PDA

Ver Versão Completa : L200 AT - Quem já teve problemas de aquecimento?

AKPG
23/02/2007, 08:17
PESSOAL,

Seguindo a sugestão de um colega aqui do fórum, resolvi abrir este tópico.

Muito se houve falar sobre os problemas de aquecimento que existem nas L200 Automáticas. Tem um monte de gente que fala que teve problemas, que o amigo do amigo tem uma que esquentou e etc. Só que também existem muitos outros proprietários que nunca tiveram problemas de aquecimento em seus carros.

Apenas para que as pessoas que visitem este tópico não fiquem perdidas ou postem coisas que já foram discutidas, peço que olhem os tópicos abaixo para saber o que aconteceu com a minha L200, do problema de aquecimento até a solução apresentada pela MIT.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=336432&postcount=1103 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=336432&postcount=1103) e http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=341837&postcount=128 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=341837&postcount=128)

Portanto, gostaria que este tópico fosse utilizado para que os proprietários das L200 AT deixem seus relatos, dúvidas, sugestões, questionamentos e etc. relacionados especificamente ao problema de aquecimento.
- Será que só no meu carro é que foi apresentada a solução?
- Será que os outros donos de L200 AT nunca tiveram o problema, pois não usam seu carro até o limite?
- O que é limite para cada um?
- Será que meu carro foi “premiado” e veio com algum defeito de fabricação?
- Será que os donos de AT aprenderam a conviver com este problema?

Enfim, espero que possamos reunir o maior número de relatos sobre as L200 AT para tentar entender se o problema de aquecimento é crônico e se for, qual o motivo das AT não saírem de fábrica com as alterações que foram feitas no meu carro.

Um abraço a todos,

Loyer
23/02/2007, 08:59
Sei não, mas já tem muita coisa sobre isso no fórum. Se brincar tem até tópico sobre isso... Esse assunto já foi MUITO discutido e pelo que conclui as AT esquentam mesmo.
Abraço.

AKPG
23/02/2007, 09:30
Sei não, mas já tem muita coisa sobre isso no fórum. Se brincar tem até tópico sobre isso... Esse assunto já foi MUITO discutido e pelo que conclui as AT esquentam mesmo.
Abraço.
Pois é Loyer,

Este é o problema. Como vc mesmo disse, pelo que você concluiu, elas esquentam mesmo. Ou seja, estamos concluindo coisas a partir de alguns relatos, que óbviamente são reais e que temos que levar em consideração. Mas e a grande maioria que compra L200 AT? Será que não têm problemas porque?

Agora, além do meu caso, que foi real e comprovado, quais os outros casos reais que tivemos aqui no fórum? Foram apenas dois outros relatados aqui que não me lembro agora do nome dos proprietários e que infelizmente não postaram mais nada a respeito.

E de todas as L200 que são vendidas todos os meses, quantas têm este problema? O fato que estou tentando levantar é: Da quantidade de L200 AT vendidas todos os meses, quantas realmente tem o problema de aquecimento?

Você pode ver que aqui no fórum existem muitos usuários de AT que nunca tiveram problemas.

Eu não estou mudando o meu ponto de vista com relação a MIT e muito menos estou interessado em defendê-los. Só estou querendo entender o que acontece com este carro. Este fórum é visto por muitas pessoas e ajuda, e muito, a formar opinião. Portanto, meu objetivo aqui é apenas tentar concetrar as informações sobre isto em um único lugar. Senão daqui a pouco vamos começar a falar aqui de outros carros, viagens e etc. E iremos fugir do assunto e perder o foco no assunto. Ai quando precisarmos de informação no futuro, teremos que ficar garimpando em um monte de outros tópicos.

Um abraço,

ferramenteiro
23/02/2007, 12:04
Alexandre,
Levei impresso até a concessionaria tudo que foi feito no seu carro, a pessoa responsável pelos "pepinos" ficou espantada e até meio sem graça com a situação de um consumidor ter que mostrar a solução.
Semana que vem vou levar meu carro lá, disseram que vão avaliar e ver o que a mit autoriza a fazerem no meu carro, a mesma ladainha de sempre.
A minha diferença é que meu carro esta fora da garantia, não sei qual vai ser a decisão deles levando isso em conta.

ferramenteiro
23/02/2007, 12:22
Realmente acho que a grande maioria das AT não esquenta devido ao uso.
Em uma prova de corrida de aventura tinha o meu caro e mais 3 l200AT fazendo apoio e em uma subida forte as 4 esquentaram e não conseguiram subir, vc acelera, ela geme e não sai do lugar, só esquenta.
O meu problema começou da seguinte maneira
Sempre forcei meu carro em subidas e carregado(comprei para isso) e ele nunca havia esquentado, em uma viagem com carreta, em uma subida de uns 10min a temperatura começou a subir, fui controlando até a luz da transmissão acender também, aí achei melhor parar e esperar esfriar.
A partir daí ela começou a aquecer com muita facilidade em lugar que antigamente não esquentava.
Outra coisa que sinto é que em alta temperatura, mesmo com o ponteiro no meio só que em dias quentes e forçando o carro, ele perde muito a força em baixas rotações antes de entrar o turbo. Acelero e o carro não sai do lugar e não ergue o giro, fica abaixo de 2000rpm. Para sair tenho que por em N acelerar e mudar para D para dar um tranco e sair da imobilidade.
Alguém já sentiu isso também?

AKPG
23/02/2007, 12:37
Alexandre,
Levei impresso até a concessionaria tudo que foi feito no seu carro, a pessoa responsável pelos "pepinos" ficou espantada e até meio sem graça com a situação de um consumidor ter que mostrar a solução.
Semana que vem vou levar meu carro lá, disseram que vão avaliar e ver o que a mit autoriza a fazerem no meu carro, a mesma ladainha de sempre.
A minha diferença é que meu carro esta fora da garantia, não sei qual vai ser a decisão deles levando isso em conta.
Ferramenteiro,
Desculpe-me pois não me lembrei que vc foi uma das pessoas que estão tendo problemas de aquecimento e já disseram isso aqui no fórum. Sorry!!!!
Quanto ao fato do seu carro estar fora da garantia, realmente não sei opinar sobre o que a fábrica poderá fazer. Vamos ver quem poderá ajudar. Talvez o Marcello Ladeira, por já ter tido uma "briga" contra uma fábrica poderá dar algum pitaco pra gente.

Um abraço,

AKPG
23/02/2007, 12:43
Realmente acho que a grande maioria das AT não esquenta devido ao uso.
Em uma prova de corrida de aventura tinha o meu caro e mais 3 l200AT fazendo apoio e em uma subida forte as 4 esquentaram e não conseguiram subir, vc acelera, ela geme e não sai do lugar, só esquenta.
O meu problema começou da seguinte maneira
Sempre forcei meu carro em subidas e carregado(comprei para isso) e ele nunca havia esquentado, em uma viagem com carreta, em uma subida de uns 10min a temperatura começou a subir, fui controlando até a luz da transmissão acender também, aí achei melhor parar e esperar esfriar.
A partir daí ela começou a aquecer com muita facilidade em lugar que antigamente não esquentava.
Outra coisa que sinto é que em alta temperatura, mesmo com o ponteiro no meio só que em dias quentes e forçando o carro, ele perde muito a força em baixas rotações antes de entrar o turbo. Acelero e o carro não sai do lugar e não ergue o giro, fica abaixo de 2000rpm. Para sair tenho que por em N acelerar e mudar para D para dar um tranco e sair da imobilidade.
Alguém já sentiu isso também?
Nossa!!!! Agora fiquei surpreso com este relato seu. Acelerar no neutro e depois passar para D para o carro sair!!! Tá estranho isso ai hein!!! Tá mais parecendo algum problema na embreagem do que referente ao aquecimento. Vc já levou em algum mecânico para mostrar isto?

Quando estávamos testando meu carro, perguntei para o técnico da fábrica sobre a perda de desempenho quando o carro esquenta e a explicação foi simples e pra mim fez sentido: Como o motor esquenta muito, consequentemente o intercooler não consegue resfriar o ar da forma apropriada, visto que todos os componentes do motor ficam mais quentes que o normal, e com isso entra menos ar no motor e ai perde-se potência. Mas não acredito que seja isto que está acontecendo no seu carro. Muito estranho.

Waldir Carlos
23/02/2007, 14:05
Embora meu foco seja as M/T [...em pesquisa para comprar uma Outdoor M/T 121 CV], estou acompanhando o assunto "térmico" das Mit A/T atentamente, afinal isso interessa a "todos" que gostam, compram e quer resultados em uma 4x4, que custa uma fortuna para os padrões brasileiros.

A saga do colega Alexandre e a oportuna iniciativa que teve ao "brigar" por uma solução, ainda que doméstica [feita na concessionária e não na MMC], já lhe conferem direitos para criar um espaço dedicado ao tema, em especial. Então, mesmo que para alguns, aos quais respeito, pareça algo repetitivo, essa nova iniciativa conta com o meu apoio.

Certamente eu não seja o tipo de usuário "ideal" para aferir conceitos e confrontar eventuais lorotas de vendedores e gerentes de oficina de concessionárias. A razão é muito simples: Utilizo a minha picape mais como "automóvel"... OFF ROAD mesmo, ainda não. Quando saio da estrada o faço por estradas de piçarra, algum barro no inverno e poucas subidas. Mas confesso que aqui venho me entusiasmando. Quem sabe, no futuro, eu não aprenda a dirigir um bicho desses na lama?

Bom, mesmo diante de certas limitações, vou resumir respeitosamente minha opinião.

Quando a gente investe num carro desse tipo espera que ele possa "andar" com carga, tenha um bom desempenho [torque, potência e tal] e que NÃO esquente tanto, como vimos nos relatos do amigo!!

Finalizando gostaria ainda de arriscar um palpite. Nas condições de uso citadas pelo Alexandre é provável que esse "projeto térmico" original das A/T, apresente valores altos; em sua maioria. Nesse ponto, tomara que eu esteja escrevendo uma bobagem, mas lembro que estatística é algo inexato. A nossa comunidade aqui representa uma parcela inexpressiva, em relação ao número picapes como essas características rodando por aí.

Mesmo sabendo que a galera aqui é formadora de opinião e detém um nível de conhecimento muito bom, ainda ouso lhes perguntar: Quantos proprietários de L-200 A/T [ou outro tipo] se dispõem a expor os problemas fielmente, de forma isenta e desapaixonada? Eis a questão!

Um bom final de semana a todos!

FlavioLouveira
23/02/2007, 15:46
A minha esta com 10 mil cravados.
Nunca esquentou.
Ando sempre na fazenda (muitos morros, ribanceiras) com reduzida e com as vezes ate o bloqueio ligado, muito morro e nada.
Subi ate a serra de campos esse carnaval, em terceira, puxando... sempre reparo para ver se aquece e nada aconteceu..
Semana que vem posto fotos do motor assim vcs veem se bate certinho com o de vcs.

Acho que só isso posso acrescentar.

Marcello Ladeira
23/02/2007, 16:38
Bom já vi uma AT esquentar em um morro tranquilo mas com muita pedra que precisavamos subir com bastante cuidado, eu e o Sander fomos de 1a./2a. reduzida (ambos temos MT). A subida toda levou cerca de 10 minutos. Ela não estava carregada e devia estar com 3 pessoas dentro.

Ferramenteiro seu carro durante o período de garantia entrou com problema de aquecimento em concessionária? Quando acabou sua garantia? Qual a Km do seu carro? As revisões estão em dia? Vc chegou a entrar em contato com a 4 Rodas?

Estas perguntas são importantes para saber o quão difícil será conseguir uma extensão de garantia. Mas acho que com um pouco de pressão e com a quantidade de documentação que você já possui será possível sim.

Não entendo nada de câmbio "tomático" mas o que o AKPG falou tem sentido... será que seu carro não tem, além do aquecimento, um problema no câmbio não?

[]'s,

AKPG
23/02/2007, 16:52
Embora meu foco seja as M/T [...em pesquisa para comprar uma Outdoor M/T 121 CV], estou acompanhando o assunto "térmico" das Mit A/T atentamente, afinal isso interessa a "todos" que gostam, compram e quer resultados em uma 4x4, que custa uma fortuna para os padrões brasileiros.

A saga do colega Alexandre e a oportuna iniciativa que teve ao "brigar" por uma solução, ainda que doméstica [feita na concessionária e não na MMC], já lhe conferem direitos para criar um espaço dedicado ao tema, em especial. Então, mesmo que para alguns, aos quais respeito, pareça algo repetitivo, essa nova iniciativa conta com o meu apoio.

Certamente eu não seja o tipo de usuário "ideal" para aferir conceitos e confrontar eventuais lorotas de vendedores e gerentes de oficina de concessionárias. A razão é muito simples: Utilizo a minha picape mais como "automóvel"... OFF ROAD mesmo, ainda não. Quando saio da estrada o faço por estradas de piçarra, algum barro no inverno e poucas subidas. Mas confesso que aqui venho me entusiasmando. Quem sabe, no futuro, eu não aprenda a dirigir um bicho desses na lama?

Bom, mesmo diante de certas limitações, vou resumir respeitosamente minha opinião.

Quando a gente investe num carro desse tipo espera que ele possa "andar" com carga, tenha um bom desempenho [torque, potência e tal] e que NÃO esquente tanto, como vimos nos relatos do amigo!!

Finalizando gostaria ainda de arriscar um palpite. Nas condições de uso citadas pelo Alexandre é provável que esse "projeto térmico" original das A/T, apresente valores altos; em sua maioria. Nesse ponto, tomara que eu esteja escrevendo uma bobagem, mas lembro que estatística é algo inexato. A nossa comunidade aqui representa uma parcela inexpressiva, em relação ao número picapes como essas características rodando por aí.

Mesmo sabendo que a galera aqui é formadora de opinião e detém um nível de conhecimento muito bom, ainda ouso lhes perguntar: Quantos proprietários de L-200 A/T [ou outro tipo] se dispõem a expor os problemas fielmente, de forma isenta e desapaixonada? Eis a questão!

Um bom final de semana a todos!

Waldir,
Você conseguiu explicar de forma simples, clara e objetiva o que eu queria ter colocado no início do tópico.
Obrigado!!!!
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :grin: :grin: :grin: :grin: :grin: :grin:

ferramenteiro
23/02/2007, 16:53
Marcello,
Tenho várias reclamações de superaquecimento documentadas, minha garantia acabou há mais ou menos um ano e meu carro esta com 85000km.
Só fiz as revisões enquanto estava na garantia.
Estou informando a 4rodas sobre tudo que está acontecendo.

Sempre reclamei do câmbio e sempre me falaram que o cambio estava tudo certo e a ultima resposta deles para o meu problema foi de que era uma microtrinca no cabeçote.
Demoraram um mês para trocar o cabeçote, e de nada adiantou voltou a esquentar.

Vou levar ela na terça feira na concessionária, quando tiver alguma posição deles informo vcs
Abraços

Marcello Ladeira
25/02/2007, 20:58
Ferramenteiro parece que você está bem documentado. Se tiver um advogado amigo para lhe ajudar nesta empreitada será de boa valia. Já vi advogados resolverem situações complexas pelo telefone somente se apresentando, relatando a situação e "falando bonito" - de forma que a outra parte vê que você não tá de brincadeira.

Sua documentação é muito importante... Talvês seja bom você levar tudo o que tinha no dia. Lembre-se a concecionária é "obrigada" a lhe entregar todas as OS com as reclamações que você fez do seu carro.

No meu processo contra a Fiat eles me entregaram simplesmente 22 OS nos 13 meses de uso do carro. Tava tudo escrito lá... sabe o que eles alegaram durante o processo? Que eu não estava com minhas "faculdades mentais" normais pois sempre levava o carro na concessionária relatando dos mesmos problemas e que eles na verdade não existiam!!! É mole??!?!?! Marcello Tantan... hehehehe

[]',s e boa sorte,

AKPG
25/02/2007, 21:24
Não tenho como provar o que vou escrever abaixo pois não posso comprometer a pessoa que contou, mas é mais um fato do descaso da MIT com os seus clientes.
O cunhado de um amigo meu trabalha na MIT em Catalão. Ele estava aqui por SP no Carnaval e este amigou meu contou para ele o que aconteceu com meu carro e etc. Sabe o que o cara falou?
- A MIT sabe deste problema de aquecimento e ela só resolve de quem reclama. Se não reclamar, acaba a garantia e ai já era. O dono do carro que se vire depois. E eles não alteram todos os carros pois são muito poucos os que reclamam do problema e alterar em todas implicaria em um pequeno aumento dos custos de produção do carro. Ou seja, deixa do jeito que está.

Com isto, a minha suspeita foi confirmada. Os amigos que acompanharam todo o meu caso, devem ter se lembrado o que o técnico da fábrica deixou escapar. Mesmo antes de testarem o meu carro pela primeira vez para constatar o problema, eles já tinham encomendado as peças para a fábrica. Ou seja, meu primeiro teste foi apenas uma encenação. Mesmo tendo resolvido o problema do meu carro, me sinto um verdadeiro PALHAÇO!!!.

Marcello Ladeira
25/02/2007, 21:36
Alexandre acho que a solução adotada no seu carro deve ter sido descoberta a pouco tempo (menos de 1 ano). Assim todos akeles que estão com as L200 antigas e tiveram problema de aquecimento a mais tempo ficaram na mão com o procedimento da Mit... Pressão e imprensa podem resolver o problema.

[]s,

AKPG
25/02/2007, 21:39
Vamos torcer que sim. Se as pessoas realmente recorrerem aos órgãos de imprensa, talvez isso mude um dia.

Waldir Carlos
27/02/2007, 05:38
Amigos, enviei um e-mail [na verdade uma carta!] para os Departamentos de Marketing, de Projetos e Comercial da Mit [Catalão-GO]. Vamos aguardar o que os "homi" respondem; se bem que não sei se alcançarei um alvo de "peso" lá dentro. Nessa minha investida inicial, preferi ser um tanto "político" e educado, principalmente no último parágrafo. Dependendo da resposta, a gente vai mudando o linguajar.

Vejam que procurei tocar na "ferida térmica", embora que discretamente. O texto, na íntegra, está no quote abaixo. Bom, essa é a minha contribuição. Acho que se pelo menos uns 10 ou 15% dos usuários de veículos com esse tipo de problema, mandassem um recado, certamente causaríamos um alerta lá dentro. Com a palavra, os donos de "esquentadinhas".

:pensativo::pensativo::pensativo:

Forte abraço

Aos Deptos de Marketing, de Projetos e Comercial da MMCB:

Bom dia! Sou proprietário de uma picape Mitsubish GLS CD 4x4 2000/01 de 87 CV [vide número do chassi no campo acima]. A possuo desde o final de 2000. Embora a utilize mais em rodovias e em condições moderadas, no que tange ao quesito "demanda de potência", nas vezes que precisei exigir do veículo, principalmente do recurso de tração, obtive uma resposta satisfatória. Esclareço aqui que o termo "resposta satisfatória" se refere ao comportamento do veículo no que tange à potência do conjunto, mesmo considerando as limitações presentes em um motor de apenas 87 cavalos.

A razão desse meu contato no momento é para esclarecer pontuais e IMPORTANTES dúvidas de natureza técnica, já que estou me preparando para comprar uma nova Outdoor, modelo 2007/07. Face às novas tecnologias implementadas pela fábrica da Mitsubish durante esses últimos anos, é razoável imaginar que eu esteja desatualizado.

Em paralelo, tenho procurado me inteirar dessas tecnologias, seja em fóruns brasileiros voltados para usuários de veículos 4x4, seja em revistas do gênero. Como esse veículos de comunicação nem sempre estão devidamente aparelhados para esclarecer dúvidas dessa ordem, estou lhes escrevendo.

Em que pese minha necessidade apontar para um modelo de "apenas" 121 CV, portanto uma GLS, isso ainda está sendo analisado e tenho visto muitos relatos de superaquecimento nos modelos dotados da tecnologia HPE, notadamente as automáticas A/T. Tenho amigos de extrema confiança que me confirmaram esse problema, além de mecânicos com experiência e idoneidade comprovadas; alguns deles inclusive de dentro de concessionárias Mitsubish, em mais de uma capital brasileira.

Assim sendo, face às minhas limitações aqui expressadas, gostaria que a minha decisão para investir agora em uma nova L-200 fosse precedida de uma análise técnica sólida, responsável e mais detalhada.

Por fim esclareço ainda que essas minhas ponderações objetivam tão somente esclarecer, definitivamente, um assunto que julgo relevante, afinal trata-se um investimento considerável. Além disso, cabe lembrar que em um mercado extremamente competitivo, a MMCB certamente adota uma política de gestão moderna, mostrando zelo e seriedade com essa imensa legião de clientes que preferem e respeitam a marca Mitsubish, ainda mais agora, quando sabemos que uma recente mudança está sendo implantada na "nossa" unidade brasileira, a tornando uma empresa com perfil globalizado.

Atenciosamente

Waldir C Santos
Aracaju-Sergipe

AKPG
27/02/2007, 06:34
Amigos, enviei um e-mail [na verdade uma carta!] para os Departamentos de Marketing, de Projetos e Comercial da Mit [Catalão-GO]. Vamos aguardar o que os "homi" respondem; se bem que não sei se alcançarei um alvo de "peso" lá dentro. Nessa minha investida inicial, preferi ser um tanto "político" e educado, principalmente no último parágrafo. Dependendo da resposta, a gente vai mudando o linguajar.

Vejam que procurei tocar na "ferida térmica", embora que discretamente. O texto, na íntegra, está no quote abaixo. Bom, essa é a minha contribuição. Acho que se pelo menos uns 10 ou 15% dos usuários de veículos com esse tipo de problema, mandassem um recado, certamente causaríamos um alerta lá dentro. Com a palavra, os donos de "esquentadinhas".

:pensativo::pensativo::pensativo:

Forte abraço

:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
Waldir, vc teve uma boa idéia. Vamos ver o que eles irão te responder.
Na verdade eu acho que eles irão enaltecer a sua escolha pela GLS e vão fazer de conta que não sabem nada sobre o problema das HPE AT.
Vamos aguardar.
Um abraço,

Marcello Ladeira
27/02/2007, 07:03
Parabéns Waldir... taí o "relator" da turma!!!

[]'s,

Waldir Carlos
27/02/2007, 07:28
Parabéns Waldir... taí o "relator" da turma!!!

[]'s,

Êita Marcello, nem tanto! Rapaz, nesse quase cinqüenta anos de vida, já apanhei e aprendi que muitas vezes um bom texto ajuda. Sou avesso àqueles discussos demagógicos da maioria dos políticos profissionais, mas se a gente não escrever decente, os caras não lêem; simplesmente nos ignoram.

Quem sabe, esse meu texto não cause uma boa impressão por lá, e a gerentada da MMMC pense que sou "Dr" ou qualquer outra credencial de "otôridade"! Se tiver resposta, postarei aqui. Se os "homi" não responderem, vou usar outras "armas"... he, he, he.

:parede::parede::parede:

Um forte abraço

Flávio Mendonça
27/02/2007, 19:43
Pessoal,

a minha (L200 HPE AT) já esquentou duas vezes sob a mesma situação:

cheia de gente e bagagem, ou seja um pouco carregada, subindo devagar, de segunda marcha, um pouco acima de 2000 rpm, idependente de estar com 4x4 ou não.

já fiz teste em lugar pior só eu dentro do carro (sem dó, pra arrebentar o motor e o carro):

subidão em estrada de chão ruim (3km), quase 4000 rpm, entre 70 e 80 km/h no final da subida, variando entre: 4x4/4x2, drive/2 travada, ar ligado/desligado. Foram ao todo 12 tentativas "seguidas" de ferver o motor e em nenhuma delas o ponteiro saiu do meio.

A conclusão que cheguei é que o aquecimento está relacionado com o peso transportado ou seja, motorista mais 3 passageiros (~280 kg ) já é suficiente para esquentar. O óleo da transmissão esquenta e passa calor para o radiador que esquenta logo em seguida.

Flávio Mendonça.

AKPG
27/02/2007, 20:14
Pessoal,

a minha (L200 HPE AT) já esquentou duas vezes sob a mesma situação:

cheia de gente e bagagem, ou seja um pouco carregada, subindo devagar, de segunda marcha, um pouco acima de 2000 rpm, idependente de estar com 4x4 ou não.

já fiz teste em lugar pior só eu dentro do carro (sem dó, pra arrebentar o motor e o carro):

subidão em estrada de chão ruim (3km), quase 4000 rpm, entre 70 e 80 km/h no final da subida, variando entre: 4x4/4x2, drive/2 travada, ar ligado/desligado. Foram ao todo 12 tentativas "seguidas" de ferver o motor e em nenhuma delas o ponteiro saiu do meio.

A conclusão que cheguei é que o aquecimento está relacionado com o peso transportado ou seja, motorista mais 3 passageiros (~280 kg ) já é suficiente para esquentar. O óleo da transmissão esquenta e passa calor para o radiador que esquenta logo em seguida.

