PDA

Ver Versão Completa : Alavanca de câmbio.



Cássio
15/04/2003, 01:52
:? Venho tendo muitos problemas com o excesso de folga na alavanca de câmbio de minha rural. Quando se anda em terceira marcha parece que a alavanca vai desgrudar da coluna de direção. Uma barulheira insuportável. Quem souber de uma solução que dê bons resultados, por favor me informe. :?
Saudações a todos :D
Cássio.

Pavani
17/04/2003, 10:20
Fala amigo...
O cambio esta novo?!? Reguladinho?!? Ta tudo certo no cambio?!? De uma olhadinha nisso, creio que seja por isso que ta acontecendo isso... Tava acontecendo o mesmo com mu CJ.... Levei num mecanico de confian;a, e tive que trocar umas pe;as... Agora ele esta bom, mas ja to pensando em troca-lo por um mais novo....
DE uma olhada nisso...
Abra;o....
Pavani

Giovani
17/04/2003, 13:15
:D Olá Cássio!

:D Além de fazer o que nosso amigo Pavani sugeriu, vc já pensou em pôr uma alavanca no assoalho, entre os bancos? No sistema de câmbio junto do volante é fácil de ocorrerem problemas. É um conjunto de alavancas e varetas que nem de fábrica possuiam um ajuste fino. Troque a tampa da caixa por uma que tenha a alvanca, fica bem melhor... :wink:

Cássio
18/04/2003, 00:20
Olá amigos Pavani e Giovani! :D

Primeiramente gostaria de agradecer a atenção de vocês ao me dar dicas para solucionar meu problema. Gostaria de informar ao amigo Pavani qu o câmbio da rural tá 100%, e que as folgas e o barulho são somente da alavanca, que é na coluna de direção. Aquelas buchas e varetas que fazem a transmissão do movimento da alavanca até a caixa estão bastante desgastadas e não encontrei nenhum reparo para aqueles componentes, pelo menos por aqui. Pode que algum proprietário de rural saiba de alguma loja em que eu encontre essas peças. Não gostaria de colocar alavanca no piso por que fica ruim para acomodar a pessoa que vai no meio da dianteira.
Um grande abraço a todos vocês e os votos de uma Páscoa com muita Paz e Amor.

Giovani
18/04/2003, 00:47
:D Grande Cássio!

:D Um amigo meu tirou toda a coluna da direção, com alavancas e tudo mais da Rural dele. Outro dia vi ele oferecer pôr 100 reais, tudo, inclusive caixa de direção e volante... Ele é torneiro mecânico, vou ver com ele se têm como deixar tudo "justinho". Talvez, se vc tiver interesse, ele pode vender pra vc já revisado... :wink: Mas agora, só semana que vem, ele aproveitou o feriadão para ir pescar! De qualquer forma, falo com ele quando voltar. Feliz Páscoa para todos! :D

Cássio
18/04/2003, 01:05
Então dá uma pesquisada com ele semana que vem que eu fico na espera.
Obrigado! :D

Giovani
18/04/2003, 01:17
:D Grande Cássio!

:D "Xá comigo!" :D

Formiga
23/04/2003, 17:49
Na minha Rural tambem tinha este problema, resolvi passando a alavanca pro chao, ficou Muiiiiito Melhor, sem um monte de pecinhas por baixo com folgas e etc.......
A mudanca e simples, basta trocar a tampa da cx de cambio R$150,00 na JipeBras ( 0xx11 3331-6477 ) a uns 40 dias atras e mais uns R$100,00 de mao-de-obra ( cortar o assoalho, soldar e etc...)

Vale a pena,

Abraços,


Sergio

Giovani
23/04/2003, 23:59
Então dá uma pesquisada com ele semana que vem que eu fico na espera.
Obrigado! :D

:D Olá Cássio!

