujao para o carburador mas como se controla o fluxo de gas no carburador qdo de acelera ????

GNV ou GPL cria borra no motor ???? Tem como evitar isto ???

[]'s
não sei como o sistema funciona nem como evitar a borra ... recebi por email uma foto de um motor de ranger 4.0 a gnv aberto que me deu pena criou um tipo de verniz .. daqueles que agente escuta falarem e num leva a serio ..
eu repensei sobre gnv p/ minha pick up ...
vou fazendo 5 km/l por equanto ...

samukanvas
25/02/2007, 17:33
nodia que o pessoal por a mão no cambio dessas empilhadeiras ... 3m reduzido pacas ...

não sei como o sistema funciona nem como evitar a borra ... recebi por email uma foto de um motor de ranger 4.0 a gnv aberto que me deu pena criou um tipo de verniz .. daqueles que agente escuta falarem e num leva a serio ..
eu repensei sobre gnv p/ minha pick up ...
vou fazendo 5 km/l por equanto ...

Betão,

Seguinte cara... tenho 4 empilhadeiras chevy na empresa.

2 clark c300 de 3ton de capacidade com câmbio de 3 marchas reduzido pacaraio e motor de opala 4cil no glp.

1 Clark gp40 de 4ton de cap. com câmbio 2 marchas auto e motor opala 6cil no glp.

1 Hyster h80 de 4ton de cap. com câmbio auto, monotrol e motor vortec v6 no glp.

Todas funcionam na gasolina tb, mas nunca usamos isso. Só no v6 de vez em nunca...

A temperatura de funcionamento é maior que o normal (gasolina) mas colocamos radiadores dimensionados (trabalham dentro de fundição de metal).

NUNCA troquei um motor por quebra. O sistema de glp usa filtros de gás (sai uma baba desse filtro parecida com catarro preto):mrgreen: .

Troco óleo a cada 250hs. A poluição é grande por causa da poeira da borra do metal. O filtro de ar é externo tipo os que colocam em band no capô.

etc....

Se quiser fotos, nome do sistema, onde compro o gás, etc.... só mandar uma mp.

Abração.

PS: GLP não tem a pressão do gnv e aparentemente se comporta melhor no motor. Pode até usar bitijão de cozinha, mas não é tão seguro quanto um da Utragas (revendedora).

Denis Takashi
25/02/2007, 18:34
Rapaziada,

Se não me engano esta borra é o " aromatizante " do gás, uma vez que o gás não possiu cheiro, então é adicionado tal produto para efeitos de segurança. Alguém se lembra do caminhão que tombou em SP ano passado?? Aquele que carregava tal substância e provocou o caos em alguns bairros da cidade.

Abraços

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
25/02/2007, 18:50
Betão,

Seguinte cara... tenho 4 empilhadeiras chevy na empresa...

Todas funcionam na gasolina tb, mas nunca usamos isso. Só no v6 de vez em nunca...

A temperatura de funcionamento é maior que o normal (gasolina) mas colocamos radiadores dimensionados (trabalham dentro de fundição de metal).

NUNCA troquei um motor por quebra. O sistema de glp usa filtros de gás (sai uma baba desse filtro parecida com catarro preto):mrgreen: .

Troco óleo a cada 250hs. A poluição é grande por causa da poeira da borra do metal. O filtro de ar é externo tipo os que colocam em band no capô.

etc....

Se quiser fotos, nome do sistema, onde compro o gás, etc.... só mandar uma mp.

Abração.

PS: GLP não tem a pressão do gnv e aparentemente se comporta melhor no motor. Pode até usar bitijão de cozinha, mas não é tão seguro quanto um da Utragas (revendedora).

Taí!... Só fugir das gambiarras. Tem filtros adequados, radiadores dimensionados, etc. O gás é até mais limpo que os combustíveis de origem duvidosa. Todo o tanque de gasolina é uma bomba em potencial, entretanto quantos carros já explodiram ao longos dos mais de cem anos do automóvel? (levem em conta os milhões de veículos rodando). Um sistema a gás (sem gambiarras) é bem mais seguro. Para ocorrer explosão em um tanque (seja de gás ou gasolina) é preciso que as condições da mistura comburente/combustível sejam ideais. Pode ocorrer?... Pode, sim. Até com o tanque embaixo do assento do seu jeep. E quantos jipeiros já foram para o espaço?!...

MAS O USO DE GLP CONTINUA PROIBIDO!!!

Beto Lacerda
25/02/2007, 19:17
Betão,

Seguinte cara... tenho 4 empilhadeiras chevy na empresa.

2 clark c300 de 3ton de capacidade com câmbio de 3 marchas reduzido pacaraio e motor de opala 4cil no glp.

olha um cambio de c10 vai se chocar hahahahaha

1 Clark gp40 de 4ton de cap. com câmbio 2 marchas auto e motor opala 6cil no glp.
opa é reduzidão ??? olha um bom cambio p/ RC ai ...
qual modelo da caixa ???

1 Hyster h80 de 4ton de cap. com câmbio auto, monotrol e motor vortec v6 no glp.
de novo cambio auto é reduzidão ??? qual modelo da caixa ??

ta ai como evitar a tal borra ...
baba cheirosa num é hahahahaha

po achei que trocasse antes ...
um carro andando em media a 50 km/h troca oleo com 5 mil km ou 100 hs

Pode até usar bitijão de cozinha, mas não é tão seguro quanto um da Utragas (revendedora).
qual capacidade do bujãozinho e preço da recarga ??

[]'s

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
25/02/2007, 19:59
Rapaziada,

Se não me engano esta borra é o " aromatizante " do gás, uma vez que o gás não possiu cheiro, então é adicionado tal produto para efeitos de segurança. Alguém se lembra do caminhão que tombou em SP ano passado?? Aquele que carregava tal substância e provocou o caos em alguns bairros da cidade.

Abraços

É isso mesmo Denis Takashi. Se virarmos um botijão de cozinha de ponta cabeça, essa substância de aviso (que é um óleo) vai entupir os dutos e bicos do fogão (algumas pessoas fazem isso para 'aproveitar' o gás até o fim). Esse efeito indesejável é maior nas empilhadeiras porque trabalham com o cilindro 'deitado'.

