PDA

Ver Versão Completa : Relatorio de viagem - dicas e surpresas

Rones Jr
22/02/2007, 10:51
Pessoal,

Este tópico tem a intenção de relatar as viagens de Niva, suas características e dúvidas.

Viagem Vitória-ES para Itaúnas/ES. Total asfalto 520 km, total geral 720 km.
Média consumo ida - asfalto: 10,83 km/L a 90 km/h e usando o ar condiconado somente nos trechos com chuva, para desembaçar. Na volta ...fiquei tão feliz com o consumo na ida que desencanei com a volta!!!

Os pneus (175/80) estavam calibrados com 28 a frente e 30 traseira, pois estava com as tralhas básicas. Porém esqueci de diminuir a pressão no trecho de terra e sofri com as pancadas.

Em um dos buracos ocultos pelas poças, bateu tão forte que parou de funcionar a seta pelo lado direito, ficando acessa a mesma junto com as lanternas. Tentei futucar, desmontei tudo, mas de elétrica sou zero e estava de dia e com as lanternas apagadas as setas funcionavam.

Chegando em Itaúnas, fomos paras as dunas e de lá para Riacho Doce na Bahia, sempre por terra. Na volta pegamos uma baita chuva (u-hu!!) e cai em outro grande buraco oculto...com tudo! As setas voltaram ao normal!! Que será que aconteceu?

Além da revisão normal de óleos, freios, radiador e suspensão eu fiz:

- engraixar as cruzetas e cardans: uma das melhores coisas que fiz. Carro sem trancos, macio e fluindo na pista. Não tive a sensação de carro arrastado. Impressionante. Façam isso, não custa 10 Reais em postos de gasolina.

- instalei um prolongador no tubo de captação de ar do carburador, deixando a tomada de ar bem próxima à fenda existente na moldura da seta dianteira do lado direito. A idéia era aproveitar o fluxo forçado, além de ar mais frio para dentro do carburador. O carro pareceu andar mais, com menos reduções de marcha e algumas ultrapassagens feitas em 5ª mesmo. A média tb melhorou (10,83) comparada à viagem anterior que tinha sido de 9,4 com mesmos filtro de ar, velas e cabos. Teoria reforçada pelo fato do consumo urbano não ter melhorado muito ficando na casa dos 6,2...não há fluxo forçado! Será que faz sentido?

- A embregem parece ter perdido a regulagem e ficou bem baixa. Antes de viajar havia regulado, mas parece que falta mesmo uma contra porca na regulagem. Os de vc´s possuem contra porca?

- Os freios também parecem ter baixado, mas acho que são as dandas das lonas auto desreguláveis, já que o freio de mão parece tb estar com mais curso.

- 5 libras a menos em estradas de chão fazem muita diferença, passei a 80 km/h onde chorava a 60 km/h!

- Com o carro carregado a traseira pula nada na terra, mas vazio....

- Ainda acho que o meu Niva tende a puxar, no asfalto, pro lado inclinado da pista. Tipo assim, se anda na pista da direita ele puxa pra direita....se vou pra contra mão e ele puxa pra esquerda...se ando no meio ele tende a andar reto...por que não sinto isso com o Pálio? Se alterar a cambagem ele melhora? Lembrando que uso pneus radiais.

- Realmente os bancos originais são um pesadelo para longas viagens!

Bem é isso, espero ter contribuído para troca de experiências e aguardo as dicas para as dúvidas.

fondevila
22/02/2007, 13:50
Muito boa a idéia do tópico:

Viagem São Paulo - São Luiz do Paraitinga, Total 690KM sendo 400 em asfalto de boa qualidade e o resto entre terra e asfalto ruim.

Consumo Total 95 Litros, média de +/- 7,5 Km por litro, no trecho de Ayrton Senna média de 110KM/Hora:dance: no resto teve muitos anda e para...
Achei o consumo alto mas forcei muito a velocidade.

