Ver Versão Completa : Snorkel para F1000 4x4
leoestevam
22/02/2007, 17:07
Alguem aí sabe se existe para comprar ou alguém que faça um snorkel de fibra para F1000, motor mwm 229???
[]'s querendo entrar dentro d'água
Leo
Zulim CJ5 68
Federette F1000 4x4 94
Tio Eddie
05/03/2008, 13:36
Alguem aí sabe se existe para comprar ou alguém que faça um snorkel de fibra para F1000, motor mwm 229???
[]'s querendo entrar dentro d'água
Leo
Zulim CJ5 68
Federette F1000 4x4 94
Boa dia galera,
Venho procurando snorkel para a F-1000 MWM 229 TD sem sucesso.
Alguma sugestão, ou vou ter que partir para o faça você mesmo?
Abraços
Eddie
leoestevam
25/03/2008, 11:31
Pois é Tio Eddie, já andei pensando em como fazer um snorkel...
Tio Eddie
25/03/2008, 15:26
E eu tb.....
O pessoal da oficina que "cuida" da Milona me disse que se eu providenciar a parte de fora do capô, que seja do meu agrado, o resto eles dão jeito...
Andei pensando em adaptar um de F-250...ou ainda de caminhões wolks que usam o motos MWM 229...mas ainda não tive tempo de ir atrás destes....
E vc, pensando em resolver este probleminha de que jeito?
Abração
Tio Eddie
12/05/2008, 23:02
Bem....começou a confecção do snorkel da Milona!
Comprei um "chapeu" de snorkel da Donatti 4x4 para canos de 2,5" e estou aguardando chegar para dar sequência no projeto.
Custou R$ 47,00 com frete para Bonito/MS
A idéia é fazer o cano passar pelo corta fogo e subir pela base do pára brisa.
Vou mandando os detalhes assim que chegar o "chapéu".
Abraços
Ah, em outro tópico vou relatar a "novela" da Caixa de Transferência, mas nada que desabone a milona.
Tio Eddie
21/05/2008, 21:53
Bem, o chapéu chegou e vale destacar o profissionalismo e seriedade do pessoal da Donatti:palmas::palmas::palmas:
Optei por fazer a tubulação de canos de pvc de água, soldável, com 75mm (u seja 3".
Meio cano (3m), três cotovelos 90 graus, um cotovelo 45 graus, um tubo de cola para pcv soldável grande e uma lixa 100 custaram R$ 35,00.
Sexta vou para a oficina fazer a instalação e as fotos da montagem...
Assim que tiver tudo junto, mando as fotos e o resultado.
Abraços
Leonardo Raffi
21/05/2008, 21:54
estamos no aguardo...
Tio Eddie
22/05/2008, 16:03
Vamos lá
algumas imagens das peças (cano, curvas, lixas, cola, chapéu do snorkel, etc...)
Decidi pintar o cano e as curvas hoje, para chegar na oficina amanhã, com tudo devidamente pintado e seco. só pintei as partes que devem ficar do lado de fora do carro...
tinta esmalte sintético 250 mL, lixa 360, pincel e rolinho R$ 15,00
Amanhã, se tudo der certo, vem a instalação propriamente dita.
Abraços ansiosos..hehehe
Eddie
Meus agradecimentos a minha esposa Sandra pelas fotos e por ter decidido a cor do snorkel do lado de fora do carro...preto BRILHANTE.
Tio Eddie
22/05/2008, 16:22
Mais algumas fotos do processo de hoje (22/5/2008)
abraços
Eddie
Wagninho
22/05/2008, 17:37
Mais algumas fotos do processo de hoje (22/5/2008)
abraços
Eddie
Fala Tio Eddie...,
tá ficando bom esse negócio, sucesso na instalação :concordo:
Tio Eddie
25/05/2008, 10:57
Bem, agora, devidademente equipado para uns mergulhos, coloco as fotos e alguns aprendizados do processo.
Estou montando um album no flickr.com com todas as fotos, e assim que estiver no ar, posto o link.
Optei por instalar o snorkel entre o corta fogo e o pára brisa, sem furar o para lama.
Ah, o motor estava bem limpinho...rsrsrs, afinal de contas, nunca viu terra nem barro!!!
Fotos abaixo...
Tio Eddie
25/05/2008, 11:04
Mais um pouco da instalação....
As ferramentas adequadas facilitam MUITO todo o processo!!! e ter pessoal animado com o projeto também.
A opção pelo pvc facilitou sobremaneira a montagem, porém, estetucamente, se fosse de cano de metal,, ficaria melhor, mas montar com um monte de curvas já soldadas......
Pintar canos de pvc é um exercício de paciência pois demoooora pra secar
rogeriomasih
25/05/2008, 13:21
Ficou show!!! Parabéns!!!
Já deu uns mergulhos para testar?
Tio Eddie
25/05/2008, 19:41
Ficou show!!! Parabéns!!!
Já deu uns mergulhos para testar?