Rogério Tortato
26/02/2007, 07:10
aos "gaiseros" de plantão.

amigos, este tópico é bastante interessante, mas há um grande inconveniente que ninguém mencionou.

o uso do GLP em veículos não é só "proibido" é previsto como "crime".

sim, "crime", há uma antiga lei que trata de combustíveis fósseis que preve como "crime contra a economia popular" tal destinação ao gas de cozinha.

mas tem uma coisa, essa lei é praticamente desconhecida. mesmo operadores do direito não sabem dela. eu só utilizei uma única vez e por isso sei.

policiais? esqueçam, fazem apreensão de veículos nessa condição como irregularidade de transito, quando deveriam mandar ao Ministério Público para a instauração de ação penal.

bem, é só uma contribuição aos amigos que queiram arriscar, para pesar este "pormenor".

abraços.

ps. se quiserem, vou pesquisar novamente e posto aqui o número da lei e o artigo.

edwint
26/02/2007, 07:33
Eles fazem uma gambiarra tb pra aquecer o gás, pq senão congela, mas como é não sei.

é simples é só fazer uma serpentina, se o veiculo for de resfrigeraçào a ar, vc enrola esta serpentina de cobre no escapamento.

ja vi fusca com kit rodogas.

até tenho um p/ venda igual a foto ja com reparo novo. l$ 180,00

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
26/02/2007, 10:47
aos "gaiseros" de plantão.

amigos, este tópico é bastante interessante, mas há um grande inconveniente que ninguém mencionou.

o uso do GLP em veículos não é só "proibido" é previsto como "crime".

sim, "crime", há uma antiga lei que trata de combustíveis fósseis que preve como "crime contra a economia popular" tal destinação ao gas de cozinha.

mas tem uma coisa, essa lei é praticamente desconhecida. mesmo operadores do direito não sabem dela. eu só utilizei uma única vez e por isso sei.

policiais? esqueçam, fazem apreensão de veículos nessa condição como irregularidade de transito, quando deveriam mandar ao Ministério Público para a instauração de ação penal.

bem, é só uma contribuição aos amigos que queiram arriscar, para pesar este "pormenor".

abraços.

ps. se quiserem, vou pesquisar novamente e posto aqui o número da lei e o artigo.

É isso aí, Rogério...
Toda a transgressão (violação de lei) é crime. Entretanto só pode ser caracterizado como "crime contra a economia popular" se for usado o GLP subsidiado (nem sei se ainda está valendo esse subsídio para o gás de cozinha doméstica, ou seja os botijões de 13 Kg). Creio que, para os cilindros maiores, esse subsídio já não existe há tempo. Portanto, não se enquadra nessa esfera e uma ação mal qualificada ou conduzida é facilmente derrubada, ainda que exista a Lei (e existe mesmo). Veja bem, a Lei está aí, porém, neste caso, inexiste "o crime contra a economia popular".

MAS PERMANECE A PROIBIÇÃO E A TRANSGRESSÃO/CRIME.

APREENSÃO DO VEÍCULO É O MÍNIMO QUE PODE ACONTECER. SE A VIATURA FÔR ENVOLVIDA EM UM ACIDENTE QUE NÃO TENHA NADA A VER COM A INSTALAÇÃO DO KIT GÁS OU MESMO SEM CULPA, O PROPRIETÁRIO ESTARÁ EM SITUAÇÃO BEM DESFAVORÁVEL NA SUA DEFESA.

Tudo o que foi postado aqui com relação a este assunto, é mera curiosidade, informação técnica e, acima de tudo, um alerta para os potenciais "gaseiros de plantão"

Vale ainda lembrar que o Código Nacional de Trânsito é aplicável às vias públicas do Brasil. Se alguém quiser utilizar uma viatura dentro da sua própria fazenda, ou num campo de golf particular (e não sair dali com ela) poderá instalar o que quiser (em princípio, claro).

Aurélio
26/02/2007, 14:26
. Qual a diferença entre o GNV e o GLP?
A diferença começa na origem, pois o Gás Natural é oriundo de reservatórios de petróleo e de gás não-associado, enquanto que o GLP tem origem na destilação de petróleo e processamento de gás natural.
Depois vem o peso molecular (e, em conseqüência, a densidade) - o GLP é o mais pesado que o ar. Logo, em caso de vazamento, ele se concentra ao nível do solo, enquanto os outros se dispersam rapidamente ou, em ambientes fechados, concentram-se no teto.

Acredito que no caso do GNV o perigo é maior... pelo menos a pressão dos botijões de GLP é bem menor.
Hum...tenho dúvidas quanto à isso.
Se considerarmos apenas a pressão de armazenamento e, consequentemente o deslocamento de ar em caso de explosão, tudo bem.
Mas devemos levar em conta que os componentes usados para o GNV são considerados de alta pressão e, portanto, devem ser projetados para suportar até quatro vezes a pressão de trabalho e dispor de mecanismos de segurança com acionamento automático e manual.
Por fim, se considerarmos as suas densidades, um vazamento de GLP pode formar uma poça enquanto que o GNV, por ser mais leve, tende a se dissipar rapidamente na atmosfera.
De toda forma, essa diferença é fundamental para orientar ações em caso de vazamentos.

[]´s

Aurelio
sspfoa

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
26/02/2007, 22:17
A diferença começa na origem, pois o Gás Natural é oriundo de reservatórios de petróleo e de gás não-associado, enquanto que o GLP tem origem na destilação de petróleo e processamento de gás natural.
Depois vem o peso molecular (e, em conseqüência, a densidade) - o GLP é o mais pesado que o ar. Logo, em caso de vazamento, ele se concentra ao nível do solo, enquanto os outros se dispersam rapidamente ou, em ambientes fechados, concentram-se no teto.

Hum...tenho dúvidas quanto à isso.
Se considerarmos apenas a pressão de armazenamento e, consequentemente o deslocamento de ar em caso de explosão, tudo bem.
Mas devemos levar em conta que os componentes usados para o GNV são considerados de alta pressão e, portanto, devem ser projetados para suportar até quatro vezes a pressão de trabalho e dispor de mecanismos de segurança com acionamento automático e manual.
Por fim, se considerarmos as suas densidades, um vazamento de GLP pode formar uma poça enquanto que o GNV, por ser mais leve, tende a se dissipar rapidamente na atmosfera.
De toda forma, essa diferença é fundamental para orientar ações em caso de vazamentos.