Pneus 215/80 com 30 nos 4 pneus (raspando na lataria algumas vezes...), 4 pessoas e muita bagagem (barracas, bebidas, comidas, etc...)

Na volta, já em São Paulo, uns 10 Km antes de casa quebrou a barra estabiliadora traseira direita :parede: , parei num posto, levantei o carro e amarrei a barra com arame, deu pra chegar em casa...

Está um rangido estranho na traseira mas suspeito que graxa resolva.

- Mesmo carregado consegui desatolar um corsa que viajava com nós e ficou preso numa rampa de grama.

- O carro não desregulou, nem teve comportamentos estranhos...

Rones Jr
22/02/2007, 14:28
Fondevila,

Na última vez que viajei pra Itaúnas, estava já com os mesmos pneus, mas fui em 4, bagagens e bebidas, muitas bebidas! Tb fui rasgando (existe isso de Niva???!!!) andando 100 - 100, as vezes 120. Fiz 7,3 km/l!
O rangido foi antes ou depois da barra? Já enngraxou os cardans e cruzetas?
Acho que com pneus mais largos a tendência de puxar diminui...acho.

fondevila
22/02/2007, 15:59
Rones,

O consumo alto foi por causa da velocidade, pelo menos foi um ótimo teste para o russinho, nunca imaginei que chegaria à velocidade que chegou....

O rangido estava acontecendo antes da barra, por volta dos 50 Km/hora (independente da marcha), mais rápido parava, não rodei muito nessa velocidade depois da quebra da barra mas acredito que parou, de qualquer maneira vou engraxar as cruzetas e os cardans.

Com os pneus que tenho a estabilidade é muito boa, porém eles raspam de leve e as vezes no lado de dentro da caixa de roda

Rones Jr
22/02/2007, 16:08
Acho q no caso de nossos russos o máximo que não pegaria seriam os 205. Hj ele são fabricados no aro 16 e saem nas Hilux.

Gustavo Niva
22/02/2007, 18:04
Acabei de voltar de São Thomé das Letras/MG (moro em Niterói/RJ)... total = pouco mais de 1000 Km...

Média de consumo :
na gasolina: não sei, tanque tá sem respiro e marcador não tá legal.
no GNV: 12 Km/m3 no plano, nas subidas e descidas não sei pq já tinha acabado o gás (só cabe 6m3, é só pra ir ao trabalho e voltar, mas um maior teria caído mto bem...)

Velocidade: chegou a 130 no plano (sério!!), nas subidas caía muito... aliás qq subidinha eu tinha que jogar a 4a e de vez em quando a 3a...

Pneus Firestone Firehawk Radiais 215/80/16 com 26 na frente e 27 atrás (2 pessoas e malas de 4 pessoas... 26/27 foi pouco? sempre rodo com isso...). Também esqueci de baixar a calibragem na terra, mas o carro se comportou bem (cheguei a 90 Km/h), tirando uma desviada de um buraco na qual eu perdi feio o controle do carro, mas depois de apontar o umas 5 vezes pra cada lado derrapando e achando que tava fudido, soltei o acelerador, alinhei com a estrada e acelerei denovo... saí quase sem perder velocidade hehehehhe... baixar a calibragem fez muita falta mesmo foi no chao de pedras grandes e mal encaixadas da cidade, mas quando me liguei já tava na hora de voltar (novato lerdo hehheheh)

"Problemas": Além das buchas do braço auxiliar que já estavam ferradas (e voltaram piores) e da coifa de pivô rasgada (que ainda não olhei o estado na volta, mas me fizeram rodar cabrero o tempo todo);

- na volta o conta giros começou a variar absurdamente (do 0 até metade da escala num pulo só) e o carro começou a "engasgar" pra kct . Parei e limpei os contatos da tampa e rotor do distribuidor e ficou tudo ok.

