Ver Versão Completa : Pneus novos pro Novato!!!
BiduMadio
29/03/2004, 23:49
Ola a todos do Forum!!
Depois de muito tempo como visitante no forum, resolvi entra nessa!!
À dois meses atrás realizei um sonho que tinha desde moleque, um CJ5, consegui um extamente do jeito que queria, com a mecanica toda original em bom estado e com tudo funcionando, mas infelizmente os pneus dele estao acabados, a minha vontade eh de deixar ele "mais agressivo" e gostaria de colocar pneus e rodas largas nele, mas nao tenho ideia por onde comecar.
Gostaria que se possivel alguem me ajuda-se com algumas duvidas!!!!
- Para colocar pneus largos, preciso mexer no diferencial?
- O que mais eh preciso fazer, usar alargadores eh comum? Isso pode trazer problemas para o eixo?
- Tenho hoje rodas 16x7 (eu acho) instaladas no jeep, mas tenho em casa um jogo 15x10. O que me recomendam?
Palamor de deus, sera que tem uma alma caridosa que possa me dar uma ajuda!!!
Antecipadamente, obrigado a todos, espero fazer boas amizades por aqui!!!!
Bidu Madio
Martin Melcop
30/03/2004, 00:18
Bidu,
seja bem vindo ao forum.
Se as suas rodas 15x10 tem a mesma furação vc pode usa-las para adptar pneus 33x12,5.
[]´s
Sergio Rocha
30/03/2004, 22:00
Verifica se pneus 33 com tala 10 cabem nas cxas de rodas.Acho que não.Não esquece, que tem que observar o off set da roda (se a tala é centrada, pra dentro ou pra fora)
dptucunduva
31/03/2004, 09:47
- Tenho hoje rodas 16x7 (eu acho) instaladas no jeep, mas tenho em casa um jogo 15x10. O que me recomendam?
IMHO tala 10 com 33" só se for com câmara ou com beadlock.
Vai destalonar toda hora se não for assim.
Tala 10" fica bom em 35 ou até um pouquinho maior.
Não concordo.
33 x 12,5 e 35 x 12,5 são da mesma largura.
Então normalmente vão usar rodas da mesma largura.
No caso dos MT/R o recomendado é tala 10 mesmo, pois é a largura do pneu no aro.
Mas poderia usar rodas de 8,5 a 11.
dptucunduva
31/03/2004, 11:37
33 x 12,5 e 35 x 12,5 são da mesma largura.
Bem, Wallace, é claro que os 33x12,5 e 35x12,5 são da mesma largura. :lol: :lol: Até um 38x12,5 tem a mesma largura nominal.
Tomei como padrão os 33 sendo 10,5 e os 35 a partir de 12,5. Mas fazendo uma pesquisa rápida aqui deu pra perceber que grande parte dos 33 tem medida 12,5 também. Pelo que vi, na média, 10,5 é pra roda 7 a 9 e 12,5 é pra 8,5 a 11.
Mas mantenho o que disse, apenas escrevendo diferente. Tala 10 em 12,5 na trilha só com camara ou beadlock. Eu usaria roda 8,5 mesmo, pra usar sem nada.
Pra vc pode ser 10 mesmo, já que a cheroca é só pra ficar parada na garagem ou ir no ibira na quinta mesmo... poaWmnpap. :lol: :lol:
Fala Gente... :D
Já que de roda vc tá sabendo tudo, e vc queria saber de pneus também, aqui vai algumas sugestões:
:arrow: Grabbers Mud's 33" ou 35"
:arrow: BF Goodrich 33"
:arrow: Pneus koscak 33" ou 35" absurdamente agressivos
:arrow: Pneus Super Frontieiras 255
:arrow: Mudzilla
:arrow: Booggers
:arrow: Super Swanpers
Entre outros
[]'s
Eugênio
Paulo Eduardo
02/04/2004, 02:51
Dalhe All... :D
Daniel, porque vc diz que rodas 10" com pneu 33/12.5 vão destalonar?? :shock:
eu uso isso no jeep e a montagem parece ser mais perfeita impossível....
o encaixe fica certinho.
[]´s duvidosos
O Monge, Koscak 33 e 35 é mais raro que mulher bonita desacompanhada no Ibira.... Esses são boas opções para quem ja tem um jogo bem usado e não quer comprar novos.
