PDA

Ver Versão Completa : Pneus Grand Vitara



Mauricio Martins
30/03/2004, 01:21
Pessoal, o seguinte: meu G.Vitara 3 portas está com pneus originais, de meia-vida pra baixo (Bridgestone Dueller H/T 195/80 R15). Hoje, com um pouco de chuva em S.Paulo, levei dois sustos em menos de 500 metros na hora de freiar... virei passageiro, só não bati pq estava devagar, mantendo distância e ainda improvisei um ABS no pé mesmo (soltando de leve e freiando de novo - precisa um certo sangue frio.. ).

Pergunta aos universitários: ok, foi do tipo de chuva que deixa mesmo o piso um sabão, mas o tipo e estado dos pneus (de careca não tem nada, OK?) têm culpa no cartório.

Pergunta 2: Colocando BlackStar Guyane 215 / 15, que me parece ser uma boa opção on-off road, a tendência é melhorar ou piorar a bagaça? Este tamanho cabe direitinho

[]s ladeira abaixo, suando frio e sem freio....

30/03/2004, 06:54
Esse bridgestone se não me engano são os originais.

Eu tive uma Grand Vitara 4pts desde 0, e com 25.000 km tive que trocar os 4. Os pneus comem muito rápido e realmente deixam muito a desejar na chuva. E eram mais grossos, medidas 235/75/R15. Troquei por Continental 100% street depois e não me arrependi.

Agora, os BSG são pneus lameiros, que tambem sofrem de aquaplanagem. Eu usaria eles apenas se tivesse um outro carro pra andar na cidade, ou então procuraria pneus menos agressivos, tipo 30/70 ou 50/50.

[]s!

Wallace
30/03/2004, 12:14
Oi Mauricio,

Tem que ver como foram a suas aquaplanagens.
Se a lamina de água não foi drenada pelo pneu, com um MUD é bem capaz que você não tive-se aquaplanado.
Eu gosto muito de MUDs na chuva.
Os BlackStar Guyane 215 melhorariam na chuva para a aquaplanagem assim como qualquer outro MUD.
Só que como ele tem menos área de borracha no chão você vai perder muito em frenagem e no caso também em curvas
Com BlackStar Guyane 235 deve ganhar em na chuva sem perder nas frenagens. Só que os BlackStar Guyane são muito pesados e desta forma judiam muito da suspensão. Eu me arrependi de ter usado os BlackStar Guyane.
A grande vantagem dos BlackStar Guyane era o preço, mas hoje já não acho interessante.
Minha sugestão seria os Goodyear MT/R 235/75 R 15... talvez caibam sem problemas, já que não tem dentes para fora como os BlackStar Guyane. E de quebra são muito mais silenciosos e fazem bem mais curva que qualquer outro MUD.

Se interessar tenho 4 destes MT/R 235 novos para vender por R$ 550,00 cada ou um jogo de 5 MT/R 235 sendo 4 com pouco uso e 1 novo por R$ 2.500,00

Rafael_Reis
30/03/2004, 13:21
Mauricio, minhas experiencias...

Se ta ALAGADO mesmo, o mud passa melhor a um street, agora, se so tem aquela lamina d` agua a coisa fica feia para o MUD.

Na situacao q tu descreve, o mud teria se saido melhor...

Como exemplo uso os grabber 30" e consigo andr muito bem na chuva forte e no asfalto molhado. Porem, no calcamento molhado as vezes se paro morro acima preciso engatar a 4x4 para sair, senao o Cabrito fica patinando paradinho sem sair do lugar.

Abracos de mud, sempre.

30/03/2004, 15:58
Com o mud você vai aquaplanar sim e bastante. Vai ter menos contato com o solo e além do desenho não favorecer.

O principal motivo dos pneus streets terem uma linha no meio do pneu é evitar a aquaplanagem. Nisso nenhum pneu Mud tem. Nem mesmo alguns All terrains.

Se você usa o seu veiculo na manha na cidade, eu ate arriscaria botar um mud, se fosse bastante pra trilhas. Mas se não é só você que dirige, anda a altas velocidades (Altas velocidades quando se trata de jipe é acima de 60 km/h :-)) entre outros fatores, eu não iria de mud pra cidade de jeito nenhum.