Flávio Mendonça.
Flávio,
É isto mesmo. É só colocar carga e pegar uma subida que a bichinha torra!!!!
Pelo menos já exite a solução. É só seguir os passos que eu segui que vc vai conseguir resolver o problema do seu carro.
Um abraço,

Marcello Ladeira
27/02/2007, 20:37
Flávio seu carro ainda está em garantia nao? Se tiver faça como o Ferramenteiro, leve o caso do Alexandre para conhecimento da concessionária e vamos ver o q ocorre.

[]'s,

ramonpoa
28/02/2007, 08:47
:.... eu acho que eles irão enaltecer a sua escolha pela GLS e vão fazer de conta que não sabem nada sobre o problema das HPE AT.
...

sabe tudo de "centro de atendimento ao cliente".... heheheh claro que não relatarão o conhecimento de absolutamente NADA...

abreu
28/02/2007, 09:14
AKPG, seu carro não tá com o problema solucionado.
Você é que está dirigindo feito moça, hehehehehee.

Qualquer L200 esquenta. Seja ela GL, GLS, HPE ou Sport HPE.
Só depende de como você usa ela.

Na que tive, tentei uma ventoinha elétrica de Santana, disparada DIRETO, não adiantava. Ela realmente esfriava a água do radiador, mas os dutos do motor são muito pequenos e a vazão não dá conta de resfria-lo.
Seu carro não é excessão, o motor é o mesmo e problema continua.

Abraços.

AKPG
28/02/2007, 09:57
AKPG, seu carro não tá com o problema solucionado.
Você é que está dirigindo feito moça, hehehehehee.

Qualquer L200 esquenta. Seja ela GL, GLS, HPE ou Sport HPE.
Só depende de como você usa ela.

Na que tive, tentei uma ventoinha elétrica de Santana, disparada DIRETO, não adiantava. Ela realmente esfriava a água do radiador, mas os dutos do motor são muito pequenos e a vazão não dá conta de resfria-lo.
Seu carro não é excessão, o motor é o mesmo e problema continua.

Abraços.
AbreU,
Tô não!!!! :discordo: :discordo: :discordo:
Se eu tivesse dirigindo feito moça, o consumo da minha AT estaria entre 8 e 9 como dos outros colegas que tem por aqui no fórum.:twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
A minha tá fazendo entre 5 e 6 :evil: :evil: :evil: :evil:. E está regulada, sem soltar uma fumacinha sequer do escapamento!!!! A marcha lenta não oscila, o carro pega sempre de primeira e etc.

Continuo usando o carro no limite, principalemente nos finais de semana. Puxo reboque de 900 kg, com ar ligado, carga na caçamba e etc, por estradas de terra e asfalto, subida e descida e sem dó!!! E o ponteiro da temperatura nem se mexe.

Se vc acompanhou o caso do meu carro, dentre as alterações realizadas, eles fizeram uma alteração interna em algum componente próximo da bomba d'água, para permitir que fosse aumentado o fluxo dentro do motor.

Por tudo que tenho feito com o carro, considero sim que o meu não esquenta mais. Pelo menos nas mesmas condições de uso que qualquer outra pkp.:dance: :dance: :dance: :dance:
É esperar pra ver. E pode ficar sossegado que se o carro esquentar alguma vez, vou colocar aqui e em mais um monte de lugares. Não vou deixar barato não!!!

Um abraço esperando porradas dos outros colegas que tem L200 AT "econômicas".

Waldir Carlos
28/02/2007, 10:12
sabe tudo de "centro de atendimento ao cliente".... heheheh claro que não relatarão o conhecimento de absolutamente NADA...

É possível que sim. Aliás, até desconfio que não obterei nenhum tipo de retorno. Portanto, essa percepção aí "parece" óbvia, mas uma coisa é certa: Se os gerentes [...claro que me refiro aos que detêm poder de decisão] recebessem, digamos que algumas centenas de e-mails com reclamações sólidas e bem argumentadas, aposto que se preocupariam e certamente partiriam para uma solução; de PROJETO!!

Resumo:

Nessa minha iniciativa, estou buscando alcançar muito além do call center da MMCB, entende? Sei que pode parecer bobagem e ingenuidade da minha parte, mas o alvo é gente que usa paletó e gravata. Se NÃO cobrar fica assim mesmo. Essa nossa cultura de conformismo tem mais de 500 anos!!!!

[]s

Marcello Ladeira
28/02/2007, 10:43
Abreu acho que o post aconselhável para o Alexandre seria mais de incentivo e também torcendo para que desse tudo certo. Afinal amigos mesmo que virtuais fariam assim.

Que necessidade extranha que temos aqui no fórum de desmerecer o que é do outro. Vamos acabar com isso pessoal!!!

[]s,

FlavioLouveira
28/02/2007, 11:12
AbreU,

Um abraço esperando porradas dos outros colegas que tem L200 AT "econômicas".

Eu nao vou reclamar nao hahah, ainda bem que a minha, do jeito que eu ando, faz 8 a 9 mesmo hahahah, ainda bem :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Esquenta nao:discordo: senta a bota na L200:palmas:

abreu
01/03/2007, 23:42
Eu conheço bem esse carro Alexandre...
Inclusive tenho o orgulho de dizer que tive a PRIMEIRA L200 Sport HPE do Brasil a apresentar aquecimento! :D

Pois eh, meu carro foi a primeira L200 Sport HPE vendida para um cliente.
Logo no primeiro dia, sem placa, meu carro deu uma boa esquentada subindo uma ladeira de terra na 4x2 (destracionando bem...).

Fui na Mitsubishi, até então ninguem sabia que a L200 Sport tinha problemas de aquecimento. Na concessionária não tinham conhecimento do problema, então ligaram para a fábrica que mandou 2 tecnicos para "averiguar" o caso. Andaram comigo nas dunas e viram que não era necessário mais que 15s com pé no fundo subindo uma duna para que ela topasse a temperatura do motor e cuspisse fora toda a água do reservatório.

Mexeram bastante e não acharam nenhuma solução.
O diagnóstico foi claro: Os dutos internos do motor não dão conta de refrigera-lo com 141Cv.

Esse problema persistiu por uns 6 meses, até que me ligaram dizendo que o problema tinha sido solucionado na fábrica e como eu tinha sido o primeiro caso de esquente, se eu queria ser a "cobaia" para a tal modificação.
Aceitei. Meu carro teve a central remapeada, para a HPE 2.0...

Resultado: Acabaram meu carro. Ficou fraco, não chegava mais a 180Km/h como fazia antes (no mesmo trexo ele só chegava a 165Km/h) e continuou esquentando da mesma forma.

Pedi PELO AMOR DE DEUS que voltassem minha central para o mapa original. Não fizeram isso.

A conserionária, vendo que meu problema era grave (tive o prazer que estragar 3 cabeçotes e 2 turbinas) resolveu por conta propia achar uma solução para meu carro. Foi ai que instalaram uma ventoinha elétrica do Santana 2.0...
Esse foi a unica solução que amenizou o problemas, mas não acabou com ele.

Se eu fosse fazer o que eu fazia com a Ranger na L200, ela pegaria fogo com certeza.

Eu tenho amigos que tiveram L200 Sport e todos tiveram o mesmo problema, mesmo as GLS e HPE Manual. Demoravam mais a esquentar, mas tambem esquentavam.

O problema é claro e não tem solução, se tivesse, a Mitsubishi teria feito.
Os dutos internos do motor são projetados para uma potencia de 70Cv no clima do Japão.
Estamos com 141Cv (o dobro da potencia) e no nordeste a 40º...

Abraços.

freitasjr
02/03/2007, 01:54
...O problema é claro e não tem solução, se tivesse, a Mitsubishi teria feito.
Os dutos internos do motor são projetados para uma potencia de 70Cv no clima do Japão.
Estamos com 141Cv (o dobro da potencia) e no nordeste a 40º...
Abraços...

Abreu, ninguém estar questionando ou dizendo o contrário de que as L200 AT não esquentam, e sim que o problema do AKPG foi resolvido.

Vc não acompanhou o outro tópico ? No carro dele foi feito bem mais modificações(por um técnico que foi enviado pela montadora) do que simplesmente colocar uma ventuinha elétrica de Santana.
Foi mudado uma série de coisas e pelos testes feitos pela Alexandre(AKPG) em situações onde anteriormente ela esquentava, parou, não esquenta mais.

Tudo foi monitorado, pressão, bomba, temperatura, etc por um Laptop conectado ao motor, e foi constatado que a temperatura após modificações caíu bastante.

Nesse mesmo tópico senão me engano, tem o relato de um mecânico da Mit que trabalha na montadora em Catalão, de que a Mit tem sim conciência e solução(coisa de 1 ano e pouco) do aquecimento das L200, porém não adotam o mesmo procedimento efetuado na L200 do AKPG pois isso demandaria em um aumento de custos na produção, então eles vão empurrando com a barriga e só solucionam o problema(como fizeram com o AKPG), daqueles que realmente reclamam do ocorrido com a montadora.

Abraços, cordialmente, Francisco de Freitas...

AKPG
02/03/2007, 07:15
Abreu, ninguém estar questionando ou dizendo o contrário de que as L200 AT não esquentam, e sim que o problema do AKPG foi resolvido.

Vc não acompanhou o outro tópico ? No carro dele foi feito bem mais modificações(por um técnico que foi enviado pela montadora) do que simplesmente colocar uma ventuinha elétrica de Santana.
Foi mudado uma série de coisas e pelos testes feitos pela Alexandre(AKPG) em situações onde anteriormente ela esquentava, parou, não esquenta mais.

Tudo foi monitorado, pressão, bomba, temperatura, etc por um Laptop conectado ao motor, e foi constatado que a temperatura após modificações caíu bastante.

Nesse mesmo tópico senão me engano, tem o relato de um mecânico da Mit que trabalha na montadora em Catalão, de que a Mit tem sim conciência e solução(coisa de 1 ano e pouco) do aquecimento das L200, porém não adotam o mesmo procedimento efetuado na L200 do AKPG pois isso demandaria em um aumento de custos na produção, então eles vão empurrando com a barriga e só solucionam o problema(como fizeram com o AKPG), daqueles que realmente reclamam do ocorrido com a montadora.

Freitas,

x2!!! Obrigado pela resposta. Economizou minha digitação!!!! Hehehehehe.

AbreU, conforme o Freitas escreveu, meu carro não esquentou mais nas situações onde antes ele esquentava. Por isso, considero que o problema foi resolvido:dance: :dance: :dance: . Pode até ser que ela esquente novamente em situações mais severas das que eu fiz o carro passar até hoje, mas sinceramente, acho que eu mesmo não conseguirei simular isso. Só se for carregando pedras em Carajás, conforme discussão em outro tópico. kkkkkkkkkkkkkk:parede: :parede: :parede: :parede:

Mas, caso algum dia o carro volte a esquentar, você pode ter certeza que irei relatar tudinho aqui. E também para a MIT, Quatro Rodas e mais quem se interessar.

Um abraço,

abreu
02/03/2007, 08:08
Freitas e AKPG, o que estou tentando dizer é que o problema NÃO TEM SOLUÇÃO.
Pelo menos não com esse motor.

O que fizeram no seu carro AKPG, foi um paleativo, que sim, como ele falou, melhorou o problema de esquente, mas com certeza não acabou com ele. No meu carro tambem foram paleativos, e alguns deram resultado, mas acabar de vez com o problema? Nunca.

Meu carro tambem teve o rotor da bomba dágua trocado por um de pás maiores, mas é tentar passar uma carreta em um buraco que mal passa uma moto.
Ou seja, o problema desse motor é que os dutos de água são muito pequenos, chega um certo volume de água que não tem mais como passar.
Logo, ou se refaz o bloco e o cabeçote com dutos para a circulação de água maiores, ou a Mit vai ficar fazendo paleativos para o resto da vida.

Existe várias formas de amenizar o problema, uma delas é intalando uma ventoinha elétrica no radiador. Outra é trocando o radiador completo. Outra é diminuindo a potencia do carro (e isso foi feito em todas L200 após 2004). Pode-se tambem trocar o rotor da bomba dágua por um de pás maiores. Pode-se tambem trocar a valvula termostática por uma mais fria, ou mesmo retira-la, deixando a água circular livremente pelo motor.

Novamente digo: O que estou tentado dizer, é que tudo isso ameniza o problema, mas NÃO ACABA COM ELE, pois ele não está em nenhuma dessas peças, mas sim nos dutos de passagem de água do motor muito estreitos.

Abraços.

freitasjr
02/03/2007, 13:19
...o problema desse motor é que os dutos de água são muito pequenos, chega um certo volume de água que não tem mais como passar.
Logo, ou se refaz o bloco e o cabeçote com dutos para a circulação de água maiores, ou a Mit vai ficar fazendo paleativos para o resto da vida...

Abreu, abaixo estão as modificações feitas na L200 do AKPG ditas por ele; atente p/ o item de Nº 3 que estar em negrito

"1- foi removido o reservatório original do radiador (foto SemReservOrig.JPG);
2- foi instalado um novo reservatório com tampa de rosca próximo ao filtro de ar (foto NovoReserv.JPG);
3- foi feita um alargamento numa peça que limita a passagem de água no motor e que fica antes da bomba d'água, para permitir o aumento da velocidade na circulação da água no sistema (esta foi a única coisa alterada na parte de dentro do motor do carro, segundo os técnicos);
4- foram eliminados os vãos e frestas que existiam entre o radiador e os pontos onde ele se apóia no carro. Isto foi feito para melhorar a circulação do ar e fazer com que todo o ar captado passe única e exclusivamente pelo radiador (foto Vedado. JPG e Geral.JPG).
5- foi substituida a tampa do radiador por outra, com uma mangueira que se conecta ao novo reservatório que foi instalado (foto TampaRad.JPG);
6- foram feitas todas as regulagens no motor (bomba injetora, turbo e sei lá o que mais)."

Se vc diz(que eu acho que estar correto neste caso) que o problema reside no fatos dos dutos serem muito estreitos p/ a passagem dágua, o alargamento feito na peça(item 3- este fator eu não considero paliativo) p/ aumentar o fluxo dágua pelo motor deve ter contribuido bastante p/ resolver o problema, além de é claro das outras modificações "paliativas" citadas nos outros itens acima. :concordo:

Por isso tudo eu acho que com essas modificações o problema deve ter sido resolvido por completo, porém, só naquelas que passaram ou passaram por todas essas modificações de uma vez só.

Waldir Carlos
02/03/2007, 14:04
Embora sabedor que aquele e-mail [...post #17] que enviei para os "homi" lá em Catalão não será muito levado a sério, hoje aconteceu algo que me intriga. Aqui já escreveram que o SAC é pura ilusão... até concordo, mas...

A "secretária" aqui de casa recebeu um telefonema hoje pela manhã... a pessoa que ligou [...pelas informações que tive "era uma moça educada" e dizia estar ligando da Mitsubish!] se apresentou como "funcionária" da MMCB, dizendo que alguém "do escritório" queria falar com o "Sr Waldir".

Talvez não seja nada de importante mesmo... quem sabe, apenas uma mocinha daquelas do call center e tal, mas a esperança sempre existe. Mesmo que não aconteça p%&#a nenhuma, sou insistente. Meu plano é enviar esse mesmo e-mail para eles, a cada cinco dias; mas somente umas dez vezes.

:parede::parede::parede:

[]s

AKPG
02/03/2007, 14:44
Abreu, abaixo estão as modificações feitas na L200 do AKPG ditas por ele; atente p/ o item de Nº 3 que estar em negrito

2- foi instalado um novo reservatório com tampa de rosca próximo ao filtro de ar (foto NovoReserv.JPG);
3- foi feita um alargamento numa peça que limita a passagem de água no motor e que fica antes da bomba d'água, para permitir o aumento da velocidade na circulação da água no sistema (esta foi a única coisa alterada na parte de dentro do motor do carro, segundo os técnicos);
4- foram eliminados os vãos e frestas que existiam entre o radiador e os pontos onde ele se apóia no carro. Isto foi feito para melhorar a circulação do ar e fazer com que todo o ar captado passe única e exclusivamente pelo radiador (foto Vedado. JPG e Geral.JPG).
5- foi substituida a tampa do radiador por outra, com uma mangueira que se conecta ao novo reservatório que foi instalado (foto TampaRad.JPG);
6- foram feitas todas as regulagens no motor (bomba injetora, turbo e sei lá o que mais)."

Se vc diz(que eu acho que estar correto neste caso) que o problema reside no fatos dos dutos serem muito estreitos p/ a passagem dágua, o alargamento feito na peça(item 3- este fator eu não considero paliativo) p/ aumentar o fluxo dágua pelo motor deve ter contribuido bastante p/ resolver o problema, além de é claro das outras modificações "paliativas" citadas nos outros itens acima. :concordo:

Por isso tudo eu acho que com essas modificações o problema deve ter sido resolvido por completo, porém, só naquelas que passaram ou passaram por todas essas modificações de uma vez só.

Freitas,
Sem esquecer que estas alterações causaram o aumento da pressão de funcionamento do sistema de arrefecimento. E aumento de pressão da água faz com que ela circule mais rapidamente por todo o motor.

AbreU,
Se você tiver alguma informação mais detalhada que comprove o que você escreveu, por favor, coloque-as aqui no forum para que possamos tomar conhecimento também e talvez entender a ênfase que você está dando para dizer que TODAS as L200 têm problemas de aquecimento.

Mesmo tendo sido implantada uma situação paliativa no meu carro, eu considero que isso resolveu o problema.
E isto é algo comum nas montadoras brasileiras.
Quem não se lembra daquele "salto" no capô do Gol esportivo (não me lembro qual modelo, mas lembro do calombo no capô)? Aquilo foi obra da excelente engenharia nacional. Colocaram um motor no carro e a altura dele não cabia no cofre. Ai fizeram um calombo no capô. Isto foi uma solucão paliativa e que afetou até o visual do carro. E nem por isso o carro deixou de vender ou trouxe outros problemas para seus usuários.

Todo projeto tem erro no seu início e faz-se necessário adaptações. Não adianta. Até na F1 é assim!!!! A L200 foi concebida para rodar no Japão a temperaturas muito mais baixas. Trouxeram para o Brasil e começaram a ocorre problemas que tiveram que ser solucionados com o decorrer do tempo. Se a solução só vem quando o cliente "dá porrada" na fábrica, ai é outro assunto.

Mas que o problema foi resolvido no meu carro, "acredito" que foi.

Um abraço,

edubelem
02/03/2007, 16:24
Estou c/ o Abreu, se o que fizeram no carro do Alexandre fosse a solução, pq não fizeram esta modificação na linha de montagem? Economia? qual a diferença em comprar um carro de 94000 e um 94500? pra min fizeram uma gambiarra no carro que deu certo porem não acredito que seja a solução definitiva.

AKPG
02/03/2007, 17:01
Estou c/ o Abreu, se o que fizeram no carro do Alexandre fosse a solução, pq não fizeram esta modificação na linha de montagem? Economia? qual a diferença em comprar um carro de 94000 e um 94500? pra min fizeram uma gambiarra no carro que deu certo porem não acredito que seja a solução definitiva.
Edu,
Tenho o mesmo pensamento que vc. Mas não entendo o porque das montadoras fazerem isso.

Vou voltar um pouco mais no tempo. Quando a Chevrolet vendia os Opalões por aqui, o departamento de engenharia pediu que fosse colocada uma peça no trambulador do câmbio, que custava míseros 20 centavos de dólar. Esta peça faria com que fosse solucionado um problema no engate de uma das marchas ou coisa parecida. Seria um benefício muito grande para os usuários. E sabe o que o departamento financeiro fez? Simplesmente VETOU a colocação desta peça. Ou seja, por 20 centavos de dólar vc daria mais conforto para seus consumidores. E não foi aceito.
Isso saiu inclusive na Quatro Rodas, numa destas matérias que falam de carros antigos bem conservados.

Por isso é que acredito que a MIT tem a solução para este problema, mas por obra do "acaso", não colocam na produção. Só colocam no carro de quem reclama.

Um abraço,

edubelem
02/03/2007, 17:19
Edu,
Tenho o mesmo pensamento que vc. Mas não entendo o porque das montadoras fazerem isso.

Vou voltar um pouco mais no tempo. Quando a Chevrolet vendia os Opalões por aqui, o departamento de engenharia pediu que fosse colocada uma peça no trambulador do câmbio, que custava míseros 20 centavos de dólar. Esta peça faria com que fosse solucionado um problema no engate de uma das marchas ou coisa parecida. Seria um benefício muito grande para os usuários. E sabe o que o departamento financeiro fez? Simplesmente VETOU a colocação desta peça. Ou seja, por 20 centavos de dólar vc daria mais conforto para seus consumidores. E não foi aceito.
Isso saiu inclusive na Quatro Rodas, numa destas matérias que falam de carros antigos bem conservados.

Por isso é que acredito que a MIT tem a solução para este problema, mas por obra do "acaso", não colocam na produção. Só colocam no carro de quem reclama.

Um abraço,

Isto era normal a 30 anos atras, hoje é inadimicivel, com toda essa concorrencia.

AKPG
02/03/2007, 17:38
Isto era normal a 30 anos atras, hoje é inadimicivel, com toda essa concorrencia.
Falar de margem de lucro é muito complicado pois nunca entenderíamos como que os "controlers" das montadoras conseguem chegar no preço final dos carros.
Porém, vale lembrar uma coisa: Quando a Hilux foi lançada, todas as pkps a diesel tinham praticamente o mesmo preço. Ai o que aconteceu? A venda de TODAS as pkps cairam e então a GM, a Ford, a MIT e a Nissan tiveram que reduzir o preço de seus carros para tentar não perder mais mercado para a Hilux. Ou seja, diminuiram e muito suas margens. Ai, cada centavo a mais gasto em um carro, faz a diferença no fechamento.

Outro fato: em 2006 eu comprei um Troller. No dia que eu fui buscar o carro, reparei que o estepe dele era de ferro. Perguntei para o vendedor e ele simplesmente disse que a montadora fez isso para aumentar a sua margem. Qual a diferença de preço entre uma roda de ferro e de liga? Não acho que chegue a 500 reais. Mas este é o ponto. É aquele famoso ditado: De grão em grão, a galinha enche o papo.

Se eles podem deixar de gastar 1 centavo no carro. Deixarão. E tem mais, no caso específico da L200, quantas AT são vendidas todos os meses? 300? 400? Detas, quantos clientes têm problemas de aquecimento e vão atrás dos seus direitos? Acho que quase ninguém.

Portanto, a conclusão que chego é que a fábrica sabe do problema, sabe da solução, mas não vai investir um tostão para consertar um problema que só alguns reclamam. Do ponto de vista de MKT, é o maior dos erros, porém sob o ponto de vista financeiro... O que vale é mais dinheiro no bolso. Da MIT!!!

Respeito ao consumidor: Nota Zero!!!!

abreu
03/03/2007, 19:27

Freitas, pelo jeito você não leu o que eu escrevi...

Eu sei que é dificil, mas vc entende! Vamos lá:
Modificação 1: Não traz nenhum efeito. O radiador da L200 Sport é do tipo selado, que não troca água com o reservatório. A água do reservatório serve apenas para que quando o nivel de água dentro do radiador estiver baixo, ele tenha de onde buscar água. Caso ache necessário, você pode encher a caçamba da L200 de água e botar ela como reservatório, de NADA vai adiantar.

Modificação 2: Mesmo comentário da 1. Se o reservatório não faz parte do sistema fechado de arrefecimento, de nada adianta ter uma tampa de pressão.

Modificação 3: Imagine um funil. De que adianta ter uma boca enorme se no final dele tudo volta a ficar estreito? Mesma coisa nesse caso. Você pode alargar a entrada em quanto quiser, o problema está nos dutos INTERNOS do cabeçote e do bloco. Tem solução? Tem! Mas precisa desmontar todo o motor e manda-los para a retifica, para que os dutos possam ser re-dimensionados. (acredito que aqui sim teriamos uma solução difinitiva para o problema!)

Modificação 4: Isso ajuda sim. Fiz isso na minha Ranger para melhorar o rendimento do ar-condicionado quando o carro estava parado. Mas é apenas mais um paleativo, que vai retardar o esquente, mas não vai resolve-lo.

Modificação 5: Hehehe, trocou por uma tampa "tuning" comprada no mercado livre!? Eh, pq para uma tampa resolver um problema de esquente só mesmo sendo as perolas mágicas do Mercado Livre! E aposto que no anuncio dizia que ela dava tambem uns 20 cavalor para o motor, acertei!?

Modificação 6: Regulagem!? A unica forma de fazer um motor a diesel esquentar menos com "regulagens" é empobrecer sua mistura! Ou seja, fechar a bomba de diesel. Essa é uma boa solução para acabar com o esquente (e com o desempenho do seu carro). Principalmente se este motor voltar a render os 70Cv para qual foi projetado!

O que eu estou tentando dizer é:
A unica solução para o problema de esquente da L200 é re-dimensionar todos os dutos internos do sisma de arrefecimento do motor.
A Mitsubishi não faz pq um recall desse porte custaria um absurdo e para uma empresa que está em dificuldades financeiras isso não é nem de longe uma solução a se cogitar.

Abraços.

