Conectar

Ver Versão Completa : Bloqueio de diferencial.

zoega
23/02/2007, 18:48
Pessoal,

Ultimamente tenho dado uma pesquisada sobre blocantes, tenho visto vários modelos diferentes, porém o preço alto é algo que ''quebra'' o bolso do cliente, hehehe

Aqui na minha cidade, existem muitos carros turbo (gols, astras, passats, etc), e o pessoal tem utilizado muito um tipo de blocante nesses carros, inclusive para arrancada. O esquema é simples, eficiente e barato.

Consiste em apenas outro eixo com mais duas planetárias. O outro eixo tem que ser um pouco mais grosso no meio, pra se conseguir fazer o furo nele e passar o eixo original por dentro dele, e nas pontas desse novo eixo, faz-se rosca e coloca-se 2 porcas (1 em cada ponta) pra regular a folga. Aí vc aperta as porcas, quanto mais apertadas, menos as planetárias vão girar e mais blocado fica, faz-se uns ponteios ou solda-se as porcas, para não soltarem. Pra rua fica sossegado, nem parece que tem blocante, e no caso de quebrar alguma planetária, esse eixo novo ainda faz o carro se mover, vc ainda pode voltar pra casa andando...

Sai relativamente barato, pois só é necessário mais 2 planetárias (desmanche), um eixo de aço e o serviço do torneiro.

Esse esquema já foi testado e aprovado, só não sei dizer se no caso de 1 roda ficar totalmente livre no ar, se esse blocante é capaz de fazer a outra rodar com toda a força. Creio que a roda mais presa irá ser forçada a virar, pelo menos um pouco mais que o normal...Questão de testar, :D

O serviço final fica como na foto abaixo.

Alessandro Henrique
23/02/2007, 19:03
Me desculpe, mas isso é uma solucão porca.
O eixo auxiliar (cross pin) ajuda na distribuição do torque das planetárias às satélites no entanto, este sistema com porca logo sofrerá desgaste anulando o efeito de bloqueio. O sistema de cross pin é mais indicado para caixa de satélites do tipo fechada.

Sds.

Sergio Rocha
23/02/2007, 19:05
vamos ver se eu entendi.

Pra bloquear vc tira a tampa do diferencial, recolhe o oleo, aperta as porcas, recoloca a tampa e o oleo.Tá bloqueado.
Pra desbloquear vc faz tudo de novo só que afrouxando as porcas.

Quando está bloqueado, fica igual a se estivesse soldado.Então nas curvas ele arrasta uma das rodas.

Funciona, só que dá um certo trabalho.
Eu não colocaria.Compraria um da Ensimec em 10x sem juros.

[]´

José Augusto
23/02/2007, 19:23
Humm...., 4 satélites, pressão de uma contra a outra, isso tá parecendo o princípio de funcionamento de um TRPC da ensimec, esse barato (nem tão barato) não deve ser durável, o desgaste deve ser alto e as folgas devem aparecer relativamente rápido, eu não faria.

zoega
23/02/2007, 20:41
vamos ver se eu entendi.

Pra bloquear vc tira a tampa do diferencial, recolhe o oleo, aperta as porcas, recoloca a tampa e o oleo.Tá bloqueado.
Pra desbloquear vc faz tudo de novo só que afrouxando as porcas.

Quando está bloqueado, fica igual a se estivesse soldado.Então nas curvas ele arrasta uma das rodas.

Funciona, só que dá um certo trabalho.
Eu não colocaria.Compraria um da Ensimec em 10x sem juros.

[]´

O eixo com as planetárias extras vc tem que confeccionar em um bom torneiro. Vc não faz isso toda hora, de modo a bloquear / desbloquear. As folgas das porcas são ajustadas e pronto. São travadas ou soldadas para não afrouxarem.
Em curvas NÃO arrasta uma das rodas, NÃO fica como estivesse soldado.
A hora que vc dá carga no motor, em uma curva, ou com uma roda mais solta, ele trava por causa da pressão das porcas nas novas planetárias. Fora isso não há nada que arraste ou que force...

Humm...., 4 satélites, pressão de uma contra a outra, isso tá parecendo o princípio de funcionamento de um TRPC da ensimec, esse barato (nem tão barato) não deve ser durável, o desgaste deve ser alto e as folgas devem aparecer relativamente rápido, eu não faria.

Se pensar bem amigo, como eu disse no título, não fica tão caro assim, pois são necessários:
- 1 par de planetárias extras (desmanche).
- 1 eixo feito por um bom torneiro
- 2 porcas
- Mão de obra de instalação

É tudo muito simples, fácil de fazer e desfazer, não estraga nada do seu diferencial original.
Pra mim vale a pena tentar, eu com certeza estarei testando esse sistema na minha bandeirante e gaiola...

Pelo que a turma me diz por aqui, tá todo mundo feliz com esse sistema, estão utilizando em carros turbo de pista, carros preparados até a alma, que andam com 80kg de chumbo na frente, pneus 205 invertidos com 8lbs, suspensão feita, etc
Não fica como soldado, andando de boa na rua, nem parece blocado.
Andei em um fusca turbo de um amigo com esse sistema, ele reduzia e entrava na curva tirando o pé, se no meio da curva ele pisasse o carro começava a querer ir reto, coisa que não fazia sem blocante...
Não ouvi dizer até agora de ngm reclamando sobre perdas na eficiencia desse sistema, e mesmo que aconteça, é so abrir e reapertar.
Para se pagar cerca de 1500 - 2000 reais em um blocante eu acho que vale a pena testar um desses, ainda mais que não interfere em nada no original do carro.

Eu acho que é uma alternativa interessante. Aqui mesmo no fórum já li sobre gente que solda as planetárias nas satélites para blocar (já fiz isso e não prestou), pessoal que fecha alguns dentes das planetárias com solda pra conseguir algum deslizamento em curvas, mas que bloqueie em situações que uma roda fique no ar, gente que faz isso e anda no 4x3 (1 roda livre desligada) pra não forçar, e por aí vai. Pra mim isso sim é ''porquisse'', mas como geralmente a grana é curta o pessoal começa a bolar maneiras mais baratas pra chegar aonde quer, algumas funcionam, outra não, ehhehe

Tem tb o Sapinho cambios, Bertolloti, Maxtor, são todas empresas que fazem engrenagens reforçadas, cambios dente-reto, blocantes, etc. Alguém já chegou a cotar alguma coisa com esse pessoal?