[]´s

Aurelio
sspfoa

Este assunto está polêmico, mas para isso estamos num fórum... a minha pergunta sobre a diferença entre GNV e GLP visava a questões de segurança: qual deles poderia ser mais perigoso. Ainda acredito que o GNV. Porém o que ocorre é que, por o GNV ser autorizado e o outro proibido, as modificações para o uso do primeiro são supervisionadas. Para o proibido sobram as gambiarras e é isso que o torna mais perigoso. Não o gás em si ou seu uso (as empilhadeiras não apresentam qualquer problema), mas a montagem artesanal, até o fato de se ter de escamotear o botijão, etc. Todos os fogões de cozinha funcionam a GLP e o número de acidentes é mínimo.
A questão da volatilidade também é relevante, mas no meu conceito, neste caso, o GLP leva vantagem, justamente por ser mais denso e menos volátil. A gasolina também forma poças...
Mas Aurélio, acredite que apreciei a sua observação. Vou estudar melhor este assunto.

Continuo achando que não vale a pena instalar o GLP, mas apenas por ser proibido... e nem cogito em gambiarras! Se houvesse postos de venda de GNV em todo o lugar, talvez fosse viável a transformação (ainda que muito mais cara que a do GLP)

Rogério Tortato
27/02/2007, 08:49
É isso aí, Rogério...
Toda a transgressão (violação de lei) é crime. Entretanto só pode ser caracterizado como "crime contra a economia popular" se for usado o GLP subsidiado (nem sei se ainda está valendo esse subsídio para o gás de cozinha doméstica, ou seja os botijões de 13 Kg). Creio que, para os cilindros maiores, esse subsídio já não existe há tempo. Portanto, não se enquadra nessa esfera e uma ação mal qualificada ou conduzida é facilmente derrubada, ainda que exista a Lei (e existe mesmo). Veja bem, a Lei está aí, porém, neste caso, inexiste "o crime contra a economia popular".

Vale ainda lembrar que o Código Nacional de Trânsito é aplicável às vias públicas do Brasil. Se alguém quiser utilizar uma viatura dentro da sua própria fazenda, ou num campo de golf particular (e não sair dali com ela) poderá instalar o que quiser (em princípio, claro).

amigo jeepeiro Alexandrino.

é bom ver os seus conhecimentos jurídicos a nos elucidar muitas questões.

entretanto, preciso discordar de algumas coisas que disse.

tenho procurado falar em termos leigos, em razão de que a maioria aqui é de outra área e para facilitar o entendimento.

pois bem, nem todo o ilícito é crime. a recíproca sim é verdadeira.

com relação a caracterizar crime ou não o uso do gas, a lei é a seguinte:

http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=134686

é claro que discussões podem existir quanto ao subsídio. aliás, também entendo que só justifica a prevalência do crime em questão em função do subsídio (para que não se use produto subsidiado em outras finalidades que não aquela de destinação), mas prestem atenção ao artigo, que diz ser crime usar em desacordo com a legislação. assim, o uso fica dependente de regularização ou autorização legal. outra lei, portanto.

para falar a verdade, não tenho certeza se ainda há subsídio no gas de cozinha, mas acredito que sim.

de qualquer forma acho que não seria bom arriscar o pescoço para se defender lá na frente. o ideal seria verificar antes.

com relação ao âmbito do CTB (código de transito), voce está certo, só vale para as vias públicas, mas se prestar atenção na lei em questão (que preve como crime o uso do glp), verá que ela é bem mais ampla.

é sempre bom podermos trocar idéias.

abraços.

Aurélio
27/02/2007, 08:59
a minha pergunta sobre a diferença entre GNV e GLP visava a questões de segurança: qual deles poderia ser mais perigoso.
Alexandrino,
Ambos podem ser perigosos, dependendo das condições de uso e dos riscos envolvidos na utilização.
Um vazamento de GLP num porão pode ser muito mais perigoso do que o GNV, pois o acúmulo junto ao piso aumenta a possibilidade de ignição da mistura pelo componentes elétricos da empilhadeira ou mesmo das fagulhas da descarga, se essa não for do tipo úmida.
Entretando, num porão fechado, sem ventilação, o acúmulo de Gás Natural no teto pode apresentar um risco muito grande, por exemplo, se as instalações elétricas não forem do tipo à prova de explosão

Para o proibido sobram as gambiarras e é isso que o torna mais perigoso. Não o gás em si ou seu uso (as empilhadeiras não apresentam qualquer problema), mas a montagem artesanal, até o fato de se ter de escamotear o botijão, etc.
Na grande maioria dos acidentes que investiguei as improvisações estavam presentes. Gambiarra torna qualquer situação perigosa, independente dos outros componentes envolvidos.

Todos os fogões de cozinha funcionam a GLP e o número de acidentes é mínimo.
O uso em veículos acarreta riscos diferentes da utilização residencial, principalmente quanto a choque mecânico.

(...) mas no meu conceito, neste caso, o GLP leva vantagem, justamente por ser mais denso e menos volátil.
Como disse antes, acredito que a vantagem de um ou desvantagem de outro depende das condições em que se dá o vazamento, do ambiente e dos recursos para sana-lo.

Mas Aurélio, acredite que apreciei a sua observação. Vou estudar melhor este assunto.

Obrigado :concordo:

Continuo achando que não vale a pena instalar o GLP, mas apenas por ser proibido... e nem cogito em gambiarras! Se houvesse postos de venda de GNV em todo o lugar, talvez fosse viável a transformação (ainda que muito mais cara que a do GLP)

Não sou lá muito fã do GNV o que dirá do GLP.
Algumas modelagens que realizamos em postos de gasolina e em veículos convetidos ao GNV assustam quanto ao potencial das conseqüências dos prováveis vazamentos sejam eles ocorridos no abastecimento, sejam aqueles oriundos de choques mecânicos.
Tá certo que a probabilidade é muito pequena, a freqüência idem, mas o potencial de danos é muito, muito grande.

[]´s

Aurélio
sspfoa

Luiz Marcos
09/05/2007, 23:11
Andei 3 anos num carro-bomba desses.