- também na volta o carro começou a morrer quando freiava... acho que foi sujeira no carburador (gasolina ruim + muita poeira), aí acelerei bastante a lenta e veio tranquilo. Até levei car80 pra esse caso, mas tava com pressa de voltar logo. OBS: acho que foi carburador, mas também pode ter algo a ver com hidrovácuo, pois ocorria só quando freiava, e principalmente quando freiava bruscamente... mesmo estando desengrenado... alguém sabe se tem algo a ver?

- farol baixo apontando pro céu e alto apontando pro chão. Dica: NÃO coloquem as lâmpadas do faról de cabeça pra baixo, e se o fizerem, não tenham preguiça de ajeitar ANTES de viajar hehehhe

Também engraxei cruzetas e cardãs antes de ir, e senti uma diferença fdp no carro... principalmente na velocidade final e vibração (agora tá começando aos 100 ao invés dos 90)... OBS: Não acredite se o incompetente (ou mal intencionado, o que acredito ser o caso) do mecânico (ao qual não volto), falar que suas cruzetas e cardãs não tem graxeiras... vai lá em baixo e olha!

- instalei um prolongador no tubo de captação de ar do carburador, deixando a tomada de ar bem próxima à fenda existente na moldura da seta dianteira do lado direito.Também vou fazer isso logo, principalmente pelo ar mais frio... o que você usou como prolongador do tubo? Tô pensando em mangueira de aspirador de piscina mesmo... tem algo melhor?

- A embregem parece ter perdido a regulagem e ficou bem baixa. Antes de viajar havia regulado, mas parece que falta mesmo uma contra porca na regulagem. Os de vc´s possuem contra porca?Possui sim...

- Ainda acho que o meu Niva tende a puxar, no asfalto, pro lado inclinado da pista. Tipo assim, se anda na pista da direita ele puxa pra direita....se vou pra contra mão e ele puxa pra esquerda...se ando no meio ele tende a andar reto...por que não sinto isso com o Pálio? Se alterar a cambagem ele melhora? Lembrando que uso pneus radiais.O meu também faz isso, apesar de ter sido alinhado e cambado a pouco tempo... talvez outros carros também puxem, mas pela direção deles ser mais leve não sintamos tanto... faz sentido? de qq jeito me avisa se resolver isso, pois chega a cansar o braço de vez em qdo...

Na volta, já em São Paulo, uns 10 Km antes de casa quebrou a barra estabiliadora traseira direita , parei num posto, levantei o carro e amarrei a barra com arame, deu pra chegar em casa...O meu até hoje também só "quebrou" perto de casa heheheh... adoro isso :)

Acho que é isso hehehhe

emtsuhako
22/02/2007, 21:01
Rones, pneus na medida 205 R16 pegam sim na lata... meu Niva estava equipado com pneus nessa medida e raspavam na lata, chegando, algumas vezes, a comer pedaço do pneu... A medida máxima para o Niva é 195/80/R16...

Antonio Carlos
23/02/2007, 14:56
http://www.4x4brasil.com.br/forum/C:\Documents and Settings\cva\Meus documentos\Minhas imagens\2007-01 (jan)11/01 a 27/01/2007 - Rio - Salvador - Recife - Salvador - Rio.

Somente asfalto.andando a 90Km/h - 9,9L. 100/110 - 7,2l .Ar desligado.
Carro com bagagem + 3 pessoas.

Único problema superaquecimento em função de mau contato nos conectores da ventoinha. Sanado com fita isolante.

Antonio Carlos
Niva 1.7i
Rio de Janeiro -RJ

Rones Jr
23/02/2007, 15:10
Po Antônio....passa pelo ES e nem avisa!! Caraca....mega viagem essa....já podemos pensar na trip para a Patagônia!!

Antonio Carlos
23/02/2007, 15:37
http://www.4x4brasil.com.br/forum/C:\Documents and Settings\cva\Meus documentos\Minhas imagens\2007-01 (jan)\HPIM1310.JPGDa próxima vez aviso! Foram pouco mais de 5.000Km, provando que um Niva bem cuidado pode ir a qualquer lugar. Patagônia ... pode ser!!!!!