Ainda mais em um veiculo de baixo peso como o pequeno Grand Vitara de 3 portas. Para dinossauros pesadões e com 4x4 full-time pode até não ter aquaplanagem com pneus muds, mas a custa de muito combustivel...

Rafael_Reis
30/03/2004, 16:05
Osvaldo,

Se tiver basante agua mesmo, o mud escoa MUITO, mas MUITO mais agua q qualquer street. Pensa so a ponta dos gomos estao em contacom com o asfalto e ainda nao tem superficie suficiente para aquaplanar.
Os gomos "furam" a lamina de agua ao inves de aquaplanar.

Ja andei debaixo de chuva forte bem mais rapido q os carros de passeio conseguiam andar. So q tem q esta MOLHADO MESMO.

No seco a menor area em contato com o solo faz a performance do mud piorar bastante.

Abracao,

Mauricio Martins
30/03/2004, 17:06
Então, na verdade não foi aquaplanagem, não. Nem estava tão molhado, era só piso molhado e deslizou que foi uma coisa. Pelo que já foi dito, acho que um pneu com desenho mais pra lama teria desempenho até pior devido ao menor contato com o asfalto, certo?

Rafael_Reis
30/03/2004, 17:11
Certo!!!

Com Mud a vaca ia pro brejo mais rapido... :lol:

Abracao,

Mauricio Martins
30/03/2004, 17:19
Certo!!!

Com Mud a vaca ia pro brejo mais rapido... :lol:

Abracao,

Ou seja, o ABS improvisado não adiantaria nada, certo?

Rafael_Reis
30/03/2004, 17:53
Bom, nao sei de onde tu tirou essa ideia de ABS improvisado...

Todo caso talvez serviria para amassar um pouco menos a lata... :twisted:

Jipe nao é carro e deve ser "pilotado" como tal.


8)

Abracao,

Mauricio Martins
30/03/2004, 18:01
Bom, nao sei de onde tu tirou essa ideia de ABS improvisado...

Todo caso talvez serviria para amassar um pouco menos a lata... :twisted:

Jipe nao é carro e deve ser "pilotado" como tal.


8)

Abracao,

Pois é, sei disso. Tenho toda a formação de pista, mas sei bem a diferença que tem entre um jipe e um carro "normal", mas algumas técnicas são aplicáveis sim. O ABS improvisado nada mais é do que ir dosando o pé pra evitar o travamento das rodas. E ontem tive que recorrer à manobra do alce pra escapar da traseira de um Tipo. Mas sempre é um susto e tanto, pq na rua a gente não tem o controle de todos os fatores, né?

30/03/2004, 18:35
O ABS no pé ajuda sim, pq se voce travasse os pneus em pista molhada ia ser pior, além de não conseguir parar você não ia conseguir controlar a direção do veiculo.

Agora, Rafael, voce ta falando de ter muito água. Muita água tem em rio, ai já não é asfalto :-)

A aquaplanagem se dá quanto existe uma fina lamina de água no asfalto e o pneu perde o contato com o solo, ficando essa lamina entre o pneu e o asfalto. Outra técnica interessante para usar em casos de aquaplanagem seria girar a direção alguns centimentros pra cada lado (pra um lado e depois pro outro), procurando tração, igualzinho a gente faz na trilha quando perdemos tração. E o melhor nem é freiar, é desacelerar o carro usando o freio motor.

E o Grand Vitara ta mais pra carro do que jipe IMHO.

Links interessantes:
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct-aquapla.htm
http://carroonline.terra.com.br/confraria_chuva.htm
http://www.campneus.com.br/pneus/pr/pneumatici/produtos/passeio/p7000.html
http://www.axalink.pt/conteudos/area/artigos/SEGURANCA_Como_sair_da_aquaplanagem.htm

Mauricio Martins
30/03/2004, 19:22
E o Grand Vitara ta mais pra carro do que jipe IMHO.



Mas freia igualzinho um jipe, heheheh

Wallace
30/03/2004, 20:05
Osvaldo você envia os links mas não leu?
Não pode fazer manobra nenhuma com a direção... pode deixar ela retinha que é o meio mais rápido de retomar o contato como o solo.
Tirar o pé do acelerador ou do freio também ajuda muito.