AKPG
03/03/2007, 20:40

Eu sei que é dificil, mas vc entende! Vamos lá:
Modificação 1: Não traz nenhum efeito. O radiador da L200 Sport é do tipo selado, que não troca água com o reservatório. A água do reservatório serve apenas para que quando o nivel de água dentro do radiador estiver baixo, ele tenha de onde buscar água. Caso ache necessário, você pode encher a caçamba da L200 de água e botar ela como reservatório, de NADA vai adiantar.

Modificação 2: Mesmo comentário da 1. Se o reservatório não faz parte do sistema fechado de arrefecimento, de nada adianta ter uma tampa de pressão.

Modificação 3: Imagine um funil. De que adianta ter uma boca enorme se no final dele tudo volta a ficar estreito? Mesma coisa nesse caso. Você pode alargar a entrada em quanto quiser, o problema está nos dutos INTERNOS do cabeçote e do bloco. Tem solução? Tem! Mas precisa desmontar todo o motor e manda-los para a retifica, para que os dutos possam ser re-dimensionados. (acredito que aqui sim teriamos uma solução difinitiva para o problema!)

Modificação 4: Isso ajuda sim. Fiz isso na minha Ranger para melhorar o rendimento do ar-condicionado quando o carro estava parado. Mas é apenas mais um paleativo, que vai retardar o esquente, mas não vai resolve-lo.

Modificação 5: Hehehe, trocou por uma tampa "tuning" comprada no mercado livre!? Eh, pq para uma tampa resolver um problema de esquente só mesmo sendo as perolas mágicas do Mercado Livre! E aposto que no anuncio dizia que ela dava tambem uns 20 cavalor para o motor, acertei!?

Modificação 6: Regulagem!? A unica forma de fazer um motor a diesel esquentar menos com "regulagens" é empobrecer sua mistura! Ou seja, fechar a bomba de diesel. Essa é uma boa solução para acabar com o esquente (e com o desempenho do seu carro). Principalmente se este motor voltar a render os 70Cv para qual foi projetado!

O que eu estou tentando dizer é:
A unica solução para o problema de esquente da L200 é re-dimensionar todos os dutos internos do sisma de arrefecimento do motor.
A Mitsubishi não faz pq um recall desse porte custaria um absurdo e para uma empresa que está em dificuldades financeiras isso não é nem de longe uma solução a se cogitar.

Abraços.
AbreU, vamos lá:

Item 1 - A minha L200 agora TROCA água com o reservatório. Por isso é que foi removido o original e foi instalado um outro, IGUAL ao da L200 RS, onde também existe a troca de água entre o reservatório e o radiador. O nome que se dá para este "sistema" eu não faço a mínima idéia, mas que resolveu o problema, resolveu.

Item 2 - Este novo reservatório tem uma tampa de rosca para segurar a pressão do sistema. Se eu abrir, faz o barulho típico que ouvimos ao abrir qualquer coisa onde a pressão q está dentro é maior q a exterior. E ele TROCA Água com o radiador.

Item 3 - Concoro com seu comentário. Porém ressalto que não sei ao certo o que foi feito pois nao pude ver o que foi alterado.

Item 4 - OK.

Item 5 - A tampa pode ate ter sido comprada no ML ou ser usada para tunning, mas a funcao dela la' nao e' estetica. Ela foi colocada la' pra permitir que a agua do radiador fosse para o reservatorio novo que foi instalado. Ou seja, ela TEM funcao sim, e nao e' estetica.

Item 6 - So' sei que o desempenho do carro continua o mesmo de sempre. Tambem nao sei dizer exatamente o que foi feito de regulagem no carro.

Quanto a um recall, concordo que e' praticamente impossivel a MIT fazer isso.
Quanto ao problema de aquecimento, considero o problema do meu carro resolvido, seja por uma solucao paliativa ou nao. Ela nao esquentando mais pra mim ja' esta' bom.

Um abraco,

freitasjr
04/03/2007, 01:00
Eu sei que é dificil, mas vc entende! Vamos lá...

Acho q vc não ler as msgs todas tb. Bem, o AKPG me fez economizar o que eu iria digitar. Vide a Msg dele: "A minha L200 agora TROCA água com o reservatório" , e o restante q ele escreveu, etc...

...O que eu estou tentando dizer é:
A unica solução para o problema de esquente da L200 é re-dimensionar todos os dutos internos do sisma de arrefecimento do motor....

Concordo que o redimensionamento dos dutos internos seria uma solução mais, digamos, correta, porém se pode resolver o problema de outra forma menos honerosa $$, é claro q a montadora vai preferir a segunda.

O AKPG disse que chegou a subir uma serra puxando um reboque com 2 quadricículos, + 2 bicicletas, + caçamba da picape cheia, + 4 pessoas + televisão(dentro da cabine) + cachorro...etc tudo dentro do carro com o ar ligado e mesmo assim não esquentou(antes carregando menos peso esquentava). Quanto a regulagem da bomba/turbina em vez de piorar o rendimento, melhorou segundo dito por ele em outro tópico; e que antes da modificação com o carro parado em marcha lenta a temperatura era de 95ºC, agora estar em 88ºC e quando submete o carro a um grande esforço chega a 95ºC.

Ou seja, após essas modificações feitas, quando submete o carro a um grande esforço, agora a temperatura fica a mesma quando antigamente(antes das modif.) era a temperatura de marcha lenta do carro. :concordo:

Daí da p/ notar que, não importa mais se as mudanças p/ se resolver o problema de esquente da L200 deveriam ser feitas nos dutos internos(a forma politicamente correta) ou da maneira meio que "jeitinho brasileiro" como foi realizada; o que realmente tem relevância agora é que o problema foi resolvido... seja qualquer a maneira "alavantú" que foi feita, não ah mais esquente.

Se mesmo assim vc acha que não resolveu(mesmo submetendo o carro a condições severas, estar com a temp. igual a antes de marcha lenta); dado as outras tentativas mal fadadas da Mit em tentar resolver o problema - realmente é algo p/ se desconfiar, é esperar p/ vê se essa "solução" mais barata(em comparação com a 100% correta de redimencionar os dutos) agora dada pela Mit, é definitiva ou não. ;-)

Abraços, atenciosamente, Francisco de Freitas...

AKPG
04/03/2007, 11:15
Acho q vc não ler as msgs todas tb. Bem, o AKPG me fez economizar o que eu iria digitar. Vide a Msg dele: "A minha L200 agora TROCA água com o reservatório" , e o restante q ele escreveu, etc...

Concordo que o redimensionamento dos dutos internos seria uma solução mais, digamos, correta, porém se pode resolver o problema de outra forma menos honerosa $$, é claro q a montadora vai preferir a segunda.

O AKPG disse que chegou a subir uma serra puxando um reboque com 2 quadricículos, + 2 bicicletas, + caçamba da picape cheia, + 4 pessoas + televisão(dentro da cabine) + cachorro...etc tudo dentro do carro com o ar ligado e mesmo assim não esquentou(antes carregando menos peso esquentava). Quanto a regulagem da bomba/turbina em vez de piorar o rendimento, melhorou segundo dito por ele em outro tópico; e que antes da modificação com o carro parado em marcha lenta a temperatura era de 95ºC, agora estar em 88ºC e quando submete o carro a um grande esforço chega a 95ºC.

Ou seja, após essas modificações feitas, quando submete o carro a um grande esforço, agora a temperatura fica a mesma quando antigamente(antes das modif.) era a temperatura de marcha lenta do carro. :concordo:

Daí da p/ notar que, não importa mais se as mudanças p/ se resolver o problema de esquente da L200 deveriam ser feitas nos dutos internos(a forma politicamente correta) ou da maneira meio que "jeitinho brasileiro" como foi realizada; o que realmente tem relevância agora é que o problema foi resolvido... seja qualquer a maneira "alavantú" que foi feita, não ah mais esquente.

Se mesmo assim vc acha que não resolveu(mesmo submetendo o carro a condições severas, estar com a temp. igual a antes de marcha lenta); dado as outras tentativas mal fadadas da Mit em tentar resolver o problema - realmente é algo p/ se desconfiar, é esperar p/ vê se essa "solução" mais barata(em comparação com a 100% correta de redimencionar os dutos) agora dada pela Mit, é definitiva ou não. ;-)

x2!!!

E vocês podem ficar tranquilos que se um dia meu carro voltar a esquentar, vocês saberão com todos os detalhes.

Não estou aqui pra defender uma ou outra marca. Estou aqui para relatar o que acontece com meu carro e o objetivo disso é ajudar a outras pessoas para que não passem pelo que passei.

Se a solução do problema do meu carro foi "porca" ou não, para mim como consumidor, importa é que o carro não apresente mais problemas de aquecimento. Se isto não acontecer mais (e sinceramente, depois dos testes que fiz, acho q realmente não irá mais ocorrer), me considero satisfeito com a solução encontrada para o meu caso.

Se eu não fosse uma pessoa que gostasse de carros e mecânica, talvez eu nunca tomasse conhecimento do que fizeram no meu carro. Seria a mesma coisa que eu levar, por exemplo, minha televisão para arrumar ou outra coisa qualquer. Eu nunca saberei qual o conserto que foi feito nela. Se foi "gambiarra" ou não. O técnico pode alegar um monte de coisas que eu vou acreditar. A não ser que eu seja um técnico em eletrônica e quando eu chegar em casa, eu desmonte a TV e tente descobrir o que foi alterado.

Pelo menos no meu carro, pude abrir o capô do motor e tirar fotos do antes e do depois. E isso ajudou. Se eu não tivesse feito isso, talvez não tivesse nem reparado que o reservatório de água foi alterado.

Abraços.

Waldir Carlos
04/03/2007, 11:35
x2!!!

E vocês podem ficar tranquilos que se um dia meu carro voltar a esquentar, vocês saberão com todos os detalhes.

Não estou aqui pra defender uma ou outra marca. Estou aqui para relatar o que acontece com meu carro e o objetivo disso é ajudar a outras pessoas para que não passem pelo que passei.

Bravo, Alexandre! Não nos conhecemos [ainda] mas compartilho dessa linha de pensamento. Vejo que certas "paixões" aqui do 4x4, certamente podem gerar falsos conceitos. Estamos em um fórum "aberto", livre e democrático. É fundamental que usemos de isenção, visando a "melhor escolha". Temos que pensar [e agir] de forma que haja uma orientação aos mais novatos, como esse amigo que vos escreve!

OFF: Que diabos significa "X2"? Vejos alguns de vocês escrevendo isso e me intriguei aqui. :putz::putz::putz:

Um abraço... vou desligar e sair com a patroa...:dance::dance::dance:.

AKPG
04/03/2007, 11:40
Bravo, Alexandre! Não nos conhecemos [ainda] mas compartilho dessa linha de pensamento. Vejo que certas "paixões" aqui do 4x4, certamente podem gerar falsos conceitos. Estamos em um fórum "aberto", livre e democrático. É fundamental que usemos de isenção, visando a "melhor escolha". Temos que pensar [e agir] de forma que haja uma orientação aos mais novatos, como esse amigo que vos escreve!

OFF: Que diabos significa "X2"? Vejos alguns de vocês escrevendo isso e me intriguei aqui.

Um abraço
x2 = Vezes 2. Ou algo como: Assino embaixo!!! Coisas da internet q eu mesmo demorei a entender. E olha que sou um cara oriundo da área de informática....

abreu
04/03/2007, 19:42

Vamos lá mais uma vez Freitas!
O problema da L200 é tão sério que até mesmo subindo uma serra com tudo isso que vc falou ela esquentava.
Mas amigo, já imaginou ela subindo uma duna em uma tarde fria nossa (38º no minimo), com RPM topado e sem NENHUMA ventilação de frente?

A minha L200, Freitas, andava a 180Km/h com pé topado por mais de 4 minutos sem levantar a temperatura um milimetro se quer. Andava até Buzios carregada (rebocando uma lancha de mais de 2700Kg) sem esquentar nadinha.
Não é no asfalto que está o problema da L200 amigo.

Até um carrinho 1.6 tem a OBRIGAÇÃO de subir uma serra rebocando 2 quadriciclos, biclicleta, menino, cachorro, papagaio e periquito sem esquentar!
Fazer uma subida dessa não é nenhum feito histórico, é MUITO mais do que obrigação para um pick-up, mesmo que carregada com seja lá quantos Kg ela promete carregar.

Mas veja só, o problema é tão agudo, que até mesmo no asfalto elas estão esquentando!
A minha certa vez esquentou em um engarrafamento! Pode isso!? Em pleno carnaval, maior engarrafamento lá em Pirangi, de meio dia e eu tendo que desligar o ar pq ela tava aquecendo!

AKPG, vocês ai tem dunas de areia solta?
Faz um teste para nós:
Baixe seu pneu para 18Lbs e atole ela em uma subida de uma duna.
É fácil, é só vir bem de vagar e começar a subir sem pegar embalo.
Quanto ela atolar, pise no acelerador e fique tentando subir por não mais que 15s e observe se seu medidor de temperatura não vai para 3/4.
Segure o pedal por mais 5s e repare se o medidor não vai a 100%...

O problema da L200 está ai: Quando precisamos de força SEM VENTILAÇÃO FRONTAL.

O cumulo da L200 Sport HPE:
Um amigo comprou uma, mexeu na bomba e na turbina e foi ver com quantos cavalos ela estava medindo-a no dinamometro. Sim, até no teste do dinamometro ela aqueceu!

Abraços.

murilloaquino
04/03/2007, 19:53
Se em duas situaçoes iguais,com dois carros por exemplo uma esquentar(l-200) e outra nao(hilux, ranger, frontier, s-10) serve de parametros para comparar, pois o esforço fisico é o mesmo...

freitasjr
04/03/2007, 20:37
...A minha certa vez esquentou em um engarrafamento! Pode isso!? Em pleno carnaval, maior engarrafamento lá em Pirangi, de meio dia e eu tendo que desligar o ar pq ela tava aquecendo!...

Hehehee, essa sua Ex_L200 devia tá igual a do "Ferramenteiro" daqui do fórum que esquenta por qualquer coisinha... Parece que as primeiras AT a serem lançadas ainda tinha um estado de aquecimento mais crítico que as atuais. P/ vc ter uma idéia a do "Ferramenteiro"(parece que ano 2004) chega ao ponto de não ter força nem p/ sair da imobilidade.

...AKPG, vocês ai tem dunas de areia solta?

Ele mora em SP, vai ter que andar um pouquinho p/ pegar umas Dunas boas.

...Faz um teste para nós:
Quanto ela atolar, pise no acelerador e fique tentando subir por não mais que 15s e observe se seu medidor de temperatura não vai para 3/4.

Essa seria então a prova de "fogo" p/ testar se deu certo as modificações né ;) Vc chegou a fazer este teste com a Ranger ?

Se bem que carro AT é um pouco diferente de MT. P/ vc ter uma idéia, tem relato do "Homero" daqui do fórum que possui uma Hilux da nova SRV AT que disse que uma vez estava subindo uma serra(com a picape Sem muito peso) em 4x2 e a luz do câmbio AT ascendeu indicando aquecimento do câmbio AT e aí ele teve que acionar a reduzida p/ subir a serra a fim de "esfriar" o óleo do câmbio.

Vc chegou a fazer este teste com a Ranger ? De qualquer forma, apesar de variantes diferentes, é um bom teste p/ por a prova o que foi feito na L200 do AKPG.

...O problema da L200 está ai: Quando precisamos de força SEM VENTILAÇÃO FRONTAL.
Um amigo comprou uma, mexeu na bomba e na turbina e foi ver com quantos cavalos ela estava medindo-a no dinamometro. Sim, até no teste do dinamometro ela aqueceu!

Curiosidades:

1) Ele comprou uma Outdoor ou Sport(usada) ?

2) É AT ou MT ?

3) Ele mecheu na bomba e turbina como, remapeando o chip da central Hpe ?

4) Ele testou no dinamômetro daqui de Natal no CTGÁS ? Lá quando eu fiz o teste da minha Ex_TR4 eles colocaram 2 ventiladores bem grandes na frente do carro.

AKPG
04/03/2007, 21:48
Não é no asfalto que está o problema da L200 amigo.

Até um carrinho 1.6 tem a OBRIGAÇÃO de subir uma serra rebocando 2 quadriciclos, biclicleta, menino, cachorro, papagaio e periquito sem esquentar!
Fazer uma subida dessa não é nenhum feito histórico, é MUITO mais do que obrigação para um pick-up, mesmo que carregada com seja lá quantos Kg ela promete carregar.

Mas veja só, o problema é tão agudo, que até mesmo no asfalto elas estão esquentando!
A minha certa vez esquentou em um engarrafamento! Pode isso!? Em pleno carnaval, maior engarrafamento lá em Pirangi, de meio dia e eu tendo que desligar o ar pq ela tava aquecendo!

AKPG, vocês ai tem dunas de areia solta?
Faz um teste para nós:

O problema da L200 está ai: Quando precisamos de força SEM VENTILAÇÃO FRONTAL.

Abraços.
Abreu,

A minha apresentou problemas no asfalto e também em estradas de terra onde eu estava usando 4x4 reduzido e o câmbio em 1 ou 2. Ou seja, andando devagar, no barro e usando muita força. Era só vc ter lido tudo o que já coloquei sobre este assunto aqui no fórum.

Em ambos os casos, o carro estava carregado e puxando o reboque com 2 quadriciclos, que é bem levinho e qualquer carro 1.6 puxa né? Só não sei onde o dono de um destes carros vai encontrar um engate que consiga suportar este pesinho de nada. Sem contar o freio. Imagina vir a 100 por hora e precisar frear um carro que pesa 1000 kg com 900 kg no engate. Vai ser bem legal!!! Não quero nem estar perto pra ver o que vai acontecer. E já ia me esquecendo, o papagaio não foi nesta viagem. Ele ficou na casa da minha sogra mesmo:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: !!!!!

Depois das alterações, o carro não apresentou mais os problemas de aquecimento nas situações onde antes apresentava, ou seja, no asfalto, na terra e no barro. Todas elas com o REBOQUE.

Pelo visto, vc não conhece muito bem a geografia do Brasil, por isso vou te explicar: Aqui em SP não temos dunas. Não sei se isso é bom ou ruim. Pelo menos pra mim não faz falta. Me divirto no barro mesmo. Talvez um dia eu coloque a minha L200 pra andar nas dunas, ai vou seguir direitinho as suas instruções sobre como fazer uma L200 esquentar.

Até lá, se ela não esquentar no uso que eu faço, considero o problema resolvido. Se ela esquentar, vocês saberão aqui no fórum. Pode ter certeza disso.

Um abraço,

abreu
04/03/2007, 23:01
Hehehee, essa sua Ex_L200 devia tá igual a do "Ferramenteiro" daqui do fórum que esquenta por qualquer coisinha... Parece que as primeiras AT a serem lançadas ainda tinha um estado de aquecimento mais crítico que as atuais. P/ vc ter uma idéia a do "Ferramenteiro"(parece que ano 2004) chega ao ponto de não ter força nem p/ sair da imobilidade.

Ele mora em SP, vai ter que andar um pouquinho p/ pegar umas Dunas boas.

Essa seria então a prova de "fogo" p/ testar se deu certo as modificações né ;) Vc chegou a fazer este teste com a Ranger ?

Se bem que carro AT é um pouco diferente de MT. P/ vc ter uma idéia, tem relato do "Homero" daqui do fórum que possui uma Hilux da nova SRV AT que disse que uma vez estava subindo uma serra(com a picape Sem muito peso) em 4x2 e a luz do câmbio AT ascendeu indicando aquecimento do câmbio AT e aí ele teve que acionar a reduzida p/ subir a serra a fim de "esfriar" o óleo do câmbio.

Vc chegou a fazer este teste com a Ranger ? De qualquer forma, apesar de variantes diferentes, é um bom teste p/ por a prova o que foi feito na L200 do AKPG.

Curiosidades:

1) Ele comprou uma Outdoor ou Sport(usada) ?

2) É AT ou MT ?

3) Ele mecheu na bomba e turbina como, remapeando o chip da central Hpe ?

4) Ele testou no dinamômetro daqui de Natal no CTGÁS ? Lá quando eu fiz o teste da minha Ex_TR4 eles colocaram 2 ventiladores bem grandes na frente do carro.

Fala Freitas...
Minha Ranger uma vez esquentou um pouco, a embreagem viscosa da ventoinha não estava 100%. Mas a peça foi trocada e ficou bom.
A Ranger 3.0 não esquenta... Quando a temperatura passa um pouco do meio (muitissimo dificil, mas acontece), a ventoinha entra e a temp volta ao normal e pouco mais de 10s... Isso é o correto para um carro que precisa carregar mais de 900Kg.

O Troller já rebocou um Jeep Willis e uma Frontier (trenzinho com os 2 desligados) nas dunas de Jacumã até sair no lava cú... A temperatura não chegou se quer ao meio. Na verdade, foi o UNICO dia que vi o Troller ligar a ventoinha por mais de 30s...

A L200 dele foi comprada zero, era uma Sport AT acho que 2004 ou 2005...
O remapeamento foi feito via software, em SP, na Nascar chips...
O dinamometro foi em Recife, com ventiladores na frente tb (que por acaso não deram conta).

AKPG:
Nooooosa, você tem quadriciclos ou pequenos tratores!? Que modelo que eles são?
O Yamaha 350R pesava 170Kg!

Eu rebocava uma lancha de uns 900Kg em um Focus sem problema algum...
Meu tio rebocava uma de uns 800Kg em um Buggy com seu motor 1.6 super potente de 56Cv. E vê lá, um Buggy não pesa nem 800Kg!
Rebocar qualquer coisa que esteja em cima e rodas é tão fácil que você nem imagina!

Eu não estou tentando dizer que L200 Sport é um carro ruim Alexandre.
Pelo contrario, é um carro lindo, confortável (na frente) e muito boa de dirigir.
Meu deu tanto prazer quanto a Ranger (ou até mais, foi meu primeiro 4x4 "de verdade").
Só que, ela tem problemas de esquente e a solução não é simples como você falou.
No seu caso amenizou o problema, resolvendo pelo menos na parte de asfalto e estradas de terra como você falou. Ótimo, é mais que a obrigação do carro fazer tudo isso, principalmente custado o que ele custa.
Mas eu te garanto que não resolveu.

Eu sei que é bem longe, mas o convite para vir aqui a Natal conheçer nossas dunas está feito.

Ps. Quanto ao consumo, a minha variava entre 4,5Km/l e 8,5Km/l...
Eu já enchi o tanque dela na saida de Natal e tive que abastecer na entrada de Recife, 290 de distancia (4,5Km/l)
Mas tambem fiz o percurso (que geralmente leva 3,5horas em 2,4horas). Ela colou o ponteiro mais de 8 vezes daqui até lá.
Não me crucifiquem, eu estava atrazado para uma reunião!

Como tambem já andei na paz e ela fez 8,5Km/l...

Abraços.

Marcello Ladeira
05/03/2007, 08:57
Abreu,

A minha apresentou problemas no asfalto e também em estradas de terra onde eu estava usando 4x4 reduzido e o câmbio em 1 ou 2. Ou seja, andando devagar, no barro e usando muita força. Era só vc ter lido tudo o que já coloquei sobre este assunto aqui no fórum.

Em ambos os casos, o carro estava carregado e puxando o reboque com 2 quadriciclos, que é bem levinho e qualquer carro 1.6 puxa né? Só não sei onde o dono de um destes carros vai encontrar um engate que consiga suportar este pesinho de nada. Sem contar o freio. Imagina vir a 100 por hora e precisar frear um carro que pesa 1000 kg com 900 kg no engate. Vai ser bem legal!!! Não quero nem estar perto pra ver o que vai acontecer. E já ia me esquecendo, o papagaio não foi nesta viagem. Ele ficou na casa da minha sogra mesmo:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: !!!!!

Depois das alterações, o carro não apresentou mais os problemas de aquecimento nas situações onde antes apresentava, ou seja, no asfalto, na terra e no barro. Todas elas com o REBOQUE.

Pelo visto, vc não conhece muito bem a geografia do Brasil, por isso vou te explicar: Aqui em SP não temos dunas. Não sei se isso é bom ou ruim. Pelo menos pra mim não faz falta. Me divirto no barro mesmo. Talvez um dia eu coloque a minha L200 pra andar nas dunas, ai vou seguir direitinho as suas instruções sobre como fazer uma L200 esquentar.

Até lá, se ela não esquentar no uso que eu faço, considero o problema resolvido. Se ela esquentar, vocês saberão aqui no fórum. Pode ter certeza disso.

Um abraço,
AbreU já simulei o que você sugeriu ai aqui em BH... tudo bem que não foi na areia, mas numa subida que o carro simplesmente deslizava e não se movia... forcei pois mais de 30 s, rotação entre 4000 e 4500, pneus fritando e nada da temperatura sair do meio.

O Wagner aqui do fórum acompanhou o teste.

[]s,

AKPG
05/03/2007, 17:00
AKPG:
Nooooosa, você tem quadriciclos ou pequenos tratores!? Que modelo que eles são?
O Yamaha 350R pesava 170Kg!