Antonio Carlos
Niva 1.7i
RJ

http://www.4x4brasil.com.br/forum/C:\Documents and Settings\cva\Meus documentos\Minhas imagens\2007-01 (jan)/HPIM1310.JPG

Rones Jr
08/04/2007, 22:59
Pessoal,

acabo de chegar de mais uma viagem...e desta vez...só dor de cabeça com o Shrek.
Fui para divisa entre ES e MG....Caparaó e adjacências, foram 400 km entre ida e volta.

1 - Na ida, depois de uns 150 km, quase sem trânsito, subindo a serra o carro perdeu força, parecendo que tava com o escape entupido, já havia relatado este fato antes, mas nunca mais aconteceu. Balancei o escape, não parecei ter nada solto dentro dele (parecia ter grãos de areia soltos...sei lá)....tentei continuar...pelo acostamento...vazava esapace pelas emendas do coletor e tubo do resto do escape. Depois de uma fila imensa (pista única!!) atrás de mim, a PRF mandou encostar!! Parei 10 minutos...liga, desliga, balança....e pum...desentupiu! Do nada! Continuamos na boa...mas foram uma 30 km, andando a 40 Km/h....a uns 4000 - 5000 rpm´s....a gososa foi pro saco...vai ver que era o coelhinho da páscoa que ficou intalado no abafador do Shrek.

2 - Chegando na pousada, a peste do arranque soltou sua maldição! Parei o carro e não ligou mais...e olha que o carro tava frio...o desgr....empurrei e Lu jogou a terceira...pluft ...na hora...andei mais uns 20 km e antes de desligar, girei a chave e nada...apagadinho...to fazendo isso antes de parar...por que assim estaciono ladeira abaixo...

3 - Voltado todo feliz...com ar gelando....parei pra abastecer em Venda Nova - ES, posto Texaco na BR 262....FUJAM dele...abasteci com aditivada, como sempre...andei uns 50 km...o carro começeu a funcinar asperamente...e a lenta que até então estava rigorosamente e sem ocilações nos 950 rpm´s...começou a cair, cair...quase zero...tome que começa a morrer...em qualquer paradinha...e piorou o funcionamento.....vim com o afogador puxado...mas mesmo assim a rotação ocilava dos 1500 aos 500 rpm´s....ainda bem que era serra abaixo...

4 - Esta foi a pior....um mega engarramento..descendo a serra (lembram pista única!) e já nem ligava mais o ar...quando acabou a serra começou a pista plana em uma das paradas o carro morreu....o arraque apagaou....em plena BR eu a esposa empurrando o Niva pro acostamento....10 min depois a POR... do arranque funciona....deixei o afodador puxado nos 1800 rpm´s e vim embora puto...com o projetista do arranque do Niva, com FDP do dono do posto, com o número de carros na pista....to puto! MUITO Puto....amanhã farei a denuncia na ANP e vou enconstar o Niva na elétrica e dizer...joga esta porqueira fora e coloca no lugar o primeiro arranque nacional que servir pela reta...

Gustavo Niva
08/04/2007, 23:14
Esse barulho de areia no abafador faz no meu também, segundo me disseram é pq ele enferrujou e esfarelou por dentro...

O que mais me deixa puto em viagens é a qualidade da maioria das gasolinas em estradas e cidades pequenas... sempre saio com o carburador bem regulado, lenta estável, é só começar a abastecer que fode tudo...

Depois posta um tutorial dessa adaptação :)

Rones Jr
08/04/2007, 23:20
Gustavo,
não é primeira vez que isso acontece....nem vou futucar no carburador....vou abastecer no posto de confiança e vai voltar ao normal.
O pior é que como a Injeção Eletrônica compensa estas diferenças...o povo nem percebe....e vai usando até a borra se formar e detonar tudo...
Ao menos o carbura grita na hora...

friedmann
09/04/2007, 08:55
caraca Rones... e eu pensando que o meu tava uma m... porque tinha que ficar mudando de 4a pra 3a toda hora pra subir a anchieta.....