Alessandro Henrique
23/02/2007, 20:47
O efeito de bloqueio, não provém do número de satélites. O maior número de satélites é um artifício para distribuir esforços. O ato de travar a porca e criar uma carga sobre as duas satélites adicionais, tem efeito limitado, pois estão sujeitos a desgaste fazendo com que o sistema perca eficiência.
Outro detalhe importante é referente a porca adicionada, esta pode se soltar, acaretando em riscos de acidente. Lembrando também que o pino recebe tratamento térmico o que dificulta a sua uzinagem. Creio que no conjunto em questão (foto) novos pinos foram confeccionados, e o tratamento?
O melhor a fazer é não tentar modificações paliativas e partir direto para um produto consagrado.

Sds.

zoega
23/02/2007, 21:17
O efeito de bloqueio, não provém do número de satélites. O maior número de satélites é um artifício para distribuir esforços. O ato de travar a porca e criar uma carga sobre as duas satélites adicionais, tem efeito limitado, pois estão sujeitos a desgaste fazendo com que o sistema perca eficiência.
Sim, concordo o efeito vem do atro de criar uma carga sobre 2 satélites adicionais, sim o efeito pode ser considerado limitado, umas vez que ACHO não chege a bloquear 100%, há desgaste, mas não a ponto de se perder total eficiencia do bloqueio a cada semana, é algo que merece uma manutenção como todos os outros.

Outro detalhe importante é referente a porca adicionada, esta pode se soltar, acaretando em riscos de acidente.
É praticamente impossivel uma porca dessa se soltar. Como uma porca que está rosqueada, apertada, e soldada se solta de uma peça?

Lembrando também que o pino recebe tratamento térmico o que dificulta a sua uzinagem. Creio que no conjunto em questão (foto) novos pinos foram confeccionados, e o tratamento?.
O pino original se mantém e não sofre nenhuma alteração. O pino adicional é usinado em aço de alta resistência (1024 se não me engano), creio que não sofra esforços tão grandes a ponto de fazer romper o pino, pelo menos nunca vi acontecer, ainda mais que o pino confeccionado tem espessura maior que o original. E se ainda quiser mais resistencia pode mandar nitratar.

O melhor a fazer é não tentar modificações paliativas e partir direto para um produto consagrado.

Sds.
Estou passando esse esquema que vi fucionando nesse fórum aberto pra quem quiser testar. Como eu já disse nem todo mundo tem 2.000 pra mandar em um diferencial ''pro'', tem desgaste, necessita de manutenção como a maioria dos outros, mas pelo preço e facilidade, na minha opinião compensa e muito. Isso não é uma solução paliativa, pode ser utilizado tranquilamente por qquer veículo, se fosse porco, quebrasse, perdesse a eficiencia tão facilmente assim, não estaria aguentando um pessoal ''cavalo'' daqui, hehehe. Fica aí uma solução que não é porca que nem a solda e nem cara que nem um airlock.

leopoldo
23/02/2007, 21:35
só um lembrete:

não é qualquer torneiro que faz um eixo desses pois, o mesmo necessita ser TEMPERADO e REVENIDO e para isso, também não é qualquer aço.

Porque se um eixo desses quebra com o carro turbo numa curva ..............vai pro prego !

No fim, não passa de um artifício para transformar em escorregamento limidado LSD e na verdade, acho uma ideia interessante .... melhor que sair enfiando eletrodo em planetária.

Alessandro Henrique
23/02/2007, 22:17
Sim, concordo o efeito vem do atro de criar uma carga sobre 2 satélites adicionais, sim o efeito pode ser considerado limitado, umas vez que ACHO não chege a bloquear 100%, há desgaste, mas não a ponto de se perder total eficiencia do bloqueio a cada semana, é algo que merece uma manutenção como todos os outros.

Sim, o efeito é limitado e não chegará a 100%. A perda de eficiência dependerá do regime de uso e esta manutenção poderá ser mais freqüente do que se possa desejar, implicando em novo aperto de porcas e nova solda.

É praticamente impossivel uma porca dessa se soltar. Como uma porca que está rosqueada, apertada, e soldada se solta de uma peça?
Se estiver bem soldada não solta mas também, não é possível de se fazer o tal do ajuste...

O pino original se mantém e não sofre nenhuma alteração. O pino adicional é usinado em aço de alta resistência (1024 se não me engano), creio que não sofra esforços tão grandes a ponto de fazer romper o pino, pelo menos nunca vi acontecer, ainda mais que o pino confeccionado tem espessura maior que o original. E se ainda quiser mais resistencia pode mandar nitratar.

O aço 1024 não é de alta resistência.

Estou passando esse esquema que vi fucionando nesse fórum aberto pra quem quiser testar. Como eu já disse nem todo mundo tem 2.000 pra mandar em um diferencial ''pro'', tem desgaste, necessita de manutenção como a maioria dos outros, mas pelo preço e facilidade, na minha opinião compensa e muito. Isso não é uma solução paliativa, pode ser utilizado tranquilamente por qquer veículo, se fosse porco, quebrasse, perdesse a eficiencia tão facilmente assim, não estaria aguentando um pessoal ''cavalo'' daqui, hehehe. Fica aí uma solução que não é porca que nem a solda e nem cara que nem um airlock.

Calma Zoega, vejo que você teve boa intenção em apresentar uma alternativa de baixo custo frente aos bloqueios do mercado. Acontece que o assunto não é tão simples assim como parece. Diferenciais existem a um bom tempo e a ciência de travá-los implica em processos dispendiosos de análise visando durabilidade, funcionalidade e redução de custo. Se este sistema fosse realmente bom, podes ter certeza que a própria Dana, Eaton, GKN para citar os maiores fabricantes, já teriam posto em prática. Não quero com isso dizer que ninguém possa desenvolver algo novo, tudo está constantemente evoluindo e as pesquisas não param. Seria ótimo se púdessemos ter ao alcance uma solução simples e barata.
Veja que o sistema se apresentado é para uso on-road, onde dificilmente haverá diferença significativa de velocidade entre os semi-eixos como no off-road, já que os "cavalos" estão acelerando em linha reta, bem diferente do encontrado em atoleiros, onde este sistema pode não durar muito. A única vantagem que vejo para este conjunto (com limitações) é o da divisão de esforços e neste caso, ainda está longe do ideal, como já disse, tal solução é melhor com diffcase fechados, onde o cross pin está apoiado à carcaça que aplica o torque e não através do centro.

José Augusto
23/02/2007, 23:01
Zoega, a idéia, o modelo conceitual é bom, minha crítica vai para a maneira simplista como é encarado, que pode depois de algum tempo condenar o diferêncial, acho que se o sujeito tem um jeep só para trilha e já está convencido que vai soldar o diferêncial ou os dentes das planetárias este até pode ser uma opção melhor.