Este quadriciclo que vc mencionou deve ser um esportivo, que é o ideal para andar nas dunas. Eu tenho dois utilitários com tração 4x4. Na verdade, você pode considerar como pequenos tratores:

- Kawasaki Prairie 700 (2 cilindros em V) + Guincho Warn 3.0 + Rodas de liga aro 14 com pneus 27x9x14 na dianteira e 27x11x14 na traseira. Peso original: 280 kg. Com o guincho e as rodas, acho q deve estar por volta de 300 kg.
- Honda Foreman 450 câmbio TipTronic + Pneus 27 polegadas + escape FMF. Peso original: 220 kg. Com estes acessórios deve estar com uns 240kg.

Além dos dois quadriciclos, meu reboque é de rodagem dupla e tem um bagageiro Thule adaptado a ele, onde carrego todas as tralhas (capacetes, botas, ferramentas, macaco hidráulico, e etc). Estimo que tudo isso pesa uns 360 kg. Mesmo porque já tentei levantar ele com o guincho do quadricilo e não consegui. Tive que amarrar o quadri numa árvore para conseguir suspender o reboque.

Eu rebocava uma lancha de uns 900Kg em um Focus sem problema algum...
Meu tio rebocava uma de uns 800Kg em um Buggy com seu motor 1.6 super potente de 56Cv. E vê lá, um Buggy não pesa nem 800Kg!
Rebocar qualquer coisa que esteja em cima e rodas é tão fácil que você nem imagina!

Discordo de vc. Mas tudo bem. São opiniões divergentes. Eu já precisei frear um carro com reboque na chuva para evitar uma colisão traseira e sei o que isso signigica. 900 kg te empurrando pra frente, no molhado, não é brincadeira não!!!
Também já tive que me livrar de colisões laterais na estrada por estar ultrapassando um veículo e ele tentar entrar logo atrás de mim e ver que eu estava com um reboque. São situações fora do normal, mas que acontecem. E por estes motivos é que EU considero não ser tão simples assim andar com um reboque.

Eu não estou tentando dizer que L200 Sport é um carro ruim Alexandre.
Pelo contrario, é um carro lindo, confortável (na frente) e muito boa de dirigir.
Meu deu tanto prazer quanto a Ranger (ou até mais, foi meu primeiro 4x4 "de verdade").
Só que, ela tem problemas de esquente e a solução não é simples como você falou.
No seu caso amenizou o problema, resolvendo pelo menos na parte de asfalto e estradas de terra como você falou. Ótimo, é mais que a obrigação do carro fazer tudo isso, principalmente custado o que ele custa.

Mas eu te garanto que não resolveu.

Bom, só o tempo dirá se a "gambiarra" que foi feita no meu carro evitará que ele esquente novamente. Vai depender do meu uso e das situações de vou encontrar daqui pra frente. E concordo com vc que o carro não poderia apresentar o problema que apresentou. DE JEITO NENHUM!!! Por isso mesmo é que fui atrás dos meus direitos. Paguei 94 k por um carro que tem que me atender em tudo o que exigir dele. E sem esquentar!!!!

Eu sei que é bem longe, mas o convite para vir aqui a Natal conheçer nossas dunas está feito.

Ps. Quanto ao consumo, a minha variava entre 4,5Km/l e 8,5Km/l...
Eu já enchi o tanque dela na saida de Natal e tive que abastecer na entrada de Recife, 290 de distancia (4,5Km/l)
Mas tambem fiz o percurso (que geralmente leva 3,5horas em 2,4horas). Ela colou o ponteiro mais de 8 vezes daqui até lá.
Não me crucifiquem, eu estava atrazado para uma reunião!

Como tambem já andei na paz e ela fez 8,5Km/l...

Abraços.

Quem sabe um dia eu vá por estas bandas e ai possamos fazer o teste. Mas sinceramente, se eu for de carro pra sua terra, não vou resistir: terei que ir de Troller mesmo!!!!
E consumo eu nem discuto. A minha faz a média de 6, seja na cidade ou na estrada.

Um abraço,

Waldir Carlos
05/03/2007, 18:46
Me permitam voltar às correspondências. Para facilitar a compreensão para quem não leu tudo, vou relembrar algumas coisas que escrevi antes. Em seguida, estou postando a resposta [sic] que o SAC da Mit me enviou. Já esperávamos algo assim, afinal uma única "cartinha" dessas que enviei é inofensiva. Mas, o dever de cidadão falou mais alto e retruquei.

A primeira correspondência para a Mit #17 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25769&page=2) <= Link 1

Outro post meu; #27 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25769&page=3) <= Link 2

Mais um post; #35 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25769&page=4) <= Link 3

Bom, daqui prá frente, a leitura só faz sentido para aqueles que se dispuseram a acompanhar o tópico inteiro, além de ter conhecimento [...aqui e no outro tópico onde ele descreve os "caminhos" para alcançar aquela solução doméstica] do histórico da L200 A/T do colega Alexandre.

Réplica e tréplica, em quotes. Primeiro a resposta [sic] que me enviaram. Calma lá! Sejamos civilizados e vamos considerar como uma resposta; mesmo que no molde "padrão" [CTRL +C, CTRL+V].

De: Sac <sac@mmcb.com.br>
Enviado: segunda-feira, 5 de março de 2007 15:11:15
Para: "'Waldir C Santos'" <wcarlos_902@hotmail.com>
Assunto: RES: Mitsubishi L-200 Outdoor HPE...help! REENVIO_1

Prezado Senhor ,

Agradecemos seu e-mail.

Muito obrigado por entrar em contato com o SAC da Mitsubishi Motors. Sua opinião é muito importante para nós.

Com relação as suas duvidas, informamos que os veiculos equipados com o motor de 121cv não possuem o sistema HPE, somente as L200 com 141cv.

Sobre os comentários relativos a superaquecimento informamos que não possuímos histórico de casos em nosso departamento técnico e engenharia.

Desde já, agradecemos por escolher um Mitsubishi.

Atenciosamente,
SAC - Serviço de Atendimento a Clientes
MMC Automotores do Brasil Ltda

Já calejado por anos de "estrada" nesse querido Brasil, esperava algo do gênero. Entretanto a parte desse pomposo e-mail que me enviaram, onde afirmam não haver histórico de [reclamações?] superaquecimento lá na MMCB, me causou uma certa angústia e voltei a escrevê-los.

De: Waldir C Santos <wcarlos_902@hotmail.com>
Enviada em: segunda-feira, 5 de março de 2007
Para: sac@mmcb.com.br
Assunto: Mitsubishi L-200 Outdoor HPE...help! REENVIO_2

Boa tarde!

Inicialmente, agradeço a atenção pela resposta, embora para tal, tenha sido necessário o REENVIO_1. Compreendo as demandas e imagino que faz parte, afinal a Mitsubishi é uma marca que tem muitos clientes.

No que tange ao detalhe relativo à potência [121cv ou 141cv], me parece que eu não me expressei com a clareza necessária antes. Não havia nenhum tipo de dúvida de minha parte, quanto a isso. Embora um tanto desatualizado acerca das novas tecnologias empregadas pela MMCB, as "diferenças" entre os modelos - sem e com o sistema HPE - já estavam claras.

Assim sendo, as dúvidas [IMPORTANTES] que ainda pairam me obrigam a retornar ao questionamento feito relativo ao aspecto de superaquecimento! Queiram me desculpar, mas o parágrafo da resposta que recebi ficou extremamente prejudicado, dada à forma tão resumida em conteúdo; como foi escrito.

Assim sendo, lhes peço compreensão, mas me surpreende a afirmação dando conta que NÃO existe nenhum tipo de relato histórico nas áreas de projeto e engenharia da MMCB. Essa minha surpresa, em hipóstese alguma, significa que estou colocando em dúvida a lisura e a seriedade da "nossa" Mitsubishi brasileira.

Explico:

Na minha busca objetivando agregar o máximo de valor ao investimento que estou prestes a fazer, obtive relatos de proprietários de picapes L200, dotadas da tecnologia HPE, notadamente os modelos Outdoor, nas versões A/T. Tais informações dão conta de problemas ligados à suposta deficiência de arrefecimento dos motores. Alguns desses clientes inclusive buscaram soluções, por mais de uma vez, junto às concessionárias onde os veículos foram adquiridos.

Igualmente tenho informações [...as guardo norteado pela ética e para preservar a identidade desses funcionários] até de mecânicos de dentro de algumas concessionárias Mitsubishi, confirmando que o número de clientes com reclamações de superaquecimento em seus veículos é relativamente freqüente. Esclareço que são pessoas idôneas e que conheço o trabalho de algumas há muitos anos em oficinas conceituadas.

Posto isso, pelo que parece, esses problemas NÃO estão chegando ao conhecimento de quem pode decidir e fazer ajustes visando resolvê-los; em definitivo. Uma pena! Daí a razão da minha honesta e respeitosa insistência no assunto.

Finalizo esperando um esclarecimento com maior conteúdo, já que a resposta que hoje recebi através desse SAC, além de pouco esclarecedora, conflita com esse meu relato. Vale lembrar ainda que a minha intenção como esse contato é tão somente contribuir para que a relação de negócios entre a MMCB e a sua imensa clientela seja preservada e transparente.

Atenciosamente
Waldir C Santos
Aracaju-Sergipe

PS- Tá difícil chegar nos "homi qui manda", mas...

Um grande abraço

Marcello Ladeira
05/03/2007, 21:17
Grande Waldir, tenho muito prazer em ler seus posts, são bem escritos e "polidamente" divertidos.

Me desculpe por não ter retornado sobre as fotos das Plataformas, mas é que nos dias que vc encaminhou estava realmente agarrado com meus preparativos de viagem e depois a rotina me impossibilitou de dar a devida atenção.

Confesso que pelas fotos não pude ter noção exata do tamanho... imagino que, assim como ocorrem com navios, o impacto ao vivo é muito superior que pelas fotos.

Vi também que vc estava ministrando um curso... conta ai: você dá aula de que?

E na sala de controle? Como são as atividades? pode me responder por email ou PVT para que não poluamos com assuntos pessoais este tópico que tá ficando bem esclarecedor.

[]'s,

Waldir Carlos
06/03/2007, 09:23
Brigadão Marcelo, mas é nosso dever procurar errar menos e esclarecer. Acho o nível aqui do 4x4 bom... participo de outros fóruns de hardware [...minha outra "praia"] e lemos cada coisa de arrepiar. Te enviei MP.

Voltando ao assunto principal do tópico: Conversei hoje com um amigo que viaja muito e tem atividades rurais pros lado de Rondônia. Ele tem uma Mit Sport HPE manual ... o cara tem fazenda, aí já viu, né? Dizendo ele: Até os noventa mil quilômetros "a bicha num esquentava"; depois dos 98 mil km começaram umas bronquinhas e tal.

Bom, ele é o tipo de sujeito cismado. Comentei que participava de um fórum de 4x4, onde estávamos analisando essa questão de superaquecimento nas A/T e tal. Aí ele disparou: A minha é na mão grossa; essas "tomáticas é prá doutô"! Me calei.

:):):)

[]s

Waldir Carlos
10/03/2007, 21:13
Desculpem o UP, mas essa semana recebi um telefonema da Mit e acho que vale divulgar aqui. Primeiro o curtíssimo e-mail resposta do SAC. Se fosse somente isso eu não iria nem me dar ao trabalho de postar, mas no longo contato telefônico foi possível arrancar, pelo menos, uma "confissão"; ainda que muito discreta.

Inicio pelo breve e-mail que recebi, após o contato telefônico:

De: Sac <sac@mmcb.com.br>Enviado: terça-feira, 6 de março de 2007 13:51:59Para: "'Waldir C Santos'" <wcarlos_902@hotmail.com>Assunto: RES: RES: Mitsubishi L-200 Outdoor HPE...help! REENVIO_2http://gfx2.hotmail.com/spacer.gifhttp://gfx2.hotmail.com/i.p.previous.gif (http://javascript<b></b>:S('getmsg','','','','','MSG1173189127.3','','','p rev',''))|http://gfx2.hotmail.com/i.p.next.gif (http://javascript<b></b>:S('getmsg','','','','','MSG1173189127.3','','','n ext',''))|http://gfx2.hotmail.com/i.p.delete.gif (http://by20fd.bay20.hotmail.msn.com/cgi-bin/getmsg?msg=MSG1173189127.3&start=1280397&len=35266&msgread=1&imgsafe=y&curmbox=F000000001&a=1ad92205ad3673cdf6576cee523d13e8e69f38aa5a95bd33 a892eee31c1eb89f&curmbox=F000000001&a=1ad92205ad3673cdf6576ce#)|http://gfx2.hotmail.com/i.p.folder.inbox.gifCaixa de Entrada (http://javascript<b></b>:HM('curmbox=F000000001'))

Caro Waldir,

Conforme contato telefonico mantido nesta data, informamos que os nossos veiculos L200 2007 contemplam uma nova helice e defletor de ar.

Desta forma, esperamos ter esclarecido suas duvidas e ficamos a sua disposição.

Atenciosamente,

SAC - Serviço de Atendimento a Clientes
MMC Automotores do Brasil Ltda

Telefone toca na minha residência. Atendo; era uma pessoa se dizendo secretária do SAC MMCB. Sr Waldir Carlos? Sim. Por favor, um dos nossos gerentes do Depto. Técnico gostaria de falar com o Sr. a respeito das correspondências enviadas. Pode ser? Eu: Sim, pois não.

A seguir, parte da longa conversa por telefone:

Bom, inicialmente aquela apresentação super educada e tal: "Meu nome é fulano de tal"... Se apresentou falando que após tomar conhecimento dos meus e-mails, foi designado pela área de engenharia para esclarecer as dúvidas "técnicas" sobre aquecimento. Disse falar do escritório de S. Paulo, mas que tinha sido orientado pela pessoal da fábrica. Fez questão de me informar o telefone [da sala] dele e se prontificou para eventuais necessidades.

No início ele ponderou que as L200 2007 já contemplam uma nova hélice e um defletor e tal... isso ele escreveu no e-mail acima; outros detalhes, não! Questionei se isso garantiria o NÃO aquecimento nos motores das A/T. Nesse instante ele foi muito cauteloso na resposta; claro. Apenas pontuou que por ser um veículo com câmbio automático, dependendo das condições de uso, o motor trabalhará numa temperatura maior.

Nesse ponto da conversa [...acho que após uns vinte minutos] achei que deveria insistir um pouco mais. Perguntei: Então, se a A/T for submetida a uma condição mais severa, exigindo potência e tal, iria "esquentar"? Ele respondeu: "Se for uma condição extrema, sim". Nesse momento eu me fiz de ingênuo e perguntei o que seria uma condição extrema? Ele foi direto: Com carga total ou, em situações onde a potência requerida seja "alta" [...deu como exemplo o uso em dunas!]. Arrisquei em seguida: Sim, e o que a Mit tem para apresentar como solução?

A resposta veio contornada de argumentos cuidadosos, e saiu assim: Nosso departamento de engenharia desenvolveu e está disponibilizando um kit... Basicamente consiste em um novo arranjo de arrefecimento, onde o radiador passa a trabalhar selado. Nessa parte do diálogo [... a mais importante!] ele descreveu o tal kit com termos, que por limitações minhas, não tenho condições de detalhar [...foi utilizada uma linguagem mais técnica por parte dele... citou algo com relação ao arrefecimento de óleo da "caixa"; se não me engano!?], mas me pareceu implícito que se trata da solução adotada no carro do Alexandre.

Resumo da ópera:

Colegas mais experientes aqui já tinham adiantado que a Mit é conhecedora disso, mas como a imensa maioria que enfrenta problemas de aquecimento nas A/T não reclama, ela fica esperando. Além disso, NEM TODAS A/T são submetidas às condições nas quais o nosso colega utiliza o veículo, concordam? Mais [penso EU]: o percentual de picapes automáticas é relativamente pequeno, correto?

Por razões óbvias estou deixando de notificar aqui o nome e o número do telefone que me foi dado. Alexandre [ou qualquer outro colega que queira maiores detalhes], caso necessite eu posso te passar por MP.

PS- Essa anta aqui, acabou "esquecendo" de perguntar se o tal kit, seria disponibilizado SEM nenhum custo :parede::parede::parede:.

[]s

AKPG
10/03/2007, 21:58
Desculpem o UP, mas essa semana recebi um telefonema da Mit e acho que vale divulgar aqui. Primeiro o curtíssimo e-mail resposta do SAC. Se fosse somente isso eu não iria nem me dar ao trabalho de postar, mas no longo contato telefônico foi possível arrancar, pelo menos, uma "confissão", ainda que muito discreta.

Telefone toca na minha residência. Atendo; era uma pessoa se dizendo secretária do SAC MMCB. Sr Waldir Carlos? Sim. Por favor, um dos nossos gerentes do Depto. Técnico gostaria de falar com o Sr. a respeito das correspondências enviadas. Pode ser? Eu: Sim, pois não.

Bom, inicialmente aquela apresentação super educada e tal: "Meu nome é fulano de tal"... Se apresentou falando que após tomar conhecimento dos meus e-mails, foi designado pela área de engenharia para esclarecer as dúvidas "técnicas" sobre aquecimento. Disse falar do escritório de S. Paulo, mas que tinha sido orientado pela pessoal da fábrica. Fez questão de me informar o telefone [da sala] dele e se prontificou para eventuais necessidades.

No início ele ponderou que as L200 2007 já contemplam uma nova hélice e um defletor e tal... isso ele escreveu no e-mail acima; outros detalhes, não! Questionei se isso garantiria o NÃO aquecimento nos motores das A/T. Nesse instante ele foi muito cauteloso na resposta; claro. Apenas pontuou que por ser um veículo com câmbio automático, dependendo das condições de uso, o motor trabalhará numa temperatura maior.

Nesse ponto da conversa [...acho que após uns vinte minutos] achei que deveria insistir um pouco mais. Perguntei: Então, se a A/T for submetida a uma condição mais severa, exigindo potência e tal, iria "esquentar"? Ele respondeu: "Se for uma condição extrema, sim". Nesse momento eu me fiz de ingênuo e perguntei o que seria uma condição extrema? Ele foi direto: Com carga total ou, em situações onde a potência requerida seja "alta" [...deu como exemplo o uso em dunas!]. Arrisquei em seguida: Sim, e o que a Mit tem para apresentar como solução?

A resposta veio contornada de argumentos cuidadosos, e saiu assim: Nosso departamento de engenharia desenvolveu e está disponibilizando um kit... Basicamente consiste em um novo arranjo de arrefecimento, onde o radiador passa a trabalhar selado. Nessa parte do diálogo [... a mais importante!] ele descreveu o tal kit com termos, que por limitações minhas, não tenho condições de detalhar [...foi utilizada uma linguagem mais técnica por parte dele... citou algo com relação ao arrefecimento de óleo da "caixa"; se não me engano!?], me pareceu implícito que se trata da solução adotada no carro do Alexandre.

Resumo da ópera:

Colegas mais experientes aqui já tinham adiantado que a Mit é conhecedora disso, mas como a imensa maioria que enfrenta problemas de aquecimento nas A/T não reclama, ela fica esperando. Além disso, NEM TODAS A/T são submetidas às condições nas quais o nosso colega utiliza o veículo, concordam? Mais [penso EU]: o percentual de picapes automáticas é relativamente pequeno, correto?

Por razões óbvias estou deixando de notificar aqui o nome e o número do telefone que me foi dado. Alexandre [ou qualquer outro colega que queira maiores detalhes], caso necessite eu posso te passar por MP.

PS- Essa anta aqui, acabou "esquecendo" de perguntar se o tal kit, seria disponibilizado SEM nenhum custo :parede::parede::parede:.

[]s

Graaaaaaaaaaaaaaaande Waldir!!!!!
Tá vendo como são as coisas!!!! Foi só dar uma "apertadinha" nos "homi" que eles abriram o bico!!!!!:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
Tudo o que vc relatou bate com as informações que eu constatei e serve para ratificar tudo aquilo que passei.

Portanto, de acordo com o que você escreveu, está mais do que provado que:

1- TODAS as L200 AT têm problema de aquecimento, se usadas efetivamente como uma pkp; e
2- A MIT sabe do problema e tem a solução.

Quanto a minha afirmação nr.1, considero que a maioria dos usuários de L200 AT utilizam seus carros como carro de passeio. Ou seja, não exigem dele como sendo um veículo utilitário. Se o fizessem, o número de problemas de aquecimento seria muito maior, consequentemente o número de reclamações também seria maior e ai a MIT teria que implantar esta alteração em todas as L200. Mas, como quase ninguém reclama do problema, simplesmente por ele não acontecer, deixa tudo como está. É isso ai!!!! Isso é que é exemplo de respeito ao consumidor!!!!:parede: :parede: :parede: :parede: :parede: Vamos torcer para o mercado dar uma boa resposta para a MIT.

E, por falar nisso, alguém está querendo comprar uma L200 Outdoor AT 2007, que não esquenta mais?!?!?!?! Se houverem interessados, é só falar!!!!:cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
Brincadeiras à parte (pois não vou vender meu carro agora, senão perderei muuuuutio dinheiro), espero que meu carro não apresente mais problemas. Senão ou AbreU vai pegar no meu pé!!!!!

Um abraço,

AKPG
10/03/2007, 21:59
Waldir, me manda os dados da pessoa em PVT. Quem sabe não é o mesmo cara que esteve comigo na solução do problema do meu carro.

Um abraço,

Waldir Carlos
10/03/2007, 22:20
Waldir, me manda os dados da pessoa em PVT. Quem sabe não é o mesmo cara que esteve comigo na solução do problema do meu carro.

Um abraço,

OK, enviei MP. Olha, se você não quiser mais a ex-esquentadinha, pode botar numa "cegonha" e enviar para o endereço que te passei. As despesas do frete eu pago... he, he, he. Outra opção: Posso desembarcar em Congonhas, e voltar pela BR-381/Fernão Dias para conhecer a galera das Minas Gerais.

:dance::dance::dance:

Abração

AKPG
10/03/2007, 22:34
Waldir,

Brinca não!!!! O prejuízo vai ser grande.

Eu estava falando com a minha esposa hoje. Ela disse: Poxa vida, gostamos tanto do Troller. Porque não vendemos a L200 e compramos outro pra gente. Ai eu falei: Nem pensar. Só compro outro Troller quando ele tiver câmbio AT, pq a embreagem é duuuuuuura pra caramba.

Brincadeiras a parte, não vendo a L200 tão cedo pois afinal eu comprei ela justamente por ser AT. E numa cidade como SP, depois que vc acostuma com um câmbio AT, é difícil usar um MT. Mesmo que seja num Troller!!! Hehehehe.

Tem dias que preciso rodar muito pela cidade, então acabo indo de L200 justamente por causa do câmbio. Dirigir o Troller um dia inteiro neste trânsito de SP, serve para estourar o joelho esquerdo de qualquer um!!!

Um abraço,

Marcello Ladeira
11/03/2007, 21:36
Waldir parabéns pela sua iniciativa, assim como o Alexandre estão provando que cutucar o pessoal estando bem embasado dá resultado. Ou seja, não adianta bater na mesa ou falar mais alto pois assim se perde a razão.

Suas colocações foram perfeitas mas esbarraram apenas em 2 itens.

1) Será que o pessoal da Mit não teve acesso à este fórum e estudaram bem a resposta?
2) As L200 AT são maioria sim... é raro achar uma manual usada para comprar e até mesmo nas concessionárias é mais fácil achar a AT pra pronta entrega.

[]'s,

Waldir Carlos
12/03/2007, 08:07
Pois é Marcello, fica a questão. Como o fórum é público, há essa possibilidade. De qualquer forma, fizemos um questionamento honesto, civilizado e acho que produziu pelo menos uma resposta. O fato de alguém de lá da Mit se dar ao trabalho de ligar [embora seja obrigação], nos indica que NÃO basta espernear e gritar... tem que ter argumentos.

Se eles leram o 4x4 para responder, ótimo. Nem tudo está perdido... he, he, he. Só assim eles lembram que existe uma pequena parcela que busca informação e cobra os direitos. Com a palavra, suas excelências, os Consumidores.

OFF: Logo mais, final da moleza... já estou arrumando as malas rumo ao trabalho. Mais quinze dias de hibernação... he, he, he.

[]s

ferramenteiro
12/03/2007, 17:28
Pessoal,

Peguei meu carro na concessionária e fizeram as seguintes alterações que a Mit recomendou:
-Varetaram o radiador
-trocaram tampa do radiador
-travaram hélice(que já estava travada)
-inverteram a tubulação do radiador do óleo do cambio(entrada virou saída)???

Vou tentar testá-la essa semana em lugares onde ela esquentava e volto a informar os resultados, não estou muito confiante não...

Semana passada dei uma entrevista para 4Rodas sobre a l200, meti o pau na questão do superaquecimento e o repórter disse que é o que ele mais escuta e estão cheios de reclamações a respeito disso e que é difícil de se comunicar com a Mit.
Parece que vai sair uma matéria na proxima edição sobre o usado do mês
Abraços

Marcello Ladeira
12/03/2007, 19:39
Ótimo moçada, vamos ver se o pessoal com esta pressão toma geito... Ferramenteiro estranho eles não terem feito no seu carro o mesmo que fizeram no do AKPG.

Nos mantenha informado...

