Lobo dos Morros
22/02/2007, 14:13
Pessoal, vi vários tópicos relacionados a velocidade final do veículo, caixa de marcha, diferencial, pneus, etc. Notei que alguns colegas possuem grande conhecimento técnico (não é meu caso). Assim, criei este tópico pra ver se podemos identificar métodos para calcular a velocidade e força do veículo levando em consideração as principais variáveis: RPM motor, relação da caixa de marcha, relação do diferencial e tamanho dos pneus.
Vamos a um cálculo, se for viagem minha peço desculpas.
Li no tópico "Relação do Cambio Original 3m e 4m " que a relação da caixa de 5 marchas do opala na 5ª overdrive é 0,84:1, isto é, a cada 0,84 voltas do motor o cardan dá um giro. certo?
prosseguindo, em um veículo com o diferencial 43/8 (5,375), a cada 5,375 giros do cardan, a roda dá uma volta. Correto?
Assim, um motor em 3000 rpm, com a 5ª overdrive acima referida, o cardan girará 3571,53 vezes (3000/0,84), que por sua vez, dará 664,45 (3571,53/5,375) voltas na roda, a cada minuto (estamos falando em RPM).
664,45 x 60 (minutos) nos dará o número de voltas do pneu por hora, ou seja 39897,11.
Considerando que o perímetro do pneu é 2 x 3,14 x raio, e que multiplicando o número de voltas que dá em um hora pelo valor do perímetro, teríamos a distancia percorrida em uma hora (em metros). Dividind-se por 1000, teríamos a velocidade em km/h!!!! correto?
assim, sendo um pneu cujo diâmento é de aproximadamente 80 centímetros, o raio seria de 0,4 metros, e o perímetro de 2,512, ou seja, a cada volta do pneu o veículo se desloca 2,512 metros (2 x 3,14 x 0,4))!!! certo???
Por fim, 2,512 metros, multiplicado por 39897,11 voltas por hora (cálculo acima), me dará o valor de 100221,51 metros por hora, ou aproximadamente 100 km/h.
Sendo assim, um veículo com o motor em 3000 RPM, com caixa de opala, em 5ª overdrive, com relação de diferencial 8/43 e pneus de 80 centímetros de diâmetro externo deverá atingir a velocidade de 100 km/h.
O cálculo está correto??? ou viajei na maionese???
Caso esteja correto, por favor informem pro meu jeep, porque ele não atinge essa velocidade nem a pau....
Vamos a um cálculo, se for viagem minha peço desculpas.
Li no tópico "Relação do Cambio Original 3m e 4m " que a relação da caixa de 5 marchas do opala na 5ª overdrive é 0,84:1, isto é, a cada 0,84 voltas do motor o cardan dá um giro. certo?
prosseguindo, em um veículo com o diferencial 43/8 (5,375), a cada 5,375 giros do cardan, a roda dá uma volta. Correto?
Assim, um motor em 3000 rpm, com a 5ª overdrive acima referida, o cardan girará 3571,53 vezes (3000/0,84), que por sua vez, dará 664,45 (3571,53/5,375) voltas na roda, a cada minuto (estamos falando em RPM).
664,45 x 60 (minutos) nos dará o número de voltas do pneu por hora, ou seja 39897,11.
Considerando que o perímetro do pneu é 2 x 3,14 x raio, e que multiplicando o número de voltas que dá em um hora pelo valor do perímetro, teríamos a distancia percorrida em uma hora (em metros). Dividind-se por 1000, teríamos a velocidade em km/h!!!! correto?
assim, sendo um pneu cujo diâmento é de aproximadamente 80 centímetros, o raio seria de 0,4 metros, e o perímetro de 2,512, ou seja, a cada volta do pneu o veículo se desloca 2,512 metros (2 x 3,14 x 0,4))!!! certo???
Por fim, 2,512 metros, multiplicado por 39897,11 voltas por hora (cálculo acima), me dará o valor de 100221,51 metros por hora, ou aproximadamente 100 km/h.
Sendo assim, um veículo com o motor em 3000 RPM, com caixa de opala, em 5ª overdrive, com relação de diferencial 8/43 e pneus de 80 centímetros de diâmetro externo deverá atingir a velocidade de 100 km/h.
O cálculo está correto??? ou viajei na maionese???
Caso esteja correto, por favor informem pro meu jeep, porque ele não atinge essa velocidade nem a pau....