Quando mandei instalar foi feito tudo com muito critério por ser carro de trilha e o botijão ficava acondicionado dentro de uma caixa de aço, toda acolchoada com borracha macia, que ficava debaixo do banco que era escamoteável. Metade ficava pra cima do piso e a outra pra baixo (cortei o assoalho). Mesmo que o puliça olhasse debaixo não veria nada. Tudo bem escondido e na hora de trocar era moleza.
é como ter um carro injetado. Não falha em inclinações e o consumo é menor pq o GLP é limpo, sem falar que vc abastece em qualquer venda bitaca no meio do mato :mrgreen:

Apesar de ser "perigoso" é largamente utilizado no NE e lá os caras furam o pé do carburador, ligam direto e fazem o controle de pressão na válvula do botijão. Eles fazem uma gambiarra tb pra aquecer o gás, pq senão congela, mas como é não sei.

[]'s

Aki o botijão é aquecido com a agua do radiador que circula e passa por dentro de uma peça (tipo calderão no formato do botijão) onde ele é encaixado evitando que o mesmo congele.

Uma novidade que o pessoal tá usando aki é um kit que você abastace o cilindro de GNV com o GLP.

Sou de Alagoas e lá em três meses aconteceram duas explosões de carros movidos a GNV. Vi uma Fiat panorama que estava estacionada e explodiu e a traseira dela ficou parecendo uma flor. Aki na Bahia já estou a três anos e só na região onde eu moro 90% dos veiculos são movidos a GLP a decadas e não existe nenhum registro de nenhum acidente.

Comprei aki dois CJ e os dois são a GLP, morro de medo mas quando rodo no gas ele anda redondinho sem falhar e quando vejo o cosumo no gás (ele faz mais de 250 km com um botijão) meu motor é Gm 151-s e um BF, Fico pensando em deixar mais um pouquinho. E o tempo vai passando...:mrgreen:

cRiPpLe_rOoStEr
13/07/2009, 02:09

na santa casa de porto alegre tem um trator movido a glp, fabricado pela agrale... como não sai de lá não tem nada que o impeça a rodar no glp, como não teria se fosse um fusca que igualmente só rodasse por lá...

Mauricio Rotta
13/07/2009, 08:54
Que cheiro de MOFO!!!!!!!!!!!

Hahahaha ressucitaram mais uma velharia, só vou deixar meu parecer totalmente favorável ao GLP, ja usei durante anos e anos, não estraga nada no motor, é barato pra c******, não engasga e nem falha... só fica fraco e fede um pouco!

Acidente? Jamais ouvi dizer que tenha ocorrido, a não ser quando o cara faz uma tremenda cagada, tipo querendo encher com GNV o botijão que a dona Maria usa pra cozinhar o feijão! No mais é só abrir o registro, dar na partida e curtir a natureza.

ps: e temos ainda o recurso do 'freio motor', vc desliga o registro na descida e o jeep faz infinitos km/l.

cRiPpLe_rOoStEr
13/07/2009, 21:05
vou deixar meu parecer totalmente favorável ao GLP, ja usei durante anos e anos, não estraga nada no motor, é barato pra c******, não engasga e nem falha... só fica fraco e fede um pouco!

Acidente? Jamais ouvi dizer que tenha ocorrido, a não ser quando o cara faz uma tremenda cagada, tipo querendo encher com GNV o botijão que a dona Maria usa pra cozinhar o feijão!

se usar o kit das empilhadeiras que operam em locais fechados, que normalmente tem uns filtros por causa daquele odorizador adicionado no glp...

fiquei sabendo do caso de um maluco que teve uns sei-lá-quantos% do corpo queimado numa explosão de bujão de glp numa gambiarra dessas... ja vi usarem um mecanismo para reduzir a pressão para ser usado para abastecer bujão de glp com gnv, uma coisa bem gambiarrenta... talvez tenha sido isso que falhou...

em países onde o glp é regulamentado para uso automotivo se encontram reservatórios de formatos diferentes, para serem acomodados em modelos diversos, mtas vezes ocupando o lugar anteriormente destinado ao estepe... talvez até por conta da menor pressão de trabalho nos kits para glp essa facilidade de adaptação seja maior... diga-se de passagem, é possível fazer kits mais leves, prejudicando menos o desempenho e a durabilidade de ítens como freios e suspensão...

Rafaminc
14/07/2009, 08:56
Agora tem um detalhe: se a policia pegar pode dar até cadeia... Já vi um maluco com um landau ser preso em uma blits... Quando abriram o porta-malas e viram os botijões, o cara literalmente desandou no choro, hehehe. Ficou na calçada até a chegada do camburão.
Portanto tem que ser bem feito para evitar problemas...

Zuriel
14/07/2009, 17:31
O que diz a legislacao sobre o uso de gas GLP ( gas de cozinha ) c/ redutor RODAGAS num CJ5 ???? :pensativo:
Como e' feita a instalacao ? ( motor BF , gasolina ) :pensativo:
E' tao economico qto o GNV ???? :pensativo:

[]'s

Olá amigo, eu tenho uma f-75 há 5 anos e desde então uso "RODOGÀS".
Minha f-75 faz em torno de 100 KM com um botijão de gás (30 reais, pego direto do caminhão).Há 3 semanas o motor dela tah novo, e a diferença de potência entre o gás e a gasosa agora praticamente sumiu. Na ponta do lápis é como se minha Gertrudes fizesse uns 8,5 km por litro de gasosa (custo por KM).
Minah cidade é pequena e todo mundo se conhece, já fiz até frete pra a PM.
Quando vou dar um tiro pra fora, tiro o bujão e ando na gasosa.
Meu sistema tem uma chave comutadora no painel com duas válvulas elétricas (abrir e fechar o gás e a gasosa). E na chave tbm tem tudo fechado, que quando numa decida fecho o gás economizando combustível e potencializando o freio motor. Tem tambémk um botão para injeção de gás para partidas à frio.
O rodogás usa a água do radiador pra esquentar o gás.

