Ver Versão Completa : Graxa no (do) munhão!
Fala Gente!!!
Então comecei a revisar meu eixo dianteiro, tudo desmontado, a dúvida é, qual a melhor graxa pra usar no dentro do munhão?
Qual a quantidade? É medido no achometro junto com o olhometro? Ou tem uma quantidade certa e específica?
A graxa velha que foi retirada lá estava dura, e pregada nas paredes internas do munhão, não fazendo o papel dela...
[]'s
Eugênio
Sergio Rocha
22/02/2007, 12:39
Fala Gente!!!
Então comecei a revisar meu eixo dianteiro, tudo desmontado, a dúvida é, qual a melhor graxa pra usar no dentro do munhão?
Qual a quantidade? É medido no achometro junto com o olhometro? Ou tem uma quantidade certa e específica?
A graxa velha que foi retirada lá estava dura, e pregada nas paredes internas do munhão, não fazendo o papel dela...
[]'s
Eugênio
Fala Monge
Eu uso um aparelho importado para medir a quantidade de graxa.Chama-se OLHOMETRO.Boto a quantidade que cabe.
A marca eu uso marfak.
[]´
pois então...
o problema está justamente æ...
Lá deve caber uns 2kg de graxa brincando, e o meu medo é de acontecer justamente como tinha acontecido. A graxa estava seca, grudada na parede do munhão e o rolamento tava sem...
Tipo quando vc tira o miolo do pão... heheehehehe :) :) :)
E como agora estou fazendo tudo com critérios, quero montar o mais correto possível... chega de amarrar de arame... heheehheeh
[]'s
Eugênio
Ja vi algumas fotos no forum com o munhão cheio até a boca, fico imaginando os primeiros km´s com as cruzetas do semi eixo dianteiro dentro de tanta graxa, deve fazer uma baita pressão contra os retentores, puro disperdicio de graxa que vai vazar), encheria somente até a altura do tampão (acretido que umas 500/600 gr por munhão) e completaria com graxa a cada 2 ou tres meses, ai vai do uso, em especial em trilhas onde o barro pode entrar, se misturar com a graxa e formar esta crosta que voce descreve...dai a manutenção preventiva que expulsa a agua do munhão e mantem um nivel rasoavle para que a cruzeta espalhe a graxa para perto dos rolamentos dos toquinhos.
Quanto ao tipo de graxa...qualquer uma para rolamentos serve, desde que seja para rolamentos ! Algo em torno de 13 reais o quilo, menos do que isto não presta, a marfrak citada é da texaco, talvez ache em postos de gasolina de beira de estrada, quanto a azul da FAG não sou tão fã assim, tenho de todas as cores no catálogo, puro corante (logico serve para indicar o tipo de graxa e sua correta aplicação) mas dentro da faixa dos 13 reais o quilo, é tudo a mesma coisa. Só não va comprar uma da vonder que ai não sei de onde veio o treco
[ ]s
Sergio Rocha
22/02/2007, 16:54
pois então...
o problema está justamente æ...
Lá deve caber uns 2kg de graxa brincando, e o meu medo é de acontecer justamente como tinha acontecido. A graxa estava seca, grudada na parede do munhão e o rolamento tava sem...
Tipo quando vc tira o miolo do pão... heheehehehe :) :) :)
E como agora estou fazendo tudo com critérios, quero montar o mais correto possível... chega de amarrar de arame... heheehheeh
[]'s
Eugênio
Eu já pesquisei sobre isso e não achei nada no manual do cj.
A única referencia a quantidade de graxa no munhão eu encontrei num velho manual do mecanico willys.To anexando aki a parte que fala nisso.Repare que manda colocar o que couber.:mrgreen:
Outro detalhe é que deve ser trocada uma vez por ano em uso urbano.Duas vezes em uso rural.E em trilhas não fala nada.Afinal quando fizeram o Jeep ninguem imaginou que 30 ou 50 anos depois uns malucos iriam estar usando esses veículos para fazer trilha.
Eu uso o olhometro mesmo.Encho a mão de graxa e meto pra dentro.Ela previne da agua chegar ao rolamento.Agora troque com frequencia, ou espere o rolamento dar folga.:mrgreen:
Sou totalmente contra o uso de arame. :parede: Só em emergencias.:roll:
[]´
leopoldo
22/02/2007, 18:03
Corrigindo os conceitos errados
1- deve fazer uma baita pressão contra os retentores, puro disperdicio de graxa que vai vazar ...
2- encheria somente até a altura do tampão ...
3- perto dos rolamentos dos toquinhos.
4- qualquer uma para rolamentos serve, desde que seja para rolamentos
1- Inverossível. Não existe pressão uma vez que o possível excesso corre para dentro do tubo.
2- se o munhão está aberto, eu encheria tudo.
3- o nome correto é pino mestre.
