PDA

Ver Versão Completa : Niveiro Novato



CHILL
22/02/2007, 16:41
Sou novato no mundo dos Nivas, estou pesquisando uma compra e apareceu um 91 em bom estado geral mas com motor ferrado, pergunto.

Qual seria o melhor motor para colocar no niva ? para o carro ficar que vai rodar 70% na cidade e 30% no campo, e que tenha um consumo decente ?

Qual melhor combustivel em relação ao consumo ?

Compensa retificar o motor e fazer mudanças ? quais ?

Agradeço e parabenizo belo excelente forum.

Rones Jr
22/02/2007, 17:02
Chill,

há muitas possibilidades, mas ainda a menos trabalhosa e custosa é retificar o motor com pistões de Tempra 2.0. Vc passa o bicho pra 1.8 e se quiser rebaixa o cabeçote e passa pro alcool.
No consumo, talvez melhore um pouco o consumo uma I.E, mas ai são outros 500.
Bem vindo ao grupo.
Atc,

Rones

cinhorj
22/02/2007, 17:23
É isso aí amigo seja bem vindo, com certeza aqui é o melhor lugar para troca de experiências e fazer novas amizades.
Como o Rones já falou também existe a opção dos pistões do fusca passa p/ 1.7 e quem já fez fala bem.
Existe tópicos sobre este assunto bem completos dá uma pesquisada na barra de ferramentas aí em cima e voce tira esta dúvida.
Valeu camarada!!!

pedrodoniva
22/02/2007, 17:25
AHÁ...Nivírus infectou mais um!!!
Bem vindo!
Quanto ao motor,uma retífica é interessante,porém,considere tambem colocar um motor AP 1.8 que dizem por aí que fica o bicho!

Nivoide
22/02/2007, 17:37
Vai de ap 1.8 mi e curta o poder....reduzido entáo...afe maria!

Gustavo Niva
22/02/2007, 18:19
Bem vindo CHILL... boa sorte e paciência no início... não sei se já te disseram, mas o "difícil" são os 6 primeiros meses... depois fica tranquilo...

Não sei se o Nivoide e o Pedro tem razão quanto ao AP 1.8... talvez seja melhor manter o original com pistões do tempra (ou fusca, passat, etc... pesquisa por aí) mesmo... pelo menos tenho ouvido ótimos relatos a respeito...

Consumo decente no Niva?! hauhauhuauahuahuahuuahuah... só no GNV msm heheheh

Mudança no motor: o pessoal gosta de por igniçao eletrônica, dizem que melhora as respostas e mais algumas coisas que não lembro heheheh... não confunda com injeção eletrônica, isso ainda tem pouquíssimos pra se ter certeza se o resultado vale a pena, mas acho que deve valer sim e assim que mais alguns "pardais" tiverem testado isso talvez eu faça também... só não tenho intimidade suficiente com mecânica pra isso por enquanto...

GARCIA/SP
22/02/2007, 19:32
CHILL,

Também sou novo no assunto...rssss...Estou com meu niva há menos de 1 mês...
Cara, como já foi dito, muita paciência...muuuuiiiiiita....rss...Aos poucos, vc vai vendo que a coisa não é tão feia assim...é pior..rss....muito pior..rss...
Sacanagem à parte, penso que uma retífica no motor original seria interessante, aumentando um pouco a potência (pistões de fusca, tempra, etc..)
Qto. ao consumo, aí a coisa pega...niva econômico, só no GNV...mas aí...não anda, não sobe serra...enfim...vc ganha de um lado, e perde de outro!
Mesmo assim, não me arrependi (ainda...rssss) de ter comprado o meu!
Abs

shuther4x4
22/02/2007, 20:37
CHILL,

Também sou novo no assunto...rssss...Estou com meu niva há menos de 1 mês...
Cara, como já foi dito, muita paciência...muuuuiiiiiita....rss...Aos poucos, vc vai vendo que a coisa não é tão feia assim...é pior..rss....muito pior..rss...
Sacanagem à parte, penso que uma retífica no motor original seria interessante, aumentando um pouco a potência (pistões de fusca, tempra, etc..)
Qto. ao consumo, aí a coisa pega...niva econômico, só no GNV...mas aí...não anda, não sobe serra...enfim...vc ganha de um lado, e perde de outro!
Mesmo assim, não me arrependi (ainda...rssss) de ter comprado o meu!
Abs

Fala Renato, 1 mês já foi, só faltam 5 para o fim do teste!!!
Abraços.