[]'s,

murilloaquino
12/03/2007, 21:36
o DO alexandre estava na garantia.Pode ser por causa disso

freitasjr
13/03/2007, 00:18
De acordo com as informações que obtive de um mecânico aqui, parece que a autorizada daqui de Natal/RN já estar trazendo/recebendo da fábrica este mesmo Kit de "arrefecimento selado" que foi instalado no carro do AKPG; porém, só instalam nas L200 daqueles clientes que reclamam...:parede:

Talvez esta semana eu vá comprar o filtro do ar-condicionado na autorizada, e aí aproveito e falo com o chefe da oficina p/ saber se essa história é verdade.

AKPG
13/03/2007, 08:04
Pessoal,

Peguei meu carro na concessionária e fizeram as seguintes alterações que a Mit recomendou:
-Varetaram o radiador
-trocaram tampa do radiador
-travaram hélice(que já estava travada)
-inverteram a tubulação do radiador do óleo do cambio(entrada virou saída)???

Vou tentar testá-la essa semana em lugares onde ela esquentava e volto a informar os resultados, não estou muito confiante não...

Semana passada dei uma entrevista para 4Rodas sobre a l200, meti o pau na questão do superaquecimento e o repórter disse que é o que ele mais escuta e estão cheios de reclamações a respeito disso e que é difícil de se comunicar com a Mit.
Parece que vai sair uma matéria na proxima edição sobre o usado do mês
Abraços
Boa notícia.
Quem sabe teremos novidade da 4 Rodas!!!!! Vai ser muito bom ver que nossas reclamações tiveram efeito. Vamos torcer para que saia esta matéria.

Ferramenteiro,
Vc tem fotos do que foi feito no carro? Não entendi o motivo de terem trocado a tampa se não trocaram o vaso de expansão do radiador.
Um abraço,

AKPG
13/03/2007, 08:07
o DO alexandre estava na garantia.Pode ser por causa disso
Murillo,

Acredito que seja isso mesmo. Como a minha estava na garantia, eles instalaram este "kit".

Um abraço,

Marcello Ladeira
13/03/2007, 08:50
Não tem nada a ver o lance de estar ou não em garantia... acho que já temos documentação suficiente aqui dentro do Site para obrigar a Mit a trocar de todos os carros, inclusive dos manuais. Vamos ver o lance das reclamações na 4Rodas... infelismente não me julgo no direito de reclamar por não ter passado pelo problema, mas que acho que todas deviam passar pela adequação acho!!!

[]'s,

Eduardo Eustaquio
13/03/2007, 09:50
Espero que façam na minha L200 Sport Outdoor a mesma coisa que foi feita na do [AKPG] e que ela pare de esquentar. Como não tenho muito para aonde correr, irei ficar com essa camionete dentro da garantia para não passar pelos problemas que passei na minha ex-L200 Sport HPE. A única coisa estranha é com a coinscidência da Quilometragem no aparecimento do mesmo problema entre os dois veículos a Antiga e a Atual.

murilloaquino
13/03/2007, 12:16
Não tem nada a ver o lance de estar ou não em garantia... acho que já temos documentação suficiente aqui dentro do Site para obrigar a Mit a trocar de todos os carros, inclusive dos manuais. Vamos ver o lance das reclamações na 4Rodas... infelismente não me julgo no direito de reclamar por não ter passado pelo problema, mas que acho que todas deviam passar pela adequação acho!!!

[]'s,

Não é jogando praga nao marcelo, mais se ainda nao esquentou, um dia esquentará!!....
Pude tirar as conclusoes q as modificaçoes da 2007 entao nao passaram de um marketing da turma das mit(mais uma vez).
Tanto a do alexandre com a do eduardo, MT ou AT esquentaram e as outras estão fadadas ao aquecimento.
Até quando a mit vai esperar para trocar logo?tanto das novas quanto das usadas, acredito q um Recall era bem vindo para preservar o nome da marca.
Apos tantas incidencias, era necessario por parte da fabrica uma postura pelo menos correta quanto aos consumidores, q estão pagando CARO por isso.
Uma grande parte tambem é culpa de nos mesmos brasileiros, q mesmo sabendo q o produto tem algum defeito mais severo, incentivamos ainda mais, atraves mesmo da compra.

jlguimarães
14/03/2007, 15:46
Infelismente é a pura verdade, o maior culpado somos nós consumidores Brasileiros, mas infelismente é a unica picape usada q serve pra trilha.

murilloaquino
14/03/2007, 16:10
Dependendo do tipo de trilha, nenhuma pick-up serve.O desempenho Off-road, so considero um pouco melhor apenas na Sport por causa do bloqueio do eixo traseiro, mais nada q com um pouquinho de trabalho as outras tambem nao passe...

Pequeno jr
14/03/2007, 19:20
Desculpem o UP, mas essa semana recebi um telefonema da Mit e acho que vale divulgar aqui. Primeiro o curtíssimo e-mail resposta do SAC. Se fosse somente isso eu não iria nem me dar ao trabalho de postar, mas no longo contato telefônico foi possível arrancar, pelo menos, uma "confissão"; ainda que muito discreta.

A resposta veio contornada de argumentos cuidadosos, e saiu assim: Nosso departamento de engenharia desenvolveu e está disponibilizando um kit... Basicamente consiste em um novo arranjo de arrefecimento, onde o radiador passa a trabalhar selado. Nessa parte do diálogo [... a mais importante!] ele descreveu o tal kit com termos, que por limitações minhas, não tenho condições de detalhar [...foi utilizada uma linguagem mais técnica por parte dele... citou algo com relação ao arrefecimento de óleo da "caixa"; se não me engano!?], mas me pareceu implícito que se trata da solução adotada no carro do Alexandre.

Resumo da ópera:

[]s

Waldir,
Nem todos os consumidores que compram as L-200 não utilizam nem 40% do que o carro faz. Muitos so andam no asfalto e pequenos trechos, e quem sabe um dia essas pessoas irão colocar algo em suas caçambas. POr isso, acredito que como existe um baixo número de pessoas que tem essa aporrinhação do aquecimento, a MIT não da atenção para isso.

So uma coisa, esse papo de radiador selado, o Ewerton Junior fala disso desde 2005. OU seja, isso não foi feito so na Outdoor. Como vc colocou o cara na parede ele se saiu com essa.

Parabéns pela sua iniciativa.

Waldir Carlos
15/03/2007, 07:59
Waldir,
Nem todos os consumidores que compram as L-200 não utilizam nem 40% do que o carro faz. Muitos so andam no asfalto e pequenos trechos, e quem sabe um dia essas pessoas irão colocar algo em suas caçambas. POr isso, acredito que como existe um baixo número de pessoas que tem essa aporrinhação do aquecimento, a MIT não da atenção para isso.

So uma coisa, esse papo de radiador selado, o Ewerton Junior fala disso desde 2005. OU seja, isso não foi feito so na Outdoor. Como vc colocou o cara na parede ele se saiu com essa.

Parabéns pela sua iniciativa.

Pois é "Grande" Pequeno! Não arriscaria precisar um percentual, mas concordo que tem muita gente [inclusive o amigo aqui] que usa a picape em condições digamos moderadas. A Mit, sabendo disso, certamente se faz de galinha morta. Fica o lembrete daquela velha lição: Se a clientela [não só de veículos], se cercar de argumentos e cobrar; dependendo do número de registros, tem "resposta".

Em suma, essa minha inquietação e insistência foi apenas um pequeno teste para "acordar" o pessoal do SAC lá na Mit. Duvido que se recebessem algumas centenas de e-mails desse tipo, se ficariam quietos e sem resposta ao consumidor; que paga verdadeiras fortunas.

Obrigado pelo reconhecimento e incentivo. Faz parte e é nossa obrigação. Quando a gente se encontrar para "descer" umas geladas, poderemos trocar idéias que não podem ser escritas aqui... he, he, he.

OFF: Você não me disse se está gostando da nova atividade. É aí em BSB? Se preferir envie MP ou use o hotmail.

Um abraço

Pequeno jr
15/03/2007, 19:18
Pois é "Grande" Pequeno! Não arriscaria precisar um percentual, mas concordo que tem muita gente [inclusive o amigo aqui] que usa a picape em condições digamos moderadas. A Mit, sabendo disso, certamente se faz de galinha morta. Fica o lembrete daquela velha lição: Se a clientela [não só de veículos], se cercar de argumentos e cobrar; dependendo do número de registros, tem "resposta".

Em suma, essa minha inquietação e insistência foi apenas um pequeno teste para "acordar" o pessoal do SAC lá na Mit. Duvido que se recebessem algumas centenas de e-mails desse tipo, se ficariam quietos e sem resposta ao consumidor; que paga verdadeiras fortunas.

Obrigado pelo reconhecimento e incentivo. Faz parte e é nossa obrigação. Quando a gente se encontrar para "descer" umas geladas, poderemos trocar idéias que não podem ser escritas aqui... he, he, he.

OFF: Você não me disse se está gostando da nova atividade. É aí em BSB? Se preferir envie MP ou use o hotmail.

Um abraço

Professor Waldir,
O novo emprego está ótimo. Muito trabalho, muita coisa para se fazer e estou a mil para salvar junto com a equipe que entrou na mesma epoca que eu o contrato da empresa que estou agora com o órgão público, pois a galera que estava la antes avacalhou geral.

Agora estou como lider da área de análise de sistemas do Ministério, mas mesmo assim, pelos conhecimentos, estou também ajudando a equipe de implementação com algumas coisas.

Vc ja se deciciu da compra da Pick-up? Pq vc não espera um pouco mais, pois aparentemente, vai ter uma queda do preço da L-200 com a chegada da Triton.

Waldir Carlos
15/03/2007, 19:52
Agora estou como lider da área de análise de sistemas do Ministério, mas mesmo assim, pelos conhecimentos, estou também ajudando a equipe de implementação com algumas coisas..

Ficamos felizes em saber que está se dando bem; mantenha-se a todo vapor... num deixe a peteca cair. :-D:-D

Vc ja se deciciu da compra da Pick-up? Pq vc não espera um pouco mais, pois aparentemente, vai ter uma queda do preço da L-200 com a chegada da Triton.

Êita homi, você poderia ter feito uma pergunta fácil de responder. Tô "na moita" [leia-se: aguardando] amigo, mas sou meio impaciente. Se demorar muito acho que faço um sorteio... os alvos continuam sendo Mit Outdoor vs Ford Ranger. O "sonho" [uma Hilux SRV] vai ficar para depois.

OFF1: Semana passada parou uma Nissan XTerra ao lado da minha L200. Os "sapatos" eram BF Goodrich 33"/250 R15 LT. Não entendo nadica desses pneuzões [... foi a muié que anotou isso aí]. Pergunta: Qual o modelo de BF [largo e grandão] que fica legal numa L200 Outdoor? Não sei onde anda o Bruno e/ou o Marcello; acho que colocaram esses bonitões nas picapes deles.

Meu Deus! Ainda não completei a grana para comprar a picape e já estou de olho e pensando em pneus estilizados; é mole?

OFF2: Já estou dendágua... 15 dias após, saio da hibernação.

[]s

Pequeno jr
15/03/2007, 20:13
Ficamos felizes em saber que está se dando bem; mantenha-se a todo vapor... num deixe a peteca cair. :-D:-D

Êita homi, você poderia ter feito uma pergunta fácil de responder. Tô "na moita" [leia-se: aguardando] amigo, mas sou meio impaciente. Se demorar muito acho que faço um sorteio... os alvos continuam sendo Mit Outdoor vs Ford Ranger. O "sonho" [uma Hilux SRV] vai ficar para depois.

OFF1: Semana passada parou uma Nissan XTerra ao lado da minha L200. Os "sapatos" eram BF Goodrich 33"/250 R15 LT. Não entendo nadica desses pneuzões [... foi a muié que anotou isso aí]. Pergunta: Qual o modelo de BF [largo e grandão] que fica legal numa L200 Outdoor? Não sei onde anda o Bruno e/ou o Marcello; acho que colocaram esses bonitões nas picapes deles.

Meu Deus! Ainda não completei a grana para comprar a picape e já estou de olho e pensando em pneus estilizados; é mole?

OFF2: Já estou dendágua... 15 dias após, saio da hibernação.

[]s

Waldir,
Como disse da outra vez, não queria estar na sua pele. É uma dúvida muito cruel. rs!

Sobre os pneus, os mineiros estão usando os BF A/T 31x10,5. O Bruno, antes de pegar o carro, foi em uma revenda da Michellin e conseguiu negociar os pneus por, se não me engano, R$ 150,00 em cada um a base de troca pelos pirellis originais.

murilloaquino
15/03/2007, 22:01
Pequeno...na L-200 usa-se o aro 16, entao so corrigindo, os pneus sao os 265/75 R16

Marcello Ladeira
19/03/2007, 13:07
Perfeito Murillo estamos usando esta medida mesmo.

Waldir sumi pois fiquei no Pará de 3a. à 5a., sexta tive reunião o dia inteiro... sábado teve a 1a. etapa da Copa Mineira de Rally de Regularidade e participei na categoria Turismo como forma de aquecer os motores para o Motorsports... ontem fiquei "morgando" o dia inteiro pois desde que voltei de Belém tava maus pra kct... acho que as saíderas que o Edubelém inscistia em pedir provocaram uma ressaca "retardada"... hehehehe

E por falar no Edubelem digo que é 10 demais, e ainda por cima tem uma profissão que nunca tinha visto. sabia que existia mas nunca tinha conhecido ninguém assim. Fomos um restaurante chamado "Boteco das 11"... recomendo... boa e sofisticada comida, cerveja gelada, musica ao vivo e otima companhia. Estávamos o Edu, sua esposa, um primo da minha esposa e eu.

[]'s,

Waldir Carlos
19/03/2007, 14:39
Caramba Marcello. Vejo que você vai regularmente ao Pará... se Aracaju ficasse na rota, pediria uma carona para conhecer o Norte [nas minhas andanças ON ROAD, "prá riba" fui somente até Fortaleza... "prá baixo", cheguei até os Pampas-RS].

OFF: Sei que o tópico é para tratar das esquentadinhas Mit, mas não posso deixar passar em branco. Você foi a trabalho, aproveitou para conhecer o Edu... beleza! Nessas oportunidades se consolida as amizades. Pergunta: Você deixaram algo para se beber lá no tal Boteco 11?

Edu, é verdade que em Belém tem hora marcada para chover; às tardes?

[]s

edubelem
19/03/2007, 15:15
Beleza Marcello, cada ressaca é uma estória p/ ser contada, por tanto, vc já tem uma estória p/ contar de Belém, infelizmente foi uma 4ª feira, pois se fosse na sexta ou sábado, a farra teria sido bem melhor, e desculpa eu nem me toquei em te oferecer uma carona de volta, para experimentar uma picape he he he..., brincadeira, um abraço e ate a próxima, espero que seja p/ salinas ou ai em BH.

Waldir, é um barzinho chamado boteco, o mesmo de Fortaleza e Recife, ele fica no Palacete das 11 janelas, portanto virou Boteco das 11, aqui realmente no verão chove quase todos os dias as 15:00, aqui nos temos duas estações: uma chove todo dia e a outra, chove o dia todo

[]'s

Marcello Ladeira
19/03/2007, 15:40
Waldir geralmente nas viajens a trabalho acumulo apenas milhas no meu programa de milhagem e não km na minha L200... graças a Deus... heheheheh... Belém é longe demais pra ir rodando e a trabalho. Penso em subir ainda de L200 para suas bandas ou mesmo pro norte mas aí de férias e com a família. To precisando arrumar um cliente no Nordeste... heheheh.

Lá em Belém além da saideira tem mais outras duas "desculpas" pra não voltar pra casa... se tivesse caído nelas quando o Edubelem propos acho que hoje ainda estaria de ressaca... kkkkk. Edu como é o nome destas duas outras "desculpas"?

[]'s,

edubelem
19/03/2007, 15:47
Expulsadeira e Pé na bunda!!!

Achastes paidégua, né!!!

edubelem
19/03/2007, 15:53
O problema é que, após a "pé na bunda", ocorre um reset, e volta p/ a saideira !!! é um problema sério de windows, de ves em quando, agente tem que rebutar he he he...

Marcello Ladeira
19/03/2007, 16:01
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...... essa foi boa.....

AKPG
06/04/2007, 22:20
Pessoal,
Estive ontem na concessionária MIT que me atende para providenciar a troca das fechaduras do meu carro, devido ao problema do roubo que sofri. Gastei 820,00 para trocar o segredo das fechaduras das portas e do contato e codificar as chaves novas.
Conversando com o mecânico que me atende nesta concessionária, eu fiz alguns questionamentos para ele conforme abaixo:
1- Perguntei sobre outros casos de aquecimento e ele me falou: Bom, depois do seu caso, que foi o primeiro que eu fiz a alteração, eu tive apenas mais um. Foi na L200 do "patrão" que sempre esquentava quando ele subia a serra de Santos. Depois que eu fiz a mesma alteração feita no seu, nunca mais aconteceu o problema. Mas agora não sei o que vai acontecer pois ele já vendeu o carro. Ou seja, não sei se saberemos o que vai acontecer daqui pra frente.
2- Perguntei sobre as trocas das bronzinas da L200: Ele respondeu que agora praticamente acabaram os casos de troca. Mas chegavam cada uma por lá que dava até medo na hora que eles abriam a parte de baixo do motor.
3- Perguntei sobre a Triton: Ele respondeu que por enquanto não está sabendo de nada sobre o carro. Não fez nenhum curso nem teve a oportunidade de ver o carro.

Um abraço,

ArthurC
06/04/2007, 23:28
Sorry pelo Off topic AKPG!

Pô Edu e Marcellão, na próxima avisa que eu dou um pulo lá no Boteco também! Agora abriu o Boêmio, muito bom também, Marcello!

[]s

AKPG
07/04/2007, 01:14
Sorry pelo Off topic AKPG!
[]s
Don't worry!!!! Feel free.

Marcello Ladeira
08/04/2007, 21:43
Estive comparando, durante nosso encontro nacional, o ventilador do radiador da minha L200 Sport com o da L200 Outdoor Rogério aqui do fórum. A minha tem 8 pás e a dele tem 11 pás. To pensando em tentar junto à Mit a troca deste ventilador bem como a adequação da Válvula Termostática sugerida pelo EdPadilha. O que vocês acham?

[]'s,

FlavioLouveira
09/04/2007, 08:41
Estive comparando, durante nosso encontro nacional, o ventilador do radiador da minha L200 Sport com o da L200 Outdoor Rogério aqui do fórum. A minha tem 8 pás e a dele tem 11 pás. To pensando em tentar junto à Mit a troca deste ventilador bem como a adequação da Válvula Termostática sugerida pelo EdPadilha. O que vocês acham?

[]'s,

A minha é de 11 tbem... tive que contar apos comentario aqui do pessoal do forum:mrgreen:

edubelem
09/04/2007, 09:20

[]'s,

A sua esta apresentando problema? Se não, é melhor não mecher, mecha apenas se apresentar problemas.

[]'s,

AKPG
09/04/2007, 12:13
Marcello,
Concordo com o Edu. Se o seu carro não está apresentando problemas, pra que mexer? Deixa assim mesmo. Em time que está ganhando não se mexe!!! Vai que vc troca e o carro começa a esquentar? Com este motor tudo é possível. Hehehehehehe.

Um abraço,

Marcello Ladeira
09/04/2007, 13:55
Eh, a minha apresentou somente uma vez, num teste como o do Eduardo Eustáquio no qual subia de ré, com o carro patinando. EdPadilha, qual sua opinião?

[]'s,

Guilherme Studart
15/04/2007, 16:02
São apenas as A/T que esquentam?

E as M/T?

Alguém tem alguma notícia da SPORT RS (série especial fabricada em 2004)?

Caso positivo olhem o tópico que fala sobre o aquecimento das L200 SPORT em geral pois postei uma dúvida lá.

Grato pela ajuda.

FlavioLouveira
15/04/2007, 20:23
a rs tem sistema diferente de refrigeração..deve aguentar sim....

acho que ai é mais a manutenção que o cara deu no carro, do que qualquer outra coisa...

AKPG
16/04/2007, 11:46
Conforme o Flávio falou, a RS não deve esquentar pois o sistema de arrefecimeto dela já é o utilizado na pkp de rally.

Pequeno jr
16/04/2007, 22:00
Esquentar tenho certeza q a RS não esquenta mas qdo se fala de manutenção e durabilidade de motor ... ai ja são outros 500.

murilloaquino
16/04/2007, 22:39
Esse motorzinho 4D56com quase 180 cv...
aiai...

AKPG
17/04/2007, 08:33
aiai...
X2!!!!!!!!

edubelem
17/04/2007, 08:58
aiai...

he he deve ganhar campeonato de arremesso de pistão....:putz:

[]'s

Jorge T
17/04/2007, 12:02
Estive com o Ed Padilha em SJC e ele relatou que a RS dele esquentou sim. Conta aí Ed como foi.
Aproveitei e levei meu carro p/fazer o recall da bronzina (com a carta da Mit) e o chefe da oficina me falou que a troca das pás está ocorrendo da mesma forma (envio de carta da Mit) para os proprietários.

Alguém recebeu essa carta ?

Abs,

Jorge T
L200 sport HPE 04/04

AKPG
17/04/2007, 12:10
Estive com o Ed Padilha em SJC e ele relatou que a RS dele esquentou sim. Conta aí Ed como foi.
Aproveitei e levei meu carro p/fazer o recall da bronzina (com a carta da Mit) e o chefe da oficina me falou que a troca das pás está ocorrendo da mesma forma (envio de carta da Mit) para os proprietários.

Alguém recebeu essa carta ?

Abs,

Jorge T
L200 sport HPE 04/04
Sinceramente: Só a troca das pás não resolve o problema. A minha já veio com a hélice nova e de nada adiantou. Só resolveu o problema quando foi feita a alteração no sistema de arrefecimento.

Um abraço,

Jorge T
17/04/2007, 12:20
AKPG, não sei se a troca das pás é só um item do recall inteiro, entende ?

Abs,

Jorge T.
L200 Sport HPE 04/04

murilloaquino
17/04/2007, 13:29
Alexandre...o sistema de arrefecimento da sua deve ser o mesmo da RS correto?
Se aqueceu com 180 cv, pode até ser q com 141 original da sua(se eles na mexeram no modulo e diminuiram a potencia para evitar aquecimento)nao esquente mais...
E nas pajero sport?como será q está o motorzinho 4d56?
sei q o cambio automatico das pajero sao diferente das l-200!!

AKPG
17/04/2007, 13:33
AKPG, não sei se a troca das pás é só um item do recall inteiro, entende ?

Abs,

Jorge T.
L200 Sport HPE 04/04
Jorge,
Até onde eu sei, o recall das bronzinas, mexe unica e exclusivamente nelas. Não é feita nenhuma alteração na hélice do ventilador do radiador.
Acho que vc está misturando as coisas.

Um abraço,

AKPG
17/04/2007, 13:39
Alexandre...o sistema de arrefecimento da sua deve ser o mesmo da RS correto?
Se aqueceu com 180 cv, pode até ser q com 141 original da sua(se eles na mexeram no modulo e diminuiram a potencia para evitar aquecimento)nao esquente mais...
E nas pajero sport?como será q está o motorzinho 4d56?
sei q o cambio automatico das pajero sao diferente das l-200!!
Murillo,
Me disseram que instalaram o mesmo da RS de competição. Não sei se é o mesmo que tem na RS de rua. Fica ai a dúvida.

Não acho que tenham mexido na potência do meu carro. Quando peguei ele após as alterações, senti que ele estava andando mais. Estava mais solto. Acho q de tantas regulagens que fizeram nele, ele ficou melhor do que estava. Mas mesmo assim, pra mim, o desempenho carregado deixa a desejar.

Outro dia em que estava na concessionária para a troca do miolo das chaves do carro (devido ao roubo que sofri), tinha uma Pajero Sport com este motor lá. Perguntei para o mecânico se já apareceu alguma destas por lá com problema de aquecimento. Ele me disse que ainda não apareceu nenhuma e ele acredita que é justamente pela diferênça de câmbio entre os carros. Ele falou q o da L200 aquece muito quando o carro está carregado. Disse q o óleo do câmbio chega a 700 graus (????) e o radiador de óleo do câmbio troca muito calor com o radiador de água do motor. Ai ferra tudo.

Um abraço,

murilloaquino
17/04/2007, 13:45
700 grauss?
deve ser oleo DOT 50!!!!
hahahaha....

AKPG
17/04/2007, 13:48
700 grauss?
deve ser oleo DOT 50!!!!
hahahaha....
Pois é Murillo. Também achei muuuuuuiiiiiito estranha esta informação. Por isso coloquei os símbolos de interrogação. Vamos ver se algum colega aqui do fórum confirma isso ou não, para que então eu possa contra-argumentar com o mecânico.

Tô sentindo cherio de enrolação!!!!

Um abraço,

FlavioLouveira
17/04/2007, 14:12
Um off-topic aqui...