4- depende, o melhor, já que o uso é misto, é usar graxa "repelente" de água, a chamada graxa branca, que custa só o dobro da azul, que eu acho uma porcaria fedida.
Elmer_Jeep
22/02/2007, 18:03
Ela previne da agua chegar ao rolamento.Agora troque com frequencia, ou espere o rolamento dar folga.:mrgreen:
x2 :smile:
leopoldo
22/02/2007, 18:04
A graxa estava seca, grudada na parede do munhão e o rolamento tava sem...
Monge, depois de uns 15 anos lá dentro, nem com reza ela fica 'macia"
Sergio Rocha
22/02/2007, 18:14
Pelas respostas do Mestre Leopoldo e as do Mestre Elmer, cheguei a uma conclusão.
Aleluia,aleluia,aleluia,aleluia,aleluia,aleluia,al eluia,Aleluia,aleluia,aleluia,aleluia,aleluia,alel uia,aleluia,
Aleluia,aleluia,aleluia,aleluia,aleluia,aleluia,al eluia,Aleluia,aleluia,aleluia,aleluia,aleluia,alel uia,aleluia
to ficando esperto.
[]´:dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance:
heheehehehe
fazia tempo que eu não participava aqui do forum... heheehheeh como me divirto aqui... heheehehe
Então, resumindo, graxa azul, de 13 reais o kilo, e pode mandar 1 kilo lá pra dentro numa boa...
Já que a graxa branca é fedida, eu não quero não.. heheehehe quero eliminar os odores nativos do jeep... heheheehehe :):):):):):)
Então, 15 anos eu acho que não tem não... só que o meu jeep não roda já tem 1 ano e 2 meses... heheehehehe
Eu tirei meio kg de graxa seca de dentro do munhão direito...
Levando em conta que vou revisar todos os eixos, trocar tudo, devo gastar quantos kg de graxa? Pq as vezes sai mais barato eu comprar um tamborzinho de 20kg...
[]'s
Eugênio
(...)qual a melhor graxa pra usar no dentro do munhão?
Uso graxas com propriedades repelentes à água, no caso a Molygrafite com bissulfeto de molebidênio.
Qual a quantidade?
Conforme o Manual do Mecânico da Ford, a quantidade é "em abundância" :shock:
[]´s
Aurélio
sspfoa
leopoldo
22/02/2007, 21:39
É A GRAXA AZUL QUE FICA FEDIDA E MISTURA COM ÁGUA !
Use graxa para aplicações maritmas, a graxa branca
cristiano
23/02/2007, 01:20
Tem algum how-to de como trocar/adicionar graxa no munhão sem ter que desmontar tudo?
Minha intenção era para fazer numa Bandeirante.
Elmer_Jeep
23/02/2007, 09:12
Já que a graxa branca é fedida, eu não quero não.. heheehehe quero eliminar os odores nativos do jeep... heheheehehe
ô figura, acho q vc não soube interpretar o que o mestre Leopoldo quis dizer, lê dinovo:
...o melhor, já que o uso é misto, é usar graxa "repelente" de água, a chamada graxa branca, que custa só o dobro da azul, que eu acho uma porcaria fedida.
Tio Sérgio, como diria o Leopoldo, vc tá ficando "eXperto" ... :mrgreen:
[]'s
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
23/02/2007, 11:49
Quanto ao tipo de graxa... Só não va comprar uma da vonder que ai não sei de onde veio o treco
[ ]s
Eu acho que sei !... Pelo menos a 'lama do farelo de soja' do Corredor de Exportação do porto de Paranaguá tem o mesmo cheiro...
Sergio Rocha
23/02/2007, 12:26
Tem algum how-to de como trocar/adicionar graxa no munhão sem ter que desmontar tudo?
Minha intenção era para fazer numa Bandeirante.
Tem.mas vai ter que desmontar pelo menosuma vez.:mrgreen:
Desmonte tudo e fure a carcaça do munhão e adapte uma graxeira.
Daí pra frente é só encher.
[]´
Alessandro Henrique
23/02/2007, 13:24
Desmonte tudo e fure a carcaça do munhão e adapte uma graxeira.
Daí pra frente é só encher.
Será? e a graxa velha vai para onde? Se o cara for simplesmente preenchendo através do pino graxeiro, é uma questão de tempo para que a graxa nova unida a velha preencha todo o tubo do eixo e, se estiver sem o guia/rententor (raros ainda os tem) a mesma chegará ao diferencial.:putz:
Sds.
Sergio Rocha
23/02/2007, 18:38
Será? e a graxa velha vai para onde? Se o cara for simplesmente preenchendo através do pino graxeiro, é uma questão de tempo para que a graxa nova unida a velha preencha todo o tubo do eixo e, se estiver sem o guia/rententor (raros ainda os tem) a mesma chegará ao diferencial.:putz:
Sds.