Quanto ao uso de Tala 10 com 33, estéticamente acho meio feio, parece meio esticado, lembrando aquelas Rangers rebaixadas com pneus de perfil baixo (exagerando). Uso eles com tala 8 da mangels e acho exepcional, parece o encaixe certo considerando a area de contato. Só usaria 10 com um pneus mais largos, tipo o Mudzila que é 13.5
Achoq ue se vc quiser embarcar em uma de mexer mesmo no CJ, parte para os 35 que estão com preço bem proximo dos 33", uns 100 paus de diferença cada e usa essas talas 10. Se bem que até com 35x12.5 acho melhor tala 8, mas 10 vai bem.
Se não, arruma um jeito de trocar essas rodas por um jogo tala 8 e coloca uns 31 ou 32.
( )s se mentendo entre os CJteiros
BiduMadio
05/04/2004, 11:42
:D Ae Galera!! Valeu as dicas!! De verdade!!!
Eh realmente eu to na duvida, mas to comecando achar que 35 eh muita coisa pra um cabco que nem eu mas caso eu coloque acham que eu vou ter que usar alargador?? Alguem tem alguma indicacao? Alguem me diz como saber o Off Set da roda!!!!
Mais uma vez valeu mesmo pelas dicas!!!
Abraco a todos
Bidu Madio
Dalhe All... :D
Daniel, porque vc diz que rodas 10" com pneu 33/12.5 vão destalonar?? :shock:
eu uso isso no jeep e a montagem parece ser mais perfeita impossível....
o encaixe fica certinho.
[]´s duvidosos
Paulo,
Continuo concordando com o Daniel. Só me responda uma coisa: Com qual pressão você vai às trilhas?
Eu usava os Grabber 35x12,5 em rodas tala 8 (sem bead lock, nem camaras) no meu CJ e fazia trilhas com 10 libras de pressão. Nunca destalonei o pneu, mas ainda assim já entrou sujeira no aro, fazendo com que o pneu perdesse pressão.
[]´s
- Para colocar pneus largos, preciso mexer no diferencial?
Tudo depende do tamanho do pneu que vai querer usar. O primiero passo é definir isso. Depois, aguentar a$ con$equencia$: Quanto maior o pneu, maiorres serão as adaptações.
- O que mais eh preciso fazer, usar alargadores eh comum? Isso pode trazer problemas para o eixo?
Acho que está se referindo a espaçadores de roda? Depende! Se eles não forem muito grandes (cerca de 1 - 1,5") e confeccionados em alumínio não terá problema, não!
O que mais vai precisar fazer? Como disse: Depende do pneu que vai colocar. Eu tinha um CJtinha todo original como o seu. Dai resolvi colocar pneus 35x12,5... Começaram as adaptações: Tentei usar kit Fess (ficou baixo) Dai parti para SPOA, que me fez comprar amortecedores decentes (RS 9000), mudar diferencial, cardâns, etc.. Depois resolver o problema gerado pela direção (bumpster) depois freios decentes para segurar a alavanca dos pneuzões...
Ou seja uma coisa puxa a outra e no final estava com um CJ de R$ 20.000,00 na garagem.
Bidu Madio
Recomendo que compre rodas novas com tala e principalmente off-set ideal para seus novos pneus. Dependendo do tamanho que for optar, o custo das rodas será um dos menores valores de toda essa adaptação.
[]´s
BiduMadio
05/04/2004, 15:30
Caramba Fabio!! Graaande Ajuda Velho!!!
Acho que as coisas tao comecando a clarear na minha cabeca!! E escurecer no meu bolso!!! :D
Um Brother meu que eh Mec. se ofereceu pra fazer a SPOA. Eu tinha colocado na lista, mas nao na de prioridades, mas acho que vou reconsiderar. Mais uma pergunta! esse sistema soh fica legal com esse amortecedor?? Rancho neh?
Valeu!!!
Bidu Madio
Luiz Claudio
05/04/2004, 16:22
Bidu,
Alguem me diz como saber o Off Set da roda!!!!
Esses dois quadros explicativos foram postados no tópico Engesa ( www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1970&start=60 ) pelo nosso amigo Cassio.
Espero que ajude...
[]'s...