Rones Jr
09/04/2007, 09:17
Friedmann,

Pois é...em termos automobilisticos este findi foi horrível....ao menos o ar, inesperadamente gelou muito! Hj de manhã....ao ligar o carro pra esposa tirar o Pálio, não senti cheiro de gasosa, como de comum....era algo parecido com alcool...parecido apenas...

emtsuhako
09/04/2007, 12:19
Sempre abasteço meu Niva com gasolina aditivada e nunca tive problemas de motor engasgando ou coisa afim... qdo levei meu Niva de Sorocaba para Ribeirão Preto, pro Albino arrumar, ele constatou que fiz a viagem com o segundo estágio do bura quebrado... antes disso, um amigo meu disse a mesma coisa, mas viajei mesmo assim... o Niva foi tranquilo, mantendo velocidade de cruzeiro em 110km/h, mas bebeu mais do que de costume... Bom, isso é só para constar que, apesar de Niva quebrar como qq um outro veículo, ele continua andando do mesmo jeito, diferente da maioria dos outros 4x4 que ficam pelo caminho... :P

garrett
16/04/2007, 11:19
Caras,
fiz minha primeira aventura com o meu niva, participei do I raid serra azul, categoria turismo sem equipamento, infelizmente n deu para completar, pois o carro abriu o bico e n aguentou. (mas valeu a experiência, tb eu abusei do carro !!!)
sai do Rio 7h e rodei 130 km para chegar em MP, fui a 90/100 km/h. levei em torno de umas 2h, pois tem trecho de cidade e uma serra.

a minha largada foi as 10:50 passei por obstáculos, subida com erosão, onde n levava fé o carro foi (o carro é phoda). vacilei na calibragem dos pneus (atenção pra isto !!! )
rodei até +- 14:30, é muito consativo, a partir dai n deu mais ...
o carro começou a perder força, e andava nem no plano, acho q poderia ser muita poeira no carbura, ou até aquecimento da embreagem... mas na verdade n sei o aconteceu ... teve uma hora q morreu em uma subida e n quis pegar .... e depois de algum tempo .. pegou sem problemas !!!!
depois q desisti, vi q n dava, pois tinha mais subidas, e ai o carro voltou ao normal (n sei como, por isto acho q deve ter sido sujeira ou aquecimento), n forcei mais pois eu tinha q voltar pro rio ...
voltei as 19h com o carro com 4 pessoas, na dutra voltei a 90km/h e em alguns trechos a 100km/h. O carro voltou ao normal.
Bem , agora vou dar uma geral nos oleos, limpar o filtro de ar e fazer a lubrificação.

ps.: Outra coisa q começou a dar na volta. ao tentar dar a partida, o motor de arranque nem respondeu, virei de novo e nada, na terceira tentativa, pegou tranquilo, aqui no rio aconteceu isto mais 2 vezes, mas agora voltou ao normal. a bateria esta perfeita, vcs acham q pode ser algum mal contato ou arranque já esta indo pro saco? acho q vou abrir um tópico pra isto.

estrada +- 270 km
Miguel pereira +- 60 km
ps.: fiz isto td com +- 40/45 litros n sei ao certo

garrett
16/04/2007, 11:22
Caras,
fiz minha primeira aventura com o meu niva, participei do I raid serra azul, categoria turismo sem equipamento, infelizmente n deu para completar, pois o carro abriu o bico e n aguentou. (mas valeu a experiência, tb eu abusei do carro !!!)
sai do Rio 7h e rodei 130 km para chegar em MP, fui a 90/100 km/h. levei em torno de umas 2h, pois tem trecho de cidade e uma serra.