Pessoal, não sei o ramo que vcs trabalham, mas o meu é necessario as vezes uma formação tecnica para resolver problemas com processos que estão dando errado. Visito constantemente clientes e vejo a maneira empirica que as pessoas trabalham, MESMO mechendo com coisas que necessitam de teoria e informação tecnica!!!
A mesma coisa acontece em mecanicas em qualquer lugar. O cara por trabalhar o dia a dia , acha que já detem toda a experiencia que necessita para resolver qualquer problema, seja ele novo ou velho, um problema com um produto diferente ou com uma aplicação nova, não importa; ele ja trabalha a 10 anos ali, já viu de tudo e conserta tudo. Vejo isso diariamente no meu ramo, e nas mecanicas quando vou com meu carro (seja ford, kia, fiat e agora mitsubishi) vejo que isso ocorre a todo momento. Lendo o forum vejo essas coisas a toda hora, nao importa a marca ou regiao... Só não percebe isso quem nao conversa com os mecanicos e não fica fuçando lá dentro da oficina...

Quando fizer uma pergunta tecnica para uma pessoal sem formação tecnica :

- ou ela conta a experiencia de vida e pode estar certo ou nao (50% de chance - empirico)
- ou ela de responde uma informação tecnica que passaram a ela ( muito raro)

o resto é suposição, metodos empiricos...

Lamento o texto meio longo, mas é que estou lidando com isso nesse exato momento na vida profissional ( e nao para nunca isso)...hehe

Obrigado

Jorge T
17/04/2007, 15:12
Jorge,
Até onde eu sei, o recall das bronzinas, mexe unica e exclusivamente nelas. Não é feita nenhuma alteração na hélice do ventilador do radiador.
Acho que vc está misturando as coisas.

Um abraço,

Posso não ter sido claro.

Recall das bronzinas é uma coisa.(ponto)

Recall das pás e possivelmente de outros componentes é outra coisa.

São duas cartas diferentes enviadas para os proprietários. Eu só recebi a primeira, alguém recebeu essa segunda ?

Abs,
Jorge T
L200 HPE Sport 04/04

edubelem
17/04/2007, 16:32
700 grauss?
deve ser oleo DOT 50!!!!
hahahaha....

Deve ser ºF ... o meca fala o que lê, não que nem saber o que é. Mesmo assim ainda é uma temp elevada deve dar +- 320ºC.

AKPG
17/04/2007, 17:37
Posso não ter sido claro.

Recall das bronzinas é uma coisa.(ponto)

Recall das pás e possivelmente de outros componentes é outra coisa.

São duas cartas diferentes enviadas para os proprietários. Eu só recebi a primeira, alguém recebeu essa segunda ?

Abs,
Jorge T
L200 HPE Sport 04/04
Pois é Jorge. Acho que não existe recall das hélices do radiador. Por isso é que achei estranho o seu comentário.

Um abraço,

Jorge T
17/04/2007, 18:25
É Alexandre, mas o Assis(chefe de oficina da Raion-Barra) disse que estão fazendo Recall para quem recebeu a "bendita" carta.

Abs,
Jorge T.
L200 HPE Sport 04/04

AKPG
17/04/2007, 19:53
É Alexandre, mas o Assis(chefe de oficina da Raion-Barra) disse que estão fazendo Recall para quem recebeu a "bendita" carta.

Abs,
Jorge T.
L200 HPE Sport 04/04
Jorge,

Vamos aguardar para ver se outros colegas aqui do fórum irão receber esta carta também.

Um abraço,

Sukys
17/04/2007, 20:39
Um off-topic aqui...Visito constantemente clientes e vejo a maneira empirica que as pessoas trabalham, MESMO mechendo com coisas que necessitam de teoria e informação tecnica...

Flavio,

Já tenho mais de trinta anos de janela em área técnica, e como entrei nessa área pela porta da manutenção aprendi a importância do senso de humildade no trato de problemas, porque o que mata qualquer solução é a arrogância de quem se acha o conhecedor do universo, senão o próprio idealizador, e todo problema novo é um novo problema, uma nova experiência, e nada pode ser descartado.
Já venho acompanhando este tópico na surdina há algum tempo, não vejo o seu texto como off e até assino embaixo, mas faço uma complementação: todo e qualquer produto tem um caminho de duas vias, um é o uso proposto ao produto e outro é seu uso de fato, e nem sempre estas duas vias são um caminho paralelo.
Não estou querendo dizer que tem gente ruim de braço ou que faz uso indevido, longe disso, mesmo porque pra isso teria que ter conhecimento de causa, e isso não se consegue nos relatos aqui já postados. Por outro lado, também não é possível crucificar a MIT e seus produtos, porque embora endêmica a questão não é epidêmica, pelo menos é esta a sensação que obtive neste tópico, e pelo rolar da carruagem e por algum conhecimento técnico que tenho fica a IMPRESSÃO de que este problema de superaquecimento vem de uma conjunção de fatores muito especiais, que envolvem tanto o produto, no todo ou lote, quanto a forma de uso.
E digo isso - em parte - em função do finado JPX, cuja história, no que diz respeito ao superaquecimento de motor diesel, está sendo reproduzida aqui em versão luxo e câmbio automático.
Pra quem não participava deste mundão Off Road de tempos atrás, este problema do JPX foi discutido à exaustão na lista Jipenet, inclusive com participação de representante da fábrica, que embora fosse da área comercial tinha muita vontade (e interesse, é claro) em solucionar a questão.
Radiador com maior área, aumento de vazão de bomba d'água, remoção de válvula termostática, ventoinha mais parruda, eliminação de restrições ao fluxo de ar, tudo isso foi comentado e modificado, inclusive a suspeita de restrição nas galerias de refrigeração do motor chegou a ser aventada. Esta conversa durou mais de ano, e quando se imaginava uma solução definitiva pipocava um relato de usuário do sul (clima moderado a frio) que tinha aplicado todas as modificações e o motor XUD continuava a ferver, para em seguida aparecer alguém do norte (clima quente) satisfeito com o resultado das modificações. Fosse roteiro de filme, seria catalogado como estilo nonsense, mas como é uma questão que envolve técnica e embora as técnicas aplicadas tivessem sua razão de ser, nunca houve uma tentativa, digamos, mais séria, de IDENTIFICAR a causa (ou causas) do problema. Cheguei até a comentar sobre a necessidade de instrumentar a entrada e saída do radiador, que seria o básico do básico e serviria como ponto de partida para colocar a coisa em números, mas a coisa seguiu o rumo da tentativa, baseada no "conhecimento universal", onde tudo é igual a tudo.

O tempo passou, a fábrica fechou, o carro morreu, mas pelo visto o "mal da chaleira" voltou a dar o ar da graça, e se não aparecer alguém com espírito de advogado do diabo, que trate o assunto sem bairrismos, sem tender ao usuário ou ao fabricante, esse assunto vai longe e provavelmente terá o mesmo epílogo da história do JPX, ou seja, tempo e dinheiro perdido, muita irritação, e nenhuma solução definitiva.

Sds,
Sukys

Pequeno jr
17/04/2007, 20:50
So digo uma coisa,

Problema todo e qualquer carro da, seja zeou ou não, mas quem não ficaria put* da vida por pagar seus R$ 90.000,00 em um veículo que seja, e o bendito da um problema como este?

Entendo q são vários fatores e tem gente q vai ter o veículo citado por vários anos sem dar qualquer problema, mas para aqueles q sentiram na pele o tal problema é fodz.

AKPG
17/04/2007, 20:53
Desculpem a nossa falha. Segue a msg abaixo.

AKPG
17/04/2007, 20:59
Pequeno,

Agora vc foi gentil!!! Hehehehe

Eu tinha uma expectativa com relação ao carro e a mesma foi por agua a baixo depois de apenas mil km (primeira vez q o carro esquentou).

Corri atrás dos meus direitos e "aparentemente" resolveram o meu problema. Só que agora eu perdi a confiança no carro.

Ai podem falar: Vende o carro e compra outro. Mas não é bem assim. Infelizmente ainda não estou nadando em dinheiro pra poder vender um carro que não tem 6 meses de uso e perder tanto dinheiro com isso.

Agora não tem outro jeito. Tenho que me contentar e conviver com os problemas do carro até o momento em que eu tiver condições de vendê-lo e adquirir um outro. De preferência que não esquente!!!!! Só que neste período não vou deixar de relatar todos os problemas que me deparar com ele. E também as virtudes. Só que até o momento não tive condições de apurar as virtudes.

Um abraço,

Marcello Ladeira
19/04/2007, 22:45
Passei na ViaJap semana passada e não consegui confirmar que há um recall para as Pás não... o assistente técnico que me atendeu falou que não recebeu nenhuma orientação a respeito.

[]'s,

Marcello Ladeira
19/04/2007, 22:49
Sukys parabéns pelo comentário... Assino embaixo.

[]'s,

magon33
20/04/2007, 02:06
[quote=Sukys;381037]
Por outro lado, também não é possível crucificar a MIT e seus produtos, porque embora endêmica a questão não é epidêmica, pelo menos é esta a sensação que obtive neste tópico, e pelo rolar da carruagem e por algum conhecimento técnico que tenho fica a IMPRESSÃO de que este problema de superaquecimento vem de uma conjunção de fatores muito especiais, que envolvem tanto o produto, no todo ou lote, quanto a forma de uso.

Me desculpe , mas , pela lei do consumidor , antes de voce comprar uma L200 AT deveria ter um alerta como num maço de cigarros , dizendo :

"Esse produto não foi feito para fazer tudo o que se espera normalmente de uma Pickup"

ou então:
"Devido ao efeito "chaleira" esse veiculo podera superaquecer a menos que voce dirija feito uma mocinha virgem"

Assim , pelo menos nosso colega Alexandre (AKPG) provavelmente não teria comprado...

Mesmo assim teriam os que comprariam da mesma maneira , como os que fumam apesar dos avisos de cancer , impotencia etc.

Para piorar , parece que os vendedores mentem a cada mudança de ano dizendo:"As antigas de fato esquentavam , mas a partir de agora foi resolvido"

Quando o cliente pressiona sai uma "gambiarra" que as vezes funciona como a do AKPG e outra nem tanto como a do Ferramenteiro.

Então Sukys por tudo isso , se os consumidores crucificassem a MIT , talves ja teriam resolvido.Teriam provavelmente um procedimento recomendado(portanto unificado) para retrabalho dos que reclamam de aquecimento e não o que ocorre hoje que cada revenda tem um procedimento diferente.

Quando voce comparou a JPX que era um fundo de quintal com a MIT , parece que ficou claro que a MIT também é um fundo de quintal só que com mais dinheiro e ao contrario da JPX não precisa de ninguem tentando resolver , interagindo com membros de de forum (como a JPX fez) pois os caras são Bons de Marketing .

Pelo que entendi do seu post , não adianta discutir pois como o JPX , não há solução!!! o que eu acabo concordando pois para mim está claro que o problema é o motor que a MIT usa porque deve ser o maIS BARATO DO MUNDO .Saia em Galloper , se não me engano em uma pickup mazda que vi , parece que em Besta , feito na ásia em varios paises provavelmente.

A MIT teve a coragem de colocar esse motor na Pajero Sport que pesa umas 2 T , é só encher de passageiros e bagagem e dar para o Alexandre testar que é quase certo que vai aquecer.Se não , aí é só engatar a carreta que ta feita a bobagem.

Fala-se da Triton .Eu apostaria que sairá com esse mesmo motor afinal se é endemico e não epidemico e custa barato e a maioria que compra não pisa forte para não esquentar e poder falar que é uma maravilha e defende incondicionalmente , então qualquer gerente de produto de marketing (e nisso els são bons) escolheria continuar com ele.
Deverá ter uma opção eventual de um 3.2 talves , nos moldes da Navarra custando uns 130.000,00 .

Tallves quem mereça ser crucificado é o consumidor que compra , tem que ser na revenda perto da sua casa pois em outra não pode, paga a manutençaõ umas 3 vezes mais caro que as outras , gasta mais de combustível (uma chaleira quanto mais gás(combustível) gasta , mais depressa ferve) , vai e compra outra ...:pensativo:

Manuel

AKPG
20/04/2007, 07:23
Manuel,
Concordo em GÊNERO, NÚMERO e GRAU!!!!

Um abraço,

Guilherme Studart
20/04/2007, 07:24
Porisso eu mudei de idéia e ontem, ao invés de comprar a L200 M/T, comprei uma Ranger XLT. Pelo menos o motor 3.0 sei que não esquenta. Quanto ao resto, o tempo dirá se fiz a escolha correta.

AKPG
20/04/2007, 07:33
Porisso eu mudei de idéia e ontem, ao invés de comprar a L200 M/T, comprei uma Ranger XLT. Pelo menos o motor 3.0 sei que não esquenta. Quanto ao resto, o tempo dirá se fiz a escolha correta.
Ahhhh se eu tivesse acessado este fórum antes de comprar a minha L200!!!!

Guilherme, meus parabéns. Baseado no que vemos aqui no fórum, acredito que vc tenha feito a escolha certa.

Boa sorte e coloque sempre seus relatos sobre o carro aqui no fórum.

Fxavier
20/04/2007, 08:22
Caro Amigo, seu novo neste forum mas sou um proprietario de uma l200 outddor at e já fui com o carro para a serra da Canastra uma das mais dificeis trilhas do Brasil , onde eu passei só troller passou, ficou para trás hilux, s10, Galopper,Ranger.....detalhe ela não encostou nada no chão , ela simplismente passeou... será que este problema e dos molelos 06 para trás o que sera que eles arrumaram nas novas (detalhe andei sempre com muito calor e a baixas velocidades)..

catingueiro
20/04/2007, 09:37
[quote=Sukys;381037]
Por outro lado, também não é possível crucificar a MIT e seus produtos, porque embora endêmica a questão não é epidêmica, pelo menos é esta a sensação que obtive neste tópico, e pelo rolar da carruagem e por algum conhecimento técnico que tenho fica a IMPRESSÃO de que este problema de superaquecimento vem de uma conjunção de fatores muito especiais, que envolvem tanto o produto, no todo ou lote, quanto a forma de uso.

Me desculpe , mas , pela lei do consumidor , antes de voce comprar uma L200 AT deveria ter um alerta como num maço de cigarros , dizendo :

"Esse produto não foi feito para fazer tudo o que se espera normalmente de uma Pickup"

ou então:
"Devido ao efeito "chaleira" esse veiculo podera superaquecer a menos que voce dirija feito uma mocinha virgem"

Assim , pelo menos nosso colega Alexandre (AKPG) provavelmente não teria comprado...

Mesmo assim teriam os que comprariam da mesma maneira , como os que fumam apesar dos avisos de cancer , impotencia etc.

Para piorar , parece que os vendedores mentem a cada mudança de ano dizendo:"As antigas de fato esquentavam , mas a partir de agora foi resolvido"

Quando o cliente pressiona sai uma "gambiarra" que as vezes funciona como a do AKPG e outra nem tanto como a do Ferramenteiro.

Então Sukys por tudo isso , se os consumidores crucificassem a MIT , talves ja teriam resolvido.Teriam provavelmente um procedimento recomendado(portanto unificado) para retrabalho dos que reclamam de aquecimento e não o que ocorre hoje que cada revenda tem um procedimento diferente.

Quando voce comparou a JPX que era um fundo de quintal com a MIT , parece que ficou claro que a MIT também é um fundo de quintal só que com mais dinheiro e ao contrario da JPX não precisa de ninguem tentando resolver , interagindo com membros de de forum (como a JPX fez) pois os caras são Bons de Marketing .

Pelo que entendi do seu post , não adianta discutir pois como o JPX , não há solução!!! o que eu acabo concordando pois para mim está claro que o problema é o motor que a MIT usa porque deve ser o maIS BARATO DO MUNDO .Saia em Galloper , se não me engano em uma pickup mazda que vi , parece que em Besta , feito na ásia em varios paises provavelmente.

A MIT teve a coragem de colocar esse motor na Pajero Sport que pesa umas 2 T , é só encher de passageiros e bagagem e dar para o Alexandre testar que é quase certo que vai aquecer.Se não , aí é só engatar a carreta que ta feita a bobagem.

Fala-se da Triton .Eu apostaria que sairá com esse mesmo motor afinal se é endemico e não epidemico e custa barato e a maioria que compra não pisa forte para não esquentar e poder falar que é uma maravilha e defende incondicionalmente , então qualquer gerente de produto de marketing (e nisso els são bons) escolheria continuar com ele.
Deverá ter uma opção eventual de um 3.2 talves , nos moldes da Navarra custando uns 130.000,00 .

Tallves quem mereça ser crucificado é o consumidor que compra , tem que ser na revenda perto da sua casa pois em outra não pode, paga a manutençaõ umas 3 vezes mais caro que as outras , gasta mais de combustível (uma chaleira quanto mais gás(combustível) gasta , mais depressa ferve) , vai e compra outra ...:pensativo:

Manuel

Bom dia amigos,

X2..., maravilhoso comentário e falo como ex-proprietário de uma lindíssima L200.

Um forte abraço.

catingueiro
20/04/2007, 09:52

Olá amigo.

Comprou um maravilhoso carro. O meu está atualmente com 15.000Km, já fiz trilhas e até agora, só alegria.

Parabéns e um forte abraço

AKPG
20/04/2007, 09:55
Caro Amigo, seu novo neste forum mas sou um proprietario de uma l200 outddor at e já fui com o carro para a serra da Canastra uma das mais dificeis trilhas do Brasil , onde eu passei só troller passou, ficou para trás hilux, s10, Galopper,Ranger.....detalhe ela não encostou nada no chão , ela simplismente passeou... será que este problema e dos molelos 06 para trás o que sera que eles arrumaram nas novas (detalhe andei sempre com muito calor e a baixas velocidades)..
Fxavier,
O problema de aquecimento vai ocorrer quando vc estiver com o carro carregado e pegar subidas de serra por mais de 15 minutos com o giro bem alto (em segunda ou terceira marcha).

Um abraço,

FlavioLouveira
20/04/2007, 10:31
Fxavier,
O problema de aquecimento vai ocorrer quando vc estiver com o carro carregado e pegar subidas de serra por mais de 15 minutos com o giro bem alto (em segunda ou terceira marcha).

Um abraço,

é eu ainda nao consegui, no motorsport nem sinal tbem heheh

ah, velocidade alta (145- 150 no gps) por grandes kilometragens tbem não esquentam.... a castelo branco que o diga hehhehe, passo sempre lá, longas viagens em alta:dance:

Eduardo Eustaquio
20/04/2007, 10:45
Fxavier,

Um abraço,

Prezado [Alexandre-AKPG]

Pelo menos na minha e de meu irmão descobrimos que os aquecimentos são quando os veículos estão carregados e necessita-se de usar a força do motor seja em subida ou em algum outro tipo de obstaculo. Com ela descarregada, ou seja, leve não há problema algum.

So um item. Não precisa esperar 15 minutos. Com bem menos que isso o ponteiro ja sobe.

Eduardo Eustaquio
20/04/2007, 10:47
Mais uma coisa que esqueci de mencionar. Com o veículo novo, com baixa Quilometragem também não ocorre o aquecimento. Ele vem normalmente quando passa dos Oitenta ou Noventa mil Quilômetros Rodados.

AKPG
20/04/2007, 11:26
Prezado [Alexandre-AKPG]

Pelo menos na minha e de meu irmão descobrimos que os aquecimentos são quando os veículos estão carregados e necessita-se de usar a força do motor seja em subida ou em algum outro tipo de obstaculo. Com ela descarregada, ou seja, leve não há problema algum.

So um item. Não precisa esperar 15 minutos. Com bem menos que isso o ponteiro ja sobe.
Eduardo,

Talvez esta diferença seja motivada pela diferença de câmbio dos nossos carros. Sempre q o meu esquentou, eu já estava a um bom tempo com o giro alto e o carro bem carregado, tentando passar por alguma subida. Velocidade entre 60 e 80 e câmbio entre 2a ou 3a (OD OFF).

O que me faz pensar o seguinte: Existem dois pontos que causam o aquecimento. Nas AT, o carro esquenta por causa do câmbio. Seja o motor pouco rodado ou não. Por isso ocorre mesmo em carros com baixa quilometragem. Porém, na medida que os motores vão adquirindo maior desgaste, algo acontece que também passa a causar aquecimento. Acho que é por isso que o seu carro não esquentou quando era pouco rodado (se é que seu carro já foi pouco rodado um dia!!! Hehehehehehehe) e está esquentando agora.

O que vocês acham?

Um abraço,

AKPG
20/04/2007, 11:32
é eu ainda nao consegui, no motorsport nem sinal tbem heheh

ah, velocidade alta (145- 150 no gps) por grandes kilometragens tbem não esquentam.... a castelo branco que o diga hehhehe, passo sempre lá, longas viagens em alta:dance:
Flávio,

Não tô querendo te desanimar, mas um dia a sua vai esquentar também. Se prepare!!!

Um abraço,

FlavioLouveira
20/04/2007, 12:03
Flávio,

Não tô querendo te desanimar, mas um dia a sua vai esquentar também. Se prepare!!!

Um abraço,

Para de rogar praga rapaiz :mrgreen: :-D :-D :mrgreen:

AKPG
20/04/2007, 12:04
Hahahahahahahahahahahahahahahahahahaha

Fxavier
20/04/2007, 12:46
converssei com os mecanicos da mit e eles me falaram que os modelos 07 vieram com modificações nas pas do radiador no tamanho dos sulcos do mesmo e tambem no cabeçote, deve resolver este problema vcs concordam

FlavioLouveira
20/04/2007, 12:52
converssei com os mecanicos da mit e eles me falaram que os modelos 07 vieram com modificações nas pas do radiador no tamanho dos sulcos do mesmo e tambem no cabeçote, deve resolver este problema vcs concordam

eu concordo o seguinte, a minha não dá problema... ainda não deu...:mrgreen: :-D

:dance: :dance: :dance:

e parem de rogar praga :D

AKPG
20/04/2007, 13:00
eu concordo o seguinte, a minha não dá problema... ainda não deu...:mrgreen: :-D

:dance: :dance: :dance:

e parem de rogar praga :D
Mas a minha e 2007, veio com todas as alteracoes q o Fxavier falou e so parou de esquentar quando fizeram as alteracoes q descrevi aqui no forum.

Nao to jogando praga nao. Infelizmente e um fato.
Um abraco,

FlavioLouveira
20/04/2007, 13:16
Eu sei :-D

E se acontecer a solução já existe, por isso estou tranquilo:dance:

Valeu

Sukys
20/04/2007, 16:00
Quando voce comparou a JPX que era um fundo de quintal com a MIT , parece que ficou claro que a MIT também é um fundo de quintal só que com mais dinheiro e ao contrario da JPX não precisa de ninguem tentando resolver , interagindo com membros de de forum (como a JPX fez) pois os caras são Bons de Marketing

Manuel,

Não quis dizer que o fórum tem que encontrar a solução fazendo o trabalho do fabricante e sim que a soma de esforços pode muito bem IDENTIFICAR o problema ou conjunção de problemas, e fazer uso deste conhecimento da melhor forma possível.
E só pra que fique claro, na época, o representante da JPX entrou no fórum com o intuito de manter um canal aberto com os consumidores. Evidente que com uma postura diferente da nossa, e nem poderia ser outra forma, mas pelo menos abriu uma via de comunicação imediata, que as grandes montadoras nem ousam em fazer.

Costumo dizer que frente a um problema podemos tomar três posturas: simplesmente reclamar, discutir causas e efeitos, e procurar soluções. A primeira depende da boca, a segunda de conhecimento, e a terceira de atitudes, e olha só que coisa interessante, mesmo que a solução seja um órgão de defesa, reclamar sem um mínimo de conhecimento pode dar em nada.
Tudo bem, CDC, parágrafo tal, alínea tal, "o ônus da prova é do fabricante ou prestador de serviço". Daí eles apresentam um monte de quasquasquás, fica tudo mundo olhando com cara de interrogação, e "morreu Neves", já que nessa hora entra um princípio básico da advocacia, onde pra todo argumento deve existir um contra-argumento bem fundamentado.

As colocações que fiz no texto anterior foram de um espectador que já viu este filme antes, e só entrei aqui para levantar a questão da suspeita de "conjunção de fatores", o que pode - ou não - implicar em alguma característica de uso, e tomei o exemplo do JPX por ser um veículo que tem a ver com este fórum, mas poderia muito bem tomar outros exemplos, como a Kombi diesel, que tem motorização semelhante em ciclo e padece do mesmo mal da "chaleira louca", e usando sua expressão, não saiu de fundo de quintal.
Quanto ao marketing de qualquer montadora, tem que acredite que não é o macaco que levanta o Gol, é o Gol que empurra a terra, e não escrevo isso de gozação não, porque embora com algum exagero é bem isso o que se passa na cabeça de muita gente, seja consumidor, seja marqueteiro de montadora.

Espero que tenham sucesso na solução deste problema.

Sds,
Sukys

Fxavier
20/04/2007, 16:44
caro akpg, qual foi a modificação que vc efetuou na sua l200 07, pois não consegui encontrar no forum, obrigado...(não custa prevenir)

AKPG
20/04/2007, 17:08
caro akpg, qual foi a modificação que vc efetuou na sua l200 07, pois não consegui encontrar no forum, obrigado...(não custa prevenir)
Ai vai: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=335889&postcount=57

magon33
20/04/2007, 17:17
Sukys

Eu concordo com voce em praticamente tudo , só discordei quando disse que a Mit não merecia ser crucificada!