:D Falei com ele. Como te disse ele é torneiro, e vende todo o conjunto da alavanca, já revisado (justinho) por R$ 150,00. Só não vai a coluna da direção e a alavanca da tração. Mas se tiver interesse nessa também, ele ainda tem. Como vc mora em Santiago, ele poderia despachar pra vc de ônibus. Chega no mesmo dia! :wink:

Cássio
26/04/2003, 00:43
Valeu a dica Giovani! :D
Vou fazer um estudo do QSJ e volto a entrar em contato. Se for o caso, peço que um amigo que mora ai e seguidamente vem para cá, traga ela para mim.
Um forte abraço. :D

CLAUDIAO
06/07/2003, 21:17
cassio,bom dia.dê uma olhada no ferro velho do alto da boa vista,com o sergio,pois ele tinha uma caixa com palanca no assoalho(fiz um brique com ele )de uma caixa 3m,pois troquei toda a mecanica de minha rural e me desfiz de tudo.

Cícero Franco
07/07/2003, 11:14
Quem tem estas tampas com palanca é a Jeep & Cia (48)248-1954. Falar com o Hélio.

[]s

Fornara
29/06/2010, 20:33
:cry: Salve amigos do Forum! Peço ajuda pois estou reformando minha F-75 e preciso retirar a alavanca do cambio, e não estou conseguindo. Alguem me dá uma dica de como retira-lo mais facilmente, isto é: tem como retirar sem abrir a caixa?
Outra dificuldade é para retirar o cano do volante juntamente com o volante, digo como faço para sacar o cano sem desmontar o engate da caixa de direção, pois não tenho sacador...

Loiro
29/06/2010, 20:50
A coluna tu solta na cruzeta, dentro do cofre do motor, logo na saída da coluna e tá solta.
A palanca é só girar aquela cabecinha que a palanca realiza os movimentos. (não sei o nome)
[]'s

Fornara
29/06/2010, 21:30
A coluna tu solta na cruzeta, dentro do cofre do motor, logo na saída da coluna e tá solta.
A palanca é só girar aquela cabecinha que a palanca realiza os movimentos. (não sei o nome)
[]'s
Salve Loiro! Eu soltei a braçadeira que tem no inicio da coluna próximo a caixa direção, mas não consegui soltar o cano. Será que preciso forçar?
Quanto a alavanca do cambio, o meu é no assoalho, e não tem eata "cabecinha" que se referiu. Dá uma olhada nas fotos e ve se consegue me ajudar. Desde já agradeço sua ajuda.:palmas:

antonio umino
30/06/2010, 12:49
Olá. se for pra tirar somente o cano com a alavanca de cambio, tem que tirar o volante de direção, tirando o volante, solta a tal braçadeira lá em baixo na caixa de direção, acho que precisa tirar o braço da direção (pitiman) e desloca para baixo, tambem tem que tirar o apoio junto ao painel. depoiscom a caixa fora do lugar, tira pra cima, com tudo, logico depois de desligar os comando das marchas.. com a caixa fora, é so tirar o cano, este deve estar preso pelo rolamento superior da coluna, logo depois do volante retirardo vai aparecer uma mola e um encosto do rolamento..
uma batidinha, o cano tá fora..........quanto ao jogo da alavanca, veja como esta o cachimbo se não está jogando muito no eixo da alavanca a que sobe e desce..
outra coisa, naquele braço que sai do cambio e vai para o cachimbo, original é preso por uma cupilha (ali fiz uma solda de um parafuso 5/16, e porca travante, e a bucha da alavanca acho do corcel, adaptei, e acabou aquele jogo todo. espero ter ajudado.

Fornara
07/07/2010, 10:35
Olá. se for pra tirar somente o cano com a alavanca de cambio, tem que tirar o volante de direção, tirando o volante, solta a tal braçadeira lá em baixo na caixa de direção, acho que precisa tirar o braço da direção (pitiman) e desloca para baixo, tambem tem que tirar o apoio junto ao painel. depoiscom a caixa fora do lugar, tira pra cima, com tudo, logico depois de desligar os comando das marchas.. com a caixa fora, é so tirar o cano, este deve estar preso pelo rolamento superior da coluna, logo depois do volante retirardo vai aparecer uma mola e um encosto do rolamento..
uma batidinha, o cano tá fora..........quanto ao jogo da alavanca, veja como esta o cachimbo se não está jogando muito no eixo da alavanca a que sobe e desce..
outra coisa, naquele braço que sai do cambio e vai para o cachimbo, original é preso por uma cupilha (ali fiz uma solda de um parafuso 5/16, e porca travante, e a bucha da alavanca acho do corcel, adaptei, e acabou aquele jogo todo. espero ter ajudado.