a minha largada foi as 10:50 passei por obstáculos, subida com erosão, onde n levava fé o carro foi (o carro é phoda). vacilei na calibragem dos pneus (atenção pra isto !!! )
rodei até +- 14:30, é muito consativo, a partir dai n deu mais ...
o carro começou a perder força, e andava nem no plano, acho q poderia ser muita poeira no carbura, ou até aquecimento da embreagem... mas na verdade n sei o aconteceu ... teve uma hora q morreu em uma subida e n quis pegar .... e depois de algum tempo .. pegou sem problemas !!!!
depois q desisti, vi q n dava, pois tinha mais subidas, e ai o carro voltou ao normal (n sei como, por isto acho q deve ter sido sujeira ou aquecimento), n forcei mais pois eu tinha q voltar pro rio ...
voltei as 19h com o carro com 4 pessoas, na dutra voltei a 90km/h e em alguns trechos a 100km/h. O carro voltou ao normal.
Bem , agora vou dar uma geral nos oleos, limpar o filtro de ar e fazer a lubrificação.

ps.: Outra coisa q começou a dar na volta. ao tentar dar a partida, o motor de arranque nem respondeu, virei de novo e nada, na terceira tentativa, pegou tranquilo, aqui no rio aconteceu isto mais 2 vezes, mas agora voltou ao normal. a bateria esta perfeita, vcs acham q pode ser algum mal contato ou arranque já esta indo pro saco? acho q vou abrir um tópico pra isto.

ps2.: o meu era o único niva no raid, e na cidade só vi mais 2 nivas, cadem os nivas do Rio !!!

estrada +- 270 km
Miguel pereira +- 60 km
ps.: fiz isto td com +- 40/45 litros n sei ao certo

Marcio Rossetto
16/04/2007, 19:46
Também vou relatar a minha, que fiz com a família , eu a Chi e o JP ( 5 anos)

Fomos no ano novo para Cananeia a 250 km de Sp. Ficamos no transito da BR 116 , andávamos e parávamos .....

Ao chegar em Cananéia , fomos para a ilha comprida e atravessamos de cabo a rabo (140 Km ida e volta ) , com e sem maré alta , só atolei uma vez brincando no areião mole , mas tirei cavando com pá .

Quando a maré subiu voltamos pela rastinga , mas foi errado , porque sabemos que prejudicamos a natureza , não faremos de novo.

Na volta resolvemos passar em Eldorado /Iporanga e visitar a caverna do Diabo .

Consumo médio de 5 km por litro de alcool , mas o meu motor é o AP 2 litrão .

Velocidade média na estrada subida ou descida , 100 km por hora .

Em alguns trechos da BR , cheguei a pisar 120 km a 130 km direto por 15 a 20 minutos , mas senti que o cambio esquentava muito , ao ponto de dar uma cozinhada na perna .

100 por hora tá bom .

Para dar segurança no Niva , o meu tem 2 amortecedores novos do opala turbogás e 2 da kombi Cliper e 4 pneus de estrada da Pajero .

Fora o motor , o resto é original .

A folga do volante incomoda um pouco , mas o meu não puxa .

A autonomia foi um problema,mas vou por um tanque extra da Kombi .;)

emtsuhako
17/04/2007, 09:20
Pessoal, pode ser coisa boba, mas eu costumo fazer o seguinte para não ficar em obstáculos:

1. pra subir barrancos bem íngremes, o melhor é engatar reduzida e bloqueio, nunca um ou outro apenas;
2. para descer, eu uso só a reduzida... o bloqueio eu desligo;
3. para passar alagado, engate o bloqueio e a segunda reduzida;
4. em atoleiro, engatar bloqueio e segunda reduzida e nunca acelerar muito forte;
5. em areia, engatar apenas o bloqueio... se for para baixar a pressão, reduza para 20 libras, mas isso é para areia de praia;
6. para passar um tronco, passe com uma uma roda de cada vez... o mesmo vale para pequenas valetas... use somente reduzida... vai forçar o monobloco, mas pelo menos não vai danificar diferenciais e afins.