Quanlquer dúvida é so pedir, to sem net nos proximos dias, e se ue não mais aparecer aqui, pode madar MP pedindo fotos ou qualquer coisa.

cRiPpLe_rOoStEr
15/07/2009, 01:43
se a policia pegar pode dar até cadeia... Já vi um maluco com um landau ser preso em uma blits... Quando abriram o porta-malas e viram os botijões, o cara literalmente desandou no choro, hehehe. Ficou na calçada até a chegada do camburão.
Portanto tem que ser bem feito para evitar problemas...

ja comentei sobre a variant transformada em pickup com um kit glp disfarçado de santantônio... no caso do landau, de repente fosse viável mandar fazer uns cilindros para glp e esconder embaixo dos bancos e eventualmente atrás do painel ou dentro dos parachoques, e posicionar as mangueiras bem escondidas, sob o carpete até passar por baixo da parede de fogo... para abastecer o jeito seria adaptar uma válvula no kit e usar um transferidor como aqueles que se usa para passar o gás de um botijão para outro... caso os gambé cismem com o cheiro de gás o jeito é fazer como o dono da variant e deixar uma mangueira de gás com uma ponta solta dentro da cabine...

Zuriel
17/07/2009, 09:30
Nossa que gambi!

Mauricio Rotta
17/07/2009, 11:02
Eu sou defensor do GLP!
Esse cara que se queimou todo numa explosão foi colocar GNV dentro de um botijão de cozinha, e sim, ele se ferrou.

Mas na instalação normal, onde vc usa o botijão que a sua mãe tava la cozinhando os legumes para o almoço não há problema.

O melhor veículo do mundo para se fazer essa adaptação é o cj5! Vc pega uma marreta e amassa a parte interna do paralama esquerdo, ali o botija encaixa-se perfeitamente, sua base fica sobre o coletor de escapamento e ali fica devidamente aquecido tornando impossivel o congelamento do botijão. Aí vc faz um furo na base do carburador e soca a mangueira nesse furo, passa dois registros por dentro da cabine embaixo do painel. Pronto, ta feita a melhor instalação do mundo! Pra que dois registros? O segundo funciona como um 'nitro' pra vc acionar em uma hora que precisar de mais potencia! Funciona hein! O meu jeep fazia 80/90 km com um botijão, isso naquela época em que o GLP era subsidiado e vc só pagava a metade do preço, imagina hoje andar 100km e pagar só quinze pilas, que maravilha!!!!! Pensa num carrinho economico! O unico inconveniente era a mania de usar o Gas até o ultimo suspiro e de vez em quando o jeep morria bem no meio da rua! Aí ja viu né... era levantar o capuz e trocar o P13 ali no meio da rua mesmo! huhauhauhauahuahua

Muito divertido! Saudades desse tempo? Nem um pouco, as vacas eram muito magras!

cRiPpLe_rOoStEr
18/07/2009, 00:32
um tanto off-topic, mas vamos lá: se eu fizer um carro elétrico e documentá-lo como tal, e num dia estiver usando um gerador movido a glp conectado nele, mas que não faça parte dele, será que posso ser preso?

http://scqidong.en.alibaba.com/product/220213997-200062327/CNG_LPG_Generator_Conversion_kit.html

Willão64
20/07/2009, 02:48
Opa...
Tava vendo o tópico aqui, e como eu já tenho uns neuronios a menos na cabeça, eu tom com um Cj-5 que comprei a pouco tempo e ele rodava no gas de cozinha.... O paralamas deles já está até amassado...r srsrs
Mas quero montar com o kit de rodas gás de GLP certinho. Alguém pode me passara dicas de como montar..

Abração!!!!

Dic3
20/07/2009, 15:55
Pra quem acha que gas GLP é perigoso, saiba que ele é vendido em postos normalmente, assim como o GNV é vendido aqui.

http://www.webmotors.com.br/wmPublicador/Tecnologia_Conteudo.vxlpub?hnid=42564

cRiPpLe_rOoStEr
20/07/2009, 22:36
eu tom com um Cj-5 que comprei a pouco tempo e ele rodava no gas de cozinha.... O paralamas deles já está até amassado...r srsrs
Mas quero montar com o kit de rodas gás de GLP certinho

será que compensa gastar com rodagás???

vavarusso
16/11/2011, 18:22
Isso é proibido!... Não perigoso. Todas as empilhadeiras trabalham em armazéns cheios de bobinas de papel e fardos de madeira... se fosse perigoso nem se cogitaria em usar gás como medida de economia... Nos porões dos navios também e com pouca ventilação. É até por uma questão de saúde, já que apenas as elétricas poluem menos e nos porões tem sempre um monte de estivador. Trabalho junto disso há mais de 26 anos e nunca soube de um acidente ou sequer um princípio de incêndio. Mas é claro que estão legalizadas e a instalação também segue as normas (será que existe norma para instalação de gás em empilhadeira?...). E o fogão da cozinha?...
Se fosse regularizado o uso, não fariam gambiarras.
O GLP subsidiado é o do botijão de cozinha, aqueles de 35/45 Kg não são mais... acho que já era tempo de rever a lei e retirar a proibição. Qual a diferença entre o GNV e o GLP? Acredito que no caso do GNV o perigo é maior... pelo menos a pressão dos botijões de GLP é bem menor.
Agora, eu não vou instalar isso no meu jeep enquanto estiver proibido, mas se liberarem!...

O meu Jeep será total flex, na cidade gosolina e na fazenda GLP, que é muito menos perigoso que o GNV.

GBarros
17/11/2011, 09:56
O meu Jeep será total flex, na cidade gosolina e na fazenda GLP, que é muito menos perigoso que o GNV.

GLP menos perigoso que o GNV? Vc não estaria equivocado com essa afirmação? Se fosse assim, o glp estaria sendo comercializado no lugar do gnv. Procure se informar sobre isso, pois é uma coisa bastante perigosa!

vavarusso
17/11/2011, 11:07
GLP menos perigoso que o GNV? Vc não estaria equivocado com essa afirmação? Se fosse assim, o glp estaria sendo comercializado no lugar do gnv. Procure se informar sobre isso, pois é uma coisa bastante perigosa!

Gbarros nao há jazida de GNV que supra a necessidade de nossos fogões. Se informe direitinho, veja estatisticas de acidente com GNV e GLP propocional ao seu uso e condicoes de uso.