Poxa valeu mesmo Antonio!:palmas:
Agora para sacar o volante só com um sacador proprio né? e este eu não tenho. vou ter que dar um jeito. E sem tirar a coluna de direção e a lavanca de cambio, eu não consigo retirar a cabine de cima do chassi para funilaria...:sad:
Quanto a folga do cambio, a minha não apresenta problema, tá bem justinho e macio!:) Só não entendi se tenho que retirar a caixa toda ou consigo rtetirar a alavanca de cambio sem retira-la?
Se puder ajudar em mais essa te agradeçoi
Abraço e obrigado :-)

antonio umino
07/07/2010, 18:47
Fornara. boa. pra desalojar o volante de direção, solte a porca do sem fim no volante. . agarre firme o volante, pelos raios, fique em pé e faça força, para cima num movimento de puxa um lado e depois o outro ou os dois de uma vez. Se assim não soltar o volante, peça para alguem com um taco de madeira pouco maior que o sem de direção, ao ser forçado para cima, bata no sem fim, com certeza ele solta. , mas cuidado que as vezes sai de uma vez, ah. passe aquele exprei lubrificante, (w40) antes de fazer força e bater. agora se precisa tirar toda a caixa de direção, retirando as duas chapas do assoalho lá no pedal, e soltando os parafusos da caixa ela sai pra cima com tudo. vai ajeitando que a caixa sai, desde que o braço pitmam esteja fora.
Ok. espero ter ajudado.

Fornara
08/07/2010, 18:50
Fornara. boa. pra desalojar o volante de direção, solte a porca do sem fim no volante. . agarre firme o volante, pelos raios, fique em pé e faça força, para cima num movimento de puxa um lado e depois o outro ou os dois de uma vez. Se assim não soltar o volante, peça para alguem com um taco de madeira pouco maior que o sem de direção, ao ser forçado para cima, bata no sem fim, com certeza ele solta. , mas cuidado que as vezes sai de uma vez, ah. passe aquele exprei lubrificante, (w40) antes de fazer força e bater. agora se precisa tirar toda a caixa de direção, retirando as duas chapas do assoalho lá no pedal, e soltando os parafusos da caixa ela sai pra cima com tudo. vai ajeitando que a caixa sai, desde que o braço pitmam esteja fora.
Ok. espero ter ajudado.
Valeu Antonio! Vou tentar fazer o que me ensinou.
:concordo:

Fornara
21/08/2010, 14:22
Fornara. boa. pra desalojar o volante de direção, solte a porca do sem fim no volante. . agarre firme o volante, pelos raios, fique em pé e faça força, para cima num movimento de puxa um lado e depois o outro ou os dois de uma vez. Se assim não soltar o volante, peça para alguem com um taco de madeira pouco maior que o sem de direção, ao ser forçado para cima, bata no sem fim, com certeza ele solta. , mas cuidado que as vezes sai de uma vez, ah. passe aquele exprei lubrificante, (w40) antes de fazer força e bater. agora se precisa tirar toda a caixa de direção, retirando as duas chapas do assoalho lá no pedal, e soltando os parafusos da caixa ela sai pra cima com tudo. vai ajeitando que a caixa sai, desde que o braço pitmam esteja fora.
Ok. espero ter ajudado.

Salve Amigo Antonio!
Com a sua ajuda consegui desmontar tudo, valeu mesmo. Estou em fase de acabamento da lata, e preparando o motor para pintura. Acredito que a "F" vai ficar da ora!! Abraço e olha as fotos

antonio umino
21/08/2010, 21:37
Muito bom saber que minha ajuda serviu. Mas tá reformando com vontade sua F. vai ficar chique.. tambem estou com uma no estaleiro. Uma f 75 e outras rurais, em que uma já está pronta pra ir pra funilaria. com tudo desmontado e aos poucos vou montando e com algumas dicas do forum vou seguindo e aprendendo. OK. abç.