Já fiz tudo isso e com pneus 80% onroad, sem ter a suspensão levantada... a única coisa que atrapalhou foram os estribos, tanto que qdo passei um tronco, uma as pontas do estribou sofreu um leve amasso, mas nada de grave...

Rones Jr
17/04/2007, 09:59
antes o estribo que a caixa de ar!!!

Fernando Figueira
17/04/2007, 11:32
Achei interessante este tópico, entretanto estou entrando como resposta pois não aprendí ainda como abrir uma página para relatar viagens e outros assuntos mais longos. Meu Niva até que me tem proporcionado bons passeios, alguns até inviáveis para veículos não similares quero dizer 4x4. Temos algumas idas ao Jalapão, Lençois Maranhenses, Capivara, Alcantara, Jeri etc. Não tenho o que dizer sobre problemas jamais furei um pneu, e as poucas atoladas que aconteceram, ficam debitadas como falha da peça que fica entre o banco e o volante. Sinceramente, nesses 14 anos de convivência considero o Niva um companheiro admirável. A foto que emoldura o meu avatar foi tirada na pedra da Baliza, junção de limites entre os estados do Maranhão, Piauí, Bahia e Tocantins. Quando aprender a manobrar o forum assim como faço com o Niva pretendo enriquecer as páginas de minhas menssagens com fotos e filmes. Abraços Fernando. :-D

emtsuhako
17/04/2007, 12:21
Fernando, vc costuma planilhar suas viagens??? Tipo, com a ajuda de GPS e Totem???

Luciano SHAKALL
17/04/2007, 14:44
"... em areia, engatar apenas o bloqueio... se for para baixar a pressão, reduza para 20 libras, mas isso é para areia de praia..."Isso é meio "particular individualmente de cada um" (redundantemente falando, rsrsrs...): No areião, eu engato tanto o bloqueio quanto a reduzida, mas "saio em 3ª" (que é quase igual a 1ª "normal"), tendo ainda, duas marchas mais baixas se for preciso; e ele não fica "amarrado", afinal, a 5ª é tããão longa que dá pra andar reduzido a quase 80 km/h...

PS. Voltando pra casa, algumas vezes eu fazia um "desvio" (atalho) por uma "estrada que vão construir" e, atualmente, é de areia com algums morros (não chegam a ser dunas). Como era "decisão de última hora", eu nem decia do carro pra baixar a calibragem: Ia com meus pneus fininhos 6.00x16 militar, com 25lbs, "nesse esquema de bloquear e reduzir". Em algumas dessas "ladeiras de areia", eu começava a subir "embalado" em 4ª (reduzida) e ia reduzindo as marchas a medida que ele "ia pedindo", chegando muitas vezes a terminar a subida em "primeirona reduzida", sem ter que parar no meio, ou voltar pra tentar de novo... ;)

Fernando Figueira
17/04/2007, 15:38
:cool: Edson, boa tarde. Sempre planejo minhas viagens, não rigidamente, mas quando saio já tenho ideia do que quero conhecer, onde parar, +/- quanto vou gastar dentro do tempo que disponho. O Totem serve para me indicar a velocidade e a distância percorrida com exatidão, porém o odometro do Niva bate em cima o que não acontece com o velocimetro que dá erros de 10/12%. O GPS é importante quando nos deslocamos por trilhas, que não se acham assinaladas nos mapas. Quando passei da Bahia para o Tocantins foi fácil encontrar a pedra da Baliza, além do que, é sempre bom termos certeza do que estamos fazendo, e o GPS nos traz esta tranquilidade.

emtsuhako
17/04/2007, 22:35
Fernando, o erro no seu velocímetro provavelmente pode ser os pneus que vc está usando... a medidas dos pneus originais do Niva são 175R16 80... o pneu que mais se aproxima dessa medida é o 205R15 70... ambos possuem praticamente o mesmo diâmetro... diferença de 0,4cm apenas... segue arquivo que ajuda a calcular o diâmetro dos pneus... retirei da lista dos Camaradas do Niva...