Olá pessoALL e Bidu... :D
Os Ranchos 9000 q o Fábio citou... são aqueles com regulagem interna... ou seja.. vc decide se quer eles mais rígidos... ou mais macios.... :shock: :oops: ..... pra mim.... são ótimos amortecedores.... 8)
Mas vc pode optar por amortecedores do Caminhão 608.. e da Ranger... da traseira se não me engano.... q são mais barato$$$$
Independente de qual for.... terá q ser tudo medido e calculado... após vc ter feito SPOA... ou levantado a suspensão de alguma forma.... para q o Amortecedor não acabe limitando o curso da suspensão.. e caiba nos suportes (q terão q ser re-colocados por sinal)
Espero ter ajudado... :D
[ ]s
BiduMadio
05/04/2004, 17:01
Entao, acho que o Off Set da roda eh -44, pelo menos eh o que diz no site do fabricante.
Alguem tem ideia de quanto custam os Ranchos 9000. E quanto ao feixe de mola? Pode ser usado qualquer um?
Galera! Mais uma vez muito obrigado por todas as dicas!!!
[]'s
Bidu Madio
Um Brother meu que eh Mec. se ofereceu pra fazer a SPOA. Eu tinha colocado na lista, mas nao na de prioridades, mas acho que vou reconsiderar. Mais uma pergunta! esse sistema soh fica legal com esse amortecedor?? Rancho neh?Valeu!!!
Bidu Madio
Na verdade o Rancho foi uma solução que achei para não ter de usar barras estabilizadoras, nem outro tipo de artificio que limitasse o body roll no asfalto.
Existem outras soluções sim! Embora achar amortecedores com o curso dos RS9000 não é algo que se encontre em qualquer esquina.
Se for realmente fazer SPOA, estude bastante o assunto para acompanhar o serviço desse seu brother. Dê atenção especial para o sistema de direção (já capotei o carro por causa de um erro no projeto) e também no angulo das cruzetas. Qualquer dúvida pergunte!
[]s
Paulo Eduardo
05/04/2004, 20:35
Fábio,
uso de 15 à 20 lbs nas trilhas e 26 lbs na cidade, ja entrou sujeira tb, perdendo pressão mas com as 10" notei menos disso doque com as 7,5" que eu tinha antes....
fiquei pensando nisso pois, não me lembro agora de qual fabricante era, (bf g., general, goodyear) mas no site dizia ser o ideal p/ os 12.5" tanto 33 qto 35, as rodas de tala 10".
mas, gosto é gosto.
[]´s
marcelino
06/04/2004, 07:10
Senhores,
O forum está muito bom. Aproveito para jogar mais um pouco de lenha na fogueira. O meu CJ também utiliza rodas triangular da Mangels aro 15 e 10" calçando pneus tipo CROSS. Por se tratar de um pneu indicado 100% para trilhas estou cogitando sua mudança para 265x70x15 com desenho Argentino. Pergunto o que os companheiros acham. Alguem utiliza pneus reformados a frio ou a quente? Qual a durabilidade? Não tiveram problemas em trilha? O valor pago compensou???
Obrigado
Elmer_Jeep
06/04/2004, 12:03
aí galera, até agora só falaram em pneus grandes, vamos lembrar que não foi citada a relação do diferencial e o modelo de motor e caixa de marchas. O q adianta o cara botar um jogo de 35" e o só aguentar sair se engatar a dianteira??, hehehe...
Bom, eu não tenho nenhuma ideia pois inicialmente o cara tem q decidir qual medida de pneus vai usar pra depois saber o q vai mudar em suspensão, freios, e relação diferencial.
Elmer A. Brito
Jipeiro_RR 8)
aí galera, até agora só falaram em pneus grandes, vamos lembrar que não foi citada a relação do diferencial e o modelo de motor e caixa de marchas. O q adianta o cara botar um jogo de 35" e o só aguentar sair se engatar a dianteira??, hehehe...
Bom, eu não tenho nenhuma ideia pois inicialmente o cara tem q decidir qual medida de pneus vai usar pra depois saber o q vai mudar em suspensão, freios, e relação diferencial.
Elmer A. Brito
Jipeiro_RR 8)
Certissimo, Elmer!
Esqueci de comentar que uma das modificações que tive de fazer no CJ para comportar os pneus de 35" foi a redução do conjunto coroa/pinhão de 4,89:1 para 5,38:1.Trabalhando com o motor original BF-161 e cambio também original de 03 marchas ficou bom!
Como disse: Uma simples troca de pneus gera uma transformação radical na viatura. Tanto que até perdi a conta de tudo o que tive de fazer para o carro ficar bom.
Estou postando duas fotos de como ficou o CJ depois de receber os pneus novos. Infelizmente não tenho aqui nenhuma foto dele antes, com pneus 235, mas é só pensar num CJtinha todo original:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/arquivos/img10010_833.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/arquivos/img_0012_177.jpg
[]´s
Entao, acho que o Off Set da roda eh -44, pelo menos eh o que diz no site do fabricante.