Vende um carro de quase 100.000,00 e não pode fazer o que faria com outras (troller ,Blaser, S10 2.8 gasolina que o mesmo Alexandre usava), isso certamente não ajuda a defender a MIT.

Quanto a Kombi diesel , tanto quanto eu li(chereto em tudo que tenha informação sobre veiculos) , o problema nunca foi o motor , mas sim o fato de de haver uma tubulação de agua na lateral da carroceria que levava e trazia agua do radiador , como era longa , costumava ser dificil retirar o ar da tubulação e a agua não circulava.Para encher corretamente precisava levantar bastante a frente , para todo o ar ir para o radiador e aí poder garantir que foi completado de água sem ar.
Mas isso só apresentava problemas depois que algum mexanico mexia e não sabia fazer direito.Mas mesmo assim o mercado se encarregou de matar o produto pois quem compra Kombi , normalmente é para trabalho e não porque ela é bonitinha e certamente não pode ser ordinária , ja a L200 que é bonitinha mas ordinária e como a enorme maioria de quem compra usa para passear como se fosse um automóvel (acontece com todas as marcas) então o mercado vai comprando e a MIT faturando .
Obs. As kombis novas 1.4 tem um sistema de arrefecimento semelhante e depois que ficarem velhas provavelmente apresentarão o mesmo problema.

Mais um detalhe , no tópico sobre "alegrias, S10 , L200 etc " o Eduardo Eustáquio postou que a dele MT deu um problema de falta de potencia identica ao do Ferramenteiro.Então como me parece óbvio não são só as AT que tem problemas , as MT também , somente nas AT é um pouco mais sensível .

Manuel

edubelem
20/04/2007, 17:26
Ai vai: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=335889&postcount=57

Eu te dise p/ colocar na assinatura!!:mrgreen:

Guilherme Studart
21/04/2007, 09:52
Agradeço a felicitação de todos quanto à minha aquisição (ranger XLT 3.0).

Espero que as novas L200 não apresentem qualquer defeito quanto ao aquecimento (acho muito difícil), mas preferi jogar a favor das estatísticas ao não adiquirir uma.

Quando corri o Motorsport de HPE 2003, quando o motor era menos potente e só havia câmbio mecânico, peguei alguma areia tentando recuperar tempo e não deu pois o carro esquentou.

Vejo como um problema crônico, que se fosse de fácil (leia-se barata) solução já deveria ter sido solucionado.

Enquanto permanecer este motor.....???????

Saudações,

Guilherme.

Sei que não existe carro perfeito

murilloaquino
21/04/2007, 15:18
Bem vindo ao mundo das rangerss...
hahahaha

Waldir Carlos
21/04/2007, 16:20

Pára Edu! Quero ver quando o Alexandre lê isso aí... he, he, he.

OFF: fico intrigado com esse bonequinho dentusco :mrgreen: que vocês usam aqui... alguém pode "traduzir" o significado de "Sr Verde"? Os demais eu uso e "traduzo":oops::oops:.

[]s

Fxavier
21/04/2007, 17:56
Caro AKPG, por favor me fale quais foram as alterações feitas no seu motor pois no forum só fala dos problemas e tem algumas fotos...por favor e me fale sua opinião sob a pajero sport 2007 diesel.. obrigado

Fxavier
21/04/2007, 18:02
Caro amigos queria saber a opnião de vcs sobre a nova Pajero sport 2007 diesel, estou penssando em comprar uma pois minha familia está aumentando e preciso de bastante espaço no banco traseiro coisa que as cabines duplas não tem (fora a Hilux), ou se compro uma hilux cabine dupla ou espero para ver esta tal Triton , pois acabei de compra uma l200 outdoor 07, estou muito satisfeito com ela... já usei o veiculo várias vezes no limite e não deu nenhum problema... mas a minha esposa está gravida de gemeos e eu já tenho um fillho então o meu problema passa e ser espaço mas tem que ser um 4x4... estou aguardando a opnião de vcs ....

freitasjr
22/04/2007, 01:06
Caro amigos queria saber a opnião de vcs sobre a nova Pajero sport 2007 diesel, estou penssando em comprar uma pois minha familia está aumentando e preciso de bastante espaço no banco traseiro coisa que as cabines duplas não tem (fora a Hilux), ou se compro uma hilux cabine dupla ou espero para ver esta tal Triton , pois acabei de compra uma l200 outdoor 07, estou muito satisfeito com ela... já usei o veiculo várias vezes no limite e não deu nenhum problema... mas a minha esposa está gravida de gemeos e eu já tenho um fillho então o meu problema passa e ser espaço mas tem que ser um 4x4... estou aguardando a opnião de vcs ....

As Pajeros Sports modelo 2007 a diesel, vêm com o motor 2.5, isto é, o mesmo motor da L200 Sport/Outdoor.

Como eu já estou acostumado com o desempenho do motor 2.8 da Pajero Sport(2000 até 2005/2006), fiz um Test Drive no modelo 2007(2.5) e não gostei muito do desempenho. Acho que ter colocado o motor da L200 que é um veículo bem mais leve que a Pajero não foi ums boa escolha, pois o desempenho não se reflete o mesmo na Pajero.
No mais(fora o motor da L200), suspensão, resistência, conforto, etc... é excelente.

Se pegar um carro usado com apenas 1 ano de uso Não te incomoda tanto, então te aconselho a pegar a Pajero Sport 2005/2006 diesel motor 2.8 Hpe; que vc vai ter um motor bem melhor(tanto em desempenho como em durabilidade), vai pagar pelo carro um valor mais barato e ainda vai estar na garantia. Questão custo benefício, acho mais negócio. :wink:

Um abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...

Rogério Silva
22/04/2007, 11:03

Amigo, fiquei na mesma dúvida q vc, pois o preço da Hilux at aqui em Belém é o preço Pajero sport, mas como não tenho filhos não precisava de tanto espaço para bagagem. Faça um test drive nas 2, isso vai te ajudar bastante. Se prefere conforto, acho q a suspençao da Pajero é muito melhor (macia), agora se prefere desempenho, economia na manutenção, combustível e modernidade, vai de hilux q não vai te arrepender. Sem falar na hora de revender, acho q a hilux perde menos.

AKPG
22/04/2007, 22:37
:evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
:evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

AKPG
22/04/2007, 22:40
Pára Edu! Quero ver quando o Alexandre lê isso aí... he, he, he.

OFF: fico intrigado com esse bonequinho dentusco :mrgreen: que vocês usam aqui... alguém pode "traduzir" o significado de "Sr Verde"? Os demais eu uso e "traduzo":oops::oops:.

[]s
Waldir,
O Sr Verde nada mais é q um sorriso irônico. Funciona quando estamos fazendo um comentário para ironizar algo ou alguém. Mais ou menos isso!!!

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço,

Marcello Ladeira
22/04/2007, 22:47
Bom, como eh que se coloca estes bonequinhos?

[]'s,

AKPG
22/04/2007, 22:48
Caro AKPG, por favor me fale quais foram as alterações feitas no seu motor pois no forum só fala dos problemas e tem algumas fotos...por favor e me fale sua opinião sob a pajero sport 2007 diesel.. obrigado
Fxavier,
Internamente, pelo que o técnico da MIT me falou, foi feita uma pequena alteração próxima a bomba d'água, para permitir o aumento do fluxo dentro do motor.
E externamente foi trocado o vaso de expansão da água do radiador, tampa do radiador e algumas mangueiras, para fazer com que o sistema de arrefecimento passasse a ser selado. E além disso, agora a água do radiador do meu carro passa obrigatoriamente por este vaso de expansão. Se vc olhar na sua, vai ver que a água do radiador não circula por ele. Só a água em excesso. Também vedaram bem todos os vãos que existiam entre o radiador e outras partes do carro, para fazer com que o ar captado passa-se totalmente pelas colméias do radiador.

Com relação a Pajero Sport, se vc estivesse falando da versão a gasolina, eu compraria de olhos fechados (mesmo com toda a raiva que estou da MIT). Já a versão a diesel, por utilizar este motor 2.5, eu pularia fora. Não sei se a Sport é mais leve ou pesada que a L200. Se for mais pesada, ai é que não tem jeito. A melhor forma é vc andar no carro. Faça um test-drive que ai vc poderá comparar muito bem com a sua L200 e conseguirá tirar boas conclusões.

Um abraço,

murilloaquino
22/04/2007, 22:48
isso...
eu nao sei colocar esses emocotions aqui no forum nao...
tem como explicar?

AKPG
22/04/2007, 22:49
Fxavier,

Como vc já tem uma pkp, acho q deveria partir para a Sport a gasolina.

Um abraço,

AKPG
22/04/2007, 22:50
Bom, como eh que se coloca estes bonequinhos?

[]'s,
Quais bonequinhos?
Custa 50 reais a hora de aula pra fazer isso!!!!

murilloaquino
22/04/2007, 22:53
hahahah
boaaaa....

Waldir Carlos
23/04/2007, 07:09
OFF: Tem horas que fica difícil a gente saber quando esses nossos amigos estão brincando ou falando [escrevendo] sério... he, he, he. Quer dizer, que você quer cobrar pelos "bonequins", né Alexandre? Rapá, deixa disso. Fica "quetin" Murillo:):):).

[]s

AKPG
23/04/2007, 07:12
Ué, tenho q ganhar dinheiro pra pagar o diesel da L200. Meu orçamento estourou por causa disso. Então to precisando de uma nova fonte de renda..... heheheheheheheh

edubelem
23/04/2007, 10:57
Ué, tenho q ganhar dinheiro pra pagar o diesel da L200. Meu orçamento estourou por causa disso. Então to precisando de uma nova fonte de renda..... heheheheheheheh

Aqui em Belém a mão de obra é mais barata, custa apenas 49,99:mrgreen: :mrgreen:

ÊTA MINERADA SÔ !!!!!!!:putz: :putz:

AKPG
23/04/2007, 11:04
Edu, pára de atravessar os meus negócios!!! Assim vou acabar tendo que vender a pkp pra pagar o diesel!!!!

edubelem
23/04/2007, 11:14
Edu, pára de atravessar os meus negócios!!! Assim vou acabar tendo que vender a pkp pra pagar o diesel!!!!

...he he he o meu custo operacional é mais baixo que seu :mrgreen:

[]'s

murilloaquino
23/04/2007, 13:44
Uéé Waldirr...
Só estou querendo aprender a colocar esses bonequinhos...
fica mais facil de expressar...
:P

Pequeno jr
27/04/2007, 23:52
FAvor postar o numero da conta para deposito do kit aula de bonequins no forum.

murilloaquino
28/04/2007, 08:56
hahaha...
eu tambem divido o custo pequeno...

Marcello Ladeira
28/04/2007, 10:13
Murillo e Pequeno já que o pessoal aqui tá ficando mercenário aqui vai minha ajuda.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/misc.php?do=showsmilies

:dance::dance::dance::dance::dance:bom, vc me deve R$ 50,00 e o Pequeno outros 50,00, ok? Quando vier à BH paga a conta do buteco. O Pequeno paga mês que vem na época do Motorsports em BSB.:dance::dance::dance::dance::dance:

[]'s,

murilloaquino
28/04/2007, 10:57
:pensativo: será q funcionou?
marcelão, a conta é minha, os visitantes sempre pagam a conta neh?
so se vc me levar para fazer uns passeios legais ai, como o tal famigerado morro da skol...

edubelem
28/04/2007, 14:44
:putz: Marcello será que não é melhor clicar no botão modo avançado? e aparece tudo quanto é boneco?

Mais valeu :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: , ta aprendendo a mecher em computador.:mrgreen: :mrgreen:

[]'s,

Pequeno jr
28/04/2007, 17:59
Murillo e Pequeno já que o pessoal aqui tá ficando mercenário aqui vai minha ajuda.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/misc.php?do=showsmilies

:dance::dance::dance::dance::dance:bom, vc me deve R$ 50,00 e o Pequeno outros 50,00, ok? Quando vier à BH paga a conta do buteco. O Pequeno paga mês que vem na época do Motorsports em BSB.:dance::dance::dance::dance::dance:

[]'s,

Marcelão,

Ta firme mesmo no motorsport hein!

Ahh se eu pudesse e meu dinheiro desse... mas enfim, me confirma depois a data do motorsport e vou ficar torcendo para não ser no final de semana do aniversário do meu casamento, pois estarei viajando com a patroa.

Se não for na mesma data, pode deixar que eu, Loyer, Rezende e mais alguns amigos iremos deixar vc pronto para o outro dia do evento. Numa ressaca do kct. rs!!!

Marcello Ladeira
28/04/2007, 21:09
Anote a data ai... já tá reservado... vou ver se levo o Wagner como zéquina e lastro... aí faremos uma farra da boa, mas só depois da prova.

Motorsports Etapa de BSB - 16 Junho

[]'s,

Jorge T
28/04/2007, 23:33
Pessoal, levei o carro pra trocar as correia e seguem os preços:

Dentada grande 378,00
Dentada pequena 209,00
Esticador da correia grande 499,00
2 correias do alternador 94,00
correia do ar 31,00
correia da direção 46,00
m.obra 350,00
tot 1600,00

Tinha uma l200 aut 05 trocando junta de cabeçote por aquecimento e a causa foi o vazamento total da água do motor.

O motivo do problema foi o tubo de água que corre paralelo ao corpo do motor e que fica preso por dois pontos de solda, quebrou por trepidação ou pressão e com isso se soltou da base e não refrigerou mais o motor. Então já viu ...

O interessante é que o mecânico por curiosidade olhou o do meu carro e o de uma outra que foi trocar buchas e nos dois carros uma solda já havia se quebrado, ou seja por sorte não seriamos premiados.

Tô mandando uma foto do motor da aut. Pra vcs entenderem o que eu falei.

Quem tem o mesmo carro acho que vale a pena dar uma olhada.

Abs,

Waldir Carlos
29/04/2007, 08:49
Na minha velhota, fiz uma preventiva em novembro passado. A "paulada" que a Mit me deu [...a despesa, no total passou dos R$ 2.300,00!!] está resumida abaixo. Fiquei intrigado com o item 11255010... não seriam apenas 5 correias? Será que me enrolaram? Formatei essa tabelinha tirando os dados da NF.

http://www.infonet.com.br/waldir/Revisões_L200/Correias_Mit%20L200.JPG

R E E D I T: Nas fotos abaixo, o "presentinho":parede::parede: :evil::evil::

[]s

edubelem
29/04/2007, 09:16
Anote a data ai... já tá reservado... vou ver se levo o Wagner como zéquina e lastro... aí faremos uma farra da boa, mas só depois da prova.

Motorsports Etapa de BSB - 16 Junho

[]'s,

Marcello, cuidado com os pontos de controle...:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[]'s

Thiago Pereira
29/04/2007, 11:35
Na minha velhota, fiz uma preventiva em novembro passado. A "paulada" que a Mit me deu [...a despesa, no total passou dos R$ 2.300,00!!] está resumida abaixo. Fiquei intrigado com o item 11255010... não seriam apenas 5 correias? Será que me enrolaram? Formatei essa tabelinha tirando os dados da NF.

[]s

Waldir,

Realmente são apenas cinco correias na L200 GLS, na Sport/Outdoor são seis, pois o alternador gira com duas.
Inclusive esta correia dentada-B não possui o código padrão de TODAS as peças originais da Mit (AB123456), é possível que houve algum engano da concessionária:parede: .

Semana passada fiz um orçamento para a troca das correias da minha L200 na concessionária de Atibaia/SP, segue abaixo:

CK149000 - CORREIA, ALTERNADOR - R$ 29,60
CK379000 - CORREIA, BOMBA DIR. HIDR. - R$ 16,15
CK559000 - CORREIA, COMPRESSOR A/C - R$ 19,31
MD300470 - CORREIA, TRANSMISSAO -BORR. - R$ 337,34
MD310484 - CORREIA DENTADA, EIXO BALANC. - R$ 186,46
Mão de Obra (4 horas) - R$360,00

Provavelmente vou ter que trocar os esticadores, pois na primeira troca com 50k eles escaparam, agora com 100k ñ vai ter jeito!!! Soma-se ai uns ~R$500,00

Abraço,

Marcello Ladeira
29/04/2007, 21:16
Putz to vendo que vou morrer um $$ razoável pois a Quarentona tá quase virando Cinquentona... mas só depois do Motorsports BH... hehehe

Troquei as buchas da suspensão traseira, o carro tava um misto de escola de samba com raínha da bateria... Uma barulhada danada e uma traseira que não parava de rebolar. As buchas que foram colocadas são de Poliuretano, dizem que são mais resistentes... assim espero... Com a mão-de-obra ficou em R$ 130,00. Na revisão mandarei trocar também as da frente.

Jorge olhei este tubo na minha pkp e vou te falar que ele tá Zerado... de 2 uma: Ou trocaram na revisão que fiz ano passado (quase 1 ano já) ou então o problema relacionado com a quebra da solda tem algo a ver com a maresia... acredito mais na 2a. opção, afinal o tubo quebra na solda e neste local não deve ter tratamento anti-corrosivo.

Waldir, acho que te "enrolaram".

[]'s,

Jorge T
30/04/2007, 07:44
Putz to vendo que vou morrer um $$ razoável pois a Quarentona tá quase virando Cinquentona... mas só depois do Motorsports BH... hehehe

Troquei as buchas da suspensão traseira, o carro tava um misto de escola de samba com raínha da bateria... Uma barulhada danada e uma traseira que não parava de rebolar. As buchas que foram colocadas são de Poliuretano, dizem que são mais resistentes... assim espero... Com a mão-de-obra ficou em R$ 130,00. Na revisão mandarei trocar também as da frente.

Jorge olhei este tubo na minha pkp e vou te falar que ele tá Zerado... de 2 uma: Ou trocaram na revisão que fiz ano passado (quase 1 ano já) ou então o problema relacionado com a quebra da solda tem algo a ver com a maresia... acredito mais na 2a. opção, afinal o tubo quebra na solda e neste local não deve ter tratamento anti-corrosivo.

Waldir, acho que te "enrolaram".

[]'s,
Acho a maresia uma boa opção.

3 Carros é muita coincidência.

Abs,

edubelem
30/04/2007, 09:10

[]s

Nossa, 800,00 :shock: só de correia! tirando o cil de embreagem (4??,??) resta quase 2000,00, só de coisa corriqueira, é realmente L-200, é só p/ quem roda pouco mesmo.:pensativo:

Waldir Carlos
30/04/2007, 09:49
Pois é Edu, sou L200enteiro mas os custos de manutenção são exorbitantes mesmo. Só me sujeitei a gastar essa grana aí porquê ia fazer uma viagem longa. Sou muito precavido, mas acho que se eu tivesse "esquecido" a concessionária e pegasse a estrada, não teria surpresas. Um amigo que tem uma L200 "velha" como a minha, me disse que só trocou o jogo de correias com quase 100 mil quilômetros!

[]s

Marcello Ladeira
30/04/2007, 11:09
Waldir não vale o risco. Você fez o certo.

[]'s,

Waldir Carlos
30/04/2007, 11:44
:pensativo::pensativo: Tá certo... melhor prevenir. Foi somente um "chute". É que minha velhota roda tão pouco... êita, isso não justifica.

[]s

edubelem
30/04/2007, 12:05
Waldir não vale o risco. Você fez o certo.

[]'s,

Principalmente, por que a borracha receca com o tempo, é por isto que carros pouco rodados apresentão problemas depois de algum tempo.

[]'s,

JairoM
30/04/2007, 13:22
Pois é Edu, sou L200enteiro mas os custos de manutenção são exorbitantes mesmo. Só me sujeitei a gastar essa grana aí porquê ia fazer uma viagem longa. Sou muito precavido, mas acho que se eu tivesse "esquecido" a concessionária e pegasse a estrada, não teria surpresas. Um amigo que tem uma L200 "velha" como a minha, me disse que só trocou o jogo de correias com quase 100 mil quilômetros!

[]s

Eu não sabia se a minha "velha" L-200 tinha opu não correias novas. Comprei com pouco mais de 100.000 Km, e não troquei nada.

Aos 150.000 Km, comprei no mercado paralelo as correias Dayco, e troquei as 5 correias no meu mecanico.

Pra minha surpresa, ele me mostrou as correias que estavam lá... todas ORIGINAIS de fabrica. Duraram 150 mil Km. E a MIT manda no manual, substituir a cada 50 mil....

POr coincidencia, 3 meses depois da troca, a correia da bomba d´agua (e DH), simplesmente rasgou sozinha..... O ponteiro da temperatura subiu. Mesmo assim, consegui voltar pra casa rodando, e em seguida troquei mais uma vez a mesma correia (32,00). Desta vez, ela não rasgou mais.

A velha, tinha 150.000 e estava inteira. Eu por precaução, troquei e a novinha em folha, desmanchou....

murilloaquino
31/05/2007, 12:57
Galera...
Nessa quarta-feira, dia 30/05, saiu uma materia no estado de minas na parte de veiculos, sobre a reclamaçao de um proprietario de l-200 Sport A/T sobre o aquecimento:-x
Foi Enviada uma pergunta ao jornal, pelo nosso amigo forista AKPG, reclamando do aquecimento em sua l-200.Ele colocou que os ´´engenheiros`` da mit acompanharam no teste e que foi comprovado o aquecimento.Aí, os proprios ´´engenheiros`` disseram q já tinha um KIT:stop: contra o aquecimento pronto para o carro.
Foi questionado porque nao era implantado na linha de produção.
A resposta da MIT foi que o caso já foi solucionado no carro do leitor...:parede:
Que resposta mais mesquinha hein?

Alguem ai leu o estado de minas da quarta pode colocar mais detalhes...

Abraços8)

AKPG
31/05/2007, 13:08
Galera...
Nessa quarta-feira, dia 30/05, saiu uma materia no estado de minas na parte de veiculos, sobre a reclamaçao de um proprietario de l-200 Sport A/T sobre o aquecimento:-x
Foi Enviada uma pergunta ao jornal, pelo nosso amigo forista AKPG, reclamando do aquecimento em sua l-200.Ele colocou que os ´´engenheiros`` da mit acompanharam no teste e que foi comprovado o aquecimento.Aí, os proprios ´´engenheiros`` disseram q já tinha um KIT:stop: contra o aquecimento pronto para o carro.
Foi questionado porque nao era implantado na linha de produção.
A resposta da MIT foi que o caso já foi solucionado no carro do leitor...:parede:
Que resposta mais mesquinha hein?

Alguem ai leu o estado de minas da quarta pode colocar mais detalhes...

Abraços8)
Ai GAYlera!!!! Tô ficando famoso. Pelo menos na terra do Pão de Queijo!!!!

Agora, de duas uma: Ou ganho uma Triton zerinho :dance: (só aceito de vier um motor 3.2:twisted: ) ou a máfia japonesa vai vir "apagar" o arquivo vivo sobre como esquentar uma L200!!!:putz: :parede: Hehehehe.

Brincadeiras à parte, será que algum colega nosso ai de Minas viu a reportagem e pode escaneá-la para colocar aqui no fórum? Eu mesmo não vi ainda.

Obrigado.

Waldir Carlos
31/05/2007, 17:55
Êita Alexandre, cê ficou famoso hein? Teve retratista "tumém"? "Cumé" que foi parar nas Minas Gerais? Tô brincando... Se alguém puder digitalizar a matéria agradecemos se postar aqui.

[]s

Eduardo Eustaquio
31/05/2007, 19:13
Queria ver também essa reportagem.

joão k. chikui
31/05/2007, 20:29
Ai GAYlera!!!! Tô ficando famoso. Pelo menos na terra do Pão de Queijo!!!!

Agora, de duas uma: Ou ganho uma Triton zerinho :dance: (só aceito de vier um motor 3.2:twisted: ) ou a máfia japonesa vai vir "apagar" o arquivo vivo sobre como esquentar uma L200!!!:putz: :parede: Hehehehe.

Brincadeiras à parte, será que algum colega nosso ai de Minas viu a reportagem e pode escaneá-la para colocar aqui no fórum? Eu mesmo não vi ainda.

Obrigado.

André
Posso relatar que , sabendo dos problemas de aquecimento enfrentados por vc , pude alertar um amigão que , apaixonadíssimo que é por Willys(tem 3 ou 4, cada um mais lindo que o outro), comprou uma AT como a sua , zero km, e, na primeira viagem puxando o CJ5, voltando de Ilhabela, ferveu inúmeras vezes. quase não voltou rodando.
Reclamou na concessionária, acharam o defeito: Válvula termostática....blá, blá...
Passei o link com teus relatos, o colega reclamou para a MIT , no mesmo dia entraram em contato com ele e instalaram o KIT AKPG contra aquecimento das AT. Esse amigo não participa do fórum , mas , pediu que agradecesse a vc.
Só não consigo entender pq esperam dar pau para trocar ??

joão k. chikui
31/05/2007, 20:35
André, o amigo supracitado jura que quando foi efetuar a compra , deixou bem claro que queria uma CD para puxar seus jeeps no towbar.
Será que uma Com cambio mec não seria mais confiável(para tracionar coisas tão pesadas) ? Ou tanto faz?