Qto ao GPS e Totem, eu gostaria de saber se vc costuma planilhar suas viagens... pergunto isso pq muitas vezes alguém tem caminhos mais interessantes do que os divulgados por aí... :)

Marcio Rossetto
17/04/2007, 22:48
Pessoal,

acabo de chegar de mais uma viagem...e desta vez...só dor de cabeça com o Shrek.
Fui para divisa entre ES e MG....Caparaó e adjacências, foram 400 km entre ida e volta.

1 - Na ida, depois de uns 150 km, quase sem trânsito, subindo a serra o carro perdeu força, parecendo que tava com o escape entupido, já havia relatado este fato antes, mas nunca mais aconteceu. Balancei o escape, não parecei ter nada solto dentro dele (parecia ter grãos de areia soltos...sei lá)....tentei continuar...pelo acostamento...vazava esapace pelas emendas do coletor e tubo do resto do escape. Depois de uma fila imensa (pista única!!) atrás de mim, a PRF mandou encostar!! Parei 10 minutos...liga, desliga, balança....e pum...desentupiu! Do nada! Continuamos na boa...mas foram uma 30 km, andando a 40 Km/h....a uns 4000 - 5000 rpm´s....a gososa foi pro saco...vai ver que era o coelhinho da páscoa que ficou intalado no abafador do Shrek.

AMIGO, JA ACONTECEU ISTO COM O MEU NIVA TAMBÉM , E ERA O MIOLO DO SILENCIOSO .ORA ENTUPIA , ORA FICAVA BOM

2 - Chegando na pousada, a peste do arranque soltou sua maldição! Parei o carro e não ligou mais...e olha que o carro tava frio...o desgr....empurrei e Lu jogou a terceira...pluft ...na hora...andei mais uns 20 km e antes de desligar, girei a chave e nada...apagadinho...to fazendo isso antes de parar...por que assim estaciono ladeira abaixo...

3 - Voltado todo feliz...com ar gelando....parei pra abastecer em Venda Nova - ES, posto Texaco na BR 262....FUJAM dele...abasteci com aditivada, como sempre...andei uns 50 km...o carro começeu a funcinar asperamente...e a lenta que até então estava rigorosamente e sem ocilações nos 950 rpm´s...começou a cair, cair...quase zero...tome que começa a morrer...em qualquer paradinha...e piorou o funcionamento.....vim com o afogador puxado...mas mesmo assim a rotação ocilava dos 1500 aos 500 rpm´s....ainda bem que era serra abaixo...

4 - Esta foi a pior....um mega engarramento..descendo a serra (lembram pista única!) e já nem ligava mais o ar...quando acabou a serra começou a pista plana em uma das paradas o carro morreu....o arraque apagaou....em plena BR eu a esposa empurrando o Niva pro acostamento....10 min depois a POR... do arranque funciona....deixei o afodador puxado nos 1800 rpm´s e vim embora puto...com o projetista do arranque do Niva, com FDP do dono do posto, com o número de carros na pista....to puto! MUITO Puto....amanhã farei a denuncia na ANP e vou enconstar o Niva na elétrica e dizer...joga esta porqueira fora e coloca no lugar o primeiro arranque nacional que servir pela reta...

TEM UM CARA AQUI PERTO DE CASA QUE PÕE O MIOLO DO SANTANA NO MOTOR DE ARRNQE DO NIVA E FICA BOM .

BOA SORTE !

Márcio Magalhães
17/04/2007, 23:54
Olá,

Só tome cuidado para usar o bloqueio em subidas de barrancos (nem vejo utilidade para este uso) pois o diferencial dianteiro do Niva quebra mole mole com as pancadinhas de subida íngreme. Ele é fixo apenas por um estojo (prisioneiro em SP, mesmo ele não tendo roubado nada. rs...) rosqueado em um castelo de alumínio, ou seja, um convite para ele escapar!

[]´s,