Existem alguns bloqueios mais baratos, a enfer faz um bem mais em conta, tem alguns colegas que tem, ele é 100%, não é comportado "estalando" bem alto e as vezes parece que não desarma.

leovalle
24/02/2007, 02:51
Quanto fica isso?

leopoldo
24/02/2007, 06:03
uma analise rápida:

pq isso funciona?

pq ao apertar um jogo de satélites adicionais, essas satélites comprimem as planetárias contra a carcaça do diferencial, comprimindo a arruela de encosto.

bom, neste ponto, a arruela de encosto vira um freio.

enquanto a força de diferenciar não vence este atrito na planetária/arruela/carcaça, tem-se um diferencial blocado assemelhado ao LSD. Quem sabe se o 1º modelo .... aquele que gerou o conceito, não foi assim .....

em linha reta, funciona que é uma beleza.

porém, deve ser observado que a satélite original agora trabalha sob folga, pois a adicional comprime as planetárias contra a carcaça, "abrindo a folga" tanto mais que se aperta a porca das adicionais.

Isso gera uma folga peceptível no cardan, como se fosse um blocante LSD tipo powerlock/tracklock normal.

Isso também gera um aumento na carga dos rolamentos laterais da coroa.

E isso também gera um afastamento da coroa em relação ao pinhão.

Isso importa? sim, já que nestes ajustes 0.001" faz diferença.

Agora, considerando essa adaptação para uso fora de estrada, o contínuo escorregamento pela diferenciação forçada nas situações NORMAIS de um fora de estrada leva a arruela ao constante esfregamento entre ela e a carcaça (usinando pouco a pouco o FoFo e portanto alargando-o pela falta de lubrificante, além do trabalho à frio da arruela sob a carcaça) e/ou à planetária (que com o tempo azula com a possibilidade de soldar-se a arruela por atrito com a planetária ou, a planetária microfissurar na área de atrito)

CONCLUSÕES:

1- O uso em arrancada e em linha reta é uma opção.

2- Já o uso em fora de estrada fica comprometido mas pode ser melhorado usando : em vez da arruela de encosto plana, um jogo de arruelas de diferencial blocante ... mesmo as estrias do entalhado destas arruelas do blocante aqui não terem função, mas o padrão contato destas arruelas permite a penetração de lubrificante e as mesmas são projetadas para este tipo de carregamento axial (compressão).

3- Também é obvio que o óleo a ser usado neste tipo de conversão, e eu diria mesmo na gambaiarra atual, que deve ser o texaco 3450 ou o mobil SHC.

4- Desde que bem projetado o eixo e uma usinagem na carcaça para comportar as arruelas de blocante ..... é algo que PODE ser feito, observando que a espectativa de vida antes da falha é imprevisível e que esta compromete a segurança dos ocupantes .... pq uma coisa é um carrinho passeio turbo, outra coisa é um enorme DANA44 arrastando pneus 35".

5- Ainda assim, considero um tanto melhor que sair metendo vareta de solda no diferencial, pq vc não destroi os componentes .... e pode remover o "troço = pino adicional" quando der na telha.

Alessandro Henrique
24/02/2007, 08:36
...porém, deve ser observado que a satélite original agora trabalha sob folga, pois a adicional comprime as planetárias contra a carcaça, "abrindo a folga" tanto mais que se aperta a porca das adicionais.

... considerando essa adaptação para uso fora de estrada, o contínuo escorregamento pela diferenciação forçada nas situações NORMAIS de um fora de estrada leva a arruela ao constante esfregamento entre ela e a carcaça (usinando pouco a pouco o FoFo e portanto alargando-o pela falta de lubrificante, além do trabalho à frio da arruela sob a carcaça) e/ou à planetária (que com o tempo azula com a possibilidade de soldar-se a arruela por atrito com a planetária ou, a planetária microfissurar na área de atrito)

Conforme detalhamento do Leopoldo, fica evidente o por que da perda da eficiência. :concordo:

Sds.

zoega
24/02/2007, 09:04
Conforme detalhamento do Leopoldo, fica evidente o por que da perda da eficiência. :concordo:

Sds.

Concordo que isso possa a vir ocorrer, ainda mais pensando como o leopoldo disse ''um enorme DANA44 arrastando pneus 35" '', Mas é que se possa dizer proporcional ao custo. Uma solução tão simples assim tb não implica somente em vantagens, mas acaba sendo uma saída melhor que a solda.

Pode-se pensar tb no uso das tais arruelas de blocante comentadas acima, afim de minimizar o desgaste e prolongar a vida do bloqueio.

Ainda, todo mundo sabe, dos diferenciais de pastilha e dos da F1000 por exemplo que com o tempo perdem sua ação de bloqueio, e requerem manutenção, então é de se pensar que um blocante de porca desses não é algo de outro mundo e que possa trazer alguma vantagem a baixo custo (em relação aos outros diferenciais), para veículos sem bloqueio, veículos com diferencial soldado e veículos de donos quebrados, hehehe

Ktranger
24/02/2007, 09:27
estava pensando, no caso do dana 44 com 35 , se os freios forem de lona ou disco, nao seria mais viavel , fazer um sistema de freio independente no eixo traseiro, tipo direito ou esquerdo independente , igual os tratores , na qual no off road se um lado perdesse torque ( roda no ar ) freia-se este lado, traduzindo o torque para que estivesse em contato com o solo ..??
alguem jah experimentou esse metodo mais economico ? e a durabilidade ?
comprometeria muito o differencial ?

Elmer_Jeep
24/02/2007, 09:34
estava pensando, no caso do dana 44 com 35 , se os freios forem de lona ou disco, nao seria mais viavel , fazer um sistema de freio independente no eixo traseiro, tipo direito ou esquerdo independente , igual os tratores , na qual no off road se um lado perdesse torque ( roda no ar ) freia-se este lado, traduzindo o torque para que estivesse em contato com o solo ..??

Ktranger,

mano velho, esse método já é conteúdo manjado aqui no fórum:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23733

[]'s

leovalle
24/02/2007, 10:13
Concordo que isso possa a vir ocorrer, ainda mais pensando como o leopoldo disse ''um enorme DANA44 arrastando pneus 35" '', Mas é que se possa dizer proporcional ao custo. Uma solução tão simples assim tb não implica somente em vantagens, mas acaba sendo uma saída melhor que a solda.

Pode-se pensar tb no uso das tais arruelas de blocante comentadas acima, afim de minimizar o desgaste e prolongar a vida do bloqueio.

Ainda, todo mundo sabe, dos diferenciais de pastilha e dos da F1000 por exemplo que com o tempo perdem sua ação de bloqueio, e requerem manutenção, então é de se pensar que um blocante de porca desses não é algo de outro mundo e que possa trazer alguma vantagem a baixo custo (em relação aos outros diferenciais), para veículos sem bloqueio, veículos com diferencial soldado e veículos de donos quebrados, hehehe

Quanto fica isso?

