Qual Radiador Devo Adaptar No Samurai 1997??? Vi Por Aqui No Forum Que O De Chevete Pode Dar Certo!!! Mas Nao Vi Um Topico Com Bastante Segurança. O Que O Mais Experientes Recomendam????
Uma boa empresa de radiadores faz um novo sob medida a um bom preço, fiz isso na minha Cheorkee.
C. Roberto
24/02/2007, 09:17
Tenho radiador do Chevette no meu Samnurai 97.
As desvantagens:
1 - Os pontos de fixação do radiador são bastante diferentes.
2 - A conexão superior fica do lado oposto do original e os bocais são maiores.
3 - É difícil recolocar a coifa do ventilador.
As vantagens:
1 - Custo (Radiador novo, R$ 450,00. Adaptação, ~= R$ 125,00, sem mão-de-obra).
2 - Facilidade de manutenção/reposição.
3 - Funcionamento perfeito (até aqui nos ajudou o Senhor).
A adaptação não é difícil. Se você tiver alguma habilidade, poderá fazê-la em casa.
MATERIAL:
- Radiador do Chevette (são todos iguais, segundo informações).
- Tampa do radiador.
- Mangueira inferior do Gol CHT (perfeita, só precisa cortar um pedaço).
- Mangueira superior, creio que do Gol 1.8 (fica um pouco forçada, mas dá).
- Barra chata de ferro ou alumínio de + - 60 cm de comprimento x 2,5 cm de largura.
- Parafuso curto, para a porca da base do radiador.
- Parafuso para suporte da mangueira (não sei a medida - verifique experimentando no carro - vide abaixo).
- três abraçadeiras maiores que as originais (as mangueiras novas tem diâmetro maior).
FERRAMENTAS:
Você só deverá precisar de uma chave boca/estria de 10 mm, uma chave Philips média/grande, uma serra e um alicate médio, de bico. Um pequeno torno de bancada e uma máquina de furar, ajudam.
MÃO NA GRAXA!:lol:
- Solte a coifa do ventilador.
- Retire o o radiador velho (que a essa altura está mais para regador) com cuidado, para não danificar o ventilador. Retire as porcas originais do radiador e reserve com os parafusos.
- Retire a coifa e o ventilador com a base, marcando a posição original (quatro parafusos - com cuidado que a polia vai ficar solta, mas não sai do lugar).
- Afroxe os parafusos dos suportes laterais do radiador, para facilitar o encaixe do novo.
- Corte, com cuidado, os suportes laterais do radiador novo, de maneira que sobrem apenas as hastes perpendiculares à lateral do radiador.
- Com o alicate, dobre as hastes até ficarem paralelas à lateral do radiador. Faça essa dobra cuidadosa e vagarosamente, para não quebrá-las, deixando espaço para uma porca original do radiador antigo.
- Reinstale o ventilador.
- Ponha o radiador novo no lugar. Os furos dos suportes do radiador, já dobrados, devem coincidir com dois furos existentes no suporte do carro, mas que não eram utilizados com o radiador antigo.
- Com a barra chata faça um suporte no formato "U" para a base do radiador, para que ele não fique só "pendurado". Utilize a furação dos suportes inferiores do carro e os parafusos e porcas do radiador antigo.
- Faça um furo na barra para fixar o radiador por meio de parafuso em uma porca que já vem engastada na sua base.
- Corte o excesso e encaixe a mangueira inferior. Reserve a sobra.
- Encaixe a sobra da mangueira inferior no bocal da bomba d'água (para ficar com o mesmo diâmetro do radiador.
- Com coragem e determinação corte o excesso da mangeira superior e encaixe (vai com fé que dá).
- PUTZ!!! O ventilador tá quase batendo na mangueira! :parede:
- Calma. Pegue um pedaço daquela barra chata que sobrou e faça um suporte em "L", fixando-o numa base que tem logo ao lado da parte superior da correia dentada. Reforce a mangueira com a sobra, para evitar furo.
- A coifa eu não recoloquei. Não estou vendo diferença na temperatura da água.
- A saída do vapor (aquela mangueira fina, perto da tampa), que no original vai para um reservatório, virei para o chão, como no Chevette. Se quiser, é só botar uma mangueira mais comprida e manter no tal reservatório.
DICAS SUPLEMENTARES:
- As aletas do radiador novo cortam pra ckt!
- Nãos esqueça do aditivo para água.
Agora é só botar água e torcer.
Por via das dúvidas, leve água nos primeiros 5.000 KM.
Fico devendo as fotos.
Mais tarde eu coloco.
Abs
C. Roberto
24/02/2007, 09:18
Fico devendo as fotos.
Mais tarde eu coloco.
Abs
Eu paguei uns 300 reias num radiador novo feito sob medida todo em cobre para a Cherokee.
muito obrigado C.Roberto. aguardo as fotos.