Pelo que sei, a Mangells fabrica sob off-set -44 somente as rodas tala 10. Se optar por rodas tala 8 acho que eles só tem off-set -32.
E quanto ao feixe de mola? Pode ser usado qualquer um?
Eu usei os feixes para CJ, desses que são vendidos por ai na Agromotor ou JipeBras (não me lembro ao certo). Olhe na foto ai em cima como ficou o resultado.
Claro: Se quiser algo mais radical pode conseguir facilmente usando molas maiores e mais planas, mas isso implica em troca de suportes e possivelmente aumento de chassis.
[]´s
Fala Gente... :D
Æ Fábio, não seja por falta de foto do meu chará ainda original. :D
[]'s
Eugênio
Elmer_Jeep
06/04/2004, 17:48
ae fabio, queria saber se esses faróis do teu cj são aqueles q tem a proteção do tipo tela, me pareceu q tem.
Onde vc conseguiu esses faróis?
A proteção é separada?
valeu..
Elmer A. Brito
Jipeiro_RR 8)
Æ Fábio, não seja por falta de foto do meu chará ainda original. :D
Valeu, Monge...
Nem lembrava que tinha divulgado essa foto insana!!!
Outra coisa: Agora que o Eugênio (o Jeep) se foi, acabaram-se as confusões (ou até aparecer uma Maria ou umRonin chamado Musashi por aqui!!! :roll: :lol: :roll: )!!!!
[]´s
ae fabio, queria saber se esses faróis do teu cj são aqueles q tem a proteção do tipo tela, me pareceu q tem.
Onde vc conseguiu esses faróis?
A proteção é separada?
Elmer,
Quando comprei o CJ ele já veio com a grade de proteção. Antigamente era fácil encontra-las no encontro aqui em SP (Pacaembu)
Hoje em dia, com os encontro já no Ibirapuera, nunca mais ví. Acho que pararam de fabricar. Vale a pena consultar os principais fornecedores (cito alguns abaixo) de peças para Jeep. Se com eles não tiver... só usada mesmo!
Agromotor
JipeBras
Portugues 4x4
Donatti
Acacia Auto
DDA Off-Road
Oxford
Elmer_Jeep
07/04/2004, 00:13
fabio, obrigado pela informação e mais uma duvida: numa trilha pesada como essa q seu cj ta na foto, o farol não fica ruim de limpar por causa da proteção?
Elmer A. Brito
Jipeiro_RR 8)
andretomasi
07/04/2004, 00:27
Elmer,
A Jipebrás tem, mas a última vez que liguei lá pra saber o preço, tava perto dos R$ 130 essa gradezinha.. eu ainda achei que ele tinha confundido com o parachoque com grade, mas não, era esse o preço mesmo. :cry:
[ ]´s sem grade nos faróis
fabio, obrigado pela informação e mais uma duvida: numa trilha pesada como essa q seu cj ta na foto, o farol não fica ruim de limpar por causa da proteção?
De forma alguma!
Não dá para passar um paninho, mas basta uma água que resolve todo o problema.
Agora, por se tratar de um enfeite... R$ 130,00 é MUITA grana!
[]´s
BiduMadio
08/04/2004, 14:35
O Fabio! Show teu Jeepao!!! O meu ta muito parecido com ele antigamente)!!!
Entao!! Ate agora tudo bem, acho que comecei a antender melhor as coisas! Mas tenho ainda uma duvida, do que fazer primeiro?? Afinal a grana eh meio contada. Na verdade a duvida eh mais ou menos "por onde eu comeco"? Se eu seguir algum tipo de ordem fica mais facil. Porque acho que eu nao disse mas eu tenho que mexer na caixa de direcao tb pois esta capenga demais!! Eh mais facil fazer isso agora ou soh quando tiver com os pneus novos e o carro mais alto??
Valeu Galera!!
Bidu Madio
Dinheiro é o mal necessario...
Se fosse EU para adaptar pneus, caixa e suspensão... faria o que pretendo fazer :lol:
Primeiro: Só posso comprar pneus 31
Segundo: Quero Caixa VW
Terceiro: Pretendo fazer SPOA
Então, compraria primeiro os pneus pra ver como ficam (afinal da pra andar se for necessario)
Depois, pararia o carro no mecanico pra fazer a suspensão e a direção.