Ainda não, aliás, nem deu tempo de acabar o post e mandar todas as fotos...
Estou no aeroporto, em deslocamento para BH, e após 300km de Bonito a Campo Grande/MS, posso dizer que a performance da Milona melhorou, aparentemente o consumo dimunuiu e que o snorkel faz um barulhão louco!!!
Na volta pra casa farei a média do consumo pra saber o valor real.
Vou mandando notícias a medida do possível
Abraços
Tio Eddie
26/05/2008, 10:49
Segue o link das fotos no flickr
http://www.flickr.com/photos/26977488@N08/sets/72157605263486811/
O custo total do projeto:
Chapéu do Snorkel R$ 47,00
Canos e afins R$ 45,00
Instalação R$ 115,00
Total R$ 207,00
Abraços a todos
Daniel08
26/05/2008, 14:23
Tio Eddie,
que belo trabalho.
Mas gostaria de tirar uma dúvida, não intendo muito sobre o Snorkel, qual a sua verdadeira funcionalidade, até onde sei seria pra entrar em águas em grande pronfudidade, até ai beleza, mais o que é que especificamente o Snorkel faz com o motor??
Obrigado.
:concordo:
Tio Eddie
26/05/2008, 15:57
Olá Daniel,
Grato pelo elogio!
O Snorkel, além de permitir que se cruze cursos de água mais profundos mantendo a água longe do filtro de ar, permite que seja captado um ar mais frio e até mais limpo do que aquele captado no cofre do motor.
Ar mais frio = maior concentração de oxigênio, logo melhor queima.
Lembro apenas que snorkel apenas protege o motor (entrada de ar) não isentando cuidados com outros componentes elétricos do carro.
Abraços
Eddie
Daniel08
26/05/2008, 22:38
Olá Daniel,
Grato pelo elogio!
O Snorkel, além de permitir que se cruze cursos de água mais profundos mantendo a água longe do filtro de ar, permite que seja captado um ar mais frio e até mais limpo do que aquele captado no cofre do motor.
Ar mais frio = maior concentração de oxigênio, logo melhor queima.
Lembro apenas que snorkel apenas protege o motor (entrada de ar) não isentando cuidados com outros componentes elétricos do carro.
Abraços
Eddie
Ahh obrigado pelo esclarecimento.
Como você citou "Lembro apenas que snorkel apenas protege o motor (entrada de ar) não isentando cuidados com outros componentes elétricos do carro."
As vezes fico em dúvida quando se coloca a pickup/jeep dentro dágua, como é que não compromete a parte elétrica em geral?? Só se no caso tem uma baita vedação na fiação em geral, e parte elétrica. Porque eu tiro pela minha pickup quando o dia está chuvoso e se passa em poças d'água, se afeta a buzina.. ela fica roca ou pode até correr risco de queimar a mesma.
Mais uma vez obrigado.
:concordo:
leoestevam
15/06/2008, 18:46
Achei sensacional o seu projeto e já estou em fase de compra do material.
Só me responda uma dúvida, vc fez algum tipo de cálculo da "necessidade de ar" do motor para comprar essa bitola de cano
Outra coisa, não tem nada a ver com o snorkel, mas foi vc que comprou essa lente da lanterna dianteira, onde foi
Tio Eddie
15/06/2008, 19:34
Leo,
Basicamente usai a mesma medida da tomada de ar do purificador (filtro de ar), que é 3".
O chapeuzinho poderia ser maior, como o de 3" do site da Donatti, mas a diferença de preço é grande para pouca diferença na prática...(pensando em um projeto barato ok?!).
Os farois dianteiros da Milona foram substituidos (os dois blocos) pois um deles estava descolando. Os que estão montados são orgus, uma vez que os cibié, não são vendidos separadamente e custam beeem caro.
Paguei 150,00 cada bloco da orgus. Cada farol completo da Cibié, não sai por menos de 350,00 (ao menos por aqui).
Sucesso na confecção do snorkel para tua F1000.
Manda as fotos para vermos o andamento ...
Abraços
Eddie
:palmas:
Parabéns pela sequência bem detalhada em fotos. Ajudam (e muito) iniciativas assim, ainda mais para a galera mirim no assunto...
Muitoooo bom!! perfeito!!
rctorrezam
10/07/2008, 19:53
Valeu tio, acho que vou tentar um destes no meu CJ
Tio Eddie
10/07/2008, 20:59
Que bom que vcs gostaram e que as imagens ajudaram!!!
Abraços a todos
Eddie
peditodi
23/06/2009, 13:01
O irmao, agora achei o topico do snorkel, voce o prendeu com abracadeiras comuns?
Tio Eddie
24/06/2009, 01:05
Prendi a mangueira de ar com abraçadeiras comuns, como as que se usa no filtro de ar mesmo, as peças de PVC foram coladas.
Abraços
Eddie
edubasile
08/06/2011, 06:04
Voltando ao topico....