Aqui em BH o Levadim fez isso na Hilux, gastou 600 pilas e não durou muito.

Levando-se em consideração que um TRPC custa R$ 1.100,00, feito em Cromoly (aço 4340)qual a vantagem disso?

leopoldo
24/02/2007, 11:28
COMO ele fez e o que aconteceu ?

só assim pode-se analisar os FATOS.

zoega
24/02/2007, 11:31
Quanto fica isso?

Aqui em BH o Levadim fez isso na Hilux, gastou 600 pilas e não durou muito.

Levando-se em consideração que um TRPC custa R$ 1.100,00, feito em Cromoly (aço 4340)qual a vantagem disso?

Depende do veículo. Um amigo que fez num fusca (mesma coisa de gaiola) gastou pouco mais de R$120,00. Na linha VW (gol, passat, etc) saí basicamente a mesma coisa.

Agora em toyota, willys, F-1000, etc, não sei te informar pq não estou a par dos preços, mas não deve sair mto caro, pois como eu disse só são 2 planetárias a mais (desmanche), 1 eixo feito por um bom torneiro, porcas e MO. Com R$600,00 que teu amigo gastou, creio que ele deve ter feito algo mais, pois é um valor muito elevado pra um sisteminha desses. Aí sim eu concordo com vc que se for pra gastar 600, que gaste 1.100,00.

Fale mais sobre esse trpc de R$1.100,00 aí :D

leovalle
24/02/2007, 11:33
COMO ele fez e o que aconteceu ?

só assim pode-se analisar os FATOS.

Essa foi pra mim Leopoldo?

Zoega,

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18544
pelo criador.

[]'s

zoega
24/02/2007, 11:53
Zoega,

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18544
pelo criador.

[]'s
Valeu leovalle!

Esse trpc, parece-se muito com esse esquema que ue postei, ham...!?

Ktranger
24/02/2007, 17:03
brigado...

Ktranger,

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23733

[]'s

leovalle
24/02/2007, 17:57
Valeu leovalle!

Esse trpc, parece-se muito com esse esquema que ue postei, ham...!?

Conceitualmente sim, veja o texto do site:

"O TRPC basicamente é uma caixa de satélite comum, reforçada com quatro satélites no lugar de duas originais e um conjunto de superfícies cônicas nas planetárias, que tem a função de gerar atrito entre elas e a carcaça. Este atrito força as planetárias a manter mínima a velocidade entre elas e a carcaça. Com isto obtém se o efeito “bloqueio” já que as planetárias somente tem rotação em caso de diferença de rotação entre os pneus do mesmo eixo."

Enquanto se aplica torque se tem bloqueio, inclusive por algum tempo em situação de X, aquele necessário a roda tocar o chão de novo, mas se para em X, fica sem bloqueio.

O que vai diferenciar aí é que o TRPC é a caixa satélite mesmo, é construído em Cromoly (aço 4340), tem garantia de 1 ano e é um produto que quase não perde valor de mercado quando usado e com testes com mais de 80.000km com desgaste medido que não compromete em nada seu funcionamento.

http://www.ensimec.com/imagens/trr1.jpg

o que vc apresenta (abaixo) vai friccionar em cima de porcas.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=74431
feito em aço comum e as peças que vão atritar não foram projetadas para tal. Pra arrancada pode ser que funcione, mas só de lembrar que tem que abrir o diferencial pra regular....
Logo a economia deixa de existir , sem falar que eixo não foi feito pra ficar abrindo e fechando.

Mas afinal, vc tem isso no seu carro mesmo com o objetivo de ter 100%?

leopoldo
24/02/2007, 23:20

sim. o que foi que aconteceu lá ? ... com detalhes.

Sergio Rocha
25/02/2007, 09:48
Eu não tinha entendido o sistema.Agora entendi, continuo não gostando.Prefiro um jeep original ou com modificações consagradas, pra poder ir e voltar de qualquer lugar.
Alem do que me preocupo com um travamento por quebra, andando no asfalto.:putz:

[]´

leovalle
25/02/2007, 10:51
sim. o que foi que aconteceu lá ? ... com detalhes.

Segundo o mesmo, foi feito o travamento das porcas para ter quase os 100%. Ele faz trilha pesada e tem pé pesado e pelo que me falou em pouco tempo perdeu a eficiência, teve que abrir pra travar de novo e assim sucessivamente, até que um dia acelerando pesado moeu as planetárias. Moeu não por causa do sistema, mas pq já fazia o mesmo com as originais, pois roda em terrenos rochosos com pneu 33".

leopoldo
25/02/2007, 11:05
Ah!

É resultado do que eu mencionei na página anterior ..... no final das contas:

É um sistema possível de ser adaptado, porém, como tudo que nós conhecemos, para realmente melhorar, necessita um bom retrabalho para possibilitar o uso em fora de estrada que não seja só até a semana que vem.

e

dependendo do caso, fica a duvida (com resposta quase que obvia):

- O custo do possível melhoramento e dor de cabeça desta adaptação é quanto ???

maior, menor ou igual a simplesmente .... colocar um blocante tipo lock-right (acho que o mais barato), já consagrado?

Para veículos em que não existam um opcional de bloqueio, é uma opção.

Para veículos que possuem uma dezena de opções de bloqueio, parece mais razoável comprar da prateleira e simplesmente instalar.

Com opções como o lock right, que dependendo do caso nem precisa remover o diferencial para ser instalado, apostar no incerto pode ser muito comprometedor.

Antonio Garcia
25/02/2007, 19:24
Senhores, boa noite:

Peço desculpas em me intrometer no assunto, mas fiquei lembrando, a respeito do bloqueio de diferencial, de uma solução adotada pelo Gurgel para esse problema. Ele simplesmente adaptou um freio manual individual para cada roda tracionada (no caso do X12, as duas rodas traseiras), acionados no habitáculo do motorista. Embora o sistema de freios original do Willys seja tambor, e o freio de mão não seja um primor de tecnologia (uso um calço em casa para substituir o freio quando o Jeep está estacionado), acredito que uma idéia desse porte atende aos requisitos do bloqueio, sem adaptações "porcas" e com muita eficiência, bastando lembrar de destravar o freio ao sair da encrenca.
Vamos prestigiar um pouco da nossa inteligência nacional e homenagear um homem que, apesar te não ter consguido levar sua empresa à frente (nem é preciso citar o motivo) contribuiu para a nossa história.
Abraços

leopoldo
25/02/2007, 19:33
O sistema é denominado selec-traction .... seletration para uns.