Rafaminc
17/11/2011, 16:26
Se a instalação for bem feita, os dois sistemas são seguros. Mas ainda acho mais seguro o GLP, devido a baixa pressão.
Agora, na questão legal, já vi carro sendo guinchado e o motorista carregado no camburão por causa da instalação ilegal do GLP dentro de um Landau. Tem que fazer a coisa direitinho pra não tomar na cabeça...

georgevalle
18/11/2011, 07:45
Até onde sei a questão da segurança é que o GLP é mais pesado que o ar enquanto o GNV é mais leve então em caso de vazamento o GLP acumula no carro e no entorno dele potencializado o risco de explosão em caso de vazamento o que não ocorre com o GNV, mas ja andei em uma C-10 com rodogas e butijão junto ao motor e com comandos eletricos para troca de GLP e gasolina, nunca deu problema.

GBarros
18/11/2011, 13:43
Gbarros nao há jazida de GNV que supra a necessidade de nossos fogões. Se informe direitinho, veja estatisticas de acidente com GNV e GLP propocional ao seu uso e condicoes de uso.

Vavarusso, a questão é que o gás GLP é mais pesado que o ar e ao proprio GNV, pode acumular dentro do veiculo, e qualquer faisca que for proporcionada é BUMMM. Vc não tem estatisticas com acidentes com GLP porque é PROIBIDO o seu uso em veiculos automotores, visando evitar principalmente este tipo de acidente. O GNV é um gás mais leve, que se dissipa rápido e é mais inerte que o GLP. Em relação a subsistencia do produto para a população, realmente o GLP é mais abundante, pois é um derivado do petroleo, como todos nós sabemos. Mas o meu alerta é somente como um pequeno aviso. Pode ser que muitos não tenham visto acidentes com GLP, mas se verem algum dia, saberá o que eu estou falando. Lembra da explosão do restaurante no mês passado. Vc viu a bagaceira? Pois é, era glp!

GBarros
18/11/2011, 13:43
Até onde sei a questão da segurança é que o GLP é mais pesado que o ar enquanto o GNV é mais leve então em caso de vazamento o GLP acumula no carro e no entorno dele potencializado o risco de explosão em caso de vazamento o que não ocorre com o GNV, mas ja andei em uma C-10 com rodogas e butijão junto ao motor e com comandos eletricos para troca de GLP e gasolina, nunca deu problema.

Exatamente.

vavarusso
18/11/2011, 15:02
Vavarusso, a questão é que o gás GLP é mais pesado que o ar e ao proprio GNV, pode acumular dentro do veiculo, e qualquer faisca que for proporcionada é BUMMM. Vc não tem estatisticas com acidentes com GLP porque é PROIBIDO o seu uso em veiculos automotores, visando evitar principalmente este tipo de acidente. O GNV é um gás mais leve, que se dissipa rápido e é mais inerte que o GLP. Em relação a subsistencia do produto para a população, realmente o GLP é mais abundante, pois é um derivado do petroleo, como todos nós sabemos. Mas o meu alerta é somente como um pequeno aviso. Pode ser que muitos não tenham visto acidentes com GLP, mas se verem algum dia, saberá o que eu estou falando. Lembra da explosão do restaurante no mês passado. Vc viu a bagaceira? Pois é, era glp!

Gbarros vc está certo, o risco existe. Mas o restaurante, qualquer gás inflamável preso explode na presença de uma centelha. Imagine nossas cozinhas cheias de gas pelo piso e interruptores nas paredes, acendeu uma lampada, ou pior acendeu um fosforo ou o acenderdor do proprio fogão... BUmmmm. O risco existe e os cuidados tambem. Nao estou aqui defendendo o ilegal, mas querendo justificar que a proibiçao nao é pq o GLP tenebroso, mas sim por interesses comerciais.
Valeu irmao!

Werneck
19/12/2011, 13:55
USO INDEVIDO DE GLP EM VEÍCULOS AUTOMOTORES. CRIME CONTRA A ORDEM ECONÔMICA. ART. 1.º, INC. II DA LEI 8.176/91

L8176 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8176.htm)

"
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:
Art. 1° Constitui crime contra a ordem econômica:
I - adquirir, distribuir e revender derivados de petróleo, gás natural e suas frações recuperáveis, álcool etílico, hidratado carburante e demais combustíveis líquidos carburantes, em desacordo com as normas estabelecidas na forma da lei;
II - usar gás liqüefeito de petróleo em motores de qualquer espécie, saunas, caldeiras e aquecimento de piscinas, ou para fins automotivos, em desacordo com as normas estabelecidas na forma da lei.
Pena: detenção de um a cinco anos."

weshwesh
19/12/2011, 23:31
Se aplicar essa lei onde eu moro, so vai sobrar as CG125 na rua !!
Acho essa polemica muito interessante : Perigoso mas nem tanto se estiver bem projetado, economico pra caç$#@e, simples, eficiente e limpo, maaaaaaaassss... crime...
E crime sabem porque ? Porque o problema se liberar o uso de GLP para uso automovel é insoluvel... como arrecadar impostos sobre um produto que tambem é bem de primeira necessidade ? Porque teria que arrecadar impostos né, se a gasosa vier a sumir ;)
No meu caso comprei o jeep equipado para uso do GLP, com rodogas e bujao atravessando o assoalho traseiro, esquentado pelo escapamento. Nao tinha nem tanque nem bomba de gasosa. Confesso ter arrancado tudo logo depois de ter chegado em casa pensando nunca usar esse sistema, mas 5km/L a R$3/L (aqui gasolina é vendida em garrafas de refri 2L... nao seria... crime ?), é dificil de sustentar !! Por isso que por aqui nunca vi UM F75, rural, jeep, ou outro antigao sem um bujao encostado algum canto... simplesmente nao viavel. Os homens deixam, fazer o que ? Quem sabe se nos Troller dos homens nao tem um bujaozinho azul o prata escondido por baixo do banco ? kkkkkkk

vavarusso
20/12/2011, 01:29
USO INDEVIDO DE GLP EM VEÍCULOS AUTOMOTORES. CRIME CONTRA A ORDEM ECONÔMICA. ART. 1.º, INC. II DA LEI 8.176/91

L8176 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8176.htm)