AKPG
31/05/2007, 22:11
André
Posso relatar que , sabendo dos problemas de aquecimento enfrentados por vc , pude alertar um amigão que , apaixonadíssimo que é por Willys(tem 3 ou 4, cada um mais lindo que o outro), comprou uma AT como a sua , zero km, e, na primeira viagem puxando o CJ5, voltando de Ilhabela, ferveu inúmeras vezes. quase não voltou rodando.
Reclamou na concessionária, acharam o defeito: Válvula termostática....blá, blá...
Passei o link com teus relatos, o colega reclamou para a MIT , no mesmo dia entraram em contato com ele e instalaram o KIT AKPG contra aquecimento das AT. Esse amigo não participa do fórum , mas , pediu que agradecesse a vc.
João,

Eles esperam dar pau para arrumar, pois este é o conceito de respeito ao consumidor da MIT no Brasil. Se reclamar, troca. Se não reclamar, deixa como está.

Um abraço,

AKPG
31/05/2007, 22:14
André, o amigo supracitado jura que quando foi efetuar a compra , deixou bem claro que queria uma CD para puxar seus jeeps no towbar.
Será que uma Com cambio mec não seria mais confiável(para tracionar coisas tão pesadas) ? Ou tanto faz?
Acho q a MT seria melhor para este esforço. Mas, não estaria livre do problema de aquecimento, como vc pode comprovar através dos relatos do Eduardo Eustáquio.

Um abraço,

Pequeno jr
02/06/2007, 12:20
André

João,

Como fui contratado pelo Alexandre para fazer a parte de marketing sobre o assunto do Kit Gelo Mit, por favor, peça para o seu amigo depositar o dinheiro da consultoria que foi prestada na minha conta pessoal.

Segue via MP os dados Bancários e caso o deposito não seja feito em 48horas seu computador vai explodir. rs!!

AKPG
02/06/2007, 19:26
João,

Como fui contratado pelo Alexandre para fazer a parte de marketing sobre o assunto do Kit Gelo Mit, por favor, peça para o seu amigo depositar o dinheiro da consultoria que foi prestada na minha conta pessoal.

Segue via MP os dados Bancários e caso o deposito não seja feito em 48horas seu computador vai explodir. rs!!
Pequeno,

Estuo mandando o número da minha conta corrente por MP. Depois só me confirma o valor que foi depositado, ok? :concordo: :concordo: :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço,

Pequeno jr
03/06/2007, 11:05
Alexandre,
Ja foi depositado a primeira parte da consultoria. R$ 250.000,00.

LUIS ANTONIO -BA
07/11/2007, 00:37
Alexandre K Por favor me informe a concessionaria e o tlefone da mesma, que instalou o Kit Gelo na sua para que eu possa contacta-los a agenda a colocação na minha pois ja saiu da garantia e aqui em Salvador ninguem conhece e dizem que a fabrica não sabe desses aquecimentos.
Atenciosamente

Pequeno jr
07/11/2007, 00:50
Alexandre K Por favor me informe a concessionaria e o tlefone da mesma, que instalou o Kit Gelo na sua para que eu possa contacta-los a agenda a colocação na minha pois ja saiu da garantia e aqui em Salvador ninguem conhece e dizem que a fabrica não sabe desses aquecimentos.
Atenciosamente

Luis,
Kit gelo fomos nós aqui no forum que apelidamos. Se não me engano, o Eduarod Eustáquio imprimiu todos os relatos do alexandre qdo fizeram no carro dele, levou na concessionária e resolveram o assunto.

O Alexandre fez em SP
O Eduardo Eustáquio em Goiânia
Pelo q o freitas diz, La em Natal tbm ja estão fazendo o kit
No rio cobram R$ 2.000,00 para instalar.

LUIS ANTONIO -BA
07/11/2007, 01:05
Luis,
Kit gelo fomos nós aqui no forum que apelidamos. Se não me engano, o Eduarod Eustáquio imprimiu todos os relatos do alexandre qdo fizeram no carro dele, levou na concessionária e resolveram o assunto.

O Alexandre fez em SP
O Eduardo Eustáquio em Goiânia
Pelo q o freitas diz, La em Natal tbm ja estão fazendo o kit
No rio cobram R$ 2.000,00 para instalar.
Eu sei que é apelido, mas o que informa aqui é que les desconhecem qualquer procedimento e ate aquecimento nesses veiculos. o que preciso saber é o que foi feito e o telefone de uma concessionaria que ja tenh feito para eu ligar e levar a minha pois ja acabou a garantia e esta me deixando de cabeça quente.

Marcello Ladeira
07/11/2007, 09:47
Luis vá nas primeiras páginas destes tópico e se informe de tudo - aquilo que acreditar que seja relevante imprima. Munido de informação é bem mais fácil, acho que o Alexandre fez a parte dele, mais que isso é abusar um pouco demais do nosso amigo.

Tenha paciência, mas faz parte do momento... alguns aqui sabem que processei a Fiat, foram 8 anos de batalha pesquisando pra KCT... no final ganhei, mas se tivesse deixado apenas na mão dos advogados perderia de lavada. Aproveite o tópico aqui, acredito que todas informações que você precisa estão aqui.

Abs,

freitasjr
07/11/2007, 13:06
Luis vá nas primeiras páginas destes tópico e se informe de tudo - aquilo que acreditar que seja relevante imprima. Munido de informação é bem mais fácil, acho que o Alexandre fez a parte dele, mais que isso é abusar um pouco demais do nosso amigo...

O Luís queria apenas o número da concessionária que fez a instalação do Kit(pois a da Bahia nega existir isso); e acho que essa pequena informação Não tem nada a vê com abuso :pensativo:

De qualquer forma, já passei p/ ele(em outro tópico) o Nº da concessionária daqui(Nata/RN) que tb instala o Kit.

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

Marcello Ladeira
07/11/2007, 14:02
O Luís queria apenas o número da concessionária que fez a instalação do Kit(pois a da Bahia nega existir isso); e acho que essa pequena informação Não tem nada a vê com abuso :pensativo:

De qualquer forma, já passei p/ ele(em outro tópico) o Nº da concessionária daqui(Nata/RN) que tb instala o Kit.

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Ok foi mal... li um post dele pontuando na posição errada e tive a impressão que estavam pedindo novamente uma lista do que havia sido feito.

Abs,

AKPG
07/11/2007, 17:03
Meninas, não briguem!!! Hehehehehe
Já respondi um e-mail que ele me passou.

Abraços,

Waldir Carlos
07/11/2007, 19:10

Abraços,

Pois é, eu já ia comentar [concordando com ele!] a ponderação que o Marcello fez, mas, pensando bem, acho que o amigo "pé-no-fundo", "puxador-de-reboque" e ex-"gastador de diesel", tem "bagagem" bastante, quando o assunto é L200 AT "quentinha" :putz::putz:.

Desculpe Alexandre, mas a bola tava saltitando na área...KKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

[]s

FRanger
07/11/2007, 21:44
Este tópico é bem antigo e frequentado. Achei interessante que os pricipais participantes começaram de L200 e agora trocaram seus veículos.....
Abraços,
FRanger

freitasjr
07/11/2007, 23:30
Ok foi mal... li um post dele pontuando na posição errada e tive a impressão que estavam pedindo novamente uma lista do que havia sido feito.

Sem stress Marcelo, eu apenas quiz dar um ui "toque" em vc Hehehee sobre a forma como interpretou :lol: :concordo:

Hehehee, mas o esquentadinho aqui é vc :mrgreen: Ou seria EX ? :lol: :concordo:

AKPG
08/11/2007, 14:21
Pois é, eu já ia comentar [concordando com ele!] a ponderação que o Marcello fez, mas, pensando bem, acho que o amigo "pé-no-fundo", "puxador-de-reboque" e ex-"gastador de diesel", tem "bagagem" bastante, quando o assunto é L200 AT "quentinha" :putz::putz:.

Desculpe Alexandre, mas a bola tava saltitando na área...KKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

[]s
PQP Waldir!!!
Já voltou com a corda toda é?
Um abraço,

AKPG
08/11/2007, 14:22
Este tópico é bem antigo e frequentado. Achei interessante que os pricipais participantes começaram de L200 e agora trocaram seus veículos.....
Abraços,
FRanger
Pois é.

Eu comprei a minha L200, tive vários problemas com ela. Relatei todos aqui e agora vendi a pkp, pois ela não atendeu ao tipo de uso que faço do carro.

Estou em busca de uma outra pkp que me atenda. Vamos ver o que vai dar.

Um abraço,

AKPG
08/11/2007, 14:23
Sem stress Marcelo, eu apenas quiz dar um ui "toque" em vc Hehehee sobre a forma como interpretou :lol: :concordo:

Hehehee, mas o esquentadinho aqui é vc :mrgreen: Ou seria EX ? :lol: :concordo:

Pô Freitas!!!!
EX-quentadinho!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk

LUIS ANTONIO -BA
08/11/2007, 15:49
Alexandre e Freitas só tenho que agradecer a voces pela dica de vcs atraves dos telefones que me passaram conseguir fazer com que a concessionária daqui reconhecesse o Kit e ja comecei com um contato com o SAC pois eles querem me cobrar pelo tal Kit alegando que a minha ja não esta mais na garantia, porem alego a Mitsubishi que este defeito trata-se de vicio oculto e ja reconhecido pela fabrica pois eles ja fabricam a solução e que se fosse defeito em uma peça com desgaste eu ate arcaria com a despesa no caso de troca pois não esta mais na garantia, porem é um defeito de projeto o qual ele é modificado, ou seja um vicio oculto que com o tempo impossibilita o veiculo de ser usado para aquilo que foi projetado.
Agora de acordo com resposta da Mit cmunico a voces.

Agora, Alexandre e Freitas se alguem ficar um pouco perdido como eu ta mais simples pois consegui o numero do (Kit Gelo) que consta no estoque da Mit é só pedir a peça pelo codigo CA140019 conhecido la dentro como Kit fique frio.

Marcello Ladeira
08/11/2007, 16:17
Luis ótima informação essa sua... não deixe de postar o resultado, quem sabe com isso o pessoal daqui não se junta e força uma troca em grupo.

Abs,

fernandoof
08/11/2007, 16:39
Luis ótima informação essa sua... não deixe de postar o resultado, quem sabe com isso o pessoal daqui não se junta e força uma troca em grupo.

Abs,

VIDE www.mitsubishimotors.com.br (http://www.mitsubishimotors.com.br)

CA140019KIT, REFRIGERACAO - L200 SPORTR$ 1.755,59

AKPG
08/11/2007, 18:26
Alexandre e Freitas só tenho que agradecer a voces pela dica de vcs atraves dos telefones que me passaram conseguir fazer com que a concessionária daqui reconhecesse o Kit e ja comecei com um contato com o SAC pois eles querem me cobrar pelo tal Kit alegando que a minha ja não esta mais na garantia, porem alego a Mitsubishi que este defeito trata-se de vicio oculto e ja reconhecido pela fabrica pois eles ja fabricam a solução e que se fosse defeito em uma peça com desgaste eu ate arcaria com a despesa no caso de troca pois não esta mais na garantia, porem é um defeito de projeto o qual ele é modificado, ou seja um vicio oculto que com o tempo impossibilita o veiculo de ser usado para aquilo que foi projetado.
Agora de acordo com resposta da Mit cmunico a voces.

Agora, Alexandre e Freitas se alguem ficar um pouco perdido como eu ta mais simples pois consegui o numero do (Kit Gelo) que consta no estoque da Mit é só pedir a peça pelo codigo CA140019 conhecido la dentro como Kit fique frio.
Luis,
Que ótima notícia. Tomara que vc consiga colocar no seu carro sem precisar pagar nada.
Mantenha-nos informados.

Um abraço,

AKPG
08/11/2007, 18:27
VIDE www.mitsubishimotors.com.br (http://www.mitsubishimotors.com.br)

CA140019KIT, REFRIGERACAO - L200 SPORTR$ 1.755,59
PQP!!! Que coisa de doido. Eles tem a coragem de colocar isto num catálogo e disponibilizar até na internet...

Será que isto não serviria de prova sobre o problema de aquecimento destes motores?

Maranguas
08/11/2007, 18:52
É muita onda viu... em decorrencia de um erro deles, estão querendo que os consumidores ainda fiquem com o prezuíjo... isso pra mim é roubo! Pergunto eu: Cadê a tropa de elite??

Marcello Ladeira
08/11/2007, 20:21
Boa AKPG, temos aí uma grande chance de ação contra a Mit... será que temos algum advogado que se habilita... acho que ficou discarado agora o fato de terem assumido o problema. Prova CABAL!!!

Abs,

FlavioLouveira
08/11/2007, 22:33
Na revisao dos 40, apesar de NUNCA ter mexido o ponteiro em todas as situações extremas, vou tentar.. só para ver a resposta.. Ainda mais com o codigo hehe

CA140019

o que seria?? CA140020KIT, REFRIGERACAO PB

Pequeno jr
08/11/2007, 23:42
PQP !!!

Pagar R$ 1700,00 por um erro que é da Mitsubishi??? Ahhh gente pelo amor de Deus ... isso não existe, ops .. quer dizer .. existe sim ... so na Mitsubishi Brasil.

Galera, no mínimo eles deveriam fazer isso que nem o recall branco.

Quem foi aqui do forum que instalou o Kit Gelo e teve um outro sintoma que não foi o aquecimento?

AKPG
09/11/2007, 00:11
PQP !!!

Pagar R$ 1700,00 por um erro que é da Mitsubishi??? Ahhh gente pelo amor de Deus ... isso não existe, ops .. quer dizer .. existe sim ... so na Mitsubishi Brasil.

Galera, no mínimo eles deveriam fazer isso que nem o recall branco.

Quem foi aqui do forum que instalou o Kit Gelo e teve um outro sintoma que não foi o aquecimento?
Pequeno,
Será que vc não está se referindo ao Eduardo Eustáquio?
Um abraço,

Pequeno jr
09/11/2007, 00:18
Pequeno,
Será que vc não está se referindo ao Eduardo Eustáquio?
Um abraço,

Alexandre, não me recordo direito quem foi .. so lembro de alguem ter comentado alguma coisa pós Kit Gelo Tabajara.

TAlvez nem tenha sido um comentário do Kit, mas como tenho visto pouco o forum devo ter achado isso.;

LUIS ANTONIO -BA
12/11/2007, 20:37
Kd o Ferramenteiro?
Será que ele solucionou o problema dele?
Senão poderia reunir-se a nós, principalmente porque o caso dele é igual o meu, estando fora da Garantia. Mas mesmo assim temos Argumentos.

LUIS ANTONIO -BA
15/12/2007, 23:06
Postei para este topico vir para primeira pagina para verem q não é só a minha q esquenta e não tem só o meu topico

Marcello Ladeira
20/12/2007, 22:41
Postei para este topico vir para primeira pagina para verem q não é só a minha q esquenta e não tem só o meu topico
Dando uma ajuda ao Luis Antonio... Moçada vamos engrossar o coro, não adianta só lamentar tem de agir, aproveitem o colega que se dispos a encabeçar a reclamação.

Abs,

LUIS ANTONIO -BA
21/12/2007, 02:04
Dando uma ajuda ao Luis Antonio... Moçada vamos engrossar o coro, não adianta só lamentar tem de agir, aproveitem o colega que se dispos a encabeçar a reclamação.

Abs,
É MArcelão ela aprontou mais uma;
hoje precisei ir ao centro da cidade pegar um colchão para minha mãe, como ja tinha alguns dias que não andava com a l200, resolvi ir com ela só q estava congestionado o transito, ai ja viu, ela resolveu subir a temperatura, foi acima de 3/4 , então parei uns 30 min para esperar esfriar, e olhe q o tempo hoje estava nublado e ja eram mais ou menos 15:40min

murilloaquino
21/12/2007, 14:11
Vc já olhou junta do cabeçote?
O luis, pelos relatos, a sua está esquentando muuiiito rapido....

fernandoof
21/12/2007, 17:27
Vc já olhou junta do cabeçote?
O luis, pelos relatos, a sua está esquentando muuiiito rapido....

O Luis, seu carro ta com problema de junta queimada mesmo...
Aff não posso nem elogiar a minha pq se não ela quebra jaja tambem :twisted::mrgreen:

Marcello Ladeira
21/12/2007, 22:50
Luis veja minha sugestão no outro tópico, comigo funcionou.

Abs,

LUIS ANTONIO -BA
21/12/2007, 23:51
Murilo e Fernando, acho q não é junta . pois assim que troquei o cabeçote e a junta, por sinal ela me custou R$ 310,00 na concessionária. e mesmo assim esquentou, para voces terem ideia, quando fui trocar o cabeçote, novo na concessionaria, desmontei bomba d'agua radiador, e ainda troquei o acoplamento viscoso, para resolver agora só o Kit, que ja mandei pedir e me zanguei com a concessionária pois me informou q só pede a peça se eu pagar, acho um desaforo, estou preparando para entregar tudo ao Adv, junto com o problema da numeração do motor.

murilloaquino
22/12/2007, 00:42
PQP....só dor de cabeça.Vc compra a l-200 com umputa desing e com um excelente marketing da mit e acontece isso...Lembrei da epoca q meu pai tinha um tempra turbinado 1995 e era só andar um pouquinho mais forte que o bichinho esquentava.Era problema no famoso cebolão e o pessoal da concessionaria não sabia...

yacla
19/05/2008, 10:23
Bom dia a todos.
Sou a nova vítima do superaquecimento da Mitsubishi L200 HPE Sport automática. Aconteceu perto de Carandaí - MG, cerca de 140 km de BH. Foi no dia 16/05/08 por volta de 19:30 com temperatura ambiente de aproximadamente 10o. No carro estavam, eu, minha esposa e meu nenem de 3 anos. Pouca bagagem, quando reduzi a velocidade em um quebra molas. Não houve esforço, nem carga, nem subidas, nem reboque, nada!!! Simplesmente ferveu e o marcador de temperatura colou. Detalhe, antes da viagem, troquei todos os filtros, completei a água do radiador. Voltei rebocado e hoje amanheci na MIT Car em BH. O supervisor de serviços me atendeu dizendo que eu não sou o primeiro nem vou ser o ultimo a ter tal problema, e que a fábrica já desenvolveu uma solução, alterando a abertura da valvula termostática e outras correções no sistema de arrefecimento. Outro detalhe, a solução foi desenvolvida mas a Mitsubishi só cobre o custo nos carros em garantia, no meu caso precisarão retirar o cabeçote e envia-lo a uma retífica. Perguntei então se eu fizer todo o reparo e não promover as alterações desenvolvidas pela fábrica, retonando meu veículo ao estado original, estaria sujeito a nova ocorrência??? A resposta foi ''Infelizmente''. Pessoal, isso tem nome ''Vício de Qualidade''!!!!, ocorre quando um produto é reparado voltando ao estado ao qual foi vendido originalmente e apresenta o mesmo problema!!! Proponho a todos os proprietários lesados pela Mitsubishi que entremos com uma ação conjunta na justiça, pedindo devolução do valor gasto e indenização por perdas e danos, além de obrigarmos a fábrica a fazer um recall de todos os modelos problemáticos. Além disso vamos botar a boca no mundo. Aqui em BH vou procurar o Boris Feldman para publicar nota no Estado de Minas e no Sbt. Quem tiver contato nos canais de comunicação ligados a área automotiva, que bote a boca no trombone. Vamos juntos lutar contra os gringos que despejam aqui seus produtos problemáticos e não se comprometem em repara-los de maneira dígna!!!

cbridi
19/05/2008, 10:53
yacla,

Bem-vindo ao fórum! Para-fraseando o supervisor de serviço da Mit que te atendeu: "você não é o primeiro nem será o último" a pensar em ação coletiva, veja este tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33887 onde isso já foi bastente discutido.

[]'s e boa sorte,

Nandico
19/05/2008, 11:50
Fui vitima numa sport 2005 a/t que peguei 0km e com todas as revisões em dia aos 61.000 kms, fora da garantia e paguei 600 pela mao de obra, peças e cabeçote foram pagos pela mit, depois de um mes recebi a pkp sem gás do ar condicionado e com o alternador queimado e paguei mais 200 por uma bateria nova. Mesmo que a Mit pague algumas peças temos que ficar de olho com os mecânicos despreparados. (Superauto-SC)

Lucasjahn
08/06/2009, 14:48
Alguém ingressou ou tem conhecimento de alguém que já ingressou com alguma ação contra a Mitsubish? Existe ação coletiva?

AKPG
12/06/2009, 22:52
Eu não precisei fazer isto. A MIT, depois de muita briga, resolveu o problema da minha ex-L200.

DaviAzevedo
05/10/2009, 10:37
Ola, sou novo no assunto e estou acompanhando sobre o problema de aquecimento...
Isso acontece somente nas automaticas?
Deixando esse problema de lado, qual seria a melhor opção para compra? Manual ou automatica? Pretendo comprar uma 2006/2007 e estou na dúvida sobre a melhor opção, principalmente em relação ao mercado depois... Penso também na hora de vender.

Dicas são sempre bem vindas.

Obrigado.

AKPG
05/10/2009, 17:36
Ola, sou novo no assunto e estou acompanhando sobre o problema de aquecimento...
Isso acontece somente nas automaticas?
Deixando esse problema de lado, qual seria a melhor opção para compra? Manual ou automatica? Pretendo comprar uma 2006/2007 e estou na dúvida sobre a melhor opção, principalmente em relação ao mercado depois... Penso também na hora de vender.

Dicas são sempre bem vindas.

Obrigado.
Davi,

Se você pesquisar aqui no fórum, vai encontrar um monte de informações sobre a L200. Filtre bem tudo aquilo que você vai ler e tire suas conclusões.

Falando sobre o aquecimento, o problema ocorre:

- nas AT, quando o carro está carregado e o giro fica muito alto por longo período (pelo menos foi assim que a minha sempre esquentou, desde os mil km rodados);

- nas de 87 cvs quando mantêm altas velocidades por muito tempo (mais de 140 por hora). Porém as de 87 estou apenas repassando o que ví aqui no fórum. Nunca tive uma para poder confirmar isto.

Se fosse para comprar uma hoje, eu sugiro a de 121 cvs. Tivemos um colega nosso aqui do fórum que teve uma Outdoor de 121 cvs que rodou uns 100 mil km "no pau" e nunca apresentou problemas de aquecimento.

Abraço,

Chalbuque
06/10/2009, 11:19
Amigo,
Dá uma olhada no forum que tem vários posts sobre a L200 e seu probleminha de aquecimento, assim como disse o AKPG!!!

EU tive experiência com uma ano 2000, de 87cv e não quero mais saber de Mitsubishi.
Meu sócio tá na terceira, teve uma iagual aminha, uma 2004 AT (chaleira) e agora tá com uma outdoor!!!
Ele é teimoso!!

Minha opinião/vivência, sem generalizar a situação.

Um amigo forista me disse na época em que eu estava por comprar ela a seguinte frase:"A L200 e´muito complicada, procura outra marca!!!"
Não dei bola e ai.............
Só manutenção, o tempo todo até que eu desisti (depois de gastar uns 8.000 nela), isso que era uma viatura com origem e bem em dia na manutenção, viatura de cidade, nunca tinha feito trilha.

No momento que tu bota na estrada e viaja muitas horas com rotaçaõ acima de 2500 rpm é que o bicho pega, de uma hora pra outra, sem aviso.
Abraço e boa sorte.
Obs: continuo dizendo que a L200 sport, outdoor e a triton, são as viaturas mais linda do mercado, sem dúvida.

SAPO-BOMBA
06/10/2009, 21:04
Eu nunca vi problemas de aquecimento com a L200 87cv, salvo em casos que ( eu mesmo comprovei ) os "monstroristas" estavam querendo subir dunas de areia fofa com os pneus cheios ou desatolar/rebocar paredão de som pela praia.

Inclusive meu sócio tem uma GLS 2003 de 87cv, e senta a bota na estrada direto e nem mexe o ponteiro. Agora ele mesmo já percebeu que se forçar nas dunas sem secar as borrachas, a coisa complica.

Chalbuque
07/10/2009, 01:49
As fotos da minha L200 estão no meu album "ex viatura".
E essa foi a minha experência com ela.
tenho um mecânico que sabe que sou chato, por isso ele toma muito cuidado no que faz nas minhas viaturas, ele trabalhou 10 anos na mit aqui em Porto Aegre.
Tem experiência na marca.
quando levei minha SW4 pra ele olhar, antes de eu comprar ele me disse "essas L200 com esse motor 4d56 não adianta, esquenta mesmo".
E mais, naquela semana ele tinha estado com um mecânico amigo, que ainda trabalha na revenda, e o cara disse que a revenda tava vendendo um monte de peças de reposição!!!
Éo que posso relatar sobre a minha experiÊncias com essas viaturas e essa marca.
Como disse antes, acho lindas essas viaturas, mas pra mim não me servem!!
Opinião particular, minha!!!
Respeito todos que pensam diferente e/ou tiveram experiências diferentes, ok.
Abraço a todos