Mas eu duvido que fosse uma solução original nacional.

Ainda hoje o sistema é usado para bloqueio ativo computadorizado em alguns fora de estrada mais chiques.

billj
25/02/2007, 19:57
Bom, não sei quem fez primeiro, mas o trator Ford 9N do meu pai tinha freios individuais nas rodas traseiras e o trator era fabricado entre 1939 e 1941.

Acredito que o Sr. Gurgel não tinha iniciado produção ainda..........

Abraços,

Bill

Beto Lacerda
25/02/2007, 20:01
Bom, não sei quem fez primeiro, mas o trator Ford 9N do meu pai tinha freios individuais nas rodas traseiras e o trator era fabricado entre 1939 e 1941.

Abraços,

Bill
foi dirigindo esse trator que seu pescoço obteve tal coloração avermelhada ??? :mrgreen: :mrgreen:

carraro
25/02/2007, 20:12
:discordo: dae gente,ultimamente tenho mexido + com jeeps mas já fui da turma do "TURBAO/ASPIRADAO"e andei correndo um certo tempo no 1/4 de milha no AIC,e acreditem lá ç gasta muiiiita$$$$ em modificaçoes pra ç andar mais rapido e "tracionar" principalmente!!!!!!este esquema das porcas realmente funciona mas com alguns porems:os carros nao dao tantos trancos no anda e para, praticamente que só 4 pra ser mais exato e apenas 2 com muita força o resto é mais leve devido o carro ja estar em movimento neste caso o (blocante)nao força tanto as engrenagens!!! e tem outra coisa em um bom carro de arrancada é feito uma vistoria a cada arrancada!!!!! que sao em media tambem 4 por corrida que tambem só ocorre 1 por mes no caso do AIC.portanto lá aguenta ,já no nosso caso é tudo mais exigido ,muito mais trancos,esforço de pneus maiores,patinamos e de repente pegamos uma raiz,pulamos e caimos com a traçao ligada,etc..... seguinte gastar em um equipamento feito por uma empresa seria e que investe em produtos ainda é o mais barato:concordo: !!!!!!AFINAL ELES TAMBEM FIZERAM UM MONTE E FAZEM ATÉ AGORA, PRA ACHAR O ACERTO IDEAL:palmas: e como diç o LEOPOLDO nada melhor que pegar pronto da prateleira ,mesmo que isto pareça ser mais caro.valeu galera e já to comprando o meu ENSIMEC :mrgreen:

Antonio Garcia
25/02/2007, 22:29
Senhores, vendo as respostas a respeito do uso do freio de mão individual no lugar do diferencial autoblocante, devo observar que em momento algum citei que o Sr. Gurgel inventou o sistema, e sim que o usou em seus modelos. O que eu fiz questão de salientar é o fato de ele ter dado uma solução eficaz a um problema sério. Aliado ao fato de que não havia indústria nacional na época citada para a fabricação de tratores, devo supor que o sistema da Ford era importado. Ora, o que eu quis colocar em questão foi exatamente o seguinte:
1) o uso de um diferencial autoblocante é necessário de fato, em algumas situações; entretanto, sendo a sua função evitar que o veículo transfira a tração para a roda que estiver sem apoio, qual o problema em se usar um outro dispositivo que promova o mesmo efeito, a um custo bem mais baixo e com manutenção simplificada, sem a necessidade se se abrir o diferencial? Devo lembrar que esse dispositivo está destinado a ser usado em situações eventuais, mesmo para um trilheiro contumaz.
2) sistemas automáticos computadorizados são excelentes em veículos para altas velocidades e em pistas boas. Em um fora de estrada, o que conta é a capacidade de sair de um problema; tendo o recurso à mão, a decisão se torna apenas do motorista, da sua experiência e habilidade.
Sempre acreditei que o objetivo de um trilheiro fosse enfrentar obstáculos e vencê-los, através do uso da habilidade e do bom senso, e do conhecimento pleno da capacidade do veículo. Todas as soluções apresentadas e discutidas no tópico mostram apenas que há a intenção de se deixar que o veículo resolva o problema em que o motorista o colocou. Assim é muito fácil dirigir um fora de estrada... afinal, o Jeep não é nenhum cavalo que possa se proteger das intenções do seu dono. É uma máquina fantástica, mas é somente uma máquina e depende do seu motorisata para tudo, principalmente a tomada de decisões...
Peço desculpas a todos por postar esse desabafo, mas sempre vejo respostas equivocadas a perguntas legítimas neste fórum, onde a intenção parece ter deixado de ser o apoio aos companheiros e sim "exibir" algum conhecimento com a intenção de tentar humilhar os mais novatos.
Terminando, gostaria de citar Descartes: "Quanto mais estudo, mais aprendo sobre o tamanho da minha ignorância" Doa a quem doer.

leovalle
25/02/2007, 23:28
Seguindo seu raciocínio, então deveríamos tirar o motor do carro e as rodas e sairmos arrastando o mesmo. É isso?

O bloqueio nada mais é que um acessório, assim como kits de maior redução, freios ABS, pneus de maior tração, etc, etc, etc. se não investir nunca conseguyirá fazer uma trilha do FORC (Fodões Off-Road Clube) :concordo: .......... sem falar que preservam o carro.

Bom lembrar tb que o sistema de bloqueio por freios, em uma trilha muito pesada, força ao condutor retirar uma das mãos do volante, que poderá facilitar uma quebra de dedos, sme falar que se for em barro, dentro de rios ou chuvas com enxorradas, lá se foi o sistema.:concordo:

[]'s

Cavalcante
26/02/2007, 06:38
Não se vc tiver um pouco de inteligência no sistema: 1 roda fônica por roda com sensor hall, 1 microcontrolador e 2 motores de passo atuando sobre êmbolos de cilindros mestres ou cabos. O microcontrolador lê e compara os giros das duas rodas e freia através dos motores de passo uma delas quando o giro ultrapassar X% da outra, gradativamente até que se igualem, com X programável. Que tal?

carraro
26/02/2007, 07:48
:putz: nossa como eu sou burro ,porq nao pensei nisto antes!!!!!!!!!!!!:palmas: ,só m explica como é que ele vai ler o passo da "roda super ultra hionica" ç ela tá completamente cheia de barro e "intupio"o banguela tirando o ponto de referencia pra leitura,podem acreditar outro dia destes "roubamos"um TOYOTA PRADO e um RANGE ROVER 2006 de umas amigas,que insistiam em dizer que aquilo é que era jeep!!!! e fomos fazer a trilha das poças com as "belezuras"e adivinhem adeus ultra sistemas de traçao e bloqueio nao funcionava nada (nem SRD/ABS/TRF):mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: AI TENHO QUE CONCORDAR COM O CARA QUE DIÇ QUE CADA UM DA UM JEITO DE TIRAR A TRAQUITANA DE ONDE A ENFIOU !!!!!!OPS:oops: ,MAS ACABEI CONSTATANDO QUE O MEU JEGUINHO PASSOU FROUXO 4X2 ONDE AS SUPER NAVES NEM ARRANCAVAM :lol: E TIVE QUE REBOCAR OS BRINQUEDAO, agora quem ficou feliz foi a donas dos carros,que Gentilmente nos cederam eles .hahahahahah estas patricinhas nunca mais abrem a boca pra falar besteira,do tipo estes jeeps de vçs sao um lixo.hahahahahahaha:palmas: vou postar as fotos pra vçs rirem ,mas mesmo assim ainda tô juntando latinhas pra comprar meu "FULL LOCK 100000"DE TRAVAMENTO" VALEU ENSIMEC POR EXISTIR!!!!!