"
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:
Art. 1° Constitui crime contra a ordem econômica:
I - adquirir, distribuir e revender derivados de petróleo, gás natural e suas frações recuperáveis, álcool etílico, hidratado carburante e demais combustíveis líquidos carburantes, em desacordo com as normas estabelecidas na forma da lei;
II - usar gás liqüefeito de petróleo em motores de qualquer espécie, saunas, caldeiras e aquecimento de piscinas, ou para fins automotivos, em desacordo com as normas estabelecidas na forma da lei.
Pena: detenção de um a cinco anos."
Isso mesmo! É crime nao pelo risco de explosao, mas, sim porque os postos vao vender menos gasolina a 3 reais o litro. Isso é que deveria ser crime.

chinelao4x4
20/12/2011, 09:20
parece que os gringo usam gas , ex:

SOSEBEE BUGGY on Copper Head - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=x7g20APsw3Y)

mali9ski
20/12/2011, 10:21
parece que os gringo usam gas , ex:

SOSEBEE BUGGY on Copper Head - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=x7g20APsw3Y)

Eles usam, mas não é pela economia....:shock:

imagina um quadriget, com a cuba cheia, pulando nas pedras.....:karate:

mas eu acho que com os V8 injetado, talvez o gás lá acabe, ou diminua...

valew

4X4GARAGE
21/12/2011, 08:33

ei Raimundo,coloca fotos do seu sistema de glp pra gente ver!!!
ja to pensando merda hahahhahaha
[]s e feliz natal a todos

4X4GARAGE
21/12/2011, 08:34
Se aplicar essa lei onde eu moro, so vai sobrar as CG125 na rua !!
Acho essa polemica muito interessante : Perigoso mas nem tanto se estiver bem projetado, economico pra caç$#@e, simples, eficiente e limpo, maaaaaaaassss... crime...
E crime sabem porque ? Porque o problema se liberar o uso de GLP para uso automovel é insoluvel... como arrecadar impostos sobre um produto que tambem é bem de primeira necessidade ? Porque teria que arrecadar impostos né, se a gasosa vier a sumir ;)
No meu caso comprei o jeep equipado para uso do GLP, com rodogas e bujao atravessando o assoalho traseiro, esquentado pelo escapamento. Nao tinha nem tanque nem bomba de gasosa. Confesso ter arrancado tudo logo depois de ter chegado em casa pensando nunca usar esse sistema, mas 5km/L a R$3/L (aqui gasolina é vendida em garrafas de refri 2L... nao seria... crime ?), é dificil de sustentar !! Por isso que por aqui nunca vi UM F75, rural, jeep, ou outro antigao sem um bujao encostado algum canto... simplesmente nao viavel. Os homens deixam, fazer o que ? Quem sabe se nos Troller dos homens nao tem um bujaozinho azul o prata escondido por baixo do banco ? kkkkkkk

coloca as fotos do seu kit tambem pra gente ver como é!!!
[]s

vavarusso
21/12/2011, 09:15
ei Raimundo,coloca fotos do seu sistema de glp pra gente ver!!!
ja to pensando merda hahahhahaha
[]s e feliz natal a todos
Grande Edison! Olha o meu estava no glp, mais era uma cambiarra, quando eu colocar o outro sistema eu posto todos os detalhes. Aqui na cidade só tem uma pessoa que faz com qualificação a um custo de 800 a 1000 latinhas. Com um cilindro de GNV com uma válvula que possibilita a transferencia do gás do butijão de cozinha direto o cilindro, e neste cabem uns 3 butijões de 13 kg. Tem um sistema eletrico que muda da gasolina para o gas

weshwesh
21/12/2011, 09:54
coloca as fotos do seu kit tambem pra gente ver como é!!!
[]s

Olha, nem bati fotos do sistema antes de desmontar lo. Era muito vagabundo, dava pra desconectar as mangueiras sem forçar com a mao (nada de abracadeiras), e aquele butijao atravessando o assoalho traseiro achei um absurdo. Ficava a vista de todos e condenava toda a parte traseira ! Acho que eles montaram nesse lugar por causa daquele esquema de esquentar o butijao com o escapamento... arggghhhhhh
Agora que eu estou pensendo em voltar a usar o sistema quando a reforma do jeep acabar, eu queria achar um jeito muito mais seguro e mais escondido (nao necessariamente por causa dos homens que nao enchem o saco por aqui, mas por estética). Aquele esquema do Vavarusso parece show de bola. Como que é mesmo ? Tem um cilindro de GNV que fica no carro (pode ser por baixo do banco entao, ou por baixo do assoalho traseiro) e você fica enchendo com butijoes P13 através de um sistema de valvula transferidora ? Neste caso nao precisa esquentar o cilindro GNV para ele nao congelar ?
Se outros têm fotos de sistemas bem feitos de GLP, que seja com butijao P13 ou nao, podem postar aqui !!

vavarusso
21/12/2011, 10:16
Olha, nem bati fotos do sistema antes de desmontar lo. Era muito vagabundo, dava pra desconectar as mangueiras sem forçar com a mao (nada de abracadeiras), e aquele butijao atravessando o assoalho traseiro achei um absurdo. Ficava a vista de todos e condenava toda a parte traseira ! Acho que eles montaram nesse lugar por causa daquele esquema de esquentar o butijao com o escapamento... arggghhhhhh
Agora que eu estou pensendo em voltar a usar o sistema quando a reforma do jeep acabar, eu queria achar um jeito muito mais seguro e mais escondido (nao necessariamente por causa dos homens que nao enchem o saco por aqui, mas por estética). Aquele esquema do Vavarusso parece show de bola. Como que é mesmo ? Tem um cilindro de GNV que fica no carro (pode ser por baixo do banco entao, ou por baixo do assoalho traseiro) e você fica enchendo com butijoes P13 através de um sistema de valvula transferidora ? Neste caso nao precisa esquentar o cilindro GNV para ele nao congelar ?
Se outros têm fotos de sistemas bem feitos de GLP, que seja com butijao P13 ou nao, podem postar aqui !!

Washwash rsrsr. Olha eu nunca vi esse sistema com cilindro em jeep, mais sim num monza de um colega, onde um cilindro era fixo no porta malas igual dos carros GNV. E nao exala o caracteŕistico mal cheiro adicionado ao GLP pois tem um filtro que retira do gás o produto que tem o cheiro, filtro esso que tem ser limpo de tempos em tempos, aí o mal cheiro.... de 5 ou +++ butijões juntos ai credo.... No jeep deve ser usado um cilindro menor pra bor baixo do assoalho. Vou pegar uma ideia com o cara que monta. Tenho um colega que tem um Jeep a GLP com roda gás mas com o butijao na caçamba do jeep, esteticamente horrivel. Roda na cidade +ou- 100 com 13Kg.