Não é bem asim.
Vc quando adicionar graxa, pode abrir um dos 4 pontos marcados na foto, ou até os 4.
Funciona do mesmo modo quando vc lubrifica uma cruzeta, ou os pinos dos rolamentos do eixo traseiro.
[]´
leopoldo
23/02/2007, 18:47
infelizmente a maneira correta é remover o munhão externo, meter a mão na graxa (literalmente), remover toda a nhaca, lavar e encher o munhão.
Alessandro Henrique
23/02/2007, 18:52
Beleza Sérgio :concordo:
Era esta a questão que eu queria salientar, pois os lubrificadores em postos não estão nem aí, mandam ver na graxa e não removem o bujão ou sequer afrouxam os vedadores. :parede: E lembrando que mesmo assim, a graxa velha permanece.
Sds.
Sergio Rocha
23/02/2007, 18:56
infelizmente a maneira correta é remover o munhão externo, meter a mão na graxa (literalmente), remover toda a nhaca, lavar e encher o munhão.
Concordo plenamente.Mas,.........nem todos tem condições de fazer habitualmente.Então para que o ótimo não se torne inimigo do bom.Ou seja por não poder fazer o ótimo acaba-se não fazendo o Bom.Essa solução da graxeira, embora não seja o ideal, diminui a falta de manutenção.
[]´Eu abro e meto a mão.
cristiano
23/02/2007, 19:17
Elmer, você conhece bem o munhão da Bandeirante, recomenda a instalação do bico graxeiro ? Onde poderia ser o furo?
Augusto Braga
23/02/2007, 19:23
Pessoal,
A graxa que o Aurélio falou é Molikote, preta, usada em homocinéticas.
Eu uso no JPX, segundo a tabela de lubrificação,não sei no CJ.
Abrs.
Ahaaaaaa.... finalmente consegui estar um passo a frente do mestre leopoldo... ehehehehehe meu munhão já está removido, limpo, lavado e esperando a graxa... ehehehheehehe
Só que vai ser a azul fedida mesmo, não achei graxa branca aqui no fim do mundo que eu moro.
Amanhã já monto o lado "dereito" do eixo... heheheheeheh
[]'s
Eugênio
cristiano
23/02/2007, 22:24
Existe algum passo a passo para desmontagem do munhão para a troca dessa graxa? De preferência um que mostre para a Toyota Bandeirante.
Esse entra e sai de alagados não deve fazer muito bem para o munhão.
André-4WD
24/04/2007, 08:57
Pessoal...
Levei a Rural no posto para verificar e completar nível do óleo da caixa e diferenciais e o frentista queria a todo custo meter graxa no munhão pelo pino.
Na foto, o tal pino é o que coloquei o círculo azul.
Lendo o tópico, felizmente não deixei que colocasse graxa ali (uma burrada a menos nesse mundo!), mas fiquei pensando qual seria a finalidade deste parafuso?
atenciosamente
andre
leopoldo
24/04/2007, 12:24
qual seria a finalidade deste parafuso?
Abastecer o munhão com GRAXA.
André-4WD
24/04/2007, 19:13
hummm... pelo que posso compreender da história, é que posso colocar graxa ali tomando o devido cuidado para nao estourar os 4 pontos levantados pelo Sérgio. Ou seja, em casa, usando uma graxiera manual nao teria tanto risco como no Posto, que colocam graxa com pressão...
Deixa perguntar antes de fazer uma braçada aqui em casa...:lol: :lol:
saudações
andre
Sergio Rocha
24/04/2007, 19:15
:parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede:
[]':lol: :lol: :lol: :lol:
leopoldo
24/04/2007, 23:41
.... nao teria tanto risco como no Posto, que colocam graxa com pressão ...
pode ir no posto pois com ou sem pressão, a graxa não pressuriza o munhão pois ela tem como área de escape o furo entre o semi-eixo e o munhão.
Com o tempo, a graxa migra para a tubeira, melhor que água ou terra.
Com o tempo, vc também aprenderá a revisar o munhão e o diferencial e remover a graxa de dentro da tubeira.
E mesmo que vc tentasse pressurizar, vc ia tomar um banho de graxa pois não é muito fácil vedar o furo do bujão que é maior que o diâmetro do bico da graxeira.
Milton Quindim
25/04/2007, 08:44
Ahaaaaaa.... finalmente consegui estar um passo a frente do mestre leopoldo... ehehehehehe meu munhão já está removido, limpo, lavado e esperando a graxa... ehehehheehehe
Só que vai ser a azul fedida mesmo, não achei graxa branca aqui no fim do mundo que eu moro.
Amanhã já monto o lado "dereito" do eixo... heheheheeheh
[]'s
Eugênio
Pede por graxa maritima que eh mais conhecida.