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Ver Versão Completa : caixa toyota no engesa



André Pereira
22/02/2007, 02:05
Prezados companheiros,

gostaria que os mais familiarizados com o assunto me respondessem o seguinte:

1) qual caixa toyota é que alguns costumam instalar no engesa (bandeirante ou hilux? 4 ou 5 marchas? de que ano ou modelo)?

2) O que se ganha com isso (confiabilidade? força? velocidade final? força em reduzida)?

3) Considerando o configuração de um engesa fase II (motor maxion S 4 T, caixa e eixos originais), o que ganharia quem substituisse a caixa original pela da toyota?

4) O que seria preciso substituir além da caixa? Eixos? Por quais?

Agradeço as respostas às indagações, assim como quaisquer outros esclarecimentos adicionais que me possam dar.

André Pereira

Cabelo F1
23/02/2007, 07:43
Caro colega tenho em meu Engesa esta configuração (maxion/cambio de Toyota band. 4m sincronizado, este tipo de cambio na minha opinião é o mais recomendado, pois o de 5m vce teria que fazer algumas adaptações a mais, no meu caso principalmente que estou colocando um guincho mecanico e qualquer cm de espaço que ganho neste trajeto vale ouro.
O resto vce ja sabe, cambio de toyota bem isntalado dificilmente lhe deixará na mão. se precisar mais informaçoes me mande um e-mail no cadsbr@schunk.com.br

sds
Cabelo f1

André Pereira
14/07/2007, 19:34
Companheiros,

Continuo necessitando de seu auxílio na solução da questão que lancei.

Obrigado,

André

GH
14/07/2007, 23:38
André,

A caixa de Toyota Band, tanto a 4 qto a 5 marchas, encaixa facilmente na capa seca GM.
O estriado do eixo piloto é o mesmo.
Precisa apenas fazer dois novos furos e desbastar um pouco na parte inferior da capela.
Reza a lenda que a similaridade entre peças de duas marcas tão distintas (GM e Toyota) tem origem por volta de 1960, ano que a Band foi lançada no país e usava motor GM 6 cilindros de caminhão.

A caixa toyota fica perfeita no motor 4.1 ou S4, pois é muito forte (costumam aceitar todo tipo de desaforo sem reclamar), tem caixa de redução, não ronca, não costuma escapar marcha, vazar oleo, etc; ou seja: é uma das melhores.

Eu uso no meu CJ 4.1 e não troco.

Só atente para o seguinte: as caixas toyota antigas, sem redução (anteriores a 1982) não servem no Engesa, pois naquele modelo, o cardan traseiro sai centrado, diferente da original do Engesa. Teria de trocar o eixo traseiro pelo da Camper ou Engesa Fase II. Além disso, não eram sincronizadas. Portanto, prefira as 1982 pra cima.

Kim
15/07/2007, 00:46
Caro André!!!

Na minha opinião, trocaria somente a t-case, pois ganharia a reduzida, podendo assim colocar uma relação mais longa, reduzindo assim o consumo de combustível.

Quanto aos eixos, o máximo que faria seria colocar um D44 na dianteira, podendo ser o da F75, que seria de um custo menor.

A t-case da toy., acima de 82, tem reduzida e, engrenagem helicoidal, que não ronca, sem contar que aguenta desaforo a doidado.

Bem, essa é a minha opinião, estou colocando T-case de Hilux com câmbio automático em meu engesa.

Abraços.

Kim.

Eduardo Valaretto
15/07/2007, 12:10
Opa, não sei muita coisa sobre sobre cambio de toyota, mas sei que não é qualquer cambio que serve.
Se não me engano nos mais novos de cinco marchas (motor 14B) o eixo piloto tem o estriado mais fino e não serve.
Verifique antes de comprar pois não é peça barata e tem que desmontar o cambio para trocar.
Abraços,

Eduardo Valaretto.

GH
15/07/2007, 22:02
Fala Eduardo,

Para usar o cambio de 5 marchas de Band motor 14B, basta usar também o disco de embreagem daquele modelo.
O platô continuaria sendo o de D-20.

Assim, não precisa abrir câmbio e trocar eixo piloto.