4X4GARAGE
21/12/2011, 11:44
100 km com um botijão não é pouco?aqui o Botijão custa 40 reais,se vc dividir vai dar 2,5km por real;concordo que no caso do xaropinha acho que saira um pouco melhor mas nada vantajoso!!!voce não esta equivocado com a km Raimundo?
e ainda quero ver fotos pois vou fazer pra mim um kit anti poliça hahahhahahhaha
[]s

vavarusso
21/12/2011, 11:54
100 km com um botijão não é pouco?aqui o Botijão custa 40 reais,se vc dividir vai dar 2,5km por real;concordo que no caso do xaropinha acho que saira um pouco melhor mas nada vantajoso!!!voce não esta equivocado com a km Raimundo?
e ainda quero ver fotos pois vou fazer pra mim um kit anti poliça hahahhahahhaha
[]s
Olha na verdade ele me falou que roda uns 140km na estrada eu criei essa kilometragem da cidade. Vou me informar com o instalador. Quanto a puliça, venha rodar com a Xaropinha no GLP aqui que a gente ajeita. rsrsr

mali9ski
21/12/2011, 12:02
[]s

Com um botijão, pela minha cidade as willys andando pelo interior, na simples, faziam entre 80 e 90 km, reduzido era outra historia, misto de vazio e carregado, talvez um jeep só para rodar leve chega perto ou passe pouca coisa dos 100 km, as c10 dificilmente passavam de 70km com um botijão, valeria a pena a 3 pila a litro de gasosa, e nos fim de mundo aonde é ruim de achar gasosa, mas por aqui ninguém mais usa no rodogas, depois que o gás passou dos 40 pila...

a solução foi os jerico, motor diesel estacionario, com a redução da polia que sai do motor mas a da t case, se vira bem nos interior, e é extremamente econômico, e os puliça faz vista grossa, e não da cadeia como o rodogas.....

valew....

Paulo Limão
21/12/2011, 20:42
Tenho umas fotos velha do jeep quando era no gás ainda, vou ver se acho no outro pc e posto.

O sistema era com rodogás e o botijão ficava dentro do cofre do motor em cima do coletor pra não congelar. hehehe

Era muito econômico e sem cheiro de gasosa!

[]'s

Bercan
22/12/2011, 08:09
Foto do sistema que esta em uma f75 que estava querendo comprar... achei muito bom o sistema!!! como de costume .... paralama amassado e botija em cima do coletor!!!

bom, ao menos é mais seguro q muitos q ja vi.... furo no carburador e mangueira entrando logo a baixo da borboleta do afogador.... meu cj era assim.... quando levei ele pra casa rodando um trecho de 40 km devo ter rezado uns 100 pai nosso...... e o medo.... muito perigoso!!!!!

weshwesh
22/12/2011, 11:29
paralama amassado e botija em cima do coletor!!!

E o botijao vai deitado ou em pé ? Ja ouvi dizer que botijao deitado é um perigo por causa do gas que pode sair ainda na fase liquida. Procede ?

Bercan
22/12/2011, 11:40
E o botijao vai deitado ou em pé ? Ja ouvi dizer que botijao deitado é um perigo por causa do gas que pode sair ainda na fase liquida. Procede ?

sempre vi o povo usar em pé... tanto na f75 da foto quanto no meu jeep.... mas o problema deve ser quando o gás ta acabando!!!

Jacimar
22/12/2011, 12:17
Boa tarde prezados ! meu pai ( mora na região do Caparaó ) teve uma F75 com carroceria de madeira e o botijão ficava pendurado por baixo dela, muito fácil para trocar ! até alguns anos atrás valia a pena usar GLP, na época o botijão custava cerca de R$15,00, cheguei a cogitar para uma Bonanza que tenho, mas o governo retirou ou diminuiu o subsídio do GLP e criou um vale gás ou coisa parecida para as famílias de baixa renda e agora não é mais tão compensador, sem falar no óleo que fica no fiundo do botijão e enche de fuligem o fundo das panelas quando o gás está acabando, imagine isso no seu motor ! o GNV também tem problema de óleo nos reservatórios, me parece que esse óleo é proveniente da lubrificação dos compressores que fazem o enchimento dos cilindros . . . um abraço !

Luiz Marcos
23/12/2011, 22:04
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=76766&stc=1&thumb=1&d=1269538087 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=76766&d=1174443921)

Assim era o meu quando comprei em 2007, o botijão ficava atras do banco do motorista, a agua que vinha do motor passava pela base onde ele estava instalado e depois ia para o radiador. Quando sai da Bahia e fui pra Paraiba tirei e dei para o meu mecanico. me arrependi, cheguei na Paraiba e la também era comum o uso do Glp. No gas funcionava muito bem, parecia que era injetado.

Na regiao de Irecê na Bahia é comum o uso do GLP todo mundo usa, inclusive a Puliça:cool: e não existe historico de acidentes.

Paulo Limão
30/12/2011, 11:43
as fotos de quando meu jeep era no gás com kit rodogás.

[]'s

Paulo Limão
30/12/2011, 12:04
mais fotos:

Leonardo Truccolo
30/12/2011, 13:01
eu tenho um sistema desses, ia instalar no meu CJ, mas por enquanto vai demorar um pouco. Se alguém quiser podemos fazer um rolo. Trocar por umas peças, ou to vendendo tb.

abs

raohmaru
05/05/2016, 20:35
estava aqui pensando, e se colocar o kit de gnv e trocar a valvula para receber glp no cilindro de gnv, não seria um meio seguro de se fazer essa "transgressão"?

Dic3
07/05/2016, 22:25
o sistema de glp trabalha com pressao de 1 atmosfera, enquanto o gnv trbalha com 100 atmosferas, eu acho que nao daria certo devido a pressao do glp ser muito baixa e nem mesmo conseguiria ativar o primeiro estagio do regulador

raohmaru
09/05/2016, 23:35
valeu Dic3, é porque li em um forum de picapes sobre esse tema, mas como não chegaram a uma conclusão, postei aqui essa duvida. Fórum PicapesGM :: Exibir tópico - GNV x GLP (http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?p=56790)