emtsuhako
22/02/2007, 21:32
Deixa eu contar um fato que ocorreu ontem no final da tarde... Um camarada ligou para mim, pedindo para que eu fosse junto com ele ver um Niva... eu já tinha visto esse Niva... está bom de lata e pintura (nova), mas como tava parado pra conserto, não podia afirmar nada da mecânica... bom, assim que a mecânica ficou pronta, esse camarada me chamou e lá fomos nós testar o russinho... Eu de Zequinha, o cara liga o carro e o motor morre... insiste, insiste... enfim pega... Engata ré... opsss... tranquilo... engata primeira, blz... ponho o cinto e... quebrado!!! Vai assim mesmo... Primeira, segunda, terceira marcha e logo a frente um cruzamento... Vira rua a esquerda, fecha uma pick-up (que tinha a preferência)!!! Eu coladão no banco... de susto!!! Mais adiante pára o carro e passa o volante pra mim... (agradeço a Deus, pq de motorista só confio em mim mesmo... rsrsrs)... Engato primeira, segunda, terceira... estranho, o pedal da embreagem, duro e que insistia em ficar lá no fundo... paro num cruzamento, piso no pedal da embreagem que fica lá no fundo... tento engatar primeira e nada... tento fazer o pedal da embreagem voltar e nada... fica presa a primeira marcha... carro morre... arfff!!! Ligo a luz de emergência, abro capô e não vejo nada de anormal... nenhum vazamento... nível de fluído normal... Resolvemos, assim, deixar o russinho lá e voltar À PÉ até o dono... Dono volta conosco e dá um jeito de fazer o russinho andar... Camarada totalmente desanimado nem volta pra ver o russinho... Moral da história: bela viola por fora, pão bolorento por dentro!!! Eu passei muito por isso... Como não achava Niva 100% ÓTIMO (e barato), peguei um bom de mecânica e bom de lataria (numa escala em que ÓTIMO seria o melhor)... depois fui reformando aos poucos... Mas eu aconselharia ao novato que pegasse um Niva bom de motor e câmbio pq retificar um motor não fica menos do que 2.000 latinhas... arrumar um câmbio fica na casa dos mil reais... e pneus tb vai um bom gasto, umas 1.000 latinhas o jogo de novos (remolds)... Tenha muita paciência, mas muita mesma, mais paciência que o Dalai Lama... procurar um Niva decente é exercício que desafia até os monges budista... ;)

xexelo
23/02/2007, 00:24
Tenho um colega que retificou o motor para 1.7, colocou comando e polia especial, carburador weber 460, transformou para alcool e depois ainda colocou GNV.
Já andei de carona e dirigi o carro.
Nota-se a diferença principalmente ao se andar no Alcool. O carro anda mais, tem melhor retomada e perde menos velocidade em subidas. Ou seja fica bem mais esperto.
No GNV o carro fica parecendo um Niva normal, vai subir uma serra a 70, 80, 90 mais ou menos. Já a economiaaaaaa...
No alcool na melhor regulada que conseguiram ficou entre 4,6 a 5 km/l e no GNV entre 9,5 a 10 km/m3.
Alcool R$ 1,50 (PR)
GNV R$ 1,44 (PR)

Um abraço.

Marcelo JM
Curitiba

Fio
23/02/2007, 02:01
essa discussão nem era pra existir... se o motor já tá ferrado, troque por um AP... Nada de recondicionar. Não vale a pena, pois o custo do serviço vc não vai recuperar na venda. E o motor pode não ficar bom.

SÓ NÃO COLOQUE O AP 2.0. É FURADA!

Dê preferencia ao 1.6 Mi com o kit do Rogerio Bacelar. Muitos mecanicos vão torcer o nariz para o fato de ser injeção eletronica se tratando de jipe e vão te encher de motivos esdruxulos pra colocar o carburado (a maioria não tem equipamentos pra regular a injeção e fica inventando moda).

[]´s

CHILL
23/02/2007, 07:43
Tenho um colega que retificou o motor para 1.7, colocou comando e polia especial, carburador weber 460, transformou para alcool e depois ainda colocou GNV.
Já andei de carona e dirigi o carro.
Nota-se a diferença principalmente ao se andar no Alcool. O carro anda mais, tem melhor retomada e perde menos velocidade em subidas. Ou seja fica bem mais esperto.
No GNV o carro fica parecendo um Niva normal, vai subir uma serra a 70, 80, 90 mais ou menos. Já a economiaaaaaa...
No alcool na melhor regulada que conseguiram ficou entre 4,6 a 5 km/l e no GNV entre 9,5 a 10 km/m3.
Alcool R$ 1,50 (PR)
GNV R$ 1,44 (PR)

Um abraço.