Rafael_Reis
30/03/2004, 21:56
Olha, isso q relatei é o q senti por experiencia propria.
Salvo as devidas proporçoes carro x jipe. Achei q o mud vai muito bem na agua.

No carro de passeio usando pneu Yokohama, andava mais rapido (120), logicamente. Porem am poças o carro perdia aderencia saindo de frente.

Eu uma situação igual, o jipe, andando mais devagar (80) passa nas poças e nem treme, mesmo dando gas no acelerador e saido um pouco de traseira achei muito firme. Alem dos gomos altos o composto é bem mais macio...

Quanto a freios o mínimno q se espera de um bom motorista é q saiba não atochar o pe no freio. Logico q no desespero é o q a maioria faz.
Sempre aprendi q se freia em linha reta e se faz curva acelerando.
Nas minhas experiancias com pista molhada, sempre preferi freiar com o volante reto. Se começar a deslisar alivia, e em algumas situações ate acelera...

Mas isso é muito de cada um.
Eu, por mais doido q poareça, continuo adorando o comportamento dos mud no asfalto molhado.

Abraços,

31/03/2004, 06:56
Osvaldo você envia os links mas não leu?
Não pode fazer manobra nenhuma com a direção... pode deixar ela retinha que é o meio mais rápido de retomar o contato como o solo.
Tirar o pé do acelerador ou do freio também ajuda muito.


Ihh, Wallace, acho que não foi eu que não li tudo ! :-)

"Para retomar o controle do carro, tire o pé do acelerador imediatamente. Rode suavemente o volante para a esquerda e para a direita, procurando corrigir os deslocamentos laterais.
Não faça movimentos bruscos, nem trave a fundo. O bloqueamento das rodas pode fazer perder o controlo do veículo e este poderá entrar em pião ou até mesmo capotar. "

Todos dizem pra não fazer movimentos bruscos. O site portugues ate recomenda rodar o volante suavemente para corrigir deslocamentos, e você pode fazer isso também para sair da aquaplanagem.

[]s brincando bastante no asfalto molhado

31/03/2004, 06:58
Nada como viver perigosamente hein Rafael ! :-)


Olha, isso q relatei é o q senti por experiencia propria.
Salvo as devidas proporçoes carro x jipe. Achei q o mud vai muito bem na agua.

No carro de passeio usando pneu Yokohama, andava mais rapido (120), logicamente. Porem am poças o carro perdia aderencia saindo de frente.

Eu uma situação igual, o jipe, andando mais devagar (80) passa nas poças e nem treme, mesmo dando gas no acelerador e saido um pouco de traseira achei muito firme. Alem dos gomos altos o composto é bem mais macio...

Quanto a freios o mínimno q se espera de um bom motorista é q saiba não atochar o pe no freio. Logico q no desespero é o q a maioria faz.
Sempre aprendi q se freia em linha reta e se faz curva acelerando.
Nas minhas experiancias com pista molhada, sempre preferi freiar com o volante reto. Se começar a deslisar alivia, e em algumas situações ate acelera...

Mas isso é muito de cada um.
Eu, por mais doido q poareça, continuo adorando o comportamento dos mud no asfalto molhado.

Abraços,

Joao Paulo
31/03/2004, 09:11
Mauricio e turma,

estou rodando com BSG195/R15 ha pouco mais de um ano - quase 30 mil km. Pegue muita estrada com eles, rodando a 100-120km/h.
Meus comentarios:
- os pneus comem bastante, acho que nao vao durar mais de 40-50 mil km
- na estrada (e mesmo na cidade), o barulho acima de 60km/h é considerável
- a frenagem é razoável, mas um pouco pior que o pneu original dele (que para comecar era 205)
- nunca tive problemas na chuva com eles, nem de aquaplanagem. Obviamente reduzo a velocidade nestas condicoes
- na lama e erosao, o pneu é muito bom, faz a diferenca sobre os mistos

Estou agora buscando 2 novos pneus para completar um jogo, nao vou voltar para pneus lama light ou cidade, estou bastante satisfeito com os BSGs.