Elmer_Jeep
26/02/2007, 08:35
mas sempre vejo respostas equivocadas a perguntas legítimas neste fórum, onde a intenção parece ter deixado de ser o apoio aos companheiros e sim "exibir" algum conhecimento com a intenção de tentar humilhar os mais novatos.

Eu na maioria das vezes vejo perguntas equivocadas diante de respostas legítimas...

A gente tenta esclarecer de uma forma direta e o pessoal mais sensível interpreta como se tivesse sendo humilhado...

Diante disso acredito que vc não acompanhou o tópico desde o início.
Na página 2 já rolou esse assunto:

Daí já respondi indicando que tem no fórum muito conteúdo falando sobre esse sistema mencionado:

Ktranger,

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=23733 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23733)

Aí vc aparece no final da página 3 repetindo a mesma história:

...a respeito do bloqueio de diferencial, de uma solução adotada pelo Gurgel para esse problema. Ele simplesmente adaptou um freio manual individual para cada roda tracionada (no caso do X12, as duas rodas traseiras), acionados no habitáculo do motorista....

Depois vem se ofender com um simples comentário de alguém que é conhecido poraqui como "tolerancia zero"

Abraços,

Bill

Acho q já falei demais, espero não ser mal interpretado.

1 abraço

Cavalcante
26/02/2007, 11:41
:putz: nossa como eu sou burro ,porq nao pensei nisto antes!!!!!!!!!!!!:palmas: ,só m explica como é que ele vai ler o passo da "roda super ultra hionica" ç ela tá completamente cheia de barro e "intupio"o banguela tirando o ponto de referencia pra leitura,podem acreditar outro dia destes "roubamos"um TOYOTA PRADO e um RANGE ROVER 2006 de umas amigas,que insistiam em dizer que aquilo é que era jeep!!!! e fomos fazer a trilha das poças com as "belezuras"e adivinhem adeus ultra sistemas de traçao e bloqueio nao funcionava nada (nem SRD/ABS/TRF):mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: AI TENHO QUE CONCORDAR COM O CARA QUE DIÇ QUE CADA UM DA UM JEITO DE TIRAR A TRAQUITANA DE ONDE A ENFIOU !!!!!!OPS:oops: ,MAS ACABEI CONSTATANDO QUE O MEU JEGUINHO PASSOU FROUXO 4X2 ONDE AS SUPER NAVES NEM ARRANCAVAM :lol: E TIVE QUE REBOCAR OS BRINQUEDAO, agora quem ficou feliz foi a donas dos carros,que Gentilmente nos cederam eles .hahahahahah estas patricinhas nunca mais abrem a boca pra falar besteira,do tipo estes jeeps de vçs sao um lixo.hahahahahahaha:palmas: vou postar as fotos pra vçs rirem ,mas mesmo assim ainda tô juntando latinhas pra comprar meu "FULL LOCK 100000"DE TRAVAMENTO" VALEU ENSIMEC POR EXISTIR!!!!!

Cara, tem sensores desse tipo usados exatamente com essa aplicação em máquinas agrícolas, ambiente que quase não tem barro, lama, etc. É só usar o sensor certo, pra aplicação certa. No mais, é só uma idéia. Você pode gostar ou não.

Aliás, vc é daqueles que acreditam que um carburador é melhor que IE? Blz. Eu conheço um monte de gente como você, vários bons amigos, e não concordo com eles, nem eles comigo e nem por isso saímos no braço:dance: ... Gosto não se discute e isso de eletrônica x mecânica é quase como futebol e religião.

leovalle
26/02/2007, 11:48
Cara, tem sensores desse tipo usados exatamente com essa aplicação em máquinas agrícolas, ambiente que quase não tem barro, lama, etc. É só usar o sensor certo, pra aplicação certa. No mais, é só uma idéia. Você pode gostar ou não.

Aliás, vc é daqueles que acreditam que um carburador é melhor que IE? Blz. Eu conheço um monte de gente como você, vários bons amigos, e não concordo com eles, nem eles comigo e nem por isso saímos no braço:dance: ... Gosto não se discute e isso de eletrônica x mecânica é quase como futebol e religião.

Cavalcanti,

em trilhas pesadas, sensore, rodas fônicas não vão durar muito, pq é pancada por baixo do carro pra tudo que é lado, mais galhos entrando, água e eteceteras.

Mas quanto ficaria um sistema desses?

Cavalcante
26/02/2007, 12:22
Sei lá eu quanto custa! É só uma idéia!!!:mrgreen:

Quanto ao sensor, um jeito possível pra proteger o sensor e a roda, é colocá-la no lado interno do disco de freio, sei lá. E basta por um espelho no disco que já protege o suficiente. Barro ou areia não têm relutância magnética o suficiente para impedir a leitura. Os sensores são blindados. Pelo que me consta o que usa por aí em montadoras é instalá-los dentro dos eixos, mas como seria um troço para adaptar em vários veículos diferentes, acho isso complicado. O que sei é que tem trator rodando com isso.

Vamos ver os números, chutados a preço de custo no varejo, partindo do princípio que o sujeito já tenha freio a disco:
2 pinças de freio (nada muito pesado, porque não é pra frear o carro, e sim parar uma roda girando em falso): R$ 250,00
2 cilindros mestres de embreagem: R$ 160,00
2 motores de passo (aí tem que ver o torque necessário): R$ 200,00
gabinete/suporte para os atuadores: R$ 60,00
2 fusos para acionamento dos êmbolos: R$ 100,00
eletrônica: R$ 50,00 (já contando um lcd para interface com o usuário, para programação da máquina e indicação de que roda está com diferença e de quanto)
tubulação de freio: R$ 50,00
2 rodas fônicas: R$ 100,00
2 sensores hall: R$ 50,00

Total: R$ 1.020,00
Bota aí uns 40% de margem bruta: R$ 1428,00

É barato, é caro? Sei lá!
Mas é uma idéia. E isso não paga imposto. Por enquanto, se alguém ouvir...
Valeu!