Marcelo JM
Curitiba

Caraca alcool á R$ 1,50, aqui onde morro é R$ 1,90 até 2,05 vou mudar para o paraná.

Gente valeu pelas respostas ainda estou na pesquisa

pereira
23/02/2007, 11:18
Sou novato no mundo dos Nivas, estou pesquisando uma compra e apareceu um 91 em bom estado geral mas com motor ferrado, pergunto.

Qual seria o melhor motor para colocar no niva ? para o carro ficar que vai rodar 70% na cidade e 30% no campo, e que tenha um consumo decente ?

Qual melhor combustivel em relação ao consumo ?

Compensa retificar o motor e fazer mudanças ? quais ?

Agradeço e parabenizo belo excelente forum.


Seja bem vindo ao mundo dos Niveiros...pode se acostumar a sujar as mãos de graxa somente nos dias em que acaba com "eira" e sábados e domingos...hehehe...se é casado já prepara a esposa para ajudar nas fuçadinhas básicas no final de semana.

Quanto ao motor eu respeito a opinião de todos e como trabalho no mercado de reposição de auto peças sei muito bem que o motor AP 1.6 ou 1.8 injetado é uma maravilha...torque excelente, manutenção baratísssima e quase nunca quebra...injeção Vw num Niva não precisa nem falar é nota 10...porém lembre-se de que irá gastar um pouquinho$$$$ pois terá que comprar um motor com procedência + kit adaptação + mão de obra mecânico e eletrecista pra fazer um serviço bem feito...

Veja qual é o problema do motor, as vezes é somente uma troca de anéis...ou de bronzinas....

Meu carro é um Niva 91 e está com o motor original e atende minhas necessidades tranquilamente...coloquei somente um carburador 460
e tasquei alcool na criança..mais nada...resultado , o carro ficou ótimo pra andar...ficou forte nas retomadas e o melhor 6 km/l...aqui em Campinas o álcool tá R$1,26.

Valeu

ferchina
23/02/2007, 12:05
Camarada, eu to retificando o motor do meu russo, acho q até amanhã já pego a viatura, só falta instalar a ventuinha eletrica...passei para alcool...ao meu ver, levando em conta a relação custo/beneficio, acho melhor retificar, pois um ap sai por mais de R$ 5.000,00, no meu gastei +ou- R$ 2.000,00.
tem esse topico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=20865&highlight=retifica
:concordo:

CHILL
26/02/2007, 07:49
Valeu pela dica, ainda estou pesquisando sobre o russo, mas tenho certeza que se tiver condições é melhor manter o motor original. senão trocar por AP

Sobral4x4
02/05/2007, 16:23
Amigos boa tarde sou novato na área e queria que os amigos me tirassem algumas dúvidas!!
Se eu colocar um Niva sobre 4 cepos e colocar ele pra funcionar as 4 rodas deverão se mexer ao mesmo tempo? pergunto isso pois diozem que tem muita gente que tira o 4x4 integral dos nivas!!
onde posso encontrar um para-brisa dianteiro do niva a venda? pois estou vendo um aqui em minha cidade que esta com o vidro trincado. aguardo os amigos niveiros nessa ajuda!!

Gustavo Niva
02/05/2007, 19:48
Camarada Sobral, as rodas não, mas os 2 eixos sim... o que você trava é o diferencial central, os dos eixos continuam funcionando normalmente....

Dá uma olhada nesse link que explica bem http://www.camaradasdoniva.com.br/dicas/niva/tracao.htm

Também vale a pena procurar no google sobre funcionamento de diferencial...

Boa sorte,
Gustavo.

peterson barros
03/05/2007, 23:36
Chill Como Vai?

Quanto As Dicas Sobre O Que Fazer Com Um Motor Ruim Ou Qual O Melhor Motor P/ Colocar Acredito Que Os Camaradas Já Deram Boas Sugestões, Porém, Estou Vendendo Meu Niva 93 E Posso Lhe Dizer Que O Motor Está Em Perfeito, Perfeito Mesmo, Estado E Nao Só O Motor Mas A Mecanica Em Geral.

Anunciei Neste Forum Com O Nome Niva 93 Bom E Barato E Se Vc Esta Procurando Coisa Boa Que Nao Vai Te Dar Dor De Cabeça Vale A Pena Dar Uma Olhada.

Um Abraço.