[]s

Joao Paulo
Jimny "Formiguinha"

Wallace
31/03/2004, 10:46
Oi Osvaldo,

Não.
Qualquer movimento vai dificultar o termino da aquaplanagem. E quanto maior o movimento pior.
Não é porque alguém escreveu algo é que é verdade.
O maior centro de excelência de pneus no Brasil é o da Pirelli que é um dos melhores do mundo.
Acho que eles ainda têm visitas instrutivas lá.
Eu trabalhei em montadora e autopeças com assuntos diretamente ligados a pneus (suspensões, freios e eixos)... antão acho que conheço alguma coisa!

31/03/2004, 12:27
Wallace,

Faça o teste. Não estou falando de movimentos rapidos ou ainda que girem bastante a roda, apenas que façam girar poucos centimetros do volante em movimentos suaves.

Com isso, voce tende a quebrar a lamina de água que se formou entre o pneu e o asfalto conseguindo tração novamente.


[]s

Mauricio Martins
31/03/2004, 12:30
A função deste pequeno movimento de volante é mais sentir quando os pneus retomam o contato com o asfalto. Desde que se faça um movimento muito suave, não chega a comprometer a trajetória

31/03/2004, 14:36
A função deste pequeno movimento de volante é mais sentir quando os pneus retomam o contato com o asfalto. Desde que se faça um movimento muito suave, não chega a comprometer a trajetória

Valeu por corroborar a minha tese. Eu acho que o Wallace não gosta de acatar opiniões de quem tem é novo, como eu :-)

[]s

Mauricio Martins
31/03/2004, 14:45
[Eu acho que o Wallace não gosta de acatar opiniões de quem tem é novo, como eu :-)

[]s

Obrigado pelo "novo como eu", heeheheh

Wallace
31/03/2004, 18:34
Osvaldo,

Já fiz e vi testes como este, incluído testes com veiculo instrumentado e pista também instrumentada; ou seja, de forma cientifica.
E garanto que quanto mais movimentar a direção por menor que seja, pior é.
Não precisa virar a direção para sentir a aderência.
Quando retoma a aderência a velocidade diminui e uma leve resistência na direção é sentida.
Virar a direção como vocês sugerem só diminui a capacidade de vazão dos sulcos do pneu dificultando a retomada da aderência. A Pirelli tem como fotografar isso com câmeras de alta velocidade onde fica clara a menor drenagem.

Mas se você não aceitam a opinião de quem tem mais experiência e talvez mais conhecimento; gostaria de saber como virar a direção ajudaria a quebrar a lamina de água.

31/03/2004, 18:39
Tem como postar essas fotos e os testes ?

Mauricio Martins
05/04/2004, 18:39
Em que medida amortecedores não tão bons podem prejudicar a questão da aderência em frenagens?

Wallace
06/04/2004, 01:09
Qualquer coisa que prejudicar a aderência dos pneus com o solo prejudica a frenagem... isso inclui os amortecedores.

LuizCabral
06/04/2004, 20:21
rapaz, meu pai tem um jeep CJ3B e usa pneus Fate argentino.
Eh uma desgraça no asfalto com água. Uma vez escapei por pouco uma vez que estava chovendo e tive que frear bruscamente. Semana passada meu pai quase que batia o jeep tambem.

Na aquaplanagem o fate argentino eh muito perigoso. Acredito que outros pneus com desenhos agressivos tambem venham a sofrer com esse problema.

Wallace
06/04/2004, 21:11
Oi Luiz,
Tipo argentino, militar etc... sim.
Mas pneus modernos como os Goodyear MT/R, Graber MT, BF MUD, não.

xande4wd
08/04/2004, 00:17
Ola all, tenho koscak´s e no asfalto nao e nada confortável, na est. 80km/h no maximo e na rua 30-40km/h é até confortável. Mas ae, na terra eu ando a uns.......... 5 a 20 km/h, so curtindo :P ..... e com os FSR de rua nao tenho problemas, nao corro mesmo...... :)

te + 8)

Rafael_Reis
09/04/2004, 00:42
Tai uma coisa q eu vou ter q me acostumar: rodar os 3K (koscak) no asfalto. To instalando uns Frederico 31" no Cabrito e pretendo continuar a usar o jipe normalmente. Ciade, trilha, viajens...

Bom, borracha pra gastar tem bastante...

Abração,