Alessandro Henrique
26/02/2007, 12:31
O problema do sensor e da roda fônica não é a água ou lama, mas justamente a distância entre eles que pode ser alterada por algum impacto, galhos e o próprio cabo que pode enroscar em algo.
Conceitualmente, esta idéia do motor de passo é boa, o maior problema é conseguir um motor pequeno com bom torque para ser montado no tambor. A coisa evoluiu daí para a última geração de "bloqueios" utilizados na atualidade onde uma bomba hidráulica ao invés de motores acionam as pinças de freio conforme a necessidade, transferindo o torque para a outra roda. O sistema de controle de tração neste caso, trabalha com o sistema de ABS.

Sds.

Cavalcante
26/02/2007, 13:01
É, a bomba hidráulica realmente é uma boa, talvez no caso de controle nas 4 rodas saia até pouco mais caro que motores de passo. Eu pensei em motores de passo com o atuador hidráulico, mas instalados longe da roda, no cofre do motor por exemplo, e o acionamento da pinça se dá como no freio normal... Aí o tamanho do motor deixa de ser crítico.
Quanto à fixação do sensor, tem de estudar, eu imagino algo na parte superior do cubo de roda, com alguma proteção forte o suficiente para evitar o deslocamento. Existem sensores com atuação pra mais de 10 mm de distância entre a roda fônica e o sensor.

Alessandro Henrique
26/02/2007, 13:28
Cavalcante,
O sistema com bomba hidráulica é bom, mas caro. Além da bomba, existem válvulas e demais componentes, sem falar de sistemas de segurança para evitar acidentes. Coloquei o exemplo justamente para ilustrar que o conceito do Selectration é válido e já foi aperfeiçoado. Como citado, alguns tratores e utilitários esportivos estão utilizando, junto com rede Cambus.
Voltando ao assunto, sua idéia é boa, inicialmente achei que você estava pensando em colocar o motor de passo dentro do tambor e isso seria complicado. Com sistema à disco, com uma pinça adicional, a coisa fica simplificada. Vejo que você procura empregar o motor de passo+fuso para mover o cilindro hidráulico e neste caso, pode ser apenas um com o uso de dois solenóides, talvez seja mais barato. Existe a possibilidade de utilizar um sistema de freio assistido a vácuo também...
Realmente a questão da vulnerabilidade do sensor é que vem a ser o maior problema. Embora existam sensores de alcance maior (10 mm) ou mais, eles já não são por efeito hall e normalmente, tal alcance no caso de indutivos e outros, provém de uma bobina maior, acarretando em um sensor de diâmetro de 12mm,18 mm ou mais. Isto não constitui um problema funcional, mas neste caso, acho mais sensato manter a solução mais compacta possível, de modo a termos de 1 a 2 mm de entre-ferro. Normalmente este sistema está presente em veículos com suspensão independente onde os sensores e rodas fônicas estão montados ao lado do diferencial, nos flanges dos semi-eixos, que é mais seguro.
Não esqueça de incluir neste circuito o feedback do sensor do pedal do freio, para anular o "controle de tração".

Sds.

romeu
26/02/2007, 13:31
Mas por esse preço chutado aí, já tá mais caro que o full lock...

Pra compensar, teria que custar lá pela metade do preço, o que acho que não é possível...

ou é?

Abrass

Sergio Rocha
26/02/2007, 13:37
Como se viaja.

[]´

Cavalcante
26/02/2007, 13:43
Se é possível ou não Romeu, não sei, como disse, é só uma idéia. Mas porque compensar? São equipamentos diferentes, hehe.

Então Alessandro, eu pensei em motor de passo e acionamento hidráulico, porque assim eu posso dosar a atuação e não um simples ligado/desligado. E aí vou comparando atuação com diferença de rotação até chegar à mesma rotação entre os eixos. Com solenóides acho (acho) que os componentes do eixo sofreriam maior desgaste, porque eu teria travamentos e destravamentos na roda que está sem tração.

Cavalcante
26/02/2007, 13:54
Como se viaja.

[]´

Isso porque eu não fumei neunzinho hoje...:dance:

Alessandro Henrique
26/02/2007, 13:58
Cavalcante,
O solenóide é apenas uma idéia para chavear a roda à ser atuada pois não há necessidade de acionamento simultâneo em ambas e desta forma, barateia a solução. Lembrando que existem solenóides de sistema abs que podem ser utilizados, se for o caso.
O conceito tá correto, acionamento proporcional através do booster composto por motor de passo + fuso + atuador hidráulico, com setpoint vindo da diferença de freqüência entre dois sensores. Além de feedback do sensor do freio e de um parâmetro que seria a diferença de freqüência mínima para que o sistema funcione automaticamente ou então, uma chave.

Sds.

Alessandro Henrique
26/02/2007, 14:00
Como se viaja.
hehehe, só lembrando que isso já existe...:-D

Sds.

Cavalcante
26/02/2007, 14:09
Pô, aí eu posso ter um só cilindro por eixo.:-D Não tinha pensado nisso!

Aí Romeu, já baixou pra R$ 1.100,00!

Alessandro Henrique
26/02/2007, 14:16
Pô, aí eu posso ter um só cilindro por eixo.:-D Não tinha pensado nisso!!
Exatamente! :concordo: :-D

Sds.

carraro
26/02/2007, 14:21
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: BRABO MUITO BRABO ESTE ASSUNTO ,acho que vou sair pra andar de jeep :dance: já que nao ten café aq na oficina :-( + tem uns barrancos muito dos escorregadios aq perto ,hahahahahaha,calma gente tamo atolando tudo com o assunto,que era só pra ser uma ideia boa pra galera ver ç dava pé e gastar menos grana!!:palmas: :palmas: :palmas: !!!!! ç eu atolar chama o guincho a manivela é claro porq senao pode queimar a minha "FUEL TECH +RACE PRO "novinha que comprei pra substituir o meu carburador e a ignicao que era muito facil de acertar e ir pra trilha ,hhahahahahahh,brincadeirinha isto custa caro demais:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: prefiro gastar em cerveja,alguem quer uma ?????????:lol:

Cavalcante
26/02/2007, 14:29
Põe no sedex aí pra mim! Eu te mando o endereço por MP :):):):):)

turboroe
04/07/2007, 02:31
Voltando às viagens do negócio eletronico blocante... (pq eu tb so viajador de coisas eletronicas)... (e pq eu adoro IMAGINAR os meus carros com sistemas hiper ultra modernos e inteligentes) ...