Hj dando uma olhada pelo internet, estava olhando Broncos, os primos ricos das F1000, quando achei este topico sobre snorkel e lembrei deste ensinandoa fazer um, muito didatico pelo Tio Eddie.
Ford Bronco Snorkel (http://bronco.zenseeker.net/Snorkel.htm)
O snorkel da Land Rover Discovery serve em nossas F1000 o unico porem é que ele é fixado do lado do motorista e não do passageiro onde ficaria mais facil instalar pois o filtro de ar ficar la alem disto do lado do motorista fica o reservatorio de agua do radiador e do limpador de parabrisa. Agora é so tomar coragem e comprar um Snorkel Safari ($$$$$$$$$$$$$$$$$$$$).KKKKKKKKK
Edu
Edintruder
08/06/2011, 18:43
Eu ando pensando em fazer um Snorkel pra Femil também, porém como o filtro de ar do X-10 é na esquerda, não consigo fazer igual ao do Tio Eddie por conta do limpador do pára-brisas. Esse modelo da última Bronco é muito bacana, mas deve custar bem caro.
Tio Eddie
08/06/2011, 20:42
Edin,
Dá pra fazer com o cano/tubo do snorkel entrando pelo para lama como na maioria dos snorkel´s e fazendo a fixação do cano na coluna/lateral do para brisa.
Acredito que a maioria dos SAFARI de picapes possa ser adaptado na Femil sem maiores problemas, basta ver a inclinação do para brisa.
Qualquer coisa, estou as ordens! Lembrando que o snorkel atual da Milona é de metal e tem 3,5" de diâmetro.
BRAVOECONOVEMBER
08/06/2011, 21:12
Bacana a idéia do low cost. Só me lembrei que algumas das juntas de canos podem não ser coladas, mas encaixadas com os anéis de vedação que vão nas juntas das conexões, pode-se comprar junto com as conexões de PVC. É que como quase ninguém usa, os vendedores das ferragens nem oferecem. Fica firme porque os orings que vão ficam apertados (vaselina ajuda na instalação) e permite a remoção eventual em caso de necessidade sem ter que cortar ou quebrar os canos.
Experiência própria com alguns canos de calhas de 100 mm aqui em casa...
Tio Eddie
08/06/2011, 22:10
Bravo,
Usei este sistema com o`rings no snorkel anterior e funciona 100% bem.
Aliás é até dificil soltar os canos que ficam mais expostos ao calor do cofre do motor.
[]s
edubasile
09/06/2011, 18:42
Parece que na OGZ tem pra F250, mas realmente não sei se a inclinação do parabrisa é igual ao da F1000. Tb não sei o preço, que não deve ser nada barato.
Tio Eddie
09/06/2011, 18:55
Bem,
IMHO ou eu iria para um snorkel SAFARI original ou partiria para algo homemade como o da Milona.
Essas coisas de denorex são fogo.....
[]s
Tio Eddie
09/06/2011, 19:50
Link para as fotos do upgrade do snorkel de pvc para o de metal com 3,5".
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/49112-milona-ford-f1000-4x4-43.html
Abraços
Edintruder
10/06/2011, 22:49
Tio, eu parei pra pensar em fazer um desses para a Femil igual ao teu, mas a máquina do limpador do pára-brisas não ajudou pelo espaço debaixo da grelha... No meu caso terei que fazer por fora mesmo. Já pensei em usar uma calha retangular, recortar e soldar as peças para ficar por fora do pára-lamas, mas o plástico não fica com um bom acabamento. Vou pensar no que faço ainda...
Tio Eddie
10/06/2011, 23:19
Edin
Um cano de metal de 3,5 subindo na lateral do para brisa, saindo de uma caixa retangular de volumetria maior que 3,5" com um cano de 3,5" perpendicular entrando no cofre do motor, como nos Safari.....
Este seria meu desenho de snrokel homemade para um projeto diferente do que fiz na Milona.
Andei analisando diversas fotod de snorkel Safari e todos tem um compartimento/caixa grande antes da saida perperdicular pra dentro do cofre do motor....a pergunt é: porque?
my 2 cents
[]s
Edintruder
10/06/2011, 23:58
Tio, não faço idéia, mas o que mais me preocupa nos home made é a separação de água em caso de chuva forte, pois pra mim o dreno da caixa do filtro de ar deveria ser isolado pois ele deixa a água entrar se ficar submerso. Tem muitos 4x4 com snokkel que puxam água pelo dreno do filtro de ar...
Com uma caixa intermediária esse dreno pode ser instalado de forma mais eficiente.
Tio Eddie
11/06/2011, 00:12
Isso também.
Uso o dreno orignal no filtro de ar com borracha em forma de bico de pato e nunca tive problemas em nenhuma das duas versões do snorkel.
A cabeça nova (atual) expulsa água com bastante eficiência.
Nem em chuvas fortes nem em travessias com água no capô tive problemas, mas não vacilo com as vedações usando as borrachas sempre novas.
[]s
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