... eu acho q seria melhor usar os próprios freios do carro pra isso
tipo, sensores de rotação em cada roda (não teria problema com sujeira, batidas, deslocamento...)

Uma bomba de fluido de freio, ou até um sistema com reservatório de ar comprimido (pra caprichar na viagem...)

Um tubo de freio com válvula elétrica pra cada roda (de preferência uma válvula de pressão regulável), que ficariam no compartimento do motor

E muito tempo e habilidade para programar o microcontrolador :twisted:

Aí ta feito a maravilha

o q daria pra fazer com isso:
- blocante até 100%, totalmente regulável em todos os aspectos
- controle de estabilidade (mas aí ja é viajar demais, pq precisaria de muito estudo e testes... deixa isso pra BMW heheh)
- regulagem de pressão dos freios independente para cada roda, de 0% a 100%
- burnout!!!! hhehe
e sei la mais o q...

O unico difícil seria o esquema da bomba...
as válvulas desse tipo existem e seriam fáceis de adaptar
A eletrônica é barata... só levaria muito tempo pra programar o controlador, mas dpois q ta pronto... é quase gratis!

aí, não me xineleiem, pq quem começou a viagem foram vcs hehehehe
:mrgreen:

Sidnei Diogo
07/07/2007, 09:08
Humm! Alguém já pensou que a função do diferencial é empurrar o veículo e a do freio é (óbvio) parar esse "empurrão"?
Qquer solução que "freie" o diferencial ou as rodas implica necessáriamente em perda de torque...

Abrs

turboroe
08/07/2007, 21:51
Humm! Alguém já pensou que a função do diferencial é empurrar o veículo e a do freio é (óbvio) parar esse "empurrão"?
Qquer solução que "freie" o diferencial ou as rodas implica necessáriamente em perda de torque...

Abrs

Não necessariamente.
Se vc travar uma roda, e a outra estiver livre, todo o torque vai ser transmitido pra outra roda, sem perda nenhuma.
se vc freiar parcialemte uma roda, o torque excedente da roda freiada vai todo para a outra roda, também sem perda nenhuma.

só vai ter perda se vc freiar as duas ao mesmo tempo, o q só vai acontecer se vc estiver freiando mesmo.

Kim
08/07/2007, 23:17
Não necessariamente.
Se vc travar uma roda, e a outra estiver livre, todo o torque vai ser transmitido pra outra roda, sem perda nenhuma.
se vc freiar parcialemte uma roda, o torque excedente da roda freiada vai todo para a outra roda, também sem perda nenhuma.

só vai ter perda se vc freiar as duas ao mesmo tempo, o q só vai acontecer se vc estiver freiando mesmo.

A linha Gurgel usava/usa esse sistema!

"Frei do mão selecionavel" hauhauhauhauhauhauhauhauhau

Abraços.

Kim.

Sidnei Diogo
11/07/2007, 20:36
Não necessariamente.

Td bem. Acho que me expressei mal... Vamos ver se desenvolvo melhor:mrgreen:
Utilizava dois freios-de-mão (um em cada roda nos discos do golf) até a semana passada quando coloquei block macrotorque.
Quando perdia tração em uma roda, puxava o freio da mesma para trasmitir torque à outra, mas, estar com uma roda freada no barro não é a mesma coisa que ter torque nas duas rodas, pois a pouca aderência que o barro proporciona é, no mais das vezes, fundamental para auxiliar no desatolamento, coisa que não acontece quando a roda está freada. pelo contrário; a massa a ser empurrada por uma só roda é, no caso, muito maior. É o que acontece com o bloqueio Kaiser, por exemplo, que na prática, não se compara ao OX (Pai do Macrotorque).

Sei não; Acho que ainda não consegui ser claro (Chama o Leopoldo rsrs)

GAIOLA TORK 31X10,5X15
05/06/2009, 14:40
Entao esse kaiser nao é as 1.000 maravilha , ele freia uma roda pra transmitir pra outra , me explica isso ?

José Augusto
05/06/2009, 14:58
Gaiola Tork, tem 3 assuntos aí:discordo:.

1) O que eles estavam descrevendo era o sistema de freios da gurgel, que na verdade era um freio de mão independente para cada roda traseira. E teve gente que adaptou o conceito para até 4 rodas por meio de "torneira" no circuito hidráulico - indepente para cada roda.

2) O Bloqueio Macrotorque que é um bloqueio selecionável (anula o efeito diferencial) quando acionado.

3) O Bloqueio Kaizer que é "travado" o tempo todo, e só libera quando não é transmitido torque para o eixo (para fazer curva tem que tirar o pé).

OK!:concordo:

ALEXANDRE CASTRO
24/02/2016, 15:22
Este sistema de bloqueio com 2 planetarias extras deve ser interessante para diferencial diant com roda livre e opção 4x2 . O sistema só vai ser exigido quando aplicado tração diant .

marciorank@gmail.com
28/02/2016, 07:32

Zoega,

http://www.4x4brasil.com.br/forum/lixeira/18544-apresentacao-tecnica-do-trpc.html
pelo criador.

[]'s

ola pessoal, estou tentando ascesar este link e não consigo, gostaria de ver o bloqueio TRPC em alguma vista explodida, tem real interesse em fabricar um pro meu willys com alguma melhoria, porem preciso de uma vista do mesmo para ver omde melhorar, tambem pode ser fotos dele desmontado.

Elmer_Jeep
28/02/2016, 12:15
gostaria de ver o bloqueio TRPC em alguma vista explodida, tem real interesse em fabricar um pro meu willys com alguma melhoria, porem preciso de uma vista do mesmo para ver omde melhorar, tambem pode ser fotos dele desmontado.

Vista explodida do TRPC:

marciorank@gmail.com
28/02/2016, 13:25
Vista explodida do TRPC:
fala Elmer, tudo bom?
obrigado pela foto, estou com o torno parado em casa, vou por a mão na massa e vou fazer um destes, so com o conico um pouco mais suave pra agarar mais pra por na frente de meu willys.
e sua pickup band como esta? nunca mais vi voce postar nada referente a ela.

abraço

ALEXANDRE CASTRO
08/06/2017, 09:41
Como não consegui um sistema de bloqueio para o diferencial dianteiro de minha Pathfinder , resolvi remover o diferencial ,desmontar e preencher com solda entre 2 dentes de cada satélite (são 4 satélites ). Ao montar deixei enforcado as planetárias para evitar movimentos bruscos de cada roda o que poderia danificar o diferencial. Como tenho roda livre manual, só uso em trilhas . O resultado foi ótimo . bloqueio 100% na